O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2011

É favor de carregar no botão da Pausa (e reflectir sff)- Actualizado e modificado

. 6 comentários
Amigos, passei mal a noite! Incrédulo perante mais uma Taça de Portugal que foge ao Sport Lisboa e Benfica! Aliás, já não me bastava ter de passar o fim de semana no meu local de trabalho, fui-me deitar na angústia e o peso na mente de ver o meu Benfica a ser eliminado nos Barreiros. E minutos depois do apito final, o sms da ordem, vindo de um amigo "lagarto"... Se isto não custa a uma pessoa, não sei o que custará! Não ponho em causa o vosso benfiquismo, mas isto a mim, mata-me. Mexe com o meu o sistema nervoso e fico atordoado!

Muitos já procuraram bodes expiatórios: JJ, LFV, Emerson, Rúben Amorim, etc. Creio que possivelmente dentro deste lote podemos incluir o comum adepto do Benfica e sim, nós, os "bloggers" também. Nós, lá porque temos a inteligência de nos sentarmos atrás de um teclado não podemos ter a pretensão de ter a solução milagrosa para tudo! E muito menos ter a pretensão de defender o indefensável!

Aos benfiquistas recomenda-se desde já (mais uma) dose de paciência. Assim como não podemos entrar na política de terra queimada, basta de perdão na derrota! Basta da futurologia bacoca, basta de carneirada! Chega dos ataques a outros benfiquistas. Chega do ataque simplista ao sistema. É hora de reflectir o que é e o que tem que ser o Benfica, em vez da defesa dos elementos deste clube "porque sim"! Basta de "o campeonato é que é importante"! Basta mesmo! No que resta desta época há um título de campeão nacional para ganhar! E se o atingirmos, tudo isto se desvanece! Mas as vitórias são feitas de sacrifício! E não de basófia. De falta de arreganho. O adepto do Benfica tem o dever de exigir sempre o máximo dos seus jogadores! Foi isso que nos tornou grandes! De há uns anos para cá insistimos na nossa grandeza por boca...

Jorge Jesus errou! Isso pareceu evidente! O nosso treinador tanto tem de bom, ao nível da qualidade do futebol que apresenta, como depressa comete alarvidades de palmatória. Lamento-o! Adiante. Ontem, eu havia dito que não havia muito por JJ "pecar". Pois para além dos indisponíveis Luisão e Cardozo, entraria Eduardo e o resto era igual. Maxi, Javi e Aimar estariam em campo. Os jogadores que entraram ontem, muitos deles estão abaixo do nível exigido para um desafio desta grandeza! O Marítimo é, efectivamente, das melhores equipas do ano! E de novo com um erro de palmatória de JJ, o Benfica pagou caríssimo! Como aconteceu em tantas ocasiões! E é isso que o treinador tem de perceber! E é isso que LFV tem de alertar o seu funcionário!


Vamos ao aspecto prático. Pergunto eu, como é que o Benfica quer a supremacia do futebol português se a última taça foi ganha em 2004? Como é que o Benfica que ser o líder se a cada coisa boa o Benfica enche-se logo de ar!? Sabem qual é uma das coisas que não perdoo a LFV? Em 2005, o Benfica ganhou a Liga no Bessa a um Domingo. No Domingo a seguir, íamos ter a final da Taça. Lembram-se do que o Benfica fez durante essa semana? Pois... A nossa grandeza mede-se pela nossa atitude, número de sócios e adeptos, pela credibilidade e qualidade das nossas infraestruturas. Mas sobretudo pelos TROFÉUS! Pensar o contrário é ilusório! Aliás, os factores que mencionei são acima de tudo catalizadores para... troféus! Nos rankings dos maiores clubes do Mundo não irão lá aparecer a devolução de telemóveis, um museu ou a renovação de Maxi! Aparecem troféus! Títulos conquistados! As fotos dos nossos capitães a levantar mais uma taça! E não a caneta da assinatura de um contrato!

Ontem, vi os títulos dos "posts" em vários blogues afectos ao nosso clube. Fiquei preocupado! A exigência foi-se. Instalou-se a normalidade da derrota! O conformismo! Instalou-se o "enfim"... "A Taça não interessa". O que se segue? "Perdemos o campeonato por causa do sistema e a Liga dos Campeões por inexperiência..."?


De há uns tempos para cá, tenho elogiado LFV. O site, a serenidade na semana pré e pós "derby", a (não) resolvida estória de Maxi, o afastamento progressivo da SporTV, etc. Mas a verdade é que o edifício do futebol na componente jogada continua frágil. LFV sente que este ano é decisivo! O apoio a Fernando Gomes fragilizou a sua posição. O afastamento da Taça de Portugal tornou a sua situação mais precária. Sendo o Benfica um clube, ao nível financeiro e institucional, credível, no futebol não se pode sobreviver sem títulos. É a lei! E LFV tem-se (propagandisticamente) sobreposto a ela! Dura realidade, amigos! Mas no "ano do futebol" a lei não se pode contornar. Acho eu... Pois neste momento, para o Benfica o único cenário admissível é a vitória na Liga (na Taça da Liga, já agora) e a passagem aos Quartos de Final da Liga dos Campeões (aqui depende do sorteio...). Porém, ganhar ao Otelul é obrigatório! E se não acontecer, que não me digam que estavamos apurados e bláblá!


É claro que dei só a minha opinião sobre o actual estado da Nação benfiquista. Não posso ter, para já pretensão a mais nada! Mas não contem comigo para passar a mão pela cabeça dos jogadores, treinador e dirigentes! Merecem o estádio cheio com o Otelul (em princípio, lá estarei), mas com um ambiente tenso para obrigar o jogadores a correr mais... Mas que ninguém ponha na cabeça aquela onda do "agora é levantar a cabeça"... Não! Agora é correr e jogar muito mais caramba!

Se tudo isto é assim? Não sei... Aqui especula-se "com seriedade", nada mais. E não nos escondemos! Amamos o Benfica e quando se ama alguém não lhe escondemos o que pensamos! Falamos e tentamos melhorar! E se o Benfica tem que melhorar!


VIVA O BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. JJ..MEU IMBECIL VAIDOSO,TIHAS 4 POMBINHAS 1 JA ESCAPOU.JJ..MEU IMBECIL VAIDOSO,TENS 3 POMBINHAS.JJ..MWU IMBECIL VAIDOSO A POMBINHA 4 E MUITO MAGRA(TAÇA DA LIGA) A POMBINHA 1 VOA MUITO ALTO(LIGA CAMPEOS) SO NOS RESTA A POMBINHA 2 CAPICE SEU IMBECIL? SE NAO A CONSEGUIRES CAÇARLEVAS 1 SOVA TAO GRANDE QE ATE VAI DOER AO TEU AVO QE JA MAROU A 30 ANOS CAPICE ,,SEU IMBECIL VAIDOSO.SLB ASTE LA MUERTE.

    ResponderEliminar
  2. Belo texto. Totalmente de acordo.Só com exigência se consegurá um futuro melhor. Está na hora!!!

    ResponderEliminar
  3. "um ambiente tenso para obrigar o jogadores a correr mais"
    Não percebes nada disto.
    Se fosse assim, contratavam-se 20 obikwelu's e ganhava-se a toda a gente!
    vai lá ajudar os teus amigos a assobiar o Cardoso e a bater palmas ao Rodrigo!

    ResponderEliminar
  4. "mas com um ambiente tenso para obrigar o jogadores a correr mais" Mas que dizes? Es adepto da educacao do levas ja com o cinto? E isso? Vergastadas nas pernas na escola? O ambiente tenso em que somos tao especialistas ja deu cabo de muita mas muita epoca. Sao ondas vermelhas que nos levam aos titulos e sao ambientes tensos que no-los tiram.

    ResponderEliminar
  5. JediVermelho3/12/11 16:35

    Sim, tenso e intenso! Não com indeferença perante resultado tão negativo! Talvez me tenha exprimido mal!

    ResponderEliminar
  6. Ao anonimo, dao as ondas vermelhas de que? As ondas vao e veem mas se a nau e fraca este vai ao fundo. Vai-te fiando e depois nao digas que vais andar mais 30 anos ao tio tio. Ha que exigir sempre mais e quando isso nao acontece vem a fraqueza dos docinhos de mel. Sao jogadores, treinadores e quejando que ganham balurdios e nao see admite depois de estar a vencer permitir uma reviravolta de dois golos perante uma equipa que sempre sera mais fraca, mas que fez das fraquezas forcas para levar a sua avante. O unico jogo decente dos ultimos 5 ou 6 foi os da segunda ljnha que efectivamente mostraram um fio de jogo agradavel e mesmo entusiasmante. Estas vedetas so sabem e entregar as bolas ao adversario como se nao treinassem ou andassem a brincar. Mais de 90% das bolas ganhas pelo adversario nao sao ganhas mas sim entregues em perdas de bola ou mau passe. Nao tem sido assim? Entao sou eu que nao percebo nada disto perante estas sumidades que no teem feito andar atras do ouro sem nunca lhe pormos as maos ha mais de 30 anos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking