O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Comunicação, comunicação, comunicação!

. 103 comentários

Após os meus dois últimos posts, o Benfica Eagle sentiu a necessidade (e bem) de explicar aquilo que, na perspetiva dele, são as contas consolidadas do Grupo Benfica.

Ora, quer tenha sido pelas questões que lancei, quer seja porque ele tem feito sempre as suas análises para esclarecer os menos entendidos nas finanças dos clubes, o que é facto é que se ele sentiu essa necessidade é porque percebe que as coisas não são transparentes e simples de entender.

Quando existe a necessidade de alguém fora do Benfica vir explicar as contas do Grupo, quer por sua iniciativa, quer a pedido dos leitores da blogosfera, não restam dúvidas da má comunicação do Clube com os seus adeptos. Este é o cerne da questão que levantei.

E não me venham com merdas de que se quisesse saber, devia ir à AG, ou que devia por minha iniciativa fazer as contas que o Benfica Eagle fez. Volto a dizer, o facto do Benfica vir dizer que só não disponibilizou antes a informação consolidada do Grupo porque ninguém pediu, é muito mau. É atitude de quem quer esconder algo. É pouco transparente.

Quem é que deve efetuar o exercício de consolidação das contas do Grupo? O Benfica Eagle? O Expresso? Qualquer um que não o clube? E quem é que a deve divulgar?

Por isso, quanto à transparência e à comunicação (ou falta delas), que foram os temas dos meus últimos 2 posts, estamos conversados.

 

De resto, deixo apenas aqui umas achegas ao post de hoje do Benfica Eagle:

"Se o Benfica utilizasse outro "método" para avaliar as suas participações, através de uma avaliação independente, que poderia ser aceite ou não na contabilidade (existem várias interpretações), poder-se-ia recorrer à Avaliação que a KPMG fez aos principais clubes europeus (…) o Benfica  foi avaliado por uma das empresas mais credíveis no mundo (KPMG) por 285M€!"

Pegar numa empresa (KPMG) que auditava o Banco Espírito Santo desde 2002, que auditava o BCP quando o escândalo dos offshores rebentou, e que foi uma das responsáveis pela crise do subprime (era a auditora da Fannie Mae), não dá muita força ao exercício de valorização de ativos intangíveis, pois não? Ainda mais caracterizá-la como das mais credíveis do mundo…

Por outro lado, o ativo intangível "Marca", avaliada pelo "Clube" em 43 M€, poderia ser de facto avaliada pela BrandFinance. "Bastava "avaliar" a marca pelo valor real, e já existia um capital próprio positivo."

No entanto, se outra consultora avaliasse por 10 M€ seria sempre a da BrandFinance a contar para que os capitais próprios ficassem positivos, certo?

Talvez os capitais próprios negativos sejam mesmo uma realidade…

 

Não estou a querer refutar as conclusões do Benfica Eagle, que são tão válidas como as de outro adepto qualquer. Estou apenas a tentar mostrar que nada disto é simples e transparente. Nada disto é comunicado para fora de forma clara. Ah e tal, vai às AGs, ou faz um puzzle com a informação disponível, poderão vocês dizer. Mas voltamos ao mesmo: é o clube que tem de comunicar de forma clara.

Fazendo fé na argumentação do meu colega de blogue, ainda mais confusão me faz o Benfica não se defender com a argumentação que ele apresentou no post de hoje. Sendo correta a interpretação dele, porque é que não é o Benfica a defender-se da forma como ele faz pelo seu clube?...

Para quem está satisfeito com a forma como a informação financeira é gerida pelo Benfica… parabéns. Agarrem a pala com força!

Para quem espera ansiosamente pelas interpretações dos vários documentos disponíveis por parte da blogosfera, o Benfica Eagle já prometeu para novembro a habitual análise dele.

A mim resta-me esperar que a comunicação do Benfica melhore… e muito.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

103 comentários

  1. Meu caro, o teu desconhecimento, e de outras pessoas, sobre estas temáticas ... agora significa que o Benfica tem de organizar Workshops de Finanças para não Financeiros?

    A informação da SAD é conhecida na CMVM, e para qualquer sócios os R&C do Clube estão no Site Oficial do Benfica. Se és sócios não te podes queixar de falta de informação! Basta fazer o login.

    Outra questão diferente ... é se entendes o que está nos R&C's, se sabes distinguir o que são R&C Consolidados da SAD e o que são R&C do Clube, e se entendes a valorização dos Activos, e não apenas dos Passivos ;)

    Quanto à análises que citei da KPMG e da Brand Finance, podes encontrá-las nos seguintes links, e tentar aprender algo sobre o assunto.

    KPMG: https://www.footballbenchmark.com/
    Brand Finance: http://brandfinance.com/knowledge-centre/reports/brand-finance-football-50-2016/

    Toda a comunicação social nacional e internacional dá credibilidade a esses estudos, tal como ao Estudo da Deloitte. Basta pesquisares no google ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que não são workshops que quero. Estás a passar ao lado da questão. Eu estou a falar de comunicação clara e simples.

      Eu não me queixo de falta de informação. Queixo-me da forma como ela é prestada (a pedido e dispersa). Mais uma vez, estás a passar ao lado da questão. Eu estou a falar de comunicação clara e simples.
       
      Eu entendo o que está nos R&C. Até participo na produção de um deles, relativo a uma das maiores empresas portuguesas. Estás a passar ao lado da questão, outra vez. Eu estou a falar de comunicação clara e simples.

      Nas análises das consultoras pouco confio. Já expliquei porquê. Mas obrigado pelos links…

      Além disso, a credibilidade da comunicação social deixa muito a desejar, não achas? Olha o crédito que dão a Bruno de Carvalho…

      Eliminar
    2. Riccardo, se entendes o que está nos R&C's do Benfica, deixa que te diga, de uma forma frontal, que não é isso que os teus posts de ontem demonstraram, já que meteste os pés pelas mãos, e escreveste algumas calinadas.

      O facto de estares habituado a ler R&C's Individuais não significa que estejas por dentro da forma como uma "consolidação" funciona, nem quais os métodos que o Benfica tem utilizado. Se soubesses isso, e tivesses lido os R&C da Benfica SAD e do Benfica Clube não terias escrito algumas calinadas que escreveste ontem, nem misturado alhos com bugalhos.

      Até tentei ser diplomático na minha análise, mas não poderia deixar-te induzir em "erro" os leitores deste blog.

      Quanto à divulgação da informação:
      Antes da existência das SAD's onde é que os sócios tinham acesso às contas?
      Nas AG's! Agora têm acesso nas AG's do clube e no site oficial (com login para sócios)
      Respondendo à provocação do Sporting, a SAD facilitou a informação ao Expresso, para ser pública. Esperemos pelas contas consolidadas do Sporting e na altura poderás comentar o achares adequado... se algum dia virem a luz do dia ;)

      No caso das SAD's os R&C sempre estiveram na CMVM, de forma pública.

      Não me refiro a notícias da comunicação social. Na minha última análise até corrigi uma notícia de um órgão de comunicação nacional, que se referiria a valor do clube, quando se tratava do valor da marca ;)

      Refiro-me a documentos OFICIAIS do Benfica, a que tenho acesso, e que também tu poderás ter acesso, se fores sócio. Pela tua reacção, e pelo que escreveste ontem, até parece que nunca leste um R&C do Benfica Clube.

      Eliminar
    3. Antes de mais e para que entendam bem este meu comentário, informo que ele está a ser escrito pelo meu neto de 12 anos.
      Eu ANALFABETO reconhecido estou completamente de acordo com o Ricardo; pois também eu quanto tento ler, quanto mais compreender a comunicação do Benfica em relação a este e outros assuntos, também não entendo aqueles amontoados de letras que me aparecem á frente. A culpa claro está é o do Benfica, pois é da responsabilidade do clube e da sua SAD dar cursos gratuitos de alfabetização a ANALFABRUTOS como é o meu caso é não só, pois como a educação dos Benfiquistas e outros é uma responsabilidade que não cabe ao estado é muito menos a nós próprios, deve ser o Benfica a ter é responsabilidade de financiar não só os 12 anos de estudo obrigatórios por lei, como a licenciatura, mestrado e doutoramentos de cada um de nós Benfiquistas. Esta é a verdade pura e crua e como espero ver conformada ainda hoje posar aqui pelo o apreciado Shadows... a culpa de haver tantos ANALFABRUTOS como eu é sem dúvida desta direcção em geral e de LFV em particular.

      Ó ANALFABRUTO MOR

      Eliminar
    4. Ui, Zhora levaste porradel sem necessidade. Meteste-te a jeito.

      Eliminar
    5. Benfica Eagle, eu misturei as coisas deliberadamente. Acredita nisso quem quiser, é para o lado que eu durmo melhor. E mais te digo. O post teve a reação que esperava da tua parte: a explicação que deste.

      Quanto aos R&C, profissionalmente trabalho com dados individuais e consolidados. Trabalho com a prestação de informação financeira consolidada, e não com a consolidação de contas. Talvez por isso me faça tanta confusão o tema: A COMUNICAÇÃO. Mais uma vez, o tema no qual me foquei foi esse e não a consolidação de contas.

      Tu dizes: “Respondendo à provocação do Sporting, a SAD facilitou a informação ao Expresso, para ser pública.”

      ESSE É PRECISAMENTE O PROBLEMA!

      O Benfica responder através do Expresso (!!!) ao Sporting, por causa de um assunto sensível que deveria ser claro para todos os benfiquistas. E obviamente que não estou a falar de questões técnicas como métodos de consolidação…


      Os outros dois comentários não merecem resposta.

      Eliminar
    6. Os teus posts só podiam ter 2 explicações:
      - Total desconhecimento da realidade do Benfica e das temáticas financeiras, ou
      - Má-Fé

      Se admites que conhecias as temáticas e mesmo assim escreveste deliberadamente os assuntos, tentando induzir em ERRO os leitores, sem explicar os assuntos, então se estiveste de má-fé e isso denota um perfil comportamental que prefiro nem comentar!

      Se eu ler um livro sobre física quântica não vou estar a acusar o autor de falta de "transparência" porque a informação está pouco clara ou compreensível.
      Se calhar serei que que tenho de aprender sobre o assunto, ou então, percebendo sobre o assunto... ando a armar-me em "chico-esperto" ;)

      Eliminar
    7. Obviamente que não foi de má fé. Cada um tece as suas considerações sobre isso, e eu até pedi desculpa no segundo post, não fossem as virgens ofendidas levar a questão pessoalmente. ;)

      De qualquer forma, há mais tons para além do branco e do preto, assim como há claramente várias explicações para os meus posts para além dessas, e eu expliquei, julgo eu bem, o propósito dos posts.

      Não foi nem uma nem outra das que mencionaste.

      Eliminar
    8. CONCLUSÃO!!!
      É a comunicação,é a comunicação!!!!
      Quem te manda sapateiro querer tocar rabecão??
      E depois levas um baile!!!

      Eliminar
    9. Mas quem lê vários dos teus comentários anteriores, alguma ves acredita que não estás de Má Fé!! Talvez não estivesses era à espera de te queimares.

      Eliminar
  2. Dizia eu a propósito do texto do Benfica Eagle que era dar pérolas a porcos. Que isto estava cheio de ignorantes militantes.

    Pois tu vais mais longe. Além de provares ser um ignorante militante, fazes um hino a essa ignorância.

    Classificas o que diz o B E como uma opinião tão valiosa como a tua ou a de qualquer adepto.
    Acho que toda a gente já percebeu que o que o B E aqui escreve não são opiniões. São explicações sobre como as coisas SÃO. Se tu não queres perceber ou não consegues perceber a diferença problema teu.

    Agora vires para aqui igualar a tua patética ignorância ao profundo conhecimento dos outros, é simplesmente anedótico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comes tudo o que te põem à frente certo?

      Os porcos também…

      Eliminar
    2. O BE pôs-nos à frente definições concretas, análise aos números consolidados e links de suporte. Tu mostras-te que de finanças percebes zero e agora infantilmente estás a tentar salvar a face. Mas tenho uma novidade para ti: aquilo que julgas que estás a tentar salvar - credibilidade e respeito dos leitores - não existia de origem, pelo que podes parar. Isso são coisas que se ganham com posts como os do BE, concretos e válidos, mesmo que possamos discordar. É que uma coisa é debater e ter opiniões diferentes, mas todas consubstanciadas e coerentes. Outra coisa é dizer baboseiras. Tu fazes parte do segundo grupo.

      Eliminar
    3. "Anonimo" é a tua resposta para a javardeira em que te meteste?
      Enganar deliberadamente os leitores para fazer experiências? Ainda acusas o Benfica de má comunicação? Dou graças ao Eusébio não trabalhares no Benfica.

      Quer um conselho? Está na zhora de se ir embora. Abandone o blog e dê espaço a quem o merece.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Mas olha que continuares a bater na mesma tecla, criticando a direcção do Benfica mesmo quando deixaste de fazer sentido há muito tempo, faz mesmo parecer o Sombras. Lamento dizê-lo.

      Eliminar
  4. A melhor frase do teu post « Sendo correta a interpretação dele porque è que não è o Benfica a defender-se da forma como ELE FAZ PELO SEU CLUBE ? Quanto a mim estas apresentado ... o resto preocupa-te com as contas do TEU clube .

    ResponderEliminar
  5. Eu diria mais. O Benfica devia oferecer cursos de Economia a todos os seus simpatizantes. Assim conseguiam perceber tudo o que está escrito nos R&C.

    ResponderEliminar
  6. O que me faz confusão é como existem benfiquistas que vivem permanentemente com a suspeição de que o Benfica (a sua direção, claro!) tem sempre algo a esconder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me faz confusão é a informação ter que ser pedida, para depois ser tratada e divulgada fora do clube.

      Eliminar
    2. Mas querias que o Benfica andasse a divulgar toda e qualquer informação ao público em geral? Uma coisa é ela ser pedida e logo facultada, outra coisa é levantar a suspeição de a informação está a ser escondida. Na minha empresa, eu disponho de toda a informação pública que forneço quando ma pedem, não ando aí a gritá-la aos 4 ventos.

      Eliminar
    3. DSO explicou como o Benfica ia apresentar as contas. Quem quisesse mais pormenores tinha de ir ao Site do SLB. Se és sócio porque não vais lá ver? Ou nem tão pouco és benfiquista?
      ALM

      Eliminar
    4. ALM, consegues compreender um texto, ou simplesmente vais atrás do que os outros dizem?

      O site não tem a informação consolidada do Grupo. É essa a questão. Percebeste agora?

      Eliminar
    5. Riccardo Zhora, estás a faltar à verdade!

      Faz login (se conseguires), e verifica se o site do Benfica tem ou não tem a informação consolidada do Grupo!

      https://mybenfica.slbenfica.pt/Login/tabid/1103/language/pt-PT/Default.aspx?returnurl=%2fpt-pt%2fareapessoal%2fdocsocio2.aspx

      Eliminar
    6. Não estou não. Faz login tu é verás onde diz "SLB - Encerramento Exercício" diz respeito ao relatório do clube, e não o Consolidado do Grupo.

      Se era suposto ser um teste para saber se sou sócio e tenho login, passei. Sou sócio há mais de 25 anos, e tenho login...

      Eliminar
    7. Para confirmar, basta ver a Certificação Legal de Contas INDIVIDUAIS que a PWC emitiu e que está no documento.

      Eliminar
    8. Riccardo Zhora

      Se estás a ter dificuldade na consulta do R&C do Benfica, dou-te uma "ajuda":

      Pág. 78

      d) Participações Financeiras
      Investimentos em Subsidiárias

      "As participações financeiras em subsidiárias em que o Clube exerce o controlo directo e indiretos são registadas pelo método de equivalência patrimonial desde a data em que o Clube assume o controlo sobre as suas atividades financeiras e operacionais até ao momento em que esse controlo cessa (...)"


      Se não sabes o que é o Método de equivalência patrimonial, podes ler essa página e a seguinte (p. 78 e p. 79) ;)

      Se não sabes quais os diversos métodos de consolidação, podes sempre procurar no google :)

      Confirma-se, se calhar não estás de má-fé... percebes é "pouco" sobre o assunto ;)

      Eliminar
    9. PS: como te quero ajudar, pega lá :)


      "Métodos de consolidação:

      - Método de consolidação integral
      utilizado para situações em que se verifique uma relação de domínio sobre a sociedade
      a consolidar

      - Método de equivalência patrimonial (MEP)
      utilizado para situações em que exista uma influência notável sobre a gestão da sociedade a consolidar

      - Método de consolidação proporcional
      – utilizado para situações em que existe um controlo conjunto com outras sociedades"

      Fonte: Contabilidade II (U. Porto), pesquisável no google ;)

      Eliminar
    10. Benfica Eagle, assim deixas-me desiludido... Eu explico:

      As páginas que referes, do documento que referes, são parte integrante de um capítulo que normalmente aparece na parte final dos relatórios e contas, com o nome de anexo às demonstrações financeiras.

      Servem para explicar as referidas demonstrações financeiras e a forma como foram calculados os números apresentados. Ora os números apresentados no relatório que referes não são do Grupo. São do clube. É isso que eu estou a dizer desde o início... Não há relatório consolidado do Grupo.

      Não me vais dizer que o Balanço que lá está é do Grupo SLB, pois não?

      Para além da referência à Certificação Legal de Contas Individuais que já fiz, lendo o relatório dá para perceber que não é do Grupo SLB.

      Eliminar
    11. Balanço do R&C do Benfica Clube, é apresentado há vários anos de acordo com o MEP - Método de Equivalência Patrimonial, que agora percebi que não sabias que é um método de CONSOLIDAÇÃO! ;)

      Factos são Factos!


      Eliminar
    12. Ainda a "estudar" o assunto? :)



      Deixo mais uma dica:

      Método da equivalência patrimonial

      De acordo com a NCRF 13, no seu § 4, o método da equivalência patrimonial é um método de contabilização pelo qual o investimento ou interesse é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado em função das alterações verificadas, após a aquisição, na quota-parte do investidor ou do empreendedor nos activos líquidos da investida ou da entidade conjuntamente controlada. Os resultados do investidor ou empreendedor incluem a parte que lhe corresponda nos resultados da investida ou da entidade conjuntamente controlada.

      Efectivamente há quem defenda que este não é um verdadeiro método de consolidação, EMBORA ASSIM ESTEJA CONSAGRADO. Assim, este é entendido como uma base de mensuração dos Investimentos Financeiros;

      Este método de contabilização dos investimentos financeiros determina que o registo inicial é efectuado pelo seu custo. Porém, neste momento há ainda que considerar qualquer diferença que exista entre o custo do investimento e a parte do investidor no justo valor líquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificáveis da associada.

      Este método consiste no ajustamento, no balanço da empresa consolidante (participante), do valor contabilístico das partes de capital por ela detidas, pelo valor que proporcionalmente lhe corresponde nos capitais próprios das participadas.

      Na aplicação deste método há que ter em conta o seguinte:

      Determinar o valor contabilístico da participação financeira (valor proporcional nos Capitais Próprios da participada);
      Contabilizar a diferença entre o valor de aquisição da participação e a fracção no Capital Próprio da participada (valor contabilístico), como Diferenças de Consolidação por contrapartida de Investimentos Financeiros;
      A participação no resultado líquido é rendimento/gasto do exercício por contrapartida de Investimentos Financeiros (caso a participação tenha sido adquirida no início do exercício);
      Eventuais alterações no Capital Próprio, além dos Resultados Líquidos, têm de ser reflectidas nos Investimentos Financeiros por contrapartida de Ajustamentos de Partes de Capital Relacionados com o método da equivalência patrimonial

      http://www.contabilizacao.pt/?s=modulos&v=capitulo&c=5353

      Eliminar
    13. Benfica Eagle, esta resposta vai ser longa…

      Ponto 1 – Tens razão. As contas do site são do Grupo. E de facto, o (pseudo) exercício de consolidação efetuado é através do MEP.

      Ponto 2 – Num documento em que tanto o SLB como o auditor chama as contas como “Individuais”, ver pág. 16 e 127, não olhei para as contas como sendo consolidadas. Não faz sentido.

      Ponto 3 - Sempre assumi que o Clube detinha a maioria do capital SAD, e não me apercebi que a participação direta é de apenas 40%. E aqui é que está o problema. A participação efetiva é bem superior. E pegando nos teus sábios conselhos :), encontrei isto:

      http://www.fep.up.pt/disciplinas/lec110/Ficheiros/CapIV0708.pdf

      Se o Benfica Clube detém 40% da Benfica SAD e 99,99% da Benfica SGPS, que por sua vez detém 23,65% da Benfica SAD, a participação efetiva do Benfica Clube na SAD será de 40%+99,99%*23,65% = 63,65%.

      Eu diria que esta é uma “influência forte” do clube na gestão da SAD, não?

      O método de consolidação integral é utilizado para situações em que se verifiquem participações superiores a 50%. É o caso.

      Como dizem os teus amigos da FEP: A consolidação integral é o método mais representativo da consolidação, pois permite dar uma imagem do património, da situação financeira e do resultado de um grupo de sociedades como se estas formassem uma só empresa.

      Assim sendo, porque raio é que o método de consolidação é a equivalência patrimonial? Dá mais jeito, certo? É mais transparente… Faz-se um exercício com e sem as participações e pronto, ficam todos contentes.

      Eliminar
    14. Exactamente Riccardo Zhora, esse é um dos documentos que te recomendei ;)
      Chegaste lá.

      As contas do Benfica são do GRUPO BENFICA, por via do MEP - Método de Equivalência Patrimonial.

      Logo nas primeiras páginas o R&C tem um gráfico que indica TODAS as empresas abrangidas pelo R&C do Clube! Nem sei onde estava a dúvida! Estão lá todas as empresas do GRUPO!

      Num relatório e contas além das "gordas" é preciso ler a substância.
      Com isto demonstras que de facto conhecias mal o R&C do clube, que é o que eu sempre afirmei.
      Há 6 ANOS que o Benfica utiliza a consolidação via MEP no R&C do clube!
      E só agora é que descobriste isso :)

      Quanto às metodologias de consolidação, já debati isso noutros posts.
      Volto a repetir-me, não existe "obrigatoriedade" de utilizar o método integral, quanto muito existem boas práticas ou recomendações.

      O Benfica utiliza o MEP talvez porque há sportinguistas que fazem a soma simples PASSIVO CLUBE (MEP) + PASSIVO SAD CONSOLIDADA = 600M€.

      ERRADO! Em termos integrais o passivo até está abaixo de 500M€.

      Se o Benfica utilizasse o método integral, então seguindo a mesma lógica os rivais se calhar afirmavam que o Benfica teria 950M€ de passivo. 500 no clube e 450 na sad ;)

      Posso-te dizer que o Sporting nem sequer a consolidação MEP utilizou durante imensos anos no R&C do clube!!!!
      Apenas colocava as participações a "ZERO" e não fazia provisões das perdas das sociedades ;)
      Por isso é que no R&C do Sporting apareciam alertas dos Auditores de que existiam 300M€ de passivo nas participadas que estavam escondidos :)

      ... não sabias disso?? Então investiga!
      http://www.rtp.pt/noticias/sporting/sporting-tem-300-milhoes-de-passivo-por-reconhecer_v741618

      E perante este "cenário", ainda vens tu afirmar que o Benfica anda a ser pouco transparente?

      Ó Riccardo Zhora, comparando com Sporting e Porto ... excelente postura tem tido o Benfica!!

      Eliminar
    15. Para concluir este assunto, a contabilidade precisa de evoluir?
      Sim. Concordamos os 2!

      E por isso mesmo escrevi o que escrevi no meu post sobre contas consolidadas.

      Acho que a "reavaliação" do valor das acções nas participadas (goodwill), e dos intangíveis (marcas e direitos de atletas) não deveria reflectir-se na contabilidade apenas no momento da alienação, mas durante o exercício das empresas.

      Para isso era necessário que existissem regras claras e transparentes para que essas reavaliações pudessem ser realizadas, e é devido a essa dificuldade na avaliação de activos financeiros e dos intangíveis que existem sempre enormes dificuldades de perceber a verdadeira situação das empresas.

      Antigamente os imóveis só eram "reavaliados" no momento da transacção, e agora o governo, para sacar mais IMI lembrou-se de reavaliar os imóveis durante a sua actividade normal ;)

      É a mesma lógica que eu defendo ao nível da reavaliação dos Activos das entidades, sejam financeiros ou intangíveis, mas neste caso seria para se conhecer a verdadeira situação patrimonial das entidades.

      Umas sairiam beneficiadas, outras sairiam prejudicadas.
      No caso dos Bancos, a deturpação serviu para beneficiar e embelezar os seus balanços.
      No caso do Benfica, o desvio face à realidade serve para sub-avaliar o verdadeiro valor do Activo do Benfica, que é bem superior ao que consta no balanço.

      Seja com o MEP ou com o Método Integral, essa situação acontece na mesma.

      Eliminar
    16. Continuo a achar o método pouco transparente. Válido, e de acordo com as normas contabilísticas, mas pouco transparente. Não no sentido de que há contabilidade criativa (que há de certeza, tanto a nas nossas contas como nas dos outros), mas no sentido que facilmente aparecem dúvidas.

      Numa situação em que a participação efetiva é superior a 60%, tratar a SAD como participação minoritária é ridículo e levanta suspeita sobre o porquê de não se usar o método integral. Isso e tal exercício do "agora com o MEP, as contas são estas, mas expurgando o efeito das participadas, seriam estas..."
      São contas de merceeiro e de quem quer esconder algo.

      Além disso, ter que ser um jornal a fazer uma tentativa de consolidação integral, para esclarecer dúvidas e suspeições levantadas pelos outros, é sintomático da má comunicação.

      Mantenho a minha ideia-chave desta "maratona"...

      Eliminar
    17. Riccardo Zhora, por acaso não acho que seja pouco transparente e explico porque. São 2 metodologias complementares, que permitem fazer os raciocínios que fiz para o MEP e para o Integral, no post que elaborei.

      Com o MEP é facil de saber o passivo e activo apenas do Benfica clube individual, e retirando operações intra-grupo percebe-se logo o integral. Por isso é que sempre afirmei que o passivo integral do grupo Benfica estava abaixo de 500M€. Eram "contas" simples.

      Qual o grande mérito do MEP? O Clube e as participadas são entidades jurídicas distintas, e é possível saber quanto é que o clube investiu (86M€) para as controlar, e por quanto avalia agora essas participações (13M€). Com o Método integral não se consegue saber isso. E essa é uma informação importante e relevante!

      O MEP permite analisar de forma crítica a valorização/desvalorização das participações financeiras.

      O Método Integral permite analisar de forma crítica a valorização/desvalorização dos Activos (já que os passivos são sempre garantidos)

      Analisando o MEP consigo chegar de forma fácil ao Método Integral. Do Método Integral é mais difícil chegar ao valores do MEP. ;)

      Eliminar
    18. PS: Analisa o debate sobre contas consolidadas do Dia Seguinte:

      https://www.youtube.com/watch?v=wQmc2tx4OsE

      Vídeo a partir de 1h20

      o Comentador do Sporting confirma que o Sporting Clube APENAS coloca as acções das participadas a ZERO e não reflecte os prejuízos no Clube!!!

      Ou seja, o Sporting nem sequer considera os prejuízos das participadas no Clube. A SAD teve 32M€ de prejuízo e o clube apresentou por milagre 3M€ de lucro :)))

      Consegues explicar essa "transparência"???? :)

      Como é que no R&C do Sporting dá 3M€ de lucro com 32M€ de prejuizo na SAD!

      Rui Gomes da Silva falou muito bem. Pelo menos o MEP eles tinham de considerar nas contas do clube!

      Eliminar
  7. Não há nenhuma empresa que publique os seus R&C e que depois forneça uma interpretação para leigos. Isso normalmente é feito pelos jornais da especialidade.
    Os R&C são documentos complexos sobre assuntos complexos, que muito pouca gente lê, para além de meia dúzia de números importantes.

    Já que as assembleias onde são apresentadas as contas do Benfica não são abertas a jornalistas, o Benfica poderia marcar uma conferência de imprensa para apresentação dos resultados. Como é prática nas grandes empresas cotadas em bolsa.

    Por uma questão de clubite, e da guerra sem quartel que existe entre o gigante Benfica e o Sporting em bicos de pés, hoje há um interesse desmesurado sobre os R&C. Os blogs também vierem alimentar este interesse com as suas análises (e bem o fazem desde que façam boas análises, sem óculos de cor).

    Mas as contas de uma empresa são sempre questões complexas e que levam muita gente a dizer e escrever asneiras. Vê-se isso nas TVs, nos jornais e nos blogs.

    E os números estão sempre sujeitos a serem utilizados da forma mais conveniente pelos diversos interessados.

    Gostaria de ver os benfiquistas (nas TVs e nos blogs) a ignorarem mais os assuntos do Sporting. Acho que a atitude certa é um pouco de condescendência.
    Cumprimentos
    José Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, precisamente por isso é que uma comunicação clara e simples é necessária por parte do clube. Até para se defender de ataques como os do presidente do SCP, e da especulação.

      Eliminar
    2. Não foi publicado um overview das contas da SAD antes da divulgação do R&C, documento esse que inclusivamente foi aqui analisado pelo BE?

      Eliminar
    3. Da SAD sim. Do Grupo não.

      Eliminar
    4. Mas o Benfica tem alguma vez que se preocupar com os ataques do Grunho de Alvalade?!
      É esse o seu grande argumento?!

      Eliminar
  8. Pela razão que apontas para a KPMG não ser credível, não há entidades credíveis no mundo. É dizer que são responsáveis pela crise do subprime é dar -lhes uma importância que não têm. Neste caso deram a sua opinião em relação a um assunto, quantificaram e explicaram a metodologia. Se existem outros estudos e queres debater, excelente. Apontar -lhes as falhas noutros processos é um argumento ad hominem que vale zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho então que também defendes que a KPMG é das empresas mais credíveis do mundo. Certo?

      Nem otcho nem oitchenta...

      Eliminar
    2. Não foi isso que eu disse. O que eu disse é que o relatório deve ser criticado pelo que contém, e não por quem o produziu. É como dizer que tudo o que Einstein escreveu é brilhante e 100% certo: não é. Ele enganou-se diversas vezes.

      Eliminar
  9. Onde é que andava este caramelo quando o Benfica andava na lama? Tu tens coragem de ir festejar para o marquês em maio? Não devias ter, és tudo menos Benfiquista, qualquer um percebe isso. E não venhas com merdas que queres é transparência..a MERDA é que queres, queres é confusão. Não me admirava nada que fosses um lagarto ressabiado.

    ResponderEliminar
  10. Ó zóra, vai-te embora!

    Um blogue onde se encontra ainda muita garotada, imberbes e dementes.

    Por acaso está aqui um trio que parece os "irmãos Max" em garotos, ou mesmo o cócó, o ranheta e o facada - zhora, redmoon e sahdows.

    Foda-se, que peças!...

    Mudem para o sporting, crlh!

    ResponderEliminar
  11. "Eu estou a falar de comunicação clara e simples", Algo nesta frase não está bem quando o assunto é finanças e Consolidação. Na minha óptica o SLB apresentou as suas contas da forma mais clara possivel nestas matérias, o resto é conversa da treta.

    ResponderEliminar
  12. Caro Riccardo não acredito que haja a necessidade de fazer essa explicação por parte do Benfica, porque em cada explicação nascerá sempre do outro lado uma nova pergunta, e dessa nova pergunta nascerá nova resposta com nova explicação que por sua vez dará novamente para haver uma nova pergunta, são ciclos e ciclos intermináveis que nada acrescentariam para terminar com as criticas de quem quer criticar nem para quer apenas perceber...

    Nenhuma empresa nacional nem mesmo o estado faz a explicação das suas contas para "portugues leigo" fazem as suas apresentações dos devidos orçamentos e pronto......

    Falas da KPMG a cena com o BES, aliás pouco tempo após a situação do BES ter rebentado foram descobertos documentos dessa mesma empresa a dizer que teria que haver alterações e algumas cquestões resolvidas no curto prazo pois o banco encontrava-se num ponto complicado no que diz respeito a finanças e manutenção de contratos já para não valor em muitas coisas que foram ocultadas a empresa que efetuou a auditoria ao Banco...isso foi publico:

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/kpmg_recusa_se_a_dar_parecer_sobre_contas_semestrais_do_bes.html

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/cmvm_analisa_caso_inedito_com_decisao_da_kpmg_sobre_contas_semestrais_do_bes.html

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/kpmg_aguarda_assinatura_dos_antigos_gestores_do_bes_para_validar_contas_do_semestre.html

    http://www.bes.pt/RelatorioseContas/2014%20CLC%20e%20RA%20BES%20individual.pdf




    Já para não falar que a questão do BES continua mal explicada, porque a apesar da própria auditoria revelar o estado Débil do banco havia ainda outros factores que indiciam que o banco estava "confortável" mas que havia interesses "externos" para a queda do banco..


    Mas volto aqui a dizer, é bom que haja Benfiquistas como o Eagle que se dêem ao trabalho de decifrar estas questões de finanças, mas não vejo como obrigatório ser o clube a decifrá-las, apenas vejo como o obrigatório que o clube apresente todas as suas contas onde tem de ser por obrigação e que na apresentação destas devidas contas seja esclarecido se o clube está bem, mal ou assim assim, e do pouco que sei de finanças o clube não está bem...é óbvio....mas vejo que o clube está numa posição sustentável com cash flow constante e que espera pelas próximas operações financeiras "renegociações de contratos" e venda de activos no final da época para dar mais um enorme salto a nivel financeiro tornando-se num clube que em 16 (cerca de..) anos valorizou-se quase em 400%, e apesar do passivo ter tb se agravado tb em igual percentagem...


    Mas agora coloca aqui a questão, constróis uma casa do zero, entre o que se gasta em terreno materiais e licenças tens um investimento de 130 mil contos, a tua casa a nivel de banco foi avaliada em 150 mil euros, alguem acha que vendendo a casa logo no imediato se iria ficar com 20 mil euros positivos???



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, vê no Google: KPMG Fannie Mãe. Só um, outro, exemplo...

      Eliminar
    2. http://www.reuters.com/article/us-kpmg-settlement-idUSBRE94617S20130507
      http://www.nytimes.com/2013/05/08/business/fannie-mae-and-kpmg-to-pay-investors-153-million.html?_r=0

      Basicamente tipo o que se passou em Portugal mas com uma diferença, lá nos states tinhas um gajo muito poderoso a frente da empresa que foi auditada, sendo que este fez pressão à KPMG para "baixar as calças"...nada de novo....mas repara uma coisa é a KPMG States outra é o grupo KPMG Europeu que tem tido desde à muitos anos a credibilidade de todos os estados europeus.


      Volto a dizer Riccardo por tudo o que o clube passou, o quanto cresceu, o quanto se dinamizou e tudo isto durante uma das maiores senão mesmo a maior crise financeira em Portugal....acho redutor hoje parar e olhar-mos apenas para o Passivo e dizer "ai ai ai que o passivo não baixa"...

      Lá está de contas percebo pouco, mas percebo o suficiente para retirar ilações a cerca do que é positivo e negativo, e o que vejo é o Benfica que em 16 anos cresceu cerca de 400% mesmo que o Passivo tenha acompanhado igualmente este crescimento, a diferença é que o clube utlizou mesmo todo o seu passivo para crescer, e quando o clube começar a retirar o "tal lucro" dos investimentos ai veremos o passivo realmente baixar....não vai baixar 100 nem 200 milhões, baixará tipo 40 ou 50 milhões mas o activo irá aumentar para valores perto to TOP 5 Mundial, pelo menos eu por aquilo que li e analisei parece-me que esta é a meta para 2021

      Eliminar
    3. https://www.footballbenchmark.com/documents/files/public/KPMG_Football_Clubs_Valuation_Report_26_May_2016.pdf

      Eliminar
    4. A KPMG como outras semelhantes, é uma empresa que analisa contabilísticamente e informa sobre as contas das empresas, não discute nem critica ideias de negócios nem lógicas comerciais.
      Acusar a KPMG de alguma culpa na falência da Fannie Mae ou de outras falências semelhantes no EUA é de uma ignorância pavorosa! Como alguém disse, quem te manda a ti sapateiro…

      Eliminar
    5. Vá, sê criativo e elogia as agências de rating também... Lol

      Eliminar
    6. Não Zhora, seja você criativo e diga lá qual seria a empresa credível em quem acreditaria.
      Vá, diga lá. A Malta espera.

      Eliminar
  13. Riccardo, entendo perfeitamente o que pretendeste tentar dizer. Até certa medida concordo contigo, ou dizem tudo, ou não dizem nada, andar a contar histórias pela metade não é sério, pelo menos deixavam as ressalvas necessárias ... Contudo, como muita vez na vida, não é o que se diz, é a forma como se diz... Aquele post "teste" era escusado, só ajudaste a confundir muita gente. Mais valia teres ido logo directo ao assunto.
    Abraço.
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, tens razão sobre o post inicial, mas assim tem mais impacto... :)
      E também, quem realmente lê os posts (qualquer um de qualquer blogger) de boa fé e sem fanatismo, mais facilmente entende o que está escrito.

      Eliminar
    2. Meu caro, sinceramente parece-me hipocrisia insistires na tecla que o primeiro post foi um teste! Saiu-te o tiro pela culatra, isso sim!!! E tentaste depois uma forma airosa de te justificares.
      As contas são públicas. Estão depositadas nas entidades oficiais. São divulgaras no site oficial do clube, o que queres mais? Ah, foram apresentadas na respectiva Assembleia Geral, local próprio e legítimo para as questionar. As assembleias são reservadas aos sócios, como é óbvio.
      Quem não perceber os documentos publicados que procure e pague pelos melhores esclarecimentos.
      Agora exigir ao clube que venha explicar na praça pública? Achas isso correcto? Parece que sim, mas eu discordo liminarmente. Deve-se publicitar o que a lei exige, nada mais.
      Tens dúvidas, pedes esclarecimentos na qualidade de sócio a quem de direito! Nao é vir para a praça pública com atoardas. Discordo dessa postura, e para mais vindo de quem assina post num blogue.
      A terminar, há regras iguais em todo o mundo sobre contabilidade e publicação de contas, mas parece que só as do Benfica são criticadas por falta de transparência.
      Virem a página se faz favor!
      Viva o Glorioso,

      SLB4EVER

      Eliminar
  14. Enquanto o LFV não fizer uma tour mundial pelas residências dos mais de 6 milhões de sócios e simpatizantes do Benfica acompanhado de uma equipa de economistas e do Scott Adams para traduzir o jargão financês em apoio audio-visual para explicar o que é R&C e os negócios do Jimenez e Pizzi devia colocar o lugar à disposição, ou apenas afastar-se e deixar o Shadows tomar o leme do clube. Just sayin

    ResponderEliminar
  15. Os R&C servem uma determinada mentalidade. Como é que eu apresentaria as contas do Benfica...

    Bom dia meus senhores (vou inventar):
    O Benfica clube deve à banca 50 milhões emprestados a um juro x. Resultam de dividas às seguintes entidades.
    A Benfica Futebol SAD financiou-se em 310 milhões de euros , 215 em empréstimos a juro x e 95 em obrigações a juro Y. Os nossos credores são e de quem temos a receber créditos são.
    Assim em 5 minutos de forma clara e transparente, fácil não?
    Quem é honesto é assim que faz! e não me venham com merdas, a opacidade serve a gente opaca, gente opaca é... opaca, fiquemo-nos por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moléculas de ignorância pela vida... Ataca de novo

      John

      Eliminar
    2. Oh Moleculos dizes tu que era em 5 minutos....LOL.....cada situação de compra/venda/financiamentos/etc, origina pelo menos 4/5/6/10 ações diferentes, a lei do mercado não é uma linha reta, cada ação origina multiplas intervenções, a melhor maneira de te explicar o que é as ações do BEnfica e Benfica SAD é olhares para duas arvores.....ambos tem um Tronco mas antes do tronco tens as raizes (direção e equipas técnicas/etc) depois do Tronco tens os ramos.....e se tu olhares para uma arvora.....a arvore tb não tens só um ramo....e assim são os negocios das empresas (como a Benfica SAD)........muito longe de poderes dizer devemos X a A B ou C, tens de perceber que precisavas de X que perguntaste a Y bancos, dos quais Z te responderam W valores, entre os quais escolheste o banco P que te oferecia melhores condiões a médio longo prazo que te permite pagar e ficar ainda com V valores garantidos de salvaguarda que te permite ir mantendo o cash flow

      Eliminar
    3. Pedro se quiseres ser honesto e se já foste a AG sabes que esse esclarecimento detalhado nunca foi feito, um abraço, quanto ao anónimo poderia mandá-lo ler o livro do desassossego de Bernardo Soares fazia-te bem meu amigo, para cultivares o teu intelecto, grande abraço.

      Eliminar
    4. Isso que descreveste chama-se um relatório e contas. Mas convém perder tempo a ler e a analisar em vez de esperar que nos venham explicar.

      Eliminar
    5. Moleculas esse esclarecimento nem tem que existir....tem que haver informação isso sim, esclarecimentos só servem para alimentar a contra informação, agora se me disseres que pegas no relatório de contas e o lês......oh meu amigo, o resto ..... basta saber ler e interpretar....

      Eliminar
  16. Alguém chame o Ti-NO-NI que temos uma pessoa gravemente ferida que por sinal é o autor do post! Eagle, ajuda aí! TI-NO-NI!TI-NO-NI!

    É o que dá querer criticar o mundo, mas não se sabe como.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário adulto de um utilizador maduro.

      Eliminar
    2. Ah!ah!ah!ah!ah!ah!ah!ah!

      Porque será que o BCE favoreceu os resultados do Deutsch Bank aos testes de stress?

      Eliminar
    3. Toda esta situação já de si é de facto muito pouco madura. Não dá para levar a sério.
      Não tenho dúvidas que és Benfiquista, mas há conteúdo que se tem que ter muito cuidado quando se toca e se elabora. Este é um deles. Se fosse num Blog pessoal, tudo bem. Levavas TU com as consequências. Aqui não é assim. COlocas o bom nome do Blog em causa e especificamente do Eagle que desde há muito tempo que vem acompanhado as finanças do Benfica. Se ele diz A e tu dizes B, é normal que ele se tenha visto obrigado a defender e até de um certo modo sentir-se "melindrado" porque muitos dos adeptos não são capazes de distinguir entre o correto e o estúpido e facilmente poderiam dá-lo como mentiroso/Vieirista.

      Não só porque também este Blog, é preciso ter noção, é dos mais lidos a nível nacional. Já houve escribas e posts que tiveram repercussão nacional. Por isso, e volto a repetir, é necessário muito cuidado e delicadeza quando se aborda determinados temas. Até porque o que os rivais querem é informação e contra-informação. Abutres não faltam.

      Podias ter melhorado toda esta situação se assumisses o erro e não tentasses fazer de nós parvos. Mas enfim. Acredito que tenhas aprendido a lição.

      Eliminar
    4. A única coisa que pus em causa foi a comunicação do Benfica neste tema. De resto já expliquei o que tinha a explicar sobre os posts. Quem não percebeu, paciência...

      Eliminar
    5. Oh Riccardo com o devido respeito....tu não meteste em causa nem nada nem ninguem....
      A comunicação do Benfica não tem que explicar coisa nenhuma, tem apenas que fazer o seu relatório de contas e entregar a quem de direito e se os sócios acharem que devem pedir mais alguma coisa, basta fazer um requerimento devidamente assinado e enviá-lo a quem de direito, esta situação que tu levantaste que foi falada pela comunicação do Benfica (a tal de que só agora lançaram publicamente os dados exactos das situações mas porque o jornal pediu, e que não lançaram anteriormente porque nunca ninguem lhes tinha pedido) isto já eu sabia, isto é algo normal, até tu mero sócio se achares que precisavas de ter um conhecimento mais aprofundado dos valores e contas no clube (claro que tb não te dão tudo existem coisas que ficam nos segredos dos deuses é claro) fazes um requerimento em que como sócio pagante do clube com cotas em dia e tudo mais és um "interessado" no que diz respeito a contas e etc e que gostavas de ter acesso a isto que saiu agora para o jornal, e quase que garanto que o clube não se negará a enviar...

      Eliminar
  17. Caro Riccardo Zhora,

    Existe uma grande diferença entre comunicação e transparência.
    Comunicar está relacionado com divulgar, dar conhecimento e informar e nesse particular a comunicação que é feita pelo Benfica ou por qualquer outro clube nacional ou estrangeiro jamais se poderá centrar em questões técnicas e extremamente complexas como são os seus R&C. Aliás, mesmo depois da explicação do Benfica Eagle ou de outro qualquer conhecedor da matéria acredito que muitos benfiquistas não terão compreendido na plenitude a situação, pois trata-se de uma realidade complexa.
    Talvez em determinados aspectos exijamos pouco do Benfica - enquanto instituição - e noutros tenhamos um grau e exigência que ultrapassa a razoabilidade. Neste particular dos R&C aquilo que se está a exigir é que o Benfica ensine finanças a todos os portugueses, algo impossível de acontecer, quanto mais não fosse porque muitos nem sequer querem aprender !!!
    Quanto à transparência em sentido lato ou concretamente a transparência fiscal não me parece que haja falta de transparência quando se cumprem - e nada me diz que haja algo em contrário - todos os preceitos legalmente exigidos. Como sócio tenho acesso às contas, posso participar em assembleias, posso requerer explicações ... enfim não considero que por falta de transparência os meus direitos sejam postos em causa.
    Há porém a possibilidade de melhorar a comunicação e o nível de transparência no sentido de mostrar à saciedade o estado da arte das contas do Benfica. Mas a equação da melhoria não tem limite finito e pode-se sempre melhorar.
    Como ponto final e divergindo do tema direi também que não se deve confundir comunicação com insulto e falta de educação. É que dos comentadores e jornalistas que ouvi comentar os degradantes posts e comunicados do sporting apenas Carlos Janela foi capaz de dizer que aquilo que o Sporting está a fazer é absolutamente indigno e que o Benfica não está a ter um comportamento de forma nenhuma semelhante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, melhorar é sempre possível. Mas neste tema há muito a melhorar...

      Eliminar
  18. O Benfica Eagle não sentiu a necessidade de explicar, mas achou por bem repetir o que já tinha escrito noutros posts o que eu concordo, pois na sociedade actual carregada de desinformação,em que a propaganda, falácias, meias verdades, são repetidas inúmeras vezes, como foi o caso agora, em que mais uma vez tentaram passar mentiras.

    E por falar em falácias, eis mais umas

    "Sabemos e está comprovado qual é a data inequívoca da nossa real fundação, 1 de Julho de 1906.

    Não são precisos historiadores ou pseudo-historiadores para percebermos que outros persistem no falsear da história e na construção de mitos para se autopromoverem e, assim, enganarem o povo.

    No dia em que esses clubes esclarecerem as datas da sua fundação;

    No dia em que esclarecerem como é que existem fundadores de outros clubes que dizem ter nascido antes mas que jogaram pelo Sporting CP em 1906 (no Sporting CP os nossos fundadores nunca vestiram outra camisola);

    No dia em que explicarem porque razão se agarraram a um estudo encomendado que se comprovou não ter qualquer credibilidade estatística ou científica para “venderem” a falácia de que são seis milhões quando são 4 ou 4,5 milhões;

    No dia em que justificarem como é que contabilizam a conquista de 35 títulos nacionais no futebol – e evitem ofender a inteligência das pessoas com Ligas Experimentais (porque aquilo de que estamos a falar é de Campeonatos a sério reconhecidos como Nacionais).

    Nessa altura, e sem qualquer compromisso, pois o que os outros pensam a nós pouco não nos interessa, talvez nos demos então ao trabalho de lhes explicar e mostrar a documentação de que é feita a nossa História.

    A única pena que temos, pelos portugueses, é que alguma comunicação social teime em continuar a fazer esta figura triste de "comer" tudo o que lhe impingem de falso contra o Sporting CP em vez de fazerem um trabalho sério de jornalismo.

    Quanto aos outros, até justificarem todos os mitos da sua "história", podem agarrar-se aos historiadores que quiserem que, como todos sabemos, existem bons e maus como em tudo na vida. É que por muito que se fale ou escreva não existe nada melhor do que deixar a própria História e os seus factos trazerem a verdade à tona.

    Por nós, estamos orgulhosos do nosso passado, concentrados no nosso presente e empenhados no nosso futuro, que tem como prioridade, já nesta época desportiva, a conquista do nosso 23º título de Campeões Nacionais de Futebol."





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto mais um comunicado, dez nos últimos dias, oito sobre o Benfica, vindo de alguém que se queixa dos comentadores do Benfica, e que diz que disse aos comentadores para não falarem noutros clubes

      " O canal do clube tem de ser o reflexo e fui claro que nenhum responsável, canal, conteúdos do clube podia tecer qualquer comentário sobre qualquer emblema. Quando se tem uma liderança séria, se é respeitado e se trabalha com uma equipa coesa, não se faz apelos. Diz-se uma vez e acontece. Não me lembro de nenhum membro da direção ou responsável de televisão pronunciar-se sobre outra equipa", afirmou o presidente do Sporting, à chegada ao aeroporto de Lisboa, esta noite, proveniente de Londres."

      Um autêntico mitomano, mentiroso compulsivo.

      Só num país ao nível de Portugal, lixo humano deste tem lugare de destaque na sociedade.
      Infelizmente neste país á muita merd@ desta.

      Eliminar
  19. Comunicaçao, comunicaçao, comunicaçao em excesso! 3 Posts s«o para o protagonismo e bota-abaixo.
    Tres posts so armar em intelectual e arranjar problemas onde nao os ha.
    Mais seriedade pro favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riccardo Zora arranha una namorada, ou se tens, arranja uma melhor...

      John

      Eliminar
    2. Nem todos os anonimos sao Vascos, e nem todos os nao-anonimos sao Benfiquistas.
      Meteste os pes pelas maos e a falta de argumento, gastas tempo a escrever Anonimo=Méeee.
      Vejo que tens tempo demais nas maos senao nao tinhas feitos 3 Posts da caca e agora perdes o teu tempo a defender a "tua dama".
      Podia dar para pior.

      Eliminar
  20. Física nuclear também não é fácil de entender, e não é por falta de transparência. Dizer que as coisas não são fáceis de entender porque não são transparentes, enfim...nem tem comentário possível. O importante é ter-se humildade para não se por a mandar bitaites sobre assuntos que não se percebe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outro Manuel Afonso...

      Eliminar
    2. Não é Manuel Afonso. Eu admito que não entendo nada de finanças. E como não entendo, não digo umas bocaradas só porque me apetece criticar a direção. Qeres criticar, arranja temas em q faz sentido, e há muitos. Simplesmente não concordo com a tua análise de que isto tem que ser tudo explicadinho. Para quem é da área, as coisas são clarinhas. Ou será que também queres q a Apple venha explicar como funcionam as radiações electromagnéticas, só por uma questão de transparência? E não venhas com o argumento do 'comes tudo o que te dao', porque tu qeres é q o pessoal coma aquilo que tentas passar, sem grande sucesso.

      Eliminar
    3. Engraçado que digo aqui praticamente o que o Eagle te disse na sua última intervenção, mas a tua resposta é completamente diferente. Diz muito do caráter de uma pessoa. Sem falar do elevadíssimo poder de argumentação

      Eliminar
    4. Faz como o Benfica Eagle fez. Reúne a informação dispersa e complementa a resposta que te dei com a que dei a ele! É comunicacao à Benfica!

      Eliminar
    5. Portanto fazes aquilo que críticas por o Benfica supostamente fazer? Muito bem. Tu é que gozas eheh

      Eliminar

  21. Comunicação, comunicação, comunicação...

    Tolices, tolices, tolices...

    O Riccardo Zhora deve ser daqueles que quando vai a um restaurante pede sempre o livro de reclamações, porque consegue sempre encontrar algo que não está mesmo bem ao seu gosto!!!

    ResponderEliminar
  22. OU riccardo porque é que em vez de dizeres que está mal, explicas e dás exemplos de como devia ser feito, pq ninguem está a perceber onde queres chegar. O Domingos Soares Oliveira tinha sido clarissimo não faz um mês, contas consolidadas do Grupo (SAD+Clube) eram divulgadas em assembleia geral aos sócios e a parceiros de negócio que o solicitassem.

    Se o Benfica Eagle em vez de esmiuçar as contas do Benfica, esmiuçasse o esquema táctico do Rui Vitoria, os "momentos" defensivos e ofensivos, tambem vinhas chorar pq é que tinha que ser o Benfica Eagle a explicar, porque é que não era o Rui Vitoria a explicar de uma forma clara e simples o esquema tactico do Benfica e a sua metodologia de treino? Tambem clamavas por falta de transparência?




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é fácil. O que devia ser feito era apresentar a informação consolidada do Grupo...

      Eliminar
  23. O Benfica informa quem deve.

    Se os adeptos se deixam enganar por jornais e canais de TV da treta é porque querem. Más se até aí badochas chegam a dar mais credibilidade do que só LFV é óbvio que há muitos que preferem mentiras refinadas à verdade nua e crua.

    ResponderEliminar
  24. benfiquista de gaia10/10/16 16:45

    PONHAM O julio cesar a vender frangos..o passivo desce de certeza...mas tem que vender muitos pois o seu ordenado contribui e muito para o passivo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo entrar nesta guerra, até porque gosto muito de ambos, quer-me parecer que não foi o JC o último a dar um frango, pois não?

      Eliminar
  25. Calma Ricardo, nem todos entenderam o problema.Amor ao Benfica!
    Fizeste bem em colocar todos os posts que entendeste, NÓS SOMOS OS ÚNICOS QUE PODEMOS DISCUTIR AS CONTAS DO NOSSO CLUBE, não outros católicas sporting business!

    Sem stress

    ResponderEliminar
  26. O povo do planeta terra está a ser vitima de um roubo colossal perpetrado por um grupo restrito de seres humanos que sabem manipular as mentes tornando a populaça escrava, isto acontece em diversos níveis: Corporações, politica, religião, instituições financeiras e desporto, entre outros.
    Observem os ordenados e o património dos "donos do mundo", observem a vida do comum dos mortais envolto em dividas trabalhando horas sem fim em beneficio de uns poucos. As Direcções dos maiores clubes do mundo estão enredadas em negócios que beneficiam os principais actores (dirigentes, jogadores, empresários e multinacionais) do negócio, através do financiamento dos adeptos e sócios - cotas, merchandising, bilheteira, publicidade e direitos televisivos que mais não são que o reflexo da publicidade que decorre do consumo dos idiotas dos consumidores, enchendo o cú a meia dúzia de espertalhaços.

    Grande abraço, termino a minha participação neste espaço, estou de facto cansado, como me retirei da condição de sócio, retiro-me da condição de comentador, fiz o meu trabalho, façam o vosso INVESTIGUEM saibam que estão a ser manipulados, como é que uma pessoa inteligente como o Moniz pode dizer que sem LFV é o caos?, se todos sabemos que isso é mentira?

    Enormíssimo abraço a ti, ao Shadows, ao RedMoon, aos outros que fazem o seu trabalho protegendo a Direcção espero que a vida mostre a "realidade como ela é" e que isso vos apresente caminhos de unidade e respeito pela verdade e pelos outros seres humanos.

    Amo o Benfica há mais de 40 anos... e observo, vejo e o que vejo desagrada-me.

    Viva a Vida, sejam felizes.

    Há mais vida além das vitórias!

    (Desta vez é mesmo para valer!!!)

    O Benfica são vocês e não os vieiras deste mundo, percebam isso, o clube são vocês!!!! Vocês!!!! Podem destroná-los se quiserem um Benfica do Povo que seja de novo um clube de futebol onde a vitória e a alegria sejam o Centro da Vida do Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Moléculas

      Acordaste agora neste mundo????

      A quantos anos é assim, aliás alguma vez foi diferente??

      Pensas que mesmo na altura de Eusebio era diferente....não era.....havia sim muito mais gente de qualidade para se escolher para comandar os destinos de um clube com o Benfica.
      Hoje em dia não, hoje em dia o comércio manda, as leis do mercado são o "Hitler" da actualidade.

      O Benfica graças a deus que está com um gestão minimamente equilibrada, é que o Vieira só lá está porque os sócios assim o querem, não venhas dizer que não, que por vontade dos sócios ele já não estava lá....nada é mais mentira que isso.....o problema é que se de lá tirares o Vieira quem é que lá colocas a seguir, quem se mostra como alternativa "funcional" e de qualidade.......ninguem....tu sabes disso, o Benfica continua a ser dos sócios, o dinheiro do Benfica continua a ser do clube, a SAD é tb do clube e ao contrário de outros clubes não temos "negócios de obrigação"...
      O Porto agarrou-se ao Mendes à 2 épocas atrás para recuperar o titulo individou-se loucamente, hoje o Porto está "colado" ao Mendes e à Doyen, se a Doyen quiser o Porto fecha portas amanhã....
      O SPorting está ligado a quem nós sabemos, se amanhã esses tiverem que "dar ao slide" seja porque razão for, o Sporting fica entregue à banca completamente e sem grande solução de liquidez financeiro, sendo que possivelmente terá que ser vendido a algum magnata do petroleo estrangeiro....


      Moleculas tu amas o Benfica à apenas mais 6 anos que eu, por isso vivemos praticamente as mesmas coisas, por isso te digo, o Benfica não está bem nem mal, está equilibrado...menos mal.....eu sou honesto, em 2021 (salvo erro) se o Benfica apresentar os valores de liquidez que foram ambicionados pelo DSO, quase que te garanto que o Benfica será um dos poucos clubes do mundo em que não tendo "um dono" a injectar dinheiro, poderá ser dos que mais faturam a nivel europeu

      Eliminar
    2. Olha que chatice!!!!

      Vais emigrar para a Islândia?

      Boa viagem!!!!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking