O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 12 de junho de 2011

SLBenfica: O Clube onde todos acham que têm opinião

. 8 comentários
Já não era sem tempo de arranjar um tópico com uma critica que até em mim acerta. Se olharmos para a blogsfera, são centenas ou milhares os blogs sobre o SLBenfica, em todos eles há treinadores, jogadores, gestores, etc. No passado eram os "notáveis". Essa raça esquisita que acabou com a chegada de Luis Filipe Vieira ao clube, mudando-lhes a designação para "abutres" ou "papagaios". Eram tipos mais conhecidos que os outros, mas que achavam que as suas opiniões eram mais válidas do que as de qualquer outro benfiquista.

Bom, até aqui são dois níveis que a liberdade de expressão conquistada com o 25 de Abril de 1974 trouxeram e que temos que saber viver com elas. Mal iria o SLBenfica se dependesse de qualquer palavra que se escreve neste blog, ou em qualquer outro... ou se dependesse das opiniões dos "notáveis" (ou "papagaios" se preferirem).

É, de uma vez para sempre, importante que os benfiquistas percebam que as decisões do SLBenfica se tomam no SLBenfica e não neste ou noutro blog, nos jornais ou seja onde for. É, talvez, por isso hora de nos passarmos a olhar todos como benfiquistas - sejam quais forem as nossas opiniões.

Este tópico vem antes no sentido do que há muito gostaria de ver melhorar no SLBenfica. O que chamo de "sentido de estado", mas que podemos resumir na palavra "Organização".

Pela notoriedade que o Clube confere, qualquer funcionário do SLBenfica, independentemente da hierarquia, este cai na tentação da sobranceria, da falta de humildade, de achar que está efectivamente do lado dos que são bons, mesmo que nada tenha feito para o demonstrar.

Não é preciso ir aos presidentes ou a administradores, qualquer funcionário intermédio ou de primeira linha do SLBenfica "tem a mania que é bom", tem a mania que sabe, que resolve e que influencia, que conhece gente importante, que chega onde o comum dos adeptos não é capaz.

RESULTADO? É o que vemos! O SLBenfica é sistematicamente ultrapassado pelos rivais nos momentos mais decisivos. Ao longo da história, a humildade e vontade de trabalhar venceram sempre a "cagança" e o despotismo.

O Presidente, cedo percebeu isto, mas escolheu o caminho errado para acabar com isto no SLBenfica. Acreditou que montando um regime presidencialista, rodeado por pessoas por si "controladas" ou que o "temessem" ia eliminar este tipo de situações. NADA DE MAIS ERRADO!

Essas pessoas acabaram, antes, por se tornar um dos grandes problemas do Presidente ao se transformarem nos seus piores conselheiros, ao se tornarem "alcoviteiros" e geradores de conflitos pela sua "cagança".

O grande desafio, que já começou com o título do ano passado e que o SLBenfica deixou passar um ano sem nada fazer, é combater este tipo de atitudes com Organização e Comunicação eficazes.

A Organização e a Comunicação são os pilares centrais do futuro do SLBenfica.

Começar por ter poucas pessoas que dão a cara, que falam e que aparecem e ter muitas que trabalham na sombra pelo SLBenfica, sem ambições de aparecer nos jornais ou de reclamar louros seja pelo que for.

Grande parte do sucesso do SLBenfica deve estar nas mãos dos que poucos conhecem, em coisas que poucos vêem.

Se a informação chegar às pessoas dentro e fora do SLBenfica controlada e gerida pelo próprio clube, a probabilidade de haver descontrolo ou interferência de quem coloque em causa a estratégica e objectivos do Clube é muito inferior. Isto não é válido só para o futebol... longe disso!

ISTO DÁ MUITO, MAS MESMO MUITO TRABALHO, ACREDITEM!

Há muito que defendo que o SLBenfica tem que ser uma pirâmide com muita gente a executar bem, seleccionada com critério por saber executar bem as tarefas onde estão envolvidas... menos pessoas a controlar e coordenar... e muito pouca gente a decidir, mas a decidir bem.

Há muitos problemas que são causados por quem está dentro do SLBenfica acreditar realmente que tem assim tanta importância que lhe dá o direito de minar, opinar, influenciar ou ingerir-se no trabalho dos demais
. ERRADO!

Óbvio que este modelo de sucesso (olhem-se clubes como Barça, Milan, ManUtd ou... FCPorto) para vingar precisa que no topo da pirâmide esteja quem saiba liderar um Clube e não uma SAD/Empresa, que lidere um equipa que saiba mais e melhor que aqueles a quem é pedido que executem.

Comparem com o que acontece em modelos de gestão mais direccionados ao protagonismo e populismo (clubes como Chelsea, Inter, Real Madrid ou... Benfica), que são habitualmente rodeados de caras conhecidas, decisões "galácticas", projectos megalómanos, etc... mas menos títulos que os anteriores.

A sede de protagonismo leva a que muitas vezes se aceitem cargos e desafios para os quais não estão capacitados, rodeando-se depois por muita gente que acaba por criar mais ruído que soluções. É a solução errada que faz cair em desgraça quem lidera, por muito boas que sejam as intenções.

O pedido que deixo então à Direcção do SLBenfica é que entenda que NINGUÉM está efectivamente acima do Clube. Não basta saber isto, é preciso que cada um no Clube saiba o seu lugar, saiba que tem que respeitar uma hierarquia, uma estratégia... sim, no SLBenfica não é suposto cada um pensar pela sua cabeça, é preciso EXECUTAR pela sua cabeça o que a estratégia do Clube define.

O SLBenfica precisa, então, de retirar importância a toda a gente, "amordaçar" cada funcionário para aquilo que no mundo empresarial de chama a "rádio alcatifa"... ou seja, evitar a quantidade de informação que circula alimentada pelos próprios funcionários, directores, responsáveis que têm a mania que têm a sua opinião é relevante para os factos.

A importância de cada um tem que estar no seu contributo para cada título através da eficaz execução das suas tarefas...

Isto não se consegue por "decreto" mas sim colocando as pessoas certas no lugar certo e dando e exemplo a partir do topo de que o SLBenfica não é um clube de egos. O único ego que existe são os títulos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Será difícil fazer chamar a colaborar com o Benfica pessoas como Gaspar Ramos, José Veiga, Fernando Tavares, Seara Cardoso, só para recordar os mais recentes que fizeram em tempos algo pelo SLBenfica.

    Não precisam, sequer, de fazer parte da Direcção ou ser funcionários, mas será preciso serem oposição?

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ver alguém no clube que conseguisse alcançar isto.
    Com tantos anos de Vieira já não acredito que ele consegue.

    Mas isto já é um mal que vem desde os tempos do Vale e Azevedo e que começaram com o Damásio quando este implodiu com o velho Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente alguém diz o que tem que ser dito. É por isto que defendo que Vieira terminou. Já fez o que tinha a fazer, tornar o clube rentável (se bem que o seu sistema está a implodir). É tempo de vir outro projecto que saiba pegar no que está feito e melhorar esse trabalho, tendo toda esta "tese" presente nesse projecto.

    Parabén GB, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. julio moreira13/6/11 10:40

    O Benfica de há muito está transformado, para muita gente mediana, numa feira de vaidades.
    Dentro daquela casa, e para a maioria das pessoas, humildade, rigor e profissionalismo são palavras desconhecidas. E isso tem de acabar. É preciso trabalhar todos os dias, é precisa organização e, sobretudo, poucos a botarem faladura. LFV e JJ não sabem falar e devem, com humildade reconhecer isso. Outros sabem falar mas dizem o que não devem.
    Que fazer então? Dotar o Gabinete de CS de gente competente, com agenda propria e o Clube possuir canais de counicação proprios. Será possivel o Benfica não ter um site proprio, interactivo e devidamente actualizado, para que não sejamos forçados a recorrer aos jornais desportivos, onde, como sabemos, as "noticias" são dadas á medida de varios interesses e onde se faz jornalismo de serventia aos poderes instituidos?
    Se duvidas tiverem leiam o comentario De ontem do Domingos Amaral no Record.
    É evidente que, nesta altura, vale tudo para desestabilizar o clube, ou não viessem aí eleições e não estivese para ser feita a renegociação os direitos televisos. E como LFV não parece disposto a aceitar os trocos que o Jaquim lhe quer dar, este lança mãos de todos os meios para fazer a vida negra ao Benfica e descredibilizar LFV.
    Amigos temos de estar atentos, porque ao cabo e ao resto dos 40 jogadores que, em ar de gozo, a CS diz que o Benfica já tem, ainda não assisti á apresentação de um só.
    Malta união e vamos estar de olho bem aberto ás "noticias" de "jornalistas" que mais não são que pessoas que escrevem em jornais.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, na mouche.

    Vermelhusco, é a última época desportiva do presente mandato.
    Vai quase garantida ente sair como o presidente que mais tempo esteve,
    menos troféus conquistou e, mais dívidas deixou.

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  6. É este o caminho. Excelente, GB.

    ResponderEliminar
  7. Faz sentido sim Senhor, o Geração diz e bem, deixem-se de protagonismos internos, blindem a estrutura, convidem quem é capaz a colaborar e os resultados vão ser diferentes.

    Abraço

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking