O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Arrabenta balneários

. 42 comentários

Depois de uma grande vitória em Alvalade, esperei ansiosamente pelo habitual post de análise ao jogo. Ingenuamente pensei: “Pronto, é hoje que o Shadows vai dizer aqui qualquer coisa de positivo em relação ao nosso treinador.”

Mas não, evidentemente que não, na prova provada de que quando se embica para um lado, dificilmente se vira para o outro.


Ou seja, a raça e o querer estiveram lá, mas isso nada teve a ver com o treinador. É algo de intrínseco dos jogadores. O Sporting foi encostado às cordas, mais uma vez fruto apenas do trabalho dos jogadores, nada relacionado com a tática, nada relacionado com as palestras do Jesus ao intervalo, nada relacionado com a motivação dos jogadores que, nas palavras do Escriba Shadows, fazem parte de um balneário completamente “ARRABENTADO” animicamente pelo treinador.

Aliás, o Shadows agradeceu por assim dizer aos jogadores, que ganharam o jogo por si só, apesar da tática suicida do treinador que tudo fez para que não ganhassem. Certo!!

O Shadows ainda não percebeu que a tal tática suicida é a mesma de há quatro anos a esta parte, quer quando ganham quer quando perdem. Quer quando jogam com Varzins quer quando jogam com Barcelonas. Quanto a isso não há falta de coerência nenhuma.

Segundo o Shadows, ontem ganhámos apesar da tática suicida do treinador, mas em Barcelona criticou o mesmo ARRABENTA BALNEÁRIOS por ter tirado um avançado para colocar mais um médio quando o Benfica precisava de vencer o jogo! Aí o Shadows já exigia que a tática suicida se mantivesse até ao final!

O Shadows ainda não percebeu que o Javi e o Witsel se foram, e que o Carlos Martins e o Aimar não estão cá.

O Shadows ainda não percebeu que o treinador inventou um defesa esquerdo que já podia dar aulas a Maxi sobre posicionamento defensivo, ainda não percebeu que dois miúdos das escolas já foram lançados e já jogam como gente grande, ainda não percebeu que um dos médios fundamentais esta época é um extremo adaptado, ainda não percebeu que na frente temos um ponta de lança que marca mais golos do que todos os outros juntos, ainda não percebeu que a seu lado joga um ex-Braga que por aqui foi arrasado bem antes de ter chegado (ah sim, agora já ninguém duvidou do seu valor, apenas se questionou o que se pagou por ele, heheh), nem percebeu que à esquerda temos um miúdo de 19 anos dez vezes melhor que Nolito que mal chegou já estava rotulado de flop e que JJ levou do oito ao oitenta em pouco mais de dois meses, nem percebeu que este Benfica está carregado de lesões e castigos e que em cada jogo que faz tem de ser remendado em qualquer lado.  

O Shadows ainda não percebeu que jogam os jogadores que jogam porque não há outros. E também não percebeu que tudo isto tem sido feito em jogo, sem muito tempo de treinos, tudo formado e oleado em competição, e essencialmente com muitas vitórias à mistura.

O Shadows não ouviu sequer ontem as palavras do treinador Jorge Jesus. Aliás, o Shadows ouve sempre (e reproduz) quando o homem ARRABENTA com o balneário todo, quando diz qualquer coisa que não devia dizer.

Mas o Shadows não ouve quando o treinador felicita os jogadores pelo jogo feito, pelo querer que demonstraram, também não ouve o treinador quando ele diz que o Gaitan entrou muito bem no jogo, ou quando diz que o André Gomes é um miúdo que parece que joga na primeira divisão há dez anos. O Shadows não ouviu sequer o JJ dizer ontem que bater recordes individuais é sempre positivo mas que o que ele quer é ser reconhecido por conquistas coletivas, e essas escasseiam. Em resumo: JJ é o ARRABENTA BALNEÁRIOS, mas felizmente que o Shadows ainda reconhece que apesar do balneário estar completamente ARRABENTADO, os jogadores ainda ganham pela raça e pelo querer.

O Sporting ontem marca um golo, atira uma bola à parte lateral do poste, e há uma defesa do Artur a um remate isolado do Elias, resultado de uma perda de bola individual de André Gomes. Mas segundo o Shadows ganhámos com fortuna. O Shadows não viu as quatro defesas do Patrício, não viu a nossa bola no poste, não viu os nossos três golos, não viu os dois remates do Lima, o do Cardoso nem a cabeçada do mesmo Cardozo ao lado com tudo para fazer golo.  O Shadows não viu sequer o Sporting encostado às cordas. O Sporting poucas vezes passou o meio campo e pouco mais fez do que mandar charutos para a frente, mas ganhámos com fortuna, para que conste, e apesar da tática suicida do treinador. Aliás, o jogo de ontem nem era um derby nem nada, era um jogo para dar aos lagartos 10 secos e ai deles que rematassem à nossa baliza!!

Se segundo o Shadows ontem ganhámos com fortuna, o mínimo que se lhe exigia era que há quatro dias atrás tivesse aqui escrito que não ganhámos em Barcelona por falta dela! Mas evidentemente, aqui a fortuna ou falta dela só é chamada consoante a direção do vento.

O Shadows diz ainda que apesar da tática incial, JJ esteve bem na entrada de Gaitan?! Apesar da tática inicial?! Mas a tática inicial não foi a mesma da tática final?! A tática que não resultou na primeira parte não foi a mesma que resultou na segunda? Gaitan mudou alguma coisa ao entrar para o lugar de Ola John aos 84 minutos de jogo e quando o Benfica já ganhava por 2-1?!! Enfim...

Eu quero dizer que nada tenho contra o Shadows, que isto nada tem de pessoal, aliás, nem sequer o conheço. Mas é patético, cada vez mais patético certas coisas que se escrevem quando o tema dos posts é análises técnicas ou táticas àquilo que se passa em campo.

Os leitores não mereciam serem constantemente bombardeados com verdades deturpadas, apenas e só porque quando se escreve, tudo vai ao encontro da costela ANTI-ARRABENTA BALNEÁRIOS que o escriba não consegue disfarçar e que condiciona tudo o resto que sai daquela caneta.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. ARRABENTASTE o Shadows...LOL!

    Bom post!

    JJ tem muitas lacunas, eu próprio o critiquei ao intervalo no calor do jogo mas, a forma como a equipa jogou na segunda parte, é mesmo de um balneário destruído pelo treinador...

    ResponderEliminar
  2. Claro que há muito trabalho do treinador e eu estou certo que se JJ quisesse estaria no top5 mundial.
    No entanto, a insistência na táctica suicidada não é um mito e ontem não foi excepção. Fomos maus, mas eles conseguiram ser péssimos(daí lutarem p n descer).

    ResponderEliminar
  3. Temos o melhor treinador do Mundo e arredores...
    Tem é tido azar ao deixar escapar campeonatos, taças de portugal, final da liga europa, apuramento na champions...de resto tudo muito bem, são vitórias atrás de vitórias na taça da liga, ganhando as finais de uma forma convicente e que nos orgulham imenso...são 4 milhões por ano que mais nenhum outro treinador ganhou...são milhoes de euros investidos em jogadores para vencer taças da liga...muito bem!
    És o maior JJ...

    ah e ainda estamos a espera do craque mundial que nos prometeste - Djálo!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande post. Espero que o Shadows leia com atenção.

    ResponderEliminar
  5. RedMoon: és lindo!

    Confesso que, neste momento, só tenho 2 razões para vir a este blogue:
    1) quando escreves
    2) para usar a lista de blogues para saber quais os que estão atualizados.

    A linha de constante ataque, de verdades deturpadas e crítica destrutivas nada tem a ver com a linha que marcava os textos deste blogue. Um bem-haja e continua a escrever.

    Calantrao

    ResponderEliminar
  6. Redmoon,assim sim!!!!!!
    Infelizmente há por aí mais alguns da mesma colheita.
    O jj vai dando cabo deles,é só uma questão de tempo.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  7. clap, clap, clap!!!!

    ResponderEliminar
  8. ""O Shadows não viu sequer o Sporting encostado às cordas. O Sporting poucas vezes passou o meio campo e pouco mais fez do que mandar charutos para a frente""
    Eu, durante 30 minutos da primeira parte também não vi. Se calhar a minha televisão estava avariada. Vi foi o Benfica encostado às cordas embora sem grandes ocasiões de golo para os lagartos. Acordou com o golo do Sporting e aí sim, começou a jogar à bola.
    De resto concordo com alguns dos elogios ao JJ que não tem tido um trabalho fácil.
    Os ataques pessoais a "colegas" de blog são, no mínimo, estranhos.

    ResponderEliminar
  9. Carlos Santos11/12/12 22:13

    Concordo plenamente com tudo o que foi escrito.

    ResponderEliminar
  10. Não o leves ( ao Shadows ) a sério

    ResponderEliminar
  11. Há duas maneiras de te responder. Uma agradecer-te a deferência e a atenção dispensada com um post só sobre os meus 'escritos'. Lisonjeado!! Mas não mereço tal importãncia! :)

    Outra é para te explicar o que penso que já estava bem claro: não considero que JJ tenha qualidades para ser o treinador do Benfica, enquanto gestor de recursos humanos e líder de um grupo. E há bastantes provas disso.
    A única forma de JJ estar no seu lugar e não se 'mandar pra fora de pé' era por ter alguém como um...Rui Costa. Mas teve e correu com ele.
    E desde então, 2 campeonatos perdidos.

    Os conhecimentos de futebol, sem dúvida alguma que JJ os possui. Mas de que serve isso se a sua arrogância e o seu ego muitas vezes se sobrepõem aos interesses do Benfica?

    Quanto ao jogo de ontem, interessante como ignoras que por exemplo a subida de produção do Benfica também aproveita a quebra física do Sporting.
    E sobre forma física e JJ, nem preciso dizer mais nada. Vamos ver como estão as coisas em Fevereiro.

    Outro erro que cometes é ao culpares o Maxi pelos buracos que deixa na defesa e pela má forma que apresenta. Tacticamente, só sobe porque tem instruções para isso de JJ, e portanto nada lhe pode ser assacado das consequências dessas subidas.
    Quanto à sua forma, se joga mal e temos um puto como o André Almeida que cuida bem do lugar porque continua a jogar Maxi?

    E quem disse que não precisava de reforços para o lugar de Javi ou Witsel, quando já sabia à semanas que estes negócios seriam fechados mais dias menos dia?

    O que esteve por detrás do negócio do Lima mantém-se. Mas se te dás ao trabalho de ler tanto o que escrevo, terás lido um post recente onde reconheci a boa aposta em Lima. Ou falhou-te esse?

    No campo das estatísticas, ligo a isso ao analisar um mapa de vendas ou um mapa de custos anuais por comparação com o ano anterior, por exemplo.
    No futebol, a única estatística que me interessa é a dos títulos.

    Vitórias morais na estatística dos remates e das oportunidades falhadas deixo para outros adeptos, como tu.
    Aliás estranho que não tenhas destacado a humildade rara de JJ ontem ao dizer que os recordes pessoais eram bons mas que já era altura de lhes juntar títulos! Boa Mike?!

    Voltando ao jogo, se calhar fui eu que sonhei que apesar de tanta superioridade só marcamos o 1-2 aos 81 minutos.

    E falares na Champions...sonhei ou fomos eliminados? Ainda vens falar no jogo de Barcelona? E que tal falares no de Glasgow ou de Moscovo? Ou na vassalagem de JJ no seu discurso da recepção ao Barcelona?
    Isso sim era interessante.

    Acho curioso que numa altura em que eu até tenho sido muito menos crítico com JJ do que fui no passado, te tenha dado esta travadinha de vir dar uma de advogado do diabo, quer dizer, de Jesus!

    Sabes o que eu quero? Que o Benfica vença, não apenas jogos da treta contra equipas com metade do seu orçamento, mas jogos decisivos, importantes, que nos devolvam o título de campeão nacional. Que nos tornem a colocar no caminho do sucesso internacional.
    Seja JJ ou o Camões a fazer isso, quero lá saber.

    Se os meus escritos te incomeodam tanto, tens bom remédio: escreve mais! :)

    É um prazer debater contigo! Ainda bem que não nos conhecemos, senão com tanta fixação em mim, ainda me pedias um poster para colares no quarto e lá estava o caldo entornado!
    Abraço Redmoon!

    ResponderEliminar
  12. Para quem fique claro para os leitores que estão à procura de acicatar odiozinhos... aqui no NGB discordamos uns dos outros sempre que achamos que o devemos fazer. Isso está longe, muito longe, de significar que não nos respeitamos. O Redmoon respeita e muito o Shadows... e vice versa.

    Mas como eu gosto de uma boa confusão "opinativa", cá vão os meus 50cents nesta discussão:

    Sim, Redmoon... o JJ é talvez dos piores treinadores portugueses na relação com os seus jogadores, na protecção dos mesmos, na motivação da equipa, na liderança.

    Contudo, ele é também (como tu consideras e o Shadows também) um excelente treinador. Tacticamente está num nível superior ao de Mourinho... mas depois perde-se na falta de amplitude na criação de um projecto de futuro e de sustentabilidade e, como disse, não consegue criar relações de longo prazo.

    Há muitos, mas muitos jogadores no plantel com razões de queixa de Jorge Jesus... alguns titulares absolutos, antes que venhas com a conversa que é por falta de minutos.

    O mérito desportivo, leia-se táctico, do JJ não pode NEM DEVE esconder as suas lacunas brutais de liderança, condução de homens e protecção da sua equipa de trabalho.

    Como diz o Shadows: Falta quem lhe tape a boca e lhe complemente as ineficiências (para ser simpático)

    ResponderEliminar
  13. Ganda golo... Ao ângulo...

    ResponderEliminar
  14. O Benfica (não) jogou os primeiros 30 min como qualquer equipa teria dificuldade tendo em conta a pressão do scp. Mas como um jogo são 90 min, viu-se que a partir dos 35 min o scp rebentou por completo e raras vezes saiu do seu meio campo.
    Se forem ver a Supertaça do Porto com o Barça. O Porto também dominou o início do jogo...

    ResponderEliminar
  15. Desculpem lá, este post é uma tentativa "falhada" de humilhar o Shadows! E para o provar aparece numa vitória do Benfica em que os românticos do costume chegam-se á frente para falar de mais uma vitória sofrida do Benfica.
    Não concordo com alguns dos excesivos posts do Shadows, mas deles existem fatos que concordo com ele e uma deles é precisamente o fim da linha de JJ no Benfica!!

    Não sei em que televisão viram o jogo mas na minha a primeira parte do Benfica pareceu-me ver um jogo á Sporting por parte do Benfica, lentos, apaticos, desorganizados, pouco pressionantes, falta de garra, imaginação e querer, senti vergonha do Benfica, já na segunda parte foi o mesmo...golo ás "3 pancadas" Expusão... quebra fisica do Sporting...e Benfica já começa a comandar o jogo! Simples o que vi na minha televisão!! Basta uma vitória e esquece-se que contra aquele sportinzinho o Benfica dava goleada!

    "Contudo, ele é também (como tu consideras e o Shadows também) um excelente treinador. Tacticamente está num nível superior ao de Mourinho... mas depois perde-se na falta de amplitude na criação de um projecto de futuro e de sustentabilidade e, como disse, não consegue criar relações de longo prazo."

    Respeito o que dizes Geração, mas para mim não passa de uma anedota! Táticamente melhor que Mourinho? Mas a tática basta fazer um desenho no quadro para os jogadores verem?? Diz-me onde e em que aspetos vês que JJ é muito bom em tática?? TU e outros por aqui!!


    Tática (do grego|taktiké ou téchne; arte de manobrar [tropas]) é qualquer elemento componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir a meta desejada num empreendimento qualquer.
    Se realmente é melhor que Mourinho deveria ter mais titulos que ele!! 1 campeonato, umas taças da liga e 4 milhoes por ano fazem dele um mestre????

    No próximo clássico contra o FCP vamos ver se JJ é mestre, apesar do FCP ser favorecido nas ultimas jornadas na minha opinião o FCP está mais equipa que Benfica, mais "solto" e motivado!!!

    ResponderEliminar
  16. Shadows:

    "não considero que JJ tenha qualidades para ser o treinador do Benfica, enquanto gestor de recursos humanos e líder de um grupo. E há bastantes provas disso."

    Onde estão essas provas? Ou é um achismo teu?

    "um...Rui Costa. Mas teve e correu com ele."

    Correu? Onde viste isso? Alguém te 'contou' foi?

    "(Maxi) Tacticamente, só sobe porque tem instruções para isso de JJ"

    Agora percebo, tu tens escutas no balneário. Bom, por isso é que sabes tanto, claro.

    "se joga mal e temos um puto como o André Almeida que cuida bem do lugar"

    O Almeida cuida bem do lugar de defesa direito? Mas quem te ensinou a ver futebol? Ainda por cima já li aqui dezenas de vezes malta a opinar que ele não tem qualidade para jogar a lateral.

    "que o Benfica vença, não apenas jogos da treta contra equipas com metade do seu orçamento, mas jogos decisivos"

    Portanto hás-de me dizer para ti quais é que são os jogos decisivos. Ah, espera, acho que já sei. Para ti jogos decisivos são aqueles que o Benfica não ganha, porque assim já podes vir dizer que ai meu deus o Benfica devia ter ganho este jogo porque era importantíssimo. Agora aqueles que ganhamos, meh, não são nada de especial. Viva a coerência.


    GeracaoBenfica:

    "o JJ é talvez dos piores treinadores portugueses na relação com os seus jogadores, na protecção dos mesmos, na motivação da equipa, na liderança."

    Desculpa, mas isto é baseado em quê? Em 'diz-que-disse'? Ah e tal eu ouvi no café a dizerem assim e assim, por isso é verdade. Vejo muitas vezes malta com esta conversa, mas ainda espero por um desgraçado de um exemplo que prove que ele não sabe lidar com os jogadores, ou que os "arrabenta"

    "Há muitos, mas muitos jogadores no plantel com razões de queixa de Jorge Jesus"

    Again, achismo? Ou também tens as mesmas escutas que o Shadows? Não percebo como é que se dizem coisas sem se conseguir depois prová-las.

    "Falta quem lhe tape a boca e lhe complemente as ineficiências"

    Aqui concordo não em absoluto, porque definiria de outra forma. Creio que a Jesus falta apenas a humildade suficiente para saber quando erra. Um pouco menos de auto-confiança. Fica o meu bitaite, se Jesus jogasse num 4x3x3 era dos melhores do mundo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suwayd, se tu não sabes há quem saiba. E não é preciso ter escutas no balneário. Ignorar isso é que não, obrigado.
      Volta sempre!

      Eliminar
    2. Sim..como é que se prova que fulano disse algo? Realmente... Mas basta pegar nas palavras públicas de Jesus sobre alguns jogadores para se perceber o quão fraco ele é na gestão da relação com os jogadores. Comentários depreciativos sobre Nolito, Luisinho, Ola John...o caso Amorim. Provas há muitas. Só é preciso abrir os olhos para as ver.

      Eliminar
  17. Geração achei curioso a referência a Mourinho e Jesus na mesma frase (fez-me lembrar uma conversa com alguns anos).

    Quanto ao tema Jesus, concordo que tem algumas limitações mas certamente não será na relação com os jogadores, pois 95% dos jogadores em on e off que trabalharam com ele elogiam-no genuinamente.

    Quanto à falta de títulos temos de perceber o futebol em que estamos inseridos, e não ignorar que o clube da fruta tem tido equipas muito fortes na última década.

    Infelizmente eles não retribuem aquilo que lhe oferecemos na década de 80 e a capitulação final em 90.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. E a capitulação nos ultimos doze anos possivelmente aqueles em que mais vergonhas sofremos.

      Quartos e sextos lugares para não falar das derrotas mais humilhantes da história, com eles.

      Geralmente a amnésia é mais propicia a epocas mais distantes e por isso ao consigo catalogar a dos tempos recentes.

      Eliminar
  18. Desculpem o off-topic, mas tenho de dizer isto: por que raio é que ninguém NUNCA refere na comunicação social que o André Gomes já foi dos andrades? Já imaginaram o que seria se a situação fosse ao contrário? Uma jovem promessa, com toque de craque, "roubado" ao rival?

    ResponderEliminar
  19. Redmoon,

    Espero que não tenhas o mesmo fim do António Barreto!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O barreto foi porque quis.. Alto e para o baile, quem quiser fica, quem nao quer, porta aberta..
      Há respeito pelos autores todos, o facto de haver diferenças de opinião e eu tenho da maior parte nao impede de nos darmos e quem quer fica ou sai...
      Espero que ninguém saia porque há respeito e muito...
      Abraco dylan

      Eliminar
  20. Clap clap clap genial

    ResponderEliminar

  21. Fui lendo o post e rindo até um dos ultimos paragrafos e é só por isso que o comento.

    Já uma vez escrevi que não voltaria a perder muito tempo com o autor mas, embora também não conheça o Shadows revejo-me na maioria do que escreve e portanto também me sinto atingido.

    """""""Mas é patético, cada vez mais patético certas coisas que se escrevem quando o tema dos posts é análises técnicas ou táticas àquilo que se passa em campo.""""""""

    Também é estranho que mesmo a maioria dos comentários que louvam ""o catedrático, o criador, o visionário e o valorizador""", sejam os mesmos que lhe apontam defeitos impeditivos de alguém ser um modelo na sua profissão.

    Entre patético e patarata formatado por fixações de adulador venha o diabo e escolha.

    Eagle

    É um sacrilégio referir na mesma frase um ancião que nunca ganhou nada e Mourinho que na juventude já tinha conquistado mais titulos que o mentecapto há-de ganhar em toda a vida.

    Quanto à relação com os jogadores vejo aqui os Benfiquistas de net palrar, pois nada sabem e só não revelo aqui publicamente ((o Eagle conhece também alguns casos e por isso falou deles)) mas nem era preciso ter dados concretos para ir vendo que e relação deles com os jogadores é péssima.

    Já vi jogadores a chorar por Mourinho, a chamar-lhe pai, a dizer que davam a vida por ele a não haver um que não o tivesse elogiado mas nunca vi e quase apostaria não verei a mesma atitude com esse egocêntrico.

    Aos quase 60 anos o que ganhou o ""catedrático""????????????????????????????

    ResponderEliminar
  22. Clap, clap. Muito bem. E a moral da história é: o Shadows tem sérias dificuldades em perceber o óbvio.
    Mas é uma coisa comum a muitos. Ainda ontem o Hollande dizia que a crise europeia tinha acabado. Viver com a realidade é lixado, mais vale inventar.

    ResponderEliminar
  23. "O Sporting foi encostado às cordas, mais uma vez fruto apenas do trabalho dos jogadores, nada relacionado com a tática, nada relacionado com as palestras do Jesus ao intervalo, nada relacionado com a motivação dos jogadores"

    Exactamente.

    ResponderEliminar
  24. "O Shadows ainda não percebeu que a tal tática suicida é a mesma de há quatro anos a esta parte, quer quando ganham quer quando perdem. Quer quando jogam com Varzins quer quando jogam com Barcelonas. Quanto a isso não há falta de coerência nenhuma."

    Nem na ausência de títulos. Lá está...o persistir no erro. E ainda recebe elogios por isso.

    ResponderEliminar
  25. JJ tem virtudes e defeitos como qualquer outra pessoa, eu acho que ele é um bom treinador, mas não o melhor e o maior como ele se julga, um pouco a fazer lembrar um antigo jogador do Benfica que se auto-intitulava o maior, era um grande jogador, mas que acabou mal na vida, algo que ele uma vez disse que não se importava de acabar a vender alfinetes, acabou pior que isso.
    Comparar JJ com Mourinho, é comparar o incomparavel, quanto mais não seja pela enorme quantidade de titulos e importantes que tem o Mourinho, mas que é mais treinador que JJ em todos os aspectos.
    Depois a culpa destas opiniões divergentes acerca de JJ e deste egocentrismo de JJ, do Benfica, tem a ver unica e exclusivamente com a mediocridade do Benfica enquanto clube de futebol nos ultimos 18 anos a caminho dos 19 anos, pois só a pobreza de exibições, que melhoraram bastante com JJ, é verdade, mas com muito parcos resultados ao nivel de titulos, ele proprio reconhece isso e um pobreza ainda maior de titulos, leva as pessoas a pensar que JJ é o maior e que tudo se pode aturar a ele porque ele colocou o Benfica a jogar, como se o Benfica nunca tivesse jogado assim ou muito melhor que isto.
    A geração que pensa assim infelizmente para eles viram muito pouco Benfica, 19 anos é muito tempo, quero dizer que raramente viram o Benfica ganhar, outros como vi no estadio da luz, dizem que nunca tinham visto o Benfica jogar tão bem, isto exemplifica o quanto o Benfica está longe daquilo que já foi outrora e longe mas não uma eternidade, pois eu vou a meio da casa dos quarenta, é certo que comecei desde muito cedo a ver o Benfica, e ainda apanhei uma fase boa do clube, que me permitiu nos meus primeiros 21 anos de Benfica ser campeão 11 vezes, ganhar 7 taças de Portugal, mais 2 meias finais, por sinal delorosas de perder, 1/4 de final nem conto pois foram imensas e ter o privilegio de ter visto o Benfica jogar 3 finais europeias, sendo que duas delas presenciei-as ao vivo, a de 1983 na Luz e a de 1990 em Viena, se tivessem visto o que eu já vi de Benfica concerteza que a opinião seria outra, mais moderada em relação quer a JJ quer a LFV, pois o mesmo se passa em relação ao presidente, mas isso são contas de outro rosario

    ResponderEliminar
  26. Sinceramente contra o Sporting, o Benfica durante a primeira parte não jogou nada, pouco me interessa se o Sporting jogou melhor ou pior, quem tinha obrigação de jogar mais eramos nós e não eles, nós apenas tivemos uma oportunidade, a primeira aos 40 e poucos minutos na cabeçada do Cardozo, depois no incio da 2ª parte tivemos sorte quando o Elias falhou isolado, pois se marca e faz o 2-0 dicicilmente dariamos a volta, depois que marcamos o empate sim, a partir dai quase só deu Benfica à excepção do remate ao poste deles, mas antes tambem já tinhamos atirado ao poste tambem, portanto ganhamos, mas não de forma a embandeirar em arco, pois aproxima-se um jogo que pode ser decisivo na definição do titulo, caso haja vitoria para qualquer dos lados, o Benfica-Porto de 13 Janeiro, e o barulho à volta do relvado está a começar bem cedo.
    Neste aspecto gostaria que o Benfica através dos seus dirigentes não entrassem no bate boca com os homologos lá de cima, pois isso é o que eles querem e é a praia deles, são mais batidos nisso e têm tirado vantagens disso depois no campo.
    O Benfica que se concentre apenas naquilo que tem que fazer no campo, que será muito, que não tenha medo deles e se bata como se bateu no jogo do ano do titulo, onde até jogou desfalcado e o querer e a determinação, foram determinantes nessa vitoria que embalou o clube para o titulo.
    É que as pessoas nesse ano falam do titulo, etc etc, do Hulk que esteve sem jogar X tempo, esquecendo-se essas pessoas que na 2ª volta e depois desse jogo com o Porto, de onde eles sairam a 4 pontos do Benfica, o Benfica apenas empatou em Setubal e perdeu no Porto na penultima jornada, ou seja desde esse jogo apenas perdeu 5 pontos, logo o Porto para ser campeão teria que ter ganho 16 jogos seguidos, algo muito dificil de suceder, portanto bastava apenas um empate e não chegariam ao titulo, mas que esse jogo possa servir de referencia da forma como o Benfica deve sempre encarar qualquer jogo contra eles e em qualquer campo, e já agora a ver se evitamos sofrer um golo nos primeiros 5 minutos, que nos ultimos 10 anos em metade ou em mais de metade dos jogos sofremos um logo logo de entrada e isso condiciona muito o jogo.
    Só outro pormenor o JJ jogo com a mesma tactica contra o VArzim e contra o Barcelona, mas só se for na playstation ou então contra o Barcelona B/C, pois na luz contra o Barcelona só faltou estender a passadeira vermelha, não se esqueçam que o Benfica foi a unica equipa do grupo que não marcou golos ao Barcelona e num dos jogos jogamos contra o Barcelona B/C, eu fiquei trsite por o Benfica ser eliminado dos Campeões daquela forma

    ResponderEliminar
  27. Na primeira parte jogámos muito pouco, e até deu a ilusão que o Sporting era uma grande equipa...
    Depois do empate, eles ficaram encostados às cordas, por falta de qualidade técnica e física. Ganhámos bem mas sofremos demasiado contra o 14º classificado...

    ResponderEliminar

  28. Caro Ze

    Revejo-me totalmente na lucidez do teu comentário.

    Eu costumo catalogar muita da gente que por aqui aparece de Benfiquistas de Net ((sem desprimor)) precisamente para lhes dizer que a exigência deles é muito baixa.

    Eu ainda vi jogar ((ao vivo)) O Senhor Mario Esteves Coluna e seus ""muchachos"" e continuei a acompnahr na decada de 70 uma grande equipa que teve o azar de apanhar pela frente a grande equipa do Ajax, Bayner, Liverpool e outras mas eramos grandes e viamos exibições de sonho mesmo quando perdiamos.

    Mesmo a decada de oitenta com essas 3 finais que referiste foi grandiosa.

    Mas depois apareceu Damásio.....

    ResponderEliminar
  29. Caro Conde, o Ajax eu não vi, mas lembro-me bem do Bayern, empatamos 0-0, eles com Maier, Beckenbauer, Muller, Breitner, Rummenigge, Hoeness, Schwarzenbeck, mais de meia selecção da à epoca RFA, e do Liverpool, do McDermott, Clemence, Neal, Souness, Dalglish, outra era que infelizmente está já longe no tempo e não sei se alguma vez voltaremos a algo semelhante, não vejo ambição no Benfica actual, pelo menos posso dizer que já vivi e vi isso, mas posso vos dizer tambem que presenciar uma final da taça dos campeões ao vivo é algo indescritivel e que fica para sempre na memoria de quem tem esse privilegio e felicidade, é um jogo com um ambiente sensacional, por isso custa-me imenso ouvir dizer no Benfica que a prioridade é o campeonato, eu que me habituei desde miudo a ouvir dirigentes do Benfica dizerem sempre que voltar a ser campeão europeu era sempre um objectivo e em 1988 e 1990 estivemos perto de o voltar a ser, mas o Benfica á parte da primeira final contra o Barcelona, nunca foi muito afortunado nas finais, e depois defrontou sempre grandes equipas nessas mesmas finais, que como são finais pode pender para qualquer dos lados, esperemos que seja possivel voltar a ver o Benfica numa final europeia o mais breve possivel, é que a ultima foi à 22 anos, e espero que seja para ganhar da proxima vez e se possivel que seja o tri nos campeões europeus, é muito dificil mas impossivel não é, já alguem dizia, o sonho comanda a vida.

    ResponderEliminar
  30. Caro Conde, o Damasio foi o principio do fim do Benfica, nesse tempo deixei de pagar quotas com as mesmas em dia e carnet pago até ao fim da epoca, escrevi-lhe uma carta com o cartão de socio, só voltei a ser socio pagando todas as quotas em atraso, quando Vale e Azevedo entrou para presidente, que recuperou milhares de socios que no tempo de Damasio tinham desistido, nem sei como é possivel esse senhor, ainda dizer barbaridades como a que disse no dia das eleições acerca do passivo e dos direitos das transmissões dos jogos, abraço

    ResponderEliminar
  31. Na decada de 80 ganhamos 5 campeonatos, 5 taças de Portugal, uma delas a mais saborosa no covil das Antas e estivemos em 3 finais europeias e em mais uma meia final, faltou apenas a cereja no topo do bolo, mas tirando a decada de 60, a decada de 80 é a melhor da historia do Benfica, e para mim tem muito valor pois a corrupção nesse tempo era muito pior que alguma vez foi, muito pior do que isto do apito dourado, foi à conta disso que perdemos o campeonato de 1986 para o Porto que depois lhes permitiu serem campeões europeus, houve jogos marcantes nesse ano, ganharam em coimbra com um golo 8 minutos depois da hora, não perderam com o Boavista em casa porque roubaram um golo limpo ao Ribeiro, no Salgueiros o Benfica sofreu o golo do empate do Armando voador, que estava fora do campo a receber assistencia, levantou-se entrou no campo junto à baliza colocou a bola dentro e voltou a sair para continuar a assistencia, esta situação foi surreal na altura, mas valia tudo e continua a valer, mas pouca gente se lembra disto

    ResponderEliminar

  32. Caro Ze

    Concordo, embora a nivel interno a decada dde 70 para mim tenha sido superior a 80. Claro que a deca da de 80 com essas 3 finais europeias foi fabulosa.

    Estive na final com o Anderlect no Monstruoso Estadio da Luz e ainda hoje recordo uma situação única. Fiquei na Bancada em frente ao terceiro anel e quando este a cada passo ""explodia"" eu senti a onda de som ((quente)) bater-me na cara. Foi uma sensação estranha e unica que ficará comigo para sempre.

    Penso também que o apogeu do sistema, mesmo à descarada, foi nos anos 90. Os Fortunatos, os calheiros, os Antonio Costa, os Pinto Correia, Silvanos, Guimaros, Rosas Santos, Dante, Pratas, entre outros e comandados por esse facinora garrido foi uma corja da pior espécie.

    Conheci bem Damásio e ao fim de ano meio deixei da falra com ele. Pedi-lhe pessoalmente que se demitisse porque senão levava o Benfica à ruína ((palavras textuais)) e ainda tive que andar mais 3 anos com muitos amigos até conseguirmos que se demitisse.

    Desde alianças com o corrupto e com o oliveirinha até ao jet-oito permanente em que transformou o Benfica com delapidação do patrimonio junto com um que desapareceu do mapa, um tal Abilio Rodrigues, foi um fartote, valeu tudo.

    Olha fico por aqui pois muito mais havia a dizer mas não quero ser fastidioso.

    ResponderEliminar
  33. Caro Conde, esses apitadores que referes e bem, começaram todos nos anos 80 e claro prolongaram-se pelos anos 90, a unica diferença é que até Damasio chegar ao clube, eles não levavam nada connosco, a partir de Damasio é o descalabro até hoje e ainda não terminou.
    Internamente a decada de 70 foi melhor, fizemos uma coisa quase impossivel que foi perder um campeonato sem derrotas alem de termos ganho outro com 28 vitorias e 2 empates.
    O golo do Sheu nessa final contra os belgas, foi um dos golos, que mais vibrei na minha vida, lembro-me de outros como os 3 golos do Rui Aguas ao Porto, na maior enchente de sempre no estadio da luz, nunca vi tanta gente num estadio, na altura era a 6ª maior assistencia de todos os tempos, estavam lá 140 mil pessoas, o do Vata ao Marselha, entre outros.
    Em relação ao Damasio, isso é uma desgraça, aquilo parecia uma fogueira de vaidades, desfiles de moda, festas vip's, o homem estava enganado, mas ainda fale de barriga cheia.
    Acho que deves falar o que sabes, se o puderes fazer é claro, porque a maioria das pessoas não sabe quase nada acerca de muitas coisas que se passaram e mesmo do que era a grandeza do clube, coisas que a Net como dizes e bem, só tem feito é mal, se reparares quase todos os anos qualquer atleta em qualquer modalidade é o melhor de todos os tempos, a maioria das pessoas, não viu jogar a maioria dos atletas , não mostra muito respeito por eles e no entanto veêm hoje um jogador com meia duzia de anos e já o consideram o melhor de todos, para mim nunca serás fastidioso.

    ResponderEliminar
  34. Caro Zé

    Respondi em tempo a este teu ultimo comentário mas aguardei e não entrou.

    Não sei o que aconteceu

    ResponderEliminar
  35. Caro Conde coisas da informatica, eu gosto sempre de falar do Benfica, só não gosto de uma coisa, do fundamentalismo que se instalou no nosso clube, no mais já vi mesmo sem ver e conhece-lo que o Conde de Vimioso, é sabedor de muita coisa acerca da vida do clube, muita dela provavelmente impublicavel, mas por mim sempre que quiser é sempre um prazer falar do clube, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não que tenha receios mas há coisas que sentiria vergonha se publicasse.

      Se assim o desejar peça o meu email ao blogue.

      Terei imenso gosto em trocar opiniões.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking