O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 19 de junho de 2011

Um cheirinho da Actualidade by GB

. 25 comentários
Queria começar por uma das piadolas que os adeptos do SportingCP e FCPorto correm a fazer sobre o SLBenfica quando permitimos através da nossa inabilidade para vencer. Esta vou colocá-la aqui não em jeito de provocação mas de elogio, porque está bem feita e não é mal educada:

O Benfica este ano é como um relógio, tem andado certinho ao segundo!!!
...segundo no Futebol, segundo no Andebol, segundo no Basquetebol, segundo no Hóquei, segundo no Volei, segundo no Futsal!

Espero que eles aproveitem bem, porque estou convencido que o Hoquei, especialmente, para o ano lhes vai mostrar o que é bom para a tosse e, penso que o Volei, Futebol, Basquete, Andebol e Futsal darão a devida réplica.

Quanto à actualidade, aproveitando o mote de alguns que pediram para eu vir comentar o resultado da temporada de Futsal depois de ter sido, se calhar, o primeiro a dizer que o André Lima não tinha (ainda) capacidade suficiente para liderar o SLBenfica, cá estou eu.

Reitero tudo o que disse e só dou graças a Deus de termos tido o mister Paulo Fernandes, numa temporada onde perdemos O MELHOR JOGADOR DO MUNDO e ainda tivemos o seu "substituto" (Diece) e César Paulo lesionados mais de metade da época.

A todos os que querem perceber um bocadinho mais sobre aquela secção, digo-vos apenas que o tópico SLBenfica: O Clube onde todos acham que têm opinião foi feito a pensar em gente que ali anda. Digo-vos também que o melhor treinador que tivémos foi-lhe feita a vida negra porque se estava nas tintas para os "estatutos" de algumas pessoas e até jogadores, obrigando todos a trabalhar e muito. Viu-se o que lhe aconteceu...

Reitero, e não é por acaso que não está a treinar, que André Lima ainda tem um percurso para fazer até chegar a treinador de elite - que entendo ser o que o SLBenfica precisa - mas também acredito que o pode vir a ser e nesse dia espero que o SLBenfica lhe abra a porta. Até lá, acho que Paulo Fernandes é um excelente treinador e fez uma grande fase regular com a equipa a bater records de invencibilidades, apesar das circunstâncias. Na fase final apanhou um SportingCP à imagem do seu treinador: cínico, pouco atrevido e a jogar no erro. Uma espécie de "catenaccio" do futsal. Este título deles tem tanto valor como o do Mourinho na Champions, por exemplo... mas não tem o mérito de outros já conquistados pelo SLBenfica e até pelo SportingCP. Nã foram os melhores, foram os mais eficazes.

Ainda nas modalidades, o "Hoquei vai levantar voo", meus amigos. Acreditem que temos na liderança o homem certo e estamos a planear da forma acertada. Não tenham dúvidas que me vão ver muitas vezes no pavilhão a ver jogos deles e a celebrar a conquista do título no final. Espero e desejo que a estabilidade na liderança perdure, assim como no Volei e Futsal.

No Basquete parece-me um erro a saída de Henrique Vieira, mas respeito a decisão por desconhecimento de mais dados, já no caso do Andebol penso que a decisão tem um ano de atraso, pois José António Silva era talvez o menos capacitado dos nossos treinadores das modalidades e o seu substituto (Jorge Rito) trará ao Andebol a qualidade que Luis Sénica trouxe ao Hoquei. Em ambas as modalidades, veremos como vão evoluir as movimentações dos planteis.


No futebol, como já disse há muito tempo, estou óptimista para a nova temporada, ainda que considere que faltam ainda uns retoques, o que é perfeitamente normal face ao momento da temporada.

Na construção final do plantel é preciso haver coragem para apostar e para manter "rédea curta" a Jorge Jesus, de modo a que ele não se considere maior que o SLBenfica, porque não o é, nem nunca vai ser.

Assim, na baliza para mim a formula "old school" é a mais correcta: Dois jogadores experientes e um jovem para a Taça da Liga. Assim, Moreira parece-me importante permanecer e Artur deverá ser o titular com Oblak a ter a oportunidade de trabalhar ao mais alto nível para evoluir. Júlio César e Roberto, na minha perspectiva, deveriam ser ambos vendidos ou emprestados com vista a uma venda.

Na defesa o que me preocupa é o arranque da temporada. Luisão e Maxi (as duas referências) estarão ausentes no arranque dos trabalhos e se não vier Garay não vejo quem poderá comandar a defesa numa fase inicial. Acresce ainda que já "cheira mal" tanto atraso na renovação de Maxi Pereira.

Na direita parece tudo estabelecido com Maxi e Wass, sendo que face à lesão grave onde de Wass, será possivelmente Ruben Amorim a "segurar as pontas" mais uma vez. Na esquerda só temos alternativa (Carole), mas parece que Ansaldi será a opção - confesso que não conheço. Ao centro, está a minha grade discórdia com Jorge Jesus: Para mim seria Luisão com um parceiro a contratar (Dedé?), juntamente com Jardel e Miguel Victor. Roderick e o (tosco?) Leo Kanu deveriam rodar EM PORTUGAL.

No meio campo defensivo temos Matic e Javi Garcia como as principais referências, sendo que Nuno Coelho espreita a oportunidade de ficar no plantel, o que me parece complicado face à polivalência de Amorim e um sistema que só tem um médio defensivo. No esquerda temos Nolito e Gaitan que dão muitas garantias e ainda temos David Simão que pode fazer essa posição em 4-3-3 tal como Bruno César. Por falar no brasileiro, mantenho a tese da saída do Aimar (não que não tenha qualidade) e a aposta mais até que no brasileiro, no Gaitan para 10. Nesta equação entra ainda Miguel Rosa e David Simão que deveriam ser os esteios do meio campo na Taça da Liga. Na direita, parece estar tudo resolvido com Enzo Perez que descarta assim um investimento elevado em Sálvio (apoio isso!) e como alternativa há o Urreta (será que fica?), Ruben Amorim, Miguel Rosa e ainda André Almeida à espreita de uma oportunidade de ficar no plantel. Fala-se ainda no Danilo.

No ataque, Cardozo continuo a dizer que sairá, tal como Weldon que viu o contrato renovado quero acreditar que apenas para podermos ganhar algum com a saída dele. Nuno Gomes também saiu e para mim a permanência de Saviola (apesar do desejo de JJ) não é segura. Caminho inverso fazem Rodrigo (acredito neste jogador), Nélson Oliveira (JJ confirma que fica), Mora (idem) e Jara. Se ficar Saviola só há espaço para mais um jogador que se diz ser o Brian Ruiz. Melgarejo e Uche parece-me que terão poucas possibilidades de ficar no plantel, mas a serem emprestados espero que sejam em Portugal.

Em resumo, um plantel que me oferece, sinceramente, todas as garantias de podermos realizar um campeonato muitíssimo competente e uma luta muito efectiva pelo primeiro lugar, tal como nas Taça de Portugal e dando muito espaço e oportunidade aos jovens na Taça da Liga para poderem também justificar apostas nas outras competições. Na Europa, penso ser um plantel muito mexido para ser objectivo fazer algo (vencer) na Europa...


Para fechar, gostava de comentar as mexidas na SAD. Continua a custar-me muito ver Rui Costa dedicado apenas a apresentar jogadores e a ser "menorizado" nas declarações do Presidente. Ao mesmo tempo há hoje notícia de mais um profissional que chega ao SLBenfica, António Carraça.

Este profissional, que é o que se chama a pessoas de outros clubes que vem para o SLBenfica feitos "sabedores" com grandes ordenados, se entrar alguém me explique o que vem fazer??? Quando esteve no Benfica, promovido por Luis Filipe Vieira, acabou dispensado. Chega agora para quê? E Rui Costa? Qual é o "papel" dele? E Octávio Machado? Sempre se confirma a entrada...?

Estou mais preocupado com o que se está a passar na SAD do que na equipa de futebol... vamos ver, para já vou esperar que "assente a poeira" para depois perceber o que se passará e aí emitir a minha opinião, sendo que o meu desejo já todos sabem qual é: Não recorreria, a quase um ano de eleições, a pessoas externas para a SAD. Rui Costa lideraria o futebol em toda a sua dimensão, sendo que o que considero ideal seria ter Vieira a Presidente, Rui Costa Administrador da SAD e líder de todo o futebol (profissional e formação) e José Veiga Director Geral do futebol profissional, a reportar a Rui Costa.

PS- Muito importante o critério e o timming dos empréstimos de Roderick, Ruben Pinto, Lass Camará e Yartey EM PORTUGAL, tal como Leo Kanu, Fábio Faria, Melgarejo e Uche pelo menos NA EUROPA.

PS 2 - Na novela Coentrão, partilho da dúvida do SouBenfica no tópico «Crazy about Coentrão»?. Porque raio não damos oportunidades aos demais interessados e estamos a fechar a negociação ao Real Madrid?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. JediVermelho19/6/11 16:22

    Discordo em alguns pontos! O dinheiro aplicado em Bruno César e Enzo Perez deveria ter sido aplicado em Salvio! É um jogador de qualidade e está adaptado a Portugal! Os nossos jovens devem ser sempre emprestados em Portugal, por várias razões! E é bom que o SLB acelera em adquirir defesas de qualidade!

    ResponderEliminar
  2. Jedi, então e explica-me lá:

    ficavas na direita com Salvio e Amorim? Achas que o Ruben é realmente solucao para ali? E o que acontecia quando o Salvio se aleijasse ou cansasse? o mesmo que este ano? ZERO?

    E no centro? Ficavas com o Gaitan e... atiravas já o David Simão e o Rosa às feras para queimar? Ou ias acreditar em mais um ano de Aimar sobre arames?

    ResponderEliminar
  3. Finalmente um post equilibrado e com o qual concordo em grande parte.

    O investimento no Salvio, jogador de que gosto muito, para além de ser avultado era muito arriscado por causa da lesão. Só lá para o fim do ano se sabe se ele fica totalmente bom ou não. Até lá jogávamos com quem? Bem, eu podia fazer uma perninha!

    Quanto à SAD não me meto em assuntos que desconheço e que não tenho nada em que me meter ou dar opinião.

    ResponderEliminar
  4. Não tens nada que dar opinião... porque não queres ou porque ainda desconheces. Depois de definido, tens mais é que a dar

    ResponderEliminar
  5. Acho que se Aimar sair podíamos pensar na vinda do Canales no negócio do Coentrão...

    Não sou muito fã da ideia de vir o Garay, nem o Drenthe, se não vingaram até agora dificilmente vingarão...

    E prefiro Dedé para central.

    Ansaldi também não gosto muito, apesar de não o conhecer totalmente. Do que eu conheço qualquer lateral esquerdo do Toulouse ou do Gijón seriam ideais para substituir o Coentrão.

    Quanto ao Cardozo, penso que o Aldave anda a trabalhar na "penumbra" e num ápice arranjará a proposta que "satifaz" a SAD, não nos esqueçamos que o Cardozo faz parte do fundo, logo a intençao será sempre vendê-lo, mas só apartir do 20 milhões. O seu substituto ideal seria o Ruiz, sem dúvida, com o Nélson a rodar, o talvez ir busca o Funes Mori, está desvalorizado, o River Plate está para descer.

    Que dizes GB?

    ResponderEliminar
  6. João, a minha aposta para lateral esquerdo seria o José Angel do Gijon, sim. Tem o Liverpool e o Barça à perna, mas não seria titular em nenhum dos dois. Penso que teriamos argumentos.

    No centro da defesa, também concordo com o Dede.

    Quanto ao avançado, Brian Ruiz não conheço mas do pouco que vi parece um "estilo Falcao" que é claramente mais apreciado por mim do que os "postes sem mobilidade" como o Cardozo. Nelson a rodar para ir buscar o Mori? LOOOOOOL!

    ResponderEliminar
  7. Gostava que me dessem uma justificação para por a rodar o Nelson para trazer o Funes. Que argumentos?

    ResponderEliminar
  8. Não, percebeste mal, o Nelson rodava no plantel, como segunda opção.
    Depois, também podíamos ir buscar o Mori, só porque está desvalorizado, eu acho que este Mori é melhor que o Cardozo (por exemplo). Não tiraria o Nelson do plantel, nunca disse isso.

    Quanto ao lateral, também apostaria mais no José Angél, mas qualquer um dos outros 3 que falo, M'Bengué, Tabanou ou Canella, são melhores que este Ansaldi.

    Esqueci-me há pouco, no futsal, o Benfica defendia melhor com André Lima que defende com o Paulo Fernandes e penso que também havia mais espírito de Benfica no ano passado. Mas de resto, penso que tudo o que dizes é acertado.

    ResponderEliminar
  9. Mori e Cardozo não tem nada a ver um com o outro. Comparar o Mori só com o Jara, Saviola ou Mora... e acho que perde para os três. logo....

    Quanto ao Futsal, é falso! Não defendia melhor coisa nenhuma! MAIS: Nem sequer tinhas pensamento estratégico ou fio de jogo. Com o Paulo Fernandes, como com o Beto Aranha, é preciso trabalhar e muito... e há ali gente que não gosta disso! E depois há ainda os senhores que têm a mania que são gente no SLBenfica (e não estou a falar do Nelito)

    ResponderEliminar
  10. Eu só conheço Mori pelos vídeos, e sim, eu sei que mal conta, mas dá para avaliar qualquer coisita, e pelo que me deu a parecer ele é ponta de lança e não avançado recuado. São pontos de vista.

    Assim como, no meu ponto de vista, também defendia melhor no futsal.
    Dá-me muita pena é ver sair o Pedro Costa. Em dois anos perdemos as jóias da equipa. Que paralelismo com o futebol --'

    ResponderEliminar
  11. é a vida João. O Pedro vai à procura do melhor para a sua família e o seu futuro. É o seu último grande contrato.

    O SLBenfica tem ainda o Gonçalo Alves nas mesmas condições, em vias de sair pela idade que tem.

    Agora repara: Ricardinho, Pedro Costa e Gonçalo... missão dura a do Paulo Feranandes, não?

    ResponderEliminar
  12. Sim, o Benfica não paga os salários no futsal que paga no futbol.

    Claro, mas o Sporting ganhou a final sem o seu melhor marcador, e deu a volta de um 3-0 sem o seu melhor ala.
    Claro, que um jogo não é um campeonato, mas somos o Benfica, não podemos depender de uma ou outra individualidade, como dizes. Veremos o que se fará para a próxima época.

    ResponderEliminar
  13. JediVermelho19/6/11 18:53

    GB, o Rúben n é = ao Sálvio! É o mesmo tipo de comparação que muitos fizeram qd compararam o Salvio ao Ramires! São diferentes! O meu ponto de vista prende-se em destacar a inutilidade de trazer Perez, em vez de se apostar em Sálvio! Percebo o teu ponto e retribuo-o! O que acontece se o Perez se lesionar? Ein? Pois, é!
    Outra coisa: (pelos vistos) vai-se buscar o Carraça, que há uns 4 anos não servia e agora serve? Compreender esta direcção n é fácil! E Rui Costa o que vai fazer? Pois... Alguém que responda coerentemente!

    ResponderEliminar
  14. Águia Preocupada19/6/11 19:03

    Duas questões me chamaram a atenção:

    1 - Veiga depender de Rui Costa? Um homem maduro e um profissional que conhece como poucos os meandros e as entranhas do futebol, depender dum aprendiz (medíocre)? LOOOL...

    2 - Colocar os nossos miúdos a rodar por empréstimo! Porquê? Quantos anos tem Sálvio, tinha o Di Maria e outros já contratados?
    Tem a idade dos Miguel Rosa, Nelson Oliveira e todos os outros que agora parece irem ter uma oportunidadesinha!
    Que raio, os nossos, habituados ao país, ao clima, à cidade, ao clube, ao futebol português, não tem experiência... mas os outros tem! Os que nem sabem onde fica Portual e antes de saberem dizem logo que é para darem o salto, tem carradas de experiência!
    Alguém me diz, por exemplo, donde vieram e que experiência tinham: Fernando Chalana, Vitor Paneira, Diamantino, Carlos Manuel e mesmo João Pinto (embora este tenha tido uma incursão mal sucedida em espanha!) e tantos outros que a nossa memória lembrará para sempre!

    Ora bolas! Isto é o que se pode dizer que: "A galinha da minha vizinha é bem melhor do que a minha!"

    ResponderEliminar
  15. Totalmente de acordo com o Futsal. Paulo Fernandes é muito melhor treinador que André Lima.

    E pelo que tenho lido, as contratações para a próxima época têm sido criteriosas.

    Volei (Roberto Reis,Kibinho e Violas)
    Hoquei (Sergio Silva e Carlos Lopez)
    Andebol (Inácio Carmo e Nuno Grilo)
    Basquetebol (António Monteiro e Fred Gentry)

    No futsal ainda não se falou em reforços sabendo-se apenas que Pedro Costa está de saída para o Japão.

    Creio que para o ano as modalidades estarão mais fortes.

    No futebol estou contente com algumas contratações e com a antecedência que se fez algumas delas.

    Parece-me que haverá jogadores a mais, mas alguns deles penso que será a pensar já na época 2012/2013 com o regresso da equipa B, e que tem como objectivo começar com um plantel forte de formar a alcançar o mais rápido possível a 2ª Liga.

    A defesa causa-me preocupação em relação ao início de época sem Luisão e Maxi. Garay não seria solução pois creio que também estará na Copa América, daí a minha preferência por Déde, além de este ter um salário mais reduzido.

    Em vez de Bruno César e Enzo Perez deveriamos ter investido em Salvio?

    Em vez de termos 2 jogadores de qualidade, teríamos apenas 1, sendo que os 2 custam menos que o Salvio.

    Eu gosto do Salvio mas 15 milhões é muita fruta. Além disso, ele irá começar a época no estaleiro, devido a lesão no jogo contra o PSV.

    ResponderEliminar
  16. Será que só eu é que vejo que o plantel do benfica deste ano é no máximo para o terceiro lugar????????? Na chapions vamos ser ridicularizados... Bom este ano só a nova camisola

    ResponderEliminar
  17. @Aguia Preocupada,
    A explicação do José Veiga "depender" funcionalmente do Rui Costa é simples: MANDAR MESMO no SLBenfica, só benfiquistas inquestionáveis. É a minha forma de pensar...

    mas José Veiga como Director Geral teria a sua autonomia, obviamente. Seria também uma forma de Rui Costa aprender e José Veiga limpar a sua imagem entre os benfiquistas (eu continuo sem saber o que há para limpar em alguém que SEM DINHEIRO chegou, viu e venceu).

    No futuro, Rui Costa a Presidente e José Veiga responsável de todo o futebol, com Nuno Gomes na estrutura, tal como Humberto Coelho.

    OPS! Vou acordar para a realidade... a feira de vaidades não o permite.

    ResponderEliminar
  18. @Gandaia... fez-se história: Estamos de acordo! LOL

    ResponderEliminar
  19. Dizer que um gajo que levou 3 secos dos largatos é melhor que um Sr do nosso clube que nos deu SÓ um titulo de campeao europeu......ou estás a brincar ou entao o PF é teu familiar ou amigo....e aí sim concordo que o defendas.
    Dizes que Paulo fernandes fez um excelente trabalho na fase regular ...apesar das lesoes de César Paulo e Diece......mas nos playoffs já com esses jogadores andamos sempre de calças na mao.....e contra a largata nao foi capaz de segurar vantagens preciosas em momentos vulcrais.....mas o que mais me chocou foi ontem....1 segundo após o apito final já ele estava junto do largato Orlando.......1 segundo depois......se for embora hoje...já vai tarde este!!!!!

    O grande mal do Benfica neste momentos é o conformismo dos adeptos.....


    Em relaçao a José Veiga....concorda em absoluto!!!!!

    ResponderEliminar
  20. O André Lima nem o curso de treinador conseguiu tirar!

    ResponderEliminar
  21. Águia Preocupada19/6/11 20:51

    GeracaoBenfica!
    Quando referi o caso Veiga, não quis dizer que concordo com ele no Benfica! Devo esclarecer que sempre fui contra, tanto mais que tem a escola do antro! Mas acha que ele aceitaria alguma vez uma situação de subalterno perante Rui Costa? Nem perante Vieira, quanto mais!
    E quanto ao futuro, o melhor é não conjecturar e muito menos com o coração. Rui Costa nunca será presidente do Glorioso, pois não apresenta aptidão para tal! Ou acha que alguém que se deixa anular desta forma, tem condições e personalidade para tão elevado cargo? Já a Humberto Coelho, reconheço-lhe capacidade e virtudes! Mas muitas coisas hão-de acontecer e o melhor é aguardarmos vigilantes e criticos pelo que se irá passar no futuro imediato.

    ResponderEliminar
  22. Os nossos rapazes D.Simão, Rosa e Nelson, não vão ser chamados a jogar todos ao mesmo tempo, mas agora um, depois outro a assim por diante.
    O Chalana tinha 17 anos....

    Salvio por 15 milhões e a poder jogar só lá para Setembro? Não, obrigado.
    Na defesa vocês vão ver que o LEO, apesar de vir de um Arrentela brasileiro, vai ser uma bela surpresa. No defesa esquerdo não ao Drhente porque aquela cabeça não funciona.
    O Florentino que venda o Garay por 10 milhões e com mais 20 paga-nos o Coentrão e depois vamos buscar o ANSALDI por 5 kilos...

    Estou confiante....

    PS
    GB, faz mais postes assim...é barato e dá muita pica de opiniões...
    ...aqueles outros assuntos, ficam para Outubro de 2.0012

    ResponderEliminar
  23. Benfiquista até morrer19/6/11 21:53

    Cesar Peixoto, Carlos Martins, Filipe Menezes, Weldon, Fernandez, Balboa, Adu, João Pereira, André Carvalhas, André Soares, Lassana Camará, Yartey, entre outros ficaram esquecidos nessa tua contabilidade?

    ResponderEliminar
  24. Esse negócio do Coentrão, nao sendo envolvido o garay, o benfica nao tem muito a fazer que exigir 30M! o Coentrão tem que entender que como ele disse "só saio se for bom para mim e para o Benfica", não é bom para o benfica ele não sai, nao é nada do outro mundo, o Hulk, Falcão também ficam e não sao piores(Falcão como ponta-de-lança para mim está ao nível de Coentrão como defesa-esquerdo e são os dois melhores jogadores do nosso campeonato, seguidos por Hulk, J.Moutinho e Luisão) que ele nas suas posições...
    Mas ao mesmo tempo acho que é inevitável a sua saída, sentimentos contyraditórios que esta palhaçada toda gera!
    Concordo com o aspeto das modalidades e da nossa equipa este ano estar muito melhor delineada que noutros anos, para mim estando o plantel como está, falta um avançado e um central, se sair Coentrão e Aimar, um defesa esquerdo e um médio, estilo Witsel e Manuel Fernandes (faz todas as posições do meio-campo), porque Gaitan passaria a ser opção para 10 e ala.

    ResponderEliminar
  25. No andebol acabámos por ficar em quarto, não em segundo... :-(

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking