O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Estranho Caso da Liderança da Liga de Clubes e da FPF

. 16 comentários

Corria a época de 93/94, salvo erro, quando foi aprovado um "golpe de estado" ao futebol português com o patrocínio de Manuel Damásio. Era aprovado o Regime Jurídico das Federações Desportivas que permitiu o "regabofe" que durou até à cerca de dois anos onde Lourenço Pinto, líder da AFPorto, simplesmente mandava no futebol portugues, nas decisões tomadas em AG da FPF e geria/controlava todo o regime regulamentar, de arbitragem e disciplinar do futebol português.

Resultado: Depois disso o FCPorto venceu, como da forma que todos sabemos, 14 campeonatos nacionais em 19 anos. Os outros cinco titulos foram para o Boavista (1), que se intrometeu da forma como todos sabemos também, entre dois títulos do SportingCP. O SLBenfica, depois de um interregno de 11 anos nesse período, venceu desde 93/94 dois títulos.

Sem volta a dar, o Sistema lutou muito e atrasou bastante a adopção do novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. Algo que deveria ter arrancado em 2009, só no final de 2011 avançou. E porquê? Porque primeiro era preciso tentar inviabilizar, mas não sendo possível, era importante preparar a tomada de poder.

Lá se inventou a desavença de Fernando Gomes com Pinto da Costa enquanto se fazia a cama ao Herminio Loureiro na Liga. Chegou o "salvador" à Liga, como figura em ruptura com Pinto da Costa e apoiado por Luis Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt. Os clubes mais pequenos foram a reboque e, estrategicamente, Pinto da Costa e Rui Alves (Nacional) decidiram não apoiar ninguém.

Segurado o poder existente na Liga, era hora de viabilizar a mudança do poder para a FPF e, obviamente, transportar o "salvador". Eis que Fernando Gomes chega à FPF de forma praticamente unânime... para a Liga avança alguém, desde sempre, da relação próxima de um histórico vice presidente de Pinto da Costa... mas usava-se a mesma regra: estavam em ruptura e Mário Figueiredo queria mesmo era liderar uma limpeza no futebol. Pura ilusão.

Em menos de nada, Mário Figueiredo passou a comportar-se como "um elefante numa loja de cristais", o único clube de quem fala elogiosamente é do Benfica (basta lerem a entrevista que deu no Sábado passado ao Expresso), "colando-se" distraidamente ao nosso clube e deixando a imagem de que o Benfica estará por trás de algumas das suas iniciativas que visam "matar" o Sistema...

Rapidamente começa a criar confusão entre os clubes que, liderados por um criminoso punido na justiça por corrupção e de grande confiança de Pinto da Costa (o Presidente da Académica), começam a organizar-se para o destituir.

Alegadamente, o líder que quer quebrar com a Olivesportos e conseguir mais dinheiro para os clubes... não interessa aos clubes. O lider que quer mais jogos (alargamento) e por isso potencialmente mais receita para os clubes... não interessa aos clubes. E não interessa porque por trás desses interesses está uma agenda escondida alinhada com... o SLBenfica.

Engenhososo, não é? O anjinho do Mário Figueiredo conseguiu bem a missão: Alegadamente tem bons principios, mas na verdade está é ao serviço do Benfica, por isso é um malandro. Pura estratégia igual à que antes já tinha coroado Fernando Gomes como o "salvador da verdade desportiva".

Pelo caminho, a Liga de Clubes está em caminho vertiginoso para chegar ao fim! Estará cumprido o seu papel importante de dinamizador do Sistema enquanto foi possível e, tal como deu a entender Pinto da Costa, já "foi morta e agora está a ser enterrada". Depois disto, ninguém estranhará se dentro de alguns meses, antes de eleições, alguém pensar na ideia de ACABAR COM A LIGA DE CLUBES e voltar ao modelo inicial de centralização de tudo na FPF.

Será a conclusão da nova tomada de poder. Convenhamos, eles são bons... são muito bons! Reparem como montaram dois golpes de estado adaptados de forma brilhante às circunstâncias legais vigentes, fazendo com que os habituais "donos do jogo" continuem a ser isso mesmo... DONOS DISTO. 

Lourenço Pinto, Joaquim Oliveira, Pinto da Costa, Jorge Mendes... são os tais "nomes dos bois".

Dito isto, atentem bem na sofisticação do movimento: Esta "tropa" está a tentar a partir da UEFA proteger o "coiro" de Joaquim Oliveira e garantir que o projeto da BenficaTV venha a ser forçado a abdicar da propriedade directa dos direitos televisivos. É para isto que servem os lugares que esta gente vem conquistado ao longo dos anos na estrutura da UEFA... "os amigos são para as ocasiões".

Quanto todos já perceberam a insustentabilidade do actual modelo de gestão dos clubes em Portugal, o FCPorto parece imune à necessidade de apostar na formação. Está fácil de perceber porquê... eles estão a garantir a continuidade do modelo actual de financiamento do Sistema (vendas inflacionadas de jogadores, direitos televisivos monopolizados e o poder total dos regulamentos, disciplina e arbitragem).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Clap, clap.
    Tão simples como evidente.

    ResponderEliminar
  2. Não andarás muito longe da verdade.

    ResponderEliminar
  3. Este é um tema extremamente actual e sendo um facto pode ser visto de dois pontos de vista, "copo meio cheio ou meio vazio".
    Não espero nada do sistema senão uma luta feroz pelos seus interesses, considero relevante o trabalho da presidência de Fernando Gomes, não tão profundo e célere nos capítulos da arbitragem e disciplina como era desejável mas prefiro de longe o que está a ser feito agora ao trabalho de Madaíl ou seus contemporâneos na Liga, com excepção de Hermínio Loureiro.
    Este movimento recente criado por Bruno de Carvalho vem reativar o que tinha vindo a ser feito pelo Benfica e que obrigou as estruturas do futebol a se regenerarem.
    Quando os juizes soltam criminosos fica dificil às pessoas promoverem mudanças como as que são ainda necessarias e uma instituição como a FPF depende de muitos individuos, a impunidade não facilita nada a gestão de interesses.
    As equipas de arbitragem são um exemplo dessas dificuldades, por vezes basta um arbitro auxiliar comprometido para estragar todo o trabalho do conjunto e mais uma vez, na impunidade até os mais corajosos se acobardam.
    Acho que o caminho tem sido positivo apesar dos constantes testes à confiança dos mais prejudicados, protagonizados por alguns agentes desportivos avençados.
    Vitor Pereira tem o mérito de ter obrigado "cães raivosos" como Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur S. Dias, Vasco Santos e Cosme Machado para não citar outros, a colocar o ançaime sempre que mordem, fá-lo discretamente pois nesses assuntos ainda é dificil contar com o apoio da maioria dos clubes, ouvem-se de imediato acusações de favorecimento.
    ACHO, não tenho a certeza mas tenho tido a percepção de uma revolução silenciosa que tem reduzido os estragos para os prejudicados de sempre, basta ver as performances que foram necessarias, para o FCP vencer o Benfica desde que Vitor Pereira lidera a arbitragem e desde o escandalo do Apito Dourado, isto à custa de um colo muito pontual, programado e investimentos surreais em jogadores (estratégia cada vez mais dificil de prosseguir e aí está o pânico).
    Quanto aos esforços na tentativa de inviabilizar a transmissão dos jogos em canal proprio, sendo leigo em materia juridica não vejo como "os meninos de ouro" possam ter sucesso!
    Duas vias para o conseguir:

    -Proibir os clubes de ter canais televisivos
    -Restringir a negociação dos seus direitos

    Qualquer das vias enfrentará quer os interesses de outros grandes clubes, sendo que a 2ª é à luz das mais elementares regras de direito e da concorrência impossivel. Não acredito ser possivel, mesmo para organizações como UEFA e FIFA que "vivem com regulamentos um pouco à margem da lei" fazê-lo, até porque têm outras coisas com que se preocupar.

    PS: A mudança o FCP tambem já a implementou e por isso têm tido necessidade de vender jogadores por um preço e tentar fazer passar que é outro. A formação de jogadores mesmo optimizada não creio poder gerar mais que um jogador ano com a qualidade exigível para equipas que se pretentem competitivas internacionalmente, por isso é tão importante não depender financeiramente das vendas mas vender apenas na optica da boa gestão de espectativas.
    É dificil não me alongar em temas complexos sem ser mal entendido.

    ResponderEliminar
  4. Dom Quixote24/1/14 13:51

    Lolololol... Eu também ainda continuo a minha luta contra os moinhos!

    Juntos venceremos!!

    ResponderEliminar
  5. Neste post, curiosamente avaliam-se os títulos conquistados nas ultimas 20 temporadas desportivas. E seria curioso registá-los, e conquistas respectivas dos 3 Grandes nos ultimos 20 anos, registando também a época de 1993/94 para perfazer as 20 ultimas temporadas, assim e contabilizando Campeonato e T Portugal:

    O FC Porto (conquistou 23 títulos):
    14 Campeonatos : 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013!
    9 T Portugal : 1994, 1998, 2000, 2001, 2003, 2006, 2009, 2010, 2011!

    Coisa de somenos, no período em que o Presimente Vieira está no Benfica, conquistaram nos ultimos 10 anos 3 T Europeias e 1 T Intercontinental!

    O Sporting conquistou no mesmo período 6 títulos (com 4 Presidentes nesse período).
    2 Campeonatos : 2000 e 2002!
    4 T Portugal : 1995, 2002, 2007 e 2008!

    Final Europeia perdida em 2005!

    Finalmente o Sport Lisboa e Benfica conquistou no mm período 5 títulos, com 4 Presidentes, registando Vieira 11 anos como Presidente e 3 como Director Desportivo, num quadro de estabilidade:
    3 Campeonatos : 1994, 2005 e 2010.
    2 T Portugal : 1996 e 2004.

    Final Europeia perdida em 2013!

    O que revelam tais registos? Muito simples, o Benfica dos 3 Grandes é o que menos ganhou nas ultimas 20 temporadas. E alguns afirmam que o Sporting está muito mal, e se não estivessem?


    »O facto de a Final da Liga dos Campeões ser no Estádio da Luz levou-nos a sonhar, mas infelizmente não conseguimos. Reflectimos e pusemos em marcha o nosso plano.” Afirmações de LFV 23 Janeiro de 2014.

    Mas afinal, nem tudo é mau, ontem mesmo o Presi_mente Vieira renovou com 4/5 jovens, e é o momento da viragem, Isto é, a meio da temporada, e porque foi abortada a Final da Champions, de forma ajustada, foi redefinida uma nova politica desportiva. Uma equipa que ganhou 2 Campeonatos neste século, planeia uma temporada a pensar na Final da Champions?! Uma equipa que nas ultimas 4 participações na Liga dos Campeões, só uma vez superou a fase de Grupos, e com Jesus como Treinador, é perfeitamente entendível que prepare uma temporada na perspectiva, Final da Champions, é de Mestre!

    E eis que a meio da temporada desportiva, será encetado um novo plano: Vender ao desbarato os activos do Clube, Matic o mais valioso, uma pedra mais que nuclear, foi vendido por metade da clausula, e este é um sério aviso à navegação, outros mais serão vendidos, e o "Made In Benfica" será a resolução de todos os problemas. Olhamos para tras, e todos se recordam do futuro risonho de Nelson Oliveira, David Simão, Miguel Rosa ou Luís Martins, essa "cantera" seria também o futuro...


    Demagogia


    Dão nas vistas em qualquer lugar

    Jogando com as palavras como ninguém

    Sabem como hão-de contornar

    As mais directas perguntas



    Aproveitam todo o espaço

    Que lhes oferecem na rádio e nos jornais

    E falam com desembaraço

    Como se fossem formados em falar demais



    Demagogia feita à maneira

    É como queijo numa ratoeira

    Musica dos anos 80, e cantada pela Lena d´Água filha do Campeão Europeu José Aguas, e é tão actual tal demagogia no Sport Lisboa e Benfica!

    Pedro Rebocho (um jovem com o meu nome, ontem também renovou contrato)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting ganhou mais porque esteve directamente envolvido no "Sistema" com a ajuda do Projecto Roquette e ganhou alguns títulos graças a isso. Sabes o que era o Projecto Roquette?
      Não digas disparates!

      Eliminar
    2. Dá jeito não contabilizar as Taças da Liga.
      Além disso o Benfica é o clube que mais titulos venceu sem recorrer ao tráfico de influências e até mesmo sendo o principal alvo da roubalheira o resto são "cantigas"!

      Eliminar
    3. @oh fernando as taças da liga não se podem comparar. Pois elas não existiam ... e contabilizar as ganhas até me fazes rir por causa das influências :)
      Vou-te contar uma história. Estavas no ano zero do nosso maestro e fomos ao algarve ganhar com o lagarto do lucílio no apito :) Para te dar uma perspectiva diferente do penalti, este imbecil foi com convites do defesa direito do spoting e com um maravilhoso estacionamento ao pé da porta ;) esteve mais de uma hora na palheta com dois ex jogadores da Instituição (no século passado:) e actualmente técnicos do nosso Glorioso muito amigos do Rui desde pequenino, daquelas coisas de crescer à Benfica e sempre Benfica, entendes ou queres um desenho dos camarotes adversários :)...
      Depois lá tive que ir para o lugar... As cadeirinhas ao lado como deves imaginar era acompanhada de leoes, alguns que me conheciam como é óbvio. A volta era a bancada dos jornalistas e para ser mais óbvio outra vez ;) alguns eram leoesinhos dos tempos de escola e vidas futebolísticas :)
      Consegues imaginar aquela final após o apito do baptista para a marca de penalti :) ...agora imagina este gajo que a escrever está ferrugento, mas que a falar "face to face" assim no estilo do" made in Benfica" do 33º presimente influênciado por estrangeirismos ;)
      Quem esconhe um beiga para braço direito numa estrutura do Benfica ... olha meu amigo nem que passe 100 anos, em alverca a música já tocava....MILHÔES, vou sublinhar como o seara MILHÔES !!!

      BENFICA TODOS TEMPOS

      Eliminar
    4. Fernado Tomás,

      Queres os títulos conquistados pelo Benfica e Sporting e registo as Taças da Liga e Supertaças? Desnecessário será contabilizar as Supertaças ganhas pelos outros.

      Ultimas 20 temporadas :

      Benfica 10 títulos e troféus:

      3 Campeonatos!
      2 T Portugal!
      1 Supertaça!
      4 T Liga (a prova mais recente que esteve perto de ser extinta)!

      Sporting (total 10 títulos e troféus) :

      2 Campeonatos!
      4 T Portugal!
      5 Supertaças!

      Fernando Tomás, os lagartos estão muito mal, não estão?

      Lado negativo, os lagartos fizeram na época passada a sua pior classificaçao, e ausentes da UEFA pela 2ª vez nos ultimos 50 anos!

      O Sport Lisboa e Benfica, fez o 6º lugar (a pior classificação de sempre), e 2 temporadas sem UEFA (Também inédito em 2002 e 2003), e com o Presi_mente Vieira Director Desportivo, o tal que assumiu recentemente que nem sabe puto de bola!

      Fernando vais me dizer que tivemos uma Final Europeia na época passada? Pois, os lagartos também a tiveram em 2005!

      Fernando Tomás, podes-me responder? Estará o Benfica muito, muito bem, ou o Sporting muito, muito mal? Olha que os registos desportivos são como algodão, não enganam, não são como o Presi_mente Vieira!

      Pedro Rebocho

      Eliminar
  6. Agora escreve isso de forma que, uma criança de 5 anos com défice de atenção entenda, e envia para os vieras desta vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para tu perceberes? Com esse nome e esse paleio penso que sim.

      Eliminar
  7. O Pinto da Costa já agora tb não foi responsavel pela crise economica e entrada do FMI em Portugal?
    Também nao foi responsavel pelo começo da segunda Guerra Mundial?
    Quer dizer o homem ganha em Portugal por causa do tal sistema que ninguem vê e ao mesmo tempo também consegue ganhar intercontinental e Liga dos campeões, isso tb foi com o tal sistema????
    Voces parecem o D.Quixote que vê gigantes em lugar de moinhos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga e quem tenha testemunhado que todos esses títulos internacionais foram com a ajuda do doping!

      Eliminar
  8. Para aqueles que aqui tem defendido que o Antonio Melo e o unico comentador Que defende o Benfica e a formacao deviam ver o que ele disse hoje em A bola tv “a formacao e uma treta os Benfiquistas querem e ganhar“

    Carlos palma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é verdade?
      A formação só deixará de ser uma treta quando começar a formar jogadores suficientemente bons para entrar nos A. Se conseguir um por ano já é muito bom.

      Eliminar
  9. Está na hora do Pinto da Costa ser homenageado pelas conquistas de portugal no futebol nos ultimos 50 anos!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking