O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pay-per-view: uma alternativa real

. 33 comentários
Numa altura em que o Benfica (supostamente) ainda procura a melhor solução para os seus direitos televisivos, devemos falar no pay-per-view. Uma realidade que existe à muito lá fora, e que em Portugal apenas o Benfica tem dimensão para tornar num fenómeno global e lucrativo.

De facto, o sistema PPV já existe à mais de 50 anos, tendo nos últimos 15 anos sido estabelecido como uma opção clara de rentabilização e comercialização com a maximização do lucro financeiro.

Alguns exemplos:

  • o canal americano HBO(responsável por séries de sucesso como 'Os Sopranos') no ano de 2007 vendeu cerca de 4.800.000 PPV's, tendo gerado 255.000.000 USD em vendas
  • Em 13/11/2011 um combate de boxe vendeu cerca de 1.450.000 de PPV's
  • Cada evento da WWE tem cerca de 200.000 a 300.000 PPV's vendidos, com preços a oscilar os 35 USD e os 53 USD por evento

Calculando um preço justo para cada encontro, de acordo com a sua importância, e juntando todo o valor da publicidade, os valores podem ser tremendos. Além disso, o Benfica poderia negociar a venda dos jogos a outros canais estrangeiros, algo que geraria mais valor à marca Benfica além-fronteiras.

Em Portugal, os ganhos do Benfica não ficariam por aqui.
É indesmentível a mais valia para a expansão do MEO que foi e é a BTV. Usando os direitos televisivos dos jogos na Luz na BTV, a implementação da parte tecnológica do PPV pode e deve ser negociada com a PT, aprofundando a parceria com esta empresa e retirando os dividendos financeiros de mais este trunfo para o aumento do número de clientes do MEO.

O PPV é uma opção válida e que deve ser seriamente considerada caso não apareça nenhum operador disposto a pagar o PREÇO JUSTO pela MARCA BENFICA.

O potencial do PPV é imenso, mesmo que no início a implementação do PPV possa demorar um pouco a gerar receitas significativas, quer pelo investimento inicial quer pelo desbravar desse território ainda pouco conhecido do público português que é o PPV.

Valeria a pena pelo facto de o Benfica recuperar para si receitas que têm alimentado terceiros, e pelo importante golpe no financiamento da Olivedesportos, que sem o Benfica, perde o único trunfo credível que tem para se continuar a financiar junto da banca.

É um erro não estudar o PPV. É um erro não deixar a BTV dar o passo seguinte e ser de facto o elo de ligação do Benfica com os seus adeptos.

A transmissão exclusiva dos jogos na Luz pela BTV seria devolver ao clube o poder financeiro.

Não aceito que se vendam os direitos à Olivedesportos por um valor inferior justificando isso com a crise. É um argumento falso, pois a crise não retira um cêntimo ao valor da MARCA BENFICA.

30 anos de corrupção não retiraram esse valor.

O BENFICA e os SEUS SÓCIOS E ADEPTOS merecem a defesa dos interesses do clube acima de quaisquer outros.

Notas: E em pouco mais de um mês, a cúpula do futebol em Portugal está ocupado pelos homens de mão do sistema, directamente vindos do núcleo do PC. É vergonhoso que 30 anos de corrupção e roubos ao Benfica não tenham servido para nada. Não aprendemos nada. E provavelmente merecemos isto, pois permitimos que direcções sucessivas do Benfica brinquem com a história do clube, com os seus pergaminhos, e se marimbem em lutar pela verdade. Não chegam palavras. É preciso acção. E nisso, também esta direcção, assim como as anteriores, falhou.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Pedro Antunes13/1/12 04:03

    Será que as direcções estão a falhar à trinta anos? Será que é possível derrotar corruptos que na própria justiça portuguesa foram absolvidos quando toda a gente em Portugal e já por grande parte do mundo sabem que eles são corruptos? Não me parece existir algo que os trave depois do que temos assistido.

    O que o Benfica tem feito e bem é concentrar-se em si próprio para derrotar o sistema. Neste momento já temos uma estrutura muito forte onde a cada ano que passa as receitas são cada vez maiores. Esta direcção por muitos defeitos que tenha tem conseguido aproveitar o que o Benfica tem de melhor, que é a sua massa adepta.

    Em relação à possibilidade apresentada parece que tem pernas para andar. Não tenho noção das audiências que a BenficaTV tem, mas num jogo da pré-época de à 3 anos foram mais de 80 mil a assistir a um jogo com o sion. Imaginemos que o Benfica transmite os jogos no seu canal e que cobra 5 euros por cada jogo. Não existindo nenhum outro canal que transmita os jogos os 80 mil deverão subir bastante. Com 200 mil fariamos 1 milhão. Com 500 mil 2,5 milhões, etc. Em jogos grandes nem se fala (iria obrigar lagartos e andrades a sofrer a humilhação de verem um jogo do clube deles no nosso canal). Vistas bem as coisas penso que seguramente fazemos mais do que 15 milhões (1 milhão de euros por jogo). Isto sem risco e com valores nivelados muito por baixo. Penso que o valor real seria muito muito maior.

    P.S. não conto os jogos de taças porque como se viu este ano no sorteio calhou sempre jogarmos fora de casa (coincidência?). As bolas quentes e frias passariam nesse caso a valer muitos milhões ao Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, Obrigado pelo seu comentário.
      As direcções têm falhado em tudo aquilo que não fazem para combater este status quo. Eu não digo que por exemplo LFV não seja sério, nada disso. Mas quando o sistema apresenta candidatos a posições estratégicas e o Benfica não patrocina qualquer candidatura realmente concorrente, pode-se dizer que fizemos tudo? É obvio que não. Não tenham ilusões: um homem que trabalha com o advogado de PC e com Adelino Caldeira, é motivo de confiança para quem? Fernando Gomes aparece numa escuta a falar com o principal municiador da fruta para dormir. Merece a nossa confiança? Claro que não. Mesmo que o candidato independente apoiado pelo Benfica perdesse sempre. Tínhamos mostrado uma posição contrária. Nada se fez.
      Mais: o primeiro a colocar outras coisas acima dos interesses do clube foi logo Fernando Martins. Depois Damásio. E LFV continua sem mostrar ser capaz de bater de frente com este sistema podre. Para muitos o que tem sido feito pode ser suficiente. Eu não acho que seja.

      Eliminar
  2. O BENFICA e os SEUS SÓCIOS E ADEPTOS merecem a defesa dos interesses do clube acima de quaisquer outros.
    +++++++++++++++++++++++++

    É isso que LFV faz.

    Será que é por vontade dele que as votações para a Liga e para FPF são a favor do Sistema mafioso?
    Não acredito.

    o AOliveira disse aquilo que todos sabemos. E o LFV será tão anjinho que não saiba a quem está ligado o mafioso eleito?

    Quanto à sporkoTV aposto que há alterntivas na manga de LFV... ou acham que ele ia divulgar as suas demarches para resolver a situação?

    Deixem-se de porras, manifestem-se contra os corruptos e defendam sempre o Benfica e quem o dirige. Querem outro Presid, esperem pela campanha eleitoral. Agora? bastam os ataques dos anti com origem nos corruptos. Queremos ou não ser campeões? Eu quero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farfalho, desde já obrigado por seres um frequentador assíduo e participativo deste blog.

      É claro que LFV não tem poder sobre o voto dos outros, exceptuando o poder da influência mediante o patrocínio de uma candidatura realmente fora do âmbito dos corruptos. Quando é que ele fez isso? Não fez.
      O grande problema de LFV é querer manter as ligações extra-futebol a todos. Mesmo que esses, como o presidente do Braga, ataquem de todas as formas o Benfica. Isso é inaceitável.
      Gostava que te pronunciasses sobre a essência do post e não apenas sobre a nota.

      Eliminar
  3. PPV seria muito interessante, até porque, comercialmente, parece muito vendável pela sua comodidade, tipo os videoclubes já existentes....é simples...vai dar o Benfica na tv, com o remoto acciona-se a opçao de compra do jogo, fim do mês esse extra aparece na fatura...até se pode avançar com o jogo/conteudo) ficar armazenado na box, para rever um ou dois dias depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí a importância do acordo de parceria com a PT, já existente. Através da plataforma do MEO, seria algo mais fácil de implementar desde já. Ganhava a PT pois poderia fazer mais uma forte campanha de angariação de clientes e acima de tudo ganha o Benfica pois não veria receitas que devem ser suas ser distribuídas pelos corruptos, que não valem metade do valor que recebem.
      Obrigado pelo seu comentário!

      Eliminar
  4. Quanto a mim o Sr Luís Filipe Vieira já esclareceu toda a gente a respeito dos direitos televisivos quando manifestou o apoio inequívoco a um homem enterrado no sistema até aos ossos, o Fernadinho das facturas. A meu ver todas as discussõs acerca de direitos televisivos são inoquas, pois se ele for re-eleito em 2012, infelizmente vamos continuar a levar com o Oliveiredo pelas "ventas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o que parece é que o acordo até já estará alinhavado. Mas esperemos que até à assinatura no papel algo possa ainda ser feito.
      Obrigado pela participação!

      Eliminar
  5. shadows,
    Não sou advogado de defesa de LFV, nem ele tinha falta. Mas pelo que me é dado a ver, como presidente ele (LFV) tem elevado o Benfica ao topo, tanto em patrimonio, como, ultimamente, em termos desportivos. E mostra que não anda a dormir `sombra da bananeira.

    Sobre a candidatura forte para rebentar com o sistema... Não me faças rir. Com o actual figurino de clubes votantes (presidentes) qual seria em teu entender o nome que aceitaria candidatar-se para ser derrotado?

    Ligações extra-futebol,
    O Benfica não é o clube corrupto, é uma marca mundialmente conceituada, cujo presidente tem que ter relacionamentos afaveis mesmo com aqueles que não merecem, até para se diferenciar deles.
    Basta estar contra os corruptos, para que todos os deles seguidores adoptem posições anti.

    ++++++++++++++++++

    Quanto ao post, está bem artilhado.

    Não percebo a possibilidade de eliminação do meu comentario ser unica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farfalho, quem falou em eliminar o teu comentário? Nada disso. Só elimino comentários que contenham vernáculo e/ou insultos pessoais graves. De resto todos têm direito a pronunciarem-se. O que queria era ler a tua opinião sobre o PPV.

      Sabes o que já ouvi da boca de dirigentes desportivos em várias ocasiões? Que o problema era a votação não ser secreta e não haver candidaturas realmente fora da malha do FCP. Um desses pressupostos já foi eliminado, mas o outro... não sei quem aceitaria, mas sei quem acho que tem todo o perfil para presidente da FPF: Humberto Coelho.
      Não teve apoios para a FPF, assim como não recebe apoios para a liderança do Benfica pois é um tipo que pensa pela sua cabeça.

      Concordo inteiramente com a forma de relacionamento afável que alguém que leva o nome do Benfica deve manter fora do futebol.
      Mas foi eleito para defender o Benfica. E quando por exemplo o Salvador ataca o Benfica, que faz LFV? Diz que todos sabem da sua relação com ele e por isso não responde. Isto é defender o Benfica? não é.

      Eliminar
  6. PPV e Já.
    Sem dúvida alguma que o BENFICA é o unico clube em Portugal que se pode dar ao luxo de mandar a sporkos tv ás malvas.
    É só fazer a conta (como diria o outro).
    Caro Shadows teremos de contar com os BENFIQUISTAS espalhados pelo mundo porque esses também contam e pagam.
    Seria a machadada final no polvo.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. Shadows

    Ao lado da palavra RESPONDER está ELIMINAR.

    daí a possibilidade do meu comentario poder ser eliminado por alguem. Ou não?

    +++++++++++++++++++++++++++

    O que certos dirigentes dizem não se escreve. Muitos deles querem é poleiro e aparecerem na foto.
    Gente vaidosa, sem prestimo para assumir responsbilidades nesta fase do campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farfalho
      Só tu é que tens acesso a essa opção. Cada comentário, pode ser eliminado pelo autor do mesmo.
      (modernices do blogger)

      Eliminar
    2. Confirmado. Só tu é que podes eliminar. Uma cortesia da Google.
      Por vezes cometemos erros quando enviamos um comentário e já se não podia corrigir. Deste modo pode-se eliminar e fazer outro.

      A resposta aos comentários, também está de 5 estrelas!!!
      Outra cortesia da Google.

      Eliminar
  8. Aqui o problema do pay per view é o de não gerar receitas à cabeça, que é o que os clubes querem. Querem receber por antecipação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm que se adaptar a outra realidade. É como os países que pagam vencimentos à semana e outros ao mês. É uma questão de alterar hábitos.

      Eliminar
  9. mas vocês ouviram o AO ou nao? zangas benfica-porto é tudo conversa. Brevemente iremos saber se LFV faz ou nao parte do sistema com essa historia dos direitos televisivos... o que mais me incomoda é que ele està a ganhar tempo para nao se pronunciar CLARAMENTE até as eleiçoes isso sim é que incomoda. nao estranharia que o Lobi nos deixasse esse campeonato para iludir toda gente e depois outubro eleiçoes: LFV de novo e pimba negociaçao coletiva ou contrato prejudicial com o chulo: querem apostar?

    ResponderEliminar
  10. Pay per view? Excelente, mas a BTV tem de estar também na ZON (ninguém acredita que todos os benfiquistas que estão com a Zon migrem para o MEO).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria algo que os próprios benfiquistas teriam de optar. Os preços entre operadores são idênticos. A negociação que o Benfica faria teria que prever isso. Alguma vantagem em termos de preçário para sócios, por exemplo. Esse é o aspecto que o marketing teria de tratar.

      Eliminar
  11. Sempre fui a favor do PPV, não só no futebol como nas outras modalidades - por ex., porque é que tenho de subscrever um canal cuja programação é 90% futebol se apenas quero ver o MotoGP?

    No entanto não me parece que usar o mercado americano como exemplo seja ajustado, visto ser um mercado incomparavelmente maior que o nosso e o PPV já existir há muitos anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adri, o mercado do Benfica é também imenso. Todos os benfiquistas e portugueses espalhados pelo mundo contam, como mencionou o Mafarrico nos comentários anteriores.
      Os milhões de benfiquistas que estão longe da Luz e quem não se podem deslocar ao Estádio serão o nosso mercado, bem como os adeptos dos clubes que joguem na Luz para competições cujos direitos não sejam pertença de outros, como a Champions.
      Temos mercado e tecnologia já disponível para que esta opção seja realidade.
      É que a opção que têm será ver na BTV ou não ver.

      Eliminar
  12. Pois... PPV não é uma opção assim tão óbvia nem viável quanto estão a pensar. 2 razões à cabeça:
    -A nível tecnológico as plataformas não estão preparadas para o fazer. É necessário investimento.
    -A licença de TV da Benfica TV não lhe permite fazer PPV...

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora esses seriam os pontos em que o Benfica teria que resolver. Nada se faz sem esforço e trabalho. E ficar com o grosso da facturação que a Marca Benfica gera anualmente vale a pena.

      Eliminar
    2. Ambas as questões são de muito difícil resolução. Mas claro que não há impossíveis. Mas há ainda outra questão. Os direitos televisivos são um "bem" cuja propriedade é da Benfica SAD. O seu valor real (contratos actual) e potencial é tido em linha de conta (de certeza) aquando da avaliação por parte da banca quando a SAD pede financiamento. Como seria feita a exploração por parte da BTV? A SAD cederia a custo zero os direitos à Benfica TV e deixava de ser considerado uma mais valia na própria SAD? A Benfica TV "comprava" os direitos à SAD por, suponhamos, 30M€? E como seria justificado esse negócio? A Benfica TV não tem, de certeza, esse €?
      Rapara que não estou a dizer que não é possível, nem sequer falo com grande conhecimentos na área financeira. São interrogações que já coloquei a mim próprio faz tempo. Mas julgo que não podemos é colocar as coisas de uma maneira tão simplista. Não acredito que ninguém no Benfica não tenha já pensado no PPV...

      Cumps

      Eliminar
  13. Os sócios teriam que continuar a gramar com a Sporttv ainda que o Benfica aderisse ao PPV...
    A BenficaTV iria transmitir as nossas pré-temporadas e jogos em casa nas competições nacionais, mais Liga dos Campeões se também adquirissemos esses direitos.
    Mas teriamos sempre de sintonizar a Sporttv ou outro canal para ver os jogos fora. São só metade dos jogos que o Benfica faz anualmente! Será assim tão viável este sistema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é VIÁVEL esse sistema.
      Para ver os jogos fora do nosso ENORME, temos a net que é onde vejo os jogos.
      Tem algumas paragens e atrasos em relação ao relato na rádio que também ouço, claro que sim, mas o facto de não dar um cêntimo ao MAMAO/CHULO, compensa e de que maneira!!!!

      Eliminar
  14. O PPV é uma opção viável, sendo que com o novo peão da Liga, tem de ser uma alternativa a avançar rapidamente, antes que o homem altere os regulamentos e "favoreça os clubes pequenos" (como ele diz).
    Avançar para o PPV com a parceria da PT e do MEO seria uma boa solução, podendo ainda existir um desconto associado aos associados do clube com quotas em dia. Uma parceria com um patrocinador da Marca Benfica, do Estádio do Benfica e da equipa do Benfica a quem poucos poderiam fazer frente.

    ResponderEliminar
  15. de acordo na generalidade com a opção ppv e comentários, mas preocupado por se dizer que a licença da BTV não contempla esta opção e a questão das plataformas...saudações deste benfiquista

    ResponderEliminar
  16. (A direção do Benfica está a negociar com a administração da SportTV a renovação do contrato de cedência dos direitos de emissão dos seus jogos na Liga portuguesa de futebol. A confirmação foi feita ao Expresso pelo administrador financeiro do Benfica, Domingos Soares Oliveira, que deu como praticamente descartada a possibilidade de o clube chegar a acordo com o empresário Miguel Pais do Amaral.)

    bem afinal parece que vamos voltar para aquele canal :(

    ResponderEliminar
  17. CarlosSLB13/1/12 21:34

    E os adeptos do Benfica seriam obrigados a pagar PPV + SPortTv par aos jogos fora? Mas está tudo doido?
    Mas a BTV teria que pagar quanto por essa licença? A HBO pagou qualquer coisa como 100 milhões de dolares há uns 15 anos...

    ResponderEliminar
  18. Eu por acaso, peço desculpa, mas julgo que as opiniões são regra geral fraquíssimas. Para não dizer simplórias - não me levem a mal. Comparar com o mercado americano? Isso é uma loucura. Excelente comentário do Jaime (das 10.57).

    Quanto à Olivedesportos já sabemos com o que podemos contar. Mas parece-me que as opções são duas, no máximo três. E foi o que disse precisamente hoje o DSO: ou renovamos com a Sporttv ou fica tudo na BTV. E a terceira via é inexistente. Uma coisa é certa: para ficar na BTV muita coisa teria de mudar. Seria preciso investir forte, mesmo em termos de estrutura e recursos humanos. Nesta fase e com a ligeireza de estarmos a falar de um modelo de negócio nunca antes testado - não me recordo de algum clube importante utilizar a sua própria televisão para gerir o negócio com as tv's.

    Seria, de facto, uma decisão de grande coragem. E risco. É interessante falarmos disto mas é mais importante medir as consequências.

    Finalmente, devo dizer que a justiça deve ser um conceito a sublinhar. Por isso acredito que uma negociação conjunta dos direitos poderia trazer mais equilíbrio à competição, fortalecendo as equipas e eliminando alguns vícios claramente aproveitados pelos três grandes. A minha condição de doente pelo Benfica não me impede de ser coerente com os valores que defendo.

    ResponderEliminar
  19. Só uma pergunta, dos 15 jogos em casa para a liga, alguns não têm que ser transmitidos em sinal aberto (tvi no caso actual)? Se assim for, acho que é um ponto que tem que ser equacionado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking