O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Clube ou Empresa?

. 16 comentários
Assisti, pasmado, ao tópico do GB que fez depender o seu voto nas próximas eleições da decisão do Vieira em cortar com o Joaquim Oliveira. Dizia o GB, alguém que me habituei a respeitar as suas opiniões, que seria uma machadada quase final no Sistema Corrupto.

Vamos lá ver então a pergunta que se impõe: Se essa é a machadada final, qual foi a inicial?

- Terá sido o apoio ao Fernando Gomes para a Liga? Ou será que foi a falta de iniciativa para promover uma revisão dos regulamentos da Liga feitos pelo Guilherme Aguiar?

O problema do Benfica é o Oliveira? É por isso que não ganhamos? Foi por causa do Oliveira que, desde 2000 só temos dois títulos (tantos quanto o Sporting)? O problema é o dinheiro que o Oliveira dá ao Porto? O problema é a protecção que o jornal o Jogo dá ao Porto? São os comentadores parciais da Sporttv? É por isso que não ganhamos? Tudo isso vai-se resolver, GB, se mandarmos o Oliveira embora?

Tu que sempre vieste falar em gestão empresarial competente e gestão desportiva totalmente danosa, vens agora confundir as coisas?

Ou será que o Benfica passar a ter 40 milhões vai resolver o quê? Vamos passar a contratar jogadores mais caros ainda? Ou vamos passar a ter dinheiro para quê? O que é que o Benfica não tem feito devido a falta de dinheiro? Vamos passar a pagar salários ainda mais elevados?

O problema do Benfica tem sido o dinheiro? É que olhando para a forma como o gastamos, ninguém diria.

Vão deixar de chegar camiões de sul americanos de qualidade duvidosa e vão chegar o quê? Kakas? Eto'os?

Não podemos esquecer-se de quem é que «empurrou» o Vilarinho para a presidência com um apoio e favor que parece querer agora cobrar ao Vieira. Lembram-se dele? Era o Paes do Amaral na altura dono da TVI que tanto empurrou essa candidatura para frente e em boa hora o fez - o Benfica está-lhe muito grato (e o Oliveira também que logo de seguida viu o contrato dos direitos regressar-lhe às mãos). Mas parece-me que agora é hora de cobrar esse favor, quando ele quer voltar em força aos media. Alguma vez viram o Paes do Amaral enriquecer a ajudar os outros? Não me parece, pelo que temos que esperar para ver onde é que esses 40 milhões tem o outro lado da moeda, porque o empresário não dá ponto sem nó.

Mas não confundam, em termos empresariais, seja como for o acordo, se entrarem 30 ou 40 milhões no Benfica, é sem duvida um grande acto de gestão do Vieira, que merece empresarialmente todos os elogios e mais alguns.

Mas o Benfica que há muitos anos me habituei a ver jogo a jogo, fora sempre que podia e em casa sempre que havia, isso das receitas, passivos e activos nem era assuntos. O que me habituei foi a ver jogadores à Benfica que davam tudo em campo, como o Carlos Martins que o Jesus achou que não servia para poder lá ter o Matic ou o Bruno César que nem sabem o que é o Benfica. Habituei-me a festejar jogo após jogo e olha que ao contrário do que dizem, sempre fomos o parente pobre dos árbitros e nunca foi por isso que deixámos de ser mais fortes que os adversários e os próprios árbitros.

Grande parte dos que aqui vêm comentar nota-se que são jovens. Não sabem o que é ir para os jogos com a dúvida de "por quantos vai ser", porque naquela casa só a palavra vitória avassaladora era aceite. À nossa frente ia tudo... aquilo sim era um rolo compressor, mas não foi um ano de "tesão do mijo" eram anos e anos que para o Porto ganhar títulos tinham que sofrer muito, ter muitas ajudas e só mesmo no finalzinho lá chegavam.

Olhando para esses anos, se calhar o meu problema é não ser um puto novo da capital, pergunto-me que raio fez o Vieira para merecer a reeleição? Fez alguma coisa que outros não foram capazes? Todos construíram estádios, academias, e tudo mais. Tira lá ao Vieira uma massa de adeptos que ele, esperto, soube chamar a pagar as suas loucuras e diz-me lá se ele faz melhor do que fez o Soares Franco no Sporting, que nem metade dos adeptos (ou seja pagantes) tem.

Mal seria se ao cabo de tantos anos no Benfica o Vieira não tivesse já feito muita coisa positiva. Claro que fez - muita. Mas porra e o que mais interessa que é ganhar títulos? O clube onde ele está, só tem esta massa de adeptos porque em tempos não se brincou aos brasileiros e argentinos, e aos clubes amigos que tenham estádios para construir, mas sim aos títulos.

O Vieira só tem o meu voto no dia que a gestão desportiva estiver acima de todo o betão e de todas as amizades oportunistas que vão sempre ter a notícias de interesses de betão (António Salvador, Angola, Atlético Madrid, Varzim e agora Granada). São os títulos que darão caminho a projectos empresariais e não o contrário.

EU QUERO O BENFICA CAMPEÃO JÁ ESTE ANO E CONTINUADAMENTE e não apenas de vez em quando, como tem sido e para muitos já é algo perfeitamente aceitável ser de anos a anos.

Em resumo, se isto fosse só uma empresa daquelas que são notícia no Jornal de Negócios, eu dizia que o Vieira entrava na galeria dos grandes gestores empresariais. Mas como isto é o Sport Lisboa e Benfica, que não é chamado de Glorioso por acaso, tenho que dizer que o Vieira não é mais do que um dirigente medíocre e por isso, como eu voto para o presidente do clube e a esse eu peço que seja o melhor clube de Portugal, dado que o Vieira não o conseguiu em mais de 10 anos, então o Vieira não terá o meu voto no próximo ano.

O que me fazia mudar de ideias? Assumir uma ruptura com Fernando Gomes e todos os ligados ao sistema corrupto do Porto (Salvador, Oliveira, etc.), vencer de forma convincente o campeonato neste ano e mostrar bases para vencer nos anos seguintes (não desbaratar a equipa no final).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. EXCELENTE PARABÉNS!


    "...Em resumo, se isto fosse só uma empresa daquelas que são notícia no Jornal de Negócios, eu dizia que o Vieira entrava na galeria dos grandes gestores empresariais..."

    Eu nem diria tal coisa desse senhor, mesmo que assim fosse, o passivo é alto de mais para entrar nessas galerias!
    A vertente desportiva deveria ser mais comentada por aqui!

    O Pinto da puta já fez outro grande negócio, só o LFV é que nao aprende estas "artimanhas" e ainda se dá ao luxo de rejeitar o Moutinho...lol

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente!

    Os direitos televisivos são o meio e não o fim. O sistema é muito mais que a Olivedesportos.

    O Benfica é o maior, portanto se tivesse sido bem dirigido, já deveria ter destruído o sistema. O Benfica não é o Real Madrid que se põe a contratar jogadores para vender camisolas. Não, o objectivo do Benfica é ganhar e neste momento já não há desculpas para não o fazer.

    ResponderEliminar
  3. Já leio este blog há algum tempo, mas é a primeira vez que faço um comentário.

    Penso que a análise que o SouBenfica faz é correcta.

    A direcção de LFV fez bastantes coisas positivas no campo empresarial e oxalá se confirme esse novo contrato de 40M pelos direitos televisivos.

    O que acho é que isso não apagará outros tantos fracassos em termos desportivos nos últimos 10anos. Ou já nos esquecemos todos das constantes promessas que ano após ano LFV fez, prometendo sempre emendar os seus próprios erros do passado recente.

    Penso que o GB quer tanto ver o novo contrato de 40M assinado (e eu tb!!), que dá um cheque em branco ao presidente para o mais nos interessa: os resultados e a gestão desportiva. Concordo com o SouBenfica: os 40M se forem gastos em 15 sul-americanos/época, sem estratégia bem definida, de nada nos valerão!

    PV, 30 anos, Braga

    ResponderEliminar
  4. Agora, sim, acertaste em cheio.

    Concordo a 100%.

    SLGP

    ResponderEliminar
  5. Que texto LINDO! Escrevesses sempre assim soubenfica.

    ResponderEliminar
  6. Matar a Olivedesportos é matar o coração do sistema. É o Oliveira que gera receita e fluxos para ter os clubes pequenos na mão

    É isso que permite gerir a carreira de determinados clubes, jogadores e treinadores.

    é isso que permite controlar as votações na Liga, e consequentemente, nos conselhos de justiça e arbitragem.

    Não reconhcer isso é não perceber o q é o sistema.

    Resto do texto ok.

    ResponderEliminar
  7. Nem só para criticar tenho de comentar.
    Este sim um bom post. Onde para além de concordar com o que foi aqui relatado, vejo que está muito bem fundamentado e explicado.

    Por vezes seria melhor se controlasses a ira momentanea e em vez de fazeres logo o post, pensasses e após juntar mais alguns dados, então ai fazias outro post ao nível deste.

    Afinal também dizes coisas acertadas ou não, mas acima de tudo com fundamento.

    Concordo que por muito que seja positiva a gestão empresarial, o Benfica acima de tudo é um clube e êxito desportivo exige-se!!!

    Saudações Bnefiquistas
    Rederx

    ResponderEliminar
  8. Pois o S.L. Benfica é Clube e empresa !!!

    Achas que a contra-informação feita pelo oliveirinha, não prejudica nem destabiliza o S.L. Benfica? Sim só temos 2 titulos desde 2000, não achas que estamos mais próximos de os ganhar de forma mais consistente do que em 2000?

    Achas que 40K não ajuda nada ?!?!?!?!?

    Quando fomos campeões, jogámos muito à bola!!! fomos roubados até mais não! Mas a jogar como jogámos nem os olarápios desta vida conseguiram o que tentaram! Oh se tentaram...

    É que os nossos bons jogadores, saem do S.L. Benfica e são titulares de caras para onde vão, não vão para a Russia, nem têem lesões consecutivas. E isso custa dinheiro!

    Mas está descansado, se o Presidente só vê números à frente, depois de gastar tanto dinheiro no centro de estagios e na formação de jogadores, vai querer ter retorno!!!

    Os camiões de Argentinos e Brasileiros que chegam, já chegam com a "rodagem" de futebol sénior feita! E queimar por queimar, prefiro queimar um estrangeiro que um jogador da formação que nao tenha o enquadramento feito!

    Mais um aspecto que este ano, finalmemte, está a ser bem trabalhado pela SAD.


    E sim, para isso, 40K dá um certo jeito para passes e ordenados ...

    O Presidente disse, que este era o mandato desportivo, vamos aguardar pelo fim do mandato!

    É óbvio que não está tudo perfeito, há muita a melhorar, especialmente o aproveitamento da formação. Mas na minha opinião, só agora é que há condições para apostar a sério na formação.

    Agora começa a haver uma dinamica de vitórias, onde é mais fácil entrar um jogador das escolas, não como acontecia á uns anos...

    Já não te lembras como o 3ª anel é impeidoso com os jovens da formação?

    E sim o que escrevemos na Gloriosasfera tem influência!

    Donde achas que começou a perseguição feita ao Roberto no ano passado? Os pasquins sondam a Gloriosasfera à procura de assunto para destabilizarem!

    O ano passado foi o Roberto e este ano estão a tentar com o Jesus!

    e nós a dar o flanco ...

    ResponderEliminar
  9. tens muita razao soubenfica mas esqueças tambem que é com o dinheiro do olibeira que o pintinho namora brasileirinhas e paga os seus amigos / clientes de conselho matrimonial. destruir o olibeira ou uma parte do seu imperio jà nao é mau. sabemos todos que se nao lutamos contra o sistema instalado com euros vamos continuar a ver titulos là no norte. portanto à cada passo vamos ver se conseguimos destabilizar o sistema. temos de ser unidos mesmo que eu nao gosta do rei-sol mas para mim dar este tiro na estratégia do mamao chupista chega para dar lhe um pouco mais de crédito. agora é verdade tb gostava que ele fizesse a mesma coisa com os FG e salvadores desta vida mas ai chegamos à um ponto delicado pois o rei-sol nunca esquece o seu negocio pessoal! portanto paciencia,veremos no ano que vem aquilo que propoem os candidatos à presidencia do glorioso! viva o benfica

    ResponderEliminar
  10. Este texto, na sua essência, devia passar na BENFICA-TV e nos ecrãs da CATEDRAL.

    ResponderEliminar
  11. Esperai sentados...

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada19/8/11 17:43

    Total acordo! Como já aqui comentei, o Benfica vive de resultados desportivos e não de negociatas que só servem para delapidar o património do clube e engordar as contas bancárias de alguns!
    Por mim, há muito que Vieira tinha sido corrido!

    ResponderEliminar
  13. Não posso estar de acordo com este comentário. É preciso distinguir o essencial do acessório. Na verdade quem não percebe que a base mais sólida do chamado sistema é a SPORT TV, mergulha numa grande confusão. Mudar, neste momento, de Presidente era uma benção para o sistema, porque LFV começa a ser um osso duro de roer, e não apenas com a negociação dos direitos televisivos. Quem pensa que será fácil remover a SPORT TV do seu pedestal anda enganado.LFV cometeu erros e não é perfeito, especialmente nos bastidores institucionais, mas isso não lhe retira o mérito de ter desenhado uma estratégia para combater um polvo muito difícil, de que o abate da SPORT TV é parte importante. Pensam os críticos de Vieira que a organização de PC, montada em mais de 30 anos, se combate com a mudança de presidente? Na minha opinião estão enganados, porque o clube regional do Douro está muito forte, como se viu na época passada e tem que ser combatido nos seus alicerces. Um novo presidente só começariaa entender o sistema quando fosse demasiado tarde e, após desperdício de dinheiro e títulos. Vamos entender o seguinte: 1º- A conquista da FPF por alguém fora do sistema é o objectivo primário; 2º- O romper com a SPORT TV é o outro objectivo estratégico. Vejam o orçamento para o futebol da SAD portista para perceberem que o domínio benfiquista tem que começar por ser financeiro dada a dimensão do SLB não ser comparável com a concorrência, e isso, porra, o LFV já percebeu melhor que ninguém.Vamos ver a floresta e não apenas a árvore e dar o benefício da dúvida. Não conheço LFV, mas parece-me claro quais são são os seus objectivos intercalares tendo em vista o objectivo final. Sejamos sérios, como gestor LFV é o melhor(e de longe) dos 3 grandes. A terminar gostaria de apelar a todos para a necessária lucidez face a uma situação de controle de bastidores construido ao longo de anos.
    Saudações benfiquistas,
    Observador atento

    ResponderEliminar
  14. CLAP, CLAP, CLAP!!!
    Para quando um Benfica sistemáticamente vencedor?
    Qualquer que seja o adversário...

    ResponderEliminar
  15. Foda-se, incrível este post. Nada mais a acrescentar.

    Parabéns.

    Vou referenciar.

    http://escoltavermelha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Julio Moreira20/8/11 16:00

    Optimo texto mas, desgraçadamente, incompleto.
    Ganharmos já este ano e continuadamente? Com este quadro de árbitros corruptos?
    A varridela tem de ser de alto a baixo. Não pode ficar pedra sobre pedra. E, para isso, temos que sabiamente conquistar aliados. No futebol e fora dele. Nomeadamente na Justiça obrigando-a a punir a corrupção !!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking