O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

E agora Vieira? Sais ou mostras mais?

. 30 comentários
Olhemos, antes de mais a alguns factos:

1. Se há coisa que Vieira não é... é burro! Alguém quer procurar relacionar isto:

"foi o tema dominante no jantar de quinta-feira, promovido pelo presidente Luís Filipe Vieira com vários ex-dirigentes do clube no Estádio da Luz" in DN de 19 de Dezembro 2015

Com as recentes intervenções de Jorge Figueiredo, Jaime Antunes, José Manuel Antunes, José Capristano, etc? 

Alguém quer adivinhar com quem estava esta gente a jantar no dia 17 de Dezembro? Pois...


2. É inegável que é um discurso meritório e de grande valor para o "povão" que neste mandato o Presidente quer acabar com o passivo do Benfica.


Bom, convenhamos que os comuns mortais que olhem para um Balanço e vejam um Capital Próprio igual ao Ativo... concluem logo que é o passivo de uma empresa fantástica. O Estado também deve pensar o mesmo, dado que isso implica um brutal impacto em impostos...


3. Esse "povão", tal como os mais conhecedores de matérias económico-financeiras, entendem que o inverso dessa estratégia é o que estava a ser seguido até aqui pelos três grandes...


Ou seja, a empurrar ano após ano as dívidas para a frente com mais cativações de receitas, com mais consignações, com mais promessas e... aumentando a dívida e o esforço com juros.


4. O NovoBanco foi intervencionado e "deixou a arder" vários contribuintes precisamente porque, entre outras coisas não tem dinheiro para fazer face às responsabilidades.


Mas depois aceita atrasar recebimentos dos clubes de futebol durante... 10 anos! Aceita perdões de dívida e, nesses períodos, de sucessivos atrasos de pagamento das responsabilidades, aceitam juros que fazem com que nem sequer tenham qualquer retorno com o tempo em que estão a espera.


5. É do conhecimento público que as empresas do Presidente do Benfica eram geridas da mesma forma que o clube e com os mesmos parceiros.


Quer isto dizer que tanto o Clube como as empresas do Presidente estavam em início de 2014 imensamente endividadas. Aliás muito acima do que seria aceitável. Ainda assim não tinha nenhuma sido declarada insolvente como as sucessivas operações de um tal "tolinho das asneiras".


Ora, está bom de ver que, perante estes dados acima, a questão das políticas mais agressivas ou mais conservadoras podem ser vistas da forma que cada um quiser e... todos têm razão!

É tão inteligente dizer que o Benfica é o mais prudente ao reduzir ao mínimo a sua exposição à banca e a recursos financeiros que não tem... como é verdade dizer que essa decisão é inexplicável na medida em que é o clube mais sólido financeira e economicamente pelo que se os bancos podem negociar com empresas mais frágeis como Sporting e Porto, mais ainda o podem fazer com o Benfica.

Na verdade é tão honesto dizer que o Presidente está a usar o Benfica para salvar as empresas dele - uma acusação que para ser feita deveria ser provada face à gravidade - como é igualmente verdade que se pode dizer que o homem se fez merda, fez o que sabia porque fez o mesmo no património que é dele.

Faz tanto sentido dizer que o Presidente está a retirar competitividade ao Benfica por seguir esta estratégia, como é verdade dizer que o Benfica está longe de estar arredado do título. e que basta ganhar ao Sporting e eles empatarem um jogo e estamos em primeiro...


Fiz este ponto de análise apenas para deixar claro que neste tema não posso apontar nenhuma perspetiva errada a ninguém porque é legítimo que cada um se deixe levar pelos factos que a sua visão quiser.

Contudo, e porque não me escondo como nunca escondi e porque não gosto de andar a escrever para agradar ou a escrever depois de as coisas acontecerem para dizer que eu é que sei, partilho convosco a minha perspetiva muito simples:

- Ou Luis Filipe Vieira assume que está limitado na sua (dele próprio) capacidade de relação com os credores do SLBenfica e que isso está a prejudicar a estratégia de longo prazo do clube e então tem que sair do SLBenfica urgentemente apresentando a Demissão;

- Ou Luis Filipe Vieira comprova aos benfiquistas o percurso que está a seguir para o Clube, demonstrando os méritos da estratégia financeira de redução de passivo face à negociação com a banca e posicionamento face aos rivais.

Seja qual for o caminho, é inaceitável que o Presidente do SLBenfica passe calado e sem dar justificações aos benfiquistas num momento em que os rivais mantém uma política agressiva de dependência da banca, mas em condições muitíssimo favoráveis para os próprios, ao contrário do SLBenfica que parece invariavelmente mais prejudicado.

Situações como o modelo de relação com os credores, qual o plano estratégico para a SAD para os próximos três anos em termos financeiros, de gestão e no que respeita aos resultados desportivos ou explicações de situações como sobre-valorização de mais de 50% face ao custo para os anteriores clubes de jogadores como Jimenez ou Pizzi, tudo isto são situações imensamente mal explicadas.

Neste último particular, bem sei que Jorge Mendes tem como política compensar sempre financeiramente os grandes investimentos que não se impõem. Fê-lo no caso Roberto ao conseguir que o Benfica não pagasse o jogador, saldando a dívida formalmente com os "milhões da treta" de venda do jogador pelo mesmo valor ao Saragoça.

Isso terá resolvido o problema do Benfica, porém como o clube de origem também tinha que receber de volta o dinheiro que fora prometido... aparece o negócio Pizzi e o Jimenez. O Pizzi havia sido "empanzinado" ao Atlético por 13M para poder encher os cofres ao Braga que seria de entreposto de jogadores que vinham do pela mão do Mendes. Ora... 8,6 + 13 é muito dinheiro... e com isso o Benfica lá teve meter os 14 pelo Pizzi e os 9 pelo Jimenez para o Mendes saldar a dívida ao Atlético. Pelo caminho, o Mendes já tinha injetado uns milhares no Benfica para isto nas vendas do André Gomes, Rodrigo, Cavaleiro e Bernardo (85M€).

Ou o Presidente vem dizer, obviamente se este tipo de detalhes, a forma como no futebol moderno se fazem negócios e provar aos menos informados que o Benfica não anda a sair prejudicado destas negociatas, demonstrar igualmente que estas molhadas não servem para andar a financiar operações do Mendes que depois, entre outras coisas, metem 47M€ no FCPorto com o Falcão e mais 35M pelo Jackson...

Enfim, ou Vieira começa a mudar de atitude para proteger os benfiquistas e o Benfica, ou penso que única via que tem é sair enquanto ainda há tempo para o Benfica recuperar já este ano desportiva e financeiramente.

PS- Quanto ao Sporting... os meus pêsames a todos aqueles que optam por ignorar que todas as negociações se fazem de contrapartidas. Qualquer um de nós pode fazer negócios de muitos milhões e obter muitos perdões... desde que dê contrapartidas que façam com que tais negócios sejam melhores do que pagar menos ou não perdoar dívidas. Haverá ainda, no Sec XXI, quem acredite que há gajos que só fazem coisas boas e outros que só são comidos? Enfim...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Anónimo8/1/16 23:37

    Alice no País das Maravilhas

    Amigo nestes processos - de compra e venda de atletas - o Benfica pega num jogador coloca-o na montra dá-lhe estatuto e a parte de leão TEM QUE FICAR NO CLUBE e não em terceiros, sejamos sérios!
    E é o clube que define os movimentos dos jogadores, eles não entram e saem quando lhes apetece, enormes comissões, enormes vencimentos e são os empresários e os atletas que definem os momentos e ficam com o dinheiro quase todo?! Haja decoro! Vendemos equipa e meia em 2 anos, isto é inaceitável, isto só demonstra o total desprezo do presidente pelo clube! Há negócios a fazer e os negócios vêm sempre em primeiro!
    Ganhemos juízo! Algum benfiquista que não seja assalariado pode aceitar isto? Alguém aceita que o Benfica não tenha a divida colocada nos mesmos termos que o SCP? Um pouco de respeito pela inteligência daqueles dentre nós que pensam!

    Viva o Sport Vieira e Benfica e seus amigos, colegas, empregados e associados!

    Queremos ver um treinador e dois ou três atletas de qualidade ontem! O Presidente disse que ia dar as mesmos condições! Temos Gaitan e Salvio em condições "precárias" é obrigatório contratar um extremo, Eliseu está na mó de baixo, espero que o grimaldo seja a solução, saiu Enzo, venha outro Enzo! HAJA RESPEITO, HAJA DECORO HAJA HONESTIDADE!
    Que venha o Cervi! Sem Veiga e sem o Mestre voltamos a ver este regabofe de entradas e saídas, e entradas que vêm no último dia, não há ninguém que se insurja?

    Amemos em uníssono Vieira , ele é o Benfica! Apoiemos! Sejam benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/1/16 09:46

      Tem bom remédio: Vá prestar adoração ao "Mestre". O Benfica não precisa de adeptos como você

      Eliminar
  2. Se há coisa que vieira não é é burro. Muito de acordo com esta afirmação. Não é burro mas a defender os seus interesses, já que os do Benfica nunca são acautelados. Basta, por exemplo, olhar para o plano desportivo, especialmente do futebol.

    Depois, espera sentado que vieira venha dar qualquer tipo de explicação. Depois do golpe de estatutos "à la Venezuela", alguém, no seu perfeito juízo, acredita que este mercenário venha dar contas a quem o elegeu? As centenas de exemplos que podíamos dar ainda não são suficientes para abrirem os olhos?

    Ah, já agora: vieira demitir-se? hahahahahhahahahahahahahahahahahahhaha que boa disposição...

    ResponderEliminar
  3. Lembra-nos algo?

    http://www.direitapolitica.com/maduro-tenta-impedir-que-todos-os-deputados-da-oposicao-tomem-posse/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/1/16 00:06

    Que post mais burro, teorias da conspiração enfiadas umas nas outras. Meu Deus, que imaginação.
    Porque não te dedicas a escrever livros de ficção? Ficavas rico.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/1/16 00:10

    Tou a ver que não foste convidado para o jantar

    ResponderEliminar
  6. Primo do Socas9/1/16 00:19

    Este comentário parece que foi feito à medida para as mentes brilhntes do costume, e é vê-los a sair do buraco...

    Para a mente brilhante que gosta de histórias para adormecer, um pequeno reparo:
    A contracção entre duas preposições já está há muito "fora de moda!


    ResponderEliminar
  7. Quero é os 750 milhões. Estão a demorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em VMOCs? Este Verde vem aqui cheirar....
      Paguem o que devem.

      Eliminar
  8. Anónimo9/1/16 00:34

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

    É por cronicas como esta que se perde a credibilidade e se faz o jogo que o gordo dos lagartos anda a fazer ao SLB. Podia até o autor ir a correr à Sede dos lagartos e entregar-lhe esta crónica cheia de nada mas que até parece ter algo.
    É o chamado discurso redondo que se fala fala fala e nada se diz.É tudo numa direcção e na contrária.Assim se pretende dar uma de intelectual.Assim a modos de uma qualquer Marcelo.
    Esta crónica até poderia ter algum valor se o autor a escrevesse identificando-se e para ser levado a sério melhor seria se fosse sócio do GLORIOSO.
    Mas seria até caso para perguntar se acha que estes assuntos devem ser explicados na rua?Ou em AG? O lugar ideal que penso deva ser a AG e ai cara a cara apresentar as ideias que defende e como actuaria para liquidação do Passivo.
    É que vir escrever coisas lindas mas cheias de nada é fácil.Pedir a demissão sem dizer se vai apresentar-se às eleições tb é lindo mas cheira a demagogia. Dê a cara e assim ganhará prestigio...ou não quando se souber que afinal é dos que falam falam falam e não dizem nada.
    Depois mistura a vida das Empresas do Presidente com a situação do SLB como se fosse possivel misturar as coisas. Quer nas Empresas quer no SLB só há nabos para administrarem tudo.Os inteligentes andam cá por fora mas nem se chegam à frente nem mostram a cara.


    ResponderEliminar
  9. A verdade é esta o Benfica podia pedir uma reestruturação financeiro, não o quis porque não queria as contrapartidas dessa reestruturação. O Sporting ficou 6 meses com tudo cativado, despediu quase tudo desde treinadores a empregadas de limpeza, ficou sem prospecção internacional, esvaziou o departamento de futebol, tudo para cumprir a sua reestruturação. Estarão os responsáveis da SAD preparados para este tipo de compromissos? Duvido! E mesmo que estivessem nunca iriam conseguir uma taxa de juro tão baixa, porque o tempo das vacas gordas já passou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai coitadinhos que tiveram de restruturar para ficarem com receitas operacionais iguais às despesas. E no ano a seguir vendem um jogador e aplicam mais de metade da mais-valia num pavilhão. Cativação brutal! Sem sequer serem pressionados para venderem os melhores jogadores. Compromisso do caraças. Onde é que assino?

      Eliminar
    2. Concordo. Devemos fazer barulho e colocar os bancos face aos clientes: perdoam a uns e os outros?

      Eliminar
    3. Sabe por acaso que uma % da publicidade e uma grande percentagem dos lucros das competições europeias vão para os bancos?
      Que eu saiba o Benfica não tem estes compromissos.

      O Miguel Barata até pode assinar, mas o LFV e seus amigos duvido que queiram reduzir custos.

      Eliminar
  10. Meu caro,

    Gosto de pensar fora da box!
    Já reparaste que se não nos tivessemos endividado até ao tutano ou se não tivessemos feito um contrato de direitos televisivos desastroso (e se tivessemos uma direcção com tomates e visão estratégica), estaríamos em excelentes condições para na segunda feira lançar uma OPA (proposta de compra) da Sporting SAD!!!

    Seria uma estratégia win-win!!!

    O ladrão do BES certamente aceitaria porque fechava o ciclo do branqueamento de parte do saque que fez!

    Os bancos...
    - se não aceitassem - então o Benfica teria a obrigação de exigir igualdade de tratamento face ao SCP... Isto vale um desconto de 20 milhões nos juros dos últimos 3/4 anos (não sei ao certo quando é que o SCP renegociou) e outros 20 milhões ao ano durante os próximos 10... Ou seja pouparíamos 240 milhões em juros!! (Hostilizar o Benfica seria sempre uma péssima solução para o Novo Banco e Millenium)
    - o mais provável seria aceitarem... Recebem mais cedo o que lá enterraram (convertem as vmocs no imediato) e passariam a ter um devedor de melhor qualidade...

    Obviamente a compra do Sporting traria custos para o Benfica. Estimo que o custo da aquisição do capital mais a assunção do passivo do Sporting seria na ordem dos 500 milhões.
    Como pagar:
    - 150 milhões através da liquidação do plantel. Duvido que valha mais do que isto...
    - 250 milhões pela venda dos terrenos do Lumiar e Alcochete
    - os outros 100 teríamos que assumir... Mas certamente poderíamos compensar com outras coisas:
    - o trinca bolotas e seus muchachos teriam que falar mais do seu clube e menos do "rival"
    - ver a refundação do SCP com o nome "novo scp" ou "scp16"... E a jogarem nos distritais...
    - poderiamos ridicularizar o labrego que é o único treinador no mundo que tem no contrato de trabalho a obrigação de usar o uniforme do clube... Poderíamos mudar o uniforme do clube para o traje de auper-homem por exemplo!! (Collants e tanga vermelha com capa... Lol)
    - seríamos campeões ainda mais vezes (desde logo este ano passaríamos a grande favorito) e teríamos lugar cativo na champions. (O Contumil está uma bagunça e sem €€€... Lopetegui tocou no ponto sensível... Têm bons jogadores, mas o plantel é miserável... O Marcano é pior central que o King que veio do Farense ou que o Paredão!)

    Seria muito giro! E dá que pensar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL cenário completamente impossível! Mesmo que o Sporting perdesse a maioria da SAD e o benfica tivesse essa capacidade financeira, a compra não passava em AG da SAD devido às percentagens de cada accionista com mais de 10%.

      Eliminar
    2. E que e tao estupido que nem merece mais que isto

      Eliminar
    3. Ó jovem, tu nem dinheiro tens para saldar a dívida ao Brasa FC.

      Preocupa-te com as obrigações e empréstimos que este ano vencem e que superam os 200 M€... Ou em ter um presidente que não seja um caloteiro profissional tendo já levado um clube desportivo à falência e na sua vida pessoal acumulado valores e dívidas em valores superiores a 600M€.

      Tá tudo a cherare.

      Eliminar
    4. Ó Cagalhão esverdeado , se vamos falar dos negócios pessoais dos 2 presidentes penso que tens muito que falar do Badocha dos Calotes......
      A vida caloteira dele dá para uma telenovela....
      O que me admira é que fodeu tanta gente e não houve ninguém que lhe passou uma lamina na barbela.....

      Eliminar
  11. Anónimo9/1/16 01:32

    Já reparaste que em todos estes anos em que pediram a demissão do LFV, se ele se tivesse demitido e, posteriormente, recandidatado teria ganho com larga vantagem?
    Para já, tens (como todo os que acham que está a mais) 3 alternativas:
    - a democrata passiva: aspera mais 9 meses e podes escolher uma alternativa.
    - a democrata ativa: pede uma Assembleia Geral e questiona a direção (conta a minha assinatura para o pedido dessa AG)
    - o ruido: continua com posts como este e muitos que se vêem neste blogue que nada de útil trazem para o Benfica e apenas fazem o trabalho dos adversários.

    Por mim, tenho uma certeza, enquanto me lembrar do Vale e Azevedo, apenas há 3 ou 4 nomes que me farão não votar LFV.

    António P

    ResponderEliminar
  12. Se o Marco Silva for treinar o futebol clube do Porto, creio que será desnecessário ir ver jogos de futebol nos próximos 5 a 6 anos, vai ser o Jorge Jesus do Porto, e como O JJ vai certamente terminar a carreira no SCP... estaremos conversados quanto a futebol (mas nós não somos só futebol, valha-nos isso). Anotem aí estas palabritas!

    Existe sempre a possibilidade do Benfica descobrir um treinador com a capacidade de lhes dar luta, não estou é a ver quem, em Portugal não existe... o Paulo Fonseca é uma hipótese ténue,... e estrangeiros de qualidade a treinar jogadores de tostões?, honestamente estamos perante a presença de nuvens super negras para o Benfica. Isto porque os benfiquistas recusam legitimamente nomes como Vítor Pereira ou Paulo Sousa, compreendo que ganhar não seja a prioridade da nação benfiquista e pelos vistos o presidente está tão compenetrado na mudança de paradigma que será apanhado de cebolada, primeiro foi o SCP agora o FCP!
    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  13. benfiquista de gaia9/1/16 09:39

    o antonio p. nao sei que idade tem ....mas essa frase e do vieira que atraves de seus acolicos implementou nas mentes mais frageis ...O sr.parou no tempo...tome ginko-biloba...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/1/16 12:21

      Meu caro, também não sei a sua idade, nem me interessa. Mas sei que tem memória curta...
      Não sei a que frase se refere, mas o que disse é a minha experiência. Para sua informação fui vice-presidente de uma Casa do Benfica no tempo do Vale e Azevedo e sei o que se passou na altura.

      António P

      Eliminar
  14. No fundo:

    1 Tarabt dava para comprar 2 Bryan Ruiz e 1 perna do Jiménez ou do Pizzi pagava todas as contratações do Sporting.

    Depois também dava jeito não querer só o mel duma reestruturação, não querendo arcar com a austeridade, o controlo externo, os compromissos, redução de custos e pessoal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/1/16 12:18

      LOL, os VMOC apenas penalizam os bancos. O Sporting duplicou os custos com salários.

      Eliminar
  15. Malta assinem

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79624

    Tem a ver com a vergonha dos adiamentos dos pagamentos do VMOC.

    ResponderEliminar
  16. Penso que há muita questão que o Presidente terá de responder em local próprio , e o futuro dele enquanto presidente terá a ver com as respostas que der.

    Para já há que estar atento a este processo e ver o que irá a nossa direcção fazer a curto ou médio prazo.

    O que transpira cá para fora é que o Ranho foi protegido pelo BES ( Novo Banco ) enquanto Porto e Benfica foram comidos de cebolada....

    Resta ver também o que a UEFA vai fazer , relembro que na França por o Mónaco estar num Principado onde as regras fiscais são muito mais vantajosas , foi condenado a pagar 200 Milhões de Euros por época á federação Francesa para poderem participar no Campeonato Francês e competições europeias de modo a estarem em igualdade com os clubes Franceses que pagam muito mais impostos.

    Vamos esperar para ver as acções de Benfica e Porto perante mais este Beneficio...

    ResponderEliminar
  17. Bom post Benfica by GB. Bom post... Perfeita análise. Mas... Há sempre um mas!
    Sabes que LFV deixou o aval dele em muitas operações do Benfica no BES, não sabes?! Sabes também, como bem disseste, que LFV também tem as suas empresas, os seus negócios, alanvacadamente enraizados com o BES?!
    Isto que aqui escrevi garanto-te em primeira mão, sou eu que o digo e não terceiros: é tudo verdade.
    Por isso, das duas, uma, mas para quem quiser ter problemas de consciência, de moral: ou reconhecemos que somente com Vieira pudemos no passado ter acesso a algum crédito na banca, da mesma maneira que inegavelmente o homem colocou o Benfica nas bocas do mundo e credebilizou a marca Benfica como nunca ninguém fez, que é um facto, e continua Vieira; ou então, somos do Benfica e não do Vieira, e percebemos perfeitamente que, se até hoje não tem havido, e muito dificilmente haverá, algo que nos mostre preto no branco, que o Benfica terá os mesmos benefícios que os outros dois grandes, então algo está mal, errado é, como somos do Benfica, temos de escolher outro caminho.
    Pergunto: é assim tão difícil decidir?! Só se na oposição vier algo de pior... Mas isso são, para já, outras conversas. Imediatamente a seguir, até existir um consenso e esta consciencialização.
    É isto que se pretende declarar, ao mundo: o tempo de Vieira acabou. E só não acabou antes, porque apareceu Jorge Jesus. Porque se assim não tem sido, Vieira há muitos anos que estava fora daqui.
    Por isso, pergunto mais uma vez: se LFV já não pode dar ao Benfica aquilo que o clube exige em termos do monstro que é, no aspecto económico-financeiro e, se nunca o soube dar na sua essência que é um dos maiores clubes de futebol do mundo sem ser com aquele labrego da Reboleira, que NUNCA ENCONTROU RIVAL NESTE NOSSO PORTUGAL, então o que é que o homem ainda está aqui a fazer?!
    Resposta: negócios. Só pode!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking