O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Marítimo x Benfica- O que vale esta descolorida vitória!?

. 17 comentários
Perante o jogo de ontem, os benfiquistas devem ser razoáveis. Para o melhor e para o pior!
Em primeiro lugar, destaque-se o facto do Benfica, à 12ª jornada, já ter "despachado" as idas ao Porto, Braga, Nacional e Marítimo. E também já recebeu o Sporting. E em 15 pontos faz 11, o que é francamente positivo! Já o FCP, o mais directo rival, ainda não visitou Braga, os Barreiros, a Choupana, a Luz e Alvalade! Ao Sporting, falta Braga, a Choupana, os Barreiros, Braga e Dragão. A nós, das deslocações teoricamente difíceis, temos apenas Alvalade e Guimarães. Bom, isto vale o que vale, mas é significativo. Indica que sobrevivemos às mais complicadas tempestades da Liga!
De positivo, a sublinhar a enorme disponibilidade física de Javi Garcia. E a sua voz de comandante! Aimar continua fresco (tem mesmo que renovar) e Jardel tem feito um belo trabalho a substituir Luisão! E em 4 jogos consecutivos, nem podemos dizer que o "Girafa" tem sido lembrado muita vez. E nesses 4 jogos, em três não sofremos golos! Muito bom. E Witsel, jogue bem ou menos bem, quero crer que é o nosso melhor jogador! E quando saiu ontem, ficamos imediatamente expostos ao Marítimo. É fulcral no actual Benfica e demonstra que no ano passado foi um erro jogar com Javi a solo no miolo!
De negativo. Foi mais uma exibição desprovida de alma, na linha das últimas. O colectivo foi incapaz de funcionar e o afunilar do jogo constante! Não raras as vezes vimos Bruno César a conduzir a bola da direita até ao centro ou Aimar a tentar furar com toda a gente concentrada a meio. Emerson continua a ser uma unidade a menos, não desenvolve, tem medo e não sobe a preceito! E à 12ª jornada, Cap só alinhou por uma vez. E tem que se dizer, para o espanhol não jogar é porque tem de ser mesmo mau! Pior que Luís Martins. E Nolito tem de forçosamente jogar mais de início. Cardozo marcou o golo da vitória, mas até aí tinha sido nulo e prejudicial quase. Mais banco não lhe faria mal! E de destacar ainda outro facto: criamos poucas oportunidades e marcamos poucos golos. Nos últimos 7 jogos, marcámos apenas 7 golos. O que me parece pouco. Melhorámos a consistência defensiva, mas marcamos pouco.
Resumindo e baralhando. Não podemos alinhar no discurso negativista, pois passámos obstáculos difíceis e sobrevivemos, ganhando pelo caminho muito dinheiro e um ou outro jogador (Jardel). Mas não podemos ser ingénuos ao ponto de dizer que está tudo bem, que tem sido brilhante. Perdemos a Taça (e sim, a Taça é muito importante) e continuamos a jogar um futebol muito cinzento. Tem chegado até aqui, mas chegará ao fim? E se muitos criticavam o futebol da equipa de Trap, este actual também não pode estar imune à crítica. E com recursos mais vastos! Ou seja, o copo não está nem meio cheio, nem meio vazio. Está meio.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Faz lá um update ao teu tópico a dar razão ao Pedro Martins. A arbitragem realmente prejudicou mesmo o Marítimo... mas para o jogo com o FCPorto.

    Coincidências? Pois claro...

    ResponderEliminar
  2. foi "apenas" o meio campo todo que ficou impedido de jogar contra o FCPorto. Eles andam mais preocupados em assegurar que o CRAC também consegue ganhar, do que em fazer o Benfica perder... é que é mais difícil o FCPorto ganhar os jogos que precisa.

    ResponderEliminar
  3. Belo Post, concordo a 100% . Eu particularmente defendi Emerson, mas já não dá, o homem é mau de mais. Este Marítimo foi muito forte e vai dar-nos o campeonato de Inverno já na próxima jornada. Nos 2 anos de Jesus as 2.s voltas foram sempre melhores, se assim for, vejo-vos no Marquês!

    ResponderEliminar
  4. JediVermelho12/12/11 11:14

    És capaz de ter razão! Porém, não nos devemos preocupar com isso, pois só nos devemos preocupar com essas coisas tendo a nossa casa arrumada! Ou seja,com a nossa equipa oleada e a jogar bem! Até lá, é seguir em frente, trabalhar forte e melhorar!

    ResponderEliminar
  5. Bom post, concordo com o que aqui foi dito.

    Acho tb que o Bruno Cesar fez um jogo bastante mau, é dificil o Benfica jogar pelas alas com Rodrigo e Bruno Cesar a extremos, nenhum deles tem as caracteristicas para ir a linha e cruzar. Depois temos (ou nao temos) Emerson. Sendo assim, afunilamos o jogo, coisa que poderá ser prejudicial qdo os adversarios se fecharem na defesa.

    Nesta fase penso que por o Nolito de inicio é essencial.

    Aimar é gigante, para mim é o melhor jogador do Benfica, espero bem que o benfica consiga renovar com ele.

    Abraco
    Joao Pedro

    ResponderEliminar
  6. Vale 3 coloridos pontos.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. Só um facto com o Cardozo... com ele (jogando bem ou mal) temos ganho... com o Rodrigo não ganhamos metade dos jogos.

    Por melhor avançado que seja o Rodrigo, jogar com alguém fisicamente forte ao lado é essencial porque, se não, somos a versão vermelha do Sporting do Liedson. O Cardozo atrapalha os defesas, é um alvo no Benfica para as bolas altas... Já o Rodrigo não. E depois dizer: ah, o Rodrigo é mais jogador... mas a verdade é que com Aimar, Gaitan, Witsel, Bruno Cesar ou Nolito, precisamos de um gajo como o Rodrigo ou um gajo como o Cardozo?

    ResponderEliminar
  8. Artigo sóbrio para variar do histerismo branco ou preto que por aqui se lê muito.

    Destaco "o copo não está nem meio cheio, nem meio vazio. Está meio."

    Isto apesar de ainda não me ter passado a azia da eliminação na Taça.

    ResponderEliminar
  9. Obviamente.
    O Porko foi o grande beneficiado pelo SD jSousa.

    Não esquecer da supremacia benfiquista e a sua influencia no jogo do pau.

    A questão é:
    Se o Maritimo no proximo jogo não fosse ao Porko, teria aqueles jogadores amarelados?

    ResponderEliminar
  10. Só uma pequena achega...
    O Cardozo, precisa é de jogar mais, o banco faz-lhe mal, precisa de confiança (não me refiro ao golo que falhou, mas ao global) e essa adquire-se jogando.
    Pôr o Cardozo no banco para jogar o Rodrigo ainda não é o correcto.

    ResponderEliminar
  11. epá... o sistema está vivo e bem vivo.. caramba que quando o jorge sousa deu primeiro cartão amarelo ao olberdam (ou lá como se chama o homem) e aparceu na tv a dizer que era o 4º amarelo do campeonato (isto depois do roberto sousa e do rafael miranda tevem visto o 5º amarelo) pensei para mim proprio: este gajo não acaba o jogo hoje!

    tiro e queda!

    o jorge sousa transformou um jogo dificil e potencialmente tenso (em casa, com assobios à mistura..) para o porto, num jogo com grau de dificuldade, digamos, menos elevado..

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está mais uma que a CS nada diz.
    3 jogadores do Maritimo impedidos de jogar contra os Porcos. Não escrevem uma linha sobre isso e mesmo assim o treinador do Maritimo possivel adjunto de uma equipa tecnica para o FCP vem dizer que foi prejudicado. Nem mencionou que perdeu 3 titulares para o próximo jogo.
    Porque será????

    André Silves

    ResponderEliminar
  13. JediVermelho12/12/11 14:11

    André, A Bola dedicou uma caixa acerca das suspensões dos maritimístas! Intitulou-a de "Incrível". Claro que não levantou estranheza em relação a Jorge Sousa, mas deu-lhe nota uma nota baixa, pelo excesso de rigor nos cartões... Mas esclareceu que o nosso golo é perfeitamente legal, sendo que houve um fora de jogo mal assinalado, que deixaria um jogador nosso isolado com Peçonha.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o post e acrescento só que tal como Jesus, não o treinador mas o profeta, disse que "nem só de pão vive o Homem...", pego nesta frase e reescrevo-a dizendo, nem só de bons jogos vive o Benfica. Quem diz Benfica diz manchester, Barcelona, Perosinho, não interessa. É verdade que o Benfica nestes ultimos 4, 5 jogos, tem praticado um futebol Q.B. (quanto baste), ou seja jogar o necessário, põr alguns adeptos com o coração a 200km/h, mas sobretudo marcar minimamente o golo necessário para a consequente vitória (tirando o jogo da taça mas isso é outra história). Quero dizer que estou contente, ao contrário de muitos, com este momento do Benfica. Com as alterações no 11 a cada jogo por parte de Jesus, com as opçôes por ele feitas e pelo jogo supostamente que não se vê o "joga bonito" que dá os mínimos que nós queremos que é a vitória e os 3 pontos. Explico então porquê. O Benfica para mim tem o melhor e mais vasto plantel da Liga desde o ano que foi campeão...temos jogadores capazes para cada posição do terreno e quem salta do banco é capaz de substituir e bem quem saiu. Isto para chegar onde. Para chegar a um ponto muito importante. O Benfica, ou melhor os jogadores do Benfica, nos últimos anos se têm reparado, na primeira metade do calendário geralmente fazem jogatanas de outro mundo com precalços pelo meio mas que fazem a mim, a vós e a todos os adeptos do futebol deliciar-nos ao ver tais jogos como goleadas e jogadas fantásticas...mas....e depois? Chega a Fevereiro/Março e tenho visto o ritmo a baixar, o Benfica a perder jogos importantes e derradeiros para os títulos em que participa e chega ao fim e não está ao nível que esteve na primeira parte do calendário e é mais uma desilusão ver os de lá de cima a ganhar mesmo que por vezes seja por corrupção mas adiante... Por isso é que digo que estou radiante por este Benfica, radiante por ver que tem estofo para ganhar o que tem para ganhar jogando como tem jogado e graças as opções do Mister Jesus. Digo e atenção, sou grande adepto das jogadas fantásticas, goleadas e tudo mais mas temos de pensar que nem sempre é assim e estar sempre com os pés bem assentes na terra. E se nós adeptos estivermos com os pés bem assentes na terra, os jogadores também estarão por causa daquilo que nós adeptos lhes transmitimos nos estádios.
    Para terminar, queria só dizer algo sobre o Cardozo.
    Confesso que já o detestei, já pedi imensas vezes para ele ir embora e ás vezes me poê a cabeça a ferver como ontem do lance de baliza aberta mas...cheguei à conclusão e a verdade é uma...Cardozo é lento, pouco tecnicista e malandro...mas é dos avançados mais opurtonistas, remate forte e eficazes que o Benfica e a liga portuguesa tem! e é SÓ (corrigam-me se estou enganado) o avançado estrangeiro com mais golos pelo clube...e só tem 3/4 anos de Benfica...e pensem assim...nem saviola que já foi de classe mundial (sejamos realistas), consegue pôr aquele traseiro paraguaio no banco...os extremos que cruzem a bola para o Tacuara que ele sabe bem o que fazer.
    Com isto termino, Abraços a todos os Benfiquistas e principalmente aos bloguers deste blog

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada12/12/11 17:23

    Prefiro ganhar jogando mal, que perder jogando bem... Por isso estou contente com a vitória de ontem, com os três pontos amealhados e a com a perservação da liderança ainda que a par dum certo clube corrupto do norte!
    Contudo, nada disto invalida que critique a actuação menos conseguida de ontem.
    É um facto que as coisas nem sempre nos correm bem; mas ao Benfica, já há uns 3/4 jogos que as exibições tem deixado muito a desejar.
    O Benfica tem jogadores e treinador que podem e devem fazer mais, muito mais.
    Vamos esperar que as mini férias de Natal sejam um tempo retemperador para encararmos a sua metade da época com valentia e a esperança de, em Maio, estarmos no Marquês e em todo o mundo a festejar mais um título! Temos tudo para que tal aconteça!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  16. Estive todo o dia fora do computador e como é bom chegar a casa, ligar a net e ver um belo poste acerca do jogo de ontem, escrito que nem uma radiografia a 3 dimensões.

    Os comentários também estão de 5 estrelas.

    QUE BONITO É !!!!

    ResponderEliminar
  17. Pedro Silva12/12/11 22:18

    Boas, não costumo escrever aqui mas leio regularmente. Concordo com alguns comentários, emerson não serve e nolito não se entende porque não joga de inicio. Está a jogar bem melhor que o bruno césar. Quanto ao aimar? Só um cego não vê que sem ele o nosso futebol é banal.. Não renovem com ele que não é preciso...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking