O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lição de humildade

. 40 comentários
Como havia previsto a quente após o jogo com o Estoril o Benfica perdeu no Dragão. Uma previsão que me custou muito ver concretizada mas que veio apenas confirmar a realidade estatística do Benfica contra o Porto naquele estádio.

Se existe algo que muito benfiquista tem que aprender com o jogo de ontem é que é essencial ter humildade. E esta é uma lição que o mais simples adepto até aos membros da Direcção têm que aprender.
Na 6ª-feira apanhei um táxi conduzido por um sportinguista ou portista que vinha completamente desvairado e passou metade da conversa a zurzir nos colegas de trabalho benfiquistas - que o Porto os ia calar no dia seguinte (eu não dei seguimento a conversas sobre bola senão ainda me chateava com o homem e falei sobre assuntos mais consensuais como malhar no Coelho e Gaspar e sobre o tempo).
No entanto, esta situação levou-me a reflectir sobre como muitos benfiquistas vivem o Benfica. Muito sinceramente, eu sou benfiquista mas não me gabo do clube. Prefiro guardar os foguetes para quando há motivos para festejar e não gosto de esfregar na cara de amigos e colegas de outros clubes as "glórias" do meu clube. Acho que é por causa disso que se criam ódios e sentimentos primários contra o clube. Prefiro viver as alegrias do Benfica com quem partilha essas alegrias do que me rir da miséria alheia.
Acordei para a realidade de que muitos benfiquistas (especialmente da zona de Lisboa) não vivem assim o Benfica e pura e simplesmente adoram esfregar na cara dos outros o seu "benfiquismo". Esta atitude é pervasiva e vai desde o mais simples benfiquista até ás altas esferas do clube. Basta ver os festejos totalmente descabidos por parte da equipa técnica e membros do clube após a vitória na Madeira. O campeonato não tinha acabado na Madeira e pelos vistos só acordaram para essa realidade anteontem.

O que me interrogo é de onde vem esta atitude?
Nos últimos 20 anos existe razão para esta fanfarronice depois das repetidas humilhações a que o Benfica foi submetido? Não chegaram estes vinte anos para ganhar alguma humildade??

O Benfica actual não passa de uma caricatura do Benfica de outros tempos. Um Benfica que em 50 anos de história garantiu 9 finais europeias e ganhou três (contando com a Taça Latina). Esse Benfica atingiu esse patamar não com gabarolice, fanfarronice e pavoneando-se nos bons momentos e escondendo-se nos maus mas com uma atitude de conquista, de não contar com as vitórias antes dos jogos estarem jogados.
O que ficou desses tempos infelizmente foram apenas os troféus na vitrine porque a atitude e a postura humilde e trabalhadora para os alcançar - aquilo que verdadeiramente definia o Benfica - perdeu-se.
Claro que eram outros tempos. Tempos em que quem governava o País era um senhor tétrico que incutia nos portugueses que as melhores qualidades eram a modéstia e a frugalidade ao mesmo tempoque estagnou o País no tempo. Mas nessa época, o português era humilde mas sabia que tinha que trabalhar para sobreviver e alcançar o sucesso - estender a mão e pedir subsídios á Europa não era uma opção.

Muita coisa mudou no Benfica desde então, já atravessámos o nosso calvário e o clube está a caminho da recuperação. Mas para completar esse processo falta uma qualidade essencial: humildade. Assumir que todos os adversários são um Cabo das Tormentas á espera de ser ultrapassado e não um simples cruzeiro de verão pelo Mediterrâneo. E essa atitude tem que vir de cima. Luís Filipe Vieira é uma pessoa que subiu a pulso na vida. E essa subida não foi alcançada com gabarolice e a pôr a carroça á frente dos bois. Logo, não esqueça de onde veio e do que teve de suar para chegar onde chegou. Implemente esse espírito de sacrifício no clube porque é isso que está a faltar para darmos o salto.
Acima de tudo ensine isso a quem está na estrutura e pensa que o Benfica é rei do futebol português por legítimo direito. Não é. O Benfica era o clube mais ganhador porque era quem mais lutava pelas vitórias mas esse espírito morreu com os anos 80. Para o Benfica voltar a ser grande é necessário que volte a ser humilde.

Edit. Caros leitores o facto de não haver humildade no Porto é fácilmente justificável: eles ganham títulos.
Nós não temos títulos que justifiquem a basófia que tanta gente, da Direcção a adeptos e sócios demonstram.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Ora nem mais. Sobretudo para muita gente da estrutura. OS jogadores têm estado bem, mas há muita gabarolice de gente que por ali anda.

    ResponderEliminar
  2. a direcçao é com+posta por bananas que nao se conseguem controlar quando veem um titulo a vista , proprio de que se contenta com pouco e esta habituado a perder , depois aqueles adeptos que pintam o marques e reservam tudo pra festa sem nada garantido tmb sao uns imbecis , este campeonato estava no papo nao fosse imbecis como membros da direccçao , jj , carlos martins e uma boa parte de adeptos , ate o vitólo rena com o benfica , epa dediquem se a pesca , mas que nao entre o porto senao estamos fodidos .
    eu gostava de saber se o presidente e o treinador nao teem vergonha das humilhaçoes q passam , fodase é preciso ser muito banana .

    ResponderEliminar
  3. No porto chama-se Ambição!
    No Benfica o mesmo dá-se o nome de Falta de humildade!

    tá certo...

    JB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi ninguém ambicioso fazer festas antes do tempo.

      Eliminar
    2. O fcp não festejou no sábado???

      Eliminar
    3. Nem mais Pedro. Mas concordo com o geral que aqui foi dito.. Mas não diz respeito só aos Benfiquistas.

      Eliminar
    4. Ora nem mais Pedro. Concordo com a generalidade do que foi dito, mas não apenas para os Benfiquistas.

      Eliminar
    5. Nunca vi ninguém do Porto a pôr faixas de Reservado nos Aliados como certos benfiquistas fazem no Marquês.
      Isto apesar de dominarem o futebol português através do putedo e corrupção.

      Eliminar
  4. Excelente análise.

    Permite-me que acrescente algo.

    "O que me interrogo é de onde vem esta atitude?
    Nos últimos 20 anos existe razão para esta fanfarronice depois das repetidas humilhações a que o Benfica foi submetido? Não chegaram estes vinte anos para ganhar alguma humildade??"

    Fazendo um pouco de advogado de defesa, acho que a fanfarronice foi originada como uma espécie de defesa face ao período negro do nosso clube. Não há títulos, temos de nos defender de alguma forma. Penso que é muito por aí, é como uma carapaça de defesa. O pior cego é aquele que não quer ver.


    "O Benfica actual não passa de uma caricatura do Benfica de outros tempos."

    Na mouche. Concordo plenamente. Vários blogs transmitem a mesma opinião (o redpass e o ontem, por exemplo. Mas há mais.), mas são sempre enxovalhados por outros Benfiquistas quando o fazem. É a tal carapaça. Parece que não se pode ter espírito crítico. Quem crítica é logo porque não é Benfiquista, ou é contra o presidente, ou o treinador, ou outra porra qualquer. Estamos todos a puxar para o mesmo lado, carago!

    Depois há outra coisa. Acho bem isso dos vídeos da motivação, o avião, essas coisas todas. Mas os jogadores e a equipa técnica têm de perceber que têm de corresponder com vitórias. Vitórias! Os quases não é para nós, não pode ser para nós!

    Tem de haver por parte dos adeptos cultura de exigência, cultura de vitória. Há que ser mais firme, mais incisivo, mais exigente, mais Benfica à antiga! Não estou a dizer para ser violento, isso é para outra gente, mas ser firme, exigir ganhar, começar a construir no seio da massa adepta uma cultura de exigência máxima e não o "eu amo muito o meu clube, se perder está tudo bem na mesma, já fizemos muito." Caramba, que raio de mentalidade é esta? Não pode ser.

    Comparando directamente os dois clubes, o porto é como um filme de acção, o Benfica é uma comédia romântica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem gostar de fimes de acçao, tem bom remédio, é optar.

      Eliminar
    2. Nem me vou dignar a responder-te.

      Eliminar
  5. A humildade que o Porto tem? "Vamo-vos fazer sofrer como cães". "No dragão perdem de certeza", "O Benfica é isto: pontapé para a frente e Cardozo", "o Benfica está sempre muito forte mas depois o Porto chega aqui e ganha sempre", "no dragão serão esmagados", "o Porto será campeão" (declarações de Vitor Pereira, adeptos, comentadores e jogadores). É desta humildade que estavas a falar? Achas mesmo que foi por isso que perdemos 5 pontos em 2 jogos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é falta de humildade. Estão em segundo com possibilidade de chegarem-se á frente, são ganas de vencer.
      Estivessem á frente e o Benfica a dois pontos seria exactamente o mesmo. O Benfica não sabe ser líder.

      Eliminar
  6. Acham normal o Nacional estar a perder em casa 3-0 aos 2o minutos e estar a jogar com 3 juniores contra o Porto??? Acham isso normal caralho? E depois esse Nacional vai ganhar a Braga fazendo com que o Paços não precise do último jogo? Falem mas é disso foda-se porque senão todos os anos será a mesma coisa. E depois a culpa é da falta de humildade? Tenham paciência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depois, só acaba domingo.

      Eliminar
    2. Frank, concordo com o dizes mas temos de ser mais humildes. O Benfica jogou o seu melhor sempre que disse que era pensar apenas no jogo seguinte e que foi apenas mais uma vitória. O Benfica empatou dois jogos em casa desde que assumiu que agora era a carne toda no assador... E devia ter mantido-se humilde.

      Quanto ao que dizes... isso é o que eu acho que falta mais ao Benfica. O Benfica é roubado e vem toda a gente dos outros clubes dizer que é favorecido. Ninguém questiona o Vítor Pereira sobre a sua fantástica táctica de jogar com dois guarda-redes em 3 jogos diferentes... Ninguém do Benfica questiona isso mesmo. Ninguém do Benfica questiona a atitude de algumas equipas (ou melhor, não sei porque é que o Jorge Jesus não continuou a fazer, porque eu sei que ele fez).

      Quanto à nossa humildade... falta, mas não foi por isso que perdemos. Temos um presidente mais agarrado ao poleiro do que está de olhos abertos. Os jogadores do Benfica deviam ter sido todos multados depois do que fizeram na Madeira. Os jogadores do Benfica deviam ter ficado calados antes do jogo deste fim-de-semana. Da mesma forma que hoje o presidente devia vir falar a defender o grupo de trabalho da melhor maneira possível.

      O Porto arranjou forças porque toda a gente passou a mensagem de que era injusta liderança do Benfica: isto faz com que eles acreditem que são melhores. Nós não temos ninguém que defenda esta equipa das manhas deles, e este ano tivemos a faca e o queijo na mão excepto depois do jogo contra o Sporting. Foram as mãos, os penalties contra a Académica... foram os jogos do Porto contra o Setúbal e o Nacional. Foi o jogo na Luz (que eles deviam ter dois expulsos antes dos nossos e eles vieram dizer que foram roubados...). Enfim... 100 oportunidades.

      Não digo que seja o Jorge Jesus a dizer isto. O presidente só devia falar de vez em quando. Mas alguém (comentadores nos programas de lixo como o trio de ataque, alguém ligado à direcção mas não o presidente, treinador ou jogadores). Antes do jogo com o Sporting o Benfica só devia dizer: isto devia ser o jogo do título por isto, aquilo e acolotro. O Benfica devia ser já campeão se um certo clube não andasse a jogar com 2 guarda-redes... tudo isso.

      A luta pelo campeonato foi difícil porque os nossos jogadores lutaram com tudo para verem os seus méritos esmagados pela comunicação social depois do jogo contra o Sporting... Aquilo que devia ser a festa do futebol ficou um desespero em todos para dizer "finalmente" porque estão sozinhos, porque estão nunca guerra injusta... e nada.

      É por isso que o Benfica perdeu o campeonato nos últimos dois anos. Nós somos roubados e eles dizem que fomos favorecidos até toda a gente acreditar. Eles são favorecidos e nós deixamos que todos digam que eles são bons e que são uns justos campeões.

      Eliminar
    3. Frank,
      Se o Benfica tivesse feito o seu trabalhinho como deve ser - ganhar ao Estoril ou, mesmo que não tivesse ganho, empatar no Dragão - o Porto bem podia tentar todas as manobras e mais algumas como as que sugere (uma tremenda patetice, já agora). Já chega de imputar sempre as culpas aos outros. Isto está a acontecer porque pensámos que estava feito no momento em que o árbitro apitou para o final do jogo nos Barreiros. Não estava.

      Eliminar
  7. excelente post!
    Diferença dos meus amigos do foculporto de discurso mesmo após de vencer o BENFICA..."ainda não ganhamos nada!", é esta merda, é os reservados que já me metem absoluto NOJO, é as conferencias de imprensa em momentos imoportunos, é as festinhas, é o catano, eu sinceramente, sou do Norte e não me revejo minimamente nestas atitudes de PAPALVOS, eu quando ganhamos ao Fener passados 5 mns já tava a mudar o chip, os artistas que estavam a sair dos estadio, 99% já diziam que íamos dar 3 ou 4 ao Chelsea... caralh*s lá para esta gabarolice!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ora nem mais,com esses exemplos só vamos dando mais moral aos adversários e vontade de vencer e tentar vencer a todo o custo e quando digo todo o custo sabem bem o que é..até os clubes e árbitros se juntam contra os exemplos que referiste.
      Para quando uma postura acertiva,incisiva e determinada?

      Eliminar
  8. Concordo em absoluto com o Frank. A culpa de "tudo" é sempre "nossa". Temos de ser perfeitos? Mas não isso é o epítome da falta de humildade?

    Eu humildemente já prometi uma ida a pé a Fátima se o muito humilde clube de Paços de Ferreira nos der a vitória no campeonato.

    ResponderEliminar
  9. Cultura é o resultado acumulado de um comportamento repetido. Em 2009/2010 reservaram a Rotunda da Boavista, foram ao Dragão e perderam. Ainda assim foram campeões. Dois anos depois reservaram o Marquês e perderam. Este ano reservaram o Marquês e perderam. Presidente que fala sempre próximo, mas crucialmente ANTES de ter ganho seja o que for. É este o comportamento repetido, é esta a cultura.

    Sempre que o Pinto da Costa vem prontamente responder a público, mandar bitaites de ironia e tudo o resto, o Benfica fica calado. Eles falam, nós ouvimos, supostamente porque somos superiores. Eles falam, nós ouvimos. Quando resolvemos falar, eles vencem. É este o comportamento repetido, é esta a cultura.

    Para mudar de cultura, das duas uma, ou mudas de comportamento, o que não se tem visto - todos os anos é o rolo compressor, é o estamos nas 3 frentes, é o somos muito fortes e no final é o perdemos tudo - ou mudas quem lá está para quem tenha o comportamento que procuras. O problema, é que quem lá estar não quer sair.

    ResponderEliminar
  10. Os portistas após o jogo de sábado até vieram para a rua festejar. O Frank também referiu várias das declarações vindas daquelas bandas que reflectem bem a sua "humildade". Para quem fala dos festejos contra o Marítimo vão ver como o Porto festejou quando ganhou na época passada no AXA e o título ainda não estava decidido.
    Do Sporting vi adeptos a dizer há 2 anos que a luta com o Porto pelo título ia ser renhida e que o Benfica nem sequer entrava nessa equação. Vi o vice deles a dizer que passado 2/3 anos os adversários do Sporting seriam não Porto nem Benfica mas sim Barça e Real. Para além disso andam sempre com aquela frase em tom altivo e superior "somos um clube diferente".
    Mas pronto, depois o Benfica é que é arrogante e tem falta de humildade.

    ResponderEliminar
  11. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO13/5/13 14:30

    ""Moyes não quer Vítor Pereira no Everton

    Artigo O treinador do FC Porto termina contrato no final desta temporada e, mesmo que seja bicampeão, não é certo que continue no comando dos azuis-e-brancos.

    Depois de rescindir contrato com o Everton para treinar o Manchester United, David Moyes terá deixado indicações sobre quem deveria ser o seu sucessor.

    Vítor Pereira, treinador do FC Porto, tem sido um dos nomes mais falados nos últimos dias para ocupar a vaga de Moyes nos "Toffees". Mas, de acordo com o "Daily Star Sunday", o ex-treinador do Everton terá indicado Phil Neville para o seu lugar.

    O defesa do Everton, de 36 anos, termina a carreira no final desta temporada mas já fez saber que quer continuar a jogar.

    Mesmo assim é o preferido de Moyes para ocupar a vaga de treinador, apesar de Vítor Pereira continuar a ser hipótese"""

    MAS QUEM É O VITOR PEREIRA????

    QUEM GANHOU O CAMPEONATO

    FORAM AS EQUIPAS MANSAS
    FEITAS DE BANDALHOS COBARDES

    FORAM AS MALAS E MALINHAS
    COM O RESPECTIVO KIT DA TOSSE

    FORAM OS XISTREMAS APINTADORES

    E FOI UMA VACA LEITEIRA
    DE SORTE PROTEGIDA PELO DIABO
    (nos dois jogos com o Benfica
    houve golos que só acontecem
    uma vez na vida)

    vitor ou qualquer outro treinador
    ou mesmo um banco ou mesmo ninguem

    tambem são campeões

    perguntem ao xistrema que ele explica


    ESTE CAMPEONATO
    FICARÁ CONHECIDO PELO CAMPEONATO

    DO XISTRA
    DEU E TIROU PONTOS
    QUE AGORA FAZEM TODA A DIFERENÇA

    ESTE CAMPEONATO
    FICARÁ CONHECIDO PELO CAMPEONATO

    DO XISTRA
    DEU E TIROU PONTOS
    QUE AGORA FAZEM TODA A DIFERENÇA

    ESTE CAMPEONATO
    FICARÁ CONHECIDO PELO CAMPEONATO

    DO XISTRA
    DEU E TIROU PONTOS
    QUE AGORA FAZEM TODA A DIFERENÇA

    ResponderEliminar
  12. Frank isso é conversa que não lhes convem..não alimentes mais esta conversa ja que vais passar sempre por mau da fita..

    Venceremos amigo!

    JB

    ResponderEliminar
  13. Pedro Ribeiro13/5/13 14:46

    É tudo certo, falta afinar esses detalhes. Apesar de muita coisa ter melhorado, ainda há trabalho pela frente. No entanto, não devemos esquecer outras coisas. O Benfica acumula nestas duas semanas um conjunto de decisões. É bom, mas a cabeça dos jogadores deve estar a fervilhar: cada jogo, desde o Estoril, carrega a pressão de todos os jogos que faltam jogar. É difícil para qualquer clube gerir tamanha ansiedade e expectativa. Quando Jesus fala de época de sonho, antes das decisões, pretende no fundo retirar pressão de cima dos jogadores. É importante ter mentalidade ganhadora, mas também não devemos deixar de descontrair, relativizar as coisas. Fazia-nos falta um presidente e outras pessoas lá dentro menos sisudas, pessoas que soubessem brincar, mandar umas piadas, desanuviar a coisa, nestes momentos. Lembrem-se que os corruptos, no ano em que ganharam a primeira LC, não foram campeões nacionais. Nos outros títulos europeus, o campeonato já estava decidido no natal. Pinto da Costa sabe isto: não há glória europeia se o a decisão no campeonato se intrometer. Os corruptos nunca viveram um momento como este que o Benfica está a viver e que é igual ao que o Sporting viveu em 2004/2005. E lembrem-se ainda do Bayer de Munique: este ano, resolveu o campeonato cedo, geriu o plantel descontraidamente até agora, aprendeu com os erros. Não sei se será campeão europeu, mas creio que tem mais possibilidades de o ser neste ano do que tinha no ano passado.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde benfiquistas, alguém me vende dois bilhetes para o jogo da final da taça de portugal?

    ResponderEliminar
  15. Falta de humildade? não me parece.... pelo menos dos dirigentes e da equipa não vi falta de humildade nenhuma, já dos adeptos concordo, mas isso é igual em todas as equipas nãp é só no Benfica. Encarem a realidade a equipa e o seu treinador em 1º lugar, falhou, falhou clamorosamente, não própriamente neste jogo com os corruptos, mas sim em casa contra o Estoril, o JJ é isto, falha sempre nos momentos decisivos essa é a verdade, continua a não rodar a equipa convenientemente, e continua a ter medo quando defronta os corruptos. Os jogadores chegam normalmente ao ultimo terço do campeonato de rastos, vá que este ano a coisa melhorou, como vamos continuar com ele (O vieira já confirmou) só espero que continue a melhorar. Quanto ao Nacional e outros quejandos, ñem vale a pena falar, porque são questões que não controlamos e só servem para desviar atenções. São 2 anos seguidos a entregar o titulo aos corruptos, mas apenas nos podemos queixar de nós própios.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Grande post!! As perguntas que faço a mim mesmo...
    "O que me interrogo é de onde vem esta atitude?
    Nos últimos 20 anos existe razão para esta fanfarronice depois das repetidas humilhações a que o Benfica foi submetido? Não chegaram estes vinte anos para ganhar alguma humildade??"
    Rapidamente chego a uma parte das perguntas e vem-me á cabeça um aldrabão "Luis Filipe Vieira"!! Andamos á 13 anos nisto, ouvimos palavras escritas por outros carregadas de populismo sempre que aparece em publico!! O pior é a parte financeira que o clube tem, E NINGUÉM ESTÁ PREOCUPADO NINGUÉM SEQUER AQUI FAZ UM POST DIGNO DE SER DEBATIDO SOBRE O QUE PODE SER O SLB SEM A CARA DE LFV NOS BANCOS!! Andamos sempre a malhar no Sporting e nunca pensamos que estamos pior do que eles...

    "Acordei para a realidade de que muitos benfiquistas (especialmente da zona de Lisboa) não vivem assim o Benfica e pura e simplesmente adoram esfregar na cara dos outros o seu "benfiquismo". Esta atitude é pervasiva e vai desde o mais simples benfiquista até ás altas esferas do clube. Basta ver os festejos totalmente descabidos por parte da equipa técnica e membros do clube após a vitória na Madeira. O campeonato não tinha acabado na Madeira e pelos vistos só acordaram para essa realidade anteontem."

    Um líder como o nosso proporcionou ainda mais isso, até mesmo o treinador!!
    È urgente renovar com o futebol, fora dele temos de jogar, dentro dele temos de acompanhar, é assim que se fazem as coisas em Portugal, tem de haver alguém que passe a menssagem a quem trabalha na estrutura do futebol e modalidades do Benfica que temos de de derrubar o FCP temos de eliminar quem ousa sequer ser maior do que nós porque eles neste momento são!! E não me venham com tretas porque os titulos é que contam e já fomos ultrapassados...
    Renovar um departamento de comunicação e meter lá o Marinho Neves!!
    Acabar com o diretor desportivo pois esse lugar é do treinador e meter gajos como Otávio Machado, Rui Costa, Rui Àguas e Mozer na estrutura de modo a confraternizar com outros clubes para assim nada escapar!! Como fazem reinaldo teles e outros..
    Renovar no futebol com um treinador moderno e ambicoso com um projeto de crescimento desportivo e global a todas as camadas jovens do Benfica, não percebo o que Norton de matos faz no clube, não percebo o porquê da equipas B e camadas jovens jogarem num 433 se a equipa A joga num 4132, é preciso comprar o trinador do Paços de Ferreira!
    Ainda tou doente com esta derrota pá, ainda agora me perguntaram porque é que o Benfica toda a época jogou melhor que o FCP e no Sábado faz um jogo daqueles??? Foda-se, tive a opinião que realmente JJ queria ganhar o jogo mas onde ele pecou foi nas mexidas do Roderik...então o FCP tira todo o meio campo e vai meter o Roderick?? Foda-se...

    ResponderEliminar
  17. Só uma questão. O facto de não haver humildade no Porto é fácilmente justificável: eles ganham.
    Nós não temos humildade nem títulos que justifiquem essa falta de humildade.

    ResponderEliminar
  18. Vermelhusco, nem mais, é exactamente isso que se passa no Benfica e no qual eu venho a falar há anos, o Benfica como clube já foi grande neste momento é um clube medio, só é considerado grande pela sua gloriosa historia, mas isso foi até 1994 e pela imensa massa adepta, porque desportivamente de há 20 anos para cá não somos nada, ganhamos um titulo de lês a lês, mas continuamos cheios de manias e vaidade como se fossemos grandes, e continuamos a pensar que somos os maiores, preocupando-nos em abrir casas, facebooks, e coisas do genero, um pouco a fazer lembrar aquelas pessoas que vivem de aparencias e isso tem destruido o clube e e leva-o a constantes humilhações, mas parece que ainda não chega, pois a culpa continua a ser de todos menos de nós proprios.
    O complexo de inferioridade e a psicose que temos com eles é de tal ordem que aqui no blog, abrem-se posts para falar deles, os comentadores daqueles programas que já deviam ter acabado a mesma coisa, a direcção a mesma coisa, na Benfica TV é vergonhoso, preocupem-se de vez com e apenas e só com o Benfica, com o que se passa na nossa casa e não na dos outros, aprender com os erros e perceber porque falhamos sempre, porque sofremos tantas humilhações constantemente, o que nós podemos fazer para sair-mos disto, para termos mais vitorias, ser mais constantes a ganhar titulos, aprender a saber ganhar e a perder, não nos preocupando com as atitudes dos outros isso não é da nossa conta, e que começemos a inverter a situação já esta 4ª feira, é o que eu mais desejo.
    Aquilo em que se tornou o Benfica e naquilo que o tornaram, levou-me a perder aquela chama imensa que existia em mim desde miudo e não sei se ela alguma vez voltará mais e quando vejo jogos de outras epocas sinto falta dela e pergunto porque a perdi, não foi por não ganharmos, as razões são outras, foi esta cultura que se instalou no clube, e não vejo melhoras nenhumas, é só ler os comentarios, nos sites dos jornais, nos blogs, na Benfica TV e percebe-se isso.
    Precisamos urgentemente de um Borges Coutinho

    ResponderEliminar
  19. Boas, não sou benfiquista, sou anti isso tudo, e, pela primeira vez, vejo um benfiquista , possivelmente porque só leio coisas de gente que tem a tal atitude fanfarrónica, que escreve algo que todos os outros não benfiquistas entendem perfeitamente. É mesmo essa atitude fanfarrónica que vos traz tantos "inimigos". Eu tenho muitos amigos benfiquistas, mas o assunto futebol é proibido entre nós, porque nunca dá bons resultados, porque a maioria tem mesmo falta de humildade e se caracteriza por ser muito arrogante. Eu até pensei que não existiam benfiquistas com esta capacidade. Se se querem defender de resultados que não conseguem, nao precisam de carapaças, precisam mesmo é de ser humildes e de admitirem de que algumas vezes há outros que são melhores do que nós.

    Já agora, cumprimentos bracerenses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é a primeira vez que lês isto, andas muito desatento.

      Já agora, o que é um bracerense?

      Eliminar
    2. És é um grande idiota...

      "tenho muitos amigos benfiquistas, mas o assunto futebol é proibido entre nós, porque nunca dá bons resultados, porque a maioria tem mesmo falta de humildade e se caracteriza por ser muito arrogante."

      Ou seja o mal está nos outros todos, não? arrogância...pfff!

      Eliminar
    3. Benfiquista tripeiro,

      Um cumprimento bracarense é um cumprimento de um morador na cidade de Braga.
      Um cumprimento Braguista seria um cumprimento de um adepto do Braga.

      Respondendo ao Bracarense Ulisses, e não Braguista, nunca se é teimoso sozinho. A vista só vê do outro lado. Ha adeptos bons e maus de todos os clubes, mas sendo o futebol uma paixão, ela é, quase sempre, cega... ou o assunto futebol é proibido porque es um gajo equilibrado e que gosta de futebol e do teu clube de uma forma moderada?

      Eliminar
  20. Aguia despreocupada,agora preocupada13/5/13 19:51

    Concordo com o post mas nao entendi bem se a humildade que aqui se discute se relaciona com os adeptos dos dois clubes ou as suas direcoes,mas julgo que ambas,francamente como benfiquista que sou reconheco que nao somos humildes vivemos muito agarrados a historia e quando se discute com um lagarto a primeira coisa que lhe atiramos a cara temos ganho isto aquilo e mais aquilo eles contra atacam com as modalidades amadores que sao o clube mais ecletico que sao os melhores de Portugal e por ai fora todos se julgam os melhores e mais humildes quanto aos lagartos acham-se pioneiros em tudo no desporto Portugues,pois eu acho que nos adeptos Portugueses nao somos nada humildes e ate somos muito fanfarroes,eu detesto quando ouco um Benfiquista dizer ate os comemos pois acreditem que nesse jogo e quando as coisas correm mais mal,o caso desse portista que escreveu vos ides sofrer como caes isso e humildade? somente tem um nome estupidez pura o portugues ve o desporto como dum fanatico qualquer islamico se tratasse onde ve um americano ve guerra,as coisas nao devem ser vistas assim dessa maneira eu vejo no desporto principalmente no futebol odio odio e mais odio lagartos nao nos podem ver nem pintados de verde dragoes muito pior,por alguma razao e,eu culpo 90%as direcoes sao eles os menos humildes do mundo futobolistico em Portugal, Sporting e Porto deviam ser vistos como adversarios e nao inimigos mas eu os vejo como este ultimo paragrafo que escrevi por tudo aquilo que se sabe a corrupcao domina e revoltou-me o pinto da bosta dividio o Pais em dois Norte e Sul o odio foi incrementado por ele portanto nao existe humildade alguma e dai passou aos adeptos o futebol Portugues esta islamizado infelizmente,nao existe humildade alguma.

    ResponderEliminar
  21. Pedro Ribeiro13/5/13 21:43

    Ainda há umas coisas que queria acrescentar, se possível. Houve duas estratégias dos corruptos que nos condicionaram neste ano e no ano passado. Uma foi o choradinho no momento em que Benfica ganhou a vantagem de 4 pontos. O comum corrupto, o cronista corrupto, o treinador corrupto e o dirigente corrupto diziam ser impossível ser campeão, a equipa não jogava, o Benfica não vacilava. O Benfica entrou neste ano com as expectativas em baixo e quem as começou a elevar foram os nossos inimigos. Da parte do Benfica, há 2/3 semanas, alguém deveria ter dito: não, não somos ainda campeões, como eles (corruptos) e vocês (comunicação social) querem que nós pensemos. Se não soubermos criar um inimigo externo, fica mais difícil. A segunda estratégia foi a arbitragem do Capela, um árbitro internacional, do sistema, o único que expulsou Aimar e deixou no ano passado o Benfica em inferioridade numérica, durante 30 minutos, no derby com o Sporting. O campeonato transformou-se num jogo, o Benfica num beneficiado do sistema, a divisão entre benfiquistas e sportinguistas cresceu (depois de a eleição de Bruno de Carvalho ter prometido, ou pelo menos deixado em aberto a possibilidade, um desanuviamento). Os corruptos juntaram-se às críticas a uma arbitragem acredito que cozinhada por eles (como no ano passado tinha sucedido no caso da caixa de segurança - e ambos os casos a comunicação social juntou-se desbragadamente à festa). O que o Benfica poderia ter feito? Pelo menos não ter negado as evidências, com o "limpinho". Talvez mesmo ter reconhecido que a arbitragem prejudicou o Sporting. E creio que o Sporting é essencial para o Benfica na mesma medida em que o Benfica é essencial para o Sporting. Separados, continuaremos ambos a ser comidos de cebolada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Ribeiro13/5/13 22:30

      Uma adenda: a arbitragem do Capela foi usada como a do Duarte Gomes no ano passado contra o Vitória de Guimarães na Luz. Ambas nos criaram grande instabilidade.

      Eliminar
  22. Caso não conheçam: http://www.forumscp.com/index.php?topic=53080.0
    A opinião desse sportinguista é muito acertada, infelizmente foi relativamente mal recebida no forum. É pena penso que ele está correcto, esta coisa do norte vs sul está mais forte que nunca, e o que fazem os dois de Lisboa? uns não se falam outros comemoram as derrotas do outro, devíamos mudar esta mentalidade.

    ResponderEliminar
  23. ... " Acordei para a realidade de que muitos benfiquistas (especialmente da zona de Lisboa) não vivem assim o Benfica e pura e simplesmente adoram esfregar na cara dos outros o seu "benfiquismo"...

    Gostei muito dessa tirada de benfiquismo regionalista " especialmente da zona de Lisboa ". Como se no carater universalista do SLB coubessem essas comparações entre adeptos benfiquistas de Lisboa e do Porto !

    Vermelhusco, não existem benfiquistas do norte, do centro ou do sul, ou das Ilhas, ou do Brasil, ou da Venezuela, ou de Timor ou de Angola, ou de Moçambique, ou de Cabo Verde, ou do Canadá, ou da Ameŕica do Norte.

    Existem benfiquistas...simplesmente, que tem o direito de sentir o clube como melhor lhes aprouver, e não, segundo regras, usos ou costumes!

    ET PLURIBUS UNUM, continuará a ser o nosso lema, custe o que custar!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking