O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

É ganhar e mais nada...

. 28 comentários


Portugal, 4 de Outubro de 2013

Como alguns repararam, sou um adepto (ex. 18 anos de sócio) muito preocupado com o que a comunicação social escreve sobre tudo que diz respeito ao Benfica, a forma como são arranjados títulos nos jornais, destaques nas TV’s, rádios e onlines, porque admito a extraordinária influência que isso tem nos adeptos.
A conclusão que já tirei há muitos anos, é que o Benfica não tem boa comunicação social, ao contrário de FCP e SCP. Isto é: a equipa de futebol do Benfica não tem bom tratamento dos “média” mas o Presidente sim, tem. Nunca vimos plasmado num título ou destaque de jornal, rádio ou televisão, qualquer notícia que seja desfavorável à ideia que se criou de que Vieira é o melhor dos melhores presidentes do Benfica, mas em contrapartida, os sucessivos méritos da equipa de futebol e deste treinador em particular, são postos em causa com destaques negativos e em alguns casos, humilhantes.
Ora neste contexto, esperar que os adeptos do Benfica pensem com frieza no que é melhor para a sua equipa, é escusado. Desde os adeptos anónimos, aos adeptos notavelmente conhecidos da comunicação social (sempre os mesmos), a esmagadora maioria pensa e actua com base no estímulo exterior. As páginas do blogue NovaGeracaoBenfica estão cheias de exemplos de textos que nascem a partir de referência daquele dia mediático. Textos escritos procurando passar a ideia de uma originalidade que não têm, porque abordam temas que outros já lançaram nos “média” nacionais.
A derrota por 3-0 em Paris é o pretexto, apenas um pretexto, mas é o último que está em cima da mesa. 4 dias depois de sermos gamados no jogo com o Belenenses que nos impediu de ganhar o jogo, 5 dias depois de vermos o FCP ser ajudado a ganhar 1 jogo pelo árbitro do costume e pelo penalty do costume, falsificando-se jornada a jornada a pontuação na tabela classificativa, eis que o treinador que mais pontos fez pelo Benfica, que mais alto levou o nome do Benfica nos últimos 30 anos, é colocado no centro de uma crise que não existe. A comunicação social diz que sim, mas o que existe é uma classificação “batotada” em que o Benfica não está em primeiro lugar devido a erros monumentais de arbitragem. Caso estivesse, obviamente que a derrota em Paris era secundária, mesmo que a exibição não convencesse os críticos exigentes.
O grau de exigência dos “média” em relação ao Benfica, sempre foi (e será até que alguém perceba que não nos beneficia), muito exigente e muito mais que para FCP ou SCP. Qualquer jogo do Benfica é para jogar bem, ganhar e de preferência por muitos. Menos que isso, há sempre o risco de se falar de “nuvens negras”. Coitado do treinador (alguns pseudo intelectuais do futebol esquecem que todos os treinadores do Benfica, têm passado este calvário e por isso não surpreende a média de 1 treinador por época, no mandato de Vieira).
Vejamos um exemplo do mesmo jornal a BOLA que não considerou preocupante a derrota em casa do FCP com o Atlético de Madrid, o mesmo jornal que não considerou humilhante a goleada sofrida pelo FCP contra o Arsenal por 5-0, o mesmo jornal que equipara, pelo título, a derrota do SCP com o Bayern por 7-1 com a derrota do Benfica com o PSG por 3-0. Na antevisão ao jogo Lyon-Benfica, Outubro de 2010, num texto escrito pelo benfiquista Fernando Guerra e que o jornal intitulava na edição de 20/10/2010: É GANHAR, MAIS NADA!
Fase crucial para se desenhar a passagem aos oitavos-de-final. Empatar em Lyon e vencer em Lisboa será uma solução interessante. O treinador benfiquista "calou" os jornalistas franceses ao elevar a fasquia ao limite...
Interpretando à letra, percebe-se que a prudência aconselha um Benfica menos romântico do que o de Liverpool - em que dominou, intimidou, assustou e... saiu de Anfield a engatinhar, sem força anímica para reagir a expressiva goleada - e mais ousado do que perdeu na Alemanha diante do Schalke, com toda a gente a seguir o jogo na televisão em Portugal e a sentir o incómodo por uma derrota que cheirou a injustiça e podia muito bem ter sido evitada.
É precisamente entre o oitenta de Liverpool e o oito de Gelsenkirchen que mais logo deve posicionar-se a exibição benfiquista...”.
O texto do jornalista tem algumas incoerências, que vão do 8 ao 80. O Shalke04 nessa época atingiu as meias-finais da Champions, mas para ele a derrota podia ter sido evitada, porque ele não chegou a perceber com quem o Benfica estava a jogar. Há 3 anos, como agora, a teoria destes gajos é que se o Benfica tivesse outra “atitude” (ou o treinador alinhasse outros jogadores), o resultado podia ter sido outro. Claro. Se tivéssemos a atitude de Anfield Road, se calhar trazíamos um “cabaz” de Paris e depois era o fim do mundo. Como em Vigo (porque foi o que se passou: boa atitude do Benfica, muito ataque, e muitos golos sofridos em contra ataque).
Se destrocarmos por “miúdos” o que Guerra escreve, podemos ver que para estes gajos, tanto dá que o Benfica jogue com o Shalke04, como contra o Belenenses ou o Cinfães: é GANHAR E MAIS NADA.
Como é possível gerir o futebol do Benfica com serenidade e sucesso, neste contexto de ilusões, incompetências e ignorância sem limites, que depois se passa para os adeptos? Não é!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Um gajo que ainda hoje se envolve em discussões defendendo Vale e Azevedo enquanto Presidente do SLB é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; um gajo que afirma que Deco era o maior bluff do futebol português é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; um gajo que critica Vieira à mais de 10 anos é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; Um gajo que acha que Scolari nunca esteve zangado com Pinto da Costa e que lhe fez grandes favores é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; um gajo que não gosta de Paulo Bento e acha que ele não faz frente coisa nenhuma ao Pinto da Costa é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; um gajo que critica Jesus desde à 3 anos, apesar dos rolos compressores, dos rankings, dos potes, do futebol maravilha é um gajo que se deixa influencira pela comunicação social; um gajo que defende que Quique Flores se não fosse roubado em casa com o Nacional e no Dragão tinha sido campeão é um gajo que se deixa influenciar pela comunicação social; Claro que sim. É evidente que a comunicação social defende avidamente todas estas posições como é bem sabido. Todas estas minhas posições são mero copy paste de qualquer jornal que apanho pela frente.

    Caríssimo Eagle, pode discordar de tudo o que eu digo (e sabe bem que não discorda) mas pare lá com essa parvoíce da influência da comunicação social nas minhas opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, você é um gajo muito parvo... se mudou de ideia em relação a Vale e Azevedo, é problema seu... Deco era um bluff, era um drogado, que quando foi para o FCP, a primeira coisa que lhe fizeram foi metê-lo numa clínica de reabilitação na Suiça.. No Benfica seria mais um desgraçado...

      Essa mania de pensar que em Lisboa sabem tudo, está a matá-lo (desportivamente)... você é um gajo que não dá uma para a caixa... você faz colecção de treinadores e esquemas de jogo mirabolantes que vê e lê nos midia... e acha que os árbitros não explicam tudo e se calhar que o youtube tem algum problema contra o FCP...

      Eliminar
    2. Agora já nem ler sabe? O que se passa consigo??? Incrível...nunca pensei. Um gajo escreve "Um gajo que ainda hoje se envolve em discussões defendendo Vale e Azevedo enquanto Presidente do SLB" e vocês diz "se mudou de ideia em relação a Vale e Azevedo, é problema seu."??? Um conselho que sei que não vai seguir: desista disto, não tem pedalada. Tornou-se um autentico Vieirista. Siga. Por mim acabou.

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto com tudo o que escreveu. É importante ter um espírito crítico, mas consciente e isso não acontece com muitos porque "papam" tudo o que se diz na comunicação social.

    ResponderEliminar
  3. Em analise a este texto que foi escrito, gostaria de questionar se um Benfiquista que goste realmente do Benfica pode aceitar de ânimo leve o que se passou em Paris?Em análise e recuando á pré-época, quem observou atentamente os jogos que fizemos, facilmente conclui o que se está a passar agora e não é necessário ter poderes sobrenaturais. Mas os acomodados do regime diziam, são jogos a brincar, quando for a sério é que vamos ver. No entanto os resultados vão-se constatando para minha tristeza. Mas o que me incomoda é a divisão Benfiquista, os acomodados do regime preocupam-se com o patrimônio e esquecem-se dos titulos. Os que querem títulos não são Benfiquistas. Eu pertenço a um clube GRANDIOSO que se alimenta com títulos, o mais importante é voltar a criar-se o hábito de ganhar. Que ao longo de quase 30 anos se foi perdendo, mesmo sem esquecer as vicicitudes de um sistema bem montado e que nós nunca conseguimos desmontar ao longo destes anos. Mas a realidade vem demonstrando que os anos passam e a ambição de 'ganhar vai-se perdendo. Por isso faço um apelo a todos os sócios sempre muita exigência, e a quem toma as decisões muito Rigor, Competência e Muita Paixao,muito Trabalho , União, menos entrevistas e menos declarações porque quem não sabe falar quanto mais abre a boca mais erra. Nunca se esqueçam o exemplo vem do topo da piramide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não se ganha só porque se quer. Em primeiro lugar há adversários q também sabem jogar e depois, como se tem visto há fatores externos que influenciam descaradamente os resultados.
      Ora preste atenção:
      Época 13-14
      1ª Jornada: Marítimo 2 Benfica 1
      Penalti a favor do Benfica por assinalar já no final da partida. (-1pto)
      2ª jornada
      Porto vence em setúbal. Após o golo que deu empate ao porto (penalti), o jogador do porto agride GR do Setúbal, q reagiu e foi expulso. O do Porto continuou em campo. Enquanto estiveram em igualdade numérica o jogo estava complicado para o Porto.
      3ª jornada
      - Sporting 1 benfica 1
      Sporting marca golo em fora de jogo e há um penalty sobre o Cardoso que não é assinalado. Sporting jogou um pouco melhor mas o Benfica teve mais oportunidades perigosas. (-2Pts)
      - Paços de ferreira 0 porto 1
      Jakson martines marca aos 75´ depois de empurrar pelas costas defesa do paços. Falta por assinalar e mais uma vitória ao onde tudo vale (-2pts).
      4ª jornada
      Olhanense recebe o sporting em casa, mas joga no estádio do Algarve, tal como aconteceu no ano passado quando receberam o porto. O Benfica é sempre recebido no batatal.
      5ª jornada
      Guimarães 0 -1 Benfica , mais um penalti que ficou por assinalar, sobre o Lima. Benfica venceu com muito empenho.
      Estoril 2 – 2- porto, penalti a favor do Estoril mal assinalado, facto histórico. Ter em atenção que futuro espera este árbitro. No entanto jogador (otamendi) q fez a falta fora da área, já devia ter sido expulso num lance anterior.
      6ª jornada
      Porto 1-0 guimarães, o porto vence com um golo de penálti inexistente. Foi assinalado pelo sr proença uma simulação de fraca qualidade. No fim os adeptos voltaram a assobiar a equipa.

      Benfica 1 – 1 Belenenses, o golo do belenenses foi marcado em situação irregular, pois há um jogador em fora de jogo que se atravessa na linha de remate e a regra é clara. Ficou ainda por assinalar um penalti claro sobre cardoso, por ser agarrado e impedido de disputar o lance. Se as regras fossem respeitadas o golo do belenenses não tinha sido validado e o Benfica teria usufruído de um penalti a seu favor.
      Balanço da jornada em função destas irregularidades o Benfica teria vencido e o porto empatado e seria o Benfica a ganhar dois pontos ao adversário direto.

      Eliminar
    2. Assina o comentário.

      Eliminar
    3. Um benfiquista a sério fica triste e espera que na próxima a coisa seja melhor.. um desportista sabe que perder ou ganhar é desporto, embora as derrotas custem menos quando acontecem aos outros...

      Não me sinto ofendido pelo que se passou em Paris, com não me senti ofendido quando apanhamos 7 do Celta...

      Eliminar
  4. "o Benfica não tem boa comunicação social, ao contrário de FCP e SCP."

    Eu a pensar que o Sporting C.P. não tinha sido sistematicamente "castigado" a época passada devido aos resultados (Videoton...), mudanças de treinadores (Sá Pinto, Oceano, Vercauteren e Jesualdo Ferreira, certo? Já lhes perdi a conta.) e de presidente...
    Ou o Vítor Pereira com despedimento à vista dia sim dia não nos últimos dois anos.

    A comunicação social quer escandaleira, independentemente do clube ser vermelho, verde, azul, cor-de-rosa ou às pintinhas.
    Isso é notório principalmente no Record. Não há capa onde não gostem de mandar disparar em todas as direcções.

    Hás de ouvir as conferências de imprensa de cada treinador. Fazem-lhes mais perguntas a questionar as suas decisões (Jogadores que substituiu, que não colocou, que não convocou, etc. etc.) e o que os treinadores dizem, que perguntas realmente sobre futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo... é verdade que o SCP no ano passado foi castigado, mas porquê? Foi a comunicação social que despediu o Sá Pinto há 3ª ou 4ª jornada? Acho que não.. esse grande guru do futebol Rui Santos até descobriu que os jogadores cantavam com Sá Pinto.. pasme-se...

      Nunca vi um titulo de jornal dizer que o FCP em Lyon é ganhar e mais nada.. nunca vi nada de semelhante para o SCP... Esse Lyon tinha no curriculum 3 eliminações do Real Madrid nas 3 edições anteriores...

      Acho que nem no Videoton disseram isso do SCP... e convenhamos, o adversário era muitissimo mais fraco...

      Não vi a falta de respeito pelo SCP quando levaram 7-1 do Bayern, na ANtena 1, como me disseram que tinha sido com o Benfica agora em Paris...

      Os exemplos nunca mais acabam. Mas por cada noticia boa para o Benfica, dão 9 desfavoráveis. Por cada noticia desfavorável ao SCP, dão 9 favoráveis. Do FCP não é fácil encontrar algo desfavorável, porque a seguir metem sempre uma capa do Benfica ou um tema do Benfica...

      Eliminar
  5. Ufa! Finalmente alguém que nos ilumina o caminho.

    Então basta não ler os jornais no dia a seguir, calhando nem sequer ver o jogo ou ouvir o relato e ficamos todos felizes com o Benfica, é isso?

    Dado ser tudo um bando de acéfalos que não sabe pensar pela cabeça, então está encontrada a solução para todos os males...

    A culpa é da imprensa e dos árbitros...

    Mas já agora so uma duvida: se a imprensa é que tem culpa, então porque é que críticas tanto o Presidente, a sua gestão, etc?

    Não bastaria criticar os jornais? Ah e os árbitros? De resto tudo se resolveria por magia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. No comments.. não falamos a mesma linguagem.. tu percebes é de entrevistas...

      Eliminar
  6. Faz sentido o texto...faz... é sóbrio e ... objectivo...
    Voltando ás vacas geladas que veem do polo norte... LFV e JJ não apostam na formação do clube - portugueses ou estrangeiros - e... aparentemente não existe uma linha de coerência nas tomadas de decisão... Enzo e Cardozo perdoados... agora o Martins faz realmente falta para dinamizar o ataque... existe efectivamente um cenário... curioso... nós temos a noção que é possível fazer melhor... num lugar de confiança e unidade... mas para isso é necessário falar verdade... olhos nos olhos! Mas para isso é necessário coragem para substituir verdades mundanas e populistas pela ... outra.... a estruturante aquela que proporciona as vitórias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contributo... oportuno e interessante.. mas será que o Benfica tem um estrutura de futebol, para este futebol "portoguês"?

      Eliminar
  7. finalmente temos uma boa nomeação de arbitragem. nunca perdemos com este Mota de Braga e acredito que amanhã vamos sair da depressao em que andamos e vamos ssair da amoreira com uma vitória. Que o vitor pereira faça nomeações como as de amanhã para terminarem tantos roubos, em 6 jornadas só tivemos o bruno esteves e o paixao bons arbitros a apitar-nos e este mota também é muito bom, e não nos vai prejudicar, os porkistas já acusam do mota ser benfiquista mas é mentira, sou de vila verde, o mota trabalha no talho do pai na freguesia de freiriz e nunca foi benfiquista, e é sim bom arbitro

    acreditem benfiquistas amanha ganhamos ao estoril

    antonio machado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Machado, não gosto de musica.. vê o video que coloquei no texto "ratice" e diz-se porque caralho o gajo foi nomeado para amanhã...

      Eliminar
  8. Respondendo à pergunta: não é possível enquanto se aceita isso tudo.

    Olhando para os nossos rivais: o tal Bruno de Carvalho conquistou os adeptos (assumiu-se como membro participativo e interessado depois de perder as eleições... não se escondeu... e lá estava ele quando tudo deu para o torto como ele tinha previsto para dar uma segunda oportunidade aos adeptos) e está a saber passar a mensagem para fora. Com os adeptos conquistados, ele fala de objectivos realistas e a malta do Sporting finalmente (e digo finalmente porque eles queriam sempre lutar pelo título) percebeu que antes de lutar pelo título é preciso algo.

    Mas nós não... construímos esse algo sem nunca dizer aos adeptos isso... mas deixamos os jogadores e o treinador à sorte disto tudo. Alguém tem de dar a cara pelo projecto, defender o clube mesmo quando não tem defesa, proteger treinadores e jogadores disso tudo... mas eu não vejo isso em lado nenhum.

    Sim... Eu acho que o JJ não tem a culpa que todos dizem (há treinadores rivais com mais basófia - aliás, o Mourinho sempre teve muita basófia, mesmo antes de ganhar alguma coisa... há treinadores que fazem muitos mais jogos maus e nunca chegam a fazer um bom e são campeões cá vitor pereira, etc etc etc) mas o LFV devia lutar contra isto tudo.

    Verdade seja dita... o do Sporting disse que ia acabar a falta de respeito e ele até tem conseguido isso mais ou menos. Bem sei que ao 1º resultado menos bom que apareça os abutres vão surgir todos, mas o gajo sabe jogar e quem interessa (os adeptos) estão do lado dele incondicionalmente por agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente contributo.. obrigado... eu penso igual...

      Eliminar
  9. Primeiras causas das perdas de títulos do SLB:

    1º Corrupção arbitral.

    2ª Direcção incapaz: principalmente em atacar a dita corrupção arbitral, com a agravante de providenciar condições para que esta ainda aumente ( eleição de Fernando Gomes ).Aliada a uma gestão desportiva errática e incapaz de assumir os próprios falhanços ( Jorge Jesus ).

    3º Imprensa assalariada... que age como branqueadora do sistema corrupto e desestabilizadora para o Benfica.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente de acordo. Se não houvessem as arbitragens que há, o Benfica tinha mais títulos, a Direcção não era tão apertada (o Sr.º Vieira não contratava tanto) e os jornais e restante comunicação social iam chatear mais os rivais...

      Tudo se encaixa neste puzzle, com um Benfica amorfo em termos de Direcção, sendo roubado e assobiando para o lado, abrindo a porta a mais roubos...

      Eliminar
  10. 12 comentários... 50 apagados... Belo serviço estúpidos

    ResponderEliminar
  11. Quer me parecer que por este andar o terceiro grupo culpado pela incompetência de quem comanda o meu Benfica, logo a seguir ao grupo da arbitragem e ao gupo da imprensa, é o grupo Adeptos. A mim podem le ja cruxificar pois se fui no Comboio Benfica vero Benfica Anderlecht, ja nao vou ver o Benfica Olympiacos. Assinei a BenficaTv e o q me segura o canal é a excelente LigaInglesa. E quanto a voltar a ser socio do Benfica, so la muito mais para a frente, talvez, com sorte, em 2020, ano em q o L FV abandone o clube por doença. Em conclusao, o Benfica joga mal, muito mal e a culpa é tambem dos adeptos que nao aderem a este futebol de merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres ir pela qualidade do futebol podes pegar em muitos factores: lesão de Sálvio (não há outro igual a ele), Cardozo tardiamente integrado quando já tínhamos 1 derrota com Maritimo, lesão de Gaitan (que está fora de forma - ainda), contratação de Siqueira no último dia, quando já tínhamos Bruno Cortez a integrar-se como lateral esquerdo...

      Mas foi por jogarmos "menos" bem que empatamos com o Belém, ou porque o árbitro validou um golo ilegal e tirou-nos 1 penalty? Foi por jogarmos menos bem que o Proença deu 1 golo ao FCP?

      Eu quero lá saber como jogo, eu quero é marcar mais um golo que o adversário e ganhar níveis de confiança.. a qualidade vem depois... e quem diz que o Benfica tem melhor plantel do que no ano passado, não está a ver bem o "filme"..para mais com Sálvio lesionado desde o jogo com o SCP...

      Eliminar
  12. Obrigado pelos contributos.. alguns interessantes, outros que são mais do mesmo... há adeptos que mudavam de treinador todos os meses, e outros que já vão percebendo que há coisas que de facto não batem certo... eu não sei tudo, mas gosto de debater sobre tudo... sem palas nem ideias pré concebidas...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking