O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A futura Equipa B do Benfica

. 10 comentários
Vamos falar sobre o futuro da formação em Portugal, nomeadamente das futuras equipas B.

REGULAMENTO GERAL

1. Não podem estar na mesma divisão das equipas A, mas estão sujeitas a descer à 2.ª Divisão

2. Não podem competir na Taça de Portugal e na Taça da Liga

3. A partir de 2012/13, não será possível às equipas B acederem directamente à 2ª Liga mas apenas por via da promoção

CRITÉRIOS ETÁRIOS

1. Idade máxima de referência: 23 anos

2. Limite mínimo de idade: 16 anos

3. Autorizada a utilização de 3 jogadores com mais de 23 anos

4. Restrições acima mencionadas aplicam-se à ficha técnica de cada jogo e não ao plantel

5. Ficha do jogo tem de incluir 10 jogadores formados localmente (inscritos há 3 épocas na FPF)

Uma das normas regulamentares do projecto das equipas B defende a credibilidade das competições profissionais, impedindo que um jogo que envolva estes conjuntos sirva para limpar castigos. Determina-se assim que o jogador que em representação da equipa principal seja punido com acumulação de cartões amarelos (série ou duplo amarelo) ou seja expulso através da exibição de cartão vermelho, não poderá constar da ficha do jogo seguinte da equipa B, pelo que deverá cumprir no encontro seguinte da competição em que a equipa principal estiver envolvida.

Se não houver contratempos de última hora, a Liga Orangina de 2012/13 irá contar com a participação de 22 equipas, sendo 6 as "bês" do FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, V. Guimarães e Marítimo. Se algum destes clubes não avançar em definitivo com o projeto das equipas B, far-se-á o ajustamento necessário, sem que a competição fique comprometida.
No entanto, esse cenário, embora ponderado por mera precaução, não é previsível, pelo que teremos um calendário bem preenchido com 42 jornadas. É quase uma prova "non stop" que será interrompida nos fins-de-semana em que houver Taça de Portugal e quando estiverem marcados jogos da Seleção Nacional.


TREINADOR BENFICA:
- Algumas fontes de informação falam em Luis Norton de Matos. Que sugestões deixam os leitores do NGB, dado que parece não estar confirmado?


JOGADORES ELEGÍVEIS sem incluir os juniores da próxima temporada
(os leitores completem a lista, por favor):
Bruno Varela, Copetti, Oblak e Mika, Luis Martins, Andre Almeida, Wass, M.Vitor, F.Faria, Carole, Cafu, Bruno Gaspar, Paulo Teles, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Bernardo Lopes, Diego Lopes, Djaninny, Nélson Oliveira, Roderick, Yartey, Miguel Rosa, Melgarejo, Derlis Gonzalez, Nelson Semedo, Manuel Liz, David Simão, Ruben Pinto, Elvis, Eliseu Cassamá, Nuno Coelho, Lindelof, Leandro Pimenta, Leo Kanu
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Não quero parecer pessimista, mas as equipas B pouco ou nada vãoa crescentar ao panorama futebolistico nacional. Vão ser um brinquedo engraçado até descerem à 2ªB. Depois voltamos a todos os problemas que existiam aquando da 1ª passagem desses meteoros pelo nosso futebol.
    A nivel de SLB, a equipa B apenas está a servir para engrossar o quadro de jogadores, caminhando a passos largos para a sua insustentabilidade. Do que se vê, o projecto que o SLB tem para a equipa B não inclui a integração na mesma dos jogadores que actualmente tem contratados. Pelo contrário, apenas se estão a contratar mais jogadores e muitos deles por atacado e adivinha-se que pouco espaço irá sobrar para os ex. juniores. A propria equação de Norton de Matos para treinador da equipa B me parece consensual com esta politica, visto estarmos a falar de um treinador cuja principal vocação é importar jogadores das divisões secundárias e terciárias do futebol francês.

    Resumindo e concluindo, não espero grandes feitos da equipa B nem estou a contar que seja algo diferente de um fogacho momentâneo como foi no passado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. As equipas B são um elemento importante para dar mais experiência e rodagem a jovens promessas que cheguem à altura do sim ou sopas. Jogando na ORANGINA terão essa possibilidade. Mas em vez de criarmos outra equipa em que se gaste dinheiro a rodos em contratações, deverá antes ser a principal plataforma para os talentos das nossas camadas mais jovens.

    Quanto ao Norton de Matos, discordo da sua contratação. Nunca simpatizei com ele nem acho que tenha demonstrado quaisquer resultados por onde tem passado. Mas aceito que o Benfica tenha outra opinião e desejo que possa ter muito sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se o plantel futuro será como dizes, mas alguns farão certamente parte. Quanto ao regulamento concordo, porque está em sintonia com o objectivo de promover jovens futebolistas, apenas acho que deveria proteger mais o jogador nacional, limitando os estrangeiros.

    ResponderEliminar
  4. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/Portimonense/interior.aspx?content_id=735736

    E que tal Carlos Mozer para Treinador da equipa B?

    PV, Braga

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Constantino: a contratação do NdM parece claramente que vamos à pesca. Todos os anos mandamos vir 8 miúdos com contratos de 1 ano mais 5 de opção, e testamos a ver se são estrelas. Gostava mais de ver uma equipa sub-23 da formação, mas não sei até que ponto os nossos jovens têm estaleca para saírem dos sub-19 e entrarem na Orangina. Que alguns jogadores tenham, não tenho duvidas, que temos que ter 11 jogadores no campo com estaleca também não.

    Quanto À lista: tenho reservas que a melhor solução para um jogador que evolui na Liga seja, no ano seguinte, evoluir na Orangina.

    ResponderEliminar
  6. 42 jornadas?
    Vai ser uma barrigada de futebol, durante todo o ano e dado que, o novo Presidente da Liga quer 18 clubes na 1ª.liga já para a próxima época, vai ser um fartote.

    Ainda bem que sou quase vizinho da nossa CATEDRAL e espero não faltar nunca, ao Sagrado dever de participar em todas as Missas.

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem acho que as equipas B são uma boa forma de colocar jogadores a ganhar ritmo, e indices de forma a jogadores que pouco jogam nas equipas principais, pensso que já é tarde esta decisão!
    Espero anciosamente que chegue esse dia pois adorava ver jogar com mais regularidade jogadores como, Nelson Oliveira, Luis Martins, Carole, Mika, YARTEY, David Simão e Cassamá...

    ResponderEliminar
  8. nessa lista deveremos acrescentar os 5 uruguaios contratados e os dois guineenses contratados a conselho de norton de matos... norton de matos para diretor desportivo e mozer para treinador seria o ideal na minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Num tempo de crise andamos a brincar às equipas de futebol. Vamos ter mais um plantel de 25 jogadores, um staff de treinadores, massagistas, médicos, terapeutas, olheiros etc. além dos custos de viagens, hotéis e o que demais daí advém. Porque não aprendemos com os ingleses e voltamos a ter equipas de reservas, onde os treze ou quatorze elementos do plantel principal que não jogam, possam ter oportunidade de jogar e poder estar em actividade e ser opção ao onze principal? Os custos seriam bem menores e o plantel principal estaria sempre em actividade.

    ResponderEliminar
  10. Nuno Miguel28/5/12 22:04

    Acho que o Gonçalo Gonçalves, o guarda-redes que teve uma enorme prestação no estágio da Alemanha seria um forte elemento para incorporar o grupo da equipa B.. Para quem teve oportunidade de acompanhar o torneio nao ha duvidas que era uma grande aposta.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking