O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Converti-me ao ateismo (Hapoel 3 Benfica 0)

. 14 comentários
Custa-me a compreender como e que o Benfica passou do clube dominador, ambicioso e vencedor da epoca passada para esta "coisa" que parece so servir para humilhar os seus adeptos.
Quando chegamos aos primeiros momentos decisivos de uma epoca (que se sao passados com sucesso levam a que novos momentos surjam mais para a frente) a equipa baqueia estrondosamente. Se no Campeonato fomos humilhados da maneira que fomos pelos Corruptos em todas as formas possiveis e imaginarias (pedradas, bolas de golfe e banho de bola) na Liga dos Campeoes - uma competicao em que deveria ser crucial defender o prestigio do clube hoje sofremos outra humilhacao.
Perder por 3-0 contra uma equipa que nunca tinha ganho um jogo nesta competicao e uma vergonha.

O Benfica entrou no jogo dominador e a conseguir dominar perfeitamente uma equipa israelita que parecia ser inofensiva qb, antes do primeiro golo israelita Saviola desenvolveu uma grande jogada que poderia ter dado mais perigo mas falhou no momento do passe. Aimar e Gaitan estavam inspirados e parecia uma questao de tempo ate aparecer o primeiro golo.
Contudo, completamente contra a corrente do jogo os israelitas marcam primeiro na sequencia de um livre em que David Luiz falha na marcacao a Zahavi que faz um cabeceamento irrepreensivel fazendo a bola entrar mesmo junto ao poste - nem com asas Roberto chegava aquele cabeceamento.
Depois Kardec comecou a demonstrar que estava numa noite extremamente desinspirada falhando um golo quando so tinha o guarda-redes a frente depois de uma boa jogada de Coentrao e Saviola. Para completar so faltava o arbitro juntar-se a festa quando poucos minutos depois decidiu anular um golo limpinho ao Benfica na sequencia de uma optima jogada de ataque que envolveu Kardec, Saviola e Aimar (salvo erro).
Durante o resto da primeira parte o Benfica continuou a carregar e foi-se para intervalo com um travo amargo a injustica face ao resultado do jogo ate tendo em conta que os israelitas so fizeram um remate ou dois a baliza na primeira parte e mal sairam da defesa.

Para a segunda parte JJ decidiu voltar a inovar como fez no jogo com os Corruptos e decidiu tirar o Saviola do relvado (que ate estava a ser dos melhores em campo na primeira parte) para colocar o Cardozo em campo. Este regressou aos relvados apos dois meses de paragem e se antes ja estava em pessima forma e condicao fisica entao nem quero imaginar agora.
Apesar de ter retirado um dos melhores em campo a dinamica da equipa nao se ressentiu e o Benfica entrou com tudo na segunda parte, encostou os israelitas as cordas mas estes aguentaram-se milagrosamente com golos certos cortados em cima da linha da baliza (duas vezes). Gaitan, Salvio e Maxi alem de Coentrao e Aimar fizeram um carrossel que colocou a cabeca dos israelitas em agua.
Depois chegou aquele que para mim foi o lance decisivo do encontro: Maxi faz uma maldade ao defesa lateral do Hapoel chega-se a linha e faz um cruzamento perfeito para Kardec que completamente sozinho e com uma bola colocada na sua testa de forma perfeita pelo Maxi cabeceia para onde esta virado desperdicando a melhor oportunidade de golo do Benfica.
Pouco depois, na segunda ou terceira vez que os israelitas chegam a area do Benfica no jogo todo ja no minuto 74 ganham um canto, na sequencia do qual David Luiz, perdido na area, volta a enterrar a bola bate Javi Garcia sobra para um jogador do Hapoel completamente sozinho que tem o total a vontade para rematar e fazer o 2-0 para os israelitas.

O que dizer disto?? Completamente injusto, a equipa jogou muito bem mas o esbanjar de golos por Kardec e os erros individuais de David Luiz (uma sombra do jogador da epoca passada) borraram completamente a pintura. Depois do 2-0 a equipa desnorteou-se, deixou de acreditar que era possivel dar a volta ao resultado e para completar a humilhacao ainda sofreu mais um golo.
Resumindo: manifesta infelicidade da equipa nos momentos decisivos, erros defensivos e arbitragem caseira ditaram este resultado.

No entanto, quero ressalvar que nao compreendo a falta de atitude da equipa que baixou os bracos apos o 2-0 e porque e que JJ nao meteu Carlos Martins de inicio ou retirou Saviola ao intervalo. Nao compreendo pura e simplesmente. Como tambem nao compreendo que jogo apos jogo de enterrancos nao retire David Luiz da equipa titular (por muito que nao goste do Sidnei acho dificil fazer pior do que David Luiz esta a fazer). Como tambem desafia a minha capacidade de compreensao a sua teimosia em apostar num esquema tactico ultra-ofensivo que claramente nao funciona sem Di Maria e Ramires que garantiam um certo equilibrio a equipa a nivel defensivo (sim mesmo o argentino defendia quando a bola nao estava na posse da equipa).

Nao me parece que Jesus esteja a conseguir encontrar solucoes para os problemas desta temporada tanto a nivel tactico (preocupante pois trata-se do "Mestre da Tactica") como a nivel mental. De facto ate me parece que JJ e que tem criado muitos dos problemas. Ate me questiono se JJ tem o plantel do seu lado depois da forma deselegante como sacudiu as responsabilidades da derrota com os Corruptos.

Como e que o Benfica chegou a esta situacao depois da epoca passada??
Como e possivel cair do pedestal de forma tao estrondosa e com a mesma estrutura da epoca passada a nivel directivo, de equipa tecnica e de equipa?

Positivo: Aimar, Saviola, Gaitan.
Negativo: David Luiz - fica ligado aos dois primeiros golos. Se os adeptos crucificaram Roberto por ter custado pontos ao Benfica no principio da epocca quantos pontos e que David Luiz ja nos custou esta epoca? Kardec - desperdicou duas ocasioes soberanas de golo que teriam empatado o jogo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Remake de 2005. Nada de novo

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas e ridiculo!
    Como e que se deixa que se chegue a isto. Nem estou com vontade de escrever mais.

    ResponderEliminar
  3. finalmente alguem que escreve o que se deve escrever.
    Tenho acompanhado os comentario do blog da tertulia benfiquista e fico com a sensação que quem escreve naquela blogesfera não vê o mesmo que eu.

    Ou então, são pagos para não ver !!!

    ResponderEliminar
  4. Desculpa companheiro ter tapado o teu tópico, mas a raiva que me corroi por dentro faz-me exigir que os responsáveis sejam chamados pelos nomes e penalizados por nós, que pagamos para eles ali andarem.

    ResponderEliminar
  5. O JJ enlouqueceu, só pode!!! Já no jogo com a Naal fiquei de boca aberta com a táctica que ele apresentou e não foi por acaso que vimos a Naval a criar várias situações de golo.

    O Hapoel não é a Naval e assim que vi a equipa perdi todas as esperanças, porque ou marcávamos uma golo cedo ou iamos sofrer a bom sofre. Sofremos a bom sofrer!!!

    Porque deixou de apostar no sistema de jogo do ano passado? Não tem jogadores?

    Rubem Amorim no lugar do Ramires ou Airton de quiserem.

    No lugar de Di Maria temos o Gaitan, Coentrão ou até o Salvio. Mas eu até acho que a equipa nem está mal em termos ofensivos, a defender é que a equipa é uma lástima.

    ResponderEliminar
  6. E já me esquecia... Sidnei a titular no lugar do David Luiz já ontem era tarde!!!

    ResponderEliminar
  7. Sejam quais forem as responsabilidades e os culpados, vou escrever um tópico onde exporei a visão tacanha de quem acha que a corrupção alheia desculpa tudo...

    ResponderEliminar
  8. Esta derrota tem muito que se lhe diga. Até podiamos perder por 1-0 (e dizer tivemos azar), mas perder 3-0 foi muito para uma equipa ingenua, sem argumentos ofensivos e muito débil no aspecto defensivo. Se repararem o 1º golo quando a bola é cabeceada ainda bate nas costa do D.Luis e faz um efeito que tira o Roberto do lance. O 2º golo foi o que foi... o 3º já foi o desacreditar e disseram que o jogo estava perdido quando os isrealitas fizeram o 2-0. Quem cabeceou aquela bola na segunda parte não foi o Kardec mas sim o Javi Garcia, reparem no número 6 nos calções. Eu sei porque o D.Luis não é o mesmo jogador do ano passado. Das duas uma: Ele quer sair do Benfica em Janeiro e está a provocar essa mesma saída ou então visto que o LFV só o vende pela cláusula de rescisão, ele está a fazer os jogos que faz (falhas atrás de falhas) para que o preço seja mais baixo para poder sair abaixo da cláusula da rescisão.
    Estou que nem posso. Mas Viva o Nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  9. TRAMONTANO25/11/10 00:04

    Vieira e espera que Jesus saia e Jesus morto que o Vieira o despeça.

    Se isto fosse gente inteligente teriam sabido gerir o sucesso e reparti-lo, mas como nao passam de chicos espertos o sucesso e sempre para eles, assim como na hora da derrota, a culpa tambem sera sempre de alguem, nunca deles.

    Estamos a colher o que Vieira semeou no principio desta epoca. Ele e o verdadeiro culpado e isto sera sempre pior.

    Para que nao estivesse ao corrente diria que isto e feito de proposito pois nem o mais incauto esperaria a desorganisaçao, falta de motivaçao que se veem a olho nu. Nem e preciso saber algo que vai siando ca para fora.

    Infelizmente a tendencia e piorar e temo que esfrangalhem um grupo que tinha e tem grandes potencialidades.

    Para mim Vieira, nunca teria la entrado e tambem tenho pena que aqueles que atiram a cara os 92% (que eu sei como aconteceram) façam como ele e fujam nestes momentos.

    So nao ve quem nao quer....

    ResponderEliminar
  10. iBenfiquista25/11/10 01:20

    Os benfiquistas agora parecem-se com galinhas a quem cortaram a cabeça, a correr sem tino nem destino.

    Uma equipa que cria 21 cantos (deve ser recorde) contra 2 não merece perder. E não pode ser acusada de não querer ganhar. Perdemos golos infantis. Tudo isto devido a uma coisa que ninguém ainda falou: a ANSIEDADE. A equipa é muito jovem, e os jovens são muito instáveis, tanto assim que conseguem o melhor (Lyon) e o pior. E não se esqueçam que marcámos um golo que foi mal anulado.

    Quando a ansiedade toma conta dos jogadores, e dos treinadores, se marcamos um golo primeiro quase de certeza que ganhamos. Se não o fazemos, perdemos. É o que tem acontecido este ano. E não temos tido árbitros para nos ajudar, como os corruptos, têm tido ajuda dos árbitros e que lhes têm baixado os níveis de ansiedade. Uma vez estabilizado o jogo e os níveis de confiança, a ansiedade baixa e conseguem jogar de um modo mais esclarecido.

    A juventude da nossa equipa não ajuda. O Salvio é um miúdo. tem 20 anos assim como o Kardec. O D. Luis é um puto. O Roberto, grande guarda-redes, é novo assim como o Gaitan e o Jara que foram atirados para uma realidade diferente da que estavam habituados. Temos de esperar mais um ano por eles.

    Por vezes é bom (mas dói) bater no fundo, para se poder subir mais alto. É o que eu espero vá acontecer ainda este ano. Mas o JJ tem de descer à Terra e começar por tentar baixar os níveis de ansiedade da equipa, começando por baixar os seus. E baixando as tentativas basóficas de prever o futuro. Cale-se e limite-se a treinar!

    ResponderEliminar
  11. iBenfiquista o que e que eu disse aqui??
    "manifesta infelicidade da equipa nos momentos decisivos, erros defensivos e arbitragem caseira ditaram este resultado."

    Aprende a ler. Nesta equipa o David Luiz tem experiencia e qualidade para fazer muito melhor do que o que esta a fazer e a equipa tem imensos jogadores que deviam ter estofo para aguentar a equipa independentemente dos mais novos.

    Ainda bem que gostas que a equipa bata no fundo!
    E ja agora diz-me onde e que o Porto tem ajudas dos arbitros na Champions e faz figuras destas contra Hapoeis.

    ResponderEliminar
  12. iBenfiquista25/11/10 13:31

    Vermelhusco, aprende tu a ler. Eu não falei da Champions. Mas já que falas nela, os corruptos perderam o ano passado 4 ou 5-0 contra o Arsenal. E o Real perdeu em casa 6-2 com o maior rival. E ainda agora o Braga foi escandalosamente ajudado pelo árbitro. Claro que isto não desculpa absolutamente nada, nem nos consola de modo nenhum. Mas são factos.

    E o porto tem tido ajuda dos árbitros na Champions, sim. Tem sido mais beneficiado do que prejudicado.

    Ninguém gosta de bater no fundo, mas por vezes uma valente chapada no focinho é necessário e indispensável para se acordar. E refiro-me também aos adeptos e aos bloguistas. Oxalá acordem agora.

    Leiam o que escreveram durante todo o ano passado e no verão. Toda a gente dava o 2º campeonato seguido como ganho. Lembra-me a fábula da cigarra e da formiga. Fazendo nós de cigarra.

    ResponderEliminar
  13. A fábula da formiga e da cigarra é uma analogia de facto perfeitissima para o Benfica...
    Quanto facto de levarem 5 contra o Arsenal, preferia levar 4 ou 5 desses do que 3 de uns israelitas desconhecidos.

    ResponderEliminar
  14. ibenfiquista, agradecia que respondesses ao mail do blog, novogeracaobenfica@gmail.com, para ver que deste por este pedido, tenho uma proposta para ti.

    cumprimentos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking