No jogo com o Rio Ave JJ decidiu colocar em campo uma equipa e um sistema de jogo que eu há muito gostaria de ter visto jogar. Ao lado está o esquema utilizado por JJ contra o Rio Ave e vejo a reedição do sistema de jogo do "Rolo Compressor" de 2009/20010 com Witsel a fazer as funções de Ramires e Nolito a fazer as funções de Di Maria. Embora Di Maria fosse um jogador que jogava mais por fora e em direcção á linha de fundo, Nolito também dá profundidade e objectividade ao ataque do Benfica mesmo jogando mais por dentro. É óbvio que Witsel não dá o que dava Ramires mas somente porque não está rotinado a fazer as movimentações que JJ pretende para aquela posição, mas Witsel tem tudo para fazer as funções de Ramires tão bem ou melhor que Ramires, só é necessário que Witsel adquira as movimentações e posicionamento correcto para quem joga naquela posição.
Iremos voltar a este sistema? Eu penso que deveriamos jogar mais vezes neste sistema com Witsel, Aimar, Nolito (ou Gaitan), Saviola e Cardozo, com Bruno César como alternativa a Aimar, Rodrigo a Cardozo e Nelson a Saviola ou vice-versa. Este sistema pode ser o ideal para jogos em casa com equipas mais acessíveis.
Gaitan no banco? Curiosa maneira de ver o futebol...
ResponderEliminarServirá para jogar em casa contra equipas fracas.
ResponderEliminarDe resto de acordo com o John Billy #32, Gaitán no banco?
Gaitan no banco...mas não tanto...temos que o pôr a jogar para nos render os milhões de que necessitamos.
ResponderEliminarCaro pjsimões, sinceramente, não sei pelas carcaterísticas diferentes deste plantel se estará ou não de volta o rolo compressor, e nem isso me interessa muito, quero isso, este rolo compressor de pontos, isto sim dá títulos e a verdade é que nisso este Benfica tem sido um rolo bem superior ao que foi campeão.
ResponderEliminarEmbora obviamente, a época do título tenha sido marcante pela fantástica qualidade do futebol e julgo que ninguém fica indiferente a isso, mas o que eur quero mesmo é ser campeão.
... "mas Witsel tem tudo para fazer as funções de Ramires tão bem ou melhor que Ramires, só é necessário que Witsel adquira as movimentações e posicionamento correcto para quem joga naquela posição."...
ResponderEliminarSe analisarmos as aptidões morfológicas por um lado e as componentes técnico-tácticas por outro, chegamos à conclusão, que sendo ambos excelentes jogadores não estão talhados para desempenharem as mesmas funções.
Witsel é um jogador cerebral, exímio no controle da bola,impondo e controlando os ritmos do jogo.
Já Ramirez pela dinâmica e velocidade que impunha ao jogo funcionava como um fantástico desiquilibrador do jogo e que no modo como deambulava nas faixas laterais e pelo modo como pisava terrenos interiores acabava por dinamitar as defesas contrárias.
O ideal seria voltarmos a ver o "queniano" vestir o manto sagrado :-)
Jogava ora Gaitan ora Nolito, qual é a crise? Gaitan tem lugar cativo?
ResponderEliminarA minha opinião é que Witsel faria de forma exemplar as funções outrora feitas por Ramires.
Quando falo em rolo compressor, falo no sistema táctico e nas movimentações, o futebol praticado pode ser mais cerebral, coisa que Witsel e Aimar fazem como ninguém.