O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um problema na baliza?

. 17 comentários
Pode-se dizer que o golo do Peñarol no jogo de ontem foi culpa de Artur? Não creio.

Podia Artur ter feito mais? Julgo que sim. Um guarda-redes de excelência teria chegado àquela bola, um remate em tudo semelhante ao de kelvin, e onde Artur me parece um nada deslocado em demasia para o poste direito da sua baliza e lento a fazer-se ao lance.

Já antes, numa outra bola chutada para si, Artur não saiu da baliza para a agarrar, e deixou que Garay corresse 40 metros com o adversário que marcava para cortar uma bola que um guarda-redes confiante teria agarrado facilmente.

Sou algum especialista na matéria para estar aqui a dizer onde deve Artur colocar-se? Evidentemente que não. São "feelings" pessoais, que valem o que valem, ou seja, muito pouco. O meu feeling é que Roberto - o flop - teria agarrado a bola de ontem e a bola do Kelvin. Mas se calhar não teria agarrado outras, poderão sempre dizer, e eu aceito.

Mas temos um problema na baliza? Infelizmente, temo que sim.

Não tanto pelo golo de ontem mas, pela linguagem corporal após o golo. Não creio, sinceramente, que Artur seja um guarda-redes com grande confiança nesta altura. E a confiança, meus amigos, nestas coisas é chave. Especialmente num guarda-redes. Chave para os adeptos e para a própria equipa.

Confiança é sinónimo de personalidade, é dar garantia de saber impor-se nos momentos difíceis, nos ambientes adversos. Confiança é não tremer! E Artur tremeu, infantilmente, o ano passado nos dois jogos contra o FCPorto, falhou com o Estoril, falhou em três dos jogos mais importantes da época! Artur parece afetado por saber que os adeptos já desconfiam dele. Eu desconfio, e julgo não estar sozinho neste sentimento!

Quero dizer com isto que devemos dispensar Artur? Arrumá-lo desde já? Evidentemente que não. Mas ajudá-lo nesta altura é também protegê-lo, e protegê-lo é ter um plano B para o caso das coisas não correrem bem ao número 1. Protegê-lo é não colocar nos seus ombros toda a pressão do sucesso da época. 

E o nosso Plano B é... Paulo Lopes, alguém que não foi contratado para jogar mas sim para fazer respeitar questões jurídicas de formação de planteis. Tivemos um caso semelhante com Roberto, que foi ficando, e jogando, e falhando, e chorando, e aguentando, porque no banco estava... Júlio César. E esse é um erro que não se pode repetir, não podemos não ter uma alternativa para a baliza, para o caso, repito, o caso, de Artur falhar. Oxalá não falhe, evidentemente.

E por isso já aqui me referi a Oblak. Oblak seria um número 2 perfeito. Porque poderia passar o ano inteiro no banco de suplentes sem reclamar, se as coisas corressem bem a Artur. Para ele seria sempre um passo em frente na carreira. Mas também porque teríamos no banco alguém motivado e pronto a agarrar uma oportunidade se ela surgisse. Não quer dizer que a agarrasse. Mas entraria com alma, com aplausos, com tolerância, com esperança, com fé, com perspectivas de futuro, com o apoio dos adeptos encarnados, e o da imprensa (Oblak goza de muito boa imprensa em Portugal), o que nestas coisas da bola são conquistas fundamentais. 

O contrário é Paulo Lopes, que lá está, pelos motivos já explicados, e a quem ninguém reconhece competência para ser o número 1 encarnado, salvo numa muito breve situação pontual!

Bem sei que Oblak desapareceu, até hoje ninguém no Benfica acha dever aos adeptos uma explicação, mas com Oblak ou sem Oblak, serei só eu a achar que o Benfica precisa de um plano B, de alguém que se esteja a preparar para agarrar a titularidade da nossa baliza, se e quando a oportunidade surgir?

Serei só eu a achar que neste momento a baliza é um dos pontos mais fracos da equipa, e que nem Paulo Lopes nem Mika parecem ser alternativas viáveis? 


P.S. Parabéns a quem teve olho para contratar Markovic. Após apenas três jogos particulares, arrisco-me a prever que vai ser um dos "grandes" do futebol mundial, e que baterá o record de transferências de um clube português. E com Jorge Jesus como treinador, não podia estar em melhores mãos. Muito, muito boa contratação!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. O Artur nao e um mau guarda redes mas tambem nao e um fora de serie mas parecia que nos dava garantias que Roberto nunca deu mas esta a vista de todos que a sua confianca esta em baixo.Eu tambem gostava de ter Oblak no plantel mas isso nao vai acontecer. Que saudades do Michel.

    ResponderEliminar
  2. Um grave problema mesmo. Nem foi pelo golo, mas Artur parece-me perturbado. A linguagem corporal dele, as reposições sem nexo da bola em jogo, tudo indica que Artur não está bem. Esqueçam Oblak. Vão buscar o José Sá que foi júnior do Benfica e foi despachado. Tem presença e classe. Quanto à idade...Casillas e De Gea tinham a idade dele quando foram lançados. Com a vantagem de ser português.
    Mas não é só na baliza que há problema. Rodrigo, já era. Lima sozinho não chega. O Benfica precisa URGENTEMENTE de um matador. E não estou nada optimista quanto a isto.

    ResponderEliminar
  3. Tenho confiança no Artur mas se ele se lesiona por vários jogos lá se vai mais um campeonato.

    Para mim há três problemas na construção do actual plantel:

    - a não inclusão do Oblak como alternativa viável ao Artur, já que o Paulo Lopes e o Mika não mostraram essa capacidade. o Mika o ano passado andou desmotivado e o Paulo Lopes foi uma boa opção para um ano.

    - a inclusão do Rúben Amorim, que não tem qualidade para ser titular nem suplente. Se não conseguiu assumir a titularidade no Braga e tem tido muitas lesões, quando for necessário ou estará lesionado ou sem forma... tal como tivemos o Carlos Martins.

    - a não contratação de um jogador que possa substituir o Matic e/ou o Enzo. o ano passado foi a grande falha e este ano pode voltar a ser. as alternativas são quase as mesmas. pelo menos parece que o André Almeida não terá de jogar nas laterais, mas falta saber se isso será bom ou mau. quando saiu o Javi e o Witsel pelo menos o Matic já tinha feito alguns jogos na posição.

    pelo menos houve a tentativa de reforçar as laterais.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo, mas só uma nota: o Markovic só estaria em condições de bater o record de transferência se não estivesse já prometido ao Chelsea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez a conversa do Chelsea? Ele assinou contrato com o Benfica por 5 anos. Se o Chelsea o quiser terá que pagar e bem.

      Eliminar
    2. Hertz o tempo do contrato é um mero pró-forma caso o acordo com o Chelsea seja real. Se ele assinasse só por um ou dois anos o Chelsea não precisava depois de pagar por ele não é?

      Com Ramires foi igual, parece-me. O brasileiro tinha um contrato longo.

      Eliminar
  5. Chegámos a um ponto em que qualquer golo que o Artur sofre, virá pelo menos um adepto dizer que foi culpa dele. E até a imprensa já anda "bater" no Artur. Na descrição do golo de ontem, o rascord escreveu que a bola lhe passou por baixo da mão, o que não é verdade.
    Em relação aos 2 remates (o do Kelvin e o de ontem) é preciso ver a potência, espontaneidade e colocação do remate. O remate de ontem foi ainda mais potente que o do Kelvin e ainda bateu no poste antes de entrar. Se o Artur poderia ter feito mais? Se calhar podia mas não deixam de ser 2 enormes remates super colocados que, caso o Artur não andasse debaixo de alguma contestação, ninguém comentaria.
    "O meu feeling é que Roberto - o flop - teria agarrado a bola de ontem e a bola do Kelvin." Será? Lembro-me por exemplo da bola do Hulk que fez o 5-0. Não seria esse remate bem mais alcançável do que estes 2? (e nem vale a pena falar no resto...).

    O Artur está em baixo em termos de confiança? Então mas como é que um jogador ganha confiança? É jogando, é voltando a fazer as coisas bem e também tendo a confiança dos adeptos e treinador. Não é como na 1ª jornada da época passada em que no jogo com o Braga o Artur errou um passe com os pés e ouviu-se logo um coro de assobios. Não é o único que anda com falta de confiança. Veja-se o Rodrigo por exemplo. Tenho confiança de que ambos ultrapassarão este momento menos bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hertz,

      Tudo certo na tua análise, excepto:

      - A pressão não se pede nem se manda embora. Aprende-se a viver com ela. Se o Artur anda a falhar por causa da pressão dos adeptos ou dos jornais, só prova que não serve para o Benfica.

      - Ninguém está a dizer que o Artur não serve. Está-se somente a dizer que os sinais actuais não são bons, e que talvez seja bom um plano B, para o caso do A falhar. Artur continuará a ser o número 1 mas, se falhar, o Benfica não para por causa disso, porque há alternativa.

      - A confiança não se ganha apenas jogando e merecendo a confiança do treinador. Isso só é verdade quando fazemos o nosso trabalho bem. Quando o fazemos mal, e somos obrigados a jogar ( e a errar) consecutivamente (porque não há outro), só agrava o nosso problema.

      - Grave aqui é não aprender com os erros nem perceber os sinais. Os sinais do Roberto também começaram logo na pré-época. Mas ninguém ligou, nunca houve plano B, e a época foi o que foi.

      Vamos cometer o mesmo erro outra vez?

      Eliminar
    2. Não aprender com os erros é o maior pecado capital da Direcção de LFV.

      Eliminar
  6. Oblak era uma carta fora do baralho desde o início. JJ fez questão frizar bem isso. Para além do titular Artur temos dois guarda-redes da "cantera", um muito experiente e outro muito jovem. Até aqui nada de novo. Fala-se agora muito no Sá mas parece que se esquecem que o Mika foi considerado o melhor guarda-redes do mundial de sub-20 em 2011.

    ResponderEliminar
  7. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO25/7/13 23:39

    redmoon
    assino por baixo

    os problemas do Artur são dois
    -fraco com os pés
    -e lento a reagir, ou a ir ao chão
    (falta-lhe rins e velocidade de reação)
    porque ´tem estrutura corporal pró pesadão

    não é felino
    porque para ser felino deveria
    ser mais magro, mais franzino, mais leve

    pró pesadote, e com idade
    é tudo ao contrário do levezinho jovem

    com Helton, (mais elástico)
    tinhamos sido campeões.
    safava o auto-golo do maxi nas antas
    e safava o golo do Kelvin

    Com O elástico Bento
    eramos tricampeões

    Rui Patricio era bem vindo ao Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem "com H (...) tínhamos sido campeões" nem com três deles, porque quem escreve no quadro, quem decide, é a Situação. Nem com "o elástico Bento" nem com o José Henriques nem com o Preud'homme nem qualquer outro GR. Deixemo-nos de sonhos e de fantasias. Só com um atacante que dispare (remates) contra a Situação.

      Eliminar
  8. Águia Preocupada25/7/13 23:43

    Já nos últimos jogos o Artur demonstrou alguma intranquilidade. Inclusive no jogo da final da LE não esteve bem. Aliás, a diferença entre a vitória do Chelsea e a nossa derrota, foi precisamente o guarda redes...
    Não sei como se pode resolver esta questão. Artur é bom guarda redes, mas algo se passa. Deveria ter maior concorrência para não ficar à mercê de criticas que em nada o favorecerão e por tabela, prejudicarão o Benfica!
    Lembro-me do Roberto e de quão instável jogava a nossa defesa com um guarda redes que não lhes oferecia segurança. Mas a direcção é soberana e pelos vistos todo poderosa e todo sapiente... Saberá como resolver!

    ResponderEliminar
  9. Estou de acordo com o post, mas carregar-lhe-ia mais as cores. Para um Benfica de entreter a populaça o Artur defende-se. Mas para um Grande Benfica, um grande Benfica europeu, o Artur não serve. Mas então o Paulo Lopes, santa paciência, esse é que não. Nunca! Parece que lhe basta estar presente para cumprir, não é preciso fazer o papel dele, género George Clooney do futebol a olhar para a cena mas representar... Reparem que, a cada remate, reaje quando a bola já passou por ele: "Olha..." Ponham-no nos jogos das taças e verão até onde chegamos. Venha o Mika, o Muka, o Luka ou o Puka, o Tiko ou o Teko, qualquer um, mas nem Paulo nem Artur.

    De resto, a equipa está bem e recomenda-se. Nos jogos com o Seportem e o Peñarol ficou bem claro — para quem lê um livro sem ter visto nenhuma sinopse — que temos equipa DE SOBRA para ficarmos novamente a 16 pontos à frente da dona comadre, como na época passada.

    Concordo com a análise sobre Markovic, mas acho também, e sobretudo, é que o Djuricic vai fazer carreira num Barcelona não tarda nada (apontem aí o que eu digo).

    ResponderEliminar
  10. Alguns acham que se anda a bater de mais em Artur... No meu ponto de vista temos sido brandos. O Artur foi decisivo pela negativa na época passada com a agravante que esta época está sem a tal confiança.. Bola nos pés do Artur é um susto, os colegas até pensam 2 vezes antes de lhe passarem a bola e onde ele era melhor(dentro dos postes) tb ai já teve melhores dias. Por muito menos o Quim foi despedido!!! Na minha opinião o Artur não era o Guarda redes titular esta época. Fica aqui o registo escrito para depois mais tarde me lembrar.
    Ps: Oxalá que eu esteja enganado e o Artur me surpreenda.

    ResponderEliminar
  11. Oblak desapareceu?

    Fez ele muito bem, burro seria ele aceitar ir pró benfica para ficar sentado!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking