A Luz será sempre a tua casa, capitão
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Luz será sempre a tua casa, capitão

Avatar
 ●  + 18 comentários  ● 
Vivo em Inglaterra, e por isso este último Benfica X Man Utd (Night para Jorge Jesus), era mais do que um jogo de Champions League para mim.

Era um jogo de honra, já que convenhamos, por estes lados o futebol inglês é rei, toda a gente é do Manchester, do Chelsea, do Arsenal ou do Tottenham, e falar-se do Benfica ou do Porto ou do futebol português é falar do desconhecido. Só se lembram do futebol português quando algum jogador do nosso campeonato aterra em Inglaterra, que é então quando me vêm perguntar quem é David Luís, Ramirez ou Vilas Boas

Por isso, eles julgavam realmente que o Benfica era o Bolton e que iria ser acima de chapa 5, e eu lá andei a semana toda a levar com eles e a dizer-lhes que talvez tivessem uma surpresa.

E tiveram essa surpresa. Não uma surpresa completa porque essa seria a vitória mas, pelo menos nestes últimos dias sinto o respeito dos ingleses que parecem admirados por o Benfica ter uma equipa que tem bons jogadores e que sabe jogar à bola.

Sim, já tinham algum conhecimento de anos anteriores, do massacre que o Everton sofreu há dois anos nas nossas mãos numa eliminatória da Liga Europa, eliminatória essa que preferi ver na televisão inglesa em vez de na portuguesa e onde ouvi os comentadores referirem-se ao Benfica como a equipa mais parecida ao Barcelona em termos de futebol jogado mas, convenhamos, é diferente medir forças com o Everton ou com um colosso como o United.

E à parte a exibição, que sem ser brilhante meteu o United em sentido, gostei como tanta gente me veio perguntar nos últimos dias quem era aquele “pretinho” que jogava na nossa defesa e que tinha metido o Rooney no bolso. E eu respondi-lhes cheio de orgulho: “Ah esse esqueçam, se pelo David Luís pagaram 25, pelo "pretinho" têm de pagar pelo menos 35!”

E este post é por isso mas não só, a minha homenagem a Luisão, não apenas pelo jogo grandioso que fez na última quarta feira mas, por tudo o que tem feito ao serviço do nosso clube nas últimas oito épocas.

Luisão é um defesa central fabuloso, a quem muitos de nós não mostramos o devido reconhecimento, porque olhamos para ele quase como prata da casa, como um dado adquirido. É mais fácil idolatrarmos outros, Di Marias e David Luíses por exemplo, porque sentimos que, esses sim, nos podem fugir, aliás, como fugiram.

Mas o capitão Luisão tem forçosamente de figurar no grupo restrito dos notáveis jogadores que passaram pelo Benfica ao longo da sua história. Alguns têm pelo Luisão um misto de sentimentos. Não lhe perdoam algumas declarações, alguns momentos em que mostrou vontade de sair.

Pois sinceramente aqui digo: Luisão é daqueles que porventura teria merecido pisar outros palcos ao longo da sua carreira. Eu, se fosse o Luisão, das duas uma: ou ficava realmente melindrado e perguntava se era por ser preto; ou então só me restava rir da situação. É que eu não tenho a mínima dúvida em afirmar que o Luisão é bem mais jogador do que o David Luís e o David é que vai para o Chelsea; tal como não tenho dúvida que o Luisão é bem mais jogador do que o Garay e o argentino é que veio do Real Madrid.

Em oito anos de Benfica a verdade mantém-se: O parceiro vai mudando mas, o patrão, a trave mestre todos sabem quem é e tem um só nome: Luisão.

E é por isso que no devido contexto compreendo algumas das declarações menos felizes do brasileiro. É que Luisão não chegou ao Benfica por ser do Benfica desde pequenino. Chegou ao Benfica como chegaria ao Porto ou a Londres, aprendeu a gostar do clube mas sem esquecer a ambição que legitimamente tinha de ir o mais longe possível na sua carreira.

O tal salto que se calhar merecia ter dado não aconteceu, e a recente renovação de contrato mostra que preferiu a estabilidade e o tornar-se num dos símbolos do clube encarnado, a troco de um salto mais pequeno para um clube que pouco ou nada acrescentaria à sua carreira. Luisão ganha bem? Pois ganha mas merece-o. Merece-o bem mais do que quase todos os outros. Estes não sao tempos de pagar amor com palavras bonitas. Luisão é profissional de futebol e merece que o Benfica, ao não o deixar sair, se aproxime pelo menos dos valores que outros clubes se propõe a pagar-lhe.

E por tudo isso aqui deixo o meu “Obrigado Luisão”. Eu próprio me esqueço por vezes que vestes a nossa camisola há oito épocas, e muitas mais vezes me esqueço de elogiar o que fazes, preferindo elogiar outros que fazem menos que tu, se calhar por saber que és daqueles que estás sempre lá e, surpresa surpresa é quando não cumpres.

Ainda a época passada, com a defesa do Benfica a meter água por todos os lados nos jogos de pré-época, com um David Luis à deriva e toda a gente a desculpar-se com o mundial e a falta de férias, pois tu chegaste, fizeste dois treinos e pegaste de estaca, sem desculpas de presenças em mundiais, falta de férias nem falta de pré-época. Sem desculpas, como é timbre daqueles que nao fogem às responsabilidades.

Quando justificaste há poucos dias atrás as tuas declarações menos felizes do último defeso com algum descontentamento que sentiste no final da última época, acredita que te entendo. Porque tu foste daqueles que na final da taça da liga do ano passado foste à bancada entregar a tua camisola aos adeptos no final do jogo, e essa mesma camisola te foi humilhantemente devolvida, juntamente com os piropos de que eras uma vergonha.

Luisão, uma vergonha?!

Tu, meu caro, da minha parte, todo o respeito do mundo. Grande jogador e grande homem. A Luz será sempre a tua casa.

18 comentários blogger

  1. Gostei e partilho da tua homenagem ao Luizão.

    ResponderEliminar
  2. Concordo da primeira à última palavra!

    ResponderEliminar
  3. Em 25de Abril de 2004 escrevi isto:


    "Luisão

    Entristece-me de sobremaneira a ignóbil contestação que tem vindo a ser alvo o nosso capitão Luisão, maior e mais representativo símbolo da actual geração de jogadores do Benfica.

    Por mais insignificante que seja quanto à sua representatividade no universo da massa adepta benfiquista, este grupo de pretensos contestatários escolheu mal o alvo para mostrar o seu desagrado pelos últimos desaires desportivos. Luisão não merecia tamanha ingratidão dos adeptos, tal como não a merecem outros briosos atletas, com Fábio Coentrão à cabeça. Pelos anos que leva de clube, pela entrega, pela categoria, pelo exemplo que tem dado em campo e no balneário, nomeadamente nesta mesma época, Luisão deveria ser preservado da fúria de alguns irresponsáveis de memória curta e parca lucidez.

    Se há um ponto onde estou totalmente sintonizado com o Presidente Luís Filipe Vieira, e cada são vez menos, este será em torno da importância de manter a todo o custo Luisão no clube, porque ele é somente o melhor jogador do Benfica da actualidade e - a par de Fábio Coentrão - o que melhor interpreta a alma benfiquista.

    O comportamento deste grupo de imbecis envergonha-me. O nosso capitão não merecia tamanha ingratidão."

    ResponderEliminar
  4. Agora que os teus colegas de blog estão a ruminar forma de bater no Jesus em vieira ou mesmo criticar o penteado do Gaitan ou o sorriso do Cardozo, até dá tempo de te deixarem escrever benfiquismo...
    Muito inchado devem andar os rapazes...nem lhes apetece escrever...

    ResponderEliminar
  5. cada palavra deste texto é também palavra minha... Se por acaso vires isto Luisão, espero que fiques na no Benfica até ao teu ultimo pontapé na bola. Jogadores como tu há poucos. ès rofissional, és um ídolo, daqueles que raramente falham. Já falhaste, mas todos falham... Contam-se pelos dedos de uma mão as tuas falhas, mas o teu brilhantismo perdeu a conta!Obrigado por tudo e continua a fazer-me festejar e sentir orgulho em dizer sem medo, que o capitão do Benfica é um dos melhores defesas centrais do mundo :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente homenagem ao Luisão, o Capitão e patrão da defesa do SLB.
    Parabéns Redmoon :)

    JS

    ResponderEliminar
  7. Eu pelo nosso ENORME CLUBE engulo qualquer sapo e vou esquecer aquelas palavras daquela terrivel chegada ao aeroporto.

    É como dizes REDMOON..o Luisão veio para o Benfica como poderia ter ido para outros clubes, não nasceu Benfiquista.

    Pronto LUISAO, toma lá mais 10 !!!

    ResponderEliminar
  8. «A Luz será sempre a tua casa.»

    Desde que não tenha uma ideia triste de sair do SLB e ir para um clube corrupto ou uma filial de um clube corrupto, como o Nulo Gomes, por exemplo...
    Para os tristes do outro lado da 2ª circular, ainda vá lá, era um caso a ver, mas para corruptos ou amigos deles, não. Há muitas equipas, não se tomam opções cretinas, contra o que o SLB representam de ânimo leve!

    ResponderEliminar
  9. Acho que nenhum benfiquista deve andar inchado, senão vejamos:
    - estamos 2 pontos atrás dos corruptos no campeonato
    - temos os mesmos pontos que os corruptos-B no campeonato
    - esta semana nos 4 jogos com equipas da liga portuguesa, 3 vitórias e só nós é que empatámos. jogámos contra o nº1 do ranking da UEFA (últimos 5 anos), é certo, mas era em casa e nós somos o SLB, bolas!

    ResponderEliminar
  10. Obviamente, em 25 de Abril de 2011

    ResponderEliminar
  11. Luisão, o grande patrão da defesa, e de toda a equipa.

    Na linha de Humberto Coelho ou Ricardo Gomes, todos lendários centrais e capitães do Glorioso, tal como será o Gigante Luísão.

    A minha vénia ao nosso Capitão.

    ResponderEliminar
  12. DEDICADO

    AOS SRS DO TEMPO EXTRA
    DO DIA SEGUINTE
    E DO TRIO DE ATAQUE

    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEH

    O PREJUDICADO FOI O BENFICA

    COMO TODA A GENTE VIU

    MENOS AQUELES QUE NÃO

    QUEREM VER

    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHE

    Relatório: Árbitro do Benfica-Guimarães perdoa duas expulsões a minhotos

    Observador arrasa Gomes

    O V. Guimarães devia ter jogado com apenas nove elementos a partir do minuto 35 do embate com o Benfica, escreve o observador João Paias Gaspar, no relatório que enviou para a Liga sobre a actuação do árbitro Duarte Gomes.
    0h30
    Nº de votos (4)
    Comentários (0)

    Por:Octávio Lopes


    Segundo apurou o CM, o observador considerou que o juiz internacional cometeu três falhas graves na partida que terminou com a vitória das águias, por 2-1, realizada no Estádio da Luz, no domingo passado.

    Gaspar escreve que o 1º erro foi no minuto 26, em que diz ter ficado por marcar uma grande penalidade contra os minhotos, bem como o segundo amarelo ao defesa Alex, por ter tocado a bola com a mão num centro de Emerson.

    O 2º erro foi aos 35 minutos: Duarte Gomes devia ter mostrado o cartão vermelho, e não o amarelo, a El Adoua, por ter deliberadamente cortado com a mão uma bola que ia para a baliza (remate de Axel Witsel). Cardozo falhou o penálti.

    O terceiro erro (44') teve a ver com o castigo máximo que ditou o 2-0 para o Benfica, marcado por Cardozo: João Paias Gaspar escreve que o remate do belga Witsel bateu na cabeça e não nos braços do defesa vimaranense N'Diaye.

    Duarte Gomes teve nota negativa (2,1 num máximo de 5) e ficou fora das nomeações da Comissão de Arbitragem para os encontros da 5ª jornada do Campeonato.

    ResponderEliminar
  13. Até que enfim uma homenagem merecida ao nosso capitão! Luisão demonstra a coragem e espírito benfiquista! Por vezes é mais fácil mandar posts sem sentido, a criticar jogadores com 4 ou 5 jogos, a criticar tomadas de posição do treinador. Agora engrandecer a figura de Luisão, já na história do SLB, é que é mais difícil. Concordo com o post da primeira até à ultima palavra

    ResponderEliminar
  14. Mas há um porém nesta tua excelente crónica.

    Então, o Benfica não é muito conhecido em Inglaterra??? Dessa não sabia...nem quero saber porque não corresponde à verdade!!!

    ResponderEliminar
  15. Desculpa, mas dizes que não conhecem o Benfica em Inglaterra vivi 2 anos lá cheguei á 2 meses e desminto o que dizes!

    Armando Vieira

    ResponderEliminar
  16. @Viriato

    Claro que o Benfica é conhecido em Inglaterra. Muitos me falam do Eusebio e lembram-se de o ver jogar.

    Mas uma coisa é conhecer o Benfica e a grandeza do Benfica, outra bem diferente é ver os jogos do Benfica e saber quem lá joga. Não sabem.

    Até te digo mais, em Inglaterra nao ha jornais desportivos, há 4 ou 5 paginas dedicadas ao desporto nos jornais diarios.

    E so se fala de Inglaterra. Se houver um Barcelona X Real Madrid no fim de semana, nem desse jogo falam. Aqui nao há paginas de futebol internacional. É tudo britanico.

    Até no mundial, pensas que fazem reportagem dos outros jogos? Põe la a tabela com os resultados. So comentam a Inglaterra e ponto final.

    ResponderEliminar
  17. Sei o que querem estas palavras dizer desde a primeira à ultima pois vivo em Londres e venho desde os tempos de Portugal a ter esta discussão com vários amigos que chamam o Luisão de tosco, cabeçudo e etc... Ele é o mal-amado por excelencia por ser aquele que contra tudo e todos esteve e está sempre lá...

    ResponderEliminar
  18. Sem palavras.

    Para o nosso capitão e para a qualidade deste post.

    Bem hajas!

    Abraço Glorioso.

    RC

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares