O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jogar como nunca, roubados como sempre II

. 32 comentários


Portugal, 24 de Maio de 2013

Apesar das novidades desportivas se sucederem a um ritmo estonteante, e nas quais incluo mais uma desconcertante – mas estratégica - entrevista de Pinto da Costa à RTP, prefiro dedicar mais alguma reflexão ao campeonato do “penalty fora da área e de outras tropelias de arbitragem” que nunca beneficiam o Benfica. 


Um parêntesis para referir que não pedimos que beneficiem o Benfica. Apenas queremos que não beneficiem o clube crónico campeão. Que é o que se passa...


Voltando ao campeonato do Benfica, desde logo defendo que apesar de perdido, o campeonato não deixa de ser excepcional. Porque fizemos 85,6% de pontos ganhos. Pelos comentários do texto anterior percebo que esta minha opção não é pacífica, pois há muitos adeptos que preferem “títulos” independentemente dos pontos conquistados. Entendo que esta forma de pensar é pactuante com o “sistema”, uma vez que se o “sistema” não nos permite fazer os pontos que a nossa equipa pode fazer, e se temos uma equipa que apesar disso fez muitos mais do que outras que até foram campeãs, isso não nos deve impelir a fazer mudanças, mas sim a manter a equipa e esperar que no ano seguinte possamos repetir a boa percentagem de pontos. Fazer mudanças porque não fomos campeões, apenas pode significar que no próximo ano façamos ainda menos pontos. E com isso diminuímos as possibilidades de conquistar o título.


Recordo que Trappatoni foi campeão com 65% de pontos (menos 20% do que Jesus) e isso não podia servir para definir a estratégia futebolística do ano seguinte. Apesar da felicidade que o “título” representou, tudo aconteceu porque o FCP não aproveitou as ajudas que lhes deram, incluindo o golo invalidado ao Petit na Luz contra o FCP e os 3 penaltys tirados por Proença ao Benfica em Penafiel, onde perdemos 1-0.


Voltando aos números que irritam alguns que estacionaram no passado, dos meus registos de 1986/87 para diante, 27 épocas portanto, a pontuação do Benfica desta época, 85.6% é a 2ª maior apenas inferior aos 91% da época 91/92 que deram o título de campeão. Tivemos 1 derrota como nessa época, no que são os 2 melhores registos nestes 27 anos. 


Essa equipa dos 91% de pontos era treinada por Eriksson. No ano seguinte, (roubalheira a dobrar), apenas fez 68%! E continua a não se perceber porque razão é difícil ao Benfica ganhar um bicampeonato. É que Jesus depois de ser campeão, fez 70% e a roubalheira nas primeiras 4 jornadas marcou a época toda.


Nestas 27 épocas, vários presidentes e vários treinadores, apenas ultrapassamos a barreira dos 70% de pontos por 14 vezes, sendo 4 em 4 de Jesus. Ou seja, em 23 épocas, apenas por 10 vezes o tínhamos conseguido. Nestas 27 épocas o FCP apenas por 2 vezes não conseguiu chegar aos 70% de pontos. Elucidativo...


Por curiosidade, em 1987/88 quando fomos à final da Taça dos Campeões, apenas fizemos 67% de pontos. Também – é pá que coincidência – tínhamos sido campeões no ano anterior.


Isto permite-me falar dos que dizem que “nunca o investimento foi tão elevado e que Jesus tinha obrigação de ganhar mais”. Tretas. O investimento é relativo. Quando em 1997 o Benfica foi buscar o Paulo Nunes para o Manuel José, era apenas o jogador mais caro de sempre no futebol português! Quando o Benfica foi buscar em 2001, Simão ao Barcelona por 2,2 milhões de contos e metade do Mantorras ao Alverca por 1 milhão de contos, fora todos os outros como Zahovic, Pesaresi, Júlio César, Drulovic, etc, isso significou um brutal investimento que o consagrado Toni e depois Jesualdo, transformaram em 63% de pontos. Só gente distraída, burra ou mal intencionada, pode relacionar o investimento com os resultados.


Se quisermos continuar na senda das comparações, o Benfica apenas fez menos percentagem de pontos do que Bayern, Barcelona e Shacktar. Fizemos mais pontos do que campeões como o PSG, Juventus, ManUnit, Ajax, CSKA e até na Argentina com 14 jornadas, temos mais do que os 69% do Newell’s Boys!


Em campeonatos limpos, onde há regras de arbitragem iguais para todos, apesar dos erros que também acontecem, este Benfica ultrapassou alguns campeões, que também têm superioridade orçamental sobre muitas equipas dos seus campeonatos. Mas cujos treinadores, como Ancelotti, Ferguson, Ronald de Boer, Conte, etc, também se enganam, também perdem pontos! Mesmo assim foram campeões porque fizeram mais do que os outros!


Cá isso é impossível. Só com percentagens superiores a 90% poderemos estar “a salvo” dos erros das arbitragens, e como vimos apenas conseguimos isso por 1 vez em 27 épocas. Pelo que considerar tal hipótese na preparação da época seguinte é um embuste aos sócios e adeptos.


Resta pois a estratégia para a arbitragem, algo que condicionasse pela positiva, a porcaria que por lá existe há décadas. E aqui voltamos ao Sr.º Luís Ferreira Vieira. Alguém ouviu a reacção deste que se faz passar por Presidente do Benfica a propósito de tantas e tantas arbitragens polémicas durante o campeonato, e até na última jornada? Não. Parece que, para branquear a vitória do Sr.º Pinto da Costa, está a encenar um jantar com deputados da Assembleia da República. Não é por acaso...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Excelente post. Partilho da mesma opinião. Acho que não podemos pedir muito mais do que ter uma equipa que garanta 85% dos pontos possíves. Na minha opinião a estratégia tem que passar por combater ferozmente o Sistema. E deste ponto de vista acho que os nossos dirigentes se deviam reunir, como gente adulta, com dirigentes do sporting. A entrada do Bruno Carvalho pode ser uma lufada de ar fresco nesse aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que a entrada de BC vai obrigar o FCP a reestruturar a sua estratégia. E com isso significa que vai procurar apoios a Norte, ou seja, vai ter de abrir mão de alguma coisa. Podemos sair beneficiados disso ...

      Eliminar
  2. Num pais que nao Portugal seria natural que alguem perguntasse o que se passa para nao haja o menor esforco para renovar contrato com um treinador tri-campeao das quais duas vezes sem derrotas!!
    A verdade e que eles sabem que o gajo nao presta. E a prova disso e que estao preocupados com a triste figura que fazem pela europa. E que se ganham ca e porque tem um sistema que se o Benfica fizer 50 pontos, eles fazem 51. Se nos fizermos 80, eles fazem 81. Se for preciso nao perder a epoca toda, nao perdem. Contra isto sopas.
    E claro... ninguem lhes pergunta. A entrevistadora amestrada ontem podia ter perguntado pelos colegas que levaram na cara, mas pelo contrario prefere perguntar pelo Benfica. E contra isso sopas.

    Mas que eles sabem o que la anda sabem. E sabem que nao presta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma correcção: Vitor Pereira não é tri campeão, mas sim bi campeão. O outro foi o Villas-Boas que apesar da boa campanha que a comunicação social tem feito, falhou todos os objectivos que o Tottenham lhe tinha confiado: não ganhou nenhum caneco, não esteve em nenhuma final, e perdeu o acesso à Liga dos Campeões. Cá ganhava tudo ...

      No resto é como já "apanhaste": se nós fizermos 50,, eles fazem 51, se nós fizermos 80, eles fazem 81 .. nem que seja com penaltys fora da área que afinal foi um tropeção do famoso jogador de 45 milhões... ah, e o árbitro foi o mesmo que não viu o Aiamr levar um pontapé na área da Académica no ano passado ...

      Eliminar
  3. Eagle01: estou na generalidade de acordo com tudo o que afirmas, exceptuando na critica a LFV, visto que, com toda a sinceridade não sei o que possa fazer mais? Quando teve uma intervenção apelando a não presença de adeptos nos restantes campos da liga, qual foi o resultado? Prefiro que esteja calado e que fale no fim... Neste caso depois da final da taça...Nessa altura devem ser denunciados todos os clubes amigos que fazem parte do sistema, a forma como jogam com o clube da fruta , jogadores convocados etc, e as arbitragens como o João Gabriel já fez...mas que deve ser completado!!!
    sócio SLB nº 218219

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais desculpar mas tenho opinião radicalmente diferente. Para além de achar que Vieira se está a "encher" à custa do Benfica, como a seu tempo irei referindo noutros textos, a estratégia de Vieira para as arbitragens, é ENGANAR os sócios e adeptos. É fazer de conta que está a fazer uma oposição aos erros direccionados dos árbitros. Para sossegar os incautos sócios e adeptos, sem ofender os poderes instituídos que o seguram (banca e comunicação social).

      Eu se quisesse dar murro na mesa, iria confrontar o Virtor Pereira da arbitragem com toda a série de decisões dos árbitros que para o FCP é de uma maneira, e para nós é de outra maneira. Iria confrontá-lo com o vídeo dos erros dos árbitros mas era jornada a jornada, não era ao fim de 28 jogos e quando já se pensava que o titulo estava ganho. Ah, e o Proença não arbitrava mais um jogo do Benfica, sem ser sob protesto técnico.

      Eliminar
  4. Concordo totalmente. Mas infelizmente a malta quer é bater no JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, os sósiocs e adeptos batem em quem a comunicação social hes mete à frente. Para o ano todos falaremos do Capela, mas ninguém falará do Xistra que ofereceu 2 penaltys à Académica para nos limpar 2 potmnos, a seguir tuirou 1 penalty ao Braga para dar 3 pontos ao FCP e no fim, ainda tirou 1 penalty ao Setubal em casa do FCP, já depois de ter dado 1 penalty inexistente ao FCP.

      E porque falamos do Capela? Porque a Sporti-FCP TV fez uma campanha contra ele, mas que não era a favor do SCP, mas sim das arbitragens para os jogos que faltavam. E porque toda a comunicação social seguiu as pisadas da SPorti-FCP TV.

      A comunicação social é quem influencia os adeptos a pensar assim ou assado ...

      Eliminar
  5. Este que se faz passar por Presidente do Benfica??!!!
    O Sr. Luis Filipe Vieira é o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, eleito democraticamente pela maioria dos sócios. RESPEITO!

    Este não é o Presidente Azevedo que tanto gostas de visitar na prisão e que ROUBOU e queria tomar posse do Sport Lisboa e Benfica.
    Muito cuidado com as posições que toma meu caro, jamais o Benfica voltará a passar pelo que o Sr. Azevedo e seus apoiantes fizeram, nem que para isso alguem tenha que sofrer na pele para servir de exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr.º Vieira é o presidente dos Bancos, da Olivedesportos e dos empresários. Se não percebeste ainda porque em 12 anos apenas ganhaste 2 campeonatos, porque devemos mais de 230 milhões à Banca que rendem juros de 20 milhões por época, porque todos os anos vêm jogadores sempre pelo mesmo empresário, se não percebes porque sofremos humilhações atrás de humilhações, como deixar o FCP ser campeão em nossa casa, ser goleados lá 5-0 para o campeonato (com Jesus) e para a Taça 4-0 (com Toni), se não percebeste porque é que a equipa maravilha fez menos pontos do que o Souness e os britânicos, olha vai ao motor de busca e escreve "o águia do graveto". Talvez percebas de onde vem este senhor e porque razão apoia Fernando Gomes e tudo que o faça estar bem com quem tem o poder.

      Quanto a JVA apenas para recordar que ao declarar falência, os 7 milhões que o Benfica lhe devia, foram para lá. Daqui a uns tempos veremos mais alguma coisa sobre isto...

      Eliminar
    2. Eagle, desiste da tua cruzada, pá! Raia a demência estar sempre a defender algo que não tem defesa possível!
      Lembras-me o D. Quixote a lutar contra os moinhos de vento. Desiste porque já ninguém acredita no que tu dizes. E só fazes figuras tristes.


      Eliminar
  6. Gostei muito do post.

    Não discordo dos que dizem que o Benfica teve "erros próprios". Claro que teve, tal como todas as equipas têm.
    Só que os erros próprios do FCP são compensados com "desbloqueadores de 0 a 0", e "escudos anti-derrota".

    Se tiverem paciência, deixo aqui um texto que acabei de escrever sobre a Máfia Azul Dourada: http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/relogio-de-ouro-apitos-de-ouro-muito.html

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto e por isso é que acredito que se deve apoiar ao máximo JJ e LFV, só unidos poderemos derrotar esta farsa que se vive em Portugal.

      Eliminar
    2. Obrigado. Esse é que é o ponto: eles têm sempre a mão invisível dos árbitros a impedir que os seus erros - e são muitos como se vê nas competições europeias - se traduzam em perda de pontos.

      Irei tentar ler o seu texto também ...

      Eliminar
  7. O guardião Cássio terminou contrato com o Paços de Ferreira e está de saída para o Sp. Braga, uma vez que não chegou a acordo para renovar

    Os responsáveis pacenses classificam o esloveno Oblak como a alternativa ideal para a estreia dos castores no playoff da Liga dos Campeões e vão tentar o seu empréstimo junto do Benfica

    SE MANDASSEMOS NO BENFICA
    A RESPOSTA SERIA

    VÃO PEDIR AO CLUBE
    A QUEM ABRIRAM AS PERNAS

    SERÁ QUE ESSE CLUBE
    TEM A LATA DE IR PEDIR
    ALGUMA COISA AO BENFICA ????



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é óbvio o Sr.º Vieira vai ajudar. Há que manter a sua boa imagem entre os presidentes dos clubes de futebol. Os sócios do Benfica pagam e a divida sobe.. Os bancos agradecem ea imagem do Sr.º Vieira sai reforçada como o unico presidente do Benfica. Sem ele o Benfica não existia ..

      Meu Deus ao que chegamos ...

      Eliminar
    2. Eu é que digo, ao que isto chegou!
      O Oblak vai voltar ao Benfica pois é jogador do Benfica. Deixem-se de histórias e de teorias da conspiração! Já chateia!



      Eliminar
  8. JJ, por mim, passa impoluto! Ñ é da responsabilidade dele. Ele é o treinador, ponto! Cabe a LFV controlar aspectos externos, não andar a apoiar o Fernando Gomes para a FPF ou chamar o Joaquim Oliveira de "amigo do Benfica"! Acham que isto é defender o clube? Ñ me parece.
    O único aspecto que se pode apontar são os milhões que o Benfica tem feito! Só que aqui, a responsabilidade é toda de JJ. Vejam as vendas que o Benfica fez até 2009!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o Sr.º Vieira faz o jogo que lhe permita ganhar mais dinheiro. Ele não quer saber do Benfica para nada, excepto na parte em que ganha dinheiro. As comissões sobre vários negócios que o Benfica faz, são seguramente a justificação para o acumular da sua fortuna. Ninguém em Portugal enriqueceu a vender apartamentos, como dizem que ele ganhou. São os milhões que consegue sacar do Benfica através dos negócios com pessoas sempre do seu intimo conhecimento, como Jorge Mendes, que lhe permitem enriquecer. Empobrecendo o Benfica que cada vez mais tem o sue património comprometido por DEZENAS DE ANOS ...

      Os sócios do Benfica caíram numa teia muito complicada.

      Ele chama Joaquim de amigo do Benfica, porque a comunicação social orquestrada por Joaquim é que criou as condições subjectivas para o bêbado ser eleito como presidente do Benfica e assim funcionar como cavalo de tróia para entrar esta maralha toda: Vieira, BES, Joaquim, etc.

      Eliminar
  9. O monstro tem três cabeças que têm que ser cortadas:

    1. Árbitros;
    2. Clubes "amigos" dos corruptos;
    3. Sportv;

    Se quanto à terceira a perda dos jogos do Benfica na Luz e da Liga Inglesa podem po-la moribunda (e mais uma ou duas cacetadas certeiras acabarem com a raça) as outras duas têm que ser atacadas fortemente.

    Os corruptos chegam mais frescos ao fim do ano porque têm clubes que lhes facilitam a vida. Académica, Beira-Mar e Nacional ofereceram-lhes de mão beijada 18 pontos. O Benfica nesses 6 jogos só fez 14 e com um desgaste enorme.
    Porque não emprestar jogadores com qualidade mas que ainda não tenham lugar no plantel principal a equipas como Marítimo, Olhanense ou Rio Ave (digo estas porque as vi esforçarem-se igual contra Benfica e corruptos)? Os jogadores emprestados pelo Benfica têm o mérito de nunca tirarem o pé contra o clube (o que só revela profissioanlismo). Jogar contra jogadores esforçados está o Benfica mais que habituado, mas os corruptos não. Ao Benfica a dificuldade de vencer essas equipas seria a mesma, mas para os corruptos aumentava e muito.

    Quanto às arbitragens o público tem que ser mais activo. Um Xistra, Proença, Soares Dias ou outro dourado que venha à Luz ou qualquer outro lugar onde o nosso público seja maioritário, tem que ser recebido com tinta e ovos podres no carro, tem que ser assobiado a cada decisão minimamente susceptível de crítica.
    Os corruptos ganharam a Rio ave, Setúbal e Moreirense (e safaram a derrota com Olhanense) com roubos escandalosos no seu antro de podridão, onde o Macaco manda mais que o árbitro. O ambiente que fazem chega para as decisões serem o que são (e o que pagam ajuda).
    O Benfica não tem que pagar, mas 40mil pessoas a massacrar os ouvidos do árbitro 90min seguidos pode colocá-los menos predispostos à fazer asneiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael Ortega se não estou em erro, entrou uma lei em vigor que proíbe o empréstimo de jogadores entre clubes do primeiro escalão.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo teu contributo e sugestões. Também concordo que temos de fazer mais pressão já que o Presidente do Benfica dorme com o inimigo ...

      Apenas trocaria a ordem das cabeças e passava a Sporti-FCP TV para 2º lugar :)

      Eliminar
    3. Nuno Carvalho,

      Eu também achava que sim, mas o Ukra esteve emprestado pelo Porto ao Rio Ave, o Oblak pelo Benfica ao Rio Ave, o David Simão pelo Benfica ao Marítimo, o Wilson Eduardo pelo Sporting à Académica. E há mais.
      Não percebi como é que isso ficou, mas aparentemente há maneira de contornar.

      Eliminar
  10. Este campeonato foi muito bem disputado e no final caiu para o lado do Porto. Podia ter caído para qualquer um dos lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O campeonato caiu como o tropeção de James. O mesmo árbitro que interpretou esse tropeção como penalty e expulsão fora da área, é o mesmo que não viu penalty sobre Aimar no ano passado em Coimbra, antes do jogo com o FCP e assim o Benfica perdeu mais 2 pontos ... não há coincidências no futebol até porque este árbitro continua a arbitrar ...

      Eliminar
    2. Amigo e o jogo com o sporting? fomos beneficiados..temos de ser claros! Já com a academica aquele penalty que o gaitan sofreu já foi muito muito puxado....so nestes2 jogos o porto ficava a 7 pontos! temos de ser realistas...tanto fomos beneficiados como o porto foi..ainda agora na final da liga dos campeoes se fosse em portugal já estava o bosrussia a chorar que n ganhou por causa do arbitro!
      Infelizmente ganhou o porto teve sorte...nós é que fomos cagadinhos ao dragoa para variar a culpa disto é do jesus e do LFV que até viu o jogo no balneario!

      Eliminar
  11. Além da azia, acumulas rancor e paranoia severa. É uma fase difícil, nós sabemos. A frustração é tramada e está a custar a passar no teu caso...

    ResponderEliminar
  12. na parte de vieira nao tens razao ja enveredou pelo caminho da peixeirada semanal contra os arbitros e as coisas so pioraram! e este ano conseguiu pressionar o CA de modo a apanhar pouquissimas vezes os arbitros mais sujos, os internacionais... mas e ingenuidade pensares que pode fazer isso, dominar o CA e tirar o poder ao porto... eles estao no bolso do porto, sabem que se ajudartem o porto sobem na carreira, e sao nomeados para jogos da uefa, fifa, seleccoes... olha o soares dias que esteve no porto-rio ave e benfica-braga foi nomeado para o torneio de toulon.

    quanto a quem vem falar de joaquim oliveira, epa actualizem-se. obenfica rompeu com a sport tv causando a joaquim oliveira um cenario negro na olivedesportos. e o apoio a fernango gomes foi o que permitiu ao benfica colocar pessoas na estrutura da fpf e recuperar algum poder interno. mas nada muda da noite para o dia... ja se sabia que 22 dos 32 clubes da liga iam votar no fernando gomes quando o benfica anunciou o apoio, ele ia ganhar... ias apoiar o perdedor e ficar ainda com menos poder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peixeirada semanal? Queres recordar-me? Vieira em 12 anos de gestão apenas por 3 ou 4 vezes fez comentários duros mas inconsequentes contra os erros de arbitragem. Nem quando nos tiraram 4 penaltys a Trappatoni em Penafiel, ele protestou.

      Quantos protestos técnicos o Benfica meteu contra árbitros que nos roubam escandalosamente?ZERO!

      E o Benfica não rompeu com a Olivedesportos. Quem rompeu está preso. Vieira não renovou, o que é diferente. Vamos ver onde é que o Oliveira vai sair a ganhar deste negócio, porque Vieira não pode deixar mal quem o ajudou a subir ao trono do Benfica. Aliás Joaquim está de corpo e alma neste Benfica. É dono de uma certa percentagem da SAD do Benfica e por tabela do Estádio do Benfica.

      Deves rever os teus conhecimentos nesta matéria ...

      Eliminar
  13. Dum sportinguista....Querem saber porque razão o porto ganha? POr 3 razões óbvias....Primeira porque os benfiquistas nunca reconhecem que a equipa x ou y ganhou justamente o campeonato,com isso ganham o ódio de todas as equipas nacionais porque humildade é coisa quenão existe em 90% dos benfiquistas...Reparem que este ano era tudo limpinho até ao jogo do Estoril depois colocaram em causa o campeonato porque na última jornada o porto beneficiou dum penalty que tinha sido fora da área mas esquecem-se de dizer que a expulsão é justa porque existe realmente um toque e provavelmente contra 10 o porto ganharia...Claro está que não vos interessa falar nos últimos ogos em que foram claramente beneficiados,pois contra o Estoril o artur defendeu a bola dentro da baliza como prova as imagens virtuais do cm tv(no you tube pesquisem),nesse mesmo contra o Estoril existe penalty do artur e um fora de ogo mal tirado ao Estoril quando ele já tinha fintado o artur e preparava-se para marcar...Contra o sporting nem sequer comento,pois sou suspeito e na terra onde vivo á conta desse jogo os benfiquistas ganharam o ódio de todos os sportinguistas o que fez que todos os sportinguistas gritassem bem alto o golo do kelvin....2ª motivo,os benfiquistas são´o único clube no mundo em que seguem religiosamente o que o seu presidente diz,nunca pensam pela sua própria cabeça,prova disso foi o apoio que deram ao maior disparate do século...Sim o condenarem um árbitro principal por um fora de jogo...Sim em todo o mundo quem tem responsabilidade de um fora de jogo mál titado é o fiscal de linha,no benfica quando interessa queimar um árbitro tudo vale....3º motivo,a vossa mentalidade...Quando não ganham é sempre a corrupção....Notem que Duarte gomes assinalou na época passada 3 penaltys inexistentes contra o Guimarães em 8 minutos,ao outro dia a comunicação social abafou o caso....O benfica domina a c. social,prova disso é fazerem um novo nick no record ,a bola e mais futebol e postarem mensagens contra o benfica,passado umas horas ficam logo eliminados...Principalmente se forem sportinguitas e criticarem o benfica(favorecimentos e lances que beneficiem o benfica),nunca mais conseguem postar mais nada,experimentem depois ao contrário e verão quem a c. social defende....

    ResponderEliminar

  14. Ao que tu chegaste.

    Ainda estás pior que o teu clube.

    Não te cures e vais ver onde vais parar, sim porque o teu clube pifou.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking