O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A data do V. Setúbal-FC Porto: um presente de Natal?

. 8 comentários
"1. O calendário de uma competição tem um valor acrescido para o seu regular desenrolar. Num momento em que o tempo rareia para a realização de jogos, a instituição de regras quanto ao calendário revela-se fundamental e cada situação patológica deve merecer resposta precisa.
 
Compreende-se, com facilidade, que o Regulamento de Competições da Liga aborde este tema com profundidade e de forma minuciosa, oferecendo respostas para situações que não são normais. É que qualquer alteração à data de realização de um jogo não só afecta os intervenientes como se projecta nos outros participantes na competição e ainda nas outras competições que decorrem em paralelo.

O que não se concebe, em vista das normas que existem e dos múltiplos interesses envolvidos, é que a Liga decida marcar um jogo violando as suas próprias normas. É o que ocorre com o jogo a realizar, a 23 de Janeiro de 2013, entre o V. Setúbal e o FC Porto.

2. Como é do domínio público, o jogo encontrava-se agendado para o passado dia 14. Porém, não se veio a realizar devido às condições do estado do terreno.
Na imprensa recolheram-se alguns dados. Para os presidentes dos dois clubes, "em princípio", o jogo seria "agendado para 23 de Janeiro". Por outro lado, uma notícia na página do FC Porto dava conta de que os clubes acordaram apresentar, no dia 17, nova data.
Deste cenário é pelo menos possível duvidar que os delegados ao jogo tenham, no respectivo Boletim do Encontro, assentado, desde logo, a data de 23 de Janeiro.

3. O tempo passou e, por bem discreta informação da LPFP (de 18), constata-se que o jogo foi mesmo marcado para esse dia, o que é manifestamente irregular.
Com efeito, resulta "clarinho" que os jogos adiados no decurso da primeira volta têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva (artigo 19.º, n.º 2 do RCLPFP). Ora, não se vislumbra nenhum "caso de força maior", nem ele é invocado na decisão da Liga. O leitor chegará à conclusão de que a data de 23 de Janeiro excede o prazo referido.

4. A questão, todavia, pode não se quedar por esta irregularidade e, nesse caso, as consequências são bem gravosas. Advirta-se que vamos entrar num melindroso domínio de análise, mas que não afasta a validade das dúvidas.

5. No RCLPFP, quando ocorra uma situação como a do dia 14, existe uma regra clara: o jogo realiza-se, no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes (artigo 22.º, n.º 1).
Esta regra comporta duas excepções. Uma, a da realização de um jogo das competições da UEFA na semana seguinte, que não tem aplicação no caso concreto. A outra exige que os delegados dos clubes declarem, no Boletim do Encontro, o seu acordo para a realização em outra data. Isto é, naquele momento, naquele documento oficial, tem que constar, desde logo, a data concreta, não sendo regulamentarmente possível deixar a marcação dessa data para momento posterior.
Partindo do pressuposto de que, nesse boletim, não existe nenhuma data estabelecida, a regra adquire a sua força natural.Ou seja, abreviando, o jogo em causa deveria ter sido realizado nas 30 horas seguintes.

6. Aqui chegados, as consequências para os dois clubes podem ser gravosas, sempre a analisar em procedimento disciplinar, não sendo de descurar a necessidade de examinar uma eventual falta de comparência.

7. Pois é, isto do desporto profissional, das competições profissionais, exige acrescidas cautelas e os erros podem custar caro. Muito caro. josemeirim@gmail.com" - retirado daqui.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Isto é mais um claro caso de "os cães ladram e a caravana passa"...

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais boquiaberto com a postura de alguns adeptos... O que interessa isso?!

    Em 2009/2010 não antecipaste um jogo para ultrapassar o Braga na classificação? É ilegal? Sem dúvida...

    O Porto se realiza-se o jogo em Dezembro teria em Janeiro jogos de 6 em 6 dias. Marcado para dia 23 terá 4 dias de intervalo.

    Só histórias nessas cabeças.

    O Benfica ganhou! Este espaço está a tornar-se numa AbolaTv.

    Feio, muito feio!

    Tenham lá a decência de publicar isto. Nada de opressões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Em 2009/2010 não antecipaste um jogo para ultrapassar o Braga na classificação?" looooooooooool
      Só porque o Salvador se armou em esperto e disse essa frase, correm logo todos atrás. O Benfica antecipou esse jogo pois caso contrário não teria as 72h de descanso entre jogos europeus e do campeonato. Isso sim é que seria ilegal.

      Eliminar
    2. Aquando de uma das Taças dos Campeões que o Benfica ganhou em Berna ou Amestardão, tinha no dia seguinte um jogo marcado para a Taça de Portugal em Setubal...e jogou-se. Claro que o Benfica (reservas) perdeu. Era essa a intenção!!!

      Eliminar
  3. Incrível. Cada um faz aquilo que lhe apetece.
    Se é irregular jogar após as 4 semanas, porque raio então é que a liga marcou o jogo para depois dessa data? E não se deslumbra nenhum motivo para o jogo não ter sido antes, como por exemplo a meio desta semana. Algo muito estranho se passa em redor deste jogo. O adiamento sem razão e a marcação do jogo para esta data...humm
    O Porto escolhe a data e o vassalo do presidente do Vit. Setúbal come e cala.

    Também por falar em calendário e marcação de jogos. Alguém me explica porque é que os jogos das meias-finais diferem quase 3 meses entre si? Porque é que marcam a 1ª mão para Janeiro, que é um mês por si só um mês já com muitos jogos (Taça da Liga e quarto de final da Taça + jogos da Liga) para depois a 2ª mão só ser em Abril? Há 2 anos houve um intervalo também de cerca de 3 meses, no ano passado as duas mãos diferiram entre si cerca de 3 semanas e este ano volta a haver diferença de 3 meses? qual a razão disto? Curiosamente, no ano passado o Benfica foi eliminado cedo na Taça e aí as 2 mãos já foram mais próximas ao contrário do que aconteceu há 2 anos e este ano.

    ResponderEliminar
  4. Consta que o Setúbal está a preparar a Champions, só pode nesse dia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/1/13 17:42

    Qual é o prazo para qualquer reclamação oficial dos clubes?

    Em caso de reclamação, esta pode ser publicitada?

    Depois do jogo pode haver reclamação?

    ResponderEliminar
  6. Este é o chamado " não assunto " e pior que tudo, já passaram 10 dias ...

    Too late !

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking