O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Nós temos o direito de ser loucos... eles o dever de ser ponderados!

2 comentários

 Ontem assistimos a mais duas estreias pela mão de José Mourinho... e que estreias!


O que se passou ontem na Luz, honrou Eusébio e terá feito sorrir Miklos Feher. Tal como naquele jogo onde os 11 Eusebios em campo levaram de vencido o FCPorto num jogo para memória, ontem também tivemos direito ao nosso pedacinho de felicidade quando o Anísio marcou... no minuto em que Eusebio aniversário este ano: 84.

Esta época em especial, mas também na anterior, parece que "tudo de mal" nos acontece. Coisas que nunca tinhamos visto acontecer no futebol mas que ao SLBenfica pareceu estarem destinadas... tivemos dois jogadores com lesão do LCA no mesmo jogo, tivemos auto-golos em recargas de penaltis, tivemos assistências para golo de adverários em jogos consecutivos... tudo parece correr mal, quando vemos adversários marcar sem merecer, marcar nos descontos várias vezes... e isto sem entrar nas arbitragens.

Ontem foi dia dos que "acertam o Euromilhões depois do sorteio" sairem a terreiro para reclamar razão quando pediam aposta nos miudos. A ausência total de noção do que é ser um jogador profissional fica bem claro quando viram três toques do Anísio na bola e já pedem que seja ele a carregar nos ombros a responsabilidade de acertar mais do que falha... aos 17 anos.

Ontem já havia no Estádio quem dizia que mais valia ir buscar um suplente para o Banjaqui e vender o Dedic, Ausencia de noção ao nivel máximo...

Estes meninos precisam cometer muitos erros, ser expostos ainda a muitos treinos, necessidade de reacção à adversidade... precisam falhar sem serem julgados e sem carregarem o peso de isso ter representado a perda de pontos irreparáveis e, com isso, a exposição a milhões de pessoas, responsabilidade e até impactos económicos.

Parem para pensar, alguns com filhos de 17 anos, o que ainda têm por construir e concluir no seu percurso mental, fisico e estrutural. Nao peço que os miudos de 17 anos o analisem, porque hoje em dia aos 17 ou 18 anos esta geração de mimados e em boa parte iludidos pensa que poderia liderar qualquer coisa e acham que sabem de tudo... mas os mais velhos pensem nos miudos de 17 anos que foram e nos que conhecem.

CALMA!

Podem até vir a jogar muito e muitas vezes, mas nem é por estes terem jogado que virão a ser melhores que os que ainda não jogaram, nem vice-versa.

Todos, da bancada, se acham no direito de ser exigentes... sem nunca exigirem nada de si próprios. Aos 17 anos andava a ser crianças, mas a estes já lhes querem exigir que sejam homens. Nunca conquistaram nada de relevante ao mais alto nível, mas acham-se no direito de ensinar a quem faz disso vida (e que já ganhou muito) o quão incompetentes eles são aos seus olhos.

Impressionante como olham para os rivais e encontram relativização e desculpas para tudo, mas depois  para a própria cada são o inverso. Intolerantes e incapazes de confiar.

Ainda agora, perante a mudança efectiva que se viu no United continua a haver quem desmereça o Mourinho e ache que o Amorim é que vinha solucionar todos os males.

Nas eleições era vê-los em fila a coroar "salvadores da pátria" fosse de que lista fosse, sem noção alguma as merdas populistas, irrealistas e absurdas que se foram dizendo para convencer os mais incautos. Hoje continua a haver quem ache que "o outro é que era" ou que "este está a ser boicotado"... e coitados estão todos errados... sem noção que o futebol é um mundo global com milhares de variáveis, onde cada vez mais o desafio é minimar as que não controlados porque são cada vez mais.

Muito feliz pelo Banjaqui e pelo Anísio, por ouvir José Mourinho dizer que o José Neto, como o Daniel são para ele as alterantivas aos titulares nas laterais e que Anísio não engana. Tenho o direito a sonhar que serão muito felizes e ganharão títulos com camisola do SLBenfica... mas cabe-me ter noção da realidade e a quem está no clube o dever de ser ponderado para não ir atrás do que dizem os adeptos e acabar por estragar o que está a ser construído.

JUNTOS ATÉ AO FIM MEU BENFICA!

PS- Hás dias li por aí alguém dizer que vivemos tempos onde quando duas pessoas discordam é porque uma está errada. Isso é um sinal de imaturidade social que esta malta não tem noção. Por isso, vou continuar SEMPRE a agir com o Benfica como se faz com as familias (em privado e à porta pequena eu posso dizer o que quiser, mas nunca admitirei que ninguém fala mal dos meus - goste mais ou menos de quem lá está, são os meus... porque eu gosto é do Benfica).

Podem continuar a dizer que desafiar quem critica em publico seja o que for do meu Benfica é defender quem vocês menos gostam, mas tal como numa familia: Nunca vou calar-me por ver os nossos alinhar em publico contra os que fazem parte da nossa familia e menos ainda que concordem ou tomem partido dos de fora que o fazem.

Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Fazia bem ao José Calado ler esta postagem... muitas vezes, demasiadas vezes, faz-nos perder a paciência!

    ResponderEliminar
  2. Veremos quando começa a conversa à Rui Costa: DEIXEM-ME SAIR! NÃO ME CORTEM AS PERNAS!

    ResponderEliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking