O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 28 de outubro de 2012

O triunfo de Vieira e do Vieirismo.

. 70 comentários
Luis Filipe Vieira é o presidente eleito do Sport Lisboa e Benfica com os votos de 83% dos votantes.

Saudações benfiquistas ao presidente! Embora ele não saiba o que isso é. O Benfiquismo.

A eleição de Luis Filipe Vieira para mais 4 anos de presidência do Sport Lisboa e Benfica marca uma cisão no benfiquismo.

Temos de um lado benfiquistas convictos e do outro lado benfiquistas puros.

Os convictos votaram em Vieira porque são contra o regresso ao tempo dos Vales e dos Damásios, e consideram Vieira o melhor presidente de sempre.
 
Os puros não votaram ou votaram em branco ou Rangel porque não admitem dar mais tempo a Vieira, um antigo sócio do FC Porto durante um quarto de século.
 
(Porque apenas tão poucas casas onde se pode votar? A net não chegou ao resto do país?)

O resultado da eleição poderia e deveria ser um motivo para serenar o clima agressivo quer da campanha, quer dos últimos meses entre os benfiquistas.
De facto, e ao contrário do que alguns 'grãos insignificantes' de areia querem fazer crer, a blogoesfera não foi a responsável pela insatisfação dos sócios e adeptos com esta direcção.
Na maioria dos casos, a blogoesfera foi o único sítio onde se pode discutir e debater o Benfica sem tabus, sem silêncios, sem censura.

Isso incomodou muito boa gente. Gente alérgica a debates, gente habituada aos 'yes-man', habituada a não ver negado qualquer seu desejo, gente que habitualmente não ouve ninguém perto de si questionar os erros com que tem atropelado os valores que Cosme Damião exemplificou.
Por falar em Cosme Damião, nome que tantos gostam de invocar mas tão poucos sabem o que defendia ou mostrava.
Cosme Damião liderava pelo exemplo. Sabem o que é isso? Pois é. 
São muitos os que nem fazem ideia do que é liderar, quanto mais ser exemplo para alguém.

Infelizmente, o apelo à união e paz entre os benfiquistas veio em palavras mas não em acções.

Luis Filipe Vieira, líder eleito dos benfiquistas, assim como já tinha apelidado o adversário nas eleições de inúmeros nomes menos dignos, não soube ser um digno vencedor.
 
O seu discurso de vitória era uma ocasião para reunir, para serenar, para apelar de forma sincera ao apoio de todo e qualquer benfiquista.Deveria ter sido o ponto de partida para que a grande nação benfiquista tomasse apenas um rumo.
Era a ocasião ideal para que mesmo os mais cépticos no trabalho de Vieira, como eu, pudessem dar-lhe o benefício da dúvida de que 'à quarta tentativa seria de vez!'

Muito enganado estava eu! Ainda a entrar no pavilhão para a consagração, Vieira torna a falar nos aventureiros.

A entrada do presidente de todos os benfiquistas, rodeado de boxeurs, fazia lembrar Godinho Lopes, na eleição 'afinada'.
Também aí, os mauzões das claques, aqueles que percorrem o pais a apoiar a equipa ao sol e à chuva, à sua própria custa, demonstraram a sua insatisfação com os resultados.
 
Sexta-feira na Luz, esse feito também foi visto. Palavras de ordem e apupos, tudo o que é permitido num país em que liberdade de expressão está (ainda) defendida na Constituição.
 
De lamentar que passem de palavras de ordem a rebentamento de petardos.

E que daí se passem para as agressões físicas.
 
Boxeurs a agredirem mulheres, homens, tudo o que tivesse cara de não-alinhado. Muito triste e que nada tem a ver com o que é o Benfica.

Aos que bateram palmas a essa intervenção da secção de boxe, pois os malandros da claque queriam protestar, espero que quando estiverem a protestar frente a S.Bento por vos terem cortado mais uma vez a reforma, o subsídio ou o vencimento, por acharem que o governo está a levar o país para a ruína, e levarem com uma carga policial, lhes batam as mesmas palmas no fim entre as nódoas negras das bastonadas. Não é essa a democracia que acabam de sufragar?

E voltamos ao discurso de Vieira. Um discurso de vitória muito azedo para quem tinha acabado de receber a confiança de 80% dos votantes.
Um discurso que apela em palavras à união, mas que põe de lado os que produzem 'ruído'. Sim, porque não partilhar da visão de Vieira é fazer ruído. Pelo menos para ele é assim.

Eu não votei Vieira, nem nunca votei nele antes.

Não sou dos que elegeram Damásio com mais de 80% dos votos ou dos 38% que ainda votaram Vale e Azevedo quando derrotado por Vilarinho.
E que curiosamente devem ter morrido todos entretanto, pois hoje nunca ninguém afirma ter votado neles.


Não confio na palavra de Luis Filipe Vieira, nem nas suas promessas para os próximos 4 anos.
Penso que a sua eleição coloca muitos dos que nele votaram sem legitimidade moral para criticar os sócios que elegem Pinto da Costa. 
Tanto uns como outros negam todas as tropelias que ambos têm feito aos seus clubes. 
Tanto uns como outros ignoram os factos das suas actuações perante o sistema instituído.

A única diferença?
É que aos azuis eu desprezo.
Aos benfiquistas que votam Vieira, prezo a vossa existência, mas tenho muita pena que o meu clube esteja na vossa mão.
Desejo sinceramente que Luis Filipe Vieira cumpra integralmente as suas promessas e tenha sucesso na sua presidência.
O sucesso do Benfica, em especial do futebol profissional, é o sucesso do seu presidente.
Luis Filipe Vieira tem mais uma oportunidade para demonstrar que afinal até quer o sucesso do Benfica.

Mas desengane-se.

O 'ruído', como lhe chama Vieira, continuará a existir, enquanto o benfiquismo for atacado por gente que não sabe, e provavelmente nunca soube, o que é ser benfiquista.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

70 comentários

  1. I Have a Name Boy28/10/12 12:02

    "Temos de um lado benfiquistas convictos e do outro lado benfiquistas puros."

    Mas quem é você para rotular os benfiquistas? Quem lhe deu o direito?


    "...a blogoesfera não foi a responsável pela insatisfação dos sócios e adeptos com esta direcção."

    Mas qual insatisfação dos sócios e adeptos?
    Não sabe quais foram os resultados das eleições? Ou refere-se aos "puros"?

    Olhe, sabe uma coisa, vá-se legalizar.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Boy, Tenho mesmo direito de rotular assim como outros podem rotular outros sócios de aventureiros. Simples.

      Basta dar-se a esse trabalho para perceber que há muita gente que não partilha do caminho de Vieira.
      Lembre-se de que o clube é mais que os sócios.
      O clube são os milhões de adeptos. Ou pensa que o Benfica seria o que é se fosse só pelos 250 mil sócios?
      Já tentou saber quantos têm as quotas em dia?
      Quem se recusar a ver o clube como um todo, sócios e adeptos, nunca perceberá o que é o Benfica.

      Eliminar
    2. "Quem se recusar a ver o CLUBE COMO UM TODO, sócios e adeptos, nunca perceberá o que é o Benfica. "

      Mas quem é que fez um post a catalogar os benfiquistas?

      Lá porque o lfv o faz (e mal no meu entender) o shadows responde na mesma moeda?

      Então faz parte dos puros, dos convictos ou dos que usam o mesmo tipo de argumentação do lfv?

      Eliminar
    3. MAC,

      A diferença é que eu não fui eleito para unir os benfiquistas. Segundo Vieira, eu e outros somos o 'ruído'.

      Eu faço parte dos que querem um Benfica vencedor, transparente, honesto e aberto a todas as opiniões. Achas que este Benfica de Vieira é isso?

      Eliminar
    4. I Have a Name Boy28/10/12 13:22

      Para além de puro é também brilhante.
      Dedica metade do seu texto a criticar uma pessoa por fazer determinada coisa, e de seguida arroga-se o direito de fazer exactamente a mesma coisa, catalogar os Benfiquistas, atitude que lhe mereceu tão severa crítica para começar. É de facto berilhante.

      E para além de brilhante é também fenomenal. É um facto que só uma minoria dos Benfiquistas é sócio. Adeptos do Benfica são milhões. E você conhece mais de metade destes milhões e sabe o que pensam. É mesmo um fenómeno.

      Fico a saber que quem votou na lista A é um Vieirista.
      Quem votou na lista B é um Rangelista ou um Rangeleiro? Como é um movimento mais recente não sei dizer.

      Eliminar
    5. Caro Boy,
      Experimente ir a jogos do Benfica, tanto na Luz como fora dela.

      Experimente ir ao estrangeiro e conviver com benfiquistas, sem a pressão de um discurso do presidente na Casa local.

      Experimente conversar com benfiquistas sem falar no nome Vieira.

      Verá como os que acham que as coisas afinal não são tão boas são muitos.

      Se costuma ler a blogoesfera, verá que os únicos que se entitularam de algo foram alguns apoiantes de Vieira. Auto-proclamaram-se Vieiristas. O nome é deles.

      Eliminar
    6. I Have a Name Boy28/10/12 14:09

      Peço-lhe imensas desculpas, tenho por hábito de boa educação cumprimentar as pessoas que me conhecem, como é obviamente o seu caso apesar de eu não o conhecer de lado nenhum.
      Sabe que eu nem sou Sócio fundador nem nada, por isso não vejo jogos do benfica no estádio, sabe que não acompanho a equipa nos jogos fora, sabe que nunca fui ver jogos da equipa ao estrangeiro, sabe que não frequento casas do Benfica nem falo com os adeptos, e até começo a ficar preocupado com que mais sabe você.
      É puro, brilhante, fenomenal, e também muito sapiente.

      Eliminar
    7. Oh Sr.Boy, eu é que peço desculpa por o ter transtornado neste domingo solarengo.
      E prometo que se numa qualquer assembleia geral do clube perceber que estou sentado na mesma fila que o senhor, mudo logo de lugar pois não o quero ofuscar com essas qualidades fantásticas com que me brinda e fazê-lo sentir um 'vieirinha' e não um 'Vieirão'!

      Eliminar
    8. I Have a Name Boy28/10/12 14:36

      E um bocado criança também. Mas sim, Faça lá o favor de não me brindar com mais demonstrações desta sua última soberba característica, pois como é facil de ver estou absolutamente transtornado.

      Eliminar
    9. A maturidade é como a decisão do voto. Só alguns é que sabem como se faz.

      Eliminar
  2. Muito bem, o sr. shadows é O homem que pode medir, classificar e catalogar o benfiquismo dele e de todos os outros. Foi mandatado por ele próprio e criou a sua taxonomia que aplica com propriedade a todos os outros. Por favor, diga-me, sr. shadows, onde é que são leccionadas as aulas de benfiquismo puro, onde está o berço onde o senhor nasceu e bebeu esse benfiquismo tão puro e correcto que lhe permite classificar todos os outros benfiquistas. Diga-me por favor onde é.

    obrigado.

    Assinado:

    João. (benfiquista)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, a medição apresentada é a minha, mas não é um exclusivo meu. Todos nós temos a nossa visão das coisas.

      Sabe onde aprendi o que é ser benfiquista?
      A ir à Luz ou a ir a estádios adversários pela mão do meu pai e do meu tio.
      Por ir à Sede da R. do Regedor sentir e beber do benfiquismo de quem já era sócio quase desde a fundação. De quem sabia o que era a essência do Benfica.
      Por ter levado bastonadas apenas por querer ver o Benfica com o meu cachecol ao pescoço em terras onde a liberdade de expressão ainda é algo estranho.
      Por ter visto os benfiquistas unirem-se contra selvagens que vinham à Luz não ver um jogo mas apenas para destruir propriedade do Benfica.

      Portanto João, não sou mais benfiquista que ninguém. Mas não sou menos.

      Eliminar
  3. Mais uma lição em 2 atos:

    1 - Existem benfiquistas convictos por oposição aos benfiquistas puros;

    2 - O clube do shadows (deve ser o tal "purobenfica" dos adeptos que tem a visão certa, por oposição aos outros 83%) está nas mãos dos sócios do BENFICA que votaram no LFV.


    Ass: Um não sócio, que provavelmente votaria em branco nas eleições de sexta-feira.



    Olha...

    ...e de repente percebi que sou do "purobenfica". Com quem vamos jogar esta jornada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MAC,

      Não tenho a pretensão de dar lições a ninguém.
      Mas sinceramente levá-las de quem não tem talento para as dar, também não.
      Alguém que foi sócio do FC Porto durante o período mais negro do futebol português, não pode esperar que eu esteja disposto a receber lições de benfiquismo da sua parte.

      Eliminar
    2. "
      Não tenho a pretensão de dar lições a ninguém."

      Tem sim. Tem e este seu lamentável post demonstra-o. Tem e tenha também agora a coragem de reconhecer que tem, que se julga superior aos outros e que essa sua ridícula presunção ficou bem patente neste seu lamentável e vergonhoso texto. Foi presunçoso, muito presunçoso. Foi presunçoso porque se achou mais benfiquista do que os outros. Foi presunçoso porque foi presunçoso. Foi presunçoso e agora nem coragem tem para assumir essa presunção bacoca.

      Assinado:

      João (benfiquista)

      Eliminar
    3. João, a minha grande presunção é achar que este Benfica não representa os valores que tornaram o clube grande.
      A minha grande presunção é achar que estou entre aqueles que não ignora o passado tão pouco benfiquista de Vieira.
      A minha grande presunção é nunca ter festejado um golo do Porto contra o Benfica e agora vir chamar aventureiros a outros que nunca tal fizeram.
      A minha grande presunção é nunca ter mandado sócios do Benfica para o car$%&# mas ter sido pronto a apoiar inequivocamente um membro de uma direcção condenada por corrupção desportiva.
      Chama-me presunçoso por isso. Aliás até podes chamar-me preconceituoso. Porque para mim esse tipo de homem nunca deveria ter podido ser presidente do Benfica.

      Eliminar
    4. não desvie a conversa! Chamo-o presunçoso porque se acha mais benfiquista do que os demais. Chamo-o presunçoso porque o sr shadows se acha no direito de andar a dar lições de benfiquismo. Chamo-o presunçoso porque anda acatalogar benfiquistas. Portanto, não mude a conversa, sff.

      Assinado:

      João (benfiquista)

      Eliminar
    5. A conversa é a mesma, caro João.
      As coisas são indissociáveis.
      Eu não sou mais ou menos benfiquista, conforme já escrevi. O que não aceito é que uns possam rever-se num presidente 'rotulador' e os outros que não acham isso correcto tenham de encaixar e calar-se.

      Defendo um Benfica diferente. Chame-lhe presunção, se quiser.

      Eliminar
    6. "Temos de um lado benfiquistas convictos e do outro lado benfiquistas puros." esta frase é sua. Esta frase é presunção pura e convicta. Esta frase fica-lhe colada a si. Esta frase é de uma presunção vergonhosa.

      Assinado:
      João (benfiquista)

      Eliminar
    7. Vergonha é pensar uma coisa e dizer outra. Vergonha é aceitar votar em alguém por favores pessoais.
      Ter uma opinião não é vergonha nenhuma.

      Nem preciso meter entre parentesis o termo benfiquista para não me confundirem com outros.

      Eliminar
  4. Costumo não concordar contigo Shadows, mas o teu post reflecte a 100% o que eu sinto.

    ResponderEliminar
  5. compreendo o que queres dizer mas acho que para os convictos vieiristas nos proximos tempos a unica respota deverà ser : "não foste dos que quiseram que assim seja?" quando as primeiras arbitragens tendenciais acontecerão. Estava contra um novo mandato de vieira mas assim os benfiquistas (convictos) desejaram, temos que nos inclinar. Isso me tira um peso imenso porquê sei, a partir de hoje, que todos os erros de vieira (amizades e apoios sem condições...) estão aceitados e reinvidicados por 83 % dos socios. Evidentemente prefiro que ganhamos 3 campeonatos em 4 e espero que assim serà mas uma coisa é certa: não me falam mais dos arbitros à partir de agora, quem os apoia inequivocamente foi eleito por 83% dos socios. a questão do sistema e dos arbitros para mim està resolvida, jà não se usarà tal justificação para o que quer que seja. A estrategia presidencial foi esmagadoramente aceite, agora como ele diz e bem "toda gente caladinha, pouco ruido e confiem em mim"... Não me venham mais com criticas em alto e bom som sobre os corredores obscuros do futebol que estou me borrifando, pois quem là està sabe o que faz e quem o pûs tambem sabe o que fez. Portanto, pouco barulho, em caso de sucesso parabens e elogios, em caso de insucesso, zero palavra e aguentamos, està bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ponto a relembrar, sem qualquer dúvida.

      Eliminar
    2. I Have a Name Boy28/10/12 13:47

      "não foste dos que quiseram que assim seja?"

      Querer o quê? Acha que os Vieiristas(o que quer que isto seja, eu que votei na Lista A, Vieirista só se for por gostar muito de vieiras, as que existem no mar dentro de uma concha) querem que o benfica perca, que seja roubado pelos árbitros?

      "que todos os erros de vieira (amizades e apoios sem condições...) estão aceitados e reinvidicados por 83 % dos socios"

      Quê?!?!? Mas quem votou no Vieira passou algum cheque em branco, foi?
      Alienou a sua consciência, o seu direito à crítica, o seu direito de exigir mais e melhor?

      Os Rangilistas ou Rangeleiros, ainda não sei, que por aqui andam, têm uma maneira muito estranha de encarar a Democracia. um novo conceito quem sabe.

      Eliminar
    3. Não "i have...", isso não tem nada a ver com democracia, tem a ver com o facto que 83% dos votantes quiseram que Vieira fizesse um 4° mandato APESAR de todos os erros que ele tem cometido (e que muitos vieiristas reconhecem). A unica coisa é que desta vez não poderão alegar que não votaram em consciencia: vocês sabem perfeitamente o que vocês fizeram ao escolher vieira. Mas estou tranquilo visto que, mesmo vocês, pretendem "ter o direito de exigir mais e melhor": cà estarei, nos tempos menos aureos (sobretudo em termos de arbitragem), para ver se pessoas como tu estarão à altura dessas exigencias e reinvidicarão devidamente uma posição de força da direcção do Benfica para com os poderes instituidos, eu não tenho ilusões, agora trabalham vocês (espero somente para vos que não tenham de enfrentar tambem a propria direcção eleita quando começarão à tecer as primeiras criticas)...

      Eliminar
    4. I Have a Name Boy28/10/12 15:23

      Se ouver alguém que tenha votado Lista A nestas eleições por achar que o Vieira não cometeu erros só pode ter andado 10 anos a dormir.
      É evidente que quem votou Lista A votou em consciência, e isto significa achar que o que foi feito de bem, supera o que foi feito de mal, não achar que o vieira é alguma forma de Deus na terra.

      E a parte em que se refere a combater o sistema, nada melhor para o efeito do que romper a ligação com a Olivedesportos. Se isto não acontecer pode ter a certeza que tanto eu como a esmagadora maioria dos Benfiquistas que votaram Vieira passam a exigir a sua cabeça.
      E ele também o sabe.

      Eliminar
  6. enfim as eleiçoes terminaram , mas parece que
    nao querem acreditar! e ja estao novamente em
    campanha eleitoral , por favor, isto e o Benfica ,ja acabou unamo-nos,para ajudar o clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, se tivéssemos em campanha teríamos apresentado várias listas, pois cada membro deste blogue tem a sua visão da coisa.

      Eliminar
  7. Nas eleições mais concorridas do Sport Lisboa e Benfica, realizadas há poucas horas, os sócios do clube ESCOLHERAM entregar (de uma forma claríssima e esmagadora) os destinos do clube a Luís Filipe Vieira e à sua equipa, com tudo o que isso implica...
    O Benfica escolheu democraticamente o seu futuro.
    O que será preciso para que estes "senhores" percebam que devem aceitar com respeito as decisões de tão larga maioria dos seus consócios?
    Será que se têm em tão grande consideração que acham que são donos da razão? ...E todos os que fazem parte da maioria que elegeu LFV, serão "burros que nem portas" e maus benfiquistas?
    Por muito respeito que todas as opiniões mereçam, há umas que, por terem sido validadas em sufrágio, devem valer mais que outras... é este o fundamento da democracia! Se este Benfica não serve a estes "senhores", fundem um outro clube ou calem-se, por respeito a quem escolheu legitimamente o destino do Benfica...
    Receber lições de benfiquismo e de democracia de gente que tem dificuldade em perceber o que significa qualquer das duas coisas é ridículo...
    Haja pachorra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em democracia todas as opiniões são válidas e devem ser respeitadas.
      Ridícula é essa de que umas opiniões valem mais que as outras e reveladora de uma noção fraca de democracia.

      Se convive mal com a crítica e a opinião divergente, o Lawrencyus deverá torna-se associado do clube azul e branco. Aí é que isso é a regra. Não pia, não bufa e enche os bolsos ao presidente.

      Garanto-lhe que o meu Benfica nada tem a ver com isso e ainda está para nascer o medíocre que me afastará do clube ou de ser benfiquista.



      Eliminar
  8. Caro shadows
    o meu amigo parte do princípio de q os benfiquistas vêm o Benfica da mesma forma, e consequentemente tenham os mesmos objectivos para o Clube.Enquanto q alguns poderão considerar mais importante ganhar títulos de futebol, outros poderão considerar como valor superior manter a estabilidade e o status quo. Tirando o fcp também ninguém ganhou mais q o Benfica em Portugal, e mesmo nesse caso basta meter a cabeça na areia, q isso passa ao lado. Quem é o meu amigo para achar q o Benfica deveria ganhar mais q 2 campeonatos em 10 anos, lá pq antes do Presidente Vieira (louvado seja o Seu nome) o Clube já tinha 30 campeonatos? Pelo menos agora as pedras da calçada são nossas, bem como o maior passivo dos clubes nacionais. Como vê, ao contrário do q os títulos roubados do fcp (com a conivência dos q trairam o nosso Presidente, q lhes deu a confiança,os malvados)ainda continuamos a ser Os Maiores de Portugal!Quantos aos títulos espalhafatosos, eles virão, o Nosso Presidente necessita de tempo, afinal ainda só passaram 12 anos desde a saida Daquele Cujo Nome Não Pronunciamos, e Presidente Vieira (louvado seja o Seu Nome)necessita só de mais uns 2 ou 3 mandatos par nos dar os títulos espalhafatosos q o meu amigo tanto preza. Até lá pelo menos temos a cara lavada e como se viu nesse grande momento de benfiquismo sexta-feira somos os Campeões da Boa Disposição. Quem é o meu amigo para dizer q isso é menos importante q meia dúzia de campeonatos ou um ou outro título europeu de meia-tigela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é João. Sou um mero sócio. Deveria mesmo fechar-me em casa, sem net, para não incomodar quem leva o clube neste caminho de sucesso.
      E sou ingrato porque não reconheço os recordes do Facebook, do Guiness e que na Playstation posso sempre tentar ganhar uma Champions pelo Benfica.

      Eliminar
  9. "Garanto-lhe que o meu Benfica nada tem a ver com isso e ainda está para nascer o medíocre que me afastará do clube ou de ser benfiquista."

    É aí que lhe falta compreensão... o Benfica não é seu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica é meu, e de todos que gostem genuinamente dele.

      Eliminar
  10. No Benfica, com respeito, cabemos todos... os que concordam, os que não concordam tanto e os que discordam.
    Mas, para isso tem que haver respeito... e é isso que falta às pessoas que não aceitam os resultados eleitorais do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leu o post até ao fim, verá que não apelei a nenhum golpe de estado ou a uma revolta.
      Desejei sucesso ao presidente e ao Benfica.
      Parece-lhe que não aceitei? É que não concordar com o caminho escolhido e não aceitar é diferente.

      Eliminar
  11. As eleições já foram, não vale a pena falar mais nisso, agora resta deixar o tempo passar e ver o que acontece.
    Shadows quando eu não gosto do que se passa, de quem está, da forma como as coisas são feitas, simplesmente afasto-me, tambem porque o ambiente que rodeia o futebol é um pouco sombrio, é habitual dizer-se que o melhor do futebol é a bola. já fiz isso quando Damasio diferenciou os benfiquistas, não gostei e escrevi-lhe uma carta a terminar a minha ligação de socio com as quotas em dia, carnet até ao fim da epoca e não fui mais ver o Benfica ao vivo enquanto ele se manteve na presidencia, quando Vale e Azevedo entrou, o Benfica tinha perdido muitos socios e ele fez uma campanha para recuperar quem tinha deixado de ser socio, paguei as minhas quotas em atraso, cerca de ano e meio e assim me mantive até hoje, era mais novo e mais reativo, mas nunca mais deixo de pagar as quotas, porque o que interessa é o clube, as pessoas passam e o clube fica e eu não sou Vieira, Vale, Damasio ou outro qualquer, sou apenas Benfica e nada mais.
    O que vai mandar e decidir o que se vai passar no futuro serão os resultados da equipa de futebol, por exemplo Damasio tinha ganho com uma margem identica ou ainda ligeiramente superior, foi na casa dos 80% e passado uns meses estava a convocar eleições antecipadas por causa dos maus resultados, claro que espero que isso não suceda, porque custa ver o Benfica estar tantos anos sem ganhar praticamente nada, em comparação com o que era o Benfica até meio da decada de 90, a questão é que são quase duas decadas de insucessos.
    Claro que se olharmos para a ultima decada percebemos que não será facil cumprir o que foi prometido, mas agora não resta outra alternativa que não seja esperar que se cumpra o prometido, senão os socios que decidam novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu próprio pensei que deixar de pagar quotas seria o caminho de fazer sentir a minha insatisfação pela míngua de sucessos.

      Mas depois apercebi-me que isso não aquece nem arrefece quem manda no Benfica. E que estaria a trair o Benfica, podendo continuar a pagar as quotas e o REDPASS e deixar de o fazer.

      Terão que me aturar.

      Eliminar
    2. É habitual dizermos que se troca de carro, de mulher, ou de quase tudo, mas de clube nunca se troca, não deixes de pagar as quotas, porque como disse nós somos Benfica, não somos de nenhum presidente, eles passam, uns melhor que outros, mas o clube é sempre o mesmo, é ser Benfica até ao fim, só não quero ganhar como ganham os nossos rivais, não quero que o clube utilize os metodos deles, que caso as pessoas não saibam, não começaram na epoca do apito dourado, começaram na epoca de 1977/78, dos quais sempre fui critico e não é o ganhar que me faria mudar de opinião, o BEnfica desde que me lembro sempre foi bastante prejudicado contra eles, o Benfica sempre foi o alvo e o cavalo de batalha deles, porque era o clube que mais ganhava, mas mesmo sendo prejudicado inumeras vezes sempre lhes fez frente, sempre ganhou até determinada altura, a partir dai entramos numa espiral negativa da qual ainda não saimos e não sei quando sairemos e se olharmos para os nossos vizinhos e tambem rivais, é complicado

      Eliminar
  12. Num desabafo chamei todos os benfiquistas de tolos quando vi os resultados da ultima eleição, agora a frio consigo verificar uma coisa, os muitos benfiquistas que criticavam o FCP hoje estão numa ânsia de seguir o delfim de JNPC, pois conseguimos ver que é uma imitação (nunca chega rivalizar com categoria do original) e não se importam de tornar-se iguais para ter resultados desportivos , etc... Pensam ele rouba mas também dá títulos, o pior que taças da treta e 2 campeonatos não é nada.
    Nunca seguirei ou apoiarei vieira , os seus lacaios ou este treinador, apenas seguirei o Benfica.
    Concordo consigo Sombras, mas também deverei dizer que posso não ser considerado um benfiquista verdadeiro pois como vieira até idades mais velhas nunca fui sócio (de nenhum clube ao contrario dele) e pouco ia "á bola" ver o Glorioso, eu venho de uma família de classe baixa qual a desculpa dele?

    Dito isto retorno a sombra e desejo quem apoia e defende Vieira tenha razão pois 3+1+50 gostaria de celebrar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimento, 'ser benfiquista é ter na alma a chama imensa'. Esta frase do hino do Benfica diz tudo.
      Quem não tem esta condição de coração até pode pintar-se de vermelho que nunca será um verdadeiro benfiquista.

      A minha opinião é que quem deixou o seu nome estar inscrito 25 anos nos registos de sócio do FCP enquanto o Benfica era roubado semana após semana, não tem essa condição de coração.

      Eliminar
  13. Shadows, votei em branco. Exijo mais ao Vieira, nomeadamente nos resultados do sector futebolístico! Mas eu não sou cego, ele fez obra e as restantes modalidades cresceram bastante. Nunca fomos campeões em 4 modalidades distintas, vencemos uma Taça CERS em hóquei, a UEFA FUTSAL CUP, e neste ano, podemos atingir 5 supertaças. Não fossem os árbitros a prejudicarem-nos e um treinador a inventar, poderíamos ter vencido no futebol no ano passado!
    De qualquer das formas, Vieira esteve muito mal ao abdicar de duas pedras basilares do meio campo o que obriga mesmo o nosso treinador a inventar soluções. Por constantes erros na planificação no futebol, decidi não votar nele!
    Quanto a Rangel, digo que não aproveitou o já escasso tempo que lhe restava para apresentar o seu projecto... Não votei nele porque parece-me demasiado honesto para ter sucesso no futebol, sector dominado por muitos chicos-espertos! Quem é honesto, não vai longe neste país. É triste mas é o que eu penso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cusco, não retiro a LFV o mérito em algumas coisas boas que fez. Assim como não retirei a Vale e Azevedo o mérito de ter sido ele a acabar com a vergonha que era termos 30 mil pessoas no estádio mas só 5 ou 6 mil terem pago bilhete devido às borlas dos antigos porteiros.

      Mas nunca isso pode fazer-nos esquecer as más decisões que retiram ano após ano títulos ao Benfica.

      Concordo contigo quanto ao Rangel. Tentou debater os temas, mas como do outro lado sempre se ouviu a mesma cassete, também ele acabou por se dispersar no discurso e acaba por não passar muito do seu pensamento para o Benfica.
      Passou sim, ele e a sua lista, um benfiquismo mais desinteressado.

      A prova de que LFV não estava tão certo do que esperar das eleições foi o anúncio dos direitos televisivos. Mostrou demasiada insegurança para quem afinal recebe 80% dos votos.

      Eliminar
  14. Só um pequeno pormenor, uma daquelas coincidencias que às vezes nos fazem ficar pensativos, quando em periodo eleitoral, logo nos primeiros dias da mesma senão estiver errado, o candidato da lista B foi a uma entrevista na RTP1, e o jornalista em vez de falar do presente foi buscar o tempo de Vale e Azevedo e os 7-0 de Vigo, podia tambem ter falado nos 5-0 no Porto ou nos 5-1 de Atenas, na altura as pessoas estranharam a forma como o jornalista, Jose Rodrigues dos Santos, conduziu a pequena entrevista, há pouco andava em zapping pela televisão, e vejam na 2ª feira quem é o convidado de um programa da Benfica TV, há com cada coincidencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo que mais uma vez alguns considerarão coincidências, por certo.

      Eliminar
  15. Bandarilheiro-Mor28/10/12 14:46

    Lawrencyus, não está em causa o resultado eleitoral, ganha-se e viva o vencedor. Infelizmente, conclui-se que os valores do FCP influenciaram LFV muito mais do que os nossos. O que faz ter sido sócio do FCP durante tanto tempo.

    ResponderEliminar
  16. Na maioria dos casos, a blogoesfera foi o único sítio onde se pode discutir e debater o Benfica sem tabus, sem silêncios, sem censura.

    ------------------ gostava de acreditar nesta afirmação, porem tenho lido em alguns blogs que há censura na blogosfera benfiquista. Seria bom que estivesse errado. E ainda melhor que daqui em diante não mais lesse coisas do genero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Granbolas, a única censura que NESTE blogue existe é para os comentadores que são muito a favor da democracia e da não-censura, mas que nos seus blogues ou comentários só usam calão, insultos pessoais e que não demonstram qualquer respeito pela opinião contrária.

      Este link é um exemplo. http://benfica-mm.blogspot.pt/2012/09/democratas-de-merda-no-blog-nova.html

      Conforme está à vista, eu não censuro comentários, só porque vão contra a minha opinião.

      Eliminar
    2. Granbolas, faças muitos ou poucos posts no teu blogue, a forma como fizeste este a que me refiro não revela qualquer respeito. Por isso, não esperes agora compreensão.

      Eliminar
  17. Os que votaram no Rangel não estão minimamente interessados em saber se a proposta dos 60M€ era verdadeira ou votaram nele mesmo sabendo que tinha mentido? Ainda não percebi. E nenhum dos que votou Rangel parece querer falar no assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse assunto pouco interessa agora, pois deveria ter sido discutido entre os 2 candidatos, na campanha.

      Agora só resta a Vieira explicar o seu projecto para a BTV. Já que tomou a decisão, agora que assuma e avance. E sem desculpas.

      Eliminar
    2. 60M€ não interessam? Como não interessa esta questão? Ou votaram num mentiroso ou não votaram! Só se preocupam com as supostas mentiras de alguns?

      Mais uma vez quem votou no Rangel não gosta de responder porque votou no Rangel sabendo que ele era um mentiroso. Ou será que acreditavam que ele tinha mesmo uma proposta? É que se tinha como pode ele não apresentar isso à direcção do clube? Como pode algum benfiquista não fazer tudo o que está ao seu alcance pelo clube?

      Eliminar
  18. Rui Rangel: Benfica aos Benfiquistas · 3.442 gostam disto

    Agradeço à nação benfiquista. Existem dramas maiores na sociedade portuguesa. Cumprimento a lista vencedora. Assumo a derrota com toda a tranquilidade e serenidade. Quando concorri era para ganhar mas democraticamente os benfiquistas votaram na continuidade. Os benfiquistas são soberanos. O Benfica acordou. É muito positivo que os benfiquistas tenham despertado para discutir o clube.

    Agradeço solenemente todas as manifestações de apoio, e também as críticas, de todos vós ao longo destes 15 dias à Benfica.

    Remeto a todos um abraço amigo, solidário e benfiquista,

    Até breve,

    Viva o Benfica...Que será sempre dos benfiquistas !

    Rui Rangel e a sua equipa.

    ResponderEliminar
  19. Mal comecei a ler o post deduzi desde logo que o autor fosse o Shadows, sem me alongar sobre minudências e depois de lidas algumas respostas aos pertinentes comentários, permita-me "atazaná-lo" com uma critica a mais uma contradição ou antes manifestação de ódio puro!
    Como gosta de enfatizar Luis Filipe Vieira já foi sócio de SCP e FCP, sem me deter no contexto de tal filiação por ser apenas desconhecida ou desvalorizada por desonestidade intelectual, interessa sim analisar as consequências do transporte da por si considerada condição de ilegibilidade, para todo o universo de possíveis candidatos no nosso clube.
    Qualquer sócio, não interessa agora se lhe foi oferecida a filiação e pagamento de cotas, se esta foi por razões alheias ao 1º e principal amor clubístico, se é para com o clube de onde o sócio é originário, simplesmente qualquer um que seja filiado no Benfica só será digno de se candidatar a presidente no caso de nunca e sublinho nunca, ter sido filiado em qualquer outro clube!
    Tem a noção da inconsistência da sua critica ou justificação para uma constante tentativa de manifestação critica?
    Eu acho que não tem a noção sequer de que cada vez que escreve infringe a pincipal e talvez unica regra do benfiquísmo, ao desrespeitar o presidente, desrespeita a imagem do clube. Uma coisa é a critica construtiva, essa não é desrespeito mas o ódio impede-nos de sermos construtivos.
    Espero que pelo menos esteja feliz com o desfecho da questão dos direitos televisivos!
    Saudações benfiquístas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando, venha cá mais vezes 'atazanar'! É bem vindo!

      Quanto à questão que me coloca, eu próprio fui sócio do meu clube de bairro vários anos. E andei nas piscinas do Campo Grande durante 2 anos e isso não me fez menos benfiquista. Nem precisei de me fazer sócio do SCP para lá andar, como falsamente se anuncia que era necessário.

      Eu já tive amigos que me quiseram fazer sócio do Sporting. Porque tal nunca aconteceu? Porque nunca assinei nada, não dei cópias da minha identificação nem fotos, e lhes disse que aceitaria a piada mas no dia seguinte iria lá cancelar a ligação.

      A questão da minha opinião sobre LFV vai mais longe e mais fundo. Mesmo que se aceite que foi feito sócio do FCP à sua revelia, será que o seu benfiquismo não se sentiu enxovalhado em 1991 quando o Benfica foi tão maltratado nas Antas?
      O benfiquismo de Vieira não foi beliscado quando durante a década de 90 o Benfica era roubado de forma vergonhosa?
      Não seria um insulto ao seu benfiquismo ainda estar ligado a esse clube de corruptos?

      Quando entrou para o Benfica, a fim de respeitar o clube, não deveria ter cancelado o seu estatuto de sócio do FCP?
      Em 2009 ainda era sócio, com quotas em dia! Com 7 anos de presidência do Benfica.

      Isso é um insulto. Assim como estar documentado nas fotos dos desportivos da altura Vieira a festejar golos do FCP contra o Benfica nas Antas, ao lado de Pinto da Costa.

      Há muita coisa que me fez desde a primeira hora não acreditar no benfiquismo de Vieira. E que após 11 anos continuo a não acreditar.

      O clube não é seu presidente, Fernando. Se assim fosse, todos eramos vigaristas como era Vale e Azevedo.

      O clube é a sua massa associativa, os seus adeptos. Sem eles, o Benfica não seria nada.

      Obrigado pelo seu texto.
      Saudações!

      Eliminar
  20. A tua conversa já cansa. Ao longo do post revelas que não sabes respeitar a democracia, a não ser que saias vencedor.

    Só quem está do teu lado é puro e sabe ver as coisas. Os outros são burros que não sabem ver as coisas e são enganados.

    Tu sabes a verdade, os outros vivem na mentira.

    Tu é puro, os outros são todos uns vendidos que não sabem pensar.

    Continuarás a fazer ruído como tu referes, mas outra coisa não seria de esperar.



    PS- O Benfica ontem venceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, não viste as palavras burro e mentirosos em lado nenhum.

      Eu sei o que sei. E por isso tenho a minha opinião.

      Torno a repetir o que disse no texto e que estranhamente alguns preferem ignorar: 38% votaram em Vale e Azevedo quando foi derrotado por Vilarinho. Apesar do que estava à vista.

      Eram burros? Ou estavam cegos no seu apoio a um homem em vez de ao clube? Para mim foi a segunda opção.

      É o que acho de quem votou Vieira, na sua maioria. Cegos no apoio que dão a ele.
      O que espero é que isso não seja o ajoelhar definitivo do Benfica aos interesses estabelecidos.

      Eliminar

  21. INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!
    Luís Filipe Vieira manda benfiquistas "p'ró ca$%&ho"

    http://youtu.be/C9GrfhpL31w

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LFV não insultou benfiquístas, limitou-se a responder e enviar para o sitio que merecem os que permanentemente o insultam e mancham a imagem do clube com o seu comportamento.
      Eu por acaso acho pouco, sou da linha recente de benfiquístas que acha que tal comportamento de forma reiterada e reincidente apenas será contido pela via disciplinar.
      Identifica-se os malcriados e os sócios em assembleia decidem se são suspensos durante um tempo para refletir, se o acto justifica a sua expulsão.
      Uma coisa é certa, a continuar a impunidade dos terroristas apenas estaremos a viabilizar os seus futuros actos e a não prevenir eventual violência associada.

      Eliminar
    2. FT
      LFV não insultou benfiquístas??? ah ok..quer dizer então que te posso mandar p'ró ca$%&ho??? é essa a educação que dás às crianças e jovens!?!!!??
      por isso temos o país na merda que está! Deverias ter vergonha de querer justificar o injustificável! irresponsável e criminoso.

      Eliminar
  22. Shadows28 Outubro, 2012 12:51
    Caro MAC,

    Não tenho a pretensão de dar lições a ninguém.
    Mas sinceramente levá-las de quem não tem talento para as dar, também não.
    Alguém que foi sócio do FC Porto durante o período mais negro do futebol português, não pode esperar que eu esteja disposto a receber lições de benfiquismo da sua parte.

    Grande resposta esta, pena que alguns não saibam ler e interpretar o que escreves!
    Parabens continua, pois pelo menos ao ler o que escreves sinto que há alguém que não verga quanto ao que pensa e na qual eu me revejo muitas vezes!


    Seria também interesante esmiuçar as afirmações de Seabra (esse bobo), dizendo que LFV só ganhou as eleições por 2 coisas, a noticia do rompimento com a Olivedesportos e a ESTRATÉGIA de vitimização, que ao que diz foi seguida por LFV desde o inicio! Ora até aqui reflete o Benfiquismo sujo, oportunista, camuflado e acima de tudo uma afronta á identidade do passado do SLB!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, não temos que concordar todos sempre. Mas no básico deveríamos estar sempre todos do mesmo lado: defesa da identidade, valores e passado do clube.

      O que algumas reacções demonstram é que esses 3 itens já pouco significam para alguns. É pena.

      Eliminar
    2. Caro Pedro S.

      A resposta foi para mim (MACSTATION) e não para o LFV.

      Argumentar com um ataque ao LFV não é uma grande resposta, é só mais do mesmo, vindo de quem vem.

      Já agora, se tiveste oportunidade de ler o comentário que deu origem à grande resposta, fiz questão de dizer que sou um não sócio, e que provavelmente votaria em branco nas eleições de sexta-feira.

      Se calhar os tais benfiquistas puros, votariam no pinto da bosta contra o LFV para a presidência do BENFICA só para votar contra o nosso atual presidente. (Peço desculpa pelo exagero e pelo cenário assustador, digno de uma novela da tvi)

      Eliminar
    3. Mac, não tenhas a mania da perseguição. Eu estava a referir-me a LFV.

      E este teu comentário só demonstra como estás enganado quanto às minhas intenções.

      Eliminar
    4. Onde escrevi que não estavas a referir-te ao LFV.

      Precisamente aí reside o problema.
      Estavas a responder/tentar rebater um comentário meu, "atacando" o LFV.

      Respondo por mim e pelas minhas opiniões.

      Eliminar
    5. Mas eu quis mesmo que percebesses o porquê de não receber lições dele.

      Nem nunca me pareceu que não o fizesses, Mac.

      Eliminar
  23. vergonha lfv a mandar nos benfiquistas pro carlh a seguir a ser reeleito, os soçios mereçem isto quie este senhor disse, vejam voces mesmos vergonha http://www.youtube.com/watch?v=C9GrfhpL31w&feature=share
    vejam e passem o video e uma vergonha o que este senhor disse ,

    ResponderEliminar
  24. Caro Shadows,

    Tiraria-lhe o meu chapéu (se o usasse).
    Conseguiu responder com a elevação a tanta atoarda que aqui foi lançada. Se me fossem dirigidas a mim teria feito como fez o novo (velho) presidente do meu clube e teria mandado pró sitio quem tantas vezes baixou o nível nos comentários que fez.
    Termino dizendo que concordo plenamente com o seu post e como diz o presidente do Benfica quem não concorda é um papagaio, um oportunista ou um aventureiro.

    Cumprimentos,

    Cláudio Soares

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking