O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Um projecto de continuidade

. 28 comentários

13 de Novembro de 2003

Considerando que Filipe Vieira ganhou as eleições numa base de “continuidade” com o mandato anterior – segundo o que os “media” defenderam nos últimos 15 dias de campanha eleitoral, digamos que este mandato começa “bem” com uma derrota caseira com o Beira Mar.

Depois de registar o pior recorde da história futebolística do Benfica ao serem eliminados em casa pelo Gondomar da 2ª divisão B, ficarem dois anos consecutivos em 6º e 4º lugar na Superliga nas que são as piores classificações dos últimos 60 anos, ficarem dois anos consecutivos arredados das competições europeias no que é feito inédito pela negativa na história do Benfica, o novo mandato da “consolidação” e “recuperação” financeira, começa com mais um recorde: a primeira derrota caseira com o Beira-Mar na história da vida do Benfica.

Não pode surpreender que isto aconteça. Só adeptos muito distraídos ainda não perceberam que este Benfica não é o “nosso” Benfica. Este Benfica é o Benfica da comunicação social, é o Benfica dos interesses económicos (com o BES à cabeça) e interesses desportivos e económicos (com a Olivedesportos à cabeça) instalados no futebol português. Este é pois um Benfica governado de fora para dentro, sem garantia que as forças exteriores que comandam o Benfica (como comandam parte do Sporting e FCP) queiram o melhor para o nosso Benfica.

E como é o Benfica desta cambada toda, ninguém se entende. Aqueles que acharam inoportuno falar de reforços na campanha eleitoral, são os mesmos que agora fazem apelos ao SOS reforços (1ª página de A BOLA). Ninguém se entende porque como temos repetidamente denunciado através do movimento BASTA (benfiquistas anónimos saturados de tanta aldrabice), o Srº Vieira é um verbo de encher neste projecto, já que toda a estratégia económica e desportiva do Benfica é desenhada nos escritórios do BES e nos da Olivedesportos. O Srº Vieira limita-se a executar ...

Talvez por isso é que em mais de 2 anos de mandato como Gestor e Presidente da SAD do Benfica, NUNCA um jornalista questionou o Srº Vieira sobre um mau resultado das suas equipas de futebol. Sobre a descida de divisão da equipa B. Sobre as derrotas das equipas da formação. Sobre a ausência de jogadores da formação na equipa principal.

E assim, sem ser pressionado pelos maus resultados (os piores da história do Benfica), o Srº Vieira – candidato do BES e da Olivedesportos, nunca viu a sua imagem de gestor beliscada (ao contrário de Vale e Azevedo) e até conseguiu a proeza de ver o seu nome ligado à construção do Estádio quando ele tinha defendido o Estádio Municipal. E conseguiu a proeza de ser referenciado por ter desbloqueado diversos aspectos do financiamento quando (soube-se agora) apenas se limitou a introduzir o BES no negócio já que não há qualquer aval pessoal dele sobre o financiamento concedido ao Benfica.

Este é o Benfica da mentira continuada. Sim, a única coisa que continua da anterior Direcção de Vilarinho é a mentira, a omissão, a calúnia, a falta de respeito pelos sócios. Mas como tudo na vida, quando se pratica o mal recebe-se o troco mais depressa do que se pensa. Para já foi o Beira Mar. Seguem-se novos episódios ...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Mais uma vez chamo a atenção para esta data, pois foi escrito após a 1ª eleição do Sr.º Vieira para Presidente do Benfica. Na altura registei estas opiniões para o tal site que já referi, www.basta2002.com, hoje encerrado.

    Como alguns se lembrarão ao ler este texto, de facto não o podia ter escrito hoje ou recentemente, pois as memórias não dão para tanto.

    É um texto que transcreve bem o meu pensamento sobre o que o Sr.º Vieira é e o que anda a fazer no nosso clube. Daí eu por vezes escrever opiniões que podem parecer disparatadas, mas que mais não são do que um raciocínio continuado sobre o que penso do "novo Benfica".

    Os números das contas do clube e SAD apenas me têm vindo a dar razão. Descalabro total, dependência total de Bancos e accionistas minoritários como a Olivedesportos... Conquistas desportivas: para o investimento feito, têm sido conquistas muito caras ... e que hipotecam o nosso futuro por muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto continuarem com este estilo só nos fazem rir...
    O inimigo dos Benfiquistas não é o LFV…
    O nosso inimigo é o corrupto do norte e todos os seus capangas e mérdias avençados…
    Com este estilo só irão criar inimigos e eu…sou um dos primeiros…porque apesar de reconhecer que LFV tem cometido alguns erros, reconheço-lhe mérito da obra efectuada e da recuperação do SLB do profundo abismo em que estava, abismo esse talvez causado por alguns artistas que por aí andam agora a candidatarem-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vos fazemos rir a quem? Tu falas só por ti.
      O nosso inimigo é o do Norte pois é, mas nas estruturas do clube não temos quem os enfrente. De facto até os apoiam.
      Quanto á obra efectuada por Vieira: tem obra pois tem obra. O seu primeiro mandato foi óptimo e a sua obra foi recompensada com a eleição para o segundo mandato. Depois disso só enterrou o Benfica.
      E não é por lhe reconhecer "obra" que devemos votar eternamente nele ou mantê-lo no cargo para sempre. Foi assim que o Salazar foi ficando...
      E se estás grato ao Vieira existem outros presidentes a que tens muito mais por que ficar grato.

      Eliminar
    2. Como deve ter reparado, escrevi isto em 2003. Daí para cá infelizmente confirmou-se o meu ponto de vista. Que por acaso não é de animosidade contra ninguém, mas de sagacidade na análise pelo futuro do Benfica. Se você discorda, tudo bem. Mas para combater o poder do "Norte" (eu sou transmontano e eles estão a sudoeste de mim) não é apoiando "inequivocamente" Fernando Gomes, como fez LFV em nome das boas amizades que continua a ter entre dirigentes do FCP.

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    Gostava imenso que o meu blog http://planetaslbenfica.blogspot.pt/ estivesse referenciado no vosso site, na lista de blogues.

    O vosso já está no meu.

    Obrigado!

    Gerinho

    ResponderEliminar
  4. PauloLopes21/5/12 18:38

    A sério? Andas há 9 anos nisto?!? Não te cansas de não ser ouvido?? Continuas a achar, passados 9 anos, que tu é que estás certo e os Benfiquistas que têm dado maiorias que não deixam dúvidas a ninguém ao LFV é que estão errados?!?
    Não me leves a mal, mas acho que está na hora de pensares em arranjar uma vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falares nisso...
      Lembra-me sempre aquela história, verdadeira, do condutor bêbado que, a conduzir em contramão na auto estrada, liga para a polícia todo indignado a queixar-se de que TODOS os outros automobilistas estão a vir em sentido contrário ao seu. lol.

      Eliminar
    2. Como sócio do SLB ando há 9 anos nestes locais recônditos, de pouca visibilidade, a falar do mesmo, para ver se alguns "acordam". Há 9 anos previ que este projecto era o que se vê: 2 títulos de campeão em 11 anos de LFV, dividas descomunais aos bancos (mais de 255 milhões de euros), humilhações dos nossos jogadores em vários campos do país, mas sempre há aqueles como você que acha bem.

      Pior é que foi graças a Vieira que o FCP conseguiu ultrapassar o Benfica em numero de títulos europeus.

      Você está no seu direito e eu no meu. Até porque pago 4 quotas de sócio, incluindo a de modalidades apesar de morar a 450 km da capital do Império. Você gosta de ver o FCP a ter sucesso e o Benfica atolado em dividas que condicionam a gestão?

      Não leve a mal. Mas eu não tenho nada, juro, mesmo nada, contra os gays ...

      Eliminar
  5. Penso que foi o Vale Azevedo a ficar em 6º lugar e afastado das competições europeias pela primeira vez na historia do Benfica...

    Precisamente no ano em que rompeu com a olivedesportos e no ano em que viria a perder as eleições para o Vilarinho...

    Coincidências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde de Vimioso21/5/12 19:43

      É por andarem por aí muitos Benfiquistas como tu que o Benfica está assim.

      Nem mereces mais uma palavra.

      Eliminar
    2. Porquê? É verdade ou mentira?

      Eliminar
    3. Não foi não.
      Nessa época turbulenta, (2000/2001) Vilarinho ganhou as eleições em Outubro, Mourinho saiu em Dezembro e o Benfica quedou-se pelo 6º lugar, depois de ter estado a um passo do 1º (quando empatou em casa com o Boavista).

      Vale e Azevedo teve um 2ºlugar e dois 3ºs.

      Eliminar
    4. My fault... Não consultei arquivos e pelos vistos não posso confiar na memoria..:-)
      Pelos vistos feri algumas susceptibilidades e pelo facto peço desculpa...

      De qualquer das formas, não foi minha intenção denegrir o trabalho de nenhum presidente ou ex-presidente do Benfica.... Todos sem excepção me merecem todo o respeito...

      O quis dizer foi que, quem se virou contra o Olibeiredo lixou-se....

      Vamos ver se o actual presidente não vai pelo mesmo caminho...

      Aproveito também para dizer que, embora respeitando, não concordo minimamente com o post o qual me parece ser um puro destilar odio contra uma pessoa que nos deveria merecer todo o apoio para as lutas que se avizinham... Pelo menos até Outubro, ele, mal (na opinião de alguns), bem (na opinião de outros) será o nosso presidente...Depois logo se vê...

      Fiquem bem que eu cá vou voltar à minha condição de simples leitor de onde não deveria ter saido...:-)

      Eliminar
    5. RS uma vez que corrigiu, ainda bem.

      Destilar ódio? Onde? Foi uma reflexão que fiz baseada em factos reais. Ao contrário vejo muita gente falar do mandato de JVA sem saber o que diz, sem saber que Benfica tínhamos e o que se passou a seguir, que ainda hoje estamos a pagar (já vai em 255 milhões de euros de dividas a Bancos, e esta divida cresceu 15 milhões nos últimos 9 meses).

      Sabe porque me lembrei de colocar este texto tão antigo? Porque no domingo as Casas do Benfica, numa manobra orquestrada a partir do Gabinete da Presidência (ver e-mail da convocatória), decidiram dar mostras públicas de apoio a quem nos está a arruinar. E veja lá que, tal como há 9 anos, perdemos em juvenis, perdemos em iniciados e perdemos com o FCP em basquetebol. 9 anos depois, a mentira continua a ter perna curta ...

      Mas se você tolera, quem sou eu para o contrariar ...

      Eliminar
  6. Eh pá eu considero-me um anjinho, nestes últimos anos tenho andado com palas nos olhos... é absolutamente alucinante a minha total ausência de sentido crítico... que só se manifestou recentemente... mas a verdade é que eu e muitos benfiquistas somos facilmente "indrominados" pela propaganda... só uma grande discussão nas bases poderá trazer algo de bom para o clube... no ontem vi-te no estádio da luz já se falou numa reunião de personalidades que pedem inovação e mudança!
    O não aparecimento de Félix, que até reputou a gestão de Vieira de "boa" (estranha conjetura) e este senhor Tavares que acha Veiga o supra sumo da barbatana, mais os Antunes (estranhamente calado), Figueiredos, APV, Veigas e quezandos ... ui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é anjinho. Quando muito estamos de facto habituados à boa comunicação social que o Sr.º Vieira, ex-sócio e ainda amigo do Sr.º Joaquim, patrão de muita comunicação social e condicionador da restante, acerca das virtudes da gestão do Sr.º Vieira. Como antes do Sr.º Vieira estavamos habituados a ler as malfeitorias do Dr.º JVA.

      No fundo nós temos as opiniões baseadas em circunstâncias que vemos nos jornais. Nas rádios. Nas televisões. Algum dia estes "media" falaram objectivamente da gestão do Sr.º Vieira? Qual era o valor do Passivo quando ele chegou e quanto é agora? Idem com os activos? Idem com as dividas bancárias?

      Isto não interessa, porque se fosse falado em grande plano, nessa comunicação social, as pessoas paravam para pensar. Assim é melhor seguir em frente: Vieira mais 4 anos, tenho dúvidas sobre como vai terminar este novo mandato: insucesso desportivo é uma forte probabilidade, já que é a tendência de 11 anos (ele está o futebol desde Março de 2001). Não tenho grandes dúvidas sobre como vai ficar o Benfica em termos económicos: arruinado. Seguindo a mesma tendência dos ultimos anos ...

      Eliminar
  7. Vou roubar a vossa imagem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não roubas nada pá ... e depois para que te serve?

      Eliminar
  8. Incrível, ainda aparecem crentes em LFV... Perante os factos, insultam, desviam e confundem. É continuar assim, que rico serviço prestam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi, escrevi isto há quase 9 anos. Apenas quero deixar claro que afinal, a minha perspectiva estava muito mais próxima da realidade que lhe sucedeu, do que o discurso demagogo do Sr.º Vieira, que não é o seu discurso, é o discurso de quem é pago para lho escrever ...

      Eliminar
  9. Boa tarde. Sou emigrante e sócio do Benfica há 53 anos. Ora bem na minha opinião gostei do trabalho de LFV no primeiro mandato. Na credibilização da marca esteve muito competente.

    O segundo mandato foi de "consolidação". Aceita-se o trabalho desenvolvido neste mandato, mas na minha opinião já não foi com a mesma consistência demonstrada no primeiro.

    De seguida tivemos a antecipação das eleições, que para mim foi um "golpe" de LFV. Pensava que este tipo de "jogadas" só aconteciam no clubezeco do norte. A promessa de mudar a data das eleições para antes da epoca começar ficou na gaveta.

    O terceiro mandato era o desportivo, onde supostamente íamos ganhar troféus e LFV iria demonstrar a sua competência nesta área. Falhou. E para mim demonstrou deficiências graves na defesa do nosso clube que eu pensava que já tinham sido ultrapassadas.

    Como emigrante, felizmente não fui "banhado" por algumas ideias/mentalidades tacanhas e bacocas do típico português. Voto em projectos e não em personalidades. E o discurso da memória-curta e pedras da calçada comigo já não cola. Os candidatos que apresentem os projectos para o Clube para podermos tomar as melhores decisões. Um debate entre candidatos também seria interessante.

    Vemos no dia das eleicções!
    Saudações Benfiquistas

    António Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, deveria haver debate. Mas eu acho que não vai haver debate porque não vai haver candidatos. Isto é bom? é mau?

      É apenas o reflexo do Benfica que somos: ingénuos. Com os notáveis à cabeça, e toda aquela trupe que julga um presidente pelos resultados desportivos.

      Diz-me você que estarei a ser incoerente. Não, não estou. Vieira tem de ser apreciado pelos objectivos que o elegeram, mandato após mandato. Enquanto JVA não podia falar de nada, excepto tentar salvar o Benfica da falência, tantas eram as dividas de Damásio e tão pouca era a receita (pois até os direitos televisivos já tinham sido recebidos por Damásio, antecipadamente). Mas em 3 anos JVA foi acusado por essa tropa dos notáveis, de não ganhar nada, de ser inédito o Benfica estar 3 anos sem ganhar um titulo.

      Veio o bêbado Vilarinho, com a gestão de Vieira no futebol a partir de Março de 2001, e só ganhamos um titulo 5 anos depois. Leu bem: 5 anos depois. Ah, mas entretanto o grau de exigência dos adeptos tinha diminuido drásticamente. Esse grau de exigência só era elevado para o JVA ...

      Quanto ás pedras da calçada, olhe, acho que anda a ler muitas histórias da "carochinha" ...

      Eliminar
  10. Recordo um dado interessante em relação à eleição de Vilarinho, que demonstra como a mentira sempre esteve no cerne desta gente: a promessa da vinda de Jardel! Um trunfo eleitoral que fez a balança pender para o lado dele (a par do abraço de Eusébio).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A contratação do TRUNFO JARDEL, foi capa do jornal a BOLA na véspera das eleições. O abraço do Eusébio também. JVA tinha as eleições ganhas, por sondagem publicada na Bola de 3ª ou 4ª feira, e foram estes últimos acontecimentos que viraram os benfiquistas.

      O bêbado até disse que punha um cheque de 100 mil contos se não contratasse o Jardel. E pôs. Mas o Presidente da Mesa da AG, Olavo Pitta e Cunha, acabou por devolvê-lo porque entendeu que Jardel não veio mas não foi por culpa do bêbado. Todos feitos uns com os outros e todos a enganar os pobres dos papalvos benfiquistas ...

      O bêbado disse que contratava o Jardel, não disse que ia tentar baixar a cláusula de rescisão. Ora ele encenou, com ajuda do Simões, a baixa da cláusula de rescisão, 7 milhões de contos, 35 milhões de euros, e no final alegou que o Galatasaray estava a ser inflexível e assim não conseguia contratá-lo ... tretas mais tretas ...

      Há quem diga que a contratação do George Jardel, custou aos depauperados cofres do Benfica mais de 3 milhões de euros, em salários, porque estava implícito o pagamento da indemnização que o bêbado teve de pagar ao Jardel, por violação do contrato. E quem pagou foi o Benfica.

      Mas claro, o JVA não era sério, os que vieram a seguir é que são ...

      Eliminar
  11. Andas mesmo a pregar aos peixes.

    Deixa lá... pode ser que ainda apareça algum pastor da serra da estrela.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking