O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2011

Displicência

. 7 comentários
Parabéns aos atletas, Técnicos e Dirigentes do Marítimo pela justa vitória. Foram, efetivamente, a melhor equipa em campo; muito compactos a defender, guarda-redes talentoso e concentradíssimo, muito boa ocupação dos espaços a meio-campo, muita mobilidade sincronizada, muito empenhamento, e qualidade técnica individual q.b. Dois belos golos, sobretudo o primeiro, cujos autores felicito em especial (O Samir é das escolas do Benfica).


Estou decepcionado mas não revoltado, pois o adversário ganhou com lealdade: Aconteceu futebol.


Este foi um daqueles jogos em que me pareceu que sei mais de futebol que o Jorge Jesus (passe a imodéstia). Até à entrada do Aimar, a nossa equipa parecia um “bando de gandulos” a jogar à bola equipada à Benfica!


O primeiro fator decisivo foi a falta de atitude geral; devagar e devagarinho, esperando calmamente a chegada da bola para então fazer um passe de 3 metros para o lado ou para trás.


O segundo fator foi o deficiente posicionamento no terreno na fase defensiva, motivo pelo qual os nossos atletas passaram grande parte do tempo a correr atrás da bola como totós.


O terceiro fator foi a total falta de intensidade e dinâmica de jogo na fase ofensiva; mobilidade sincronizada, profundidade, amplitude e finalização. Continuamos, estupidamente, a dispensar o uso das alas, indispensável a qualquer equipa que quer ser grande (quanto a mim).


Quarto fator; não compreendo como é que, um atleta desta categoria, nas imediações da área, em posição frontal e sem oposição imediata, resolve passar para o lado em vez de rematar para o golo. A sério; com um mezinho de treino, e sem bazófia, até eu faria melhor!


Mais uma vez - a terceira, que me lembre - sofremos um golo - o segundo - na sequência de uma substituição. É demasiada coincidência. Há algo errado neste processo; parece que os atletas “desligam” por momentos, revelando fadiga mental ou física ou preguiça.


Com o Aimar em campo tudo mudou, passando a nossa equipa a praticar futebol ofensivo de qualidade, com intensidade, mobilidade e amplitude surgindo várias oportunidades para marcar, com o GR do Marítimo a brilhar. Tarde demais!

O Eduardo foi mal batido no segundo golo, mas fez duas excelentes defesas com a nossa equipa ainda em vantagem. A grande-penalidade foi muito duvidosa mas a jogada que a originou foi excelente - parabéns ao Nolito.


O Sr. Árbitro esteve bem apesar da grande-penalidade e de alguns fora de jogo mal tirados que nos prejudicaram.

O que terá pensado Jorge Jesus? Não percebeu a tempo o que estava a acontecer ou menosprezou o adversário? Porque é que eu - muitos de nós - percebi e ele não? Queria poupar os titulares? Será que não queria ganhar o jogo?


Preocupa-me a falta de alternativas visíveis ao Aimar. Gaitan, Bruno César ou Amorim não poderão ser alternativas possíveis? Haverá outros? Se não há, teremos que recorrer ao recrutamento, quanto antes.


Sou adepto da escola do nosso José Augusto, segundo a qual; primeiro faz-se o trabalho de casa, isto é; apresenta-se a melhor equipa e ganha-se o jogo. Depois então faz-se a gestão do resultado poupando alguns atletas nucleares. Ah! Entretanto, usa-se e abusa-se das alas.


Já foi dito por outro “colega” e eu corroboro; não me agrada o discurso estafado do “somos os melhores, somos os maiores, etc. Sejamos humildes exceto na ambição, no querer ganhar.


O melhor é o que ganha e não o que o afirma!


Posto isto, há um debate a fazer acerca da importância, para os melhores clubes, das Taças de Portugal e da Liga. Têm a palavra os gestores dos clubes, mas, duvido que dêem retorno económico significativo . Por outro lado, põem seriamente em risco o êxito desportivo destes clubes nas competições financeiramente e desportivamente relevantes; o Campeonato Nacional a Champions e a Liga Europa. Fica para outra vez.

Um abraço a todos

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Finalmente alguem que saiba ver futebol neste bloque ao contrario de outros que so censuram a verdade que sao tapados androides e seguidores de vieira e de jesus, socio 51190 e se me continuarem a censurar deixo de vir a este bloque que ainda tem poucas pessoas benfiquistas crediveis como este senhor

    ResponderEliminar
  2. O JJ abordou este jogo com pouca tino.
    Se não poupou o AIMAR na piscina da Naval, porque é que o poupou neste jogo? Para estar melhor na 4ª. Feira? Mesmo sem ele e em nossa casa, temos a obrigação de ganhar aos Romenos.
    É que com ele em campo é outra coisa e ontem havia suplentes em demasia. Se ele lá estivesse desde o principio fazia brilhar os tais da 2ª.linha.
    Mesmo assim, só não marcámos golos porque esse Ricardo estava em noite sim.

    ResponderEliminar
  3. Sócio 51.190
    Somos 4 administradores a moderar os comentários.
    Mas ontem apareceram dois à mesma hora e mesmos minutos. Um aceitável e o outro que era longo - logo não podia ser escrito por ti - aquilo eram hinos e odes aos resultados dos corruptos e a desgraça no Benfica.
    Anda alguém a fazer-se passar por ti, ou então és bipolar, porque tanto bates palmas como protestas, nos mesmos temas, na mesma hora e no mesmo minuto.
    Mas descansa que daqui para a frente, publicam-se todos (se passarem por mim bem entendido)

    ResponderEliminar
  4. "Sou adepto da escola do nosso José Augusto, segundo a qual; primeiro faz-se o trabalho de casa, isto é; apresenta-se a melhor equipa e ganha-se o jogo. Depois então faz-se a gestão do resultado poupando alguns atletas nucleares. Ah! Entretanto, usa-se e abusa-se das alas"

    Então aconteceu futebol ou não?!?!

    Parece-me que presunçosos somos nós! Vinte e tal jogos sem perder em todas as competições é ou não um record? E se o é, não quer dizer que era extremamente difícil aguentar mais jogos sem perder, quer se jogue ou não com os melhores? Ou será que o Benfica tem de ganhar sempre???

    Fui só eu que vi oportunidades claríssimas de golo desperdiçadas??? Isso tem a ver com jogarem os melhores??? É ou não importante a rotatividade? E se o é, não é na taça e na taça da liga que isso é possível?

    Os melhores adeptos são os que estão, sempre, com a sua equipa, e não os que ao primeiro desaire atiram-se a ela esquecendo-se de tudo de bom que até aqui tem feito: braço a braço na luta pelo primeiro lugar com os corruptos na Liga e grandes possibilidades de obter o primeiro lugar na liga dos campeões!!! É pouco? Porquê? Somos os maiores só porque somos o Benfica???

    Ridículos os que acusam os outros de um defeito que eles próprios transportam consigo!

    Perder um jogo com o 4º classificado da liga, em casa deles, sofrendo um daqueles golos que acontece uma vez na vida a jogadores pouco mais que medíocres e dispondo de 6 oportunidades claras de golo, sendo que três são na pequena área sem ninguém a estorvar não acontece muitas vezes! E todos sabemos que isto é futebol, e no futebol ganha quem marca mais golos e não quem tem mais nome! E mesmo quem tem mais nome e os melhores jogadores não ganha sempre!!!!

    Despeça-se o treinador até que se encontre um que ganhe sempre e nunca falhe! Mas, espera aí, já todas as grandes da Europa tinham perdido este ano e as duas melhores o mundo perderam com equipas bem fraquinhas quando comparados com elas! E são treinadas pelos dois melhores treinadores do mundo e tem os dois melhores jogadores do mundo!

    Devo ser um seguidista, só pode!!!

    ResponderEliminar
  5. JediVermelho3/12/11 21:36

    Eu acho graça! Acho mesmo! Quando aqui se critica JJ, muitos vêm com a "fina ironia presidencial" dizer que Quique e Camacho é que eram! Esses são os mesmo que disparam atoardas para os escribas quando criticamos LFV! Só que... ironia das ironias, quem contratou Quique e Camacho??? Engraçado, não?
    Desculpa António, retorno financeiro da Taça? A vitória na Taça de Portugal, para um clube como o SLB, nem se questiona! É uma competição a vencer e ponto final! Ou então, se é para falar em retorno financeiro, torna-se até preferível ficar em 2º a ganhar a Taça! A Liga, a Taça e a Taça da Liga, no Benfica, têm de ser competições para vencer! Pois o Benfica é e tem de ser isto: vencer! O retorno financeiro é feito com a promoção de novos valores futebolísticos (nacionais e estrangeiros) e da presença na Champions League à custa do 1º lugar na Liga!

    ResponderEliminar
  6. ... "Quando aqui se critica JJ, muitos vêm com a "fina ironia presidencial" ...

    Jedi Vermelho, eu critiquei e volto a criticar os que criticam Jorge Jesus, só porque ontem se perdeu um jogo que à partida era tido como favas contadas...
    Essa sua tentativa patética de fazer colagens fica-lhe muito mal porque alêm de falsa era perfeitamente evitável; eu nunca critiquei as suas colagens ao Bruno Carvalho o tal profeta para uns, o D.Sebastião para outros ou o Cavaleiro da Esperança para aqueles mais situados à esquerda, e tinha todo o direito de o fazer.
    Ninguém...repito ninguém, está acima de qualquer critica,e o Jedi Vermelho não é excepção,
    Se está à espera que eu estenda a passadeira vermelha a todos os seus comentários, bem pode esperar sentado !

    ResponderEliminar
  7. Olha a cabeça... continua a inchar, continua a inchar!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking