O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 22 de setembro de 2013

BES: O próximo "Joaquim Oliveira" do SLBenfica

. 8 comentários
Quando "judas" de LFV chegou ao Benfica para suceder a Damásio (falo de JVA), rapidamente encontrou em Joaquim Oliveira o seu principal alvo. Não vale a pena recordar o que aconteceu, todos sabemos que o homem estava certo.

Chegou Vilarinho (com Luís Filipe Vieira) e rapidamente inverteram o caminho e, qual os partidos fazem nas eleições, trataram de recompensar Joaquim Oliveira pelo apoio e ajuda eleitoral, elegendo-o como "new best friend". Até há pouco menos de um ano o Presidente ainda nos dizia que tínhamos muito a dever a Joaquim Oliveira, que era um "amigo" e eram mais que conhecidas as histórias de amizade pessoal de ambos - inclusivamente escritas numa carta de "perdoa-nos" de Joaquim Oliveira a Luis Filipe Vieira depois de um episódio vergonhoso da SportTV num jogo do Benfica.

Algo se terá passado pelo caminho, há quem defenda que perante a ausência de títulos Vieira não terá tido outra hipótese senão apostar nesta via, e esta amizade virou concorrência e o Benfica autonomizou a gestão dos seus direitos televisivos e foi mais longe, desferindo duros golpes ao amigo... Do Banco Espírito Santo!

Joaquim Oliveira, Banco Espírito Santo... Mau GB, onde queres chegar?!

É muito simples: ao longo do seu percurso de empresário desastrado com falências sucessivas, a fazer lembrar o seu amigo do Norte e Presidente do FCPorto, Joaquim Oliveira contou com vários amigos - uns que lhe viraram costas por divergências várias (como José Eduardo Moniz); mas também outros que ainda lhe valem (como Jorge Mendes, Lourenço Pinto, Pinto da Costa ou... Ricardo Salgado).

Olhando à "tropa" dos amigos que perduram, é interessante ver como todos se unem num interesse comum chamado... FPF! O BES é o principal patrocinador da selecção, que tem todos os jogadores que interessam ao Jorge Mendes valorizar ou dar visibilidade devido aos acordos de patrocínio e onde há sempre espaço para que isso aconteça precisamente com... Os do FCPorto. Tudo isto numa FPF liderada por... Fernando Gomes (será que ainda há quem acredite na birra dele com o Pinto da Costa? Coincidências, claro!

Quem conhece a vida e percurso de Joaquim Oliveira sabe bem a importância que a FPF e o respectivo beneplácito dos seus sucessivos líderes tem no monopólio que criou. Obviamente que isso tem um preço... E cabe ao amigo Joaquim Oliveira ajudar também, colocando os amigos a investir/patrocinar a selecção.

Maaaaau, mas o tópico não é sobre o BES? Já lá vamos... Não tenham pressa!

Já que querem falar nisso, além da FPF, quem o BES andou durante uns anos a patrocinar também, nas costas das camisolas? Os três grandes, pois claro! Quem tem dívida (em grande) na banca e especialmente no BES? Os três grandes, pois claro!

Ora, seguindo uma teoria do nosso amigo Eagle01 que nunca tinha pensado e que faz todo o sentido, pergunto: não terá então o BES interesses nos três grandes, precisamente pelos motivos acima expostos, especialmente no caso da dívida, pois a "malha apertada" dos reguladores já os obrigou a desinvestir na publicidade?

A resposta é: claro que sim!!! 
O BES tem, então, imensos interesses nas performances desportivas dos clientes? Não muito mais abrangente.

O Grupo económico onde além de muita dívida de clubes, há empregados que fazem "part times" na arbitragem, no dirigismo desportivo ou associativo... Tem interesse na gestão da capacidade de pagar dos principais clubes portugueses, com destaque para os três grandes.

... E como muito bem questionou o Eagle01 nessa conversa: E qual é o clube que se aguenta melhor sem títulos, pela sua dimensão e capacidade de geração de receitas? O SLBenfica...

O que acontecia a FCPorto se estivesse três anos sem ganhar um título? Qual seria a capacidade destes de vender jogadores (até porque ficariam sem qualquer capacidade para pagar os ordenados,quanto mais para os comprar)? E sem essa capacidade... Qual seria a capacidade do FCPorto para fazer face às responsabilidades com a banca???

E o SportingCP? Dirão alguns? Então esses andam pela rua da amargura e até lá têm o Ricciardi, do BES. Precisamente... Para esses, por essa ligação haverá sempre dinheiro, mas reparem como a chegada de Bruno Carvalho muda o figurino a favor do Sporting? Já pensaram que o Sporting simplesmente virou as costas às exigências do BES e, sem lhes dar as garantias que eles querem, aliaram-se aos angolanos?

De repetente, o BES já sem Ricciardi lá dentro precisa que os rapazinhos cumpram com o que devem e já agora que os amigos comuns angolanos não fiquem a perder dinheiro, pois são amigos desses que dão caminho ao BESA (BES Angola).

Então e o quadro no SLBenfica?
... Pois, ao contrario do FCPorto que nunca os deixou lá meter a perninha, o Benfica tem um "testa de ferro" do BES na Administração da SAD, tem o pagamento dos ordenados a tempo e horas securizado pela cativação de várias receitas, entre elas as de bilheteira e, salvo erro, dos direitos televisivos... Daí a necessidade de andarmos sempre a procura de novas fontes de receita.

Portanto, o Clube aguenta-se, há gente no "Inside" as receitas entram para pagar os salários e financiar as aquisições de jogadores são sempre bom negocio, precisamente para a bilheteira, e para futuras receitas com transferências que darão boa capacidade de pagar os juros dos elevadíssimos "rolling loans", ou sejam, os empréstimos que servem para pagar os anteriores e financiar mais necessidades... Assim tipo o que faz o estado que emite dívida para se financiar e pagar a dívida que estava a vencer.

Há aqui alguma critica aos benefícios do SLBenfica perante o trabalho feito com uma entidade financeira?! Nada... Parecem-me boas medidas de gestão.

O que é efectivamente questionável são os interesses bem mais vastos e abrangentes que o BES terá no futebol nacional e na influência de algumas situações que, invariavelmente, têm vindo a afastar o SLBenfica de vitórias desportivas, em beneficio da capacidade dos adversários de honrar os compromissos financeiros e/ou gerarem novas receitas para BES.

Igualmente questionável é, no contexto desta teoria, que a equipa de gestão da SAD pactue com esta situação sem apontar ao BES o caminho de fora do SLBenfica...

PS- já agora, quando é que Joaquim Oliveira deixa de ser accionista da SAD?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Em resumo,com um bolo destes ninguém renuncia, mesmo que tenha diabetes, dá as fatias aos filhos e netos...

    ResponderEliminar
  2. os bastidores atual do futebol portugues pena nao termos modo dele sair sera ???um benfica

    ResponderEliminar
  3. GB o oliveira é acionista da SAD do SLBenfica?

    ResponderEliminar
  4. Caro GB,

    O Vilarinho avançou com o BES por trás (se não fosse o Vilarinho era outro).
    Qual o objectivo?
    Ganhar dinheiro e ajudar - e ganhar tambem via - o amigo Joaquim Oliveira que lhes devia uma pipa (é reconhecido por ambos que, ao aparecer o JVA o JOliveira não faliu graças ao amigo Ricardo Salgado).

    Obriga-se a grandes garantias, qual a solução patrocinios (Adidas, BES, PT e o BES é accionista de referência) e direitos televisivos. Tem que ser tudo de longa duração por exigência das dívidas (ou se preferirmos, do BES).

    Depois veio o DSO para assegurar que tudo era cumprido e, é promovido a CEO!!!
    (o estádio existe há 10 anos – faz em Outubro – e continuamos a desperdiçar a receita do naming)

    Façam as contas de quantos árbitros estão ligados ao Grupo Espírito Santo?

    No antro até têm uma agência bancária!!

    Para terminar porque o eagle e tu tocaram nos pontos quase todos, vejam a diferença de tratamento.

    Já nem falo dos outros mas, os sapinhos tiveram um penalti não marcado. (depois de marcarem três golos em fora de jogo e não terem tido um penalti contra)
    É capa do Correio Manhoso, Diário de Notícias, A Bolha, o Reco-Reco e o Nojo.

    Nós lá também tivemos um penalti não marcado, sofremos um golo fora-de-jogo e...

    Abraço

    João

    ResponderEliminar
  5. E HOJE EM GUIMARÃES A ROUBALHEIRA CONTINUOU

    2 PENALTIS
    E 2 FORAS DE JOGO
    PARA GOLO

    GAMADOS AO BENFICA

    PS-QUEREMOS O GUIMARÃES VITAMINADO ASSIM CONTRA OS CORRUPTOS
    PARECIAM GUERRILHEIROS

    ESTE CAMPEONATO É UMA TRETA

    ResponderEliminar
  6. Este blogue está cada vez pior. As teorias da conspiração são cada vez mais estapafúrdias, não fazem qualquer sentido. Parem por favor senão ainda são internados em algum hospício.

    João Tó Ferreira

    ResponderEliminar
  7. É natural que o tempo às vezes nos mude a forma de ver o que nos rodeia.
    Há muitos meses (mais de um ano) comentei um post teu onde defendi aquilo que hoje vejo aqui estampado.
    A reacção/resposta do meu caro a esse comentário foi do tipo "isso são teorias de conspiração"!
    Benvindo aos que pensam que o sistema não fica à porta do S.L.B.!

    ResponderEliminar
  8. Carlos Barcelos21/1/14 14:00

    "PS- já agora, quando o Joaquim Oliveira deixa de ser accionista da SAD?"

    Eu esperava que este rapaz tivesse uma noção básica de negócio e de como funcionam os mercados.

    Uma accionista de uma sociedade em bolsa, só deixa de o ser quando alguém lhe comprar as acções. A empresa não tem o direito de lhe tirar essas ações.

    As acções de Oliveira (e até podia ter 10 ou 15 vezes mais) não lhe conferem qualquer direito ou lugar na administração.

    No passado houve um acordo para lhe comprar as ações por 5 euros. O Benfica fez muito bem em não comprar, pois na data limite elas valiam muito menos. Então Oliveira manteve as ações.

    Qual é o problema... será que o "expert" aqui do blog pode responder?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking