Quinta-feira, 16 de Setembro de 2004
“O Benfica tem todos os jogadores disponíveis e não é por aí que haverá surpresas. Resta saber se Trapattoni jogará com 1 ou 2 pontas de lança contra uma equipa claramente inferior à do Benfica”. Foi assim com esta crítica sibilina – mais uma – ao treinador do Benfica, que Fernando Correia um “lagarto” incontornável, terminou a sua crónica de ontem para a TSF. Desde logo vieram-me várias coisas á cabeça.
Para começar, registo que a TSF é a rádio onde existem, por metro quadrado, mais jornalistas e comentadores adeptos do Sporting e anti benfiquistas. O Benfica tem sempre de levar ou com este Fernando Correia e Pedro Gomes (outro sportinguista) ou com o “ripa-na-rapa-keka”.
Por ser uma rádio de sportinguistas (e portistas, na redacção do Porto) é que a última jornada da Superliga foi vista por estes cavalheiros com os seguintes títulos: “Benfica vence mas não convence”, “Setúbal vence Sporting e reassume comando”, “FCP estreia-se com empate em Braga”. De facto daqui percebemos com alguma facilidade, que o Sporting não perdeu nem deixou de convencer e o FCP empatou e convenceu. O “piorzito” foi o Benfica que venceu sem convencer. Ou seja quem ganhou foi penalizado pela crítica... fantástico! São estes os critérios “lagartos” que tanta influência tem nas mentes desatentas dos adeptos dos benfiquistas.
A táctica de Fernando Correia, tal como a de Gabriel Alves e outros que agora não menciono é simples: identificando o responsável pela táctica – Trapatoni – cria-se um alvo de fácil alcance para a ilíteracia dos adeptos e a sua falta de cultura táctica. O objectivo é só um: destruir. O Benfica, pois claro...
Querem lá eles saber que o Real Madrid tenha perdido 3-0 com uma equipa que sendo forte, fica a milhas da qualidade individual dos jogadores do Real? Alguém se deu ao trabalho de referir quantos jogadores com características ofensivas o Real Madrid jogou? Raúl, Beckham, Ronaldo, Zidane e Figo? Se isso não bastou ao Real porque razão o Srº Fernando Correia coloca dúvidas que apenas conduzem os adeptos a criarem uma pressão nefasta sobre o numero de golos que vão exigir ao Benfica?
Tenho aqui a relação de adversários que o FCP defrontou na sua caminhada até à vitória na Taça UEFA: Polónia Warsaw, Áustria Viena, Lens, Denizlispor, Panatinaikos e Lázio. Destas pelo menos o Polónia e o Denizlispor estão ao nível do Dinamo de Bistrica. Alguém é capaz de apostar que um qualquer Fernando Correia se atreveria a enviar um recado desses (se joga com um ou dois pontas de lança) ao FCP?
Já agora, não me lembro como o FCP jogou esses dois jogos. Mas perdeu um e empatou o outro. E se fosse o Benfica?
Não estão a ler mal. Escrevi este texto em 2004, na data mencionada, e publiquei-o no sitio basta2002.com hoje encerrado. Passados 8 anos podemos ver que os critérios da comunicação social continuam semelhantes.
ResponderEliminarDaí termos de perceber que a pressão sobre os agentes do Benfica, treinadores, jogadores, etc, não acontece por acaso. É orientada de fora para dentro.
Quer também dizer que nestes 8 anos, nada se fez nesta matéria. Os jornalistas continuam a dizer do Benfica o que querem, à revelia dos seus deveres profissionais, e regras básicas de respeito pelos nossos profissionais.
O Benfica não perde só pelas más arbitragens, perde também por não ter capacidade de condicionar positivamente, a comunicação social de modo a que os ossos adeptos tenham opiniões mais bem fundamentadas.
Reparem que a FCP ou SCP não se questiona como jogam nem se caracteriza a valia do adversário. Excepto quando jogam na Taça contra equipas de escalão inferior.
Exactamente! Está tudo aí! Só não vê quem não quer e eu quero e vejo!
EliminarOs sportinguistas, na manipulação da CS, conseguem ser muito piores do que os andrades em relação ao Benfica. Vejam o que está a acontecer nos juniores, na senda daquele ano em que fomos penalizados na secretaria pelo episódio das pedras, culpa exclusiva dos adeptos sportinguistas, e quem ganhou? O Sporting. Que vai ganhar este ano outra vez, depois de 2 ou 3 arbitragens verdadeiramente vergonhosas.
Quando não é o Porto (ou o Braga), aparece o Sporting a fazer parede para o Benfica não ganhar. O sistema agora tem um novo nome: A Parede (The Wall)!
Aconteceu com o Espinho no vólei este ano. E o ano passado foi outro.
É o Benfica contra todos. E são todos mais a parede contra o Benfica!
All And The Wall Against Benfica!
Sou dos que pensa que é possivel minorar este comportamento, através de uma postura mais guerreira da Direcção do Benfica. Óbviamente não espero que o Presidente do Benfica, na 1ª oportunidade, pergunte ao Fernando Correia se acha que o Benfica deve jogar com 1 ou 2 pontas de lança, mas acho oportuno que lhe pergunte porque razão não tem o mesmo tipo de preocupações quando relata os jogos do FCP e do SCP.
EliminarEste é um exemplo do que chamo "condicionamento positivo". Falar dos assuntos de forma elevada, irónica e assertiva. Põe estes gajos a pensar duas vezes quando trabalharem jogos do Benfica.
O que vemos da parte da Direcção? Zero .. esperam que tudo mude, mas sentadinhos...
Mudaram mas moscas mas a merda é a mesma
ResponderEliminarExacto. O ripa-na-rapa-keka até já faleceu mas foi contratado outro igual para o lugar. Talvez não tão pândego mas com a mesma orientação "sexual" desportiva ...
EliminarFantástico post! Bem demonstrativo de como na altura, tal como hoje, foi a Comunicação Social que impediu a nossa enorme equipa de ser campeã! Ou nesse ano fomos campeões?
ResponderEliminarNão interessa! Fico muito mais descansado que se o alibi dos árbitros desaparecer já conseguimos encontrar um novo!
Assim sim, tudo está explicado!
Viva o Benfica!
Por acaso ganhamos esse titulo, naquilo que eu apelido do milagre de Feher. Pois fizemos apenas 65% de pontos, muito pouco, neste momento não garante um 3º lugar ... mas nesse ano, quer FCP, quer SCP, apesar de melhor apoiados nas arbitragens e comunicação social, conseguiram a proeza de fazer menos pontos, e em simultâneo.
EliminarNote que os nossos 65% (nesse ano) equivalem sempre a mais, pois o défice de erros de arbitragem, prejudica-nos, ao invés dos dois rivais. Ah, o papel da comunicação social é branquear esta dualidade. Era assim há 8 anos, continua a ser assim agora...
Só percebi a ironia depois. Bem, óbviamente que há 2 factores interligados, dependendo dos poderes económicos e desportivos que mandam em Portugal, e que se conjugam para nos prejudicar, nem que seja, pela via da desestabilização dos coprtamentos dos adeptos.
EliminarO esquema é simples: nós falamos não do que queremos, mas dos assuntos que a comunicação social escolhe. Ora o que escolhe é os pontas de lança do Benfica, se jogam 1 ou 2, se joga este ou aquele. Depois remata com um "ganhar sem convencer" que se bem se lembra, já o Quique passou por aí. Para os rivais, nada disso. Tudo tranquilo. Assim, nós vemos os adeptos do Benfica no estádio com um placard e uma mensagem para Trapp "Trapp 65 anos em Portugal é reforma" (lembra-se? Acho que não...) e em Alvalade ou Antas, nada. E o Benfica é que foi campeão. Com um reformado.
Se aliado à massificação de ideias erras entre os adeptos do Benfica. se juntarmos uns erros de arbitragem, no final está toda a gente a falar do treinador, suas opções e casmurrices (Souness também foi apelidado de casmurro, as tácticas repetem-se ..)
Mas admito que para você Eusébio, estas coisas sejam muito difíceis de perceber. Quando se assume que "o melhor prato é o de alumínio", às vezes é difícil perceber mais do que o que se vê na ponta do nariz ...
Mas vamos continuar a bater no Jorge Jesus.
ResponderEliminarQuando, se Portugal fosse um país civilizado, o Benfica seria neste momento tri-campeão nacional.
Sou suspeito, mas não tenho duvidas que este ano era nosso, e o do ano passado sem o empurrão que lhes deram para cima nas primeira s4 jornadas, ALIADO ao empurrão para baixo e que ao fim de 4 jogos se reflectiu em 9 pontos de atraso, o campeonato teria tido uma história bem diferente. Seríamos campeões? Não chego a tanto, mas que ao fim de 4 jogos estaríamos à frente do FCP, isso não tenho dúvidas ...
EliminarEsta época já se viu muito disto. Quem não se lembra da vitória moral do Porto na Supertaça Europeia e do vendaval de futebol que deu em manchester mas que por muito azar não deu para evitar a derrota por 4-0. E a vitória do Sporting na Luz por 0-1?
ResponderEliminarSim, mais o "baile" do SCP no jogo da 2ª volta para esconder os erros do árbitro (sanção disciplinar - expulsão? - de Insua aos 3 mn, agressividade extrema de João Pereira nunca sancionada, lances de grande penalidade - 2 - a nosso favor não assinalados, etc), mais o "pior Chelsea da época", etc, etc.
ResponderEliminar