O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rolo compressor de volta?

. 6 comentários


 No jogo com o Rio Ave JJ decidiu colocar em campo uma equipa e um sistema de jogo que eu há muito gostaria de ter visto jogar. Ao lado está o esquema utilizado por JJ contra o Rio Ave e vejo a reedição do sistema de jogo do "Rolo Compressor" de 2009/20010 com Witsel a fazer as funções de Ramires e Nolito a fazer as funções de Di Maria. Embora Di Maria fosse um jogador que jogava mais por fora e em direcção á linha de fundo, Nolito também dá profundidade e objectividade ao ataque do Benfica mesmo jogando mais por dentro. É óbvio que Witsel não dá o que dava Ramires mas somente porque não está rotinado a fazer as movimentações que JJ pretende para aquela posição, mas Witsel tem tudo para fazer as funções de Ramires tão bem ou melhor que Ramires, só é necessário que Witsel adquira as movimentações e posicionamento correcto para quem joga naquela posição.

Iremos voltar a este sistema? Eu penso que deveriamos jogar mais vezes neste sistema com Witsel, Aimar, Nolito (ou Gaitan), Saviola e Cardozo, com Bruno César como alternativa a Aimar, Rodrigo a Cardozo e Nelson a Saviola ou vice-versa. Este sistema pode ser o ideal para jogos em casa com equipas mais acessíveis.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Gaitan no banco? Curiosa maneira de ver o futebol...

    ResponderEliminar
  2. Servirá para jogar em casa contra equipas fracas.

    De resto de acordo com o John Billy #32, Gaitán no banco?

    ResponderEliminar
  3. Gaitan no banco...mas não tanto...temos que o pôr a jogar para nos render os milhões de que necessitamos.

    ResponderEliminar
  4. Caro pjsimões, sinceramente, não sei pelas carcaterísticas diferentes deste plantel se estará ou não de volta o rolo compressor, e nem isso me interessa muito, quero isso, este rolo compressor de pontos, isto sim dá títulos e a verdade é que nisso este Benfica tem sido um rolo bem superior ao que foi campeão.
    Embora obviamente, a época do título tenha sido marcante pela fantástica qualidade do futebol e julgo que ninguém fica indiferente a isso, mas o que eur quero mesmo é ser campeão.

    ResponderEliminar
  5. ... "mas Witsel tem tudo para fazer as funções de Ramires tão bem ou melhor que Ramires, só é necessário que Witsel adquira as movimentações e posicionamento correcto para quem joga naquela posição."...

    Se analisarmos as aptidões morfológicas por um lado e as componentes técnico-tácticas por outro, chegamos à conclusão, que sendo ambos excelentes jogadores não estão talhados para desempenharem as mesmas funções.
    Witsel é um jogador cerebral, exímio no controle da bola,impondo e controlando os ritmos do jogo.
    Já Ramirez pela dinâmica e velocidade que impunha ao jogo funcionava como um fantástico desiquilibrador do jogo e que no modo como deambulava nas faixas laterais e pelo modo como pisava terrenos interiores acabava por dinamitar as defesas contrárias.
    O ideal seria voltarmos a ver o "queniano" vestir o manto sagrado :-)

    ResponderEliminar
  6. Jogava ora Gaitan ora Nolito, qual é a crise? Gaitan tem lugar cativo?

    A minha opinião é que Witsel faria de forma exemplar as funções outrora feitas por Ramires.

    Quando falo em rolo compressor, falo no sistema táctico e nas movimentações, o futebol praticado pode ser mais cerebral, coisa que Witsel e Aimar fazem como ninguém.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking