O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 2 de junho de 2010

E assim vai, no início da época da cenourada!

. 8 comentários
"MEMÓRIA CURTA". Uma expressão que caracteriza, e muito, os portugueses. Basta olhar para trás... Não há ideias, nem convicções, há momentos. O que interessa é o agora que, bom ou mau, faz esquecer tudo o resto. É assim na política, é assim na sociedade, é assim nas empresas... e o futebol não pode fugir à regra.

E quem ganha com isso? Quem obviamente enriquece a criar "momentos"... a imprensa. Da imprensa económica, à generalista, até ao extremo gritante atingido na imprensa desportiva, é uma loucura ver o povão a andar feito rebalho a reboque das emoções criadas pelas primeiras páginas.

75% dos portugueses não lê as notícias do jornal... lê os títulos, sub-titulos e destaques. Resultado? É tão fácil passar uma mensagem subliminar, enchendo depois o texto com suposições, contradições e até alterações. Um exemplo? "BENFICA PARA CONTRATAR X", no subtitulo já se lê "é o jogador pretendido para substituir a mais que provável venda de Y" e no texto bem lido já se encontra "de acordo com a imprensa do pais A, um grupo de empresários terá sugerido o nome de X ao Benfica"... Nas rodas de amigos desse dia, o que se fala é na contratação do X e no valor da transferência, nos blogues que se encheram de videos, etc.

Ontem no Tuttomercato saiu uma "noticia", se é que se pode chamar aquilo notícia, mesmo metendo entre aspas, de que o Rui Costa poderia interessar à estrutura directiva do Milan. Quem sabe italiano, percebe que a peça diz que interessa alguém que faça o que Rui Costa fez no Benfica ao descobrir jogadores como Cardozo, David Luiz e DiMaria. Mas rapidamente essa notícia "deu à costa" em blogs vermelhos e hoje sai no Record e na Bola...! Incrível!!!

Os italianos estão a fazer algo que é, no mínimo, inteligente. Todos sabem que o Milan quer o David Luiz, por consequência, o JJ vê em Huntelaar o sucessor (na minha opinião com mais qualidade até) de Cardozo que poderá estar de saída para a Russia.

Contudo, contrariamente ao que se faz em clubes pouco organizados, o Milan começa por valorizar o seu próprio jogador - "NÃO SAI" diz Braida e Galliani. Depois, deixa cair na imprensa umas noticias a elogiar a qualidade dos jogadores do Benfica e o eventual interesse no David Luiz para renovar a já envelhecida (e sem referências) do Milan. Seguem-se os elogios a Rui Costa e ao seu trabalho na Luz - nem importa aos italianos lembrar que não foi Rui Costa que trouxe esses três jogadores, mas José Veiga. Quase como efeito imediato, a entrevista do Rui Costa ao canal do Milan onde já diz que "não é possível ao Benfica segurar as jóias" - levando-o a um discurso inverso ao do Presidente e do Dr. Domingos Soares Oliveira - e também que, imagine-se, o Milan será privilegiado na venda dos jogadores, ou seja, será sempre "ouvido" sobre um eventual interesse em acompanhar. Eu diria... MISSÃO CUMPRIDA, para os Italianos!

Agora que os tugas já "estão pelo beicinho", é só esperar pelos desenvolvimentos no caso Cardozo e estará na hora de avançar para uma proposta pelo David Luiz, envolvendo o Huntelaar, e de preferência baixando fortemente o valor do David Luiz com esse aliciante e, talvez, suportando uma parte do vencimento do holandês.

Teoria da Conspiração ou apenas um excelente exemplo de Estratégia e Organização? Cada um vê pelo lado que preferir: O copo meio cheio ou meio vazio. O que é facto é que o Milan não é, e se mantém (mesmo sem títulos) um dos melhores, maiores e mais ricos clubes do Mundo por acaso.

Ao Benfica, a começar por não serem capazes de falar a uma só voz (DSO e LFV ou Rui Costa não dizem a mesma coisa), até não imporem as regras do jogo no mercado... parece-me que ainda temos um caminho efectivo a percorrer no que diz respeito a Estratégia Desportiva.

Esta vertente sempre foi, em abono da verdade, o calcanhar de Aquiles de Luis Filipe Vieira, que se esperava que Rui Costa resolvesse, mas infelizmente o Presidente faz questão de não primar pelo melhor enquadramento do contributo que Rui Costa pode dar. Não quero com isto dizer que Rui Costa faria melhor ou pior... mas se está naquela posição, não deveria ser um "actor secundário".

O que está errado? Ser um actor secundário ou estar naquela posição? As opiniões dividem-se, mas eu pessoalmente acho que não devia estar (tão cedo) naquela posição, o tempo demonstrou que se fragilizou e agora é o que vemos.

Voltando atrás, eu referi a propósito do Benfica o facto de "não imporem as regras do jogo no mercado". O que quero dizer com isto é muito simples: DiMaria, David Luiz e Cardozo deveriam ser considerado inegociáveis para efeitos públicos. Deveria ser público um esforço que iria ser realizado para rever os seus contratos e manter esses jogadores no ataque à Champions na próxima época, conjuntamente com o reforço da equipa com um ou dois jogadores.

Impossível? Claro que sim... Estamos a falar de "fazer bluff", é não basta vir dizer que só saem pela clausula, pois isso à partida coloca um patamar de negociação. O que se pretende é "passar a mensagem" de que não há sequer essa negociação. Na minha opinião, este tipo de postura iria talvez (isto não é uma ciência exacta) ter o mesmo resultado final - os três jogadores deixarão possivelmente a Luz - mas num enquadramento financeiro bastante mais favorável para o SLBenfica.

Novamente... Não há verdades absolutas nestes casos, isto é apenas a minha opinião (não é, portanto, uma crítica) no que acho que devesse ser a forma como deveriam ser conduzidos estes temas pelo Benfica em termos de Comunicação e Estratégia Desportiva.

Recordo aqui que se é verdade que os "colossos" têm o que o Benfica precisa, também não é menos verdade que o Benfica tem o que os "colossos" querem. Com uma diferença: O dinheiro, o Benfica pode arranjar "noutro colosso" ou mesmo no banco... o DiMaria e David Luiz há só um de cada, e é o Benfica que os tem.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Anónimo2/6/10 14:45

    Penso que devemos manter a serenidade neste assunto a conjectura economica tb não está favoravel a que se façam grandes negocios, em relação as diferenças na comunicação elas aparecem se as esmiuçarmos já que os actores são diferentes e têm competências tb diferentes mas o essencial mantêm-se isto é as clausulas de rescisão,o que eu já não concordo é com a inclusão de jogadores para baixar preços isso acho que interessa pouco...
    Saudações gloriosas
    Paulo Chagas sócio do SLB

    ResponderEliminar
  2. Concordo mais uma vez contigo. Deve haver uma só voz neste dossier "vendas". Se abrirem brechas arriscam-se a não conseguir quem "bata" as cláusulas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/6/10 21:53

    Bom ponto de vista.

    Mas será que as declarações do Rui Costa foram mesmo essas???Nesse contexto????

    Não nos podemos esquecer que a CS anda a lançar vários nomes, mas com tanta juventude no SLB nós precisamos é de "experiençia".

    André

    ResponderEliminar
  4. Não ha dúvidas que uma palvra sobre o Benfica, vende mais que mil de qualquer outro clube em portugal. Nás os Benfiquistas temos de nos defender e escolher fontes fidedignas.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  5. O LFV já 'sacou' quase tudo o que pretendia de Rui Costa ...!
    Quanto a saídas, basta recordar as de Simão e de Manuel Fernandes, para ver de que lado está a 'ansiedade' pela entrada do dinheiro.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/6/10 02:28

    Não percebo italiano nem li nada na imprensa portuguesa a esse respeito. No entanto e pelo que li no seu post fico na dúvida de quem está a ser mais inteligente...

    Que o Benfica não pode segurar as suas jóias é evidente e parece-me que a maior fragilidade está no facto de não poder pagar aos jogadores o mesmo que os grandes clubes europeus!

    E Cardozo já passou a mensagem de que quer ganhar mais, muito mais, logo, é preciso deixá-lo ir e encontrar um substituto à altura!

    Há verdadeiro interesse do Benfica em Huntelaar, mas não deve ser o único clube, exactamente como o Milan em relação a David Luiz, e com a relação que Rui Costa tem com Galianni de pouco serve tentar perceber as declarações que fez ao canal do Milan...

    Se o Benfica vendesse David Luiz por 30 Milhões mais o passe de Huntelaar, era um grande negócio!

    E se DiMaria sair pelo valor da cláusula embora incluindo jogadores é também um grande negócio - temos um treinador que faz crescer os jogadores e andam alguns em grandes clubes praticamente perdidos que podem vir por 10 ou 15 milhões e rapidamente valerem o dobro (o contrário também pode acontecer, mas em qualquer situação)

    Terá o Milan os euros que têm o R.Madrid e outro clubes? Não me parece!

    Não será estratégico para o Benfica esses clubes "muito ricos" saberem que há outros interessados nos jogadores que eles cobiçam?

    Se calhar a razão está do seu lado, mas quer-me parecer que algo está diferente no nosso clube - bem para melhor - e poderá ser que os nossos dirigentes, juntamente com o treinador, saibam o que andam a fazer, mesmo que por vezes nos possa parecer que não falam todos em sintonia.

    O que eu espero, e exijo, é uma equipa ainda melhor para o ano, mesmo que sem alguns dos actuais melhores jogadores.

    E todos por um

    ResponderEliminar
  7. Os nossos jornais andam a ler muitos blogs...

    ahahahahahahah...

    O k so da ainda mais força a alguns blogs:P

    abraco

    ResponderEliminar
  8. Vermelhusco3/6/10 14:36

    Seria interessante era perceber o que achas da ostracizacao do Rui Costa por parte do LFV. Agora mais evidente com a recente proposta de mudanca dos estatutos que impede que o Rui Costa se candidate a Presidente do Benfica nos proximos 7 anos.

    Isto depois de divulgar em entrevista ao MST que o merito desta epoca vai para o LFV e o JJ.

    Quanto ao resto concordo com o que escreve. O Benfica nao pode vender Di Maria, David Luiz e Cardozo no mesmo ano. Ainda para mais quando tambem se fala na saida do Ramires...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking