O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de outubro de 2012

Varandas Fernandes: o homem dos rins de aço.

. 22 comentários
05 Jun 2009 - TSF 

"José Varandas Fernandes, o rosto visível deste movimento, disse à TSF que Scolari é um técnico com carisma, mas não adiantou mais pormenores.
Curiosamente foi José Veiga, antigo director-geral da SAD encarnada, quem tentou contratar Scolari em 2004.
Varandas Fernandes disse não perceber por que razão alguns querem pôr em causa a capacidade e o benfiquismo do antigo dirigente.
Numa altura em que o Benfica perdeu Álvaro Pereira para o FC Porto, Varandas Fernandes sublinhou que este é mais um exemplo de falta de liderança e de organização."


09 Jun 2009 - TSF 

"Os opositores de Luís Filipe Vieira mostram um cartão vermelho à antecipação das eleições no Benfica. João Varandas Fernandes, do movimento «Benfica, vencer, vencer», diz que continua disponível para ir a votos e considera esta ideia é um «golpe»."

10 Jun 2009 - Ionline

"João Varandas Fernandes, o rosto do movimento de oposição "Benfica vencer, vencer" (do qual faz parte José Veiga), critica a decisão de Vieira de antecipar as eleições para 3 de Julho. "São um sinal de fraqueza e indecisão."

Contava com a antecipação das eleições por parte de Vieira?
Não, porque estatutariamente estavam contempladas para Outubro. E só em casos excepcionais é que se deve antecipar as eleições.

Este não é um momento excepcional?
Não, até porque me parece que já têm treinador e jogadores contratados para a próxima época. Trata-se de um golpe. Se Vieira se demite, está a pôr em causa a gestão.

O vosso movimento já tem um candidato à presidência?
Estamos a trabalhar e a pensar nisso e brevemente anunciaremos o nome. Provavelmente para a semana, dia 16.

Porquê escolher José Veiga?
O futebol tem especificidades e José Veiga conhece bem os meandros, os balneários. Sabe impor regras e gerir os recursos humanos como ninguém. Tem uma vasta experiência e merece uma oportunidade de ter um papel importante. Nenhum projecto pode deixá-lo de fora. É imprescindível.

E Rui Costa tem lugar no vosso projecto?
Rui Costa é um grande Benfiquista e uma glória do clube. Se quiser aderir, estaremos perfeitamente abertos. Penso que Rui Costa esteve isolado, à procura do Norte, não foi devidamente acompanhado. E, convém dizer, Rui Costa foi colocado numa posição para a qual não estaria eventualmente preparado. Tudo na vida tem o seu tempo.

Em que posição poria Rui Costa?
Rui Costa pode ser um grande embaixador do Benfica.

Já falou ou vai falar com ele?
Com certeza que vai haver uma reunião com Rui Costa.

E a coexistência entre Rui Costa e José Veiga?
Acima das inimizades está a grandeza do Benfica.

Será uma gestão bicéfala?
Vai haver um colectivo com uma liderança. Não sou apoiante da gestão bicéfala.

Que ideias tem para o futebol do Benfica?
Queremos dar prioridade às escolas e à formação. Só vale a pena investir em quem é realmente uma mais-valia. Queremos instituir um prémio pela capacidade de trabalho que cada jogador desenvolve.

Contratos por objectivos?
Sim, esse é o caminho.

Vale e Azevedo impôs isso e a coisa correu mal.
Foi? Pois, não sei. Sou cirurgião e conheço o comportamento humano e sei que não há duas pessoas iguais. Não estou dentro do assunto de Vale e Azevedo mas digo-lhe que os contratos por objectivos são um bom princípio.

O que pensa de Jorge Jesus?
Reconheço-lhe capacidade de liderança, garra, empenho e dedicação. Mas há provas que têm de ser dadas antes de se ser treinador do Benfica. Quero treinadores vitoriosos e não um técnico do terceiro e quarto lugar.

19 Jun 2009 - DNOnline 

"O movimento Benfica Vencer Vencer não vai apresentar uma candidatura às eleições do clube no próximo dia 3.

"Não podíamos aceitar as regras que nos foram impostas", afirmou João Varanda Fernandes, ao referir-se à antecipação das eleições.

"Neste momento, para apresentar uma candidatura séria e estruturada temos que confessar que nos impediram de criar as condições necessárias", disse o responsável, acrescentando que "a solução não é uma conquista do poder pelo poder"."


02 Jul 2009 - JNOnline 


"Movimento pede ao presidente da Assembleia-Geral do Benfica para suspender o acto eleitoral de sexta-feira, por inexistência de condições de transparência.
Se forem respeitadas as ordens dos tribunais e restabelecidas a legalidade e a ordem democrática, o Movimento “Benfica Vencer, Vencer” garantiu que se apresentará às eleições, estatutariamente, previstas para Outubro.
"O movimento apela ao presidente da Assembleia-Geral, Manuel Vilarinho, para suspender o acto eleitoral de 03 de Julho para os órgãos sociais do Benfica", disse Rui Rangel, em conferência de imprensa realizada em Lisboa.

Para este elemento do movimento, o pedido de suspensão da votação justifica-se devido à inexistência de "condições objectivas e subjectivas" para a realização de eleições "livres, claras, transparentes, que respeitem os princípios democráticos".
João Varandas Fernandes, outro dos rostos do movimento, disse que, caso Manuel Vilarinho aceite suspender as eleições, esse será "um verdadeiro acto à Benfica".

"Se respeitarem as ordens dos tribunais está restabelecida a legalidade e a ordem democráticas", afirmou Varandas Fernandes, assegurando que, perante esse cenário (de suspensão da ida às urnas), o movimento avançará com uma candidatura aos órgãos sociais do Benfica nas eleições que assim se realizarão em Outubro, como determinam os estatutos do clube.

Rui Rangel admitiu que, em função do que acontecer sexta-feira (realização das eleições), o movimento sente-se no direito de "abandonar a posição neutral" que tem assumido até ao presente "e tomar medidas para defender a dignidade e o prestígio do Benfica", não afastando para isso o recurso à justiça.

João Varandas Fernandes e Rui Rangel acusaram Luís Filipe Vieira, actual presidente e candidato a novo mandato à frente do clube, de ser "o único responsável" por "o Benfica estar a viver um momentos mais tristes e negros da sua história", sustentando que "todo o imbróglio jurídico" criado à volta das eleições de sexta-feira "foi criado de dentro para fora".
"O movimento demarca-se de qualquer responsabilidade ou ligação a todo este imbróglio júridico criado à volta das eleições", afirmaram."

12 Out 2012 - Record 

"O médico Varandas Fernandes afirmou, esta sexta-feira, que irá apoiar a recandidatura de Luís Filipe Viera às eleições para a presidência do Benfica, três anos depois de dar a cara por uma alternativa ao presidente dos encarnados.

"O meu conhecimento hoje do Benfica é maior que há três anos e pelo que conheço do clube, pelo trabalho que tem vindo a ser feito, e pelos novos projetos que vão ser apresentados apoio a recandidatura de Luís Filipe Vieira", avançou à agência Lusa.

Desta forma, Varandas Fernandes desvincula-se de Rui Rangel, apontado como um dos possíveis candidatos a concorrer contra Luís Filipe Vieira. Varandas Fernandes e Rui Rangel foram os rostos do movimento Benfica, Vencer, Vencer, que em junho de 2009 se formou com a intenção de apresentar uma alternativa a Filipe Viera, mas acabou por não avançar com nenhuma lista às eleições, realizadas em julho do mesmo ano.

O sócio benfiquista reconheceu agora o "bom trabalho" de Luís Filipe Vieira à frente do clube "encarnado", sublinhando que se trata de um trabalho "corajoso e de grande seriedade e que ultrapassou algumas adversidades". "Pelo que conheço do Benfica, pela organização do clube e pelos novos desafios que Luís Filipe Vieira vai apresentar sábado na Bairrada, estou do seu lado e apoio a recandidatura", frisou Varandas Fernandes. Também hoje, a Associação das Casas do Benfica da Beira Litoral anunciou o seu "total apoio" à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do clube da Luz, nas eleições que se realizam no final de outubro.

Dá-se um prémio a quem acertar no "tacho" que foi oferecido ao Sr.Rins de Aço.




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Se o Rangel tivesse sido convidado, tinhas que arranjar mais prémios ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informa-te....quem te disse que nao foi??? Saber impedir que a ambição consuma a inteligência e os valores morais nao é para todos, mas sim para homens como Rui Rangel que nao se deixa corromper com promessas de cargos no presente e de lideranças no futuro!

      Eliminar
  2. Netking, seja quem for que troque o seu benfiquismo por posições...estará no alvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Shadows, então vais ter que alargar o teu alvo e de que maneira....

      Eliminar
  3. É bom que se mostre estas coisas, pois demonstram bem que genero de pessoas pretendem estar no corpo directivo do Benfica, engraçado tambem seria fazer um resumo de tudo o que disse LFV desde que veio para o clube e porque não dar uma vista de olhos no antes de ter vindo para o Benfica.
    É por situações destas que votar em LFV é mais do mesmo, o Benfica parece os governos é só arranjar tachos para os boys, continuem a divulgar situações destas nunca cedama quaisquer pressões para não as divulgarem, porque esta gente anda ao sabor do vento, vão para onde lhes dá mais jeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os benfiquistas não podem acusar os políticos de clientelismo partidário ou de 'jobs for the boys' e depois quando se trata de Benfica, ignorar o que estiver à vista.

      Eliminar
  4. Falta aí a mítica frase do Varandas: "Os membros do Movimento não votar nestas eleições porque não queremos participar numa ilegalidade!"

    Ups. Dobra-te Varandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontrei fontes...porque senão ainda dizem que inventei. Sabes, como outro que por aqui apareceu à umas semanas atrás...

      Eliminar
    2. Hahahah, encontrei! Depois meto ;)

      Eliminar
  5. Como já era de calcular pelo tom empregue nas declarações de pessoas candidatas a cargos directivos no clube, e que num passado ainda recente eram totalmente contra o poder vigente e que de um momento para o outro, passam para o outro lado sem que nenhuma das questões pelas quais eram contra se tivessem alterado, como dizia é natural que o tom suba para um nivel nada desejavel e nada concentâneo com o clube, pois basta verificar nas afirmações de hoje do Fernando Tavares que com uma certa razão questiona o Moniz, sobre o que levará estas pessoas a mudar a sua opinião, sem que nenhuma das premissas antes contestadas tenha sofrido qualquer alteração, já iniciamos não sei quantos ciclos de vitorias, ainda que um dos ciclos depois de suceder tenha sido considerado pelo presidente prematuro, ganhamos um titulo muito cedo(2005), depois era o ciclos das infraestruturas, depois o ciclo financeiro, resumindo é só ciclos prometidos mas nunca concretizados, descontando que seriamos um colosso mundial, equipas maravilha, superiores ao Real Madrid, candidatos a ganhar a Liga dos Campeões, seriamos imparaveis, mas de imparaveis só me recordo de um serie por acaso com um grande benfiquista, já não entre nós, Henrique Viana, de resto de imparaveis, não me vem mais nada há memoria, agora a promessa é uma radio do Benfica, pode ser até um bom projecto, mas como provavelmente será mais uma arma de propaganda Vieirista como a Benfica TV, então o melhor é aguardar por segundas nupcias, até porque não vejo grande importancia neste momento quando temos questões bem mais importantes para o clube.
    Mas quer me parecer que caso haja duas listas o tom da conversa vai se passar para niveis nada desejaveis, mas enfim colhe-se o que se semeia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio Rosado13/10/12 15:29

      Quando o Benfica der um grande golpe no sistema com a BenficaTV quero ver a reacção dos dizem que é uma arma de propaganda Vieirista. A BenficaTV é das melhores coisas que LFV fez no Benfica. Pode mesmo tornar-se no elemento essencial a partir do próximo ano para o Benfica.

      Eliminar
    2. Sérgio, queres partilhar as razões do teu optimismo relativamente à BTV?

      Eliminar

    3. Espero bem que assi seja mas com a BTV actual não vejo jeito.

      Essa é que seria uma grande cambalhota..agora estas dizem-me que será mais do mesmo se não for pior.

      Eliminar
    4. Em relação à Benfica TV, posso contar aquilo que se passou comigo e depois cada um que tire as suas conclusões:
      Certo fim de semana estava eu no aeroporto e andava uma equipa da Benfica TV a fazer reportagem acerca do que pensavam de um jogo do Benfica entre outras coisas, eles abordaram-me e eu disse-lhes que não falava para a Benfica TV, apesar de ser socio e mostrei-lhes o cartão, porque considero presta um mau serviço ao clube, e aqueles programs que lá passam não são mais que propaganda a quem está no poder, pois não se vê ninguem a dizer que algo está mal, o Jose Nuno Martins falou caiu tudo em cima dele, o Maximo que nem tenho grande simpatia pelo homem, ouve um program, com o ral do Colaço em que disse umas verdades, e que não estava ali para dizer bem só bem do Vieira, nunca mais por lá apareceu e eu disse-lhes que dizem bem de tudo mesmo quando toda a gente percebe que não é, e a resposta deles foi simples, aquilo que diz é verdade, somos obrigados a dizer, são as ordens que temos, e respondi que só confirmaram aquilo que qualquer pessoa que não seja faciosa e fundamentalista percebe ao ver a Benfica TV, que realmente podia e deveria ser um optimo canal da vida do clube mas que infelizmente não é, é apenas uma maquina de propaganda presidencialista e mesmo agora nas eleições devia ser isenta, pois que eu saiba o Benfica sempre foi um clube democratico, mas parece que de há uns anos a esta parte deixou de ser, pois não se pode ter uma opinião divergente, talvez por isso explique as reviravoltas, as piruetas e os magnificos golpes de rins, de fazer inveja a qualquer ginasta que tiveram Varandas Fernandes e Jose Eduardo Moniz, para mim é de ter algum receio é destes benfiquistas que só para estarem no poder aceitam tudo, eu até concordava com eles se em algum periodo dos ultimos 12 anos LFV tivesse alterado alguma coisa e com resultados visiveis, mas o que se tem visto todos os anos é mais do mesmo, e sempre com os mesmos erros, mas depois leva-se a cassete e faz-se uns comicios nas casas do Benfica, e esquece-se tudo

      Eliminar
  6. Como aqui escreveu e bem o sempre oportuno e observador Shadows, "há quem troque o seu Benfiquismo, por posições...", ajusta-se ao que infelizmente temos assistido no nosso Clube.

    Esta Admnistração do Benfica, bem recentemente, estava tranquila e segura, pela inexistencia de candidatos putativos às próximas eleições. Neste momento com a candidatura de RR, paira no ar algum nervosismo, alguma ansiedade, algum temor nas hostes Vieiristas. E será perfeitamente normal, este mandato, supostamente desportivo, foi um autentico logro. Neste e noutros mandatos, a bandeira "Milagre Financeiro", cai por terra, com a falência técnica do nosso Benfica. A luta, ou combate contra o sistema, culminou com o apoio de um ex Admnistrador da SAD dos corruptos á liderança da FPF. Enfim, eis o balanço DESASTROSO desta gestão de Vieira, quem afirmar o contrário, ou não quer o bem do Benfica, e defende sim posições, e não será Benfiquista, o que é lamentavel!

    Para terminar, esta "santa aliança" com Varanda Fernandes e Moniz (e o que se disse e escreveu em 2009, por favor, haja coerencia e seriedade de ambas as partes), será com toda a certeza um verdadeiro "tiro nos pés" desta candidatura de LFV, é que nós Benfiquistas não somos parvos!

    Neste momento pretendo conhecer projectos, um deles rejeito-o liminarmente, já fui literalmente "burlado" em 3 ocasiões (paciência tem limites), e não voltarei a cometer o mesmo erro, "a obra fala por si..." . Para onde irão os meus 20 votos? Ou votarei em branco, ou optarei pelo projecto de Rangel, mas só depois de o conhecer, e saber quem o irá acompanhar!


    VIVA O BENFICA!

    José Vinhas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. J. Vinhas

      Todos sabemos que os mais empedenidos apoiantes de Vieira tapam os olhos perante a ruinosa gestão financeira e desportiva do clube.

      Não há como não ver isso e estas cambalhotes mutuas feitas em trapézio de um qualquer circo.

      Não andarei longe da verdade se disser que muita gente perante o óbvio já não põe o Benfica em primeiro mas sim, à boa maneira portuguesa, assumir a derrota de alguém incompetenete e que assumem como sua.

      Há muita gente para quem o seu ego, o reconhecimento do falhanço de alguém que apoiaram está acima dos interesses do Benfica.

      Conheço muitos assim cuja resposta que têm é: Tens razão mas.... qualquer coisa.

      Eliminar


  7. O principal óbice para que tivesse havido a fusão entre a oposição e o actual status quo era a exigência por parte da oposição de uma auditoria às contas por um auditor independente já que a oposição tem fundadas suspeitas de que o descalabro das contas ainda seja maior.

    As negociações arrastaram-se por bastante tempo e até ao limite possivel tendo Vieira rejeitado tal desiderato.

    Este varandas esteve nessas negociações e eu pergunto???

    O que o terá levado ao golpe de rins???

    Um tacho, a promocão social???

    Não há muito por onde escolher...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As auditorias custam muito a quem propagandeia algo que pode não corresponder à realidade. Já fiz e vi tantas...e quanto mais dizem que está tudo bem, mais eu me preocupo.

      Eliminar
  8. O projeto Rangel ainda me estou a rir...a 13 dias da assembleia eleitoral e ainda nada?!

    ESB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto do projecto Rangel como do de LFV ainda nada se sabe. Penso que os próximos 3 dias serão esclarecedores.

      Eliminar
  9. Ha dias li esta entrevista de Vicente de Moura, mas para mim tem pontos que se aplicam ao Benfica senão leiam:
    o passivo [do Sporting e do Benfica, digo eu tambem é enorme] é tão elevado que qualquer pessoa que não tenha ao seu dispor quantias financeiras muito elevadas, terá muita dificuldade em gerir o clube».

    «Eu e outros que provavelmente gostariam de ser presidentes do Sporting, como tambem existiram milhares de benfiquistas, digo eu tambem, não têm capacidade financeira nem crédito junto dos bancos que permitam movimentar muitos milhões de euros»

    Argumenta o presidente do Comité Olímpico de Portugal que, «para beneficiar do trabalho de muitos sportinguistas espalhados pelo mundo, assim como de benfiquistas que ainda somos mais, o Sporting tem de equilibrar minimamente as suas finanças, o mesmo digo eu do Benfica, e o mesmo se aplica a qualquer clube que tenha de passivo os valores astronomicos do Benfica, digo eu

    Se assim não for, alerta, «só indivíduos bastante ricos, demagogos ou oportunistas estarão em condições de liderar o clube», reparem naquilo que tem sido o Benfica principalmente nos ultimos 18 anos, quanta demagogia tem existido no clube e digam lá se isto do Moniz e do Varandas não cheira a oportunismo

    Estas palavras de um sportinguista, que tambem é presidente do Comité Olimpico de Portugal, na minha modesta opinião aplicam-se na perfeição ao nosso Benfica, poor isso quando as pessoas dizem a quem está em desacordo porque não te candidatas tu e fazes melhor, são estas as razões pelas quais não é qualquer pessoa que se pode candidatar e explica bem como funcionam as coisas, com bancos, etc etc, as palavras e a entrevista nada tinham a ver com o Benfica, mas não deixem de ficar pensativo ao ler isto, e Vicente de Moura até é uma pessoa com estatuto no desporto e se ele diz e pensa isto, imaginem a dificuldade se qualquer um de nós tivesse a pretenção de sequer se candidatar

    ResponderEliminar
  10. Se falam do Fernando Tavares, então vejam a equipa de Rui Rangel! É só pessoal que já tentou comer no tacho “Direcção Benfica” mas que foram despedidos! Agora pensem…

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking