O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nicolas Gaitan: a grande vitima do sistema de Jorge Jesus

. 13 comentários
Este não é um post contra ninguém. Nem contra aqueles que em Jorge Jesus só vêm defeitos, nem em favor daqueles que só lhe reconhecem qualidades. Mal seria que num blogue de discussão benfiquista, não houvesse espaço nem legitimidade para discutir as nossas ideias de treinador de bancada.

Mas confesso no entanto que muitas das criticas ultimamente aqui postadas em relação a Jorge Jesus me pareceram um pouco injustas, não significando isso evidentemente que JJ só tenha virtudes e que não cometa, como todos nós, aqui e ali, qualquer erro.

Jorge Jesus tem defeitos seguramente, parece casmurro por vezes, de ideias fixas (o que pode ser defeito ou qualidade), com um discurso provinciano adornado com fanfarronice que em nada o beneficia. No entanto, as virtudes são também muitas, começando na inegável constatação de que o Benfica de Jorge Jesus (um Benfica com cerca de 28 meses), não tem rigorosamente nada a ver com o Benfica que o precedeu. Nem em títulos conquistados, nem em jogadores valorizados, nem em futebol jogado, nem em exigência de resultados que antes não passavam de pura utopia.

Jorge Jesus é o melhor treinador do mundo? Seguramente que não. Tal como Cardozo também não é seguramente o melhor ponta de lança do mundo mas, se calhar por 10 ou 15 milhões será difícil arranjar alguém que marque mais golos que ele. Se me derem o Aguero ou o Luis Suarez, eu não me importo que vendam já o Cardozo. Mas se é para venderem o Cardozo e irem buscar o Kléber, então meus amigos, para mim o Cardozo renova já contrato.

Da mesma forma, se é para sair o Jorge Jesus e ir buscar o Mourinho ou o Ferguson, por mim é já. Mas se 'e para despedir o JJ e ir buscar o Quique ou o Rui Vitória só porque é benfiquista e está na moda e teve um bom ano numa equipa pequena que praticava um futebol vistoso, por mim digo que mantenho o que tenho e não arrisco em aventuras. Faria Rui Vitória ou algum outro melhor que JJ? Talvez sim, talvez não. O que sei é que nos últimos 20 anos foram camiões de treinadores que passaram pelo banco do Benfica, uns em épocas melhores outros em épocas piores, e só o fracasso foi comum a todos.

Duma coisa não tenho dúvidas: JJ sabe bem mais de futebol do que qualquer um de nós, o que não invalida que se possa discordar das suas opções ou achar que no lugar dele tomaríamos opções diferentes e melhores.

Porem, há algo que o tempo tem vindo a mostrar e que parece apontar para o acerto de muitas das decisões recentes de Jorge Jesus:

1. Emerson tem merecido quanto a mim a aposta do treinador. Tem crescido como jogador, tem tudo para continuar a crescer, está mais confiante e espero que não venha a cair sobre ele o típico assobio da bancada, o estigma daqueles que quando olham para o relvado não vêm o Emerson que lá está mas sim o Capdevilla que não está, como se o brasileiro tenha culpa da decisão do treinador.

2.
A exclusão de Capdevilla da Liga dos Campeões. Sinceramente estranhei a decisão porque pensava que Cap era um grande reforço mas, sinceramente também, digo que não gostei nada do espanhol contra o Feirense, da mesma forma que dado o problema do excesso de estrangeiros, e sendo obrigado a excluir um estrangeiro do grupo Matic, Bruno César, Rodrigo ou Capdevila, a escolha me parece legítima. Não tenho dúvidas em afirmar que Matic irá ter o seu espaço e será um jogador importantíssimo na gestão da época.

3. A dispensa de Carlos Martins. Custou-me. Reconheço nele talento e coração. Mas aceito plenamente a justificação de JJ quando disse que o Benfica precisava de um meio campo com outro tipo de jogadores, com mais músculo para que pudesse crescer como equipa. Ainda assim, se C. Martins fosse craque, não haveria melhor que o Granada a mostrar interesse nos seus serviços?

4. Urreta. Mais uma vez reconheço neste jogador qualidade e enorme potencial mas, importa também perguntar a razão pela qual o uruguaio não se tem imposto em clubes piores em dois anos de empréstimo?

5. Empréstimo de Jara. Para mim totalmente acertado. Um jogador que perde a quantidade absurda de bolas que ele perde por jogo, precisa necessariamente de crescer numa equipa em que os seus erros não nos custem pontos, para além do seu empréstimo abrir as portas da equipa a Rodrigo e Nélson Oliveira.

6.
Pelos vistos JJ não critica apenas Nolito ou Capdevilla por não serem os "seus” jogadores. Pelos vistos também critica Witsel (seu jogador), e pelos vistos também o sabe deixar no banco. Em oposto também sabe elogiar, Cardozo e Ruben Amorim por exemplo.

7. Pelos vistos não era embirração do treinador e, ao contrário da excitação inicial, e à parte os golos marcados, Nolito não é um jogador feito e está ainda longe de ser um super jogador com presença garantida no 11. Falta-lhe consistência e aprender a jogar sem ser em correrias de 200Km/h.


Feitos os elogios àquilo que me parece ter sido bem feito, fica agora a minha crítica àquilo que na minha opinião tem sido muito mal gerido esta época:

E Gaitan é para mim a grande vítima do sistema táctico de Jorge Jesus. Para mim, das duas uma: ou o argentino joga sobre a esquerda ou substitui Saviola ao lado de Cardozo. Não há outro lugar para ele. Nolito ou Bruno César não têm feito este ano na esquerda melhor do que Gaitan o ano passado. Os cruzamentos letais de Gaitan da esquerda para Cardozo deixaram de existir (que passe o de ontem!!), e Gaitan à direita pura e simplesmente desaparece do jogo.

Gaitan tem talento de sobra para ser talvez o jogador mais influente, mais desequilibrador e mais brilhante do actual Benfica, e parece-me que está a ser ele o sacrificado para que outras peças menos talentosas mantenham o seu lugar na equipa. Acho mesmo que Jorge Jesus talvez esteja a ser neste momento uma espécie de empecilho na evolução de Gaitan.

Talvez Jorge Jesus desespere pela explosão de Enzo Péres para colocar o argentino noutras funções mas, de momento, apesar de alguns bons jogos realizados pelo Benfica, este parece-me mais uma vez um Benfica sem asas, com a pouca profundidade que existe a vir não da acção dos extremos mas sim da dos laterais. É um Benfica sem extremos capazes de ir à linha e sacar um cruzamento com conta, peso e medida, para um Cardozo que já mostrou ser capaz de fazer golos quando bem servido.

Se me perguntarem o que faria eu no lugar de Jorge Jesus enquanto Enzo Peres não aparece, aqui fica a minha sugestão: Gaitan ou Aimar no lugar de Saviola, Bruno César ou Nolito na esquerda e... Rodrigo na direita. Bem sei que Rodrigo é um avançado e dos bons mas, jogou pelo Bolton a extremo quase sempre na época passada, e era um extremo voluntarioso, que atacava e defendia, e que, inclusive fez um jogo brilhante contra o Chelsea na missão de acompanhar as subidas de Ashley Cole.

Vale o que vale mas, é a minha opinião, sobre um Benfica com enorme potencial, com alguns momentos de puro génio, mas que precisa ainda de alguns acertos para ser de facto uma grande equipa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. O GLORIOSO15/9/11 23:13

    Grande Texto REDMOON de facto o unico que aqui se pode ler com alguma satisfação pois isto sim é de um Blog Benfiquista enquanto outros é o mesmo que ler qualquer site ualquer tal as criticas a tudo e todos do nosso Glorioso.
    Apenas discordo na parte do Gaitan, aliás até acho que é precisamente o contrario. É o nosso Jesus que está a fazer progredir Gaitan como fez a tantos outros, ao Di Maria, ao David Luiz. Gaitan tem uma qualidade tecnica incrivel mas precisa muito de trabalho tactico e é isso que Jesus tem estado a fazer. Também acho que no futuro poderá ser um maestro como o Pablito mas neste momento está muito bem onde está. Deixem crescer e renderá mais que o Di Maria.

    ResponderEliminar
  2. GeracaoBenfica15/9/11 23:22

    como sabes há muito e muito tempo que advogo o erro crasso que é ter Gaitan naquela posição.

    Quanto à solução, não é o Rodrigo porque não tem de todo características para tal, mas sim o Nelson Oliveira. Esse sim, tem.

    GB

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião para potencializar as qualidades de Gaitán só mesmo à esquerda, no lugar onde alinhou na época passada.

    ResponderEliminar
  4. Tiago Santos16/9/11 01:18

    Não podia concordar mais ctg. O pior que este benfica tem é que o único jogador a ir a linha é o Maxi. E não por 3 remates em arco por jogo que Gaitan rende na direita. Para mim tem claramente de jogar na esquerda até porque com nolito nesse lugar a jogada é sempre a mesma nos dois flancos, vir para dentro. Visto que nenhum dos dois vai a linha pa fazer um cruzamento porque tão com os pés triscados.

    ResponderEliminar
  5. redthunder16/9/11 02:42

    parabens excelente texto gostei mesmo.

    ResponderEliminar
  6. RUIBENFIQUISTA16/9/11 09:02

    bom dia excelente post reedmon, mas parece-me que o gaitan nao se prejudica por jogar do lado direito, os bons jogam em qualquer lado, ele tem é de ser mais consistente, que com a idade vem ao de cima.

    Relativamente a noticia do CM...SOBRE A COMPRA DE DIREITOS DOS JOGOS DO NOSSO GLORIOSO, NAO LI A NOTICIA NO ESSENCIAL, MAS VINDO DO CM...NAO DEVE SER VERDADE..

    SE EXISTIR ALGUMA ( MAIS ) INFORMAÇÃO SOBRE ESTA NOTICIA , GOSTAVA DE SABER..

    ABRAÇO SLB FOREVER

    ResponderEliminar
  7. Pela primeira vez comento neste blog e basicamente é para dar os parabens. As vezes nao sei se este blog é tipo o que se critica do LFV, que tem contrataçoes andrades. A quantidade de posts degenerativos sem nenhum conteudo que nao seja atacar o Jorge Jesus é algo que me deixa desesperado. Eu ate acho que se o homem usasse meia branca o criticariam. Quanto a este post, embora nao concordando com um ou outro ponto, toca no essencial e critica o que deve ser criticado, sem complicar e nem recorrer a teorias bacocas.

    Agora espero realmente que o JJ rode a equipa. Pelo menos metade desta no proximo jogo. Sangue novo com ambiçao de ganhar um lugar é muito importante e mostrar que queres competiçao tambem. Que é isso que para mim é o grande erro do JJ. Os suplentes nao acreditarem que têm hipoteses de algum dia ser titulares é muito perigoso.

    ResponderEliminar
  8. A intensão é boa mas peca num ponto:

    Aimar.

    Aimar não pode nem deve fazer a posição de Saviola. Aimar tem que fazer a posição de Aimar. Não é apoio a Cardozo mas sim o mais avançado dos médios. Saviola joga no apoio a Cardozo e Gaitan até pode lá jogar. A posição de Aimar é mais recuada, para sair com a bola controlada no nosso meio campo ofensivo.

    ResponderEliminar
  9. Xavier Reis16/9/11 12:14

    Bom dia. Um excelente post, que defende o que acho também! Gaitan tem de jogar ou a avançado móvel ou a extremo (friso bem, extremo) esquerdo. É um jogador que tecnicamente é fortíssimo, tem uma capacidade, seja de ir à linha e cruzar ou embalar pela zona central, fortíssima. Contudo, é preciso ver que não tem maturidade táctica para disputar uma bola no seu meio-campo, poderá vir a ter, mas ainda nao tem.

    Para mim Gaitan é jogador para num 4x4x2 losango jogar ao lado de Cardozo, ou para num 4x3x3 (ou 4x2x3x1) jogar como extremo esquerdo. Nunca poderá jogar como médio-ala num 4x4x2 losango porque não defende bem.

    Por isso é que defendo que o melhor para o Benfica seria um 4x3x3 com Aimar, Witsel e Javi no meio-campo, Rodrigo e Gaitan como extremos e Cardozo (ou Nelson Oliveira) na frente!

    ResponderEliminar
  10. *O Emerson é outro Eder Luis. Como joga atrás nota-se menos. É o que temos, adiante.

    *A escolha do estranjeiro a ficar de fora era sempre discutível (falta aí na mini-lista o Enzo Perez). Mas agora já está feita, adiante.

    *O Liedson também trabalhou em supermercados até aos 22. O que é certo é que até agora quase ninguém viu o Urreta jogar com regularidade - fica difícil formar uma opinião.

    *Por acaso até nem acho o Nolito particularmente rápido e muito menos alguém que se ponha em correrias. Tem alguns mecanismos enraizados e, com trabalho, pode-se fazer jogador. No entanto é 10 vezes mais inteligente do que o Gaitán, ainda que sem um quinto do talento.

    *Acredito que o Gaitan se sinta mais à vontade na esquerda. Agora não é verdade que desapareça por jogar no lado direito. Há duas semanas contra o Nacional foi ele, do lado direito, a fazer uma assistência magistral para Cardozo.
    Se o Gaitan "desaparece" dos jogos parece-me que isso tem mais a ver com o jogador do que com a sua suposta posição em campo.

    *Parece-me existir uma confusão sobre a necessidade de jogar com extremos para que haja cruzamentos. Nada mais falso.
    É perfeitamente corrente nessas ligas europeias fora ver equipas a jogar sem médios ala e com os laterais, os médios interiores ou os avançados a fazer os ditos cruzamentos.
    Se queres dizer que não há jogadores que dêm profundidade (através da técnica/velocidade) ao ataque do Benfica, isso é outra coisa.

    ResponderEliminar
  11. Este blog voltou a ser do Benfica!?!?
    Isto sim é opinião! E isto sim é opinião construtiva!

    Leio o titulo. Mais do mesmo!!!
    Espera!! REDMOON, não me recordo do ultimo post.

    Parágrafo a parágrafo, o seguinte a calar a momentânea discordancia anterior.
    No fim o que temos? Uma opinião pessoal e uma forma construtiva de ver o Benfica.

    Nos ultimos tempos, esta é uma das mais bem construídas e fundamentadas opiniões da blogosfera Benfiquista. A registar.

    Concordando ou discordando o meu obrigado.

    Bem hajas!

    RC

    PS. Agora o veneno. Parece que os teus co-bloggers, estão silenciosos. Aplausos só entre eles e quando o assunto contribui para um Benfica de assobiadores.

    ResponderEliminar
  12. Joao Paulo Costa16/9/11 21:59

    concordo plenamente com o RC, Obrigado Redmoon, quem em dera ter a tua forma simples, directa, clara e acertiva de poder escrever e apresentar as minhas ideias sem ferir ninguem...

    Muito bem acertado que nao ser o melhor é muito diferente de ser o pior...

    Queremso treinadores de bancada benfiquistas, nao cegos mas benfiquistas....~

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Boas!
    Ha muitos pontos em que concordo ctg,excelente avaliação de alguns pontos sensiveis do nosso plantel.
    Só não percebo sinceramente o porque de não ficarmos com o Urreta no plantel nem que seja pelo simples facto de ser um verdadeiro jogador de linha e ter rapidez e explosão que não vejo ninguém a ter neste plantel!!
    Faz me também um pouco de confusão não termos uma verdadeira alternativa ao Javi..emprestar Airton e Nuno Coelho para eventualmente adaptar o Matic não me parece de todo uma decisão lógica.
    Por fim referir que em 3anos e ainda não conseguiu arranjar uma boa opção para uma eventual ausencia do maxi,uma equipa grande nao pode tar constantemente com adaptações!E capital disponivel não lhe tem faltado!
    QUANTOS jogadores contratados em 3anos???
    Apoio sempre quem está dentro do clube mas considero exagerado o poder que tem o nosso treinador!
    Vermelho é o coração..

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking