O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Anti-Benfiquismo

. 30 comentários
Há muito tempo que percebi que um dos principais inimigos do Benfica são os Benfiquistas. Este blogue é um bom exemplo disso. Demasiados adeptos Benfiquistas confundem a crítica construtiva, fundamentada, própria da natureza Democrática do Benfica, com a crítica compulsiva, irracional, resultante das frustrações desportivas ou outras.

Este é um dos melhores trunfos dos nossos principais adversários, principalmente de Pinto da Costa que há longos anos o utiliza em proveito do seu clube recorrendo a uma panóplia de subtilezas que só os muito atentos percebem. Décadas de promiscuidade e cumplicidades várias associadas às desastrosas alterações dos quadros competitivos promovidos pelas superestruturas do futebol internas e externas, conduziram ao cerco estratégico do Benfica.

De facto, a indigência financeira de grande parte dos clubes colocou-os na órbita do Porto, tornando-os seus aliados incondicionais, proporcionando-lhe o domínio indireto das instituições desportivas bem como benefícios desportivos e financeiros decisivos. Daqui resultou o isolamento clubístico e institucional do Benfica bem como um ambiente geral de hostilidade à sua volta, diligentemente fomentado.

Apresentar o Futebol Clube do Porto (FCP) como estandarte da alegada futura Região Norte foi o maior trunfo de Pinto da Costa, proporcionando ao seu clube, alegadamente, apoios de vária ordem dos principais partidos do poder. De facto, o FCP, sendo um dos instrumentos de propaganda da Regionalização, beneficia, alegadamente, da sujeição das leis da República aos seus interesses, abusivamente entendidos como da Região, por parte de várias entidades locais e nacionais. Os exemplos envolvendo o Benfica são tão devastadores que nem os vou referir aqui.

Lembro que, os principais intervenientes do Processo do Apito Dourado não foram condenados judicialmente devido à revisão do Código Civil efetuada previamente por acordo entre os principais Partidos e que invalidou a utilização das escutas como meio de prova para crimes puníveis com pena de prisão inferior a cinco anos impedindo ainda a sua transcrição pública sem consentimento dos escutados. Considerando ainda, que a acusação dos arguidos foi elaborada pela Exmª Srª Drª Maria José Morgado, magistrada de uma competência e seriedade a toda a prova, concluo sem medo de errar, que nem o poder político nem o poder judicial envolvido estavam interessados na condenação dos principais arguidos.

Também na comunicação social o Benfica está isolado; Correio da Manhã e Record são Cofina, afeta ao Sporting; Diário de Notícias, Jornal de Notícias, o Jogo, TSF, SporTV, são Olivedesportos, afeta ao Porto; Público é Sonae, afeta ao Porto; Expresso e Sic são Impresa, aparentemente isentos, no entanto, a secção desportiva do Expresso, quanto a mim, mostra uma tendência clara para o Porto; RTP1 e RTPN são instrumentos de propaganda do Norte e do Porto; a Bola aparentemente pluralista, permite no seu seio fundamentalistas como Sousa Tavares, Rui Moreira Olímpio Bento e outros, censurando, alegadamente, comentadores afetos a outros clubes e inibindo-se de denunciar frontalmente as irregularidades desportivas que regularmente passam sob os nossos olhos. Sobra a TVI, eventualmente isenta. Não me lembro de mais nenhum jornal relevante. Resta ao Benfica, o seu jornal e a sua TV!

No plano financeiro, sugiro aos leitores que se informem, da identidade dos acionistas de referência do FCP e dos elementos constituintes do seu Conselho Consultivo. Quando o fizerem perceberão melhor o que está em jogo. Recordo apenas que, há tempos atrás, logo após a imprensa noticiar um alegado atraso de pagamento de ordenados aos atletas das modalidades amadoras do FCP, referiu a mesma, que, a Portugal Telecom, alegadamente, renovara, por dez milhões de euros, o contrato de publicidade que tinha com o clube. Sugiro aos leitores que se perguntem da origem do financiamento para aquisição de atletas pela Direção do FCP, nomeadamente, impedindo o Benfica de adquirir os melhores jogadores, estratégia central no “sucesso” desportivo do Porto.

Mas é aqui que Filipe Vieira dá cartas. É no plano financeiro que não conseguem isolar o Benfica, como fizeram com Vale e Azevedo. É esta uma das vias da salvação do Benfica e que Filipe Vieira tem usado para tornar o clube cada vez mais forte. Não vou mencionar as suas realizações no Benfica. Só não vê quem não quer. Nesta conjuntura, não serve de nada andar p’raí aos gritos contra o Pinto da Costa, os Árbitros, a Liga, a Federação, a UEFA, a Fifa, o Governo, ainda por cima, quando, perante a recomendação de boicote aos jogos fora, decidida regulamentarmente pelos corpos sociais do clube, os adeptos lhes fizeram o manguito! E o Pinto agradeceu!

Quem inova como Filipe Vieira tem inovado, sem paralelo em Portugal, em gestão empresarial e desportiva, não é carneiro É LIDER. Quem constitui a Fundação Benfica, apoia as vítimas do terramoto do Haiti e as vítimas das inundações da Madeira, é um profundo humanista, um coração sensível e não um ditador sanguinário como foi Estaline.

Na minha crónica anterior lancei vários temas importantíssimos e atualíssimos para debate, avançando com propostas concretas, embora sucintas. Salvo algumas respeitosas exceções, nada se desenvolveu, apenas insultos sórdidos ao Presidente do meu QUERIDO BENFICA. Critique-se sim, mas com inteligência, racionalidade, pertinência, respeito e em favor do Benfica! Não é necessário insultar ninguém para o criticar. Nem ao Pinto da Costa, quanto mais ao Presidente do Benfica! Quem assim procede não tem autoridade nem credibilidade de qualquer espécie para exigir seja o que for dos Dirigentes, Técnicos e Atletas do Benfica.

ABAIXO O ANTI-BENFIQUISMO!


VIVA O BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. EXCELENTE texto.
    Uma obra prima !!!

    ResponderEliminar
  2. È rídiculo dizer que toda a gente está contra o Benfica manos quem luta ferozmente contra FCP ou SCP e seus "associados"...
    "Considerando ainda, que a acusação dos arguidos foi elaborada pela Exmª Srª Drª Maria José Morgado, magistrada de uma competência e seriedade a toda a prova, concluo sem medo de errar, que nem o poder político nem o poder judicial envolvido estavam interessados na condenação dos principais arguidos."
    Mas tu sabes ou conheces alguma coisa dessa senhora??!! Não me parece!
    Não se pode dizer que existem Benfiquistas inimigos, só porque bem ou mal, opinão sobre o SLB e olho para o teu texto e...afinal o mundo está todo contra o SLB, os campeonatos que os outros ganham são "encomendados", que a norte é toda a gente criminosa e tudo se faz por crime ou batota e que não se trabalha bem! Perguntem ao Deco, ao Maniche (exemplos entre tantos outros quer a nível de jogadores ou outros) de como realmente não se trablha...
    Não se pode defender um presidente a todo o custo só porque é o presidente do meu clube!

    "No plano financeiro, sugiro aos leitores que se informem, da identidade dos acionistas de referência do FCP e dos elementos constituintes do seu Conselho Consultivo. Quando o fizerem perceberão melhor o que está em jogo. Recordo apenas que, há tempos atrás, logo após a imprensa noticiar um alegado atraso de pagamento de ordenados aos atletas das modalidades amadoras do FCP, referiu a mesma, que, a Portugal Telecom, alegadamente, renovara, por dez milhões de euros, o contrato de publicidade que tinha com o clube. Sugiro aos leitores que se perguntem da origem do financiamento para aquisição de atletas pela Direção do FCP, nomeadamente, impedindo o Benfica de adquirir os melhores jogadores, estratégia central no “sucesso” desportivo do Porto."
    E tu sabes algo sobre isso??!!!! Não me parece...

    ResponderEliminar
  3. Red Sniper6/12/11 22:00

    Alguém escreveu um dia, que todas as nossas paixões se justificam a si próprias, e parecem razoáveis e proporcionais aos seus objectos enquanto nós estivermos a senti-las !

    Este fantástico texto, é o exemplo perfeito de um profundo benfiquismo que só honra quem o escreve!

    Chapeau ao seu autor!

    ResponderEliminar
  4. Leitura obrigatória para os colegas do blog .
    Sem duvida uma lufada de ar fresco .
    Parabens ,assim fala e escreve um Benfiquista .

    ResponderEliminar
  5. que anjinho que voce me saiu oh Antonio Barreto...
    LFV conseguiu quantos títulos desde que chegou? ah pois é, tudo o resto é conversa de Benfiquista que perdeu a nocao da grandeza do nosso enorme clube. Se voce está satisfeito com a gestao de LFV, optimo para si! Eu e a grande maioria dos Benfiquistas nao estamos e por isso vamos po-lo fora do clube mal haja nova oportunidade. Chame-nos anti se quiser, mas tenho a plena conviccao que sao adeptos como eu e nao como voce que tornam o nosso clube no maior de Portugal.

    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo. Só faltou dizer (e pelo que li, foi apenas para não tornar o texto maçudo), que Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, um jovem ex-Administrador da PT (que protagonizou a mais hilariante cena já vista na AR) (http://www.youtube.com/watch?v=H7iwWVJH_Zo&feature=related).São tudo grande sócios e accionistas desse clube.
    Por outro lado, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça se diz adepto dos lagartos, mas com simpatia pelo clube da VCI (http://bussola.blogs.sapo.pt/161316.html?thread=6006564).

    A promiscuidade é tanta, que quando um acérrimo sócio desse clube e sempre presente nos jogos das Antas, foi Ministro da Administração Interna (Fernando Gomes, actual Administrador da GALP) ninguém fez barulho, já se for do Benfica... é o que se sabe.

    ResponderEliminar
  7. Um post que subscrevo na totalidade.
    Excelente!

    ResponderEliminar
  8. Dizes: "ao Presidente do meu QUERIDO BENFICA" mas querias dizer " ao meu QUERIDO PRESIDENTE do Benfica" que em 10 anos acumulou um passivo colossal, contratou várias equipas maravilha, espinha dorsal da Selecção, que teve essa ideia luminosa de pedir aos adeptos para não irem apoiar os seus ídolos e só duas vezes foi campeão. Fracos resultados para tanta gabarolice.
    J,Ramalhete

    ResponderEliminar
  9. Muito bem António Barreto, excelente post e uma lufada de ar fresco. Infelizmente não fazemos jus ao nosso lema, um dia que o façamos o Benfica decerto reeditará o seu apogeu e marcará uma nova era como o fez na saudosa década de 1960. Os alicerces estão lançados.

    Não se é menos benfiquista por se subscrever uma aposta na continuidade e há que o compreender, até porque está provado que a ruptura nada resolveu nas últimas décadas. Iluminados com fraco poder de encaixe a opiniões contrárias é o pão nosso de cada dia, que por sinal abre brechas à desdenha do inimigo. «Dividir para reinar», já dizia Pedroto. Tão pouco se confunda crítica com maledicência ou democracticidade com volatilidade. Bater por ódio, sem critério ou timing, é um mau serviço que prestam ao nosso Sport Lisboa e Benfica.

    JG

    ResponderEliminar
  10. obrigado A,Barreto pelo post que subscrevo.
    socio slb nº218219

    ResponderEliminar
  11. Red Sniper6/12/11 22:54

    ..." Mas tu sabes ou conheces alguma coisa dessa senhora??!! Não me parece!"...

    ..." E tu sabes algo sobre isso??!!!! Não me parece..."..

    Genial man! genial !

    ResponderEliminar
  12. JediVermelho6/12/11 23:03

    Já expliquei o que é a "estalinização". E insisto nela! Onde estão os títulos que engrandecem este clube? Onde está o combate à corrupção, ao apoiar o "Facturas"? Por duas vezes! E chama amigo ao Oliveira! E faz aqueles negócios esquisitos com jogadores (Roberto, Simão, "a espinha dorsal", etc) Desculpa, achas mm que um presidente do RMadrid aguentaria c tão fracos resultados???

    ResponderEliminar
  13. E que fez LFV (apresentem-me casos concretos) contra o sistema? Se não achasse o post ridículo,até seria levado a pensar que é um texto encomendado pelo presidente do Benfica!!! Eu só pergunto como é que um clube de uma grandeza transversal, não apenas entre a população portuguesa mas também entre as populações lusófonas, pode ser dirigido por um bom homem que em não sei quantos anos conseguiu ganhar 2 Ligas...Ah! e quase ganhava isto e aquilo e aqueloutro...se não fosse o sistema. Quem não tem coragem para enfrentar os inimigos, não merece fazer parte da galeria dos Grandes Presidentes do Glorioso Benfica!

    ResponderEliminar
  14. Depois de uma análise ao texto, apenas quero tecer dois comentários:

    1 -"Mas é aqui que Filipe Vieira dá cartas. É no plano financeiro que não conseguem isolar o Benfica"

    Oxalá seja como diz. Obra, não falta, mas o passivo (colossal) assusta e vamos lá ver quando a direcção mudar, as surpresas que vamos ter!

    2 -"Quem inova como Filipe Vieira tem inovado, sem paralelo em Portugal, em gestão empresarial e desportiva"

    Diga-me lá em que é que Vieira inovou? Tudo o que temos que os outros não tem - TV e Fundação - tem alguma coisa a ver com a vertente desportiva? E tudo o resto que nós temos os outros também tem e até tiveram antes de nós... - Centro de Estágio e Estádio -
    Portanto, diga-me lá onde está a inovação? Ah! Já sei. Inovou na carrada de contentores de jogadores que comprou. (muitos deles nem entraram na Luz!)

    Convém não esquecer e eu quero realçar que o Benfica não é uma empresa de negócios, mas sim um CLUBE DESPORTIVO!

    Para mim, há muito que o tempo de Vieira expirou! Rezemos para que as surpresas não nos dêem um grande desgosto. É que obra, há efectivamente. Mas não está paga e isso tem que ser tomado em consideração!

    ResponderEliminar
  15. Red Sniper6/12/11 23:17

    ..." Eu e a grande maioria dos Benfiquistas não estamos e por isso vamos po-lo fora do clube mal haja nova oportunidade" ...

    .."mas tenho a plena convicção que são adeptos como eu"..

    Caro Manuel Santos, não sei onde foi buscar os dados para fazer as afirmações acima referidas, será que tem acesso a dados ou estatísticas que nós desconhecemos ou isso não passou de um simples desabafo ?
    Por enquanto, quem elege ou destitue os orgãos sociais do clube são os sócios e " jamais" os adeptos...
    Como penso que é um pessoa bem intencionada,quando tiver tempo leia calma e tranquilamente os estatutos do S.L.B.

    http://pt.scribd.com/doc/16599140/Estatutos-Sport-Lisboa-e-Benfica

    ResponderEliminar
  16. JediVermelho6/12/11 23:19

    Subscrevo o comentário do Fernando Manso a 100%! Honestamente, discordo totalmente do texto do António Barreto, a quem já vi muito melhor! Muito! Sublinhe-se os dois campeonatos apenas ganhos por LFV! Ainda dou de barato que nos primeiros anos de presidências as coisas estavam feias! Mas a partir da conquista de 2005, já com o clube perfeitamente capaz de competir pelo título passaram-se 6 temporadas! E em 6, o SLB apenas venceu uma Liga! Credo... Na Taça de Portugal, os números são ainda mais deprimentes. Até o Sporting ganhou mais! Para não falar do FCP! Aliás, até o Sporting tem mais finais Europeias em 10 anos...

    ResponderEliminar
  17. Grande, Grande post Antonio Barreto! Bravo. . . Identifico-me totalmente com a sua maneira de pensar, de sentir o Benfica mas como é obvio estou muito longe do seu poder de argumentação.

    Sem duvida alguma que desde sempre e mesmo nas épocas que o Benfica ganhava tudo, os maiores inimigos do Benfica foram sempre os Benfiquistas e repito, até mesmo quando ganhava-mos tudo! O que é facto é que pinto da Costa e sua matilha ao longo destes anos todos têm-nos tirado muita força e isto acresce ao facto dos Benfiquistas enverdarem por uma critica facil contra o clube, não sei, dá-me ideia que é mais uma auto-defesa quando as coisas não correm bem para o nosso lado.
    Assim como a nossa tão falada "mistica", outro fenómeno que nunca saberei descrever é esta constante chuva de criticas mesmo quando ganha-mos tudo. É algo que me ultrapassa sinceramente pensar como existem sujeitos que dizem ser Benfiquistas, serem os primeiros a criticarem destrutivamente o clube. Claro que nunca pode-mos ganhar sempre, claro que erra-mos contratações, claro que não temos só Benfiquistas a servir o nosso clube, claro que temos passivo, como todos! Mas pensar que critico o meu querido clube da maneira mais fácil e barata que existe, ignorando outros factos que estão á vista de todos mas que alguns tendem em não ver. . .
    Sinceramente não contem comigo para a critica facil, para magoar o meu querido clube, para ter vergonha dele quando as coisas não correm bem, não contem.
    Vou-vos propôr o seguinte, experimentem estar num café com um grupo de amigos, ou até mesmo desconhecidos, inclusíve Benfiquistas e verão que quando o tema tem a ver com desporto, mais propriamente clubes, a conversa tende a começar sempre por criticar e denegrir a imagem do nosso clube, ao contrario de Porto e Sporting clubes com uma estrutura e organização "exemplares". Sei bem do que falo porque ja tive alguns dissabores com isso, mas façam o favor, experimentem e vão reparar que tenho razão.
    Uma coisa é certa, de mim nunca ouvirão nada que possa manchar e denegrir o bom nome do nosso querido clube, NUNCA!!!
    Critica? Sim, nos devidos termos e criticando para dentro, em local apropriado, sempre para melhorar cada vez mais, nos momentos bons e menos bons, unidos como uma verdadeira familia.
    Critica facil?? Comigo não contem!

    Mais uma vez Parabens por este grandíssimo post

    Viva o Benfica!

    JB

    ResponderEliminar
  18. brincadeira do Barreto!! LOOOOL
    só pode.

    ResponderEliminar
  19. Confesso que o teor geral do texto vai de encontro ao que penso, mas, atenção a dimensão humana do clube deixa muito, mas muito, a desejar.

    Por exemplo, soube que um famoso senhor Castro, que vendia castanhas à porta do Estádio, que é amigo pessoal de Vieira com troca de números de telefone e tudo, que tem cativo no Estádio, ele e a esposa, além de ter o carrinho de venda sempre «equipado» à Benfica, e que era, no fundo, referência e figura amiga dos adeptos que visitavam o Estádio, foi quase escorraçado por Domingos Soares de Oliveira, com a complacência, direi antes, com o assobiar para o lado, de Vieira. Concordo que tem obra feita a nível financeiro, sem dúvida, e que não há comparação possível para Vale e Azevedo.

    Só que de Vieira, da Fundação, do Benfica em si, digamos, digo que achei mal, muito mal, ver-se publicamente reacções de outros clubes, corruptos B incluídos, ou seja, o Braga, a chegarem-se à frente para a doação de sangue para testar por medula para o filho do Carlos Martins, ainda atleta do nosso clube, apesar de emprestado... Então, mesmo que não tivéssemos fundação nenhuma, não tínhamos obrigação de ter logo marcado, por exemplo, para o jogo seguinte em casa, marcado atempadamente, uma acção de recolha como a que acabou eventualmente por acontecer? Não é que ter acontecido mais tarde fosse mau, porque o que interessa é ajudar, mas a atitude. Isso é que me custa, neste Benfica... Para mim, por ora, Vieira é a opção mais forte, comparada com o que têm sido as alternativas. Mas lá porque se é melhor que as alternativas, não quer dizer que se seja o melhor possível. Gosto de Vieira, tem até ver o meu apoio, mas creio que poderá fazer muito mais com o que tem à mão, e nem sequer estou a falar a nível desportivo...

    Aquele abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  20. Ó Antonio Barreto, agora imagina, que em vez do Vieira, tínhamos um presidente que se preocupasse 100% com o Glorioso?????????!!

    ResponderEliminar
  21. Permita-me uma adenda meu caro António Barreto.

    Veja-se este documento datado de Maio de 2011:

    http://www.cofina.pt/cfn_pt/investors/assembleias_gerais/2011assemb/p5/p5.pdf

    E agora...

    http://assembleia.zon.pt/ElectronicVoteInternet_6/UserControls_Static/PTM/PT/Anexos/ANEXO_PROPOSTA_ITEM_3.pdf

    E agora...

    http://www.cmvm.pt/CMVM/Comunicados/ContrOrdMtoGraves/Documents/2007922054e14a9aa736fe654ca64d68ACTRL0201200808.pdf

    E agora...

    http://www.erc.pt/pt/transparencia/estrutura-accionista/266

    E agora...

    http://www.erc.pt/pt/transparencia/pessoa/21

    E agora...

    http://tvdigital.wordpress.com/category/cofina/

    E agora...

    http://www.futebolive.tv/2009/05/mentiras-do-correio-da-manha-continuam.html

    E agora...

    http://economico.sapo.pt/noticias/ministerio-publico-investiga-predio-da-nova-sede-da-cofina_97690.html

    E agora...

    http://forumbenfica.blogspot.com/2009/01/comunicado-sl-benfica-capa-do-record.html

    http://antonioboronha.com/2606606.html?.isPopup=true

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1379290

    http://reflexaoportista.blogspot.com/2011/12/somos-porto-nos-atletas-das-modalidades.html

    E finalmente... quem será o administrador único da Caderno Azul SGPS?

    Como conclusão digo o seguinte. Desviarmos as nossas atenções do nosso inimigo real servirá apenas para fortalecer que fraqueja cada vez que nos enfrenta olhos nos olhos.

    O Benfica fora das gestões e dos negócios tem de estar direcionado sempre para que nos quer realmente mal.

    A seu tempo virá a oportunidade dos Benfiquistas mudarem o seu rumo interno.

    Até lá defender o Benfica deve ser sempre a nossa prioridade. Para que a mudança quando aconteça (e vai mesmo acontecer não tenho dúvidas), sirva sempre os interesses do Glorioso.

    Quero que o Benfica fale de Benfica mas também que se saiba onde estão os nossos verdadeiros oponentes. Por isso desmascarar o polvo e os seus tentáculos deve ser também a nossa prioridade!

    BENFICA SEMPRE!

    PS: Por um futebol livre de anti-Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  22. Onde está esta investigação???

    http://relvado.aeiou.pt/porto/diap-investiga-alegado-jantar-pinto-costa-com-arbitro-221915

    ResponderEliminar
  23. Diretamente do site do porco Queiróz:

    http://bolanaarea.blogspot.com/2008/11/crise-est.html

    ResponderEliminar
  24. http://www.youtube.com/watch?v=p3hkHhCJWsE

    ResponderEliminar
  25. Caro NONOMAF
    Fique tranquilo que fiz chegar ao António Barreto os links enviados e que nesta página não se podem ver.
    obrigado pelo seu cuidado
    abraço

    ResponderEliminar
  26. Boa noite a todos,

    Não concordo nada com a abordagem "primitiva" que compara sucesso com títulos desportivos!
    No dia em que sentir que o meu clube começa o campeonato com 60 pontos (pq à partida pelo menos 10 equipas vão estar alinhadas/ compradas e tirarão o pé quando nos defrontarem). Ou que drigentes do meu clube pagam férias, prostitutas ou simplesmente recebem árbitros em sua casa. Nesse dia deixarei de ser o sócio 20 e tal mil desse clube...

    Acho que nos tempos que correm (crise económica e social e elevada mediatização dos principais eventos desportivos) os clubes desportivos têm que ser verdadeiros exemplos na sociedade, quer em termos de valores e princípios que transmitem aos seus seguidores, quer em termos de modelo de "negócio".
    Lembro que o Benfica é um clube com uma forte cultura desportiva, defensor da democracia desde sempre e que preza muito a justiça, lealdade, fraternidade e união - E Pluribus Unum.
    Julgo que ninguém gostaria de ver o nosso clube associado à corrupção, prostituição, ódio, inveja, violência, crime organizado...
    É por isso que cada vez mais defendo que o Benfica se deve virar para dentro e criar uma verdadeira dinâmica vencedora junto dos seus sócios e adeptos, que constituem o seu principal activo. O Benfica não deve depender da vontade dos bancos, dum fundo de jogadores ou de empresários que parasitam o mundo do futebol. Um Benfica forte, coeso, com grande capacidade de gerar receitas operacionais será certamente um Benfica vencedor! Será um Benfica capaz de fortalecer os seus três pilares: futebol, ecletismo e impacto social (formação, Fundação e comunicação - BenficaTv, jornal...)

    Temos que nos unir e TODOS lutarmos nesse sentido!
    Tudo isto é possível independentemente de quem nos dirige (para mim isso é o menos importante, antes pelo contrário, a personalização só serve para criar distração e alimentar jornaleiros)
    O Benfica é e sempre será dos sócios e sempre será um exemplo de pluralidade e de democracia.

    Um abraço,
    Tiago

    ResponderEliminar
  27. Epa ó fernando manso, se quem não enfrenta os inimigos não merece constar como presidente do Benfica o que dizer de Fernando Martins com as suas negociatas no Altis e as suas promiscuidades com Pinto da Costa, e o Manuel Damásio que foi tão comido que inclusive chegou a ser presidente da Liga pela mão do FCP. De facto esquece muito a quem não esquece.

    ResponderEliminar
  28. Existe uma coisa que Vieira fez que ninguém pode criticar. Levou o Benfica a um número de sócios impensável. Percebeu claramente que a força do Benfica e o que o distância de todos os outros clubes portugueses é a sua massa associativa e o impacto que isso tem.

    À 10 anos não tínhamos nada, havia ordenados em atraso, o nosso maior ídolo dos anos 90 foi dispensado e o Porto tinha o controle total do futebol português. Com o tempo o clube foi melhorando em todos os sentidos.

    É verdade que os títulos são poucos para o que é o historial do Benfica, mas têm vindo a aumentar com o passar dos anos. O Benfica está cada vez mais forte e isso vai enfraquecendo os outros clubes. Sporting e Porto nestas duas épocas para manterem o nível alto comparado ao do Benfica tiveram de se endividar. O Porto num ano e meio aumentou o passivo em 70 milhões de euros e chegou-se a falar de ordenados em atraso mesmo no futebol.

    Muitos vão dizer que o nosso passivo é maior que os de Sporting e Porto. No entanto nós temos capacidade para o ultrapassar e temos conseguido mantê-lo (ainda sem os direitos televisivos).

    Se tudo continuar a correr desta forma o Benfica numa década distancia-se novamente dos seus rivais como aconteceu nos anos 60 e voltará a ter o sucesso que teve nessa época por muitos anos. A raízes estão colocadas, agora é preciso ter paciência para colher os frutos.

    ResponderEliminar
  29. Texto claro embora sucinto, como um blog deve mostrar.

    O anti-benfiquismo, via anti-Presidente LFV é manifesto e demasiado evidente para ser escamoteado.

    Dizem os preclaros que ser benfiquista, não é ser pró-LFV. Pois não. Mas tambem não podem ser permanentes fornecedores de munições ao inimigo (PC e CS) que, obviamente as usam contra o Benfica e não contra LFV directamente.

    Já o tenho aqui afirmado de outra maneira.
    ....................

    Sobre o norte de PC que ABarreto refere. De acordo quanto ao poder efectivo e traficante que PC exerce junto dos poderes institucionais e partidos como o PS+PSD+CDS (partidos eleitoralmente oportunistas e cheios de gente de trafificancias varias e de vira-casacas). Já no que respeita à influencia clubistica no norte, tenho para mim que o Benfica é o maior clube nortenho, falando de massa adepta.
    Portanto, o problema da corrupção é politico e é a esse nivel que tem que ser combatido. Exigir-se penalalizações ao legislador (AR) é um dever da gente seria e de todos os benfiquistas.
    --------

    Finanças,
    o Pinto da Costa viu um dos seus accionistas de referencia o Amorim, das construções Chamartins, abandonar a fossa dasantas que construiu. Sinais da falta de grana que invadiu a agremiação de Palermo, vulgo Porto.

    --------------------

    O anti-benfiquismo dos outros é mais facil de combater. Hoje. Com LFV.

    ResponderEliminar
  30. Ao anónimo das 02:51 apenas quero esclarecer que LFV merece ser presidente do Benfica (foi eleito por larguíssimas maiorias de sócios). O que não merece, na minha modesta opinião, é fazer parte da galeria dos Grandes Presidentes do nosso Clube.Esses referidos, obviamente que também não têm lugar na galeria dos Grandes Presidentes...acho eu.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking