O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os grandes rins de Pragal Colaço

. 28 comentários
20 Set 2006 - Jornal Record

"António Pragal Colaço está a equacionar uma candidatura à presidência do Benfica, apesar de saber "de fonte segura" que Luís Filipe Vieira se vai recandidatar.

"Estou a ponderar. Esse é o verbo adequado. Fui convidado por um grupo de sócios. Fui abordado ontem (terça-feira). Expliquei que não estava à espera d o convite. Tenho de falar com a minha família", referiu à Lusa Pragal Colaço, que fez parte da oposição durante a presidência João Vale e Azevedo.

O jurista, de 42 anos, foi assessor de Manuel Vilarinho, mas desiludiu- se um pouco com o rumo que o clube levou e com a "perda de força que o Benfica f oi tendo nas instâncias do futebol".

"A dívida do Benfica ao sector financeiro é monstruosa. Esse é um dos factores que poderá pesar na minha decisão. O Benfica tem de libertar-se de todos esses encargos", disse Pragal Colaço.

Outro dos factores que poderá ter influência na posição do advogado é a mais que provável recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do clube.

"Sei de fonte segura que ele (Luís Filipe Vieira) se vai recandidatar. Essa situação até poderá influenciar a minha decisão. Tenho de ver se vale a pena candidatar-me, tenho de ouvir os sócios e saber para que lado pendem", disse Pragal Colaço, acrescentando não saber se haverá mais candidatos.

A decisão final de Pragal Colaço será tomada para a semana, embora considere que ainda tem muito tempo para apresentar a candidatura, uma vez que o prazo para a entrega das candidaturas termina a 10 de Outubro.

"Para a semana tomo essa decisão. Não vou demorar muito tempo. Não estou debaixo de grande pressão, a não ser talvez de alguns sócios que me têm ligado . Em termos formais temos muito tempo. Se não fizesse mais nada, já o poderia fazer", referiu.

As eleições do clube da Luz estão marcadas para 27 de Outubro, não havendo ainda nenhuma candidatura formalizada."

26 Set 2006 - Jornal Record

"O jurista António Pragal Colaço anunciou hoje q ue não se vai candidatar à presidência do Benfica, mas adiantou que se vai manter atento ao futuro do clube, com destaque para a situação financeira.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o advogado, que esteve na oposição a Vale e Azevedo e foi conselheiro de Manuel Vilarinho, afirma que esta decisão se deve, sobretudo, ao facto de toda a sua família se ter oposto à sua candidatura.

"Não sou candidato. Desde logo porque a minha família se opôs a tal facto. De seguida, face às necessidades de cumprir compromissos profissionais com instituições privilegiadas na sociedade portuguesa, projectos que não quero nem devo abandonar", justificou.

Pragal Colaço revela ainda que estudou "os elementos financeiros do Grupo Benfica", o que lhe permitirá "moralmente acompanhar os próximos três anos da mais que certa eleição de Sr. Luís Filipe Vieira".

"Estarei especialmente atento, ao passivo consolidado do Grupo Benfica, que actualmente se cifra em 125.000.000,00 euros, bem como, à fusão - a socieda de Benfica Estádio na sociedade Benfica SAD", alertou o jurista.

Em relação ao mesmo assunto, pode ler-se ainda: "A concretizar-se tal pretensão do actual Presidente, opor-me-ei a que 'day tradings' venham beneficiar do património da Benfica Estádio valorizando a sua actual participação societária".

Pragal Colaço aconselha ainda "que não haja qualquer opositor à candidatura do Sr. Luís Filipe Vieira, permitindo que este se responsabilize por si próprio, sem alusão em tom de desculpa a qualquer motivo".

O advogado agradeceu ainda o apoio do grupo de sócios que o convidou a candidatar-se à presidência, prometendo ser "um ávido acompanhante do desenvolvimento do rumo do Grupo Benfica", algo que poderá passar pela "criação de um movimento cultural benfiquista"."

11 Out 2012 - RTP/Antena 1 

"O conhecido benfiquista António Pragal Colaço reconhece, em declarações à Antena 1, que Luís Filipe Vieira devolveu credibilidade ao Benfica e a oposição surge por vingança e não em defesa de projetos e ideias.

O adepto das "águias" considera "salutar para qualquer instituição haver debate de ideias e projetos mas esse não é o caso nestas eleições do clube e as alternativas ao atual presidente não existem"

O habitual comentador da Benfica TV não tem dúvida sobre o trabalho efetuado pelo atual presidente do clube da Luz ao afirmar: "Todos nós temos que reconhecer que foi feito um trabalho excelente a nível de infra-estruturas. Estamos entre os maiores e melhores clubes da Europa. Temos boas modalidades, uma formação em desenvolvimento, uma grande credibilidade e organização. O Benfica transformou-se numa grande empresa".

O carismático adepto considera que Luís Filipe Vieira (LFV) "tem projetos, tem ideias e a intenção de abrir o leque de pessoas que possam colaborar com a sua equipa".

Pragal Colaço lança duras críticas a diversas pessoas que tem surgido perto de Rui Rangel e sem citar nomes considera: "Percebe-se quem está por detrás da outra candidatura e o que move essas pessoas que é tirar LFV do Benfica. Não se trata de um debate de ideias mas a tentativa de vingança pessoal contra o presidente"."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E tudo um lugar na Benfica TV mudou. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Mais um caso de Jekyll and Hide

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó sr. androide JOSE LIMA.

      Nós já nos conhecemos há uma data de anos, né?

      Vá lá...volte para os seus blogues de Contomil, porque eu e o xôr sabemos, o que o xôr pensa do Colaço....que é um problema nosso !!!

      Eliminar
  3. Este é o nosso Benfica... o Benfica de LFV! O Benfica de todos os Vieiristas... após as eleições perde-se aqui este sócio, mas só depois... é só informar a CGD de minha falta de interesse...
    Um enormérrimo abraço a LFV, Moniz, Colaço, e a todos os manos!

    Muito bom mesmo este nosso Benfica, um retrato perfeito do nosso país, do nosso mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível os flick flacks que as pessoas conseguem dar não é?

      Eliminar
  4. Cão da morte12/10/12 20:09

    Granda troca tintas! vê-se logo de que matéria é feita esse Sr Colaço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura de campanha, os sem espinha vertebral estão tramados comigo.

      Eliminar
  5. Notícia de última hora: E o 1º campeão olímpico português de ginástica rítmica é Pragal Colaço.
    Com tanta cambalhota até fiquei com dor de pescoço ao ler isto.

    ResponderEliminar
  6. A retorica é livrar o Benfica de aventureiros e manipuladores, antes de dirigentes do clube e candidatos abrirem a boca para dizerem certas coisas, convinha olharem para dentro da sua propria casa, uma coisa fica para a historia, tivemos um presidente socio do nosso maior rival, e mais grave do que ser rival, se essa rivalidade for no bom sentido é de salutar, sabemos que não é uma boa rivalidade porque estravassou para campos que não devia ter ido, de um clube que agrediu presidentes do Benfica, que ameaçou de morte presidentes do Benfica, entre outras coisas, a desculpa é que alguem pagava quotas, como se alguem agora nos faça socio de tudo e mais alguma coisa e a gente fica impavido e sereno, mas há coisas que ficam como a vibração de vitorias do Porto contra o Benfica, pois há fotos disso, assim como ha as escutas tambem aqui há fotos, pelos mesmos motivos não gosto de ver Veiga associado ao Benfica, pois é alguem que tambem festejou derrotas do clube, Estugarda 88, presidente de uma casa do Porto, Dragão de Oiro, eu não me interessa se são bons profissionais ou não, não são do Benfica não interessam, ou será que com a maior massa adepta não temos pessoas serias e profissionais nessa massa adepta?
    As pessoas podem pensar este tipo não gosta nada do LFV, mas quando entrou nem gostava nem deixava de gostar, mas a forma como entrou foi pessima, o que rapidamente me deixou de pé atrás, depois foi apenas o confirmar do que vinha no futuro, claro que gostava que LFV tivesse feito um bom trabalho, mas não foi isso que aconteceu e naquilo que interessa num clube como o nosso, que são vitorias e titulos é de uma pobreza sem paralelo na historia do clube, financeiramente, é um autentico descalabro, só teremos verdadeiramente noção da gravidade quando sairem do clube, até lá as contas vão andar mascaradas, a desculpa era que o clube estava falido, por acaso alguem se recorda do que disse Damasio, Vale e Azevedo, quando entraram? que o clube estava quase falido, não havia dinehrio para nada, perante tamanho descalabro desportivo e financeiro, gostaria que alguem fosse capaz de explicar com factos, o que pode justificar manter como presidente o srº LFV, que vantagens terá o Benfica? se em 12 anos não se fez nada em relação à parte desportiva e financeira, quantos mais anos serão precisos, para que possam fazer alguma coisa de palpavel na historia do clube? eu não vislumbro nada no horizonte e bem gostava de vislumbrar, pois se voçês não estão fartos de derrotas e titulos perdidos, eu caros consocios já fiquei farto e não é de hoje, e não me venham com a cassete dos arbitros, do apito dourado, do café com leite, que isso tem mais de 30 anos não é de hoje, eles até já fizeram pior e mesmo assim a gente nunca, jamais deixou de ganhar, nessa altura o objectivo deles lá em cima era fazer com que o Benfica estivesse na situação em que está há 18 anos e pelos vistos conseguiram-no e com o beneplacio dos benfiquistas, parece que estamos como o governo, não ha outra solução, acordem que o Benfica é muito mais do que aquilo a que têm assistido nos ultimos 18 anos, mas não imaginam o quanto é mais do que isso, muitos que comentam raramente viram o Benfica ser campeão e viram o Benfica em finais europeias, eu já vi e presenciei ao vivo, tive essa felicidade, faltou apenas a cereja no topo do bolo, que era trazer o caneco, mas sinceramente espero que no futuro o Benfica ainda nos possa dar mais alegrias e maiosres do que aquelas que já me deu e presenciei

    ResponderEliminar



  7. Passivos, sem receios de ser desmentido.

    Sr. Jorge de Brito--------5M Contos-----25M€

    Damásio------------------16M Contos---- 80M€

    Vale e Azevedo-----------13M Contos-----65M€

    Quanto ao Vieira justifica-se que foi metido sócio do clube de Contumil pelo hoje presidente do Gondomar, (((comerciante de pneus lá do sitio, cliente do Vieira, dos pneus e há quem diga que sócio também)))quando os dois foram assistir à primeira final da TCE dos corruptos em 1987.

    Passou também despercebido , já este ano, a aquisição pelo Benfica de um jogador do Gondomar que os corruptos tinham dispensado e cujo paradeiro não se conhece neste momento assim ao estilo daqueles ao Varzim ((está para fazer um estádio novo)) entre os quais o Neto que agora foi chamado à selecção.

    Ninguém no Benfica na decada de noventa mesmo quando impingiu a filial Alverca ao Damásio, depois de levar um chuto dos submissos e que Vale herdou ouviu falar do seu Benfiquismo, bem pelo contrário pois hostilisou o Benfica sendo entre outros paradigmático o caso Deco ((ele e o Simões que expliquem esse caso que bem conheço)) e passeando-se de braço dado com os corruptos e antendo a quase totalidade de capital da Sad do Alverca com o oliveirinha que mais tarde faliram.

    Sobre a sua festança, pese o roubo ((golo de Kandourov com o peito que o apitadeiro considerou mão)) perante a derrota do Benfica, no antigo cemitério de Contumil ((Antas)) conto-vos mais em pormenor como tudo aconteceu.

    O Autocarrro do Benfica estacinou à porta da entrada do departamento de futebol corrupto onde o aguardavam, em pose desafiadora, o corrupto-mor e o Viera.

    Quando o vale ia a entrar com a equipa para os balneários o corrupto virou-se para o vale e disse:

    """A tua filial agora é minha.""" O RGS que costuma ler o nosso blogue que diga ao Viera que desminta isto.

    Por estas e por outras que conheço, pelo que tem sido estes 11 anos de Vieira no meu clube, acham que eu algum dia ((eu para quem o Benfica é uma das razões de viver)) podria apoiar para presidente do meu clube alguém com este curriculo.

    No dia que o vir de lá para fora será um dos dia mais felizes da minha vida pois sei que finalmente o MEU BENFICA regressará à liberdade e livre daquele para quem o Benfica é um objecto.

    Um dia saberemos o seu verdadeiro numero de sócio que andará pelos seis digitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Conde. O João Amorim há muito está referenciado no Benfica, como estava André Gomes e outros. Está emprestado ao Trofense. Veio a custo 0, fica a informação. O Benfica já teve boas relações com o Gondomar chegando mesmo a utilizar as suas instalações para treinos de observação do futebol de formação.
      Sobre o Estádio novo do Varzim, há 2 anos que existe um Outdoor à entrada da Póvoa onde fica o Parque da Cidade e onse se situa o Complexo Municipal da Póvoa de Varzim.
      Quem vai construir o novo Estádio do Varzim é a empresa Hagen, creio que não tem nada de relação com LFV, mas é como digo...Creio...Não juro.

      P.S. - Sobre o "Ruivinho"...Simplesmente não perco o meu tempo com ele.

      Cumprimentos
      Snortinho
      scoutingnofutebol.blogspot.pt

      Eliminar

  8. Quanto ao patarata do colaço faz-me lembrar os rafeiros que mesmo escorraçados ganem por um osso e se lho derem passrão a vida a abanar o rabo.

    Mas, também sei de alguém que lhe deu um ""pontapé"" e ele ainda hoje lhe rosna.

    É gente como esta que diminui o MEU BENFICA.

    ResponderEliminar
  9. Por outro lado se tem 42 anos nunca poderia candidatar-se à presidencia já que não tem 25 anos de socio efectivo! Ao que o Benfica chegou!! Como se deixa passar esta alteração aos estatutos???

    ResponderEliminar

  10. Anónimo da 07.48

    Não deves ter reparado que os 42 anos era em 2006 e nessa altura ainda não tinha sido dada a golpada nos estatutos só desferida em 2010.

    Na altura podia ser candidato, hoje não sei se terá os 25 anos.

    ResponderEliminar
  11. http://panorama-c.blogspot.pt/2012/10/eleicoes-no-benfica-parte-ii.html

    ResponderEliminar
  12. Anónimo, ele tinha 42 em 2006. Além disso, nessa altura ainda estavam em vigor os estatutos antigos.

    Não sei se me choca mais este Colaço ou o José Eduardo Moniz. Fiquei estarrecido com as recentes declarações deste último, quando afirmou que era um soldado do Vieira na luta contra os manipuladores e aventureiros. Então mas agora qualquer pessoa que apareça com opiniões divergentes das da actual direcção, fazendo críticas pertinentes e pondo o dedo na ferida é logo apelidada de manipuladora e aventureira? Já chegamos a isto? O Benfica sempre foi o clube mais democrático do país mas neste momento parece que se tornou numa espécie de maçonaria ou num clube privado. Gostava realmente que aparecesse uma alternativa a esta direcção. Que fosse coerente, idónea e que soubesse reunir um conjunto de pessoas capazes, inteligentes e com passado benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MNlopes, qualquer benfiquista que se preze partilha desse teu desejo.

      Eliminar
  13. NauBenfica14/10/12 01:28

    Quero começar por dizer a todos, que considero amigos porque são benfiquistas como eu, que não defendo nem estou contra ninguém. O que me faz dar as minhas opiniões, sempre com correção e respeito por cada qual, é o BENFICA.

    A maioria das respostas ao desafio aqui lançado, veio confirmar o que venho observando desde que tomei contacto com este blogue: trata-se dum fórum participado, em grande parte, por opositores declarados à atual direção, contra a qual muitos têm lançado e continuam a lançar culpas e, por vezes, ataques descabelados. O défice de resultados da equipa principal de futebol é a grande causa do descontentamento. Não fora isso e, provavelmente, LFV, mesmo que não gozasse das simpatias de muitos, por esta ou aquela razão, não teria opositores no próximo ato eleitoral.

    Os resultados no futebol não têm sido o que todos nós desejamos, mas antes de Vilarinho já não o eram há algum tempo. Por muito que alguns benfiquistas não queiram aceitar, o sistema roubou-nos títulos! E erros de direção sempre se cometeram, com consequências nos resultados desportivos.
    Se queremos ganhar temos de apostar em bons jogadores. Os bons jogadores custam bom dinheiro, e há o passivo. Era bom podermos ter sol na eira e chuva no nabal. Eu também queria!
    Tentar mantê-los durante algumas épocas torna-se difícil, porque os jogadores já não jogam por amor à camisola, são todos, todos, mercenários, quem-me-der-mais-é-que-me-leva. O resto é conversa.
    A solução está em apostar na formação, para podermos fornecer a equipa principal e efetuar vendas que nos permitam ter as finanças equilibradas. A formação está a trabalhar bem, mas só agora começa a revelar promessas. É preciso tempo. Temos de ter alguma paciência mais.
    Estes são alguns problemas que deveremos considerar sempre que nos apetece desancar nos dirigentes.
    CONT.

    ResponderEliminar
  14. NauBenfica14/10/12 01:30

    Não podemos querer os resultados no futebol a qualquer preço. Por muito desapontados que estejam, os sócios não poderão pretender mandar no clube. Manifestar descontentamento, fazer propostas, desejar e querer que o que não está bem melhore, isso sim. Mandar no clube, de fora, nunca. Quem manda, quem orienta, quem faz a gestão é a equipa diretiva, foi para isso que foi eleita – é assim em qualquer organização, não há volta a dar. As eleições servem para limpezas e alternativas ao mau governo das instituições.
    Os grupos de pressão e de influência, que se digladiam entre si, deram o que deram no Sporting e vão acabar por belenizá-lo, mas isso é lá com eles, a mim tanto se me dá. Aquela bagunçada em que ninguém se entende e cada qual puxa para o seu lado, não a queremos para nós.

    Já aqui o disse e reafirmo: desde Vilarinho, e pese embora os erros cometidos, não pode ser escamoteado tudo o que foi feito. E muito se fez pelo património, organização e credibilização do clube, que estava quase liquidado – creio que ninguém tem dúvidas. Além disso, e no que diz respeito a resultados, nem tudo é mau, convenhamos: a formação (no futebol) e as modalidades (onde agora também temos formação) apresentam resultados que, penso, jamais apresentaram.

    O passivo do Benfica neste momento, mete medo. Mas, pergunto eu, quantos são os clubes que hoje não apresentam passivos preocupantes? Quantas são as empresas portuguesas que os não registam também? O que interessa, tenho ouvido a quem sabe, é que os ativos suplantem o passivo, sendo certo (e lógico para qualquer leigo) que a despesa e a dívida deverão ser controladas, para que a situação financeira não descambe para a falência. Não quero acreditar que a equipa que tem dirigido o nosso clube nos últimos anos seja irresponsável ao ponto de descurar isso. Tanto quanto julgo saber, os ativos do Benfica cobrem o atual passivo.
    Contudo, gostaria de ver aqui apresentadas, por quem saiba de finanças, e evitando a metalinguagem hermética que os especialistas da área utilizam e só eles entendem, contas e explicações que esclareçam os benfiquistas.
    Neste momento, interessa que se apresentem projetos que levem os benfiquistas a ter esperança de que vão haver mudanças, para melhor, no Glorioso. Depois, que haja seriedade, competência, empenho e firmeza na implementação do projeto vencedor.
    CONT.

    ResponderEliminar
  15. NauBenfica14/10/12 01:32

    Qualquer que seja a direção que vier a ser eleita deverá, no meu entendimento, trabalhar para:
    • Defender intransigentemente os interesses do Benfica, reagindo em tempo útil a provocações e prejuízos que nos sejam causados, para o que a comunicação do clube terá de melhorar;
    • Ter gente competente em todos os departamentos, de preferência benfiquistas;
    • Controlar e ir baixando paulatinamente o passivo;
    • Apresentar uma política de contratações mais proveitosa;
    • Potenciar a formação no futebol e nas modalidades, com o propósito de, a curto prazo, os melhores passarem a integrar as equipas principais;
    • Criar uma rede de olheiros por todo o país, com extensão aos PALOP e à diáspora;
    • Continuar a investir nas modalidades, porque o Benfica não é só futebol;
    • Remodelar a BTV, repondo programas como «Em defesa do Benfica» e «Debate», e apresentando novos programas;
    • Cortar com o Oliveira, se for possível estabelecer um contrato vantajoso com outra entidade (ou utilizar a BTV) para a transmissão dos nossos jogos;
    • Demarcar-se claramente dos órgãos que tutelam o futebol em Portugal.

    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar

  16. Sinceramente, perante o teu terceiro comentário custa-me perceber a utilidade dos anteriores que tu mesmo acabas por arrasar e por isso julgo não valer a pena tecer mais considerações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NauBenfica14/10/12 23:51

      Eu não arraso nada, meu caro. Não defendo nem sou contra ninguém, comecei por dizer.
      Também eu não estou satisfeito com tudo o que esta direção fez e com coisas que a mesma não realizou. Mas não posso esquecer a obra que está aí para ser avaliada.
      Para mim, não são só os títulos da primeira equipa de futebol que contam - o Benfica é muito mais que o futebol. Desejo-os como quem mais os deseja. Mas nem sempre se pode ganhar, e há que ter em consideração poderosos condicionalismos que nos têm impedido de ganhar mais vezes. Os roubos duram há décadas, e alguns são bem recentes! Ou será que inventámos essa desculpa, como dizem os andrades?
      Que o presidente e a direção sejam A ou B, tanto se me dá, desde que trabalhem para elevar o Benfica aos píncaros onde o quero ver guindado: a ganhar, prestigiado, respeitado, temido, inovador, eclético, a privilegiar a democracia como imagem de marca.
      Aventureirismos, como aquele que nos ia levando à falência, é que eu não gostaria de ver mais - com isto não estou a tentar dizer nada sobre quem quer que se apresente às próximas eleições, que fique claro. Respeito todos os candidatos, no que sigo, julguei perceber, o pedido que foi feito pela administração deste blogue, que exigiu ainda elevação na escrita, o que também respeitarei e não tenho visto respeitado em alguns comentários.
      Quem sair vencedor no próximo escrutínio, que venha com ideias e com vontade de trabalhar para o engrandecimento do Glorioso. É isso que eu desejo.
      Alfim, creio não haver contradição nenhuma em tudo o que ontem aqui deixei escrito.
      Saudações benfiquistas.
      VIVA O BENFICA!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking