O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Nós temos o direito de ser loucos... eles o dever de ser ponderados!

21 comentários

 Ontem assistimos a mais duas estreias pela mão de José Mourinho... e que estreias!


O que se passou ontem na Luz, honrou Eusébio e terá feito sorrir Miklos Feher. Tal como naquele jogo onde os 11 Eusébios em campo levaram de vencido o FCPorto num jogo para memória, ontem também tivemos direito ao nosso pedacinho de felicidade quando o Anísio marcou... no minuto em que Eusébio aniversário este ano: 84.

Esta época em especial, mas também na anterior, parece que "tudo de mal" nos acontece. Coisas que nunca tínhamos visto acontecer no futebol mas que ao SLBenfica pareceu estarem destinadas... tivemos dois jogadores com lesão do LCA no mesmo jogo, tivemos auto-golos em recargas de penaltis, tivemos assistências para golo de adversários em jogos consecutivos... tudo parece correr mal, quando vemos adversários marcar sem merecer, marcar nos descontos várias vezes... e isto sem entrar nas arbitragens.

Ontem foi dia dos que "acertam o Euro milhões depois do sorteio" saírem a terreiro para reclamar razão quando pediam aposta nos miúdos. A ausência total de noção do que é ser um jogador profissional fica bem claro quando viram três toques do Anísio na bola e já pedem que seja ele a carregar nos ombros a responsabilidade de acertar mais do que falha... aos 17 anos.

Ontem já havia no Estádio quem dizia que mais valia ir buscar um suplente para o Banjaqui e vender o Dedic, Ausência de noção ao nível máximo...

Estes meninos precisam cometer muitos erros, ser expostos ainda a muitos treinos, necessidade de reacção à adversidade... precisam falhar sem serem julgados e sem carregarem o peso de isso ter representado a perda de pontos irreparáveis e, com isso, a exposição a milhões de pessoas, responsabilidade e até impactos económicos.

Parem para pensar, alguns com filhos de 17 anos, o que ainda têm por construir e concluir no seu percurso mental, físico e estrutural. Nao peço que os miúdos de 17 anos o analisem, porque hoje em dia aos 17 ou 18 anos esta geração de mimados e em boa parte iludidos pensa que poderia liderar qualquer coisa e acham que sabem de tudo... mas os mais velhos pensem nos miúdos de 17 anos que foram e nos que conhecem.

CALMA!

Podem até vir a jogar muito e muitas vezes, mas nem é por estes terem jogado que virão a ser melhores que os que ainda não jogaram, nem vice-versa.

Todos, da bancada, se acham no direito de ser exigentes... sem nunca exigirem nada de si próprios. Aos 17 anos andava a ser crianças, mas a estes já lhes querem exigir que sejam homens. Nunca conquistaram nada de relevante ao mais alto nível, mas acham-se no direito de ensinar a quem faz disso vida (e que já ganhou muito) o quão incompetentes eles são aos seus olhos.

Impressionante como olham para os rivais e encontram relativização e desculpas para tudo, mas depois  para a própria cada são o inverso. Intolerantes e incapazes de confiar.

Ainda agora, perante a mudança efectiva que se viu no United continua a haver quem desmereça o Mourinho e ache que o Amorim é que vinha solucionar todos os males.

Nas eleições era vê-los em fila a coroar "salvadores da pátria" fosse de que lista fosse, sem noção alguma as merdas populistas, irrealistas e absurdas que se foram dizendo para convencer os mais incautos. Hoje continua a haver quem ache que "o outro é que era" ou que "este está a ser boicotado"... e coitados estão todos errados... sem noção que o futebol é um mundo global com milhares de variáveis, onde cada vez mais o desafio é minimizar as que não controlados porque são cada vez mais.

Muito feliz pelo Banjaqui e pelo Anísio, por ouvir José Mourinho dizer que o José Neto, como o Daniel são para ele as alternativas aos titulares nas laterais e que Anísio não engana. Tenho o direito a sonhar que serão muito felizes e ganharão títulos com camisola do SLBenfica... mas cabe-me ter noção da realidade e a quem está no clube o dever de ser ponderado para não ir atrás do que dizem os adeptos e acabar por estragar o que está a ser construído.

JUNTOS ATÉ AO FIM MEU BENFICA!

PS- Hás dias li por aí alguém dizer que vivemos tempos onde quando duas pessoas discordam é porque uma está errada. Isso é um sinal de imaturidade social que esta malta não tem noção. Por isso, vou continuar SEMPRE a agir com o Benfica como se faz com as famílias (em privado e à porta pequena eu posso dizer o que quiser, mas nunca admitirei que ninguém fala mal dos meus - goste mais ou menos de quem lá está, são os meus... porque eu gosto é do Benfica).

Podem continuar a dizer que desafiar quem critica em publico seja o que for do meu Benfica é defender quem vocês menos gostam, mas tal como numa família: Nunca vou calar-me por ver os nossos alinhar em publico contra os que fazem parte da nossa família e menos ainda que concordem ou tomem partido dos de fora que o fazem.

Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Fazia bem ao José Calado ler esta postagem... muitas vezes, demasiadas vezes, faz-nos perder a paciência!

    ResponderEliminar
  2. Veremos quando começa a conversa à Rui Costa: DEIXEM-ME SAIR! NÃO ME CORTEM AS PERNAS!

    ResponderEliminar
  3. E não tardou muito para aparecer um urubu a rondar...
    É uma tristeza constatar que até o lançamento de dois meninos campeões do mundo na equipa dos crescidos não os deixa felizes :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ling Chung27/1/26 01:09

      Então não deixa? Seis meses é o sonho de 65% dos Benfiquistas...

      Um segundo de Félix(idade) entre um Neves e um Gonçalo, e três comichões.

      Com Rui Costa, a história de Anísio e Banjaqui, vai ser igual aquela história do: vai ser bom, não foi.

      Eliminar
  4. Estes jogadores estão garantidos ou estão prestes a voar para fora do Benfica?!...

    ResponderEliminar
  5. Que salada russa! Os posts têm de ter alguma linha condutora, uma ideia subjacente que queiram transmitir. E já agora concisão.

    Além de desnecessariamente longo e palavroso, mistura muitas coisas diferentes como se fossem uma.
    Isso serve apenas como estratégia de ofuscação, ou se quisermos a velha técnica retórica em que se faz uma falsa dicotomia: que os adeptos que se precipitam a colocar miúdos nos píncaros têm alguma coisa a ver com os críticos da direção ou os "noronhistas" (o espantalho preferido do GB).

    O (mau) truque retórico é que uma parte da falsa dicotomia - a ponderação em relação aos miúdos - é muito consensual e facilmente se defende, enquanto a outra parte é mais controversa.

    Ora, o posterior não tem nada a ver com as pantalonas. Nem vale a pena dizer que os dois assuntos são completamente independentes e que existem 3 conjuntos que se intersectam, ou seja, há muitos "costistas" e "noronhistas" que vêem Eusébios por todo o lado. Não tem a ver com serem noronhistas, "exigentes" ou outra coisa qualquer que o GB queira "atacar".

    Depois o GB mete ali uns laivos de crítica pseudo-sociológica que lhe são habituais e não acrescentam nada à ideia que procura transmitir. É o lado quixotesco que já vimos noutros posts onde ele arremente contra gigantes/moínhos de vento imaginários.

    PS: Já agora, o Benfica jogou e ganhou 4-0 ao Estrela. Podiam de vez em quando falar de futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah... portanto pedir concisão e depois fazer um comentario extenso que baralhou tudo e nem deu para entender. OK!

      Eliminar
    2. A concisão confesso que nunca foi o meu forte.

      Não percebeu? Estou aqui para o ajudar.

      O seu título, logo à partida, vai contra o teor do texto. Diz que "temos o direito de ser loucos", mas depois critíca essa loucura e apela à calma. Só no título foi uma cavadela, e uma minhoca.

      Depois envereda pela crítica aos apoiantes do Noronha (estou à vontade porque não votei nele), aos exigentes aos que acham que fazem equipas com miúdos, etc., inventando um gigante imaginário: um adepto extremista "exigente", aparentemente jovem, que votou em listas da oposição e acha que a formação é panaceia.
      Essas opiniões nem são tão extremas como a sua caricatura/gigante, nem são todas defendidas pelas mesmas pessoas.

      Ou seja, assenta-se no cavalho de batalha que é o apelo à calma com a formação, com que muitos concordam, para atacar uma oposição por si imaginada, com que muitos não concordam.

      Se quiser que eu meta nojo, dicto simpliciter e cum hoc ergo propter hoc, tudo no mesmo texto.

      Eliminar
    3. Agora vamos ver a bola. E a seguir não se esqueça de abrir um post sobre o jogo.

      Eliminar
  6. Faltam o mauro furtado e o rafael quintas embora nenhum deles tenha a envergadura fisica que mourinho aprecia nas posições deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Anónimo27/1/26 12:24

      O Mauro Furtado, bem trabalhado, poderia vir a ser um enorme numero 6 ou 8.
      Tem a parte defensiva de defesa central, mas não tem altura para essa posição, tem técnica e bom passe curto e logo. Bom a bater bolas paradas e bastante intenso. É um jogador mesmo muito interessante para a posição de médio.
      Não pode ser desperdiçado.

      Eliminar
  7. Convenhamos que não é difícil arranjar melhor que o Dedic.

    A defender sabe ganhar faltas e pouco mais. A atacar é mais vistoso do que eficaz, bom a correr com a bola contra a parede.

    Até ver, o melhor lateral do Benfica continua a ser... o Aursnes.

    ResponderEliminar
  8. Ling Chung26/1/26 20:21

    Tudo certo, NGB, mas esqueceste o habitual...

    O toque de Midas do Ruim (inserir a palavra desejada no lugar de Midas).

    Coloca 2 campeões do mundo em campo, e por acaso pensou, antes? Fez o seu trabalho, antes? Acordou, antes?

    Por exemplo, no contrato de Banjaqui? Hoje já estão a vender o peixe para a Premier league.

    Mas, o Rui está atento, ele faz tudo a tempo!

    Se algum destes miúdos Anísio, Neto, Banjaqui e Gonçalo Moreira, saírem do Benfica antes dos 23 (6 anos de Benfica), o teu Rui Costa que deixe de se dizer Benfiquista.

    O vizinho dos abraços, o VARandas, infelizmente até nisso te dá um bigode, como o outro bigode te dava (porque apesar de trafulha, mesmo assim sabia mais num dedo sobre futebol, do que tu).

    Queres ganhar? Retem os miúdos, vende um jogador, e investe menos, em apenas 2/3 jogadores por ano, que realmente venham para acrescentar. Esquece as comichões.

    ResponderEliminar
  9. Só faltou dizer que os jogadores que mostrarem alguma coisa, em 6 meses vão ser vendidos abaixo da cláusula. Agradeço ao Rui Costa.

    ResponderEliminar
  10. Ling Chung26/1/26 23:13

    É verdade, RUI, um homem e Benfiquista de verdade, sem rabos presos, faria o seguinte no que respeita à CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS:

    O Benfica pode opor-se legalmente à centralização dos direitos televisivos em Portugal através de ações judiciais nos tribunais nacionais e pela via do contencioso administrativo.

    A possibilidade de recurso para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) existe, dependendo dos argumentos legais específicos invocados.

    Formas Legais de Oposição:

    Ações nos Tribunais Nacionais.

    O clube pode contestar a legalidade do decreto-lei de março de 2021 (que impõe a centralização a partir da época 2028/29) nos tribunais portugueses, alegando possíveis inconstitucionalidades ou ilegalidades. O Benfica já enviou uma carta formal à Liga, ao Governo e partidos políticos a requerer a suspensão imediata do processo.

    Contencioso Administrativo.

    Pode ser intentada uma ação para anular ou suspender a eficácia de quaisquer decisões ou atos administrativos da Liga Portugal ou da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) relacionados com a implementação do modelo centralizado, caso o clube se sinta prejudicado.

    Autoridade da Concorrência (AdC).

    A lei exige que o modelo de centralização seja apresentado à AdC para parecer. O Benfica pode apresentar queixas ou argumentos junto desta entidade, defendendo que o modelo proposto viola as regras da concorrência, por exemplo, ao prejudicar a sua capacidade de negociar individualmente ou ao impor um modelo de partilha desproporcional.

    Recurso ao Tribunal Europeu (TJUE):

    Um tribunal nacional português pode submeter uma questão prejudicial ao TJUE se considerar que a legislação portuguesa ou o modelo de centralização viola o Direito da União Europeia (UE), nomeadamente as regras do mercado interno, concorrência ou liberdade de prestação de serviços. O TJUE não julga diretamente o caso nacional, mas emite um parecer sobre a interpretação das leis da UE, que o tribunal português é obrigado a seguir.

    ResponderEliminar
  11. É exasperante como o GB cria estes longos textos, em que critica pessoas que não existem e exigências que ninguém faz…

    Ora então jogaram, ontem, 3 miúdos da formação. Um deles a titular, os outros somaram perto de 30 minutos. E tudo correu bem.
    E daqui, o GB parte para a critica em cima de quem exige que a equipa seja composta só por jogadores imberbes da formação.

    Em suma: o GB extrema a posição de pessoas que não existem, para provar como sua… a opinião da esmagadora maioria dos Benfiquistas pensantes: que é possível misturar formação com aquisições. E com isso obter resultados positivos!!

    No meio, seguindo a mesma doutrina de criticar pessoas que não existem, cavalga uma vitória contra o Estrela da Amadora como mais uma prova inequívoca de que quem apoiou alternativas à direção que nos trouxe… a triste época que vivemos… era tolo. E que esperava um Dom Sebastião que prometia promessas populistas… que não concretiza.
    Eu espero que o GB esteja consciente das promessas que o seu presidente fez:
    - ir à Champions todos os anos
    - top 10 do ranking da UEFA
    - 2 campeonatos em 4 anos
    - primado dos resultados desportivos em vez dos resultados financeiros
    - aposta na formação

    Para já, o Dom Sebastião eieito está a falhar em 3 das 5 que citei acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que não só três. Apostar na formação implica sequência de jogos dos miúdos, e sequência no nosso clube, não no dos outros.

      Eliminar
    2. Maus na forma e no conteúdo.

      Ainda não está ao nível da falta de vergonha e baixeza de um Vedeta da Bola, mas o nível dos textos e dos argumentos do NGB anda muito baixo.

      Eliminar
  12. mais delírios as lesões no lca foram na época passada.
    o banjaqui já tinha tido a sua estreia não foi neste jogo.

    e depois a culpa é sempre dos outros que defende os eleitos nem votou porque finalmente ia ter um treinador que ia resolver os problemas que o incompetente do presidente não resolve nem nada.
    muito menos andaram dois estarolas a dizerem mal de tudo o que aparecia que pudesse fazer sombra ao impreparado do presidente e depois dizem que acontecem coisas estranha durante um ano, olha falem com o sombra do picareta falante ele deve ter o contacto do bruxo da guine.

    ResponderEliminar
  13. 100-35, é fazer as contas27/1/26 09:46

    Banjaqui é ao dia de hoje melhor que o Dedic, no meu douto entender era Banjaqui a lateral e Dedic a médio direito... daqui a 2 anos... Samuel, banjaqui, tomás, oliveira, neto, aursnes (rafael luis), freitas (veloso)... eduardo fernandes (bernardes), rafa (....), lopes cabral (olivio) e francisco silva, o novo ajax... limpávamos tudo...

    a brincar a brincar

    ResponderEliminar
  14. Estes vão voar do ninho para clubes que lhes paguem em conformidade com o estatuto de campeões do mundo.

    Devem estar bem $$€$$oradoS, aproveitando que o Benfica andou a dormir na forma...

    ResponderEliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking