O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Jorge Gomes ou José Boto, ou mais um portista que está dentro do Benfica

. 33 comentários

Post lido no blogue "Ontem Vi-te...":

"É com grande preocupação que assisto à preparação da nova época. Enquanto benfiquistas, temos um passado recente traumático no que diz respeito à preparação de temporadas após sermos campeões. 

Foi em 2005, com aquisições feitas apenas no fim de Agosto, já a 8 pontos dos líderes, e também em 2010, com as rábulas do Roberto, do médio defensivo substituto de Ramires que nunca chegou e uns irrecuperáveis 9 pontos de desvantagem ao cabo de 4 jornadas. Qual será desta vez o motivo de preocupação para 2014/2015 quando ainda estamos na primeira metade de Junho, a mais de dois meses do começo da época?


Jorge Gomes. Uma verdadeira Guerra dos Tronos na Prospecção do Benfica. Guerra essa que está a ser [cada vez mais] ganha por Jorge Gomes em detrimento de José Boto, um dos principais responsáveis pelo departamento de prospecção e pelas grandes aquisições que o Benfica tem feito nos últimos anos. 

É preocupante, para não dizer assustador, verificar que Boto está prestes a terminar contrato e a sair do Benfica enquanto Gomes, o tal que proferia que o Futebol Clube do Porto era a sua religião, que tão bem "recebia" os adversários à boca do Túnel das Antes como naquele Porto x Benfica de 1991, que foi braço direto de Reinaldo Teles no departamento de futebol do Porto, intermediário nos pagamentos em dinheiro e em géneros a árbitros, ex-arguido no caso José Guímaro, e primo de António Araújo, ganha cada vez mais poder dentro do Benfica. 
Vinte anos depois daquelas imagens de um homem com um bigode farfalhudo e uns óculos ainda ao estilo dos anos 80, eis Jorge Gomes, também mais anafadinho, vermelho por fora, mas com o mesmo azul de há vinte anos por dentro.

Jorge Gomes até pode nem ser um mau prospector. Pode até ter algum talento para descobrir jogadores. Álvaro Pereira, Otamendi, James Rodríguez e Radamel Falcao são, de facto, craques que podem actuar em equipas da média/alta roda europeia. E foi Jorge Gomes que os descobriu e trouxe para Portugal… mais concretamente para o Porto, isto já enquanto funcionário do Benfica. 

Atentem bem como decorrem os processos de transferência dos jogadores referenciados na América do Sul: são semanas e semanas de notícias a dar conta do interesse do Benfica. O nome do atleta é sempre "bufado" por alguém, sendo impossível manter o mínimo de secretismo nos negócios. E só se o Porto não os quiser (via Jorge Gomes) é que acabam no Benfica. E mais interessante que isso é observar que dos grandes jogadores que o Benfica contratou na América do Sul nos últimos anos, apenas e só Enzo Pérez é que veio pela mão de Jorge Gomes. 

De resto, nem David Luiz, Cardozo, Ramires, Di Maria ou Nico Gaitán tiveram o dedo de Gomes. 
Já craques como Franco Jara, José Luís Fernández, Shaffer ou o pack de 5 uruguaios que andam perdidos/esquecidos pela equipa B ou empréstimos, vieram com a chancela de Jorge Gomes.

Enquanto que os jogadores que desviou do Benfica para o Porto foram fundamentais na conquista de vários campeonatos para os azuis-e-brancos, os que acabaram por chegar à Luz foram apenas e só responsáveis pelo avolumar de atletas com contrato, passivo financeiro e dores de cabeça para os benfiquistas.

E Boto? Com ele, o Benfica virou-se para o centro/leste europeu e contratou um punhado de sérvios de qualidade, jogadores de créditos firmados como Witsel, Siqueira e ainda ilustres desconhecidos que dentro de alguns anos serão dos melhores na suas posições (Oblak, Dawidowicz ou mesmo Benito). O que têm em comum estas contratações? Além da celeridade, o facto de terem sido tratadas com o máximo sigilo, sendo pouquíssimas as fugas de informação para a imprensa, com os nomes a serem apenas ventilados quando tudo está praticamente preto no branco, com contratos assinados e malas feitas.

E eis-nos chegados à preparação da época 2014/2015. 
Enquanto Boto fica a cargo do mercado da Europa central e de leste, assegurando Dawidowicz e Benito e falhando Gerhardt apenas e só por questões contratuais e de opção de carreira do alemão, Gomes entretém-se a apresentar grandes craques a Luís Filipe Vieira, fazendo-lhe crer que é com estes jogadores que o Benfica atacará as principais provas em que está envolvido. 

Quem? Concretamente Candeias e Djavan. Dois jogadores que Gomes apresentou directamente a Vieira, para desconhecimento do restante staff da Prospecção. Ainda para mais, para total desconhecimento de Jorge Jesus ou Rui Costa, dada a autonomia de que Gomes goza na Prospecção encarnada.

Jorge Gomes, mais que um membro com liberdade para exercer uma actividade autónoma e sem supervisão no departamento de Prospecção do Benfica, continua a ser um dos principais responsáveis pelas contratações do futebol encarnado. Mais especificamente, é o principal responsável pelas piores contratações do Benfica dos últimos anos. E enquanto desenvolve esta actividade ao serviço do nosso clube, apresentando-se inclusivamente em conferências que dá como membro do scouting do Benfica, desenvolve paralelamente um papel fundamental em algumas das melhores contratações do FC Porto dos últimos anos.

O Benfica tem gente desta nos seus quadros. Autênticos cavalos de Tróia. E prepara-se para perder José Boto. Urge fazer algo."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Epá a sério???

    E posts com conteúdo não??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pra isso tás cá tu sabichão

      Eliminar
  2. É com grande preocupação que assisto ao que se passa. Tal como no ano após sermos campeões. Todos os sinais me deixam preocupado. Não é só esse Gomes. Vieira já veio dizer, para quem o quis ouvir, que não quer jogadores "contrariados". Isto é, traduzindo, prepara-se para desmantelar uma equipa campeã. Para piorar só falta o José Boto sair mesmo.
    E, a acreditar nos pasquins, ao que parece o Valência quer a equipa toda do Benfica incluindo ex juniores. Vai ser, ao que parece, o Sport Valência e Benfica. Com o Nuno Espírito Santo e Jorge Mendes a escolherem equipa no Valência. Bom, não sou grande adepto das teorias da conspiração mas esta parelha deixa-me preocupado.

    ResponderEliminar
  3. João Carvalho13/6/14 19:04

    É mentira! Para quem ouviu JJ ele foi claro que a contratação de Candeias foi feita por ele e por Rui Costa. Aqui continua a mentir-se.
    Djavan foi igual. Os jogadores que jogam em Portugal não precisam de ser apresentados pois são demasiado conhecidos de todos mais não seja pelos jogos que fizeram contra o Benfica e outros clubes. Eu vi os jogos e não precisava e de olheiros para que me explicassem a qualidade destes jogadores. Só se fosse cego!



    ResponderEliminar
  4. Rui Soares13/6/14 20:16

    Comentário igual ao que fiz no outro blog. O Boto parece que ganha 2 a 0. Afinal, contrataram o Dawidowicz e Benito, que o JJ e o Rui Costa provavelmente não conheciam. E tenho a certeza que tanto o Rui Costa como o JJ conheciam o Candeias e o Djavan. Até eu os conhecia.

    Depois, a confiança que existe no Boto (com base na vossa informação) é tal que o Benfica ofereceu 8 milhṍes pelo Gerhardt...

    Publicar uma crítica, onde a informação oferecida permite a anulação da critica... desvaloriza muito a crítica...

    A parte mais relevante do artigo é o historial do Gomes, se os factos forem verdadeiros. Presumo que o Benfica tenha feito uma avaliação das pessoas (Gomes, Boto e outros). E é muito fácil criar uma ou várias armadilhas de modo a testar a lealdade dum prospector...

    Quem faz acusações graves, deve apresentar provas. Não me parece que um mercado como o Argentino tenha talentos escondidos... Logo, há contratações que falham porque talvez impliquem manobras que não estão ao alcance dum clube sério.

    ResponderEliminar
  5. Falas mas não sabes o que dizes.mandas tiros no escuro.

    Tudo especulação! ...

    Tavas bom pa trabalhar no cm ou em a bola..

    ResponderEliminar
  6. É urgente enviar uma proposta de socio scp ao tripeiro da criolina, para se enquadrar melhor.
    benfiquistas fora!
    Huey

    ResponderEliminar
  7. Este post do ontem tem todo o sentido, aqui. Em vez de quem o assinou, podia ter sido assinado pelo Shadows, sem problema nenhum. Só tem especulação, especulação e especulação e com base na especulação, constrói-se a teoria da conspiração.

    Há um aspecto no qual não há desacordo - ter um gajo do Porto no scouting é inconcebível mas, partir daí, para um post onde não há um leve vestígio de algo mais sólido que não a pura e simples especulação baseada em nada, só deixa mal quem o escreve e quem o reproduz.

    ResponderEliminar
  8. O Jorge " Fanático pelo Porto " Gomes que gostava de ver Lisboa arder e que o FCP era a sua religião comparado com o verdadeiro Cavalo de Troía (LFV) que foi colocado no Benfica pelo sistema corrupto do futebol tuga ( Pinto da Costa e Joaquim Oliveira ) com o intuito de acabar com o nosso Glorioso , comparado com esse testa de ferro fantoche ( LFV ) o Jorginho da propecção é peanuts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que julgava que ele tinha lá sido colocado pelo Vilarinho que o conhecia muito bem!

      Eliminar
  9. QUANDO TEMOS 1 PRESIMENTE ILEGAL QUE É SÓCIO DO PORTO À MUITO MAIS TEMPO QUE DO NOSSO CLUBE , QUE FESTEJA GOLOS DO PORTO NO ESTÁDIO DAS ANTAS ABRAÇADO A PINTO DA COSTA CONTRA O BENFICA , QUE EM TRIBUNAL DIZ QUE ERA O BRAÇO DIREITO DE PINTO DA COSTA ESTAVAM À ESQPERA DE QUÊ???QUE ELE LEVASSE BENFIQUISTAS PARA O BENFICA LOL

    ResponderEliminar
  10. É o que dá terem votado num Presidente que nem se candidatar podia e é ferrenho do Porto e pior que isso é que esse oportunista/ilegal pertence ao gang dos corruptos do Norte.LFV faz parte da corja ( é uma das figuras principais do sistema corrupto em Portugal no futebol )que tanto tem prejudicado o Benfica.LFV anda de mão dada com eles.Vocês criticam tanto os corruptos e bem mas depois defendem com todos as forças um deles (LFV).Vá lá se perceber

    ResponderEliminar
  11. Entao o meuu comentario? Nao posso comentar? Mas nao fui insultuoso e estou identificado! Ah, ja si. É por pensar diferente e contrariar a vossa mania do apocalipse! No problem, a minha vida nao é isto. . .

    ResponderEliminar
  12. Ó Shadows...creio que te estás a passar com o Candeias e Djavan porque, para estes dois que jogavam cá, não é preciso o olho do chapeiro.
    Ao que parece, o olheiro foi mesmo o Jesus...

    ResponderEliminar
  13. Estamos entregues aos lobos do Norte.Na Presidência temos um vendido/submisso ao sistema que nem Presidente podia ser do Benfica.Roubou apenas um número de sócio para ter os 25 anos ineterruptos.lol.Coisa pouca.A lideral a prospecção temos outro fanático do Porto que dizia à boca cheia que queria era ver Lsboa a arder e a chamar nomes e mais nomes a todos os portugueses que mora mais no Sul - Centro de Portugal e que a sua religião é o Porto.A mandar nas nossas contas temos um Sportinguista queque que detesta futebol e gosta sim de Golfe.Coisa de Visconde.E Benfiquistas num clube chamado Benfica.Nenhum.Depois admiram-se de em 14 anos só termos ganho 3 campeonatos e todos os anos aumentarmos o passivo para valores extratoesféricos e que colocam em causa a continuação do Benfica no futuro.

    ResponderEliminar
  14. João Oliveira13/6/14 22:30

    O que eu acho mais piada nestes posts é que se fazem afirmações atrás de afirmações como se fossem verdades absolutas. E não só acham que a malta deve acreditar como tem que se juntar à festa.

    ResponderEliminar
  15. e assim se espalham boatos sem fundamento, sem provas, sem nada. jorge gomes pode ser isso tudo. mas nao foi ele que levou ninguem para o porto, e sim os empresarios envolvidos nos negocios que sabiam poder ganhar mais dinheiro no processo. o jorge gomes nao tem peaners a ver com o falcao ir para la e nao para o benfica.

    ridiculo. continuam mais interessados no "eu bem avisei..." a gloria do "eu bem avisei", e vao atirando barro á parede.

    ResponderEliminar
  16. Piada é ver certos comentários censurados. Diz muito sobre as verdadeiras intenções do responsável por este tópico e do autor do texto.
    Comentários que ponham em causa o conteúdo do texto publicado são sempre apagados! Porque será?

    Pedro

    ResponderEliminar
  17. Mas que provas é que vocês queriam? Uma escuta? Um vídeo do Gomes a propor o Candeias ao Vieira? Vocês não existem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao menos escrevia um texto com mais credibilidade. Mas claro, tem razão, provas não fazem qualquer sentido, basta mandar umas postas sem sentido para o ar que se assumem logo como verdades. E quem não levar a sério é porque não existe. lol

      Não nos faça rir sff.

      Já muitos dos que comentaram aqui mostraram o quão ridícula é esta sua teoria. Se não consegue ver isso então talvez deva começar por se questionar se é você que não existe ou vive neste Mundo.

      Cumprimentos,
      Pedro

      Eliminar
    2. Meu amigo, não é teoria, a questão é mesmo essa :)

      Já agora, ensina-me lá como é que se escreve "um texto com mais credibilidade"?

      Eliminar
    3. Eles nem com provas escarrapachas à frente iam acreditar.O seu Deus fazer tal coisa? lol Eles até com as provas que muitos blogs benfiquistas mostraram da faude do número de sócio para se poder candidatar com documentos e copias do Jornal do Benfica não acreditam quanto mais no que tu acabaste de dizer.

      Eliminar
  18. Quanto mais vocês criticam o Vieira com mentiras, mais eu o apoio. Se ele se candidatar numas próximas eleições, toda a famíli vai votar nele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, para isso era preciso tu e a tu família serem sócios, sabias?

      Eliminar
    2. João Carvalho14/6/14 10:41

      Já somos dois Alm. E toda a minha família é sócia benfiquista.

      Eliminar
  19. Os que repetem que o Jesus decidiu no caso Candeias deveriam ouvir novamente as declaraçöes do Jesus no programa com o Simöes, o M. Fernandes, etc. De facto ele elogia o Candeias, mas à pergunta sobre se tinha sido ou não um pedido seu, ele respondeu que a estrutura conhece os gostos do Jesus.

    Por outras palavras, a unica mentira certa que anda a circular aqui nps comentário.é a do pessoal que diz que Jesus decidii

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carvalho14/6/14 10:43

      E isso o que é que prova que não foi JJ que escolheu o Candeias? Achas que era necessário um "Olheiro" para conhecer o Candeias? Lê-se cada uma... para provar nada!

      Eliminar
    2. Oh meu caro, quando lhe fazem uma pergunta directa "foi você quem escolheu o Candeias" e ele não responde com um directo sim, o que queres mais? Um cerebro para pensares um pouco?

      Eliminar
    3. João Carvalho15/6/14 11:03

      Um cérebro é o que te falta pois nem sabes o que é ser "politicamente correcto". Se ele dissesse "sim" tu e outros como tu apodavam-no de "bazófias"como já é hábito.
      Naturalmente que ele não iria responder directamente com um "sim", isso seria faltar à verdade e tirar protagonismo ao Rui Costa e aos outros que trabalham com ele pois ele não decide sozinho e qualquer pessoa com cérebro já devia saber isso há muito tempo.

      Eliminar
    4. Nunca me deixará de surpreender o nivel de idiotice a que uma pessoa pode chegar para tentar argumentar o que não tem argumento possivel!

      Eliminar
  20. Gustavo V14/6/14 03:44

    Qualquer dia somos uma sucursal do Porto em Lisboa ou um afiliado.Que vergonha de ver um Benfica a degradar-se de dia para dia e ninguém fazer nada para parar com isto.

    ResponderEliminar
  21. O Benfica tem gente como Vieira nos seus quadros. O Benfica tem gente que apoia Vieira, com unhas e dentes, nos quadros do Benfica. Não percebo o espanto.

    Não temos o Benfica que merecemos?

    ResponderEliminar
  22. Luigi SLB15/6/14 02:25

    Para o shadows não responder aos vossos comentários, será que vos está a testar? Humm

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking