O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Competências

. 6 comentários
1. Ainda no seu último artigo, o meu colega António Barreto debruçava-se sobre questões pertinentes como o sobreendividamento do Benfica e o aumento dos custos financeiros. Explicou e bem que se justificavam em parte pela desigualdade dos apoios erários na construção das infra-estruturas e, numa perspectiva clubística, que tal se materializava numa desvantagem competitiva importante. De facto, se as benesses quanto ao Olival já por si representavam fielmente a promiscuidade entre o poder político e o FCPorto, já o Estádio do Dragão, que segundo o próprio Tribunal de Contas recebeu 137,6 Milhões de euros de apoios directos e 88,4 Milhões de euros de apoios indirectos - perfazendo um total de 226 Milhões de euros -, devem dar novo sentido ao «clube do regime». Numa época que precisamos de milagres, talvez a SAD portista tenha descoberto o Ovo de Colombo, como podemos depreender da diferença entre o projectado custo do Estádio do Dragão para os cofres do FCPorto - 123,3 Milhões de euros -, e os valores dispendidos - 98 Milhões de euros, diferença que evidentemente advém da Metro do Porto, que sendo também ela uma empresa de capitais públicos, assumiu digno de um Dragão de Ouro o pagamento das fundações do Estádio do Dragão pelo facto de ter construído nessa altura o Terminal do Dragão. Assim, dos depauperados bolsos dos contribuintes saíram qualquer coisa como 137,6 Milhões de euros em Apoios Directos por parte do Estado, 88,4 Milhões de euros por Apoios Indirectos por parte da C. M. Porto, 28,5 Milhões de euros por Apoios Ocultados por parte da C. M. Porto e ainda 25 Milhões de euros por Apoios por parte da Metro do Porto, totalizando a módica quantia de 279,5 Milhões de euros. O «centralismo» propalado por Pinto da Costa pode de facto constar com honras de distinção no anedotário nacional, não acham?

2. Seguindo o mote do «grande timoneiro» e das habituais demagogias do «contra tudo e contra todos», fácil se torna de compreender que o Benfica tem de ser muito competente, não apenas para fazer face a essa génese de favorecimentos ao FCPorto que tentam que passem despercebidos ao zé povinho, mas também aos habituais factores exógenos no plano desportivo, como representa o facto de um árbitro bater a pala ao líder azul e branco com desculpas em redes sociais.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Qualquer bandalho politico faz o mesmo que o mafioso e corrupto Peidoso da Costa. Mentem e acusa outros daquilo que fazem, criminosamente.
    Fizeram deste país uma terra de gente acocorada, com tanta mentira e engano despudoradamente deixadas impunes.

    Talvez a fomeca que se avista em larga escala faça arrebitar o mexilhão.

    ResponderEliminar
  2. Perante os indesmentíveis factos deste texto, não seria de esperar/exigir muito mais firmeza da parte do SLB? Creio que o discurso "do só nós é que interessamos" já não cola e não leva o Benfica a lado algum! Como tal, devemos exigir ao clube muito mais! Sobretudo ao nível da vigilância deste tipo de coisas!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns,esta, está a ser uma discussão profícua. Estamos no bom caminho.Voltarei ao tema enquanto está quente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Se forem ao blogue "pulpus corruptus" tem lá tudo o que tem a ver com as participações do Estado, nas suas diferentes formas, nos diversos investimentos em infra-estructuras.
    Esqueceram-se do "Centro de Estágio" do Olival que custou "apenas" 16M€. À Câmara de Gaia.
    As benesses do "Centralismo" na sua totalidade dão quase 350M€. Uma quantia astronómica e obscena.

    ResponderEliminar
  5. Farfalho, o maltês, tirando o Rui Rio temos de fazer uma grande ginástica para recordar alguém que não se tenha promovido politicamente sorrindo para a fotografia ao lado de Pinto da Costa. Claro está, sempre às nossas custas.

    Qui-GonJinn, completamente de acordo. Mas nós - benfiquistas - também temos culpa no cartório, quando o LFV se envolveu no Apito Dourado dizíamos que eram desculpas de quem não ganhava nada. Sem me querer afastar muito do tópico – apenas pretendo realçar como nos relacionamos com esses aspectos extra-clube, acho que importa dizer que faz hoje precisamente 5 anos que o presidente benfiquista, depois de entregar na FPF dois documentos (provas evidentes de corrupção em jogos de juniores), deixava um apelo para que os responsáveis pelo futebol português assumissem «claramente» que «havia corrupção no futebol português». Perante o ‘no pasa nada’ de outro ‘político’ – Madaíl, perito em andar entre as gotas da chuva sem se molhar - LFV reforçou dizendo «ele (Madaíl) para ser presidente depende das Associações, mas era preferível não ter o apoio de algumas». E aqui estamos 5 anos depois a lamentar que o Benfica tem tido uma atitude passiva em aspectos “alheios” ao nosso clube. A aplicabilidade do RJFD levou uma pequena eternidade como sabemos por causa dessas mesmas Associações que sempre quiseram única e exclusivamente controlar Arbitragem e Disciplina, e o que nós - benfiquistas fizémos na altura (e atenção que não me ponho em bico de pés), foi alinhar no coro da Comunicação Social da ‘caça aos gambozinos’, criticando o LFV por se andar a preocupar com aspectos que hoje talvez compreendamos a importância.

    Caro António, cá fico à espera.

    Manuel, fiz uma pequena referência ao Olival no texto mas obrigado pelos números... é sempre a somar.

    ResponderEliminar
  6. Rui Rio...bem lembrado Bolandas.
    O RUI RIO ganhou as eleições da Câmara do Porto contra o corrupto, por três vezes e com maioria absoluta...e sempre a subir.
    Para quem julga que o clube que brinda com putas os árbitros é maioritário na cidade do Porto, aqui tem uma amostra!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking