O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Semelhanças entre uma ditadura e o Benfica.

. 19 comentários

Artigo de opinião enviado para o NGB pelo benfiquista 'David El Rumbero'.

"A realidade da minha vida prende-se com que, duas das minhas maiores paixões são das coisas mais apetecíveis para as pessoas e lideres mal intencionados, isto porque são uma fonte inesgotável de fazer dinheiro devido à sua riqueza e por contradições da vida o maior problema e a causa principal da tragédia que vivem estas duas paixões é serem riquíssimas sendo a sua principal virtude o seu maior defeito. Falo do país que me viu nascer, a Venezuela e o clube do meu coração, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

As minhas maiores paixões (para alem da minha família) estão a ser sugadas até à exaustão por Ditadores que se aproveitam da sua boa gente, uma delas está já no ponto de inflexão e a “perfurar” o fundo, depois da morte de Chávez, mas a outra paixão que se encontra debaixo de uma ditadura ainda lhe vejo longe o fim do regime que a esta a consumir a pouco e pouco, o nosso Benfica. As semelhanças entre a ditadura comunista Venezuelana y a Ditadura que oprime os Benfiquistas são muitas e cada vez que acontece um atropelo no Benfica tenho uma sensação de deja vu.

A continuação deixo alguns exemplos de medidas totalitárias tomadas tanto na Venezuela como no Benfica.

Hugo Chavez desde que tomou conta do poder da Venezuela no ano 1999 tomou uma serie de medidas de caráter ditatorial retirando aos Venezuelanos a pouco e pouco os seus direitos, ao mesmo tempo que encontrou um dos melhores períodos econômicos da historia do País que não soube aproveitar em termos nacionais mas que em termos pessoais se beneficiou como nenhum.

LFV desde que tomou conta do poder no Benfica tomou uma serie de medidas de caráter ditatorial retirando aos Benfiquistas a pouco e pouco os seus direitos ao mesmo tempo que encontrou um dos melhores períodos econômicos (no caso do Benfica seria um período de liquidez depois de uma longa recuperação, é certo e também há que dizê-lo) que não soube aproveitar em termos tanto financeiros (vide o passivo) nem em termos desportivos.

Hugo Chavez a partir da sua 2º ou 3º reeleição (perdoem-me a imprecisão mas la há eleições quase todos os anos e já perdi a conta), estabeleceu Eleições com votação por meios eletrônicos (a coisa mais fácil de manipular a través de software), nacionalizou cubanos e chineses que só aparecem na Venezuela quando há eleições para votarem por ele.

Lfv estabeleceu votações por meios eletrônicos (que por acaso não sei quem as supervisa) inaugurou quantas casas do Benfica pode dando aos presidentes dessas casas 50 votos independentemente dos anos de sócio que tivessem.

Hugo Chavez nunca aceitou debates televisivos contra o candidato da oposição limitando-se a insultá-los e denegri-los e falar nos presidentes anteriores (mesmo depois de 14 anos no poder) utilizando-os como desculpa para todos os males que o pais atravessa e instaurar a idéia de “ou Eu o Caos”

LFV nunca aceitou debates televisivos contra o candidato da oposição limitando-se a insulta-los e denegri-los e falar no Vale e Azevedo (mesmo depois de 12 anos no poder) utilizando-o como desculpa para todos os problemas que o clube possa ter e instaurar a idéia de “ou Eu o Caos”

Hugo Chavez executou uma Mudança da constituição do país com diversas leis com o intuito final de se fazer perpetuar no poder (as eleições passaram de ser de 4 em 4 anos para serem de 6 em 6) e debilitar a oposição acrescentando dificuldades para o derrotar.

LFV promoveu uma mudança nos estatutos do Benfica com o intuito de se fazer perpetuar no poder (as eleições passaram de ser de 3 em 3 anos para serem de 4 em 4) e debilitar a oposição acrescentando dificuldades para o derrotar. Isto para não falar da passagem do Estádio para a SAD, sim amigos Benfiquistas o Sport Lisboa e Benfica já há uns anos que não tem estádio!!

Hugo Chavez com os seus discursos populistas conseguiu uma divisão efectiva do país criando ódios inexistentes até então (divisões entre pobre e ricos, brancos e pretos, etc).

LFV com os seus discursos populistas conseguiu uma divisão efectiva da nação Benfiquista criando ódios entre Benfiquistas e entre quem o apóia e quem não.

Hugo Chavez apropiou-se dos 2 canais de televisão do estado e criou 2 ou 3 canais mais (para alem das rádios) utilizando-os para bombardear de propaganda populista todos os Venezuelanos destacando repetidas vezes e de diferentes formas todos os dias o que de “bom” se faz pelo país ao mesmo tempo que se esconde a verdade sobre os erros cometidos.

LFV criou um canal de televisão utilizando-o para bombardear de propaganda populista todos os Benfiquistas, destacando repetidas vezes e de diferentes formas todos os dias o que de “bom” se faz pelo clube ao mesmo tempo que se esconde a verdade sobre os erros cometidos.

Hugo Chavez traiu a Patria ao deixar temas fundamentais da nação na mão de cubanos e hoje em dia quem manda no exercito Venezuelano são os Generais Cubanos, para cumulo nomeou seu sucessor Nicolas Maduro que ainda não conseguiu mostrar provas de que é Venezuelano e vários jornalistas já mostraram publicamente a certidão de nascimento que comprova que nasceu na Colômbia, isto para não mencionar que a sua formação foi feita em Cuba.

LFV traiu o Benfica e todos os Benfiquistas ao deixar temas fundamentais nas mãos de adeptos de clubes rivais que nunca quiseram o bem do Benfica (finanças, departamento jurídico, prospecção, comunicação). E não podemos esquecer que a sua formação como dirigente desportivo foi feita no Porto com o mestre Pinto da Costa e não falemos dos seus 24 anos como sócio Porto e alguns outros como sócio do Sporting.

Hugo Chavez mudou os símbolos do pais, o nome, o escudo, o nome dos ministérios, da policia, das escolas, etc etc.

LFV esteve por trás da decisão de deitar abaixo o maior símbolo do Benfiquismo, o grandioso estádio da Luz para construir aquilo que temos hoje que só quem não conheceu o antigo estádio pode dizer que aquilo é grandioso e que para mim é um estádio igual aos outros. (Ainda agora o Santiago Bernabeu vai ser remodelado, ninguém é capaz de dizer que está velho e que tem de ser deitado abaixo..)

Na Venezuela destruiu-se toda a produção local para que todos os produtos sejam importados e assim os ministros e o próprio presidente façam negócios de importações com países estrangeiros e podendo assim ficar com as respectivas comissões.

No Benfica os jogadores da formação têm poucas ou nenhumas oportunidades para que se façam as respectivas negociatas com as suas respectivas comissões e deve ser por isso que temos perto de 100 jogadores sob contrato.

Na Venezuela os seguidores incondicionais da Ditadura nada têm, vivem de esmolas, vivem em favelas e fazem culto ao Rei porque antes dele comiam só três dias por semana e agora comem 4, antes viviam debaixo de uma ponte e agora têm uma favela e o Ditador vai mandando perante a mediocridade e falta de exigência do seu Povo.

No Benfica os 83% vivem orgulhosos e são incondicionais de Luis Filipe Vieira porque antes dele ficavam em 3º y 4º lugares mas agora ficam em 2º, antes tinham Pringles, Jorge Suares y Thares e agora têm Emersons, Cortezes e Farinas... e o Ditador vai mandando perante a mediocridade y falta de exigência do seu povo.

Hugo Chávez soube comprar com o dinheiro de todos os Venezuelanos a moral de grandes personalidades da Venezuela, actores de televisão, jornalista e intelectuais e fazer destes seus lambebotas oficiais defendendo Hugo Chavez antes que o seu pais e o seu povo.

LFV soube comprar com o dinheiro do Benfica a moral de grandes personalidades do Benfica e de Portugal, ex jogadores, dirigentes, políticos, jornalistas, etc (que enfie a carapuça quem quiser) e fazer destes, seus lambebotas oficiais defendendo LFV antes que o seu Clube.

Hugo Chavez todas as semanas falava mal dos Estados Unidos, dizia que o maior mal da humanidade é os Estados Unidos e que a culpa de todos os problemas da Venezuela é dos Estados Unidos ao mesmo tempo que a sua família vai todas as semanas de compras y de férias aos Estados Unidos, utilizam dólares todos os dias e consomem produtos americanos todos os dias e continua a vender petróleo aos Estados Unidos.

LFV leva 12 anos a falar mal do FCP y do sistema, diz que a culpa de todos os problemas do Benfica são do FCP e do sistema e ao mesmo tempo apóia o Fernando Gomes para a Liga e para a Federaçao (2 vezes sim!) é amigo e tem negócios com o Salvador isto para alem de dizer que Valentim Loureiro é um homem serio e outras tantas bofetadas nos valores do Benfica e benfiqistas.

Hugo Chavez era um “expert” em manobras de diversão para distrair o povo enquanto enchia os bolsos, expropriava empresas inteiras para que fossem do povo e não de um capitalista (depois de 2 meses a empresa fechava) começava a construir casas aos pobres mas depois não as acabava, criava supermercados a preços socialistas mas passados uns meses a comida era vendida pela porta de trás a preços capitalistas e o povo continua igual de pobre que há 14 anos.

LFV fez um novo estádio que não fazia falta, fez um centro de estagio que ainda so deu 2 jogadores que se aproveitaram na equipa principal, (estas duas obras ainda estão por pagar), criou um fundo de jogadores, fez grandes acordos com clubes (como o Varzim y países árabes) que ainda ninguém sabe para que servem, fez uma fundação y um museu carregado de troféus do século passado, mas o povo Benfiquista continua na mesma sem títulos como há 21 anos...

Como podem apreciar estes são alguns dos exemplos (outros tantos ficam por mencionar) das políticas ditatórias comuns a um país que vive uma ditadura que casualmente (ou não) são muito, mas muito parecidas às tomadas pelo presidente do Benfica.

É inadmissível que um clube historicamente democrático como o Benfica esteja nesta situação, a ser gerido por um Ditador a seu bel prazer e que tenha o apoio que tem. Temos que recuperar o Benfica, recuperar a identidade Democrática e de vitoria e exigência e que volte a ser um clube ganhador que defenda os valores do Benfiquismo e deixe de estar tomado por Caciques unicamente preocupados pelos seus interesses pessoais às custas da maior instituição de Portugal e dos Benfiquistas.

Devolvam-nos o nosso BENFICA!"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Excelente,David El Rumbero!
    Espero ardentemento o Nosso Amado CLUBE de volta aos verdadeiros Benfiquistas!!!
    Que haja uma revolução, que ponha o seu DITADOR na cadeia que é o seu lugar!
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar de um clube mais a norte, não estás?
      Enganaste-te na porta!

      Eliminar
  2. Excelente texto!

    Só não vê quem não quer ou quem não pode...."LFV soube comprar com o dinheiro do Benfica a moral de grandes personalidades do Benfica e de Portugal, ex jogadores, dirigentes, políticos, jornalistas, etc (que enfie a carapuça quem quiser) e fazer destes, seus lambebotas oficiais defendendo LFV antes que o seu Clube."

    Só desejo, e esse é um dos meus maiores desejos para 2014, que no próximo ano cresça um movimento que ataque a actual direcção, e que permita a queda da mesma. Temos de devolver o Benfica aos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Onde é que vocês arranjam tempo para escrever este textos? Há vida para além da bola...

    ResponderEliminar
  4. È só rir com a canzoada do NGB....esta corja pensa que podem tomar o Benfica de assalto...é so rir...

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito que no Benfica ainda haja democracia. Mas esta democracia de nada serve se não houver interesse e participação por parte dos associados benfiquistas.
    O que temos visto nos últimos anos são Assembleias Gerais com meia dúzia de gatos pingados e aqui não me venham dizer que a culpa também é do Vieira.
    Para mim, o grande problema do Benfica é o conformismo e a indiferença por parte dos seus adeptos. Na net todos se queixam e querem mudar tudo e mais alguma coisa, mas nos devidos locais de decisão é o que se tem visto: AG's com 200 associados quando somos mais 300.000.

    ResponderEliminar
  6. Texto muito bom...contudo não concordo com tudo o que foi escrito, nomeadamente na questão do estádio. Para mim, apesar de o antigo estádio da Luz ter tido uma grandeza e mística que o actual estádio nunca terá, a decisão de construir um novo estádio foi a decisão mais acertada.

    Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pires, essa é boa. O novo estádio não tem nem a mística nem a grandeza do anterior estádio. Mas foi a decisão mais acertada???? Tem o quê então o actual estádio? Deixe que ajude. Para o benfiquinha actual este estádio está na boa medida. É isso? Sem grandeza e sem mística? A construção deste estádio foi a maior asneira feita no pós Vale e Azevedo, que queria reconstruir o anterior estádio.

      Eliminar
    2. F.L eu explico-te... Vantagens deste Estádio da Luz para o antigo(mesmo com as alterações que estavam previstas) : Menores custos de manutenção curativa e preventiva; Maior tempo de vida; maior comodidade e conforto para os espectadores; maior nível de segurança, bastante maior receita só com os camarotes para a comunicação social e empresas; melhores condições para os jogadores ( balneários e sala de aquecimento, etc.)... Ou seja para MIM, seria um erro não aproveitar a ajuda financeira dada na altura do EURO2004 para não construir um novo estádio, apesar de o antigo estádio ter uma mística e grandiosidade que este não tem (já que foi palco de grandes noites gloriosas e construído com o esforço dos adeptos benfiquistas).

      Pires

      Eliminar
  7. Comparar o SLB e a sua organizacao com a venezuela so pode ser estupidez ou ma fe.

    ResponderEliminar
  8. João Oliveira26/12/13 12:41

    Ditadura. Sinceramente existe malta muito pobre de espírito. Comparar o Benfica a ditaduras que existiram e que em alguns locais ainda se vêm é de muito mau gosto. O vosso problema é não aceitarem a democracia. 83% é muita coisa. As casas são uma infima parte desse valor e nos últimos resultados foram descriminados os votos. Curiosamente verificou-se a mesma tendência em todos os escalões de votantes. Caíu o mito das casas do Benfica e dos sócios mais antigos.

    Quanto às personalidades que apoiaram Vieira para vocês é tudo vendidos. Sinceramente... Como se fossem assim tão poucos e como se algumas não tivessem um amor enorme ao clube. Parece que para vocês Eusébio ou Rui Costa são pessoas sem carácter, que não querem saber do clube. Para vocês essas pessoas só querem tacho.

    Quanto às insinuações de falsificação dos resultados por serem realizadas electronicamente é no mínimo de lamentar. Se calhar deviamos fazer como o Sporting. Contagem e recontagem de votos até às 5 da manhã e irregularidades atrás de irregularidades.

    Em relação às manifestações dentro do pavilhão nas ultimas eleições ficou à vista de todos que os resultados estavam correctos. Petardos ainda não contam mais que os associados do Benfica. Mesmo que façam mais barulho e sirvam de intimidação a quem quer ir votar livremente. Se calhar é essa a vossa democracia. A democracia que se viu na votação de um dos relatórios de contas onde se viram petardos, insultos e ameaças a quem estava a favor do relatório. Se calhar a vossa democracia é censurar comentários aqui neste blogue como já o fizeram com alguns que eu aqui deixei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Democracia? Vieira sabe lá o que isso é.

      Curiosamente, o democrata Vieira foi o único candidato a presidente que se recusa a debater com outros candidatos e a apresentar o seu programa. Chamas a isso acreditar na democracia?

      Curiosamente também, o democrata Vieira não consegue provar desde quando é sócio do Benfica, nem quando recebeu o emblema de prata ou ouro. Nem a veracidade do seu número de sócio.

      Curiosamente, segundo a resposta que Luis Nazaré deu a vários sócios no dia das eleições, nem Vieira nem Rangel cumpriam os estatutos para se candidatarem nas últimas eleições. Mas foi-lhes permitido avançarem.

      Democracia meu caro? Tenham vergonha na cara quando falarem de democracia. Já existiu no Benfica. Hoje nem pensar.

      Eliminar
  9. EXCELENTE Texto!!!
    Textos como este mereciam ser destaque me todos os blog que se dizem defender os interesses do NOSSO GLORIOSO CLUBE..

    O que me surpreende é que existem "benfiquistas" que não se sentem incomodados ao ler isto e nem conseguem "abrir" os olhos para a atual situação do BENFICA....

    Para quando um movimento FORTE para a destituição deste "miserável" dirigente??

    André Guimarães

    ResponderEliminar
  10. Nunca o provérbio, "dar uma no cravo, outra na ferradura", teve tanta razão de ser.

    ResponderEliminar
  11. Excelente texto !
    Quando no nosso Benfica os adeptos preferem quases, festejar eleições e discursos do líder, a títulos desportivos, isto diz tudo acerca daquilo em que se transformou o Maior !

    ResponderEliminar
  12. Hugo Chavez nunca aceitou debates televisivos contra o candidato da oposição limitando-se a insultá-los e denegri-los e falar nos presidentes anteriores (mesmo depois de 14 anos no poder) utilizando-os como desculpa para todos os males que o pais atravessa e instaurar a idéia de “ou Eu o Caos”
    .....
    Que tristeza, chamar para aqui Hugo Chavez e ignorar o que a sua luta contra a oposição que era apoiada pelos USA e sempre com a mira na riqueza daquele país com um povo miseravelmente explorado. E tem sido esse povo que apoia o actual poder contra a uma oposição cheia de promessas. Tal como por cá o passismo que roubando promete um futuro de riqueza.

    Artimio Passos

    ResponderEliminar
  13. Senti-me pequeno a ler este texto. Parabéns pela comparação que, infelizmente, faz sentido.

    ResponderEliminar
  14. Se alguém estava à espera de aprender um pouco da história da Venezuela com este benfiquista, que pela retórica suponho ter nascido na pátria de Simon Bolívar bem pode tirar o cavalinho da chuva...
    Este texto, pobre, cheio de imprecisões históricas, só demonstra mais uma vez a leviandade de alguém que motivado pelo aplauso fácil. sabe que encontrou o local ideal dar largas a sua fantasiosa imaginação !
    Será que o David conheceu como se vivia na Venezuela debaixo da mão de ferro de Carlos Andrés Perez durante o seu segundo mandato ?

    ResponderEliminar
  15. Em primeiro lugar o meu muito obrigado aos responsáveis do blog pela publicação do post,
    nunca tenho muito tempo pra comentar e aproveitei as ferias para esta pequena contribuição,
    já que sempre que vejo atropelos no nosso Benfica me lembro do estado do meu amado país
    e não posso deixar de comparar com as coisas que acontecem no nosso Benfica.
    Apos os comentários tenho algumas coisas a dizer.

    Para o anonimo que diz que estou a falar do clube a norte digo-lhe que por acaso não, mas
    o texto poderia servir perfeitamente porque LFV utiliza muitos métodos iguais aos do
    seu mestre Pinto da Costa.

    Mnlopes, veja os dias e horas das assembléias gerais antes de LFV e as de agora e pode
    ser que tenha uma resposta.

    Joao Oliveira diga la então quantos países no mundo utilizam a votação eletrônica? faça
    uma pesquisa pra ver que tipo de países as utilizam. Sabia que nas votações manuais qualquer
    cidadão pode participar na contagem dos votos? diga la as vantagens da famosa votação eletronica.
    O problema das casas do Benfica não é a quantidade mas o numero de votos que cada uma
    tem e os anos de sócio que é preciso ter para ter esses votos, desfaça la esse mito como você diz e explique la tim tim pot tim tim como se eu fosse uma criancinha a ver se eu percebo.
    Quanto as personalidades uma vez que elas poe a defesa do presidente à frente do clube
    pra mim esta tudo dito e quanto às manifestaçoes, esqueceu-se de mencionar a do seu querido lider a mandar os Benfiquistas pro caralho, isso sim foi uma manifestação democrática. Já agora deixo-lhe so um conceito de democracia de graça para se quiser pensar nisso:
    A diferença entre um democrata e um ditador é que o democrata governa para que lhe votou e para quem não lhe votou e os ditadores só governam para quem lhes votou, quem não lhe vota que va pro caralho, nao tem qualquer direito a nada!

    Caro Artimio Passos, pra si so tenho uma coisa a dizer. Pegue nas suas coisinhas
    venda tudo o que tiver por ca e va viver para a Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte,
    depois de viver la 6 meses falamos e você conta me que tal é viver no comunismo. Combinado?
    Por acaso leu a parte que diz que o Chavez passava a vida a falar mal dos USA y que a sua familia passa la a vida de ferias e que continua a vender a mesma quantidade de petróleo que os anteriores presidentes e ao mesmo preço, ou esqueceu-se? é a isso que você chama lutar contra o Império?
    Se o Chavez tivesse tido tomates e quisesse lutar a serio contra USA vendia o seu petróleo em
    Euros e nao em Dolares como fez o Sadam e tinha tido o mesmo fim!
    já agora qual é a diferença entre a Venezuela da época da oposição apoiada pelos Estados Unidos e a de agora? Se soubesse alguma coisa desta realidade saberia que aquela Venezuela era terceiro mundo e a de agora só se pode comparar com África. Ainda querem que
    não compare, Depois de 14 de anos de H. Chavez a Venezuela esta pior que antes e o Artimio acha o maximo, depois de 12 anos de LFV o Benfica esta na mesma que antes, titulos nem velos (até o Sporting tem mais)e o Artimio acha o maximo!!


    M.C., Carlos Andrés Peres um dos fundadores da internacional socialista, grande amigo
    de Felipe Gonzalez, Mario Soares e Fidel castro? Mao de ferro? não me faça rir, esse foi mais um dos tantos corruptos presidentes venezuelanos responsável pelo aparecimento do populista Hugo Chavez.
    Poderia escrever paginas e paginas da historia recente da Venezuela contada na primeira pessoa mas se você acha que é capaz de me ensinar alguma coisa é pedir o meu mail a um dos escrivas vo blog que eu estaria fascinado em aprender consigo alguma coisa da historia do meu país. Como vê, eu não o conheço de nenhum lado e penso que a té posso aprender
    consigo alguma coisa da historia da Venezuela já você também não me conhece de nenhum lado mas a sua prepotência faz-lhe pensar que sabe mais da Venezuela e da sua historia do que eu...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking