O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ainda a comunicação social...

. 12 comentários
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2004


O Benfica tem todos os jogadores disponíveis e não é por aí que haverá surpresas. Resta saber se Trapattoni jogará com 1 ou 2 pontas de lança contra uma equipa claramente inferior à do Benfica”. Foi assim com esta crítica sibilina – mais uma – ao treinador do Benfica, que Fernando Correia um “lagarto” incontornável, terminou a sua crónica de ontem para a TSF. Desde logo vieram-me várias coisas á cabeça.

Para começar, registo que a TSF é a rádio onde existem, por metro quadrado, mais jornalistas e comentadores adeptos do Sporting e anti benfiquistas. O Benfica tem sempre de levar ou com este Fernando Correia e Pedro Gomes (outro sportinguista) ou com o “ripa-na-rapa-keka”.

Por ser uma rádio de sportinguistas (e portistas, na redacção do Porto) é que a última jornada da Superliga foi vista por estes cavalheiros com os seguintes títulos: “Benfica vence mas não convence”, “Setúbal vence Sporting e reassume comando”, “FCP estreia-se com empate em Braga”. De facto daqui percebemos com alguma facilidade, que o Sporting não perdeu nem deixou de convencer e o FCP empatou e convenceu. O “piorzito” foi o Benfica que venceu sem convencer. Ou seja quem ganhou foi penalizado pela crítica... fantástico! São estes os critérios “lagartos” que tanta influência tem nas mentes desatentas dos adeptos dos benfiquistas.

A táctica de Fernando Correia, tal como a de Gabriel Alves e outros que agora não menciono é simples: identificando o responsável pela táctica – Trapatoni – cria-se um alvo de fácil alcance para a ilíteracia dos adeptos e a sua falta de cultura táctica. O objectivo é só um: destruir. O Benfica, pois claro...

Querem lá eles saber que o Real Madrid tenha perdido 3-0 com uma equipa que sendo forte, fica a milhas da qualidade individual dos jogadores do Real? Alguém se deu ao trabalho de referir quantos jogadores com características ofensivas o Real Madrid jogou? Raúl, Beckham, Ronaldo, Zidane e Figo? Se isso não bastou ao Real porque razão o Srº Fernando Correia coloca dúvidas que apenas conduzem os adeptos a criarem uma pressão nefasta sobre o numero de golos que vão exigir ao Benfica?

Tenho aqui a relação de adversários que o FCP defrontou na sua caminhada até à vitória na Taça UEFA: Polónia Warsaw, Áustria Viena, Lens, Denizlispor, Panatinaikos e Lázio. Destas pelo menos o Polónia e o Denizlispor estão ao nível do Dinamo de Bistrica. Alguém é capaz de apostar que um qualquer Fernando Correia se atreveria a enviar um recado desses (se joga com um ou dois pontas de lança) ao FCP?

Já agora, não me lembro como o FCP jogou esses dois jogos. Mas perdeu um e empatou o outro. E se fosse o Benfica?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Não estão a ler mal. Escrevi este texto em 2004, na data mencionada, e publiquei-o no sitio basta2002.com hoje encerrado. Passados 8 anos podemos ver que os critérios da comunicação social continuam semelhantes.

    Daí termos de perceber que a pressão sobre os agentes do Benfica, treinadores, jogadores, etc, não acontece por acaso. É orientada de fora para dentro.

    Quer também dizer que nestes 8 anos, nada se fez nesta matéria. Os jornalistas continuam a dizer do Benfica o que querem, à revelia dos seus deveres profissionais, e regras básicas de respeito pelos nossos profissionais.

    O Benfica não perde só pelas más arbitragens, perde também por não ter capacidade de condicionar positivamente, a comunicação social de modo a que os ossos adeptos tenham opiniões mais bem fundamentadas.

    Reparem que a FCP ou SCP não se questiona como jogam nem se caracteriza a valia do adversário. Excepto quando jogam na Taça contra equipas de escalão inferior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Está tudo aí! Só não vê quem não quer e eu quero e vejo!

      Os sportinguistas, na manipulação da CS, conseguem ser muito piores do que os andrades em relação ao Benfica. Vejam o que está a acontecer nos juniores, na senda daquele ano em que fomos penalizados na secretaria pelo episódio das pedras, culpa exclusiva dos adeptos sportinguistas, e quem ganhou? O Sporting. Que vai ganhar este ano outra vez, depois de 2 ou 3 arbitragens verdadeiramente vergonhosas.

      Quando não é o Porto (ou o Braga), aparece o Sporting a fazer parede para o Benfica não ganhar. O sistema agora tem um novo nome: A Parede (The Wall)!

      Aconteceu com o Espinho no vólei este ano. E o ano passado foi outro.
      É o Benfica contra todos. E são todos mais a parede contra o Benfica!

      All And The Wall Against Benfica!

      Eliminar
    2. Sou dos que pensa que é possivel minorar este comportamento, através de uma postura mais guerreira da Direcção do Benfica. Óbviamente não espero que o Presidente do Benfica, na 1ª oportunidade, pergunte ao Fernando Correia se acha que o Benfica deve jogar com 1 ou 2 pontas de lança, mas acho oportuno que lhe pergunte porque razão não tem o mesmo tipo de preocupações quando relata os jogos do FCP e do SCP.

      Este é um exemplo do que chamo "condicionamento positivo". Falar dos assuntos de forma elevada, irónica e assertiva. Põe estes gajos a pensar duas vezes quando trabalharem jogos do Benfica.

      O que vemos da parte da Direcção? Zero .. esperam que tudo mude, mas sentadinhos...

      Eliminar
  2. Mudaram mas moscas mas a merda é a mesma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. O ripa-na-rapa-keka até já faleceu mas foi contratado outro igual para o lugar. Talvez não tão pândego mas com a mesma orientação "sexual" desportiva ...

      Eliminar
  3. Eusébio9/5/12 19:01

    Fantástico post! Bem demonstrativo de como na altura, tal como hoje, foi a Comunicação Social que impediu a nossa enorme equipa de ser campeã! Ou nesse ano fomos campeões?

    Não interessa! Fico muito mais descansado que se o alibi dos árbitros desaparecer já conseguimos encontrar um novo!

    Assim sim, tudo está explicado!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ganhamos esse titulo, naquilo que eu apelido do milagre de Feher. Pois fizemos apenas 65% de pontos, muito pouco, neste momento não garante um 3º lugar ... mas nesse ano, quer FCP, quer SCP, apesar de melhor apoiados nas arbitragens e comunicação social, conseguiram a proeza de fazer menos pontos, e em simultâneo.

      Note que os nossos 65% (nesse ano) equivalem sempre a mais, pois o défice de erros de arbitragem, prejudica-nos, ao invés dos dois rivais. Ah, o papel da comunicação social é branquear esta dualidade. Era assim há 8 anos, continua a ser assim agora...

      Eliminar
    2. Só percebi a ironia depois. Bem, óbviamente que há 2 factores interligados, dependendo dos poderes económicos e desportivos que mandam em Portugal, e que se conjugam para nos prejudicar, nem que seja, pela via da desestabilização dos coprtamentos dos adeptos.

      O esquema é simples: nós falamos não do que queremos, mas dos assuntos que a comunicação social escolhe. Ora o que escolhe é os pontas de lança do Benfica, se jogam 1 ou 2, se joga este ou aquele. Depois remata com um "ganhar sem convencer" que se bem se lembra, já o Quique passou por aí. Para os rivais, nada disso. Tudo tranquilo. Assim, nós vemos os adeptos do Benfica no estádio com um placard e uma mensagem para Trapp "Trapp 65 anos em Portugal é reforma" (lembra-se? Acho que não...) e em Alvalade ou Antas, nada. E o Benfica é que foi campeão. Com um reformado.

      Se aliado à massificação de ideias erras entre os adeptos do Benfica. se juntarmos uns erros de arbitragem, no final está toda a gente a falar do treinador, suas opções e casmurrices (Souness também foi apelidado de casmurro, as tácticas repetem-se ..)

      Mas admito que para você Eusébio, estas coisas sejam muito difíceis de perceber. Quando se assume que "o melhor prato é o de alumínio", às vezes é difícil perceber mais do que o que se vê na ponta do nariz ...

      Eliminar
  4. Anónimo9/5/12 19:15

    Mas vamos continuar a bater no Jorge Jesus.

    Quando, se Portugal fosse um país civilizado, o Benfica seria neste momento tri-campeão nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeito, mas não tenho duvidas que este ano era nosso, e o do ano passado sem o empurrão que lhes deram para cima nas primeira s4 jornadas, ALIADO ao empurrão para baixo e que ao fim de 4 jogos se reflectiu em 9 pontos de atraso, o campeonato teria tido uma história bem diferente. Seríamos campeões? Não chego a tanto, mas que ao fim de 4 jogos estaríamos à frente do FCP, isso não tenho dúvidas ...

      Eliminar
  5. Joaquim Alves9/5/12 19:58

    Esta época já se viu muito disto. Quem não se lembra da vitória moral do Porto na Supertaça Europeia e do vendaval de futebol que deu em manchester mas que por muito azar não deu para evitar a derrota por 4-0. E a vitória do Sporting na Luz por 0-1?

    ResponderEliminar
  6. Sim, mais o "baile" do SCP no jogo da 2ª volta para esconder os erros do árbitro (sanção disciplinar - expulsão? - de Insua aos 3 mn, agressividade extrema de João Pereira nunca sancionada, lances de grande penalidade - 2 - a nosso favor não assinalados, etc), mais o "pior Chelsea da época", etc, etc.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking