O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Alguns dos problemas que Jorge Jesus tem para resolver.

. 57 comentários

- Falta de solidez defensiva da equipa, quer nos processos quer na concentração. Levamos golos de toda a gente

- Poucas situações de golo quando comparadas com o tempo de posse de bola

- A inexistência de jogo exterior como remates de longe ou à entrada da área. Parece que só pode ser golo se entrarmos com a bola pela baliza dentro

- Ainda não ter decidido em quem apostará caso Matic se lesione, seja castigado(ou não fique)

- A tendência que tem em colocar jogadores fora da sua posição natural, e assim prejudicando o seu rendimento em nome da táctica do treinador, de que não abdica

- A fragilidade defensiva que Cortez ainda demonstra

- A posição de guarda-redes, perante a forma como Artur anda a ser queimado, em vez de olharmos para as falhas do treinador de guarda-redes 

- O modelo de jogo para a nova temporada 

- O verdadeiro impacto que a gestão do processo Cardozo possa já estar a ter no relacionamento treinador/jogadores. 

E a temporada está quase aí...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

57 comentários

  1. ATENÇÃO: A fim de se distinguir melhor cada comentário, os Anónimos devem assinar. Em 'Comentar como' opção: Nome/URL.
    Basta inserir o Nome, o URL é facultativo. Não custa nada e facilitamos o debate.

    ResponderEliminar
  2. Dois problemas para resolver: Vieira e JJ. Todos os outros serão fáceis depois destes resolvidos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses é que tem que ser resolvidos e depressa!!

      Eliminar
    2. E qual achas que vai ceder primeiro? Ou seja, achas que JJ 'levará' LFV atrás quando sair?

      Eliminar
  3. O JJ tem sérios problemas para resolver, o primeiro de todos é como planear e trabalhar uma época, uma tactica, uma forma de jogar sem saber com que jogadores conta. Vejamos, ter Garay na defesa não será a mesma coisa que ter Lisandro. Alterando a forma de defender, posicionamento, etc terá que se alterar o posicionamento a meio campo acho eu que sou um leigo sem pretensões a treinador. Imagine-se agora que o Matic está na iminência de sair, sem parecer haver substituto. Como planear assente em tantas incertezas? claro que o treinador pode e deve preparar a equipa para essas eventualidades mas não acham que são eventualidades a mais para só um treinador. Vale a pena falar do ataque?

    Eu não estou a defender o JJ mas alguém acha que o JJ não quer mais jogadores, alguém acha que o JJ não quis um médio centro e um defesa esquerdo o ano passado no natal? Lembram-se do embaraço ao receber e ter que inscrever para a Europa um brasileiro que nem na B jogou (Não me lembro do nome).

    Eu acho que o tempo do JJ e do LFV acabou no Benfica, acho até que o Moniz lidera um ataque ao poder por dentro(Chamem-me maluco que provavelmente é verdade que seja mas veremos se as coisas correrem mal nas primeiras jornadas o que acontece).

    Mas achando isto tudo, quero que o Benfica ganhe como é óbvio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou dos que acham que não se deve moldar o modelo de jogo aos jogadores. Há um modelo de jogo escolhido pelo treinador e os jogadores devem interpretá-lo. Seja fulano ou beltrano.

      Eliminar
    2. Provavelmente não me expliquei bem, o modelo de jogo vai ser o mesmo e o mais adequado ao Benfica e ao seu historial. Sem entrar em grandes especificidades tácticas, um 442 com um avançado mais móvel. O que quis dizer é que numa linha de 4 defesas e é isso que iremos ter com JJ o posicionamento individual e colectivo difere com as características dos jogadores como a velocidade, inteligência capacidade de antecipação, posicionamento, etc. Como é óbvio estas mudam de jogador para jogador e vão influir no posicionamento da defesa e logo no do meio campo. É uma opinião e não uma verdade absoluta, agradeço NSC por abrires a discussão.

      Parece-me que JJ está a tentar minimizar o mais possível os futuros rombos, testando soluções possivelmente mais adaptadas aos jogadores que poderão suprir Matic e Garay. No meio campo o treinador parece privilegiar a equidade entre os dois mais recuados não dando tanta liberdade ao Enzo e dando mais ao Matic. Possivelmente isto é apenas o reflexo de ter um dez(Djuricic e menos quando joga Markovic) que ocupa o espaço que permitia o Enzo o ano passado ocupar com a sua maior liberdade, ou pode ser um reconhecimento da qualidade de Matic e uma tentativa de lhe aumentar a influência no jogo. Não sei, mas poderá ser também uma forma de precaver a saída de Matic e o ocupar desse espaço por um jogador com características diferentes(Quer estejam já no plantel: Ruben Amorim ou André gomes. Quer seja uma possível compra).

      Havendo dois homens mais lado a lado, e atenção não estou a dizer que jogam lado a lado, e um terceiro a ocupar a zona 10 a equipa ganha mais um homem para pressionar e capacidade para pressionar mais alto por isso se tem visto JJ subir a linha defensiva para ajudar a esta pressão.

      É nestas incertezas que vive JJ e não se vai jogar com 3, 4 ou 5 defesas ou se muda de 442 para 433 ou 343. São estas escolhas que dependem das características dos jogadores e que não mudando a ideia que o treinador tem para a equipa obrigam a pequenas derivações que precisam de treino e de tempo para se tornarem normais.

      Eliminar
    3. Anónimo6/8/13 18:44

      DESCULPA DISCORDAR POIS EU PENSO QUE OS JOGADORES TEEM DE SE ADAPTAR AO MODELO DE REINADOR E NAO O MESMO AOS JOGADORES QUE TEM. CERTO'. DOMINGOS VIEIRA

      Eliminar
    4. Domingos Vieira primeiro que tudo não peça desculpa pois não tem razões para isso, tem todo o direito em discordar. Segundo, a minha opinião está, melhor ou pior, expressa nos dois posts anteriores. Com melhor ou piores exemplos tentei explicar o meu ponto de vista. Mas aqui vai mais um exemplo, embora haja mais alguns. JJ não vai mudar o esquema da época anterior, vai continuar a jogar com um avançado mais fixo e um mais móvel. O que vai mudar são o que estes emprestam ao jogo e o que o JJ pode pelas suas características modificar na forma de jogar da sua equipa e isso foi algo que sempre fez ao longo dos quatro anos e é isso que defendi que o preocupava e precisava de ser afinado.

      c

      Eliminar
    5. Rui, essa teoria sobre JEM é muito interessante. E se calhar não tão descabida.

      Eliminar
  4. - Falta de solidez defensiva da equipa, quer nos processos quer na concentração. Levamos golos de toda a gente.
    Apesar de ser um pouco preocupante os golos sofridos, devido à maneira como a equipa joga, é algo que com o tempo irá melhorar. Nenhuma equipa começa a época com os processos todos definidos/optimizados. Em relação à concentração, penso que não será um problema quando a época começar. Assim espero.

    - Poucas situações de golo quando comparadas com o tempo de posse de bola.
    O SLB tem marcado tantos golos como nas pré-épocas anteriores. Não me parece que esse seja um problema.

    - A inexistência de jogo exterior como remates de longe ou à entrada da área. Parece que só pode ser golo se entrarmos com a bola pela baliza dentro.
    Com certeza que terá de haver mais frieza na altura de rematar. Também tenho notado alguma cerimónia.

    - Ainda não ter decidido em quem apostará caso Matic se lesione, seja castigado(ou não fique).
    Isto será sempre um caso difícil, já que não há nenhum jogador no plantel ou disponível para o SLB comprar que seja um suplente de caras para o Matic.

    - A tendência que tem em colocar jogadores fora da sua posição natural, e assim prejudicando o seu rendimento em nome da táctica do treinador, de que não abdica.
    Isto não é um problema. A maioria das adaptações têm corrido bem ao JJ. E não interessa a posição que o jogar vinha jogando, mas sim as suas características. O melhor exemplo é o do Enzo.

    - A fragilidade defensiva que Cortez ainda demonstra.
    Espero que apreenda rápido. Já se nota alguma evolução. Mas claro que preferia alguém mais seguro. O caso do Melgarejo é muito estranho e não consigo entender.

    - A posição de guarda-redes, perante a forma como Artur anda a ser queimado, em vez de olharmos para as falhas do treinador de guarda-redes.
    Nunca achei que o Artur fosse o problema e continuo a achar isso.

    - O modelo de jogo para a nova temporada.
    O modelo já está definido, é o mesmo da temporada anterior. Só muda um pouco a forma de jogar do 2º avançado e pouco.

    - O verdadeiro impacto que a gestão do processo Cardozo possa já estar a ter no relacionamento treinador/jogadores.
    Isto é verdade. O processo está a ser muito confuso e mal tratado. Espero que isto não traga mau ambiente no balneário.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/8/13 16:01

    O problema vai ser se não ganharmos na Madeira, aí sim começam os problemas.

    Cumprimentos,

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mau começo será preocupante. Um bom começo talvez incuta confiança quer nos adeptos quer na equipa.

      Eliminar
  6. Anónimo6/8/13 16:32

    Não esquecer a necessidade assumida de fazer 70 milhões.. Se não está bem com os que estão, melhor não vai ficar. Pagar 4 milhões a um treinador traz alguns inconvenientes (isto se não houver necessidade de desembolsarem os 7 milhões).

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Muito gosta este carneiro de marra contra a parede. Cuidado...

      Eliminar
    2. Assumida pelo Record ou pelo Veiga? Se foi assumida por alguém do Benfica não vi.

      Eliminar
    3. Pedro,

      Veremos qual o valor. Mas nenhum clube português consegue fugir de ter que fazer receitas extraordinárias.

      Eliminar
  7. Anónimo6/8/13 17:20

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os comentários tem que ser identificados por 'user' ou assinados.

      Eliminar
  8. Anónimo6/8/13 17:28

    Este ano estou bastante apreensivo em relação ao que nos espera do nosso Benfica. Não consigo compreender esta gestão de recursos humanos que está a ser feita.

    Não consigo compreender como é que se está a comprar jogadores com qualidade muito dúbia vindos não sei da onde, gastando obviamente muito dinheiro, ao invés de fazerem apostas mais seguras e que possivelmente dariam frutos muito maiores a todos os níveis.

    Se existe uma formação, onde inclusive se investe nela comprando jogadores, por que razão os vendemos de seguida sem haver uma única aposta neles? O caso do Djaniny e/ou do Cafú por exemplo.

    Então quer dizer que a formação serve para formar e mandar embora, a título definitivo, jogadores como o Miguel Rosa por exemplo, sem lhes dar uma única oportunidade na equipa principal, nem que fosse na pré época, e colocar jogadores como Michel ou Farina a jogar de imediato?
    O David Simão outro caso igual.

    E o Nelson Oliveira não tinha lugar na equipa este ano porquê?
    Porque não mostrou o suficiente nos míseros minutos que atuou com a camisola do Benfica e já lá vai um bom tempo? Se não joga como é que mostra alguma coisa? Ou acham que se na época passada o Javi e o Witsel não tivessem saído hoje alguém ia falar do Enzo e do Matic?

    Contratámos o Pizzi, que é um bom jogador, para ser imediatamente emprestado?

    Não há explicação para o que está acontecer.

    Saudações Benfiquistas

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Santos, obrigado pelo teu comentário.
      Infelixmente o tema da formação é pouco valorizado por quem insiste em retirar valor ao jovem português. Valores recentes como Ronaldo, Nani ou Moutinho não inspiram ninguém a dar oportunidades a jogadores portugueses porque já têm que vir 'craques'.
      Se for um estrangeiro, já se aceita tudo. Esquecem ou ignoram é a verdadeira razão pela qual rodam dezenas de putos estrangeiros: comissões.

      Eliminar
    2. Esta discussão é engraçada, para quem tem a mania que o benfica devia apostar mais na formação só peço que me digam em que jogador que já deixamos sair é que devíamos ter apostado.

      O David Simão que até do Marítimo foi corrido tira o lugar a quem, ao Enzo, ao Djurici?

      O Nélson não é pior que o Rodrigo e o Lima? Para além que joga da mesma maneira que eles ou seja se vendermos o Cardozo e comprarmos mais um avançado, deve ser um para jogar mais fixo e não um avançado móvel como o Nélson.

      O Miguel Rosa tem algum dia metade da qualidade do Markovic, Gaitan, Djuricic, Ola Jhon, Salvio ou Slujemani? É que era no lugar de um destes que ele iria jogar....

      Que outros craques é que deixamos passar? O Danilo, o Mário Rui, o Roderick ou o Miguel Vitor?

      Se o Benfica não der opurtunidades ao Bernardo ou ao Cancelo aí sim estamos a desperdiçar talento, agora os jogadores que falei em cima? O Roderick, Miguel Vitor, Mário Rui e Miguel Rosa simplesmente não têm qualidade para jogar com regularidade no benfica. O Nélson preferiu rodar a lutar pela titularidade, o David Simão podia ser bom jogador se quisesse, mas tem tido problemas disciplinares onde tem andado e para além disso parece que é alérgico a correr o que para um médio centro é grave (o André Gomes é igual), já o Danilo preferiu sair do que renovar...

      Quando tivermos um jogador da formação em que não apostemos e ele brilhe noutro clube isso é grave, mas até agora isso não tem acontecido. Grave é por exemplo se o Oblack sair, esse sim poderia ser útil.

      Eliminar
    3. Caro Carlos,

      Em parte concordo com a sua visão porque de facto nenhum dos jogadores que mencionei e que o Carlos mencionou poderia agora, já, tirar lugar aos titulares atuais do Plantel, mas plo menos podiam ter tido uns minutos para provar isso.

      Porque quando falo na formação, falo em apostar nos nossos jogadores que "custam zero", como segundas hipóteses, ao invés de se comprar "charutos" ou jogadores excedentários, e poupar o pouco dinheiro para se comprar craques de verdade e/ou jogadores de topo com provas dadas, para onde de facto é preciso.

      Além disso, da mesma forma que se dá uma hipótese a um jogador que apenas fez uns minutos na época passada (ex. Michel), o mesmo podia ser feito aos que de facto jogaram com regularidade e qualidade (Ex. Miguel Rosa, considerado várias vezes o MVP da 2ª Liga).

      Então e o que dizer de Fariña? Quem é? Era necessário este jogador? É melhor que o David Simão? Não sabemos, eu plo menos não sei, nunca o vi jogar, mas ao David já.
      O treinador não o podia ter reinventado? Agora vai para o Arouca - "morreu"!

      O Nélson Oliveira não podia ser agora, este ano, também uma opção de recurso para o ataque? Ou vai ser o Djaló? O Cardozo sai, o Lima lesiona-se o Rodrigo apagado desde o jogo com o Zenit, como é que ficamos?

      Mais, o ano passado gastámos uma nota preta no Ola John, quando podiamos ter ficado logo com o Urreta, e poupado essa quantia milionária, e agora com tantos craques todos se atropelam...

      Por último, tudo o que diz no final é muito correto, mas ambos teremos de concordar que andar a formar jogadores para os vender aos clubes adversários não é uma boa estratégia. Bem como comprar para emprestar e vender de seguida.(algo cheira muito mal nestas negociatas)


      Saudações Benfiquistas

      Pedro Santos

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  9. Santo Tirso6/8/13 17:57

    Aguarda-se a definição final do plantel para a nova época,depois os jogadores escolhidos terão o devido escrutínio dos participantes do Blog.Todos nós temos um pouco de treinador,mas não será com a diversidade de opiniões que a equipa do Benfica renderá menos ou mais.
    Na altura certa e julgo que após um terço do campeonato jogado,se pode obter as análises individuais de cada elemento do plantel e as opções do treinador.
    Até lá boa sorte e trabalho é o que se pede,e também boas arbitragens dos homens do apito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom trabalho surge com preparação antecipada. Esperar pela abertura do 'melão' e ver o que ele dá é má política.

      Temos fragilidades de vários níveis e pouco está a ser feito para acautelar isso.

      Eliminar
  10. Anónimo6/8/13 18:38

    BRAVO. EXATAMENTE O QUE EU PENSO. PARABENS SHADOWS. BELO POST. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/8/13 19:18

    PARA POSTAR. PORQUE RAZAO OS CAMPEONATOS ESTAO PRESTES A COMEÇAR E NINGUEM SABE OU CONHECE OS RESPETIVOS PLANTEIS??? E. FORMAÇOES BENFICA B,ETC. POBRE INFORMAÇAO QUE O NOSSO CLUBE TEM!!!! DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, no outro dia tentei consultar a equipa B no site do Benfica e fui agraciado com a seguinte mensagem "Queres saber quem são? Fica atento ao site". Que raio de serviço é este prestado aos sócios?

      Eliminar
    2. Anónimo7/8/13 09:21

      OBRIGADO. INCRIVEL ESTA FALTA DE INFORMAÇAO. SO CONSEGUIMOS ALGUMA ATRAVES DE JORNAIS QUE NADA TEEM A VER COM O NOSSO CLUBE. CONTINUEMOS A OLHAR PARA O QUADRO NEGRO DO SITE ESPERANDO OS CAMPEONATOS COMEÇAREM. DOMINGOS VIEIRA

      Eliminar

  12. Em qualquer equipa colectiva devem existir no minimo dois jogadores para cada posição sem que a ausência de um diminua substancialmente o poderio da equipa.

    No Benfica os extremos tocam-se no meio.

    Para mim Artur nunca devia ter entrado no Benfica pois ou não tem nível ou então o caso ainda é mais preocupante. Sofreu golos que para mim são mais que frangos pois há lances muito compremetedores que só ele poderá explicar.

    Depois anda para aí uma boutade repetida à exaustão que está a fazer fé: Leio que o Artur precisa de concorrência e eu a lembrar-me

    O Saudoso Manuel Galrinho Bento teria concorrência ??? e será que precisava dela para ser um Enorme Guarda-redes, idem Preudhome e outros.

    Se Matic sair o recurso fica a anos LUZ.

    Outro caso bicudo é substituir Cardoso porque nem Lima nem Cardoso são pontas de lança puros.

    Portanto o problema está nos vertíces ligados pelo meio sendo que estes três são o baluarte de uma equipa de futebol.

    No entanto anda por aqui gente que na ânsia defender o indefensável ((personagens e não o Benfica)) fazem um esforço tremendo para conseguirem enganar-se a eles própios.

    É o não querer ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista Atento6/8/13 20:10

      ..." equipa colectiva "

      Mas há equipas individuais ?

      ..." lances muito compremetedores que só ele poderá explicar." ...

      Mas será que os lances compremetedores tem explicação ?

      ..." uma boutade repetida à exaustão " ...

      Mas "boutade", não é uma francesice, dita, brincadeira espirituosa e inconsequente?

      ..."Saudoso Manuel Galrinho Bento teria concorrência " ...

      O que é fez o Delgado durante 4 épocas seguidas no S.L.Benfica?

      Tenho a sensação que foi o presidente da INTEL que disse um dia ...

      " Só os paranóicos resistem " ... será verdade ?


      Eliminar

    2. Se não fosses pateta há muito terias verificado que o que escreves me é indiferente, nem leio.

      O teu nick engana-te.

      Faz um favor a ti próprio, faz como eu, não me obrigues a responder-te.

      Eliminar
    3. Benfiquista Atento6/8/13 23:02

      Oh Conde, isso do "não me obrigues a responder-te" tem a ver com os seus celebérrimos maus fígados ? - Vá lá, deixe-se de patetices,já são boas horas para calçar as pantufinhas, tomar a pastilhinha para dormir que nem um anjo, e vai ver que amanhã está como novo...

      P.S. Sabia que o seu "amigo" foi promovido a sacristão na paróquia da Carregueira, e agora até descobriu que tem o teatro no sangue e corre-lhe nas veias a alma de artista... Será que descobriram novo "António Silva"

      Eliminar
  13. O principal problema está nas laterais da defesa, e ao contrário do que toda a gente diz não é só na esquerda. Parece que é moda bater no Cortez quando ele não é tão mau como querem fazer crer. Pode não ser brilhante mas é muito melhor que o Emerson e superior ao Melgarejo. Pelo menos fiquei com essa opinião. Tem que melhorar o posicionamento defensivo mas a atacar safasse muito bem.

    O Maxi sinceramente preocupa-me tanto como ele, está constantemente fora do seu lugar a defender e sobe sem nenhum critério... Já o ano passado fez uma época horrível e este ano não parece estar melhor. Se o Sílvio voltar a ser o jogador que era antes das lesões é titular de caras.

    No último jogo ninguém falou muito mas quem enterrou foram os centrais, principalmente o Garay, mas no benfica tem-se a mania de não criticar certos jogadores. A culpa é sempre dos mesmos, o Cortez da defesa até não foi dos melhorezinhos.

    O Artur na minha opinião precisa de concorrência para estar sempre a top nos treinos. O Oblack deveria estar agora no plantel a disputar a baliza com o Brasileiro. Fala-se muito na falta de aposta na formação mas de todos os jovens que saíram do clube este era o único que me parece que tem potencial para ser um jogador importante no benfica.

    Quanto aos outros pontos só estou de acordo nas falhas defensivas, e na falta de um médio defensivo para o banco. O trinco suplente poderia ser perfeitamente o Airton que quando cá esteve mostrou qualidades, mas parece que anda de empréstimo em empréstimo até acabar o contrato. Já o ano passado tinha dado jeito.

    Acho que temos tido bastantes oportunidades, temos é falhado como contra o São Paulo em que na primeira parte tivemos pelo menos 4 claras.

    Os remates de longe é uma treta de velho do café, basta ver jogar o Barça que raramente remata de longe e é uma das melhores equipas da história.

    Não me parece que tenhamos adaptado ninguém esta pré época, parece-me que gravaste essa cassete em relação ao Jesus e agora a repetes com ou sem razão.

    Eu prefiro este modelo de jogo só com um avançado, tirando o Manchester todas as equipas de topo jogam assim, os jogos ganham-se no meio campo, onde o ano passado estivemos constantemente em inferioridade.

    Na questão do Cardozo parece-me que seria grave é se ele fosse reintegrado, isto pela forma como ele humilhou um colega em público, ainda á pouco o Miguel Vitor disse que o que ele fez foi das piores coisas que ele viu na carreira. Se a zanga fosse só entre ele e o Jesus era mais fácil reintegrá-lo, como aconteceu com o Amorim por exemplo, agora humilhar um colega em direto é daquelas situações que pode criar mau ambiente num balneário.

    Mas pronto nada como mudar a nossa opinião conforme o que nos dá mais jeito, dantes quando Cardozo marcava golos e jogava bem era um cepo, agora que realmente tens motivos para o criticar dás a entender que a culpa do que se passou é do Jesus ou da direção.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Se não me engano nos nomes não foi Luisão e Katsouranys ((é assim ??)) que quase andaram â estalada dentro do campo ?????

      E o que aconteceu????

      Foram condenados ao degredo como leperosos ????

      Eliminar
    2. São situações completamente diferentes, para já o desentendimento do Cardozo foi com um superior o que torna as coisas mais graves. O que achas que é mais facilmente desculpável numa empresa, um tipo que discute com um companheiro ou um que interpela o patrão com modos bruscos não chegando á agressão por pouco. Não adianta a volta que deem são situações distintas.

      Outro facto que ninguém se lembrou de referir é o seguinte: O Cardozo já pediu desculpa ao Jesus e ao André Almeida? É que segundo os jornais nunca mais se falaram, sendo assim como é que se pode perdoar alguém que não admite que errou...

      Mas para mim o principal e o que torna as coisas mais graves foi o desrespeito e humilhação pública a que o Cardozo sujeitou o André Almeida, se a discussão fosse só com o Jesus era muito mais facilmente desculpável do que o que fez Cardozo. Agora ele desrespeitou o treinador e os companheiros com a sua atitude. Nenhum jogador gostaria de ter um colega que questiona as decisões do treinador daquela forma.

      Mas mesmo assim se o Cardozo pedisse desculpa tudo até poderia ser perdoado, mas assim não me parece.

      De qualquer forma temos o Lima que ainda a época passada marcou muito mais golos que o Cardozo (descontando os penaltys), por isso não estou muito preocupado com a questão do ponta de lança.

      Eliminar
    3. Carlos, o que se diz nos jornais não serve para esta discussão.

      Nunca fui um apreciador do Cardozo e mantenho. Mas só quem não sabe o que é gerir pessoas é que pode pendurar o Cardozo num poste e condená-lo à morte.

      Se fosse um jogador medíocre, sem história no clube, era ir logo de patins. Agora um jogador como o Cardozo, e valioso financeiramente, o processo tinha que ser gerido de uma forma completamente diferente.
      Cardozo é um activo do clube. O seu valor tem que ser preservdo.
      Achas que se justifica que um processo disciplinar(se existe) ainda não tenha sido resolvido em Agosto?
      Se realmente a decisão é não manter o Cardozo no Benfica, porque não assumir que está à venda e fixar um valor razoável para um avançado pouco móvel e com 30 anos?
      Toda a gestão deste processo está errada.

      Eliminar
    4. Carlos

      Isto é tudo muito relativo, claro que censuro a etitude de Cardoso, mas o que se passou depois é que é grave e quase anedotico num clube como o Benfica.

      Depois a titude de Cardoso sendo grave não é razão para o condenar ao degredo e mesmo que Cardoso tivesse sido insignificante para o Benfica, estaria sempre acima de tudo o ser humano porque a forma como está a ser tratado é uma prática feudalista.

      Já que falas em patrões e empregados conto-te duas peripècias que se passaram comigo ainda antes do 25 de Abril:

      Tinha eu 20 anos e o filho de um patrão mandou-me à merda e eu despedi-me com justa causa contra a vontade da mãe dele que me veio pedir para reconsiderar o que não fiz. Não tinhas razão para o fazer.

      Com 23 anos e noutra empresa fui eu a mandar à merda um filho do patrão e um administrador veio ter comigo para lhe ir pedir desculpa fazendo-lhe eu ver que se o meu exagero era condenável a atitude dele não o era menos. Conclusão o pai dele informado, não por mim, nada me disse sobre o assunto e só não sei se não recriminou o filho.

      Como vês... a tua comparação não colhe porque há casos e casos e se até Eusébio criticou o Jejum...

      Eliminar

    5. Carlos

      AH, cá estaremos para ver se Lima este ano marca tantos golos como o ano passado (oxalá que eu me engane)) mas não esqueças que muitos marcou-os à pala do Cardoso e penaltis também marcou alguns mas dou de desconto os do Cardoso.

      A ver vamos ((mesmo que eu não queira))

      Eliminar
    6. Shadows, quando dizes que o que se diz nos jornais não serve para esta discussão referes te a quê em concreto?

      É que se estás a falar da discussão do Cardozo com o Jesus ter sido causada pela titularidade do André Almeida em função do Meljarejo, eu não soube disso pelos jornais, simplesmente vi na televisão os gestos que o Cardozo fez como toda a gente. Ele aponta claramente para o André como se vê nas imagens. Penso que sobre isso não há discussão. E isso foi o grave da situação, demonstrou perante todo o país que achava que um dos seus colegas não servia para o clube. Isto na minha opinião é das piores coisas que poderia ter feito.

      Não concordo também quando dizes que por ser um bom jogador com alguma história no clube deve ser perdoado mais facilmente que outro sem qualidade. Na minha opinião tem ainda mais responsabilidade pois tem 30 anos, não é nenhum puto sem cabeça.

      Sobre o tratamento público do caso não percebo as críticas, ele está suspenso pelo clube devido ao que se passou o que me parece correto, está também a ser negociado o que acontece nesta altura do ano. Os clubes ainda não se entenderam e portanto não há negócio. Ninguém se lembrou de dizer que o Fenerbache está nas pré eliminatórias da Champions, logo podem estar á espera do dinheiro da entrada para fazer o negócio.

      O benfica não pode assumir que não o quer se não perde-se muito poder negocial, também não o podemos reintegrar porque passávamos a mensagem para o plantel que a indisciplina era tolerada e que certos jogadores estavam a cima do clube. Isso nem Eusébio quanto mais o Cardozo.

      Por fim pergunto-te e ao conde como lidariam com o processo, perdoariam o Cardozo quando este nem parece estar arrependido do que fez? Para ser perdoado tinha que imediatamente no dia a seguir ter pedido desculpas em público a toda a gente como não o fez deve pensar que agiu bem.

      Sinceramente, este tema já chateia tinha mais piada falar do Djuricic ou do Markovic, dos buracos na defesa, etc.

      Quanto á qualidade futebolística do Cardozo, nunca achei que ele fosse bestial mas acho-o um bom ponta de lança. Dos melhores que me lembro no Benfica. Melhor que ele só o Lima e o Van Hoidjonk, mas tb não temos tido mada de extraordinário.

      Por fim quase aposto que sem o Cardozo o Lima ainda vai marcar mais golos, até porque começa ele a marcar os Penaltys...lol

      Eliminar

    7. Carlos

      Lidaria com isto com bom senso. Como explicas que agora jj já tenha vindo desvalorizar a questão.

      Depois não sabemos o que passou no balneário a seguir ao episódio.

      Mesmo desprezando a parte economica eu sou contra este tipo de justiceiros, que com pecados maiores, cortam logo a cabeça ao transgressor.

      Até concordo que Cardoso possa ter deixado de ter condições para continuar no Benfica mas a resolução do problema está a ser feita de forma escabrosa quando o jogador até tem mantido uma atitude de resguardo que é de louvar.

      Esta apologia de pessoas como jj e Viera selecionar os maus e os bons, quando eles tem pecados de sobra, condenando alguns ao Vale dos leperosos é re+ubgante.

      Acima de tudo há o ser humano.

      PS-Quanto as virtualidades de Lima e Cardoso é a tua opinião e eu aguardo para ver...esperando estar enganado.

      Eliminar
    8. @carlos entra claramente em contradição primeiro afirma “para já o desentendimento do Cardozo foi com um superior o que torna as coisas mais graves” para depois afirmar “Mas para mim o principal e o que torna as coisas mais graves foi o desrespeito e humilhação pública a que o Cardozo sujeitou o André Almeida” afinal o que é mais grave?
      Independente de qual delas ser a mais grave as duas situações já foram resolvidas dentro do clube em moldes que não prejudicaram nem o clube nem os jogadores nem o futuro dos jogadores no clube, vide caso do luisão/katsouranis e no caso Ruben Amorim.
      Ninguém aqui defende que o caso não foi grave ou que cardozo não deva ser punido o que se defende é que ele não seja simplesmente irradiado do clube como alguns defendem.
      Não percebo como para alguns o que cardozo fez ao jejum é irreparável e a sua reintegração impossível e depois temos o Ruben que fez o mesmo ou pior e agora esta integrado no clube qual é a diferença? E ninguém parece muito afectado com a sua presença.

      Eliminar
  14. Anónimo6/8/13 23:53

    Shadows, um parentesis que nada tem a ver c esta discussão. Já repararam que o anúncio da benfica tv tem a música da odisseia dos macacos. A parte em que o homem atira o comando é uma cópia do macaco a atirar o osso (vejam o clip). E no fim ainda perguntam "está preparado para a Odisseia?"
    Alguém tem um humor muito negro. Se isto n é gozar com a instituiçáo, não sei o que é.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carneiro, tu não és burro, és sim um enorme ignorante, porque a música faz parte da banda sonora do filme "2001 Odisseia no Espaço" foi composta por Richard Strauss,e é parte da faixa Opus.30 Also Sprach Zarathustra!

      Humor negro, teve o fdp do teu presidente quando disse um dia que tinha passado pela morgue e tinha lá visto a equipa do SLB.

      Palhaço !

      Eliminar
    2. Anónimo7/8/13 00:26

      Caro atirador furtivo, o filme odisseia no espaço retrata a evolução dos macacos ou hominideos se quiser ser mais científico. A parte em que o homem atira o comando, é uma cópia fiel de quando o macaco atira o osso, basta ver o clip se tiver dúvidas. Se acha que é uma boa ideia comparar um benfiquista a um hominideo, quem sou eu para dizer o contrário.
      Eu não estou a fazer uma crítica, estou só a constatar factos.

      Cumprimentos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
    3. Pedro, Já o Elvis entrava com esta música em alguns concertos.

      Eliminar

    4. Mas porque é que este carneiro não vai marrar com os seus amigos corruptos eles que ate adoptaram um Canal criado por um Benfiquista e que fica numa ruela dos arrabaldes dos arrabaldes.

      Eliminar
    5. Anónimo7/8/13 07:30

      Shadows, o que está em causa não é a música, mas sim a cópia fiel da cena do filme, substituindo o osso por um comando e o macaco pelo benfiquista. Se sou eu que estou a ver coisas peço desculpa, mas acho uma ideia ridícula e insultuosa. Nem o conde com a sua boa educação consegue ser assim.

      Cumprimentos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
    6. Carneiro, não tentes perceber Kubrick. É uma batalha perdida desde logo.

      Eliminar
  15. Caro Carneiro o que a cena do filme 2001 odisseia no espaço retrata é a evolução e libertação dos hominídeos através do controlo de matéria prima e o seu uso como ferramentas dando-se a evolução para a nossa espécie. O filme labora nesse erro, hoje sabe-se que não foi assim. O anuncio traça um paralelo de libertação (da sportv) e de evolução (Controlares o teu destino) que é ter a BTV deixando para isso de necessitar a ferramenta (Controlo d TV) visto ter atingido o ultimo estado de evolução.

    Quem fica melindrado por este anuncio ou é complexado ou pior, é lagarto ou adepto do CRAC(podia ter escrito só lagarto que ia dar ao mesmo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/8/13 07:26

      Continuo a dizer, a parte em que o homem atira o comando com a música de fundo, é uma copia fiel do filme quando o macaco atira o osso. Se este é o último estado de evolução, compreendo melhor o seu último parágrafo.

      Cumprimentos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
    2. Caro Carneiro, o ultimo estádio de evolução humana a que me refiro é ser Benfiquista e ter a BTV. Sei que percebeu o que eu escrevi mas preferiu ficar ofendido com o ultimo paragrafo que não passa de uma brincadeira embora ache que são complexos o que o preocupa nesse anuncio.

      Eliminar
  16. Adorei seu blog, estão de parabéns pelos os tópicos..

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking