O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de dezembro de 2012

Balanço de Campeões

 ●  16 comentários  ● 

Portugal, 6 de Dezembro de 2012

Depois de termos ultrapassado com distinção as duas anteriores finais com Spartak e Celtic, apesar do melhor resultado de sempre obtido ontem em Barcelona, ficamos de fora da Liga dos Campeões e fomos remetidos para a Liga Europa. Nada que tire brilho à excelente campanha que fizemos nesta edição. Vamos a números.

Este Benfica sem Javi Garcia e Witsel (só jogou na Escócia) peças fundamentais no 4-2-3-1 da época passada na Champions, com Aimar (1 jogo a titular, 1 como suplente utilizado) e Carlos Martins (1 jogo a suplente utilizado) os nossos organizadores de jogo limitados fisicamente, com Luisão castigado durante 4 dos 6 jogos e Maxi durante um, este Benfica escrevia eu, conseguiu fazer 8 pontos no que é o 2º melhor registo da fase de grupos (igual a Koeman em 2005/06 e inferior aos 12 pontos da época passada).

Em remates totais à baliza, fomos superiores aos adversários em 5 dos 6 jogos, apresentando uma média de 18,5 (!) remates por jogo (8,8 dos adversários). Destes, em remates enquadrados com a baliza, fomos superiores aos adversários em 4 dos 6 jogos, apresentando uma média de 9,1 remates por jogo. Este valor não deve ser muito relevado porque se retirarmos os 18 do jogo com o Celtic, a média de remates enquadrados com a baliza, baixa para 7,4. Em contrapartida os adversários remataram 5,4 vezes em média.

Na posse de bola, pelo contrário, fomos superiores aos adversários apenas em 2 dos 6 jogos (em casa contra Spartak e Celtic), sendo de destacar a enormidade de posse de bola do Barcelona nos dois jogos: 72 e 71 contra os nossos 28 e 29%. No global fizemos 43,8% de posse de bola, que se descontarmos os 2 jogos com o Barcelona, sobe para 51,5%.

Nos cantos fomos sempre superiores aos adversários, 6 em 6, tivemos em média 8,8 por jogo contra 4,3 consentidos por jogo. Nos cartões amarelos tivemos menos que o adversário em 3 dos 6 jogos, iguais, em 1 jogo, e superiores nos 2 jogos com o Barcelona. Média de cartões sofridos por jogo: 2,7 (comparem com a nossa Liga para se perceberem certas “coisas”).

Como interpretar estes itens estatísticos? Cada um que ponha o “tempero” na parte que lhe convier. Do meu ponto de vista, o Benfica teve indicadores suficientes para passar aos oitavos de final, mesmo considerando a dificuldade do grupo (pelas razões que já mencionei em textos anteriores), as vendas dos habituais titulares Javi e Witsel (jogou ainda na Escócia), os castigos dos também habituais titulares Luisão (4 jogos) e Maxi Pereira (1 jogo), bem como as várias lesões das quais se salientam dos habituais maestros Aimar (alinhou em 2 jogos, 63 mn a titular na Escócia e 30 mn como suplente utilizado frente ao Barcelona com o resultado feito) e Carlos Martins (45 mn como suplente utilizado num jogo).

Sem organizadores de jogo com a qualidade e antiguidade de Aimar e Carlos Martins, o Benfica regra geral, teve de fazer jogos diferentes do ano anterior, optando por um futebol mais trabalhador, menos vistoso, mais compacto (excepção na Rússia) e estranhamente, muito rematador. Infelizmente a eficácia dos remates foi baixa, o que também merece reflexão.

E no final, ficamos em 3º lugar, com 8 pontos, a 2 pontos dos oitavos. Porquê? Por uma mera questão de falta de sorte. Com 8 pontos, como já referi noutro texto, fizemos a 2ª melhor pontuação desde que a Champions tem este modelo de competição e desde que conseguimos marcar presença com regularidade (época 2005/06). Dessa vez deu para os oitavos, desta vez não deu. Porque o Celtic teve a seu favor a sorte de conseguir 2 resultados que não deixam de ser acontecimentos estatísticos: ganharam fora de casa, 18 anos depois da última vitória, e ganharam ao Barcelona que desde a fase Guardiola julgo nunca ter perdido qualquer jogo na fase de grupos.

Depois de nos terem eliminado em 1967 por moeda ao ar, a sorte parece continuar do lado deles. Para o ano haverá mais e quem sabe voltamos a ficar no mesmo grupo para ajustarmos contas?

Em matéria de ganhos económicos, o Benfica ganhou 11,6 milhões sem contar receitas de bilheteira e de televisão. Também não é um mau resultado.

Por último a palavra de quem sabe: “o Benfica jogou muito bem. Para nós ia ser difícil e pelo futebol que o Benfica mostrou hoje merecia passar”, Adriano jogador do Barcelona (2 jogos como titular nos 5 anteriores ao último jogo com o Benfica) citado pelo SAPO DESPORTO, 4 de Dezembro. “O Benfica teve mais ritmo, mais ambição e estiveram mais perto da vitória do que nós”, Thiago Alcântara (primeiro jogo a titular na Champions), idem. “Foi um jogo muito complicado frente a uma equipa muito difícil. E foi uma pena não terem feito o golo para se poderem qualificar”, Rafinha, idem.

Godinho Lopes: um presidente sem nível para o Sporting e o futebol português.

Avatar
 ●  5 comentários  ● 
"«Fragilizado? Eu não tive três treinadores na mesma época. Uma pessoa a quem reconheço competência, qualidade e que é um excelente dirigente, falo de Jorge Nuno Pinto da Costa, teve três treinadores e sentiu-se fragilizado? Há quantos anos lá está e quantos campeonatos ganhou depois disso? Vamos ser pragmáticos e pensar que há vida depois da vida e que eu não estou aqui para me defender, mas para defender o Sporting», atirou o líder leonino." - in Pasquim do Serpa


"A Liga indeferiu ontem a exposição enviada pelo Sporting, com o conhecimento do Benfica, para que o derby fosse adiado, no entanto, o desfecho deste caso poderia ter sido outro. Para isso, o Benfica teria de anuir a um eventual pedido dos leões para passar o jogo para terça-feira.

Mas, sabe A BOLA, não houve qualquer contacto entre os presidentes dos dois clubes, o leão Godinho Lopes e a águia Luís Filipe Vieira, o que poderá ter evitado, então, outro desenlace para este caso. Ou seja, os encarnados até ficaram à espera da chamada leonina mas como tal não se verificou... ficou tudo na mesma.
" in Pasquim do Serpa

Talvez se esta situação se tivesse colocado com o dirigente modelo de Godinho Lopes, o pedido tivesse sido oficial. E mediante uma recusa de PC, Godinho Lopes teria afirmado que 'compreendia a posição desse grande dirigente que é PC.'

Nota ao Quarteto Maravilha: Isto está um espectáculo!!!!!!!! :)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Boato!

Avatar
 ●  2 comentários  ● 

O Monstro Sagrado está de óptima saúde.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A exigência tem que ser para todos. Fosse outro Rodrigo qualquer a falhar estes...

Avatar
 ●  31 comentários  ● 




   

    

Nota: O Sporting recusa o quê?!?! Então percam por 3, com falta de comparência. Era só o que faltava!!

Vítor Pereira continua lírico!!

Avatar
 ●  3 comentários  ● 
""As expetativas são ganhar o jogo com Moreirense. Isso é que conta verdadeiramente para nós e é nisso em que temos de estar concentrados, tal como os nossos adeptos. É esse jogo que podemos controlar, o que acontecer [em Alvalade], acontecerá, mas não é algo que passe pelo nosso controlo", começou por dizer Vítor Pereira." in Record

A sério que no FCP não controlam os árbitros?Ainda bem!!!! Nem nunca isso passou pela cabeça de ninguém...!

     

     

As evidências que JJ foi negando, e o jogo de ontem.

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
- Empate em Glasgow foi um mau resultado

- Derrota em Moscovo(onde o Celtic venceu) foi um péssimo resultado

- O jogo com o Barcelona na Luz foi acima de tudo um momento de péssima gestão psicológica do 

plantel

- Os resultados dos outros não interessam, se nós não fizermos a nossa parte.

O jogo de ontem foi o culminar de uma gestão deficiente, quer psicológica quer operacional na Champions.

Jorge Jesus tem sem dúvidas qualidades que o diferenciam de muitos treinadores medianos. Mas continua longe de atingir a dimensão de que o Benfica precisa.

O Benfica precisava da vitória, e JJ tira Lima e Rodrigo, coloca Bruno César e André Almeida tentando aguentar o meio-campo pois o Celtic estava empatado. Lá está a gestão com base nos resultados dos outros, quando facilmente a coisa poderia virar, como aconteceu.

Venham com as desculpas que vierem, o Barcelona deu ontem tudo de bandeja para que o Benfica vencesse o jogo.

Não vencer o jogo de ontem, e vir logo puxar pelos galões como candidato à Liga Europa, é mais um exemplo de um treinador que continua sem aprender com os erros passados.

Nota: O que separa o Rodrigo matador na selecção espanhola do Rodrigo no Benfica? Nem uma palavra para as outras oportunidades claras perdidas, como a de Cardozo mesmo no fim do jogo?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

É assim o Benfica de Jorge Jesus:

Avatar
 ●  42 comentários  ● 
Forte contra os fracos, fraco contra os fortes, e quase quase lá nos momentos chave. Mas falha sempre.

O Barcelona hoje foi o clube mais amigo que o Benfica poderia querer.
Nem sequer Messi no 11 inicial.

O Benfica entrou de forma acutilante, construiu oportunidades, teve tudo para conseguir estar em vantagem. Mas falhou. 

Aliás, os 3 goleadores do Benfica falham incrivelmente 3 situações de golo iminente.

Jorge Jesus esteve mal nas substituições, e no esquema que apostou para atacar, em especial a 2ªparte.

Difícil de compreender como uma equipa que esteve tantos dias sem jogar chega a meio da 2ª parte completamente sem fôlego. Onde já vimos isto nas equipas de JJ?

O Benfica jogou sem alguns dos seus titulares? Sim, mas esteve muito mais perto da sua equipa titular que o Barcelona. 

Tenho pouco mais a dizer. 

O Benfica não mostrou ter nível nem ambição para continuar na Champions League.


Sport Lisboa e Benfica - Regionalistas Messi FC

Avatar
 ●  12 comentários  ● 
Uma única palavra: GANHAR!!!



Fugiu-lhe a boca para a verdade...

Avatar
 ●  2 comentários  ● 
«Não é possível jogar sempre com 12 ou 13 jogadores» - Vítor Pereira
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RGS suspenso 11 meses. Vamos continuar a bater palmas a Fernando Gomes?

Avatar
 ●  15 comentários  ● 
"Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, foi suspenso por 10 meses (e multado em 5.100 euros) pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por críticas ao árbitro Carlos Xistra e ao presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, Vítor Pereira, na sequência de um empate das águias com a Académica (2-2), disputado a 23 de setembro, para o campeonato.
Em comunicado, a Liga fala em "lesão da honra e da reputação" quando se refere às declarações proferidas pelo, na altura, administrador da SAD (cargo que abandonou entretanto) à "Antena 1". "O Benfica foi avisado de que poderia acontecer esta situação em Coimbra e também soube que a mensagem chegou ao senhor Vítor Pereira. Investiga-se tanta coisa neste país, que se faça também uma investigação a esta matéria por parte das autoridades competentes", disse o dirigente a 24 de setembro.

A juntar a este castigo está uma suspensão de um mês (e multa de 153 euros) por "falta de comparência para prestar declarações" no âmbito deste mesmo processo." retirado daqui.

É este o futebol de Fernando Gomes, Andreia Couto, Tiago Craveiro e outros conhecidos portistas a quem foi entregue a FPF.

O Benfica é o alvo a abater. De todas as formas e feitios.

O que tem que acontecer mais para o apoio inequívoco ser retirado?

A verdade sobre a morte do adepto do Braga.

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Comunicado sobre actos de violência após jogo SC Braga e FC Porto

"Na sequência dos trágicos incidentes que marcaram a noite da última sexta-feira, a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA) vem através deste comunicado prestar as mais sentidas condolências e pesar à família do nosso morador João da Silva Ribeiro. O bracarense de 39 anos faleceu na passada sexta-feira quando se dirigia sozinho para o Estádio AXA para assistir ao jogo da Taça de Portugal e foi abordado por adeptos, afectos ao FC Porto, da claque “Super Dragões”. O Mico, como era conhecido no Bairro das Andorinhas e na claque “Red Boys”, ao fugir dos referidos adeptos foi violentamente atropelado por um automóvel que circulava na variante que circunda a cidade de Braga, tendo sido decretado o seu óbito ainda no local pelo INEM.

Na sequência da violenta morte do nosso morador, e no final do jogo um grupo de adeptos do SC Braga entrou em violentos confrontos com a Polícia de Segurança Pública (PSP) que acompanhava a claque dos “Super Dragões” tendo estes “barrido” à bastonada cidadãos indefesos que se encontravam no Bairro das Andorinhas, pois este ponto da cidade é um local de passagem para o Estádio AXA. A Associação de Moradores reprova totalmente a atitude da PSP ao entrar no Bairro com cerca de 300 elementos munidos de caçadeiras e disparando centenas de tiros, onde um desses tiros atingiu gravemente um morador de 16 anos que se encontrava no 4º andar na sua habitação. Ainda na sequência deste acto policial vários moradores, que nada tinham a ver com esta situação, foram barbaramente agredidos pela PSP, e alguns tiverem mesmo que receber assistência hospitalar.

Em suma, a AMBA reprova qualquer tipo de violência sobre cidadãos indefesos, apelando ao bom senso de todos os intervenientes para que em situações futuras não se voltem a repetir.

Bairro das Andorinhas, 1 de Dezembro de 2012 " - retirado daqui

Pelo visto a Polícia prefere proteger os maiores vermes arruaceiros que alguma vez entraram num estádio, responsáveis por incontáveis agressões, roubos, e infelizmente mortes, pelo país fora.
A forma como resolvem 'varrer' seja onde fôr revela não coragem, mas a falta de dimensão humana para usarem uma farda de autoridade.
Nada que já não se tenha visto até na Luz com o mesmo lixo.
Totalmente chocante como a comunicação social não dá eco a este comunicado.
Vergonhoso como António Salvador não articula uma palavra publicamente quer para defender o seu clube dos roubos de arbitragem frente ao FCP, quer para condenar os responsáveis pela morte de um adepto do clube a que preside.

Preocupante como o Secretário de Estado do Desporto não toma medidas para nada.
Aos adeptos do Braga, muitos deles com o Benfica também no coração, pensem se querem seguir o mesmo caminho do ódio e do vale tudo, desde que seja para o FCP vencer e o Benfica perder.
É isso que querem para o vosso clube? Mais um vassalo do corrupto?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disse o Sr.'Hormonas':

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
«Sabíamos como ia ser o ambiente em Glasgow mas a forma como apoiaram a equipa em Barcelona, apesar de perderem daquela forma, foi fantástica. Nunca tinha visto nada assim. Nem sempre gostamos da forma como o Celtic joga mas os adeptos merecem estar nos oitavos de final da Champions. Sem eles, será uma competição menos ruidosa.» - retirado daqui.

 Ao Sr.'Hormonas' e aos Srs.'Amarelinha', dedico-vos esta:


Benfica eleito melhor clube do mês pela IFFHS

Avatar
 ●  1 comentário  ● 
O Benfica foi eleito o melhor clube de novembro pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), fruto de ter vencido todos os seus jogos no mês passado, tanto a nível nacional como internacional.

Os encarnados somaram seis vitórias (três para o campeonato, uma na Taça de Portugal e duas na Liga dos Campeões), tendo somado o maior número de pontos na atualização do ranking de clubes da IFFHS (37 pontos).

O Benfica, contudo, surge na 86.ª posição do ranking, ainda atrás de Sporting (44.º) e FC Porto (69.º).

Eis o ranking da IFFHS:
1. (1.) Barcelona (Espanha/4) 345,0
2. (2.) Atlético Madrid (Espanha/4) 298,0
3. (4.) Boca Juniors (Argentina/4) 284,0
4. (6.) Chelsea (Inglaterra/4) 263,0
5. (7.) Bayern (Alemanha/4) 260,0
6. (3.) Universidad Chile (Chile/3) 259,5
7. (5.) Real Madrid (Espanha/4) 257,0
8. (8.) Corinthians (São Paulo Brasil/4) 240,0
9. (9.) Athletic Bilbao (Espanha/4) 226,0
10. (20.) Olympique Lyon (França/4 224,0
(...)
44. (41.) Sporting (Portugal/3) 177,0
69. (71.) FC Porto (Portugal/3) 146,5
86. (112.) Benfica (Portugal/3) 133,5
107. (79.) SC Braga (Portugal/3) 119,5
146. (152.) Marítimo (Portugal/3) 104,0
211. (341.) Académica (Portugal/3) 87,5

domingo, 2 de dezembro de 2012

A crise de assistências na Luz.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 
Após a leitura de um trabalho bem estruturado e profundo de análise por parte do Bcool no blogue 'Ontem vi-te no Estádio da Luz', aqui, quero escrever umas linhas sobre a política de bilheteira do Benfica e a ligação com as assistências na 'Catedral'.

A inauguração do novo Estádio da Luz abria uma oportunidade para regressarmos aos tempos do 'Inferno da Luz', aquele ambiente mítico, temível e bem real para os nossos adversários.

O olhar da direcção foi naquela altura apenas para os custos inerentes à construção do estádio e seu funcionamento durante os jogos, como a inclusão de centenas de seguranças. 

Os bilhetes teriam de encarecer obrigatoriamente, pois as condições de conforto proporcionadas aos espectadores eram agora bem melhores. (Já nessa altura, o olhar para os adeptos e sócios como 'espectadores', ou de outra forma, como meros clientes.)

O que não foi levado em conta foi a concorrência. De quê? Por pouco mais de 25 euros, um adepto assistia no conforto do seu lar aos principais jogos...nacionais e europeus. Pelos mesmos 25 euros assistia a um único jogo na Luz.

Além disso, outros factores ainda mais importantes: a travessia no deserto em termos de vitórias. Os tiros nos pés de sucessivas direcções desde 1994 nas relações com o FCP e seus apaniguados, principais promotores do ódio ao Glorioso. A falta de qualidade dos plantéis do Benfica.

Mesmo os títulos de 2005 e de 2010 não conseguiram tornar o Estádio da Luz num local normalmente de lotação esgotada.

Depois de 2 temporadas muito fracas, no início da actual época os REDPASS, símbolo dos que mais vão ao estádio, sofreram um aumento brutal e quase 20% dos detentores de tal cartão não o renovaram.

O preço dos bilhetes não foi revisto de forma a ter mais gente no estádio, obtendo no mínimo a mesma receita.
Comentou o Ricardo no post que mencionei no início: "O problema de termos a dirigir-nos gente que não percebe nem é apaixonada por futebol é este: vêem números, não percebem que se puderem meter 50.000 com bilhetes a 10 euros é melhor do que meterem 10.000 com bilhetes a 50 euros."

A direcção parece agora ter despertado para este tema. Tarde.

Com uma crise financeira como esta geração ainda não tinha sofrido, a direcção, no leme do clube há muitos anos, tem falhado nesta matéria. Não percebe que o futebol é paixão, mas que sem preços adequados ao tempo em que vivemos as pessoas não vêm. 
Que um clube sem sucesso desportivo tem que fazer mais para trazer os adeptos ao estádio. 

Lembrem-se de que os adeptos só gastam dinheiro. Não recebem um tostão para estarem sentados na Luz.
O seu combustível é o amor ao clube e o sucesso desportivo

Ir à Luz para ver roubos ao Benfica? Para não festejar títulos? Numa altura em que quase 20% dos portugueses estão desempregados? Há que pensar.

Decerto todos se lembram das 'molhas' enormes na antiga Luz. Do vento gélido de inverno que escolhia sempre os dias de chuva para brindar a Luz. Mas os adeptos íam na mesma. Porquê? Pensem nisso.


Só tens espinha vertebral contra o Benfica e Sporting.

Avatar
 ●  23 comentários  ● 
This image has been resized. The original image is 500 x 333.

Click to view the full image.  

António Salvador: "Estou sim? Presidente Pinto da Costa? É o Tó Salva! 
Quero lhe pedir muita desculpa por ontem, mas a culpa foi do Olegário e do Danilo!!"

Pinto da Costa: "=!%&##$)#"%)#$?%"#""###!!!!!"

António Salvador: "O Peseiro? O que quer que eu faça ao Peseiro?? Ía despedi-lo mas agora tenho que me aguentar senão os lampiões dos adeptos do Braga lincham-me, mesmo que o Presidente mande para cá mais SD vestidos à Braga!!!
Eu sei que o gajo afirmou que é lagarto!! Mas Presidente, eu pensava que ele amocharia como o Domingos e o Leonardo Jardim! Só que este além de lagarto é professor e não verga. Mouros!"

Pinto da Costa: "%/(#%/)/(»»»$%&$%/&%&//%&/&#$/&%()%&(=?(/)(=/&$%"

António Salvador: "O gajo não 'come' fora de casa. Ainda por cima é dos certinhos!"

Pinto da Costa: "*(=()/*%&$=??=="#!»!"#$»"$?#"%?!"$?"#%?=$&=$%/!!»&%?/?&(?/(»&("

António Salvador: "Não Presidente!! Por favor! Jantar com o Antero na Praia de Espinho não! Eu prometo que vou resolver isto rapidamente!! Fale com o Nando para que no próximo sorteio dê Braga-Benfica e a gente corrige isto!!
Mas mandar-me jantar com o Antero não!! Eu não sei nadar e a água é fria!!"

Pinto da Costa: "#$"&)%/)#$?$%?&&)/)$?$$»»$&$&%/$#&&/%%%#$&)&$?$#?%&=$#%"

António Salvador: "Sim, já imaginava que a fruta pró Olarápio seria por minha conta...ainda bem que me avisou que não conhece nenhum Mesquita Alves. Ía mandar uma coroa de flores em nome do Braga, assim cancelei. Era técnico a recibos verdes, eu sei."

Pinto da Costa: "%$/$?#&=/"=&%?)/?&=(/%&(»»?»?%&)?)$%#(/)("

António Salvador: "Nunca Presidente! Nunca ouvirá de ninguém do Braga uma palavra a questionar o FCP e o senhor! Até o adepto que morreu, dissemos logo que a claque do Porto não tinha nada a ver. Ele andava a fazer parkour."

ranking