O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 28 de outubro de 2012

Quem quer tramar o Miguel Rosa ?

. 21 comentários

Miguel Alexandre Jesus Rosa, vulgo Miguel Rosa, fez toda a sua carreira no futebol de formação no Sport Lisboa e Benfica.

No seu primeiro ano de sénior foi emprestado ao Estoril Praia, 4º classificado na Liga de Honra em 2008 / 2009. Foi algumas vezes suplente utilizado, chegando a fazer o gosto ao pé por três vezes.
Em 2009 / 2010, foi rodar para o Carregado, equipa que se estreava na Liga de Honra. Ao contrário da carreira da sua equipa que terminaria na última posição, Miguel Rosa, deu bons indicadores do potencial que tinha na altura. Melhor marcador da equipa com 11 golos e 2º jogador mais utilizado no plantel.
A época seguinte seria a da confirmação num Belenenses que viria a conhecer 3 treinadores, mas que em comum tiveram o condão de apostar na qualidade de um médio ofensivo que acabaria a época sendo o 3º melhor marcador da Liga de Honra a 4 golos do ponta de lança histórico da nossa 2ª Liga, Bock.
Época fantástica que o levaria a ser considerado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, como o Melhor jogador da Liga de Honra da época 2010 / 2011.
Quando se esperaria finalmente a integração no plantel principal do Sport Lisboa e Benfica, Miguel Rosa sofreu um sério revés. Informado que não haveria lugar no plantel para ele, fez um pequeno braço de ferro ao recusar empréstimos a clubes da divisão maior de Portugal, para novamente ser emprestado ao clube do Restelo.
Seria o jogador mais utilizado no plantel do Belenenses, mas em termos de golos foi abaixo do que tinha vindo a concretizar, com "apenas" 6 golos na Liga e 7 tentos divididos nas Taças da Liga e de Portugal.

Com o renascimento da equipa B, Miguel Rosa voltou à casa mãe e a envergar o manto sagrado.
Médio centro destro, mas com um pé esquerdo de bom trato, Rosa é um jogador que gosta de jogar perto do avançado. Com boa visão de jogo, capacidade de criar rupturas entre as linhas recuadas do adversário, cria diagonais de dentro para fora na zona dos laterais, de preferência o direito. Com boa capacidade de remate, é bom finalizador quer na área, quer fora dela. Também costuma ser o responsável pela marcação de bolas paradas e dos cantos ofensivos. O número 77 da equipa B e capitão de equipa tem sido um mal amado no seu clube.

Com Carlos Martins com pequenas e constantes arreliadores lesões que lhe provocam um rendimento abaixo do esperado e com Pablo Aimar também de fora esta época pelos mesmo motivos que Carlos Martins e quando se fala de André Gomes e André Almeida com capacidade de jogarem na equipa principal do Benfica - e com justiça - mas injustamente não se fala de Miguel Rosa, um "10" que encaixaria no onze de Jorge Jesus, pelo rendimento elevado que tem.
Portanto apenas uma questão se pode colocar :

Quem quer tramar o Miguel Rosa ?

P.S. - Este texto foi escrito na última 5ª feira. E nunca se sabe se um dia o Luís Freitas Lobo faz um resumo novamente de um texto meu para publicar na A Bola....
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. O mesmo poderia-se dizer do D.Simão mas sim o rosa e o cavaleiro da B mereciam aparecer na A , mas o JJ deve ter alguma coisa contra pois é mais fiável colocar enzo ao centro e etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Miguel Rosa está mais maduro que o David Simão e o Cavaleiro. O Cavaleiro é sénior de 1º ano. Confesso que me espanta o rendimento dele este ano. O David Simão na minha opinião fez lhe bem ir para o Marítimo, pois terá o tempo de jogo que o Miguel Rosa soube aproveitar nos empréstimos que teve.

      Eliminar
  2. Acho que o Miguel Rosa não é inferior ao Nolito e considero que são algo parecidos. E se o Nolito só chegou ao Benfica aos 25 anos, então o Miguel que tem 23 anos pode ainda se afirmar na equipa principal. Hoje fez mais um golo soberbo pela equipa B, e ontem ficou pelo banco da equipa A. Infelizmente para o Miguel nem o Gaitan nem o Nolito foram vendidos e isso vai limitar a sua afirmação no plantel principal. Mas a trabalhar como anda e se continuar a mostrar a mesma dedicação e lealdade terá de ter a sua oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 71460_5/8 permite-me discordar de ti. Quer o Nolito quer o Gaitan são extremos, com velocidade de deslocamento, fortes no 1 x 1, finta curta. O Gaitan no Boca Juniors até jogava no flanco direito. O Miguel Rosa não tem a velocidade de deslocamento como eles. É mais cerebral, de ruturas, quer na desmarcação quer no passe. Claramente para mim um médio ofensivo, um 10. Para um 8, falta-lhe mais poder ( e vontade ) de recuperar bolas.

      Eliminar
  3. Snortinho Senun,

    Bolas! Eu ia escrever algo sobre o Rosa e o facto de merecer mais a chamada à equipa A que o Ola John...

    Também eu gostava de saber o porquê de não se apostar neste talento! E, olhando um pouco mais à frente, penso que até o Paulo Bento agradeceria...

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa PP :) Eu prometi ao Viriato de Viseu que escreveria aqui também sobre os nossos valores emergentes das equipas de formação. O 1º foi o André Gomes, seria injusto agora não ser o Miguel Rosa.
      Desde que não faças como o Luís Freitas Lobo, estás à vontade :)

      Eliminar
  4. Concordo com o Snortinho Senun, e jesus até tem apostado em Bruno César no miolo quer a 8 quer a 10...parece-me que o Miguel Rosa merece uma oportunidade na equipa A primeiro pela sua qualidade que não é inferior ao chuta, chuta ou ao Nolito, como os comentários aqui feitos anteriormente o afirmam!

    Miguel Rosa para além de poder jogar a 10 pode cair numa das alas e para quem tem visto a equipa B percebe que o seu estilo de jogo de desmarcação e tabelas se enquadra no estilo praticado pela equipa principal e por jesus, para além de ser um jogador com cultura táctica nos diversos momentos do jogo!

    Tem uma vantagem a quase todos ou a todos os que fazem parte do plantel principal do glorioso, tem amor ao clube e sonha ser titular e idolatrado pela massa associativa!

    Esperamos que ainda venha a ter oportunidades esta época, acredito que ontem não entrou para poder actuar pela equipa B hoje! (penso que tem de haver pelo menos um intervalo de 48h entre jogos da equipa A e B). Se não pelo menos na próxima época quando Aimar sair não precisamos de contratar ninguém!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Redtiger,

      Acho que as leis obrigam a um tempo de paragem entre 2 jogos. Ontem fiquei furioso ao ver apenas 2 a aquecer quando faltava uma substituição mas ao ve-lo jogar hoje percebi...

      Abraço

      Eliminar
    2. No futebol sénior não sei se é igual ao futebol de formação. Aí são 15 horas de diferença

      Eliminar
  5. Ontem, deu-se o primeiro passo e viu-se o rapaz no banco, até pensava que iria estar fora dos 18 (ou seja com direito a sentar-se ao meu lado :) ) mas não, foi Carole...
    Poderíamos falar de portugueses, mas ontem até jogaram alguns...
    Poderíamos falar de um problema de pré época entre o JJ e Miguel Rosa em que as duas personalidades muito fortes, e em que o treinador é rei e senhor pois a equipa é dele. Contudo, eu acho que houve um castigo e que agora vai acabar, e que com a saída de algum extremo em Janeiro ou as lesões dos nº10 , ele possa subir..
    Um monte de possíveis conjecturas que nos farão pensar mas que nos faz pensar que temos jogadores na equipa B e que nos permite aceitar o futuro com alguma paz, agora é apostar e comprar APENAS jogadores de topo...

    Eu gosto de Miguel e gostava de o ver na equipa A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A política do nosso clube é de apostar nos jovens da formação, e estou a falar não só do futebol como de todas as modalidades.
      A crise económica abriu os olhos e deu a descobrir aos responsáveis do nosso clube que existe formação, que existem jovens de valor que têm de ser aproveitados

      Eliminar
    2. "agora é apostar e comprar APENAS jogadores de topo..."

      Esta frase é o caminho a seguir!!! Se precisamos de um médio de qualidade inegável, então há que comprar um jogador já com provas dadas, e não andar a gastar 5 ou 10 milhões em jogadores com 18 anos, para isso temos a formação!!! O Rodrigo Mora não pára de facturar!!!

      Eliminar
    3. pjsimões, eu não sou contra o facto do Benfica contratar jovens jogares estrangeiros pelos valores que mencionaste. Eu até sugeri o Lucas Ocampos. O River pediu 15 milhões. Saiu para o Mónaco por 8 milhões por 50% do passe. Para mim ele é mais forte que o Cristiano Ronaldo com a mesma idade.
      Mas os jogadores são como os melões, só depois de "abertos" é que sabemos se são bons.

      Dou-te um exemplo da minha jovem equipa. Entraram 8 miúdos este ano, para suprimir 7 saídas. Houve apenas um, que foi convidado por mim para vir para a minha equipa. Até achava que iria jogar pela equipa sub 17 - eu treino sub 16 -
      Nem é titular nos sub 16 !! E ontem entrou ao intervalo e estar com ele ou com 10, era o mesmo...

      Eliminar
  6. O problema do Miguel Rosa é o Carraça, coisa que já vem do tempo em que este ultimo era o responsável pelas camadas jovens do SLB.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Há um problema entre a família do Miguel Rosa e o Carraça. Enquanto este lagarto estiver no clube o Rosa não calça

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo, mas explica lá essa do LFL

    ResponderEliminar
  10. CAro Vasco é muito simples. No meu blogue escrevi, logo na 1ª "posta" um texto sobre o Victor Wanyama. O meu espanto no sábado no jornal A Bola, vejo um texto escrito pelo LFL, que para mim é um resumo daquilo que escrevi a 7 Outubro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não te tirando o mérito, mas tamos a falar do LFL, UM DOS MELHORES COMENTADORES desportivos nacionais. acho que nao passou de uma coincidencia.. lol dái a ele ter te copiado o texto vai um bocado... alem do mais se assim fosse so devias sentir orgulho e nao desprezar tal situação. um bocado de humildade e bom senso nunca fez mal a ninguem!!

      tirando isso, concordo com o que disseste acho que merece uma oportunidade

      joel fernandes

      Eliminar
    2. Caro Joel, ele não é comentador desportivo, apenas de futebol. No livro dele, começa logo por dar uma calinada quando afirma que a táctica é o mais importante numa equipa. Não é. São os princípios de jogo da equipa, que é o seu ADN. O Barcelona joga em 1x4x3x3 com variações e em 1x3x4x3 mas os princípios são os mesmos e os sub-princípios e os sub-sub-princípios ( é verdade também existe ). Quando o LFL souber o que é isso, eu baixo a crista. Sou humilde quando tenho de ser e com quem realmente merece. Já aqui disse que sobre aspectos financeiros não falo porque sou humilde a reconhecer que não tenho base para tal.

      P.S.- Eu disse que ele fez um resumo, não disse que copiou. Porque até nesse aspecto...O meu texto está mais completo...

      Eliminar
  11. O problema do Rosa é que é esforçado mas não tem o talento que o pintam. É outro Maxi!
    Tem raça mas pouca magia. E magia é o que um 10 deve ter nos pés e na cabeça.

    O Benfica precisa de nivelar os seus jogadores por cima. Se a referencia a 10 é o Aimar, o seu suplente tem de ser do mesmo nivel ou aproximado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking