O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


Qual vai ser o resultado do Derby?

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Avatar

Hora de dar a titularidade aos melhores Sr. Rui Vitória

 ●  + 41 comentários  ● 
Este foi um tema que aflorei aqui de forma muito breve no último Sábado, e no qual insisto por me parecer relevante...

Ederson ou Júlio César? A escolha para mim parece óbvia... E aqui bem longe e a ver tudo por fora, arrisco dizer que suponho que se fizessem a mesma pergunta a 100 benfiquistas, 95 optariam por Ederson sem pestanejar...

Mas...

Não são os adeptos quem decide, é Rui Vitória, e também aqui a ver de fora e por isso a arriscar-me a dizer uma grande asneira, fico com a ideia de que Rui Vitória não é treinador para assumir uma posição que pode ser melindrosa para um jogador com MUITO peso no balneário, e que pode por em causa a paz que ele tanto preza e que é um dos seus grandes aliados...

Mas devia fazê-lo!

Não que Júlio César tenha cometido erros que justifiquem a sua saída da equipa nesta altura...

Nada de facto contra Júlio César, um guarda-redes com uma história bonita no futebol mundial, que chegou à Luz numa fase difícil quando Oblak forçou a saída para Madrid, e que trouxe experiência e tranquilidade à nossa baliza...

Nada contra a sua qualidade nem contra o seu profissionalismo nem quanto à forma apaixonada como até parece sentir o clube MAS...

Júlio César faz 37 anos daqui a uma semana e já está em fase bem descendente da sua carreira com algumas dificuldades físicas que são óbvias...

Ederson fez 23 anos há apenas 12 dias atrás, revelou uma maturidade e uma categoria inquestionável o ano passado, agarrou a oportunidade com unhas e dentes, despertou imediatamente a cobiça de grandes clubes europeus, e este ano é relegado para o banco de suplentes por causa de uma lesão de pré-época que só o manteve afastado dos relvados no jogo da Super-Taça e no primeiro jogo do Campeonato... É um castigo demasiado pesado!

De facto, tenho sempre algumas dificuldades em entender esta relutância de alguns treinadores em por em causa o estatuto dos guarda-redes, ao recusarem-se a assumir claramente uma preferência. Fazem-no com todos os jogadores de campo sob o pretexto do coletivo e coiso e tal, mas quando chega aos guarda-redes a música é “Espera lá que isto agora é mais pessoal, o melhor é esperar pela lesão ou pelo erro que torne a minha decisão óbvia para todos sem ter de melindrar ninguém!

Caramba! O estatuto de Júlio César e de Ederson na equipa neste momento nem deveria ser motivo de discussão... A escolha é tão óbvia que deveria ser assumida claramente, e se Júlio César não ficar satisfeito como jogador de banco de um grande clube, a ganhar um bom ordenado neste país solarengo à beira mar e em idade de pré-reforma, ainda vai a tempo de arranjar novo clube até ao fecho do mercado...

Se vamos ficar à espera de uma lesão de Júlio César ou de dois ou três erros comprometedores para ser justificada a sua relegação para o banco de suplentes, então nesta altura Paulo Lopes deveria ser o titular, pois também ele venceu o jogo da Super-Taça contra o Braga, não me lembro de o ver cometer erros nesse jogo, e no jogo do Tondela já não foi ele à baliza...

Vamos lá Rui Vitória, vacas sagradas não! Temos de ter alguns tomates nesta altura e dar a titularidade aos melhores... 

Não há nada que Júlio César faça neste momento que Ederson ainda não tenha provado ser capaz de fazer igual ou melhor... E Ederson tem só 23 anos e a tendência será crescer e ser ainda melhor... Assim jogue, pois claro!

Ederson estava num caminho ascendente que se adivinhava bem curto até chegar ao topo do mundo... Não merece que seja o seu próprio treinador a negar-lhe aquilo que o seu talento já hoje merece de forma inquestionável...



P.S. E a talhe de foice, o mesmo se aplica a Luisão, que tem de estar preparado para jogar… ou não jogar… E se não estiver preparado para não jogar ainda tem três dias para arranjar clube.


41 comentários via blogger

  1. Concordo com o aqui escrito, so nao concordo com o Timing !

    Isso deveria acontecer sim, mas so APOS o fecho de mercado na Russia, senao ainda corremos o risco de "perder" o Ederson.

    Mario Antunes

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o texto e até concordo até certo ponto mas convém não esquecer o peso e liderança que dois jogadores experientes como Luisão e J.césar assumem com toda a certeza no balneário. A ideia que passa é que não passam de mercadoria e faltam 3 dias para poder despachá-los caso não aceitem ficar no banco. Na minha opinião seria um erro livrar-se de dois jogadores assim, mais uma vez, pelo peso que penso que oferecem ao grupo dentro e fora de campo.

    ResponderEliminar
  3. rui benfiquista29/08/16, 10:40

    O problema não é g/redes, o problema é o medio centro o "8" que por incrível que seja não foi contratado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, a posição 8 tem de ser reforçada até dia 31, é fundamental pois o Horta não tem capacidade para ser titular...

      Precisamos ainda de fechar o negócio Rafa e para além disso o ideal seria contratarmos um lateral direito pois o Nélson Semedo é muito fraco defensivamente e devia ser emprestado, ficando com um titular (contratação até dia 31) e André Almeida com back-up

      Eliminar
  4. Se a idade fosse um handicap, o Gigi Buffon não tinha sido titularissimo da squadra azurra no Mundial de 2014 e 2018,já tinha dado lugar a outro na Juve e Lev Yashin jamais teria chegado aos 37 anos como dono absoluto das redes da URSS no Mu dial de 1966 !

    Diziam os entendidos que a idade nos g.redes constitue uma mais valia, provavelmente no séc.XXI deixou de ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou do tempo em que se dizia que não só um guarda-redes como também dois centrais e mesmo um avançado mais "velhinhos" eram sempre úteis, não só pela "ratice" dentro do campo, mas também pelo dada a idade conseguirem ser mais frios e menos emocionais.

      Se há algum (grande) problema no plantel do Benfica, e haverão alguns problemas, melhor dizendo lacunas, essas não se devem à idade o aos salários do Júlio e do Luisão.

      Embora prefira o Ederson ao Júlio e considere que o Luisão é actualmente o nosso quarto central, considero um erro a saída de ambos, precisamos de voz de comando e experiência no balneário.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada29/08/16, 14:46

      Dino Zof foi campeão do mundo em 1982 em Espanha, com 42 anos!!!

      Eliminar
  5. Não me parece que isto seja sequer um problema. Se não o for agora, Ederson será o titular mais tarde, porque o JC não aguenta a época toda.

    Parece-me mais preocupante a falta de dinamica da equipa. Deste termos um centralão que pode ganhar metros com bola, progredindo no terreno a ser estático, desde a falta de confiança de RV em Fejsa para construir jogo, então obrigando Horta a baixar em vez de estar a jogar entre-linhas, desde novamente a aposta em Extremos colados À linha em vez da diagonal a meio do terreno, faz com que fiquemos com um bloco baixo de 6 (a defender!), contra equipas como o Vitória de Setubal. Ou seja, parece-me que evoluímos 0, relativamente ao ano anterior. Com um ano de trabalho, deveríamos estar a evoluir sobre as rotinas do ano anterior, mas não só estamos a fazer alterações em sectores que já funcionavam, como parece que assentamos o nosso jogo na individualidade dos jogadores e não num mescla de soluções variadas que permitam chegar à baliza adversária em condições de marcar. Em suma:

    - Centrais devem levar jogo até ao meio campo adversário.
    - Horta deve avançar um pouco mais no terreno. É bom na pressão ao portador e Fejsa é bom na dobra.
    - Extremos devem fazer diagonais para o centro do terreno, por forma a desformatar defesas com muitos homens, baralhando as marcações.
    - Laterais devem esticar o jogo e não os extremos.

    Fizemos isto boa parte do ano anterior, não percebo deixar a ideia de lado e estar a perder tempo a formatar outra ideia.

    ResponderEliminar
  6. Concordo que Ederson tem de ser o titular

    Até dia 31 o Benfica devia tentar o seguinte:

    - Vender o Luísão
    - Vender o Sálvio
    - Contratar um lateral direito para entrar de caras na equipa, e emprestar o Nélson Semedo
    - Contratar o Rafa
    - Contratar um 8 de créditos firmados para ser titular indiscutível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice no País das Maravilhas29/08/16, 14:08

      "Roubaste-me" um dos meus nicks malandro. :D

      O Marçal foi considerado o lateral esquerdo da jornada em França, o ano passado foi o melhor lateral esquerdo na Turquia.
      Não sei se concordo com a cena do lateral direito, vou ver isso durante a época, gosto imenso do Semedo.
      Concordo que precisamos de um 8 e de vender o Luisão e trazer outro atleta com a envergadura física dele.

      É ou não um mundo maravilhoso o nosso ;) :) ?

      PS: Quanto ao Rafa tenho muitas dúvidas, sou neste caso um alterego da Floribela. Se fosse por 10 milhões, ficava sem dúvidas.

      Eliminar
    2. Like :)

      Concordo na questão do Rafa, por 10 Milhões não teria duvidas algumas, por 20 já me deixa de pé atrás, mas mesmo assim acho que devíamos arriscar, pois no "Mundo encantado" de Vieira e Mendes, é possível dentro de 2/3 Anos vendê-lo por 25 ou 30 Milhões e termos "lucro" :)

      Relativamente ao Marçal, já nem me lembrava que ainda pertencia aos nossos quadros, bem visto e concordo acho que devíamos dar-lhe uma oportunidade

      Eliminar
    3. Alice no País das Maravilhas29/08/16, 16:56

      Concordo que o "Mundo Encantado" consiga esse desígnio.

      Eliminar
  7. Parece estar a querer arranjar problemas onde não há.

    O Júlio é um grande guarda redes.

    ResponderEliminar
  8. "De facto, tenho sempre algumas dificuldades em entender esta relutância de alguns treinadores em por em causa o estatuto dos guarda-redes, ao recusarem-se a assumir claramente uma preferência."

    Excelente frase esta que citei aqui, a mais acertada de todo o texto. Já pensaste por um minuto na possibilidade de Júlio César ser de facto a preferência de Rui Vitória? É que quer queiras, quer não, Ederson só jogou quando Júlio César não pôde jogar. Logo, nada me leva a querer que de facto Rui Vitória tenha outra preferência que não Júlio César.

    Estar a criticar o RV (como aliás tens sempre feito nos teus últimos posts, metes sempre um elogio para depois entrares a pés juntos) por supostamente não ter "cojones" de alinhar com a sua preferência, é ridículo. Uma coisa é tu achares que o Ederson é o melhor e criticar o RV por não por o melhor. Isso é a típica análise de treinador de bancada, com a qual eu também sou dessa opinião. Outra coisa é o que tu fazes neste post.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de eu pensar como tu (que o Ederson devia ser titular), também o digo: quem vê os treinos todos? Não somos nós...

    Vamos lá ter confiança em quem trabalha todos os dias com os jogadores e conhece o balneário.

    ResponderEliminar
  10. A questão do Ederson passar a titular não creio que tenha que ser algo forçado ou imposto, vai acabar por acontecer naturalmente creio eu.

    Embora nunca tendo sido o meu jogador favorito no Benfica, creio que o Luisão vale muito, mas mesmo muito no plantel em termos de espírito de grupo, voz de comando, referência para os mais novos/recentes no plantel, etc.

    O nosso futebol ainda está algo "enferrujado", creio que com o avançar da época a equipa se irá soltar, mas penso que temos que mostrar outra intensidade nos jogos.

    Mas além do tempo que será necessário para a equipa crescer, é preciso também haver estabilidade no balneário.

    Não me parece que com notícias de saídas de jogadores mais ou menos influentes destas últimas três épocas se consiga isso.

    Se virmos bem entre saídas avançadas pela comunicação social e concretizadas temos: Carcela, Carrillo, Ederson, Eliseu, Fejsa, Jardel, Jonas, Júlio, Lindelöf, Lisandro, Luisão, Salvio, Samaris e Talisca.

    14 gajos, é óbvio que algumas destas transferências são muito improváveis, mas grande parte delas até tem credibilidade, esta insegurança passa para o plantel, não tenhamos dúvidas.

    Felizmente daqui a quase 60 horas esta incerteza vai acabar e poderemos ter a calma que precisamos.

    ResponderEliminar
  11. O Mitroglou já deve estar com saudades daqueles passes de 80 metros do Ederson!

    ResponderEliminar
  12. scp 4 pontos a mais
    2 em paços e 2 ontem
    slb 2 a menos com setubal

    com verdade desportiva
    slb comandava com mais 4 pontos que
    o clube do filho do fontelas

    a classificação é uma FRAUDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta acrescentar as expulsões perdoadas.

      Era jogadores titulares que ficariam uns jogos sem jogar, e nos próximos jogos iriam abordar os lances de forma diferente, o que faz toda a diferença na confiança do jogador, e consequentemente no desenrolar dos jogos.

      Eliminar
    2. concordo em absoluto e acrescento que isto está feito para o clube do filho do fontelas

      Eliminar
  13. rui benfiquista29/08/16, 12:17

    Faz um post a nação Benfiquista a 2 dias do fecho de mercado quem deve sair e quem devia entrar

    ResponderEliminar
  14. Não concordo nada , se o Julio César está bem porque o tirar? o Ederson parou é verdade , não é culpa do treinador , sim da lesão , quais serão os indices fisicos do Ederson? quais serao os indices competitivos? os dois golos que sofremos no campeonato , O Éderson também os sofria sao bolas complicadas , para mim falta o tal 8 e falta um jogador que eu já apelidei mais de mil vezes como melhor que o Garay quando este jogava no benfica que se chama Jardel. isso sim falta o Jardel .. esse para mim mais o 8 que ainda não contratámos , eu acho que o 8 devia ser o Pizzi fomos campeões assim com o JJ na saida de Enzo. e o Rafa para esquerda. e outra coisa que eu acho mal é não incluir o Carcela , acho o Carcela um jogador mal aproveitado. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, o Júlio César tem, realmente, estado bem?...
      Só se esteve bem em jogos que ainda não foram disputados! É que, tanto no golo do Setúbal, como no do Nacional (embora, na verdade, mais no do Setúbal...), não fez o que um guarda-redes do Benfica tem que fazer, ou seja, fazer mais do que a mediania faria. No caso do golo do Setúbal, então, a sua (não) intervenção roça quase a idiotice...
      Edersson, para mim, apesar da pouca idade, é claramente um sobredotado, que tem reflexos soberbos, é altamente eficaz entre os postes, domina bem o espaço aéreo, é rápido e competente a sair dos postes e, além disso, repõe bastante bem, com critério e qualidade, a bola em jogo.
      É por tudo isto que não tenho qualquer dúvida que Edersson deverá ser titularíssimo nesta equipa.
      E, já agora, um alvitre a quem de direito: não façam com Edersson a mesma asneira que fiseram com Oblak!

      Eliminar
  15. benfiquista de gaia29/08/16, 12:41

    euquanto o frangueiro for titular a defesa vai andar preocupada em nao deixar que qualquer bola va a baliza..porque se for a probabilidade de ser golo e muito grande...ma mais a culpa sera sempre dos defesas ...dos medios...dos avançados...menos do frangueiro... nota::ter força no balneario??' a isso tem de certeza e muito...ou nao fosse ele o menino querido do vieira...falta saber o porque.......N....E....G.....O......C.......I.....O......S..........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não descarregues toda a tua frustração que tens pelo teu clubeco ter contratado o frangueiro Casilhas no ainda muito bom GR que é Júlio César. Negociatas? Querias o quê? Um Imbula? Andrien Lopez, Ghilas, Marega, Suk, ou estarias mesmo a pensar num Ismailov, Liedson coxo ou será num Montero ou Chikabala? Mas quem é que tu pensas que enganas ao auto-intitular como Benfiquista, quando todos sabemos que és um infiltrado como tantos outros que andam por aqui.

      😈

      Eliminar
  16. eu faço parte dos 5. para uma defesa jovem, um GR experiente para os ordenar.

    ResponderEliminar
  17. Estes benfiquistas de gaia e benfiquistas a sério sao de um bota abaixo que nao tem explicação, eu ja os leio há anos e dizem eles ser do benfica? sao é doentes e nao é pelo benfica pela má educaçao e falta de principios e inteligencia para perceber que o futebol não é o FM , a falta de respeito como tratam julio César ou outros jgoadores do benfica ou presidente do mm clube .. demonstram bem que mesmo ganhando tudo , nunca estã o satisfeitos e só teem o desejo de criticar e de usar o radicalismo , para uns o Rafa ja nao vinha , e a culpa e do LFV . Enfim de futebol percebem pouco mais valia dedicarem as telenovelas.

    ResponderEliminar
  18. "Não que Júlio César tenha cometido erros que justifiquem a sua saída da equipa nesta altura..."

    Não há qualquer razão para tirar o Júlio César da equipa, da mesma maneira que não houve para tirar o Ederson quando o Julio Cesar recuperou da lesão, ainda para mais com o Julio Cesar a fazer 3 ou 4 defesas decisivas e de categoria em 3 jogos.

    Falar em vacas sagradas e depois dizer que o Ederson tem que ser titular porque sim, isso é que não faz sentido.

    A mensagem é de que não há titulares e todos os jogadores são iguais, o Rui Vitoria ao manter a titularidade do Julio Cesar, mais não está que a dar prova dessa mensagem, exatamente como fez contra o Nacional, com o Benfica empatado, quando já vinha de um empate, tirar um dos jogadores mais importantes pq teve um erro e meter o Carrillo. Isso sim foi preciso colhões, mas para isso não houve tópico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser falha de memória minha, mas o Júlio César só recuperou agora, ou estou enganado?

      Eliminar
  19. Aguia observadora29/08/16, 14:33

    Isso de usar argumentos falsos, torna o teu texto anedótico e é tentativa forçada de lavagem cerebral. Foi o Júlio César a defender a baliza na Supertaça. Mais cuidado da próxima vez,

    ResponderEliminar
  20. Na supertaça o titular foi JC...

    ResponderEliminar
  21. Águia Preocupada29/08/16, 14:42

    Antes de mais, permite-me uma correcção: País soalheiro é o que queres dizer... Para os donos de solares, será soalheiro e solarengo!

    Quanto ao tema, concordo com as ideias de fundo mas tenho algumas considerações a fazer:

    1 - Ederson teve uma lesão. Logo, quem sabe o estado em que está? Se todos clamam sobre a forma dos jogadores Sálvio e Nelson Semedo, que após as lesões não parecem os mesmos, porque não dar o benefício da dúvida no caso do Ederson?!

    2 - Gerir a situação de grandes nomes, nunca é fácil para ninguém. (Veja-se a não convocação de Casillas que "obrigou" o seleccionador a vir cá ter uma conversa com ele para justificar!) E Júkio César é um desses jogadores que pelo seu historial merece todo o respeito. Não me parece que Rui Vitória tenha "medo" de o tirar da baliza... Acho que sendo um homem respeitador não o fará de qualquer forma e sem que tal se justifique. E como já disse, não sabemos qual a forma de Ederson.

    Prefiro na baliza o Ederson que terminou a época. Mas nada me diz que seja mais um caso como os dois que mencionei!

    Questionar tudo só porque sim, não me parece bom nem justo sistema!

    ResponderEliminar
  22. Papa figos29/08/16, 14:55

    E um 8 de classe inequívoca?

    E do lado esquerdo? Vai continuar o Pizzi?

    Mais uma vez, o plantel foi construído de forma bastante desequilibrada. Desta vez, as contratações foram, genericamente, feitas a tempo e horas, mas... Agora percebo porque o Vitória «só» joga pelas alas: quase metade da equipa é constituída por extremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rui benfiquista29/08/16, 15:07

      Papa Figos, eu concordo contigo o "8" é o jogador que faz falta e vai ter preponderância no futuro do Benfica, seja quem ele for desde que tenha qualidade tem de vir, é inadmissível que não tenhamos um "8", Hernanes Enzos Kovacics sei la mais, tem de vir alguém, não deve ser difícil arranjar alguém melhor dos que temos, se não houver dinheiro que venha emprestado.

      Eliminar
  23. Desconfio que colocar os melhores em campo não seja o ponto fraco de Rui Vitória, nem emprestar motivação ao plantel. Os golos que sofremos do meu ponto de observação apareceram porque o Jardel ou o Luisão não estavam em campo. No entanto considero Ederson muito mais habilitado para o posto de guarda-redes que Júlio César, neste momento.

    ResponderEliminar
  24. Acho precipitado.. O Ederson ainda agora recuperou.. Espera pela próxima jornada. Daqui a 15 dias veremos quem é o titular.

    ResponderEliminar
  25. Eu também penso que o Ederson está a ser gerido em virtude do fecho dos mercados.
    Em condições normais , está recuperado , é titular.
    Com todo o respeito pelo Julio César , mas o Ederson neste momento é melhor.

    ResponderEliminar
  26. Julio César tem estado excepcional neste início de época, logo no primeiro jogo salvou golo certo, no segundo outro.. Ederson lesionou-se e o Julio agarrou o lugar, agora ederson terá que esperar a sua oportunidade!!! This is football...

    ResponderEliminar
  27. Mas que raio de post RedM, tens necessidade disto pá?
    A equipa ainda está em warm up,calma! Andam lá piores...e jogam. Deixa lá o júlio, precisamos ainda arrumar muita coisa antes disso. O Ederson pode estar vendido :)

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

artigos recentes