O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de outubro de 2011

Os números da Sporttv

. 9 comentários
Actualmente a Sporttv tem cerca de 600 mil assinantes que lhes dão cerca de 158 milhões de euros ao ano. Em quatro canais, têm 54% da emissão dedicada a modalidades e 38% ao futebol e os restantes 8% são programas e notícias. São números divulgados pelo Expresso.

O único conteúdo que revendem é o da liga de futebol onde têm exclusividade (a tal que o Vale Azevedo provou em tribunal ser ilegal) e por este conteúdo estima-se que recebe perto de 200 milhões entre publicidade dos jogos e revenda dos direitos. Consideremos que recebe ainda mais 10 milhões de publicidade por ano sobre todo o resto da emissão nos quatro canais.

São 370 milhões de receitas que tem o Oliveira na Sporttv onde tem o pleno de todas as modalidades, todo o futebol e suporta quatro canais.

A pouco mais de seis meses do arranque de um alegado canal, o Paes do Amaral não teve estofo e e calhar não teve recursos para pagar os 8 milhões que o Oliveira deu pela Champions até 2015, as emissões do Benfica, se as comprasse só seria a partir de 2014 e mesmo assim o Oliveira tem preferência sobre elas até 2016. Se olharmos para os números do Oliveira, fica claro que a Liga Espanhola vale perto de zero para arrancar com um canal em Agosto de 2012.

Se olharmos para as receitas, que tendem a ser cada vez menores com a quebra económica e do mercado da publicidade, vemos que o tecto que o Oliveira tem são 370 milhões (que vão descer ano após ano) e como se nào bastasse os custos com os direitos estão a aumentar com o Sporting e Porto a partir de 2013 a aumentarem de 7 para 15 e 18 milhões por ano respectivamente.

Sem Liga dos Campeões, sem Porto, sem Sporting e se calhar sem muitas modalidades presas à Sporttv não se consegue arranjar subscritores que paguem o canal, nem revender direitos e publicidade de forma atractiva.

Nem cenário destes alguém acredita que o Oliveira não tem o contrato do Benfica na mão? Como disse o irmão dele uma vez, os clubes estão engessados e por muito que queiram sair não conseguem.

Olhando para os números acho claro que não há Business Case para o Amaral meter 40milhões no Benfica, mas acho que haverá para ele investir menos de metade desse valor na BenficaTV juntamente com a Meo, mantendo a BenficaTV fora da ZON, e tornando o canal fechado por subscrição de baixo valor (7 a 10€ máximo) com conteúdos do Benfica e internacionais (Liga Espanhola, outras que se consigam desviar e jogos do Mundo como a BenficaTV já tem e que podia alargar ao futebol brasileiro).

Se captarmos 50% dos clientes da Meo, serão cerca de 300 a 400 mil no final deste ano, e 500 mil ou mais em 2012/13. A 7€ ao mês são cerca de 34 milhões de euros ao ano + publicidade.

Ao não vender os direitos, não haveria lugar ao direito de opção ao Oliveira e o contrato indexado do Porto não seria revisto em alta. As nossas receitas com o canal aumentavam drasticamente e a Sporttv ia reduzir em muito os lucros que financiam muito trafico de influencias no futebol português. Como o negocio dos jornais do Oliveira está cada vez pior, esta redução de assinantes ia ser fundamental para acabar com esse financiamento que é um dos pilares da corrupção.

PS - este texto não fui eu o autor, mas o autor não me deu autorização que o identificasse
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. O truque não está na subscrição mas sim no PPV... é aí que está a janela por onde podemos penetrar na fortaleza Oliveiresca!!!

    ResponderEliminar
  2. Já o disse muitas vezes, com a BenficaTV não precisamos de andar à procura de um comprador, de alguem que nos ofereça os tais 40 milhões.

    Podemos fazer isso (e muito mais) mantendo os jogos do Glorioso na Benfica TV e com uma mensalidade mais barata.

    É só existir vontade.

    Para aqueles que dizem que nenhum canal de clube passa os jogos do mesmo vejam lá quanto é que esses clubes recebem por cederem os direitos televisivos. Eles já recebem uma bela quantia que não compensa investir no canal próprio. No caso do Benfica isso não acontece. Portanto faz todo o sentido usar oa BenficaTV. Seria uma mina!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro a ser assim, e desde que o Mamão chupista vá mamar ao cara#"#"$lho, estou 100% de acordo.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. off topic:

    Jesus voltou a convocar o Mika (3º GR) e Luis Martins para um jogo. Alguém percebe este incompetente?

    O David Simão depois da titularidade na Taça nem convocado foi. O Jesus emburra mesmo com o puto.

    Sao 21 jogadores. Mais tres do que precisa. Para quê? Esses 21 são dedicados a um dos quatro (???) avançados que convocou, ao Luis Martins e ao Mika.

    Se é para usar sempre os mesmos, para que os leva?

    ResponderEliminar
  5. Com estes dados , que acho muito interessantes acho bem que a direcção pense sério neste assunto e porque não concretizar esta mesma ideia.

    ResponderEliminar
  6. O Oliveira e a sua holding estão endividados até às orelhas. Ao contrário do que se pensa, eles têm pago valores acima do mercado para conseguirem todos os exclusivos que detém. Mas à custa de financiamento bancário, que agora está de torneira fechada. E por isso, é vital para eles a renovação do contrato com o SLB. Sem isso, garanto que o grupo do Oliveira não resiste muito tempo. Não tem como. Duvido é que LFV não ceda a Joaquim Oliveira.
    Cumps.
    Shadows
    http://irredutivelslb.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Shadows
    O Oliveira para comprar o imperio da Lusomundo pediu 300 milhões ao BCP que ainda não começou a pagar, nem se quer os juros, porque o seu amigo Vara o ajudou a prolongar isso para as calendas gregas. Não é por acaso que as acções do BCP estão a 17 centimos.

    Além disso deve também à ZON 195,5 milhões que também não pagou nem se sabe quando.
    Ao todo estão aqui 495,5 KILOS.

    ResponderEliminar
  8. Viriato,

    Fora o que deve noutros bancos. As linhas de crédito para ele e muitas outras empresas fecharam. Não há liquidez. E aí é que as coisas vão começar a apertar. Quem está a tentar já antecipar receitas de publicidade é ele. Não tem outra forma de se financiar. O Vara...um dia sentamo-nos na esplanada da Tentadora para te contar tudo o que esse pulha por lá fez....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking