O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O que as eleições da Liga uniram... poderá destruir-se sozinho

. 3 comentários
A estratégia é velha, conhecida e já não impressiona ninguém: Todos os anos o FCPorto arranja um aliado ou dois para, juntamente com o SportingCP (aka SubmissosCP), serem brindados durante umas largas jornadas com umas ajudas dos amigos carenciados conselhos familiares e matrimoniais (aka árbitros).

O objectivo é simples: Os jogos que realmente têm audiência na TV são os de Benfica, Sporting e Porto. Os jogos que têm relato na rádio são os de Benfica, Sporting e Porto. Os jogos que têm mais que uma ou duas páginas de jornal são os de Benfica, Sporting e Porto... torna-se portanto facílimo que ocorram deslizes em jogos de equipas como Braga, Nacional, Guimarães, etc. sem que fale muito disso.

Falar, fala-se sempre... aliás, o Sistema agradece até para mostrar que o "edifício desportivo" tem alguma honestidade (NOT). Mas é absolutamente marginal e cai muito facilmente no esquecimento o que se passa com clubes de menor dimensão, que no caso português, devem ter uns 20 mil fieis, ou seja, NADA!

Contudo, estas ligações perigosas não podem ser sempre com o mesmo. Historicamente, têm mudado com frequência, não só para não criar vícios e hábitos fáceis de "apanhar", como igualmente porque os "ajudados" tendem a querer mais do que a conta... e são abandonados. Resultado? Vejam o que aconteceu ao BOAVISTA...

O objectivo destes "bobos da côrte" é simples: Intrometem-se nos lugares do topo da tabela, criam ruído e desestabilização com dois objectivos: 1. Servir de "tampão" para o FCPorto ganhar alguns pontos de vantagem; 2. Garantir a ocupação dos lugares de topo caso o FCPorto não lá esteja. Isto ao final do dia o que interessa é que o SLBenfica não seja campeão ou não possa discutir o título, pois eles sabem que em condições de igualdade, com a molde humana que temos... somos imparáveis.

Mas que história é essa de "servir de tampão", perguntam? É simplicíssimo. No início do campeonato, as arbitragens tentam por todos os meios que os nomeados para os jogos do Benfica sejam escolhidos com critério para.... fazer a sua missão: começar a cavar algum foço que permita ao FCPorto encarar todos os jogos com a máxima tranquilidade e confiança. Assim, enquanto uns jogam e disputam contra 14, outros passeiam com confiança tendo como principal adversário a sua, por vezes, incompetência para ganhar os próprios jogos.

Quando o FCPorto tem sucesso nesta missão inicial, o "papel de tampão" é para garantir de o SLBenfica adensa a pressão psicológica: Não só vê o FCPorto a ganhar-lhes pontos, como vê ainda outros. Rapidamente os sócios do SLBenfica desmobilizam e olham para o clube como estando em terceiro ou quarto lugar. Missão cumprida: O maior medo deles é a nossa mobilização.

Quanto o FCPorto não tem sucesso nessa missão inicial, o "papel de falso lider" tem o mesmo objectivo, evitar a mobilização dos benfiquistas. Sabem eles, e bem, que se o SLBenfica se apanha à terceira ou quarta jornada à frente e com dois ou três pontos de avanço, os estádios por esse Portugal fora enchem-se semanalmente, os jornais vendem-se em tiragens elevadas, os shares de audiência nas TV aumentam... e depois? Como é que se vai "roubar" o Benfica? Aos olhos de toda a gente? A quem é que interessa? Os jornaleiros alinham em perder as vendas que o Benfica está a alimentar? O Oliveira alinha em comentários depreciativos na Sporttv? Os clubes submissos alinham em "jogo carniceiro"?? Claro que não...

Então Giorgio há já alguns anos que descobriu esta medida que é inteligente, reconheça-se. Só que... tem um contra: Se algo corre mal a meio do percurso ou se essas equipas se tornam demasiado ambiciosas no ano seguinte... começa por rebentar a bomba na própria mão do Sr. das Bufas.

É o que se está a ver agora com a "guerra de galinheiro" dos dois protegidos para 2010/11, Giorgio lá percebeu que só com o Braga e Sporting não se safava. Os nortenhos, depois de terem colocado Domingos num patamar de competência que parecia até que ele era bom treinador... este ano dizem, e vejam lá agora se isto não faz tudo sentido, que o objectivo e "pelo menos o quarto lugar" (É fácil contar - com o Sporting se calhar a arrancar para uma época ainda pior que a anterior, se vender Moutinho, será Benfica - Porto - Nacional/Sporting e ... Braga).

Os de Lisboa, nem sabem muito bem porque alinham neste jogo... mas alinham "porque sim" - a inteligência também não abunda, por isso compreende-se.

Posto isto, aparece então na equação o outro "ás de trunfos", o tal que avançou-mas-não-avançou para a Presidência da Liga e que, tal como o GB aqui tinha anunciado, não era mais do que um "fait diver" para desviar as atenções e fazer acreditar que o Giorgio não estava alinhadíssimo com o Fernando Gomes para a Liga. Ora, tudo na vida tem um preço... e esse vai medir-se com o FCPorto a comprar jogadores ao Nacional e a emprestar jogadores também, enquanto lhes vai dando um empurrãozinho interessado na classificação.

E quanto é que surge o problema? Quando o Salvador vê que tem que deixar sair o Alan, o Rodriguez, o Eduardo, o João Pereira, o Hugo Viana... e que ou o Giorgio o ajuda a montar a equipa que Jesus construiu e treinou... e da qual Domingos se aproveitou para fingir que era bom treinador... ou está lixado com um F muito grande.

Só que o Nacional tem o mesmo problema, ou ainda maior, porque não só ficou sem treinador, como já não tinha grande equipa e precisa agora de António Araújo e Giorgio para "montar o puzzle".

E não é que os dois Clubes (Braga e Nacional) se vêem agora a disputar as mesmas vendas, contratações e até empréstimos do FCPorto? Ou Giorgio di Bufa mete um travão nisto, ou acaba por ver cair a estratégia antes de ela começar a ser utilizada. Sim, porque ter apenas Fernando Gomes e clubes como Olhanense, Setúbal e Académica não chega...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. O GLORIOSO25/6/10 11:17

    Mais um grande post Geração.
    Brilhante.
    Uma coisa é certa com Jesus e com a dinamica que certamente vamos continuar a ter o Giorgio vai continuar a ter pesadelos

    ResponderEliminar
  2. Os verdes alinham no jogo pq para eles só interessa uma coisa: a derrota do SLB. Tudo o resto é ignorado. Esta época deles teria sido um sucesso se o SLB perdesse o título na recta final. Valia mais q 10 campeonatos deles...

    O q escreves não é novidade nenhuma, sempre foi assim e demorou MUITO tempo para que os benfiquistas percebessem essa estratégia. E ainda há mais q é controlar jornalistas para q os nossos jogadores sejam sempre criticados e considerados maus jogadores enquanto os deles levam sempre elogios e considerados os maiores. E isto pegou anos e anos (ainda hoje muitos acham q o Deco é bom jogador...). Felizmente as mentalidades vão mudando e muitos benfiquistas já vão percebendo estas estratégias.

    O Apito Dourado pelo menos serviu para os fazer recuar um pouco mas como se viu este ano estão a perder a vergonha outra vez. O desespero é tanto que fizeram tudo à descarada...puseram a carne toda no assador e mesmo assim falharam. O Benfica está num momento crucial para acabar com esta merda toda, todos os nossos passos têm q ser acertados. Se conquistarmos o BI os gajos acabam, novo ano longe da Champions e ficam na ruína...temos q vencer para limpar de vez com esta podridão toda!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro GB,

    Como é habitual em ti, fizeste uma óptima análise.
    Esperava que apontasses algumas soluções. omo já te disse num post que escreveste há algumas semanas sobre as nossas possíveis parcerias (Rio Ave, Paços, Belenenses, etc) acho fundamental e possível tirar o Sporting dessa quadrinha. Com um Sporting e Benfica fortes, a lutar pelo título, os amigos de Pinto da Costa tinham de dividir as suas atenções por quem haviam de prejudicar.
    Acredito que o Sporting queira sair desse grupo. Apenas não o faz por sentir que seria ainda mais gozado se fizesse colagem ao Benfica. E no fundo, as pessoas do Sporting precisam de algumas garantias e neste momento não as têm.
    P.S. a derrota do sistema corrupto estará nas nossas mãos. Se não vendermos além do Di Maria, se não nos enchermos de vaidade e importância, se não nos distrairmos com a liga dos Campeões para disfarçar pouco empenho no campeonato, se quisermos gnahar cada jogo como quisemos esta época; se escolhermos com critérios reforços. É de nós que tenho mais medo.
    OFF TOPIC: Por que é que Roberto custou mais que Saviola, Ramires, Javi, Aimar? Já está incluído o preço de Simão? Este preço é real ou já incluí algum débito que o Atlético tinha em relação a nós? Se souberes algo sobre isto, agradeço que me esclareças...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking