O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 21 de setembro de 2013

R&C SLBenfica: Convite aos Leitores

. 9 comentários
Gostariamos de convidar os nossos leitores, especialmente os que têm mais conhecimentos em Contabilidade e Finança, para nos enviarem por email um tópico para ser publicado no NGB onde partilharemos com todos os leitores a respectiva interpretação do Relatório e Contas, nomeadamente no que diz respeito às perspectivas futuras, face à execução que já leva parte do primeiro trimestre.

Sobre este tema, não me considerando conhecedor para o avaliar, partilho uma visão de um professor do ISEG ao Diario Económico:
"Esta situação significa que o negócio não tem conseguido gerar resultados suficientes para fazer face aos recursos utilizados na actividade. Apesar de os resultados operacionais após as transacções com jogadores terem sido positivos e aumentado em 1,9 milhões euros, a actividade operacional não conseguiu gerar resultado suficiente para fazer face aos custos financeiros (juros)", acrescenta o docente. "O desempenho da Benfica SAD é semelhante ao de muitos clubes europeus que encetaram estratégias visando o aumento dos proveitos e o sucesso desportivo. No entanto, a estratégia não conseguiu impedir que os custos crescessem a um ritmo preocupante. Este contexto coloca à Benfica SAD e a outros clubes a seguinte questão central: até que ponto a estratégia de negócio seguida nas últimas épocas é sustentável financeiramente?"

Entretanto, está a causar alguma indignação nas redes sociais, e convenhamos, com alguma razão o texto do R&C sobre o resumo da temporada anterior:


"De referir que o Benfica garantiu nesta época mais 8 pontos do que na temporada anterior." (...) O Benfica finalizou a Liga Nacional como vice-campeão, tendo terminado a prova a 1 ponto do primeiro classificado e com uma vantagem de 23 pontos face ao terceiro lugar."

Realmente foi bastante infeliz a redacção do texto. Não sei quem se deu ao trabalho de "pintar de cor de rosa" a performance desportiva ao destacar que fizemos mais 8 pontos e deixámos o Paços Ferreira a 23 pontos! 

Na verdade, são tudo... factos! É verdade! Mas vitórias que estejam em linha com o aumento dos custos financeiros, do passivo, etc.... Não se arranja nada por aí? É que sem títulos o caminho torna-se muito, muito complicado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2013/09/benfica-sad-quase-contas-201213.html?showComment=1379759962267#c221593314329926546

    "Não há razão para alarme"

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Carlos

      Não percas tempo com o obsessivo/compulsivo ""intelectualmente desonesto"" ((é da elevada frequência com que se vê ao espelho)) porque ele já foi corrido de tantos lados que pensei ter desaparecido mas não pois parece que agora se virou para as ""aguarelas"" onde ainda minguadamente vai borrando fantasias que só ele e a sua meia dúzia de apaniguados apreciam.

      Ele querer queria mas... estão verdes.

      Coitado.

      Eliminar
  2. Os Relatórios não são para os adeptos mas sim para potenciais investidores e para a comissão de mercado.
    É óbvio que se fosse algo dirigido aos benfiquistas não falavam disso.

    ResponderEliminar
  3. Santo Tirso21/9/13 16:21

    Os valores que os Clubes dão aos mercados nos seus Relatórios de Contas de um determinado período,são importantes para aferir do desempenho que os responsáveis fazem dos ativos e passivos.
    No caso do Benfica mesmo não sendo economista,não queria e não estou com as minhas contas com esta performance,pois nunca transito de ano com saldo negativo.
    Sem comparar com os outros Clubes de referência,o Benfica a muito curto prazo vai ter dificuldade com financiamentos bancários,e só com boas vendas de ativos poderá equilibrar as suas contas.

    ResponderEliminar
  4. Os comentadores/analistas do Jornal de Negócios são tão credíveis como os do O Jogo, Record, A Bola, Correio da Manhâ, etc. Credíveis são os auditores internacionais que trabalham as contas do clube, esses sabem e aconselham.
    Outra vertente credível, que não dão um passo sem se certificarem com segurança, são os investidores.E ao Benfica ainda não faltaram, pelo contrário, continuam muitos interessados mas o clube exerce o direito de declinar ou rejeitar propostas que não lhe convenham e têm sido algumas.
    Qualquer proposta tem de visar a salvaguarda dos interesses do clube e nunca o dos investidores, é óbvio.
    As decisões não estão ao alcance de qualquer um mas sim de quem dirige, mas há muita gente que pensa, lá por ser sócio, que o clube deve navegar consoante o ponto de vista de cada um.
    Quem votou a favor tem de confiar e apoiar,os do contra têm que esperar nova oportunidade de escolha. Entretanto,em vez de criticar e censurar,procurem no espaço de tempo que lhes resta,alguém que dê garantias de poder fazer melhor dos que lá estão e apresente um projecto que seja do agrado da maioria dos benfiquistas. Mas não é só o projecto, não esqueçam as credenciais.
    Não vale a pena virem com teorias de conspiração ou bota a baixo, aliás, o que mais se vê na blogsfera dita benfiquista e não discutam o que não sabem.Deixem isso para os profissionais credíveis que estão por dentro de todas as vertentes no interior do clube, esses são os auditores internacionais.

    César Vaz de Medeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo discordar de todo da tua análise devo no entanto referir que o prof. António Samagaio não é um comentador qualquer do jornal de negócios, é precisamente um ROC (revisor oficial de contas) desses que trabalhou em grandes auditoras internacionais (que são tão ou mais corruptas que os arbitros nacionais)e em que o sua tese de doutoramento é sobre clubes de futebol e relato financeiro.

      Só uma pergunta se esses auditores internacionais são tão crediveis porque foi a falencia o Lehman Brothers? porque foi à vida o BPN? e podia continuar infinitamente a apresentar casos.

      Estes tiques de autoritarismo de que perguntar e dar ideias é bota-baixismo é realmente algo que me custa ver no SLB, mais do que na sua direção, nos seus sócios.

      Ruben Gonçalves

      Eliminar
    2. gostei César ! penso exactamente o mesmo. Abraço e viva o Benfica...

      Eliminar
  5. Esta estratégia de muito investimento mas com custos elevados, juros, não é boa nem má apenas legitima, alias as estratégias são boas ou más consoante os resultados obtidos, e é precisamente aqui que a estratégia esta a falhar e esta a levar-nos cada vez mais para uma situação muito pouco conformável, que será insustentável nos próximos dois três anos, nestes cinco anos de muito investimento para podermos ter sucesso tínhamos de vencer o campeonato nacional pelo menos três vezes, tal não aconteceu um demos de bandeja outro foi-nos roubado outro ainda fomos impedidos de lutar até ao fim, sem esse sucesso interno não conseguimos potencializar as receitas correntes, as ultimas assistências são bem prova disso, nem as extraordinárias, temos feito boas vendas mas nunca conseguimos impingir nenhum barrete a ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Sou Luiz Sousa - Portista

    Grande iniciativa do blog... por aqui se vê como querem o slb e entender o que se passa. Um clube nunca pode deixar de ser escurtinado pelos socios, principalmente quando os numeros negativos se avolumam de forma preocupante como no caso do slb.
    Uma destas épocas, como aconteceu com os lagartos, o poço de petroleo deixa de jorrar e depois vai ser interessante ver quem tapa o buraco...nessa altura o LFVieira vai dizer que é tempo de dar o lugar a outros e vai viver para o Brasil com o que ganhou à custa de ser presidente do slb...

    No F.C.Porto pelo menos os valores nao sao tao eleveados e por isso mais "controlados", mas tb gostava de mais transparencia.

    Além disso alguem consegue explicar o que faz a CMVM? AS CONTAS SAO ASSIM TAO "LIMPAS" QUE NAO LEVANTEM NENHUMA QUESTAO??

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking