O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 1 de setembro de 2012

Transferências e afins

 ●  12 comentários  ● 
Finalmente, o tão desejado Setembro chegou. Desejado por um motivo apenas: a sua chegada é sinónimo de fecho do mercado de transferências... bem, pelo menos em grande parte da Europa. As últimas horas do dia de ontem foram passadas com expectativa e, até, com alguma (vá, muita) ansiedade:

* “Javi Garcia, sai? Fica? Já é oficial? No site do Benfica ainda não está la nada...” – toda a gente sabia que seria uma forte hipótese, até porque o clube precisava/ precisa de fazer um encaixe financeiro significativo. Mas... e “aceitar”, ou melhor, interiorizar isso? Ao fim e ao cabo, além de ser um grande atleta, como toda a gente sabe, estava em causa a saída de um jogador “à Benfica”, com a garra e a determinação necessárias. Ainda havia uma pequena (muito pequena!) e descabida esperança, pois  para além de ser um grande atleta, como toda a gente sabe, estava em causa a saída de um jogador “à Benfica”, com a garra e a determinação necessárias.

A verdade é que já é jogador do Man. City. Que seja feliz e que tenha muito sucesso!!! Os Benfiquistas só têm a agradecer. Até breve, seja com que camisola for. Para a posteridade, aqui fica uma declaração de Javi ao nosso (que também é dele!) Benfica, aquando da conquista do último campeonato:



* uma palavra, também, para Saviola, apesar do seu futuro já estar resolvido há alguns dias. Um grande OBRIGADO, “El Conejo”. No seu percurso no Glorioso, irei sempre lembrar a sua primeira época. Foi uma peça fundamental na conquista do título. Que classe de jogador Nunca me esquecerei, também, dos passes fantásticos trocados com Aimar. De facto, comprovamos que podiam jogar de olhos fechados. Não esteve ao alcance de qualquer clube ver “El Conejo” e “El Mago” jogarem juntos.


Apesar do mercado ter encerrado – como sempre – à meia noite de 31 de Agosto, a verdade é que o mesmo não se passou com alguns poderosos mercados. É o caso da Rússia. Dizem “por aí” que Anzhi está em Lisboa para levar Witsel, Gaitán e Rodrigo, por 90 milhões de euros.

Antes de ir à hipotética proposta acima referida, uma nota apenas para o mercado de transferências e para o que a comunicação social (CS) faz dele, sobretudo a portuguesa. Muitos jogadores “entram” e “saiem” do Glorioso. Desde a abertura do mercado que perdi a conta aos jogadores que vinham para o clube. Eram autocarros e autocarros deles!! Para não variar, num mar de jogadores, acertaram em um ou dois, grosso modo falando.

Deste modo, é sempre com especial agrado que assisto ao encerramento das transferências, ainda que haja excepções (bem sei que são campeonatos diferentes, o de Portugal e o da Rússia, por exemplo - com outro modo de funcionamento, sobretudo no que respeita às paragens -, mas deveriam tentar uniformizar os mercados. Afinal, o russo encerra a 6 de Setembro – salvo o erro! -, pelo que são poucos dias de divergência, que podem fazer a diferença!). Acabou-se a festa... por enquanto!

Num futuro muito próximo, vamos ler notícias que alguns jogadores, que estiveram na mira do SLB, colocados, naturalmente, na rota pelos "pasquins", não quiserem vir (já temos o caso de Eliseu, noticiado pelo Record, que preferiu ficar no Málaga, essa grande potência do futebol mundial; só falta saber se - partindo do pressuposto que houve contactos entre os clubes - foi o Eliseu que não quis vir, ou se foi o Benfica que ou não ficou agradado com os termos do negócio ou que repensou na contratação, por algum motivo!).

Daqui a nada já vamos, também, assistir às compras de Inverno (serão, antes, “presentes de Natal”?) do Enorme Benfica. De facto, há coisas que nunca mudam. Mas acabo por compreender, visto que só capas de jornais (e não só) relacionadas com o nosso clube é que vendem. A propósito, diziam, há dias, que a deslocação do Benfica a Setúbal era o abono de família da equipa local (o mesmo se aplica, “mutatis mutandis” às restantes equipas do nosso campeonato!). Aproveito para dizer que a receita gerada na imprensa por causa das notícias do Benfica é o ordenado de muita gente.

E para finalizar o tema "CS", esta está a falhar. Leio inúmeras vezes que o Porto desvia vários jogadores ao Benfica. Então e o Lima?? Não terá sido desviado ao Porto?? Há uns dias faltou uma brilhante capa a dizer algo do género: "Lima no FCPorto", que seria corrigida com uma outra capa no dia de hoje: "Lima assina pelo Benfica".

Agora sim, abordando a mais recente e alegada proposta para levar três jogadores nossos de uma só vez, quero desde já dizer que não deixa de ser com algum agrado que vejo grandes e poderosas equipas a admirarem e, posteriormente, a desejarem, pelo menos, metade (e acho que não é exagerado!) da nossa equipa. É sinal que temos grandes jogadores.

No entanto, há propostas, e portanto eventuais saídas, que assustam. Quererem levar logo três jogadores-chave é, numa primeira impressão, assustador.

Não sei se a proposta tem algum fundamento, mas, pensando bem, não seria mau de todo. Temos imensos jogadores, não só na equipa principal, como na «B», com grande qualidade e com categoria para colmatar algumas saídas. Talvez o mais penoso para a equipa, depois da transferência de Javi, seria a saída de Witsel, outra peça fundamental do nosso onze. A ver vamos, com a certeza e a confiança de que temos soluções.

Transferências à parte, amanhã temos mais um jogo, que é para vencer!!! Que a Catedral esteja bem composta, para empurrar a equipa para mais uma vitória!!!

CARREGA BENFICA!!! 

Os cavalos de Tróia e a despedida ao campeonato

 ●  26 comentários  ● 
E pronto. Finalmente aconteceu aquilo que muitos de nós estávamos á espera. Acabou a época de transferências não antes de a Direcção do Benfica, juntamente com o idiota do Jesus terem estraçalhado o Benfica por completo.

Até nem sei como hei-de escrever este texto. Como o estruturar, tal é a confusão em que estou face ao estado em que está o Benfica.

Vamo focar-nos nos desenvolvimentos dos últimos dias

Saída de Javi Garcia - Podem dizer adeus ao campeonato deste ano.
No plano desportivo, foi vendida uma das pedras basilares da equipa e o único jogador que trazia equílibrio e solidez defensiva ao meio campo encarnado. Isto sem haver uma alternativa credível no plantel.
No plano financeiro tratou-se também de um péssimo negócio pois o jogador apenas rendeu 20 milhões. E porque é que isso é mau? Basta perceber que apenas deu para suprir as compras de Ola John e Sálvio.

Compra de Lima - baixar as calças ao Braga e tentar chatear os Corruptos.
Este deve ser o negócio mais retardado do ano. A contrtação de Lima não faz o mínimo sentido.
Comecemos pelo plano desportivo. Lima é um jogador de 29 anos que em 170 jogos marcou 52 golos. Qual o interesse desportivo num jogador que já não tem potencial de crescimento, com números muito piores que Cardozo (que tem a mesma idade de Lima). Será para tirar o lugar a Rodrigo? Vai-se deixar de apostar num jovem promissor que começou o campeonato em grande?
Isso para não mencionar o claro excesso de pontas-delança nos quadros do Benfica. E jogadores que já mostraram serviço e têm imenso potencial. Era Lima necessário se se tivesse mantido Nelsón Oliveira, ou Mora ou Jara no plantel? E Kardec? Que está a fazer no plantel?
No plano financeiro, fará sentido ter despendido 4,5 milhões de euros por um jogador cujo contrato expirava no final desta época?
No plano estratégico, temos o Vieira a favorecer o seu amigo Salvador e a fortalecer um dos grandes bastiões do anti-benfiquismo. Com que objectivo? Não bastou termos entregue um grande benfiquista como Ruben Amorim ao Braga agora ainda lhes despejamos dinheiro no colo?

Saída de Saviola a custo zero - somos alguma instituição de caridade?
Porque é que o Benfica cede Saviola a custo zero ao Málaga sem ter recebido Eliseu em troca?
Então vai-se oferecer de mão beijada um jogador da qualidade de Saviola por custo zero? Tinha um salário elevado, mas quem é que renovou com Saviola na época passada?

Vinda de um lateral esquerdo - qual lateral esquerdo?
Jesus bateu o pé e disse quese não viesse Eliseu, não queria ninguém. Se viesse qualquer outro lateral-esquerdo seria ostracizado como foi Capdevilla. A escolha de Jesus é Melga e ponto final. Querem uma alternativa mais sólida? Paciência se não vier da cabecinha do Iluminado então o jogador que se f*da.

Saída de Nolito - afinal fica. Para aquecer o banco.
Nolito é indiscutivelmente um dos jogadores com melhor rendimento do plantel. Goleador, decidido e cheio de garra. E por isso tornou-se um incómodo para Jorge Jesus. Joga muito futebol e seria escandaloso se não jogasse!
O problema é que Nolito veio a custo zero... E para as alas temos Ola John (9 milhões), Enzo Pérez (5,5 milhões), Gaitán (8,5 milhões), Bruno César (5,5 milhões) e Sálvio (11 milhões). 40 milhões para as alas. E não havia 4 milhões para um lateral-esquerdo? E que tal um substituto do Javi?

A conclusão é que é possivel chegar é só uma: esta Direcção enlouqueceu e Jesus está completamente delirante. O Benfica está a ser arruinado por esta Direcção e por este treinador. Desde o tempo de Damásio e Artur Jorge que nunca vi tanta idiotice a ser feita na política desportiva do clube.
O propósito do Benfica tem de ser ganhar títulos. Neste momento é mais do que óbvio que ninguém naquela estrutura tem como objectivo conquistar títulos pelo clube. Neste momento o propósito do Benfica é ser uma vaca gorda de onde muita gente chucha dinheiro. O circular de dinheiro em compras e vendas é o propósito do clube, assim como garantir os juros ao BES.

E agora já temos a campanha encomendada do costume a atirar areia aos olhos dos sócios e adeptos que comem tudo o que vem nos jornais:
- Aí está o Record a defender Vieira: 120 milhões em 5 vendas!!! Uau! E quanto foi gasto nas compras? Não percebo é porque é que esta Direcção ainda não pediu o troféu de sucesso em vendas á CMVM? Espera aí, a CMVM não dá troféus por isso?... E com tanto dinheiro como é que o passivo está quase nos 500 milhões? Curioso...

- Aí está Jesus com toda a sua sapiência (?) a explicar que é tudo conforme ele quer.

E é assim que o Benfica já perdeu este campeonato. Os Corruptos mantiveram os seus dois melhores jogadores. O Benfica vendeu uma das suas pedras basilares. E os árbitros já sabemos para que lado apitam.

E sabem o que é triste? É que o mais certo é que vamos ter que gramar com este ASSALTO ao clube durante os próximos 4 anos. Isto porque os benfiquistas com capacidade de desafiar Vieira preferem fazer jantarinhos com este em vez de se organizarem para o deitar abaixo. Porque os "parceiros económicos" não dão a benção a uma alternativa a Vieira e por isso os benfiquistas preferem baixar os braços.
ISTO É O BENFICA PORRA! Apresentem uma alternativa, tirem de lá este tiranete de inspiração norte-coreana e vão ver se os "parceiros" não vão vir de rabinho entre as pernas darem o seu apoio para continuarem a chuchar da teta do Benfica.


Preferem isso ou manter estes cavalos de Tróia que estão a arrasar o Benfica em nome do lucro fácil para eles próprios, para os seus empresários amigos, para os bancos, para o Oliveira???


Resumo do Mercado - Porque estão irritados?

 ●  25 comentários  ● 

Comecemos pelos rivais. 
O SportingCP não teve quem lhes viesse comprar jogadores (apostavam tudo na venda do avançado) e fará um campeonato na luta pelo 4º lugar. 

O FCPorto teve propostas reais do Anzhi e Tottenham por Hulk e Moutinho, respectivamente. Teria permitido um encaixe na ordem dos 70 a 75M€... mas curiosamente foram os jogadores que boicotaram as transferências, não por amor ao clube, mas pelo espírito mercenário que faz com que não abdiquem de fortunas que recebem no FCPorto. Fala-se em 400mil/mês para Hulk e perto 300mil/mês para Moutinho.

O SCBraga mantem inalterado, mas perdeu Lima e recebeu Michel. Trocaram dos jogadores de características semelhantes, mas com recém benfiquista a ser muito superior. Contudo, o SCBraga já tinha contratado o jovem Eder à Académica, que segue agora para a titularidade e têm ainda Carlão e e Paulo Cesar. Apesar do forcing do Celtic conseguiram manter Helder Barbosa que se junta a Hugo Viana, Alan no nucleo duro agora reforçado por Amorim e Micael.

Por fim o nosso SLBenfica. Este ano contratámos Hugo Vieira e Michel, fizémos regressar Mora, Kardec e Nelson Oliveira que se juntavam a Cardozo, Rodrigo e Saviola. Aos poucos sairam todos e ficaram Cardozo e Rodrigo (os titulares em 99% dos jogos) e Kardec (que não me lembro de o ter visto desde que chegou esta ano). Com dois titulares seguros, ontem decidimos evitar que Lima saísse para o FCPorto (devia ser para jogar às cavalitas de Jackson e Hulk) e pagámos a clausula de rescisão e ainda oferecemos Michel - que se junta a Hugo Vieira e Mora no lote dos que foram contratados e nunca sequer teve tempo para justificar a contratação.

Portanto, na linha avançada temos agora Cardozo, Lima e Kardec para uma posição... e Rodrigo para a outra. Ou quatro jogadores (três deles titulares recentes) para uma posição. Vai ser lindo...

NÃO HAVIA ESPAÇO PARA NELSON OLIVEIRA, MAS HOUVE PARA LIMA?

Como eu ontem antevia e receava, o Lima não veio para o bem do SLBenfica, mas sim para o Luis Filipe Vieira mostrar ao FCPorto que lhes rouba jogadores, tal como eles nos fizeram como Falcão, Lisandro Alvaro Pereira ou James Rodriguez, etc. É parecido!

Nas alas, Jesus tentou ver-se livre de um jogador que nunca quis - Nolito. Parece que apenas todos os benfiquistas admiram a entrega, garra, qualidade e determinação de Nolito, pois Jesus faz tudo para queimar o jogador e ver-se livre dele.

Quando vemos um jogador ser queimado, como tem sido frequente, começa a ser impossível não nos pormos do lado dos jogadores e com sinceridade desejar que saiam do SLBenfica para terem um futuro condizente com a sua qualidade e profissionalismo - jogadores como Martins, Rosa, Nolito, Miguel Victor, Nelson Oliveira, etc nunca levaram um dedo a apontar a JJ, apesar das tremendas injustiças que são alvo.

Com isto, Gaitan que até andou não-convocado e em sub-rendimento há um ano, ficou na Luz. São 8,5M€ parqueados ao lado dos 5.5M de Bruno Cesar, dos 11M de Salvio, dos 5,5 de Enzo, dos 9M de Ola John... isto para jogarem dois (um dele cada lado) em... 6 jogadores (cerca de 40M€ investidos).

Da defesa, o "mestre da táctica" diz que tem o que precisa - ainda que tenham andado a "disparar" sobre Eliseu, Ziegler e Silvio - com Melgarejo. Luisinho, o tal que o homem diz que parte o corredor todo, há muito que deixou de ter sequer oportunidades, pelo que será complicado acreditar que temos sequer um defesa esquerdo, quanto mais dois... e com Messi e companhia na rota (e 30 jogos no campeonato).

Por fim, a saída de Javi Garcia. As primeiras noticias diziam que os ingleses vinham para "bater a clausula" e que o Vieira estava intransigente nisso. As ultimas noticias, mostraram que o jogador saiu por 20M€ com mais 3M de objectivos e 50% do valor do lucro de uma futura venda acima de 23M€. Ou seja, saiu por 20M...

Neste caso, eu com sinceridade não vejo um único substituto. Considero que Matic joga na posição de Witsel e Martins (onde sempre jogou) e não na de Javi. Mas até dando de barato que está há um ano a treinar como suplente do Javi, pode até fazer o lugar, mas... também não terá substituto em caso de lesão, castigo ou sub-rendimento. E não me venham com merdas do Witsel... porque já o vimos fazer essa posição e o rendimento deixa muito a desejar.

Considero, portanto, uma saída muitíssimo mal acautelada em termos desportivos e com condições financeiras muito abaixo do que se aceita para um jogador da importância de Javi Garcia no plantel. Há no entanto algumas informações que dizem que haveria alegadamente um acordo para que acima de 22M€ se o jogador quisesse, o SLBenfica não poderia "fechar a porta". Ora, sabendo as "turras" (literalmente) que teve com JJ... era de adivinhar este desfecho. Um jogador nuclear dá um lucro de aproximadamente 7 ou 8M€.

Em resumo, estou apreensivo... considero que a gestão desportiva este ano deixou muito a desejar, gastou-se imenso dinheiro mal gasto e desnecessário (pelo menos sem "limpar a casa" primeiro) como foram os casos de 9M de Ola John (sem sentido, não vendendo Gaitan), 11M de Salvio (sem sentido, não vendendo Enzo - olhando ao historial do jogador) ou 4,5M de Lima (sem sentido, não vendendo Cardozo)... cerca de 25M€ sem qualquer sentido sem as vendas que o justificasse.

Claro que nos próximos dias muita areia vai circular nos jornais para que possamos ver o copo meio cheio. Eu também o quero ver, sim e desejo que o jornal de defesa oficial da imagem do Presidente - A Bola - faça um bom trabalho a convencer-me, tal como o nosso amigo Joaquim Oliveira nos seus Jogo, DN, JN, TSF e Sporttv. 

Eu quero ficar convencido de que está tudo bem... vamos lá João Gabriel, esses discursos nas casas do Benfica a serem bem pensados e os jornalistas amigos a mostrarem o lado favorável de alguma coisa.

ACTUALIZADO:
- Aí está JJ a dizer que disse ao Presidente que não precisava de ninguém, que Lima e Cardozo sem complementam (senta-te Rodrigo!) e podem jogar juntos.

- Diz também que o André Gomes e o André Almeida lhe dão garantias para alternativa ao Matic. Parece que o Jesus bateu com a cabeça em qualquer lado e de repente aposta... na formação.
- Também o Record explica que com Javi já fizemos 132M€ em vendas com Ramires (22M e veio já vendido!), DiMaria (25+5), Coentrão (20+Garay), e David Luiz (20+5+Matic) , ou seja, 107M + 13 em objectivos = máximo de 120M€ desde Junho de 2010. Já estou muito mais satisfeito vêem, temos 120M e zero titulos depois de estes jogadores terem saído! Mas estamos com 120M€... ou não? Ai não? Então?

Benfica está a saque!!!

Avatar
 ●  28 comentários  ● 
Javi Garcia no último dia por menos 10 milhões que a clausula é inacreditável.

Dar 4.5 milhões pelo Lima, com 29 anos, e ainda mandar outro jogador, isto a um clube do sistema, que tem feito tudo para nos prejudicar e sem ter sido vendido qualquer atacante, é um insulto.

Não ter contratado um defesa esquerdo de qualidade devido ao treinador incompetente que faz o que quer e que vai escorraçar do clube os melhores jogadores, como Artur Jorge fez em 1994, é um ataque ao Benfica.

Meus amigos, o Benfica está entregue a uma corja que serve interesses de terceiros.
Os nossos melhores jogadores pedem para sair do clube devido ao treinador que temos, que os trata como lixo.
Não temos um presidente, temos um representante dos vampiros que sugam o Glorioso.

Pergunto: andamos a pagar para isto?  É este o Benfica que tanto gostamos? Vale a pena tantos fazerem sacrifícios financeiros para pagar quotas, cativos e outros quando o real interesse do clube não é acautelado?

É este o Sport Lisboa e Benfica? Ou será antes o Benfiquinha dos mesquinhos, dos cegos, dos servidores dos pulhas e dos escravos dos mafiosos?

É dramático um clube como o nosso chegar ao último dia de mercado e não contratar ninguém para onde estamos fracos. Mais, ainda facilitar a saída de um jogador basilar como Javi sem ter uma opção de igual valor. 

É um nojo este Benfica de Luis Filipe Vieira. Certamente não é o meu Benfica.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Declarações de JJ:
«Sílvio é invenção vossa. Procurávamos um lateral esquerdo e sempre disse o que procurávamos [Jesus chegou a falar de Eliseu na semana passada]. Tínhamos um algo. Ou era esse ou então não vinha ninguém. Mas não estou preocupado. Temos o Luisinho, Melgarejo e Luís Martins e confio em todos.»

«Falei com o presidente e disse que não queria outro jogador estrangeiro para aquela posição. Disse-lhe que tínhamos jogadores portugueses com qualidade que nos dão garantias. E ainda há o Matic, jogador que já demonstrou todo o potencial e valor», afirmou, garantindo que, apesar da saída de Javi, «nada vai mudar»

Jorge Jesus a fazer dos outros estúpidos. 
  

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Javi Garcia CONFIRMADO. 20M€ (Comunicado SAD... e explicação)

 ●  22 comentários  ● 
Comunicado:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem confirmar que chegou a acordo com o Manchester City para a transferência a título definitivo da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Javi Garcia pelo montante de 20.000.000 (vinte milhões) de euros, estando igualmente previstos 3.000.000 (três milhões) de euros relativos a prémios de performance desportiva. Mais se informa que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD terá ainda direito a receber 50% do valor da mais-valia obtida numa futura transferência do atleta. 

O Conselho de Administração 
31 de Agosto de 2012"


NDR GB:
Venda por 20M€ a pronto + 3M de objectivos + 50% do valor de mais valia de futura venda, ou seja, metade da diferença entre o valor de venda e os 20M€, portanto se o venderem um dia por 30M... recebemos mais 5M€. Na prática, uma venda longe dos 30M€... desejava-se bastante melhor, mas entende-se a vontade de o jogador sair (e não falo apenas do mega-ordenado).



Finalmente algum bom senso!

 ●  13 comentários  ● 
Tenhamos calma, companheiros: no Benfica trabalha-se bem e de forma metódica. Tenho a certeza absoluta de que a saída do Javi estava pensada e devidamente compensada por uma brilhante prospecção. Dentro de poucas horas, será anunciado um médio defensivo de top.  -  by: Ontem Vi-te



Nolito em Madrid

 ●  13 comentários  ● 
A ida do NOLITO  para o Atlético  por empréstimo, que a MARCA está a badalar  e o recoreco a fazer também eco, dou-a como certa!!!

É evidente que este negócio tem muito a ver com a vinda do SILVIO, também por empréstimo.

É caso para se dizer;  toma lá o Nolito que tenho em excesso, e dá cá o Silvio que me faz falta.

Se assim foi, até nem está mal pensado. Agora, se o excesso  era o Nolito ou um outro qualquer, isso já são outros quinhentos.



ADENDA: Man City Sign Javi Garcia



A polémica Lima e o exit (?) de Javi

 ●  22 comentários  ● 
Começando pelo nosso "guerreiro espanhol", não terei qualquer problema em dizer que na minha opinião uma venda acima de 25M€ (considerando que a clausula é de 30M€) tem que ser considerado um bom negócio para um médio defensivo de grande qualidade para o campeonato nacional, mas convenhamos que não é um jogador de top mundial - e esses andam a ser vendidos entre os 25 e 35M€. Temos que ser realistas com o momento actual.

A Direcção não verá em mim qualquer desacordo ou crítica se, depois de todas as tentativas de esticar a corda, aceitarem 25M€ + 5M€ de objectivos.

O que me preocupa muitíssimo, isso sim, é a ausência de substituto e a necessidade de investir 1/3 da receita num substituto em poucas horas (reduzindo-nos a margem negocial). A escolha natural, para mim, seria: Manuel Fernandes. Neste domínio, penso que poderiamos ter mantido Nuno Coelho - um excelente jogador.

Bom, bom é o Javi Garcia não sair... isso sim.


Quanto ao Lima, não escondo que (num valor de aquisição - muito - abaixo dos 10M€) é uma das melhores opções, considerando que o nosso treinador o conhece bem e o jogador está plenamente adaptado ao futebol nacional (e europeu), é experiente, veloz, dinâmico e... goleador.

A única questão que considero sobre esta aquisição, passa por Cardozo. Ou seja, se mantivermos o paraguaio hoje, a aquisição de Lima só serve para enfraquecer o SCBraga, porque o jogador não vem para tirar minutos ao Cardozo (desvalorizava-o ainda mais) e não vem para tirar o lugar ao Rodrigo (são características diferentes).

Assim sendo, se mantivermos Cardozo (dado que é o titular quase sempre), temos o Kardec para alternativa ao paraguaio e além disso ainda temos Rodrigo, Michel... mas também Nolito e Salvio que podem fazer a posição de segundo avançado.

Portanto, na minha opinião, Lima... só mesmo se Cardozo sair.
Esperamos que o interesse no Lima não seja apenas para o desviar do Dragão, com quem tem um compromisso verbal (igual ao que tem connosco).


Em resumo, se acontecerem estas duas saídas, seria um fecho de mercado doloroso e a deixar-nos apreensivos para o futuro, dado que seriam duas mexidas em posições muito relevantes e que fazem parte da espinha dorsal da equipa. Ainda que as alternativas possam resultar bem...

PS- A possível entrada de Sílvio é uma boa notícia. Benfiquista, formado no SLBenfica... e jovem. Que venha com opção de compra.

Adeus Saviola e olá a...

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
...Lima?!? É o que afirma a Antena1 esta noite. 

Mas antes vamos a Saviola.

Obrigado pelo primeiro ano que deu ao Benfica. Foi basilar no título de 2009/2010.
Infelizmente, para o Benfica e para ele, a sua prestação correspondeu ao que tem feito nos outros clubes por onde passou. Talvez seja um problema psicológico.
Seja como for, o seu ordenado era incomportável para uma opção que nem no banco por vezes ficaria.
Boa sorte e será sempre bem vindo ao Estádio da Luz.

Quanto à notícia sobre Lima, do Braga, penso que serão muitas as notícias que virão a lume nas próximas horas.
O que não será admissível é qualquer negócio com o Braga. São mais que adversários. São parceiros dos corruptos e financiar aquele clube é financiar o anti-benfiquismo.
Portanto, o que espero sim é a vinda de um defesa esquerdo de qualidade para que não só enfrentemos o campeonato com mais confiança, mas encaremos a tarefa na Champions com mais esperança de fazermos uma boa prova.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Actualização:

Dizem as notícias da manhã que Sílvio vem para o Benfica por empréstimo;

Emerson vendido aos turcos;

Yannick Djaló emprestado ao Toulose;

Javi pode estar a caminho do City;

São 3 boas notícias e uma péssima. 
Javi sair no último dia de mercado, sem que possamos adquirir ninguém de igual qualidade para o seu lugar é trágico. Pior será se sair no último dia de mercado por um valor inferior à clausula de rescisão. 
Mas é certo que neste último dia as notícias serão mais que muitas para encher chouriços. Esperemos para ver.

Quanto ao Lima, a confirmar-se o negócio, não sei que mais provas alguns precisam para perceber em como LFV defende os interesses de tudo menos os do Benfica.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Corruptos da Catalunha na Luz - Sorteio da Champions

Avatar
 ●  27 comentários  ● 
Grupo G

Barcelona (ESP)
Benfica (POR)Spartak (RUS)
Celtic (ESC)

Os corruptos da Catalunha, que tanta simpatia têm granjeado entre alguns dos nossos estimados frequentadores na última semana, vêm à Luz jogar na Champions.

Vamos poder ver a jogar ao vivo Leo Messi, jogador produto de substãncias químicas, algumas das quais com componentes que tramaram Lance Amstrong, mas não levadas em conta durante os vários anos que o argentino as meteu no bucho.

O sorteio foi bom para o Benfica. As equipas sorteadas prometem bom futebol e emoção, e acima de tudo, mostram que apenas um excelente Benfica poderá brilhar novamente na Europa do futebol.

Estou certo que o mestre da Amadora não deixará por mãos alheias os seus créditos(loool). 
 


Clínica alemã desmente árbitro! / Real Madrid vs C Catalunha

Avatar
 ●  48 comentários  ● 
"O relatório da clínica alemã onde Christian Fischer, árbitro do Fortuna-Benfica, recebeu tratamento revela que o juiz se dirigiu ao local na própria viatura, "consciente, sem tonturas ou vómitos, não lhe sendo diagnosticado falhas neurológicas ou lesões exteriores"

O documento é assinado por Carla Hulslep, médica-chefe do St. Elisabeth Hospital Iserlohn. O seu teor é revelado, esta quinta-feira, pelo "Correio da Manhã".

O relatório acrescenta que o árbitro "prescindiu do internamento estacionário e assinou, inclusive, o termo de responsabilidade". - In Record

Será que era preciso tudo isto para perceber que o árbitro está ao nível do Paulinho Santos, que fez um 'fixe!' ainda deitado na maca? 
Provavelmente, este árbitro cursou a Universidade de Verão do António Garrido...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os corruptos da Catalunha lá tiveram o que mereciam...quer dizer, mereciam ter sido trucidados na primeira parte, mas faltou 'killer instinct' ao Real. Ainda assim, houve muita gente ontem a tomar Rennie. Enquanto os JJ deste mundo vão sendo glorificados por um futebol 'do outro mundo' mas não ganham nada, o Mourinho(com quem nem simpatizo desde a sua saída do Glorioso) que é o alvo de tantos invejosos, já arrumou mais uma Taça na vitrine. 

E enquanto Mourinho acabado o jogo desapareceu, JJ passaria as próximas horas a desdobrar-se em entrevistas para realçar como tinha previsto que o jogo fosse assim, que o calcanhar de Ronaldo foi uma jogada específica desenhada pelo próprio JJ e que não deram 10 a zero porque o Higuain ainda não aprendeu a interpretar 'as minhas ideias'.
'Amanhã falarei com LFV para lhe dizer que se não me aumentar novamente eu vou para o Porto. Com mais este aumento, fico a ganhar 500.000€/mês e todos os problemas do plantel ficam resolvidos. Os adeptos têm nisto mais uma prova do meu benfiquismo puro.'  - terminaria JJ as suas declarações.
Vi que ontem os adeptos do Real reclamavam junto de Florentino Perez a contratação de JJ: 
'Vencemos mas preferimos antes dar goleadas a clubes fracos, bater recordes insignificantes e ir ficando em jejum nas principais competições! Isso compensa tudo!!!'

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os Proscritos - Até quando Jesus?

 ●  23 comentários  ● 

Um é dos jogadores de maior rendimento individual e colectivo do plantel desde a temporada passada.

Outro é dos melhores jogadores, consecutivamente, da 2a Liga e já foi dos melhores da formação e a BenficaTV tem demonstrado a sua imensa capacidade e qualidade, bem como influência na equipa B.

O outro foi "apenas" o pilar de dimensão e organização da equipa em toda a pré-temporada. Joga com o coração em cada lance.

Em comum, têm uma enorme qualidade, o facto de jogarem em posições com elevadíssima utilidade para o plantel principal do SLBenfica e ainda a imensa entrega, garra e determinação com que jogam.

Talvez por isso, ou por não terem sido escolhas directas de alguém, têm também em comum o facto de serem preteridos, 2as ou 3as escolhas do actual treinador do SLBenfica, em favor de jogadores recém chegados e/ou de jogadores que não demonstram o mesmo rendimento.

Em comum têm também o "tratamento" que lhes é dado ao nível motivacional ou de acompanhamento como activos, com exemplos como o médio direito Enzo Perez... a medio esquerdo, relegando Nolito para o habitual lugar no banco (quando não é Enzo é Bruno Cesar, ou Gaitan ou outro qualquer). Um bom exemplo são também os breves minutos de Carlos Martins, depois de tudo o que já demonstrou este ano.

No caso de um jogador que fez toda a formação no SLBenfica, ainda não teve sequer a hipótese de fazer uma pré-temporada com perspectiva de integração, depois de duas excelentes temporadas a profissional. Se lhe juntarmos o exemplo semelhante do Nelson Oliveira, não estranhamos as palavras do David Simão, também ele com um percurso desde sempre na formação e um jogador de grande qualidade: "Não quero falar nisso. Já não penso no regresso ao Benfica. Ando há quatro anos a jogar emprestado, agora quero, sim, crescer e evoluir". Quatro anos? Hummm... curioso.

Já ignorando a formação, que muitos dos nossos leitores passam a vida a dizer que o Nélson Oliveira, e todos os demais que vêem da formação não estão à altura etc etc etc... Pensem antes quando todos queremos ir buscar os jovens à Argentina, Espanha, etc.... e depois fazemos isto! Acham que se tiverem outros desafios, os nossos jovens da formação e os outros jovens que possamos querer no SLBenfica, vão querer apostar numa carreira no SLBenfica?

Não estão em causa as opções dos treinadores ou dirigentes, mas a política desportiva deixa muito a desejar no exemplo que damos e na imagem que passamos a estes jogadores e jovens de elevadíssima capacidade e potencial, na forma como gerimos o seu contributo para o futuro, a forma como NÃO os acompanhamos e não lhes demonstramos a utilidade deles no plantel e na estratégia. Nisso, o Barça ou mesmo o Real são fabulosos exemplos - se calhar com jogadores de qualidade idêntica.

PS- Ontem ouvi Mourinho questionar-se sobre se os últimos resultados seriam um acaso que, nesse caso, a equipa vai já inverter ou se está perante... um "novo perfil psicológico da equipa". Ou seja, o Mourinho o que disse, por outras palavras é quer que a equipa lhe responda se os maus resultados são para não mais repetir... ou se agora acham que são os maiores e que os jogos se decidem apenas porque eles foram campeões e se consideram os melhores. Para ouvir e aprender, JJ...

Prometam não se rir... o senhor já tem uma certa idade

 ●  26 comentários  ● 
Pinto da Costa: «Recusei 50 milhões por Hulk»


Quem será o verdadeiro Mestre?

Avatar
 ●  63 comentários  ● 
Trapattoni(73 anos) - Uma época/1 Título de Campeão e uma presença na Final da Taça de Portugal

Jorge Jesus(58 anos) - 3 Épocas/1 Título de Campeão(Como no tempo de Trapatoni não havia Taça da Liga, não é item comparável)

O italiano tinha ao seu dispôr este plantel: AQUI

O homem da Amadora tinha no seu primeiro ano o seguinte grupo: AQUI

Mas quanto ao restante currículo. O que fizeram antes do Benfica?

Trapattoni:
7 Ligas italianas; 1 Liga Alemã; 2 Taças de Itália; 1 Supertaça de Itália; 1 Taça da Alemanha; 1 Taça da Liga Alemã; 1 Taça dos Campeões; 3 Taças UEFA; 1 Taça Vencedores das Taças; 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Intercontinental

Jorge Jesus:
1 Campeonato 2ª Divisão; 1 Taça Intertoto

Acrescento que os títulos de Trapattoni acima mencionados, antes de treinar o Benfica, foram ganhos até aos 58 anos de vida do italiano. A idade de Jorge Jesus hoje.
Também, a esmagadora maioria desses mesmos títulos foram vencidos antes dos efeitos da Lei Bosman, em que não se enchia um plantel de estrangeiros e se encostavam os valores nacionais. O futebol não era dominado por meia dúzia de clubes, mas sim por muitos outros que com essa mesma Lei Bosman desapareceram da ribalta.

O valor investido pelo clube em 2004/2005 não tem comparação com o valor investido e que culminou no plantel de 2009/2010. Nem no investido desde então.

Trapattoni chegou ao Benfica sem nunca ter treinado em Portugal.
Jorge Jesus já treinava em Portugal há 20 anos quando chegou ao Benfica.

A história do Benfica fez-se e faz-se de vitórias. Títulos.
Não se fez nem faz de vitórias morais, de sucessos parciais e insuficientes, nem de falta de exigência.

Transformar Jorge Jesus no melhor treinador que passou pelo Benfica nos últimos 20 anos é desprezar o que realmente conta no desporto profissional: o sucesso desportivo.
E este sucesso desportivo não contabiliza recordes de vitórias, golos marcados, goleadas a clubes inferiores.

O sucesso desportivo apura-se nos resultados com os melhores, tendo como auge as vitórias finais.

Comparativamente, Jorge Jesus com mais recursos e qualidade no plantel, fez menos que Trapattoni, que tinha um plantel claramente inferior. Isso é ser melhor? Claramente, não é.






terça-feira, 28 de agosto de 2012

Jesus e o ADN do Benfica

 ●  65 comentários  ● 

Portugal, 28 de Agosto de 2012

Queira-se ou não, Jorge Jesus já deixou uma marca incontornável no Benfica e no futebol nacional, através dos anos que tem servido o Benfica, e dos pequenos - grandes títulos que conseguiu conquistar, contra tudo e contra todos, incluindo a mesquinhez ignorante de gentes do próprio Benfica

De facto na nossa história recente, julgo que só Otto Glória serviu o Benfica mais anos do que Jesus, embora em dois períodos distintos e intercalados com, julgo, Bella Guttman. Não consigo encontrar outro treinador com 4 épocas iniciadas, nem no Benfica, nem no FCP ou SCP, esperando que em breve Alberto Miguéns possa satisfazer a nossa curiosidade sobre este aspecto.

Jorge Jesus chega ao Benfica após um mini ciclo descendente do nosso futebol, resultado da incapacidade da Direcção em segurar Koeman (levou-nos aos quartos de final da Champions), deixando depois Fernando Santos ao abandono para o despedir após a 1ª jornada da 2ª época, indo depois recuperar um amigo, Camacho, que contudo nunca conseguiu gerir Rui Costa na equipa e acabou por sair, dizendo com toda a sinceridade que “não sabia que fazer mais”. Veio Quique, depressa conotado com opção de Rui Costa no seu primeiro ano de dirigente. As guerras intestinas no clube fizeram o resto e mais uma vez trucidaram um treinador que a seguir foi recuperar o Atlético de Madrid das posições de descida de divisão, guindando-o à vitória na Liga Europa e na Supertaça Europeia.

Jesus surge neste contexto como escolha de Vieira e como mostra de fragilidade de Rui Costa a quem foram assacadas as responsabilidades pelo “fracasso” de Quique Flores.

Adepto confesso do futebol de ataque, Jorge Jesus implementou uma versão do 4-4-2 em losango (sistema tentado várias vezes por Fernando Santos, com outros intérpretes), com Di Maria no lado esquerdo, Ramires médio interior a descair para o lado direito (fez apenas 1 assistência, mas marcou vários golos na posição de ponta de lança), Javi Garcia como pêndulo de ligação defesa-ataque, dois pontas de lança que combinaram de forma contundente, Saviola e Cardozo, defesas centrais seguríssimos, Luisão e David Luís, o defesa lateral direito que já na altura não tinha alternativa, mas ninguém falava porque não vinha nos jornais, Maxi Pereira e um defesa esquerdo que não me lembro quem era e mais tarde passou a ser Coentrão.

Sorte, mérito, muito trabalho ou cansaço de títulos que o “sistema” tinha dado ao FCP, 4 consecutivos, o que é certo é que o Benfica fez uma época espectacular a todos os níveis, algo de irrepetível nos tempos mais próximos, pois obtivemos 84% de pontos, tantos quantos Mourinho no 1º ano que foi campeão pelo FCP (com boas arbitragens e um bom plantel, vencedor da Taça UEFA).

Os anos continuaram, os jogadores mudaram e Jesus continuou fiel à táctica do 4-4-2 em losango, desvalorizando as lições das derrotas em Anfield Road por 4-1 e em casa do FCP com Proença a arbitrar, por 5-0. Como resultado fomos eliminados da Champions por Shalke04 e Lyon, sem marcar 1 único golo fora de casa. Mas atacamos bastante, como os adeptos gostam.

Na época passada finalmente chegou um sinal de inteligência e reflexão, e vimos o Benfica jogar na Champions e em alguns jogos mais difíceis em 4-2-3-1, o que seguramente teve a ver com a chegada aos quartos de final da Champions e uma receita arrecadada de 20 milhões de euros só em prémios da UEFA.

Apesar dos bons resultados obtidos por este modelo de jogo, inédito no Benfica dos últimos anos (para não dizer desde sempre), ouviram-se e leram-se algumas criticas, quer de fora, quer de dentro. As de “fora”, sabemos que têm uma intenção: ajudar os adeptos a pensar mal. As de dentro confesso que não entendo e só as posso associar à tal burrice pelintra e ignorante que faz escola entre certos adeptos, mais ou menos ilustres do nosso Benfica.

Como nós sabemos que temos uma Direcção que não pensa futebol, negoceia-o à custa de mais e mais empréstimos bancários, esta época temos outra vez o 4-4-2 em losango. O tal modelo de ataque, o tal futebol que é o ADN do Benfica

Jesus limita-se a ir de encontro à história táctica do Benfica. Transformou o 4-4-2 clássico dos anos 60 e 70, no 4-4-2 losango apesar de tudo, um pouco mais consistente nos contra ataques dos adversários. Criticar os modelos de jogo de Jesus é ao fim e ao cabo, criticar os modelos de jogo do Benfica ao longo dos anos, é criticar o tal ADN do futebol de ataque. 

Se algo está mal ou carece de reflexão entre sócios, adeptos e analistas que se interessam por estes pormenores, então temos de por o ADN do Benfica no cerne do debate. Não o treinador que está a fazer história no Benfica...

Piada do Dia

Avatar
 ●  2 comentários  ● 

CMLisboa prepara os festejos do SLBenfica

 ●  3 comentários  ● 



Estão a decorrer na rotunda do Marquês de Pombal obras de alteração nas vias de trânsito e espaços adjacentes. O objectivo da Câmara Municipal de Lisboa, com o surgimento das Equipas B, é o de facilitar os festejos dos Títulos de Campeão Nacional do SLBenfica e SLBenfica B em Maio próximo.


P.S. Não deixem de votar nas 2 sondagens que estão a decorrer - (no topo do blog).

«O Sporting não devia jogar tão tarde, dá sono!»

Avatar
 ●  8 comentários  ● 




P.S. Não deixem de votar nas 2 sondagens que estão a decorrer (no topo do blog).

Votação / Sondagem

 ●  3 comentários  ● 
A bem de uma discussão mais rica e saudável dos temas, qual consideras que deveria ser a política de comentários no NGB?

Podem votar na sondagem que se encontra no topo da página.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Últimas movimentações de mercado

 ●  26 comentários  ● 
Hoje a A Bola trás a dose de especulação diária (especulação iniciada em Itália) mencionando que a Juventus está interessada na aquisição de Cardozo e que estaria interessada em incluir Ziegler no negócio.

Como tal, acho que seria interessante fazer um exercício com toda a gente sobre que jogador da equipa principal estariam dispostos a ver sair do clube neste momento.

Na minha opinião, e apesar de achar o Takuara o melhor ponta-de-lança do clube dos últimos 20 anos acho que é um negócio que faz perfeito sentido. Ao mesmo tempo que se supria uma lacuna do plantel na posição de defesa-esquerdo também se realizava as receitas necessárias para pagar os juros monstruosos do nosso passivo ao BES.
Isto sem enfraquecer significativamente a equipa pois, como ficou patente ontem existem imensas alternativas para marcar golos ao paraguaio.
Quem sabe, talvez com a saída de Cardozo Jorge Jesus finalmente muda-se a táctica da equipa para 4-5-1, dando mais equilíbrio defensivo ao conjunto e permitindo que Carlos Martins tivesse mais espaço na equipa.
Parece-me evidente que um dos motivos para o Benfica jogar em 4-4-2 constantemente é porque Cardozo rende mais nesse esquema táctico. O problema é que os desequílibrios defensivos da equipa são bastantes neste sistema porque Jesus não sabe trabalhar defensivamente a equipa e gosta de jogar com equipas com um claro pendor ofensivo.

Neste momento, parece-me mais importante manter na equipa Witsel e Javi Garcia pois são estes dois jogadores que garantem equilíbrio defensivo á equipa e que são verdadeiramente insubstituíveis na equipa.
Se o Benfica perder um destes dois jogadores duvido muito que consigamos conquistar o campeonato (e mesmo assim tenho sérias dúvidas, mas por motivos que transcendem a constituição do plantel...).


Tendo que sair um jogador da equipa principal até ao fim do mês quem acham que deveria sair?


Era o Jorge Sousa? ou A Teoria da Conspiração

Avatar
 ●  13 comentários  ● 
Há algo que não me sai da cabeça...o árbitro Jorge Sousa, conhecido portista, reputado apitador do clube 'Anti-SLB', expulsa logo aos 8 minutos um jogador do Setúbal devido a uma entrada violenta.

Nada de especial, não fosse ele o mesmo que vez após vez tem fechado os olhos em tantos outros jogos do Benfica.

O que motivou Jorge Sousa ontem? É que se repararem o 'sistema' continua a existir, os homens da fruta e dos cafés estão soltos e em plena actividade. O que levou um ex-membro dos Super Dragays (dizem), a exibir com tanta firmeza o vermelho? Porque é que o árbitro auxiliar não assinalou, como é costume na Liga Portuguesa quando um jogador parece estar em linha, um fora de jogo a Melgarejo?

Para quem não se lembra qual é o costumeiro comportamento de Jorge Sousa, tem AQUI um video completo. 
Aconselho que o vejam até ao fim.

Se calhar sou eu que tenho a mania da perseguição. Foi do Ultramar...

"Anónimos" SIM ou NÃO?

 ●  43 comentários  ● 
Um problema dos comentários "anónimos" (para além de outros inconvenientes) é que ficam à mercê da fraude, facilmente podem ser copiados por outra pessoa, usando o nosso nome (Nick). Por isso, para comentar nos blogs, o melhor mesmo é usar a assinatura do registo de uma conta gmail. Além de ser mais seguro, ajuda-nos a conhecer melhor qual a linha de pensamento de cada um dos comentadores, contribuindo assim para uma discussão mais rica e saudável dos temas, que é o mais importante.

Reparem, se apenas responder como anónimo, estou a ler qual anónimo? Terá esse anónimo já escrito alguma coisa ou é a sua primeira vez? Como avaliar a coerência do seu discurso? Por vezes assistimos a algo caricato: anónimo responde a anónimo que tinha comentado uma resposta de anónimo. Quantas pessoas são? Uma, duas, três? A verdade é que isto não faz sentido e até prejudica o debate.

Neste momento no blog NGB, desde que educados e construtivos, aceitamos todos os comentários (mesmo os anónimos, até ver). Contudo, e porque queremos melhorar cada vez mais mais a experiência benfiquista na blogosfera, INCENTIVAMOS a CRIAÇÃO DE UMA CONTA BLOGGER de cada pessoa que venha assiduamente comentar no nosso espaço. Não custa nada e passarão a andar com uma identidade (Nick) e imagem reconhecida por todos. 

Se não souberem como se faz, nós ajudamos...


Está aberta a discussão: Comentários "Anónimos" SIM ou NÃO?
A palavra aos nossos leitores..

Setúbal (0) vs BENFICA (5)

 ●  12 comentários  ● 
GLORIOSO SLB, GLORIOSO SLB!!!!

Hoje, como se sabe, vencemos o Vitória de Setúbal por uma mão cheia de golos, que foram marcados por Rodrigo, Enzo Perez, Salvio e Nolito. Foram cinco tentos, que poderiam ter sido muitos mais.

Confesso que fiquei apreensiva quando tomei conhecimento do onze titular. Nalguns segundos, e sem pensar muito, questionei, novamente, a não opção por Carlos Martins, que bem merecia jogar de início por aquilo que já aqui disse: por ter sido, para mim, o melhor jogador da pré-época, pela boa forma que atravessa e por ter marcado vários golos.
Por outro lado, fiquei contente com a opção por Enzo Perez, outro jogador que gostei de ver na pré-temporada, e que justificou tal escolha, sobretudo depois de um jogo menos conseguido de Bruno César e já que Nico Gaitan é cada vez mais uma carta fora do baralho (será mesmo?).

O Glorioso cumpriu o que se pediu: uma entrada forte, com raça, querer e ambição. De facto, percebeu-se desde o início do jogo que a nossa equipa entrou bem, com bastante atitude, ao contrário do que se passou no primeiro jogo. Talvez já não acusaram a pressão do primeiro jogo, ainda que num clube como o Benfica exista sempre pressão, inevitavelmente.

Gostei da atitude, parecia-me um Benfica com mentalidade e forças renovadas, disposto a tudo fazer para não só alcançar a vitória, como também para resolver cedo a partida. Não me enganei. A cada passe, sentia-se uma grande confiança em que tudo iria correr pelo melhor, acontecesse o que acontecesse.

Vimos, como já disse, um Benfica denominador, que carrega cada vez mais no acelerador, quando a equipa adversária viu um jogador seu ser (bem) expulso. Mas que entrada feia sobre o Melga!! Isso não se faz! O público da casa reagiu muito mal, continuando os apupos durante largos minutos, mas não tinham razão nenhuma. É evidente que jogar em superioridade numérica desde cedo complica as contas ao adversário, mas não vale a pena irem por aí, pois, de uma forma ou de outra, encontrariam na mesma um Glorioso demolidor.

Não foi, por isso, com surpresa que chegamos cedo à vantagem. O primeiro golo foi marcado por Rodrigo, após uma assistência de... Melgarejo!! O que nos tirou no jogo passado, deu-nos este jogo, ainda que indirectamente. Fiquei especialmente contente. O rapaz merecia ser feliz, para que conseguisse ultrapassar o jogo menos conseguido frente ao Braga. Deveria estar a jogar com uma pressão ainda maior, mas notou-se que o passe para o golo o tranquilizou e que lhe deu confiança. Para tal, contribuiu, naturalmente, o apoio de Jorge Jesus e dos colegas de equipa, que, mal a bola entrou na baliza, foram logo festejar, não com Rodrigo mas com o nosso Melga.

O Glorioso ia sempre ensaiando, praticando sempre um bom futebol e nunca tirando o pé do acelerador, até que – mais uma vez sem surpresa! – o segundo golo apareceu, por Salvio, após um cabeceamento de Cardozo, que na altura jurei que entrava, mas o guarda-redes adversário fez o impossível, e defendeu para a frente (cá para mim, não lhe tirando o mérito, pois teve bons apontamentos durante o jogo – basicamente, fez o que pôde! -, nem ele sabe como defendeu). Salvio, muito rápido, aproveitou a deixa e fez o golo. Mas que grande jogo que fez!! Não gostei da sua titularidade logo no primeiro jogo, quando nem pré-época tinha realizado, por uma questão de justiça para com os seus companheiros, mas hoje tiro-lhe o chapéu.

Antes da primeira parte terminar, houve ainda tempo para aumentarmos a vantagem. Desta vez, o senhor que se seguiu foi Enzo Pérez, que também fez um bom jogo, à semelhança daquilo que já nos tinha demonstrado na pré-temporada. Se tiver mentalidade forte – que penso que irá ter: aliás, já está a demonstrar isso mesmo – temos aqui um grande jogador.

O intervalo apareceu e já se sentia o jogo controlado. Mas... não convinha baixar a guarda...
Na segunda parte, o Benfica continuou a dominar o jogo (naturalmente, este só tinha um sentido, ainda que, de quando em vez, o Vitória fosse rematando, sendo que pelo menos um remate obrigou Artur a uma grande defesa), ainda que imprimindo uma velocidade menor àquela a que assistimos na primeira parte (aqui, íamos em excesso de velocidade, algo que tanto gostamos de ver no Glorioso).

O jogo deu para tudo, inclusive para fazer relativamente cedo, tendo em conta aquilo que é prática corrente não só na nossa equipa como nas restantes, duas substituições de uma só vez, tirando Cardozo e Javi e colocando, nos respectivos lugares, Nolito e Carlos Martins. Mais tarde, foi a vez de Enzo Pérez dar a vez ao seu compatriota Aimar.

Não foi preciso muito tempo para vermos Pablito Aimar fazer estragos. “El Mago”, ainda que apenas durante poucos minutos, esteve de regresso. Após uma bela jogada, o nosso dez amorteceu de cabeça para Nolito rematar de primeira e fazer mais um golo. Era o quarto!!
O público, entusiasmado, pedia “só mais um”.

Um dos melhores momentos da noite foi, sem dúvida, o grande passe que Aimar fez, do meio da rua, colando a bola melimetricamente em Salvio. Não é todos os dias (leia-se jogos) que vemos um passe destes e nem é todos os dias que vemos um Aimar a jogar. Que senhor, que classe! De facto, quando está em forma (e as lesões, como se sabe, foram o maior mal da sua carreira), ninguém o pára, é muita magia. No entanto, Salvio não conseguiu marcar o quinto golo, que seria o seu segundo desta noite.

Após mais uma assistência de “El Mago”, Rodrigo fechou a contagem, marcando um grande golo, que não está à disposição de um jogador qualquer. Só os melhores o fazem, e ele é um dos melhores! Foi outro grande momento da noite, que acabou por ser, até, uma pequena maldade ao guarda-redes do Setúbal.
Ainda houve tempo para Salvio mandar uma bola ao poste, para ser diferente. Hoje, andou “endiabrado”.

Foi um jogo muito bem conseguido pelo Benfica, uma vitória inteiramente merecida e sem espinhas, como uns já querem fazer querer. Para estes, só uma coisa: joguem à bola!

Obrigada Benfica, pela vitória e pela garra que te pedi, mas sobretudo por me fazeres relembrar, várias vezes durante o jogo, o último título que conquistamos!! Esta vitória, como havia dito, é sobretudo sua, José Oliveira, sócio número UM do nosso Enorme!!!

CARREGA BENFICA!!!!

Goleada a fazer lembrar...

Avatar
 ●  26 comentários  ● 
...o rolo compressor de 2009/2010!

A equipa, no seu todo, esteve muito bem. Boa ligação entre sectores, jogo rápido e agressivo, pressionante, e que aproveitou a superioridade numérica para vincar esse domínio e dar aos milhares de benfiquistas que se deslocaram a Setúbal uma exibição de encher o olho.

Mas não nos iludamos. Isto foi com o Setúbal. Não foi com o Braga. Nem com os corruptos ou os ex(?) submissos.
É preciso ver mais, mostrar mais e perceber se JJ vai saber interpretar as reais necessidades do Benfica, nas várias competições em que está inserido. Ou vai insistir em jogar com tácticas que só servem os nosso mais directos adversários. E se de uma vez por todas, se engasga com toda a sua bazófia, como demonstrou na flash interview.

No plano individual, Salvio e Rodrigo foram os melhores em campo. Aimar entra e dá 2 golos a marcar. Não engana, não defrauda, e marca a diferença para outros que se proclamam ou são proclamados lendas e grandes jogadores, detentores de recordes sem Título. 
Enzo Perez faz também um bom jogo e Melgarejo muito bem, a atacar. A defender, embora quase não tenha sido testado, é insuficiente para as ambições do clube. E por exemplo, para a exigência de uma Champions League.

Mais uma vez, Cardozo a destoar. E a não justificar a sua titularidade. Sem dinâmica, sem ritmo, sem capacidade de passe ou combinação, está completamente desajustado a esta equipa. A diferença notou-se assim que saiu.
E com esta forma de jogar do Benfica de hoje, ainda há quem acredite que Nélson Oliveira não tinha lugar no plantel?

Espera-se agora uma semana tranquila para preparar o jogo com o Nacional, e em que a única novidade que se aguarda é quem será o defesa esquerdo que chegará ao clube. 

Quanto a saídas, esperamos não perder nenhuma jóia da coroa. Com a excepção de Cardozo, que já vai tarde.

domingo, 26 de agosto de 2012

Submissos do Choco Frito - Glorioso S.L.B.

Avatar
 ●  35 comentários  ● 

Veremos novamente a táctica suicida?

Terá Melgarejo outra vez que se sacrificar em nome da teimosia de JJ?

Irá o ministro Miguel Relvas insistir em ser lateral esquerdo só porque almoçou com o líder da Esquerda, António José Seguro?

Terá JJ febre alta, pois não convocou Gaítan?

Tudo isto e muito mais, às 20h15m.

Acima de tudo, nem que seja no último segundo, o que esperamos todos é uma vitória do nosso Benfica!

O Basófias/Aldrabão voltou a atacar.

Avatar
 ●  19 comentários  ● 
Talvez esperassem que num dia de jogo eu desse tréguas a JJ.

Mas como o treinador do clube insiste em ser mais esperto que os outros...

"Melgarejo não falhou em nenhum momento defensivo frente ao Sp. Braga (2-2). Defrontou um dos melhores jogadores do Braga, o Alan, e ganhou-lhe todos os duelos individuais. Esteve impecável a defender, mas mal tecnicamente em dois lances [no autogolo e no mau alívio que deu o segundo golo bracarense]. Vai continuar na equipa, se estiver em condições. Temos confiança nele".

A sério, Jorge Jesus? Logo tu vens com jogos de palavras em português para tentares justificar mais um falhanço nas tuas opções como treinador, e que custaram 2 pontos em casa, onde temos que vencer sempre?

E vir falar no João Cancelo, 'se o tiver que lançar no jogo'...alguma vez?! O Cancelo é português, logo não tem hipótese com JJ. 

Além disso, o jogo com o Braga em 2009 que JJ invoca como aquele da sua aposta em Coentrão...enfim. JJ deve pensar que andam todos a dormir.
Nesse jogo JJ aposta em Coentrão porque o César Peixoto tinha-se lesionado no aquecimento no jogo com o Nacional. 
E em quem apostou nesse momento JJ? No Coentrão? Não. No Shaffer.
Aliás, nos 7 anteriores jogos do campeonato, JJ apostou uma vez em David Luiz para defesa esquerdo, quatro em Shaffer e duas em Peixoto.
Vem o jogo com o Braga e lança Coentrão, por o 'seu' Peixoto(o inside man do balneário) estar lesionado.
Após esse jogo, Coentrão joga mais 2 vezes como defesa esquerdo, mas com o regresso de Peixoto, JJ recoloca o Peixoto na equipa por mais 6 vezes, começando logo noutro jogo importante, o de Alvalade.
Só regressou ao lugar de forma duradoura em 30/01/2010, na vitória frente ao Guimarães.

JJ bem vai na conversa de quem tenta fazer dele um Midas. Não o é, nem nunca será.

E pronto!! Já posso ir fazer a digestão do almoço em paz!

ranking