O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de outubro de 2013

Benfica 2 Nacional 0 - Um bom princípio?

. 8 comentários

Não foi um jogo perfeito do Benfica. Não foi um jogo empolgante do Benfica. 
Mas o que se pretende em todos os jogos do Sport Lisboa e Benfica?
Atitude, entrega, suor, concentração e vitórias.

Hoje, na maior parte do tempo, viu-se muito disso. E venceram. Depois dos últimos jogos fracos do Benfica, penso que não se poderia pedir mais hoje. Estão de parabéns.

O Nacional assustou duas ou três vezes, mas sem nunca conseguir colocar em causa o controle do jogo.

Alguns jogadores estiveram em bom plano, mas o meu destaque vai para o menino Ivan Cavaleiro.
Raça, fome de bola e qualidade, muita qualidade para fazer crescer este jogador.

E neste caso há que agora relembrar as inúmeras vezes que ao longo de MESES este blogue e em especial o GB reclamara uma oportunidade a Ivan Cavaleiro, com base na sua qualidade inata.

Relembro os 'sábios' de serviço que comentavam que era verdinho, que tinha que provar não sei o quê emprestado, quando afinal ele pode crescer muito mais...aqui.
Não há como não continuar a apostar no Ivan Cavaleiro. 

Haverá coragem para fazer o mesmo com Oblak? Com Cancelo? Com Bernardo?
(E lá se foi o mito de que só o JJ potencia o aparecimento de jovens.)

Não vou ser hipócrita e dizer que acredito nas capacidades de JJ e de LFv para guiarem o Benfica num resto de época triunfante. Longe disso.
Mas hoje gostei da equipa. E ver o Benfica ganhar é o que todos queremos.

Nota: Amanhã escreverei sobre mais um comportamento vergonhoso da PSP do Porto e daqueles seguranças capangas que se apelidam de stewards.  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Águia Preocupada27/10/13 23:52

    Oxalá não seja só fogacho! Mas gostei da atitude da equipa hoje. Houve uns momentos em que parece que se esqueciam onde estavam mas depois lá acordavam e voltavam à vida!
    O Artur hoje esteve atento. Matic já deu um ar do que nos deu o ano passado. André Almeida não perdeu um único lance. O Cardozo, parece outro. Faz passes que muitos pensavamos que ele nem sabia fazer, faz assistências para golo, defende... Enfim! Se não fosse ele, este ano estaríamos ainda pior! Mas o melhor da tarde e o meu destaque vai direitinho para o menino Ivan Cavaleiro! Correu e "OBRIGOU" a equipa a correr! Deu o exemplo aos craques mostrando-lhes que na sua profissão é preciso correr e como em tantos outras, é preciso sacrifìcio. Saiu exausto depois de um sprint inimaginável no final de um jogo. Mas deu tudo e como um dia disse Carlos Manuel, tenho a certeza que se fosse preciso, comia a relva!
    Destaquei estes, mas todos estiveram bem. Luisão esteve imperial!
    É preciso continuarem que é o que todos esperamos!

    ResponderEliminar
  2. Mas ele ainda está verdinho. Embora seja vermelho.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente viu-se futebol. :)

    O Ivan fez um bom jogo e gosto bastante da sua atitude muito competitiva, o que não sendo ele um predestinado é muito importante que tenha esta atitude.

    Creio que continuará a ser aposta, até porque Ola John tem estado mal e com as lesões de Salvio e Sulejmani continuará a ter espaço.

    Creio nunca ter defendido o seu empréstimo, mas sim a permanência na equipa B de forma a continuar a crescer e ter oportunidades nba equipa principal. O seu aparecimento agora na equipa principal deve-se, além da qualidade que possui, às lesões que afectaram as alas do Benfica. Pois se Salvio e Sulejmani não estivessem lesionados dificilmente teria oportunidades em jogos destes.

    Quanto a outros que refereiste:

    Oblak - Tem enorme qualidade, mas neste momento Artur tem estado bem e não vejo razão para o tirar da baliza. Ontem já esteve no banco. Creio que jogará na taça de portugal e talvez na taça da liga. Se Artur continuar como está não vejo razão para substituir.

    Cancelo - Joga numa posição onde os erros podem custar caro, ao contrário do Ivan, e além disso temos Maxi, Almeida e Sílvio. Será complicado ter minutos sem ser na Taça da Liga. Mas acho que para a próxima época terá oportunidades, pois acho que o Sílvio não fica por cá.

    Bernardo - O Bernardo tem cerca de 10 jogos como sénior. Poderá ter minutos em jogos da Taça da Liga, mas mais importante do que ser convocado para a equipa principal é somar muitos minutos na equipa B. Tem potencial enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL! é giro ver este tipo "passar por cima" do assunto do Cavaleiro quando andou aqui a debater-se com o GB a dizer que era muito verde e mais não sei o quê.

      Ontem viu-se que foi só dos mais perigosos e um jogador que lutou até à exaustão, até não poder mais. Deves ter muitos desses.

      Quando a confiança começava a aparecer, começaram a faltar as pernas...

      Equipa B? Toma lá com a A e a mostrar que merece ser titular. Porque não Salvio na direita e Ivan na esquerda com Gaitan no apoio ao avançado Cardozo ou Lima?

      Eliminar
  4. Santo Tirso28/10/13 10:02

    Caros Benfiquistas: com o futebol apresentado pela equipa do Benfica até ao momento,não vejo a possibilidade de competirmos ombro a ombro com o Porto como na época passada.
    Só estranho o que está difícil a alguns jogadores recuperarem a forma física e anímica que era apanágio num passado recente.O Jesus parece menos exigente com afirmações descabidas e muitas vezes não se lembra que treina o grande Benfica e não uma equipa de segunda linha.
    O mês de Novembro vai ser decisivo com os jogos com os gregos na liga dos campeôes e com o SCP para a taça e não pode haver falhanços nesses jogos.

    ResponderEliminar
  5. Não te esqueças também de falar do «lento» Cardozo e do inconsequente Gaitán. Até porque foram os melhores em campo.

    Já agora: não peças ao Cavaleiro e aos outros miúdos muito antes do tempo. Têm que errar muitas vezes e só assim podem crescer. Estarei cá para ver se os que tanto pedem pelos miúdos não serão os primeiros a criticá-los quando as coisa lhes correrem mal. Conheço muita gente que exigia a renovação de Jesus 15 dias antes do final da época passada e que no início desta lhe pedia a cabeça.

    ResponderEliminar
  6. Hello Benfica Lovers,

    I am writting to you because my three last post are reviews of Benfica, Museum of Benfica and match agains nacional. So I tought your fans might like to read it:) Below you will find a link to my page.

    Best Regards,
    Benfica Lover

    http://portugalinreview.com/?p=352

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião aposta na titularidade de Cavaleiro, foi feita na altura e no momento certo tendo em conta o actual momento de forma da equipa e a onda de lesões que a afectam. O jovem jogador acabou desta forma de ter a oportunidade merecida para mostrar todas as suas potencialidades e qualidades já demonstardas em outros jogos de muito menor grau de exigência competitiva, mas também a sua pouca maturidade, tão natural num jovem da sua idade. Em conclusão este foi o contexto quase ideal de lançar o jogador na equipa principal, e escrevo quase ideal, porque o ideal mesmo, seria numa fase em que a equipa estivesse na sua máxima força em termos competitivos, estabilizada em termos tecnicos, fisicos e psicologicos. Dito isto só posso dar os parabéns ao jogador por saber merecer esta oportunidade e á equipa tecnica do Benfica, por a conceder no tempo momento, sem queimar etapas na evolução do jogador. É bom não esquecer que esta é a principal função da equipa B, dar por um lado a necessária continuidade e evolução competitiva aos mais jovens e ao mesmo tempo dar tempo de jogo a estes jovens e aos menos jovens, mas menos utilizados da equipa principal.

    LR

    P.S: Neste momento quem estiver assistir ao jogo Benfica B 1-1 Tondela, percebe bem o que eu estou a querer dizer. É que jogar nas selecções jovens ou na Liga de Honra a ao nivel de exigências é bem menor que 1ª Liga ou LC etc... e estão a jogar o Cancelo, St. Vitória, André Gomes, Urreta e Bernardo por exemplo e mesmo assim as dificuldades tem sido evidentes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking