O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

Benfica 2 PSG 1 Vitoria sobre os fantasmas

. 3 comentários
Nao posso escrever uma cronica muito grande pois infelizmente perdi dois grandes pedacos do jogo.
O Benfica entrou neste jogo com a certeza de que a Liga Europa será o grande objectivo desta temporada. Apesar de achar que o campeonato nos foi injustamente roubado, apesar de todos os erros cometidos pela nossa Direcção - erros esses que só são erros num Pais como Portugal em que a Direcção de um clube tem de actuar como Policia para o seu clube não ser assaltado pois a Justiça esta uma desgraça, o Governo a parodia da Europa e ninguém liga a promiscuidade e compadrio reinantes no futebol português porque francamente não e diferente do que o que se vê em inúmeros outros sectores da sociedade - esta equipa parece-me especialmente talhada para eliminatórias, ou como um certo treinador brasileiro as chamava o "mata-mata".

A equipa apresentada por Jorge Jesus nao tinha nenhuma surpresa, Ggaitan e Salvio voltaram ao onze apos descansarem em Braga mas Carlos Martins manteve o seu lugar devido a problemas fisicos de Aimar.
Pelo que li, o Benfica entrou de forma anemica no jogo e o PSG foi superior sendo o golo deles obtido de forma justa e tambem devido a falhas da nossa defesa.
Eu comecei a ver o jogo a partir do minuto 25 e acho que o Benfica tentava reagir mas que a cabeca e as pernas estavam a afectar muitos jogadores. Certamente o roubo de Braga pesava na mente dos jogadores e no caso de outros deu para se perceber perfeitamente que estavam espremidos ate ao tutano: a desinspiracao de Gaitan e Salvio foi gritante e acho perfeitamente injusto que se diga que Jesus preteriu o campeonato: os jogadores ja nao davam para mais a nivel fisico e se hoje nao fizeram nada nem quero imaginar como teriam estado 3 dias antes se tivessem jogado - arrisco-me a dizer que ainda mais lentos que o Filipe Menezes.
Contudo, o Benfica começou a carburar e aos poucos os lances começavam a sair mais fluidos muito por fruto de outros jogadores que compensavam como podiam a baixa forma dos elementos que tinham tido maior protagonismo ate agora. O PSG foi remetido para a sua metade do terreno, Javi Garcia quase que estava a jogar como maestro, Cardozo bombardeava a baliza adversaria permitindo ao guarda-redes francês brilhar como tantos fazem na Catedral, Maxi Pereira jogava em alta rotação e o golo surgiu repondo a justiça no marcador após uma grande jogada dos dois carecas da equipa com Carlos Martins a isolar Maxi Pereira para este matar de peito e rematar para a baliza. O uruguaio volta a brilhar num jogo contra equipas francesas.

Para a segunda parte a equipa entrou num ritmo muito mais baixo do que aquele em que tinha acabado a segunda parte muito por causa do precário estado físico de elementos fulcrais para a equipa. No entanto, a entrada de Aimar e Jara foram uma pedrada no charco com os argentinos a darem agua pela barba a equipa francesa. De salientar a atitude do argentino mais novo, um autentico Gladiador pela forma como discute todos os lances, mas tambem pelos pormenores tecnicos cada vez mais deliciosos que vai mostrando. A sua energia e atitude contagiaram a equipa.
No entanto, para mim o "Grito de Ipiranga" do jogo ocorreu quando o incompetente do arbitro e os cegos dos fiscais de baliza não marcaram um penalti escandaloso sobre o Saviola ao minuto 76. Se fosse no campeonato português seria a norma mas ia acontecer o mesmo na Europa? Esse lance pareceu acordar algo de primal na equipa e nos adeptos, o estádio pareceu entrar em ebulição com os adeptos que pareciam 120 mil no estádio pelo barulho que fizeram e não 35 mil. A equipa carregou para cima dos franceses que não mais conseguiram respirar e o golo da vitoria surgiu ao minuto 81 num bom golo de Jara que fez um remate rasteiro e bastante colocado. Uma vitoria que veio do fundo da alma, uma vitoria de revolta sobre os roubos da arbitragem tao comuns esta epoca.
Roubaram-nos o campeonato mas deixem-nos sonhar com a Liga Europa! Não quero ver outra competição a ir pelo galheiro não porque fomos maus mas porque os apitadeiros nos roubam. Se isso voltar a acontecer deixo de acreditar no futebol.

Positivo: Maxi Pereira - o uruguaio não sabe jogar em baixa rotação. Pode cometer mais erros quando esta em ma forma mas a entrega e a mesma todos os jogos. A Direcção que engula o orgulho e trate de renovar o contrato deste jogador o quanto antes. Este e daqueles que pela sua dedicação e profissionalismo merece ficar no clube tantos anos como o Luisao.
Jara - Que raça! Este avancado esta a progredir a olhos vistos e ontem fez mais um grande jogo. O golo da vitoria foi dele e inteiramente merecido. Um gladiador pela atitude demonstrada.
Javi Garcia, esteve muito bem e Roberto não acusou o erro do jogo passado tendo feita boa exibição.

Negativo: Exibicao da defesa? Gaitan e Salvio por arames. Bloqueio mental em grande parte do jogo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Temos de fazer uma estatua ao Maxi em franca...que ele e terror dos franceses:P

    ResponderEliminar
  2. Julgo que se pode dizer e atendendo principalmente à 1ª parte, que foi melhor a exibção que o resultado.
    Nota-se claramente o défice físico em alguns dos principais jogadores do Benfica, com a necessária consequência no nível exibicional e perante isto, só uma equipa com uma alma e crença enormes, conseguiria mais uma vez virar o resultado e daí o prémio justo da vitória.
    Mais uma vez, contamos com uma arbitragem desastrosas, parece sina, no entanto e atendendo as poupanças que serão feitas no jogo da Liga, creio que a equipa em França surgirá mais leve e solta e com outro nível exibicional.

    ResponderEliminar
  3. Artigo muito interessante do jornal A MARCA sobre o Benfica:

    http://www.marca.com/2011/03/09/futbol/futbol_internacional/1299693335.html?a=4d1c8105d508edf690afacb81082de9e&t=1299852472#comentarios

    Cpts Benfiquistas
    JBastos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking