O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia B II

. 18 comentários

Portugal, 3 de Outubro de 2012

Ao contrário do que desejávamos, o Barcelona ganhou-nos (sem grande surpresa) e ontem acabou por não ser dia B, de Benfica. Foi sim dia B, de BATE Borisov, que venceu os milionários do Bayern de Munique! Sinceramente, não consigo imaginar o “reboliço” que seria, se em vez do Bayern fosse o Benfica. E o plantel do Benfica como se sabe, é várias vezes mais barato do que o dos alemães.

Temos uma crónica falta de cultura desportiva que a comunicação social exacerba através da crítica agressiva e leviana, que os responsáveis directivos não contrariam por dependência desta comunicação social que os promove ou protege e também por não terem qualidade argumentativa para contraporem.

Assim, há 15 dias a generalidade das peças desportivas referia que o Benfica tinha perdido 2 pontos em Glasgow por falta de ambição, e houve pelo menos um desses analistas de pacotilha (adepto do Benfica por sinal) que chegou a “profetizar” que dificilmente o Celtic iria pontuar em casa com as outras duas equipas (“táctica” da opinião, para afundar mais o Benfica, equipa e treinador). Ora o Celtic ganhou na Rússia, chamando “burros” a todos os que os avaliaram mal.

E ontem os “burros” lá estavam outra vez nos mesmos programas, fazendo de conta que não se tinham enganado, mas continuando a enganar os telespectadores com as suas observações de “manual”: para o Benfica, o copo está sempre meio vazio.

Sem surpresa verifico que parte significativa dos textos publicados hoje nos blogues, são de uma pobreza desportiva inadequada a um clube com a grandeza do Benfica. Um grande clube deve ter grandes adeptos. E os grandes adeptos sabem perder e reconhecer a superioridade do adversário. Porque há uma regra que é básica: se uma equipa ganha é porque jogou e foi melhor do que a outra (este principio só é contrariado se o jogo for arbitrado por Benquerença, Proença ou Xistra, que depois de roubarem o Benfica, têm notas de 3,9 em 5).

Se recuarmos à épica vitória em Liverpool, na época 2005/2006, recordamos que os adeptos do Liverpool se despediram do Benfica com enorme salva de palmas e da sua equipa cantando “we’’ll never walk alone”. Está bom de ver que isso não seria bem visto por essa franja de opinadores bloguistas para os quais o Benfica não pode perder. Ou pode perder se jogar bem, o que é, por regra, uma impossibilidade. Dito de outra forma, esses adeptos socorrem-se de uma virtualidade para esconder o seu fraco desportivismo.

Está bom de ver que não vejo as coisas assim e até acho que esta é uma “doença” que mina as possibilidades de sermos melhores no futuro. Quando a contestação é improdutiva e não larga arraiais do clube, obviamente que só se podem continuar a tomar más decisões directivas. O SCP com 7 treinadores nos últimos 3 anos e picos, é um bom exemplo, mas há gente que pensa que estas coisas “só acontecem aos outros”, esquecendo o que se passou entre Julho de 94 e Outubro de 97.

Adiante. O Barcelona mostrou na Luz porque provoca debates sobre se é a melhor equipa da história do futebol. Tem um sistema de jogo invulgar e que foge à lógica do futebol (não tem avançado fixo nem joga em modelo táctico rígido tipo 4-4-2, 4-2-3-1, etc), e até hoje poucas equipas encontraram “antídoto” fiável. Se lhes ganham uma vez, a seguir perdem 3 ou 4. O chamado “tika-taka” mais não é que um futebol com liberdade criativa quase total, realizado por jogadores de grandíssima qualidade. Alguns que até provocam crises existenciais ao milionário Cristiano Ronaldo. Não é por acaso.

É para mim injusto, inconsequente e até perigoso, avaliar a qualidade da nossa equipa nas provas internacionais ou de dois ou três jogadores com desempenhos menos bem sucedidos, num jogo com esta equipa que é provavelmente a melhor de todos os tempos. Porque este Barcelona é incomparável (para já).

Também me parece que a conjugação de resultados verificados na jornada de ontem, não retira qualquer possibilidade de apuramento para os oitavos de final, embora agora seja vital que o Barcelona cumpra a sua parte e ganhe os dois jogos ao Celtic (empatando 1 pode também não ser mau). Se o Benfica vencer os dois jogos que faltam em casa, não perder na Rússia (como vaticinei no texto anterior), e o Barcelona vencer o Celtic duas vezes, estamos nos oitavos de final!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Águia Preocupada3/10/12 23:37

    Caro Eagle01,
    Não me parece que as criticas tenham sido são negativas como explana no seu texto. Penso que todos esperávamos muitas dificuldades e a derrota estaria na cabeça da maioria de nós.
    Mas não acha que o que se passou foi demasiado mau? Já jogámos com este Barcelona, em 2005/6 (a maioria destes jogadores já lá estava) e não demos esta imagem de medo, de coitadinhos, de inferioridade tal que parecemos escravos de um senhor de nome Barcelona.
    Não se viu alma, garra, querer... Viu-se uma equipa parada, a esperar pelos acontecimentos...
    Que diabo, hoje vi o jogo Ajax-R.Madrid que teve quase só um sentido. Mas vi o Ajax a lutar, a tentar, a correr... Viu isso no Benfica de ontem? Olhe, eu não exigia à equipa que ganhasse. Mas exigia e exijo que se esforce um pouco mais e que, como disse um dia Carlos Manuel, que comam a relva!
    Ah! E já agora:
    "Um grande clube deve ter grandes adeptos." E já agora, também grandes dirigentes e grandes jogadores... se faz favor! Ou não?
    Como disse o poeta maior da nossa língua: "UM FRACO REI FAZ FRACA A NOBRE GENTE"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este Barça nunca jogaste!! Guardiola foi o treinador que implementou este sistema de jogo e nesse ano ainda não era treinador do Barça!!! Não tem a ver só com os jogadores mas sim com a forma como jogam que é dificil de parar, só isso!!! Vai ver as equipas que já foram goleadas por este Barcelona e fica de boca aberta!!!

      Eliminar
    2. Amigo, compreendo que não goste de Vieira. Eu também não gosto e acho até que ele está a arruinar propositadamente o clube/SAD. Mas ver uma relação entre a sua fraqueza e o resultado ou exibição do jogo de ontem, acho um exagero. Até porque com a boa comunicaçao social que tem, ele passa por ser forte para o grupo ou seja, para todos os atletas do Benfica, de que modalidade seja.

      QUanto ao Ajxa desculpe, mas não é o que els dizem. Eles dizem que fizeram um mau jogo, se calhar o pior da época. Sabe que as "leis" do futebol são iguais em todo o lado: se uma equipa joga muito bem, porque tem potencial ou está simplesmente inspirada, é normal que o reverso vai ser a outra equipa. A que perde forçosamente não vai jogar bem, porque a melhor NÃO DEIXOU.

      Foi isso que se passou com o Benfica.

      MAs acredito que vamos a Nou Camp fazer um resultado positivo. Estou a contradizer-me? Não, é o futebol. A nossa equipa tarimbou com eles, a na próxima vez a leitura de jogo será diferente para melhor, da nossa parte. EU acredito que podemos fazer lá um bom resultado ...

      Preocupados devem estar os nossos "amigos" do SCP .. 3-0 do Vídeo ... Se ainda fosse de uma equipa com o nivel do Barcelona ...

      Eliminar
  2. Concordo com o post a 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Num curto espaço é dificil dizer tudo. Mas foi o que saiu. Nem me lembrei que foi a 1ª derrota oficial da época.

      Eliminar
  3. Já repararam quantos post tivemos acerca da vitória do MAIOR na capital do móvel?

    R: 1

    E quantos post tivemos a bater no MAIOR (treinador/direção/jogadores/adeptos) depois do jogo com os da catalunha?

    Isto começa s ser preocupante, no NGB temos mais anti (treinador/direção/jogadores/adeptos) do que pró-BENFICA...

    Será que isto é um traço da personalidade portuguesa do bota-abaixo?

    Será que se o BENFICA por algum infortúnio descesse de divisão estes "antis" que tratam o MAIOR do que Portugal de benfiquinha mudavam de clube?

    Fica a questão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque achas que fiz o texto que fiz antes deste? Também reparei nisso!!! Se não fosse eu ninguém falava sequer da conquista da Super Taça de Hóquei em Patins!!!

      Eliminar
    2. Sim, os adeptos do Benfica têm na generalidade, uma deficiente cultura desportiva. Nem sabem perder, nem sabem dar valor às vitórias, como se estas fossem obrigatórias apenas porque nos chamamos Benfica ...

      Eliminar

  4. Caro eagle01

    Sobre o jogo de ontem corroboro o dito pelo Águia Preocupada.

    A Melhor equipa de sempre?????????????

    Então aquelas cinco vitórias seguidas do RM na T. C. Europeus???????????

    Então aquelas duas TC Europeus seguidas que o BENFICA ganhou seguidas de mais três finais em que não foramos de um país pequenino at+e poderiamos ter gano mais uma ou duas pois eramos melhores.

    Perante isto a Farsa nos tão decantados ultimo 5 anos quantas ganhou?????????? UMA.

    No mundo global de hoje um artista manda uma boca e todo o mundo a repete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhou DUAS e 14 titulos em 18!!! Encontra lá igual!!! Talvez Manchester, não sei...

      Eliminar
    2. Amigo Conde, nós falamos um dia destes por telefone ... :)

      Eliminar
  5. Mais um bom post. Já não é mau para este blog, que nos últimos tempos parece cada vez mais propenso a fanatismos irreais.

    Esta equipa é, de facto, candidata a melhor equipa de sempre. Pode não ser, mas candidata é. Pode-se sempre dizer que não é porque sim, mas também se pode dizer que Deus fez o Universo, o Mundo e as suas criaturas em seis dias. E nas discussões religiosas há pouco a fazer a não ser encolher os ombros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que deixei isso claro: é candidata a ser a melhor, mas alguns amigos viram uma afirmação taxativa e definitiva, que não fiz ... E depois a diferença entre os seus "feitos" nos últimos 5 anos (recordar que Rijkard também foi campeão europeu antes de Guardiola), e os nossos, enfim, só por cegueira ou clubismo fanático ...

      Eliminar
  6. NauBenfica4/10/12 09:52

    Parabéns pelo post, com o qual concordo inteiramente!
    O Benfica é um enormíssimo clube. Pela história que tem, pelo ecletismo que cultiva, pelo número e pela qualidade dos sócios e adeptos, pelo património que possui, pelo respeito e admiração que suscita em todo o mundo... E ainda há 10 anos atrás era o que se viu e nos entristece, só de lembrar.
    Temos, sempre tivemos grandes jogadores, mas, neste momento, não podemos ombrear com clubes de outras posses financeiras, como o Barcelona. Jogadores como os do Barcelona, não lhes podemos chegar. Ou podemos? E a diferença de qualidade dos artistas tem, necessariamente, reflexos nos desempenhos em campo e nos resultados.
    Eu devo ter assistido a outro jogo, porque o que me foi dado ver foi uma equipa do Benfica empenhada, lutadora, e que, diz quem trata das estatísticas dos jogos, correu mais quilómetros do que o adversário. A equipa correu, e muito, à procura da bola, que aqueles senhores do Barcelona não dão a ninguém, nem aos jogadores do Glorioso, nem a nenhuns outros.
    Se tínhamos, todos, quase como certo um resultado negativo, para quê estarmos agora com automutilações? Por masoquismo? Por necessidade de deitar abaixo?
    Não gostar dos dirigentes é uma coisa, e qualquer um tem o direito de não gostar de quem não gosta. Passar daí para rebaixar a equipa, para dizer mal de tudo o que é nosso, é coisa distinta, que nos expõe aos ataques e ao escárnio dos inimigos, que não dignifica o clube, afinal.
    No fim do mês há eleições. Que apareçam projetos alternativos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova que a equipa correu, é que fez mais 8 km do que o Barcelona, segundo as estatísticas. Mas alguém falou disso nas suas apreciações? Ou os analistas? Acho que não...

      Alguém falou na excelente exibição do Messi? Alguém falou na riqueza do plantel do Barça que lhe permite deixar no banco Iniesta e continuar a ganhar (também já aconteceu na Liga Espanhola)?

      Quanto ao projecto alternativo, acho que não vai aparecer. Infelizmente. O Benfica é um clube de notáveis burros e fácilmente manipuláveis. Já falei com alguns e não tenho boa opinião. São gente com poucos conhecimentos de futebol, mas lêm muitos jornais, o que quer dizer pensam como os jornalistas do SCP e do FCP que são a maioria nos jornais de Lisboa e Porto ...

      MAs que Vieira não tem um projecto para o Benfica, não tem. O projecto dele é o do BES e do Joaquim Oliveira ...

      Eliminar
  7. " embora agora seja vital que o Barcelona cumpra a sua parte e ganhe os dois jogos ao Celtic"

    Exacto. Ao não vencermos um jogo que estava claramente ao nosso alcance colocamo-nos na eterna sina dos tugas de andar atrás de "ses".

    Mas há quem não perceba isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por consideração à luta que travamos pela libertação do Dr.º JVA e pela reposição da verdade dos factos que lhe eram (e são) imputados, não vou ser mauzinho. Apenas isto:

      1) ao ataque jogou o Benfica em TODAS as vezes que lá tinha ido jogar. Com 2 pontas de lança, avançados, etc, começou em 1967 com Artur Jorge E Eusébio. Nessa altura foram 3-0 ...

      2) com Camacho e Fernando Santos fomos lá sempre para ganhar. Perdemos sempre.

      3) O Celtic dificilmente iria ganhar algum jogo em sua casa, aos outros adversários. Tem razão, era em casa. Fora já foi dar uma estocada aos russos. Coitados, logo os russos que tinham deixado tão boa imagem em Espanha ...

      4) O Lille também era para ganhar, mas o empate foi suficiente. Para ganhar jogou hoje o SCP e levou 3 na peida. Como o Benfica poderia ter levado do Celtic, se abrisse mais o jogo ...

      De facto há gente que nunca irá perceber porque é que o Braga faz melhor que o SCP (e nalguns casos que o Benfica) com muito menos dinheiro ... Pena ...

      Eliminar
  8. Flic Flac5/10/12 11:40

    Quantas casas do Benfica cumprem os estatutos? As moribundas de Mirandela (que achincalha os muitos adeptos e sócios da cidade) e a recém fechada de Ponta Delgada também vão ter direito a voto? Como sócio sinto-me envergonhado por esta atitude à la Chavez do senhor Vieira; como sócio não votarei no senhor Vieira, dando preferência ao voto em branco; como sócio, apelo a todos os benfiquistas de todo o país que venham aqui denunciar as eventuais ilegalidades das casas do Benfica das sua áreas de residência.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking