O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 15 de setembro de 2013

O País dos desenrascados!

. 14 comentários
Na temporada 2012/13, cinco treinadores da Liga não possuíam o curso de nível IV: Marco Silva (Estoril), Nuno Espírito Santo (Rio Ave), Paulo Fonseca (P. Ferreira, contratado pelo FC Porto), Pedro Emanuel (Académica, agora ao serviço do Arouca) e Sérgio Conceição (começou no Olhanense, terminou na Académica).

Esta não é uma situação nova; já em 2005 Paulo Bento chegou a treinador principal do Sporting e só depois frequentou os níveis III e IV da formação. Costinha orientou no final da época o Beira-Mar numa situação semelhante e este ano aí está ele à frente dos comandos do Paços de Ferreira, ao qual se juntou Abel Xavier no Olhanense!

Outros agora que frequentaram o nível IV não frequentaram o nível III, é tudo dado por equivalências, assim um pouco à moda do Relvas!

No final dos jogos, o do Benfica de ontem por exemplo, não posso ouvir Costinha no Flash Interview (e hoje não pude ouvir Abel Xavier) porque, coitados, não têm habilitações para falar no flash interview mas depois já tem habilitações para falar na conferência de Imprensa!

Os treinadores portugueses com formação andam calados por medo das represálias e das portas que se possam fechar por enfrentarem os poderes instalados, ainda que mordam a língua desempregados, e vejam os seus empregos dados a gente que supostamente não perceberá nada daquilo. 

Alguns dizem, eh pá, olha que com ou sem curso, o Marco Silva é um granda treinador! É um bom argumento sim senhor, aliás, eu aos 13 anos já sabia conduzir motas, carros e camiões, e por isso mesmo conduzo sem carta de condução desde sempre, às vezes até alcoolizado (já fiz saber que a mim não bate porque o meu pai é dono de uma fábrica de whisky), e isso mesmo digo à Polícia sempre que me param nas operações STOP, argumento que aceitam prontamente.

E os enfermeiros fazem de medicos de quando em vez, as amas de professoras, os réus de advogados, os condutores de ligeiros conduzem pesados e o Relvas é Doutor!

Mas tudo está bem, claro... Um futebol de espertos, num pais de espertos, e para nós adeptos habituados desde sempre à lei do desenrascanço, iríamos ser nós a ver fantasmas onde mais ninguém vê?

Acabe-se é de vez com os cursos de doutorados da bola, da areia atirada para os olhos das pessoas e da tentativa de brincar aos países de gente séria!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. É difícil ter acesso ao nível I, cá no norte já não abrem inscrições desde 2010...

    ResponderEliminar
  2. Cavalcante?Entao e o Carlos Gambino e o seu primo Paulo Castellano,nao a diploma para esses?

    ResponderEliminar
  3. ....e o fernando pessoa não podia escrever porque não frequentou nenhum workshop de escrita criativa. Ah, e o steve jobs não tinha o direito de inventar a Apple, esse grande mal-formado!

    Haja pachorra. Querem uniformizar tudo.

    ResponderEliminar
  4. A culpa é da FPF que não organiza cursos.
    Se queres que diga prefiro um treinador com talento e que tire entretanto o curso (isto se abrirem) do que aquelas carcaças velhas que só jogam para o pontinho.

    Rui Pinto

    ResponderEliminar
  5. Semana passada 2 jogadores expulsos do Gil! Jogaram com quem esta semana? Esta semana 2 jogadores expulsos do Estoril! Jogam como quem para a semana?

    Isto é já feito à descarada e o Vieira caladinho...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas expulsões do Gil foram bem ajuizadas, agora as do estoril não me posso pronunciar porque não vi. Alguém que tenha visto pode dizer se foram bem expulsos?

      Eliminar
    2. Um jogador isolado e uma agressão clarissima...

      Rui Pinto

      Eliminar
  6. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO15/9/13 22:04

    Vilas15 Setembro, 2013 21:37
    Semana passada 2 jogadores expulsos do Gil! Jogaram com quem esta semana? Esta semana 2 jogadores expulsos do Estoril! Jogam como quem para a semana?

    Isto é já feito à descarada e o Vieira caladinho...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

    ASSINO POR BAIXO

    E ACRESCENTO QUE TAMBEM OS SUBMISSOS
    ESTÃO A MAMAR EM GRANDE. 1º GOLO ESCANDALOSO

    AVISO JÁ HOJE
    TOMEM NOTA

    O SISTEMA TUDO FARÁ PARA COLOCAR
    O BENFICA FORA DA LIGA DOS CAMPEÕES
    NA PRÓXIMA ÉPOCA

    CORRUPTOS, SUBMISSOS E BRAGUINHA
    PODERÃO FICAR NA FRENTE DO GLORIOSO

    TUDO TUDO POR CAUSA
    DA BENFICA TV

    ELES ESTÃO A JOGAR O SEU FUTURO

    SÓ É PENA QUE AQUELES QUE DEVIAM SER IMPARCIAIS
    POSSAM SER AFINAL MAIS UNS A AJUDAR

    ResponderEliminar
  7. João Oliveira15/9/13 22:28

    O problema nem é o facto de não terem o curso de treinador. O problema é treinadores sem qualquer experiência começarem a treinar clubes da primeira liga. Nenhum clube de primeira liga no seu perfeito juizo contrata um treinador que nunca desempenhou esse cargo na vida a não ser que tenha a certeza que pode receber algo em troca com essas apostas. Em nenhum lado do mundo e em nenhuma área social tal fenomeno acontece. Nenhuma empresa de topo contrata para o cargo de gestor alguém que nunca desempenhou esse cargo. Só acontece mesmo no futebol em Portugal e SEMPRE com treinadores ligados ao FC Porto (Domingos, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Costinha, Sérgio Conceição, etc). Tudo treinadores que sem experiência começaram a treinar clubes ligados ao FC Porto. Depois admiram-se de comportamentos como o de Costinha. Na antevisão ao jogo com o Porto diz que eles são de outro campeonato. Na antevisão ao jogo do Benfica diz que a equipa está a 200% e quer fazer já pontos. No final do jogo do Benfica diz que a equipa vai melhorar mas que contra a Fiorentina ainda não porque é uma equipa muito forte. Pode-se dizer que é uma diferença de discurso no minimo abismal.

    ResponderEliminar
  8. Grande texto, parabéns!!

    ResponderEliminar
  9. Comparar um treinador de futebol com um médico ou um advogado ou com um automobilista faz todo o sentido, é que faz tooooooodo o sentido!
    Aposto que o prof. Neca tem todos os níveis!

    ResponderEliminar

  10. Concordo com o post mas deixem-me perguntar, of topic, o que fazia ontem um cão de fila do sistema como Ulisses Morais a comentar na BTV ????

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking