Não foi um jogo perfeito do Benfica. Não foi um jogo empolgante do Benfica.
Mas o que se pretende em todos os jogos do Sport Lisboa e Benfica?
Atitude, entrega, suor, concentração e vitórias.
Hoje, na maior parte do tempo, viu-se muito disso. E venceram. Depois dos últimos jogos fracos do Benfica, penso que não se poderia pedir mais hoje. Estão de parabéns.
O Nacional assustou duas ou três vezes, mas sem nunca conseguir colocar em causa o controle do jogo.
Alguns jogadores estiveram em bom plano, mas o meu destaque vai para o menino Ivan Cavaleiro.
Raça, fome de bola e qualidade, muita qualidade para fazer crescer este jogador.
E neste caso há que agora relembrar as inúmeras vezes que ao longo de MESES este blogue e em especial o GB reclamara uma oportunidade a Ivan Cavaleiro, com base na sua qualidade inata.
Relembro os 'sábios' de serviço que comentavam que era verdinho, que tinha que provar não sei o quê emprestado, quando afinal ele pode crescer muito mais...aqui.
Não há como não continuar a apostar no Ivan Cavaleiro.
Haverá coragem para fazer o mesmo com Oblak? Com Cancelo? Com Bernardo?
(E lá se foi o mito de que só o JJ potencia o aparecimento de jovens.)
Não vou ser hipócrita e dizer que acredito nas capacidades de JJ e de LFv para guiarem o Benfica num resto de época triunfante. Longe disso.
Mas hoje gostei da equipa. E ver o Benfica ganhar é o que todos queremos.
Nota: Amanhã escreverei sobre mais um comportamento vergonhoso da PSP do Porto e daqueles seguranças capangas que se apelidam de stewards.
Oxalá não seja só fogacho! Mas gostei da atitude da equipa hoje. Houve uns momentos em que parece que se esqueciam onde estavam mas depois lá acordavam e voltavam à vida!
ResponderEliminarO Artur hoje esteve atento. Matic já deu um ar do que nos deu o ano passado. André Almeida não perdeu um único lance. O Cardozo, parece outro. Faz passes que muitos pensavamos que ele nem sabia fazer, faz assistências para golo, defende... Enfim! Se não fosse ele, este ano estaríamos ainda pior! Mas o melhor da tarde e o meu destaque vai direitinho para o menino Ivan Cavaleiro! Correu e "OBRIGOU" a equipa a correr! Deu o exemplo aos craques mostrando-lhes que na sua profissão é preciso correr e como em tantos outras, é preciso sacrifìcio. Saiu exausto depois de um sprint inimaginável no final de um jogo. Mas deu tudo e como um dia disse Carlos Manuel, tenho a certeza que se fosse preciso, comia a relva!
Destaquei estes, mas todos estiveram bem. Luisão esteve imperial!
É preciso continuarem que é o que todos esperamos!
Mas ele ainda está verdinho. Embora seja vermelho.
ResponderEliminarFinalmente viu-se futebol. :)
ResponderEliminarO Ivan fez um bom jogo e gosto bastante da sua atitude muito competitiva, o que não sendo ele um predestinado é muito importante que tenha esta atitude.
Creio que continuará a ser aposta, até porque Ola John tem estado mal e com as lesões de Salvio e Sulejmani continuará a ter espaço.
Creio nunca ter defendido o seu empréstimo, mas sim a permanência na equipa B de forma a continuar a crescer e ter oportunidades nba equipa principal. O seu aparecimento agora na equipa principal deve-se, além da qualidade que possui, às lesões que afectaram as alas do Benfica. Pois se Salvio e Sulejmani não estivessem lesionados dificilmente teria oportunidades em jogos destes.
Quanto a outros que refereiste:
Oblak - Tem enorme qualidade, mas neste momento Artur tem estado bem e não vejo razão para o tirar da baliza. Ontem já esteve no banco. Creio que jogará na taça de portugal e talvez na taça da liga. Se Artur continuar como está não vejo razão para substituir.
Cancelo - Joga numa posição onde os erros podem custar caro, ao contrário do Ivan, e além disso temos Maxi, Almeida e Sílvio. Será complicado ter minutos sem ser na Taça da Liga. Mas acho que para a próxima época terá oportunidades, pois acho que o Sílvio não fica por cá.
Bernardo - O Bernardo tem cerca de 10 jogos como sénior. Poderá ter minutos em jogos da Taça da Liga, mas mais importante do que ser convocado para a equipa principal é somar muitos minutos na equipa B. Tem potencial enorme!
LOL! é giro ver este tipo "passar por cima" do assunto do Cavaleiro quando andou aqui a debater-se com o GB a dizer que era muito verde e mais não sei o quê.
EliminarOntem viu-se que foi só dos mais perigosos e um jogador que lutou até à exaustão, até não poder mais. Deves ter muitos desses.
Quando a confiança começava a aparecer, começaram a faltar as pernas...
Equipa B? Toma lá com a A e a mostrar que merece ser titular. Porque não Salvio na direita e Ivan na esquerda com Gaitan no apoio ao avançado Cardozo ou Lima?
Caros Benfiquistas: com o futebol apresentado pela equipa do Benfica até ao momento,não vejo a possibilidade de competirmos ombro a ombro com o Porto como na época passada.
ResponderEliminarSó estranho o que está difícil a alguns jogadores recuperarem a forma física e anímica que era apanágio num passado recente.O Jesus parece menos exigente com afirmações descabidas e muitas vezes não se lembra que treina o grande Benfica e não uma equipa de segunda linha.
O mês de Novembro vai ser decisivo com os jogos com os gregos na liga dos campeôes e com o SCP para a taça e não pode haver falhanços nesses jogos.
Não te esqueças também de falar do «lento» Cardozo e do inconsequente Gaitán. Até porque foram os melhores em campo.
ResponderEliminarJá agora: não peças ao Cavaleiro e aos outros miúdos muito antes do tempo. Têm que errar muitas vezes e só assim podem crescer. Estarei cá para ver se os que tanto pedem pelos miúdos não serão os primeiros a criticá-los quando as coisa lhes correrem mal. Conheço muita gente que exigia a renovação de Jesus 15 dias antes do final da época passada e que no início desta lhe pedia a cabeça.
Hello Benfica Lovers,
ResponderEliminarI am writting to you because my three last post are reviews of Benfica, Museum of Benfica and match agains nacional. So I tought your fans might like to read it:) Below you will find a link to my page.
Best Regards,
Benfica Lover
http://portugalinreview.com/?p=352
Na minha opinião aposta na titularidade de Cavaleiro, foi feita na altura e no momento certo tendo em conta o actual momento de forma da equipa e a onda de lesões que a afectam. O jovem jogador acabou desta forma de ter a oportunidade merecida para mostrar todas as suas potencialidades e qualidades já demonstardas em outros jogos de muito menor grau de exigência competitiva, mas também a sua pouca maturidade, tão natural num jovem da sua idade. Em conclusão este foi o contexto quase ideal de lançar o jogador na equipa principal, e escrevo quase ideal, porque o ideal mesmo, seria numa fase em que a equipa estivesse na sua máxima força em termos competitivos, estabilizada em termos tecnicos, fisicos e psicologicos. Dito isto só posso dar os parabéns ao jogador por saber merecer esta oportunidade e á equipa tecnica do Benfica, por a conceder no tempo momento, sem queimar etapas na evolução do jogador. É bom não esquecer que esta é a principal função da equipa B, dar por um lado a necessária continuidade e evolução competitiva aos mais jovens e ao mesmo tempo dar tempo de jogo a estes jovens e aos menos jovens, mas menos utilizados da equipa principal.
ResponderEliminarLR
P.S: Neste momento quem estiver assistir ao jogo Benfica B 1-1 Tondela, percebe bem o que eu estou a querer dizer. É que jogar nas selecções jovens ou na Liga de Honra a ao nivel de exigências é bem menor que 1ª Liga ou LC etc... e estão a jogar o Cancelo, St. Vitória, André Gomes, Urreta e Bernardo por exemplo e mesmo assim as dificuldades tem sido evidentes.