O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

77 Milhões e muito para dizer sobre estes quase 18 anos de blog

5 comentários

Em Janeiro atingimos 77 milhões de visitas no blog desde Maio de 2008, é uma média de mais de 4.5 milhões de visitas por ano em cerca de 17 anos. Nada mau para quem escreve por piada, ao contrário do que possam pensar sem interesses, sem ganhar dinheiro com as visitas que tem... nada. É mesmo por hobby, por partilha... estarei errado muitas vezes, mas defendo as minhas ideias e não as de mais ninguém. Estarei certo algumas vezes e também nessa altura estarei certo com as minhas e não com as ideias de outrém.

Vivemos vários momentos ao longo destes 17 anos e agora estamos a viver um momento geracional. Olhamos para os maiores clubes de Portugal, Espanha (culturalmente não muito distintos, mas as ligas sim muitíssimo) e Inglaterra e vemos o impacto do momento "woke" que vivemos na vida do Benfica, Real Madrid e Manchester United.

Esta geração é muito forte em fazer de um acto isolado uma conjuntura. Uma vitória leva a pensar que se vai ganhar a Champions, uma derrota na pré-epoca faz pensar que o campeonato já foi. Curiosamente enchem a boca para falar de história e hegemonia do SLBenfica ao longo da história, ora os factos não mostram isso, muito pelo contrário. Esta é a distribuição de títulos pelos três grandes ao longo da história do Campeonato:


Se é certo que somos o único que nunca ficou sem qualquer titulo numa década (vista assim por ciclos históricos ordenados), também não é menos verdade que em 8 décadas completas, só por 4 vezes ganhamos 5 ou mais títulos em 10... e mais que 5 só ocorreram duas vezes... em 80 anos. No Benfica foram os anos 60 e 70, com a década de 80 a ser já o inicio do Apito Dourado. Depois o Tetra mais adiante.

O FCPorto, com o Apito Dourado, tem 3 em 8 e também duas vezes mais que 5 titulos em 10 anos. E o Sporting tem 2 em 8 (nunca tendo feito mais que 5) na altura do Violinos.

OS EXIGENTES! É comum o apelo histórico de toda esta geração ao que nunca viu, não sabe como funcionava, não quer saber... mas quer "daquilo". E enquanto não tiver, vão sempre saber onde está o problema.

É a geração que exige dos patrões
É a geraçãoq ue exige dos pais
É a geração que exige do seu clube
... mas é a geração que não admite que exijam deles, mais do que aquilo que eles acham que devem dar e que exaltam cada vez que o fazem.

É a geração que acha que deve ter um emprego, e já agora bem pago, porque foi para a faculdade (coisa que os seus pais não foram)... e lida mal quando lhes dizem que deve entrar "por baixo" (e mal pago) ou que não tem competências para os cargos.

OS EXIGENTES que exigem dos outros, mas não gostam que exijam deles... desde logo respeito e noção. Muitos dos que chegam aos estádios EXIGIR que joguem os seus favoritos, EXIGIR que se tomem todas as decisões bem em campo, EXIGIR que se ganhem todos os jogos... são os mesmos se calhar chegam ao Estádio depois de terem estado ao ouvir os pais, patrões, esposas/os, namoradas/os a EXIGIR deles o que entendem que eles deviam fazer... e eles acham inaceitável.

Nas ultimas eleições, não que seja importante ou sequer relevante o que eu penso ou não, mas tive oportunidade de partilhar que não me identifiquei com NENHUMA candidatura. Achei um acto eleitoral ao nivel de quem fala muito do que não sabe (alterantivas) e do que que não fala nada do que deveria saber (incumbente).

Antecipei aqui, na altura, que o Rui Costa nunca ganharia estas eleições, mas que possivelmente ia ser Presidente porque os outros candidatos pareciam mais capazes de perder do que ele de ganhar. E assim foi.

Passado já mais de um mês das eleições - 1/3 dos tais falados 100 dias - o que me entristece realmente não são os resultados da equipa de futebol - sim entristece mas nem é o pior a nivel estrutural. O pior é mesmo ver que NINGUÉM aprendeu nada com as eleições.

Os mesmos das parvoices dos "os 65% que votaram nisto" são os que andaram toda uma campanha a aplaudir erros de palmatória e a atacar os que não se entusiasmavam com a propaganda. Da mesma forma que não captou votos na altura, não me parece que vá gerar grande simpatia agora. Mas eles lá saberão...

Do outro lado, o mesmo que "se limitou a estar calado" para deixar os demais perderem as eleições pela incontinência verbal e excesso de "media time"... continua a adoptar a mesma postura. Faz o que sempre fez à espera de resultados diferentes... mas com uma certeza: Ele é mau, mas os outros não mostraram ser capazes de ser melhor.

Ou seja, e como disse muitas vezes nas eleições, permitimos todos que se nivelasse o SLBenfica muitíssimo por baixo com a conversa do "mal e do pior"

Da mesma forma que não acho que o Basquete, Futsal ou Hóquei estejam bem por causa do Presidente, também não acho que os resultados do futebol espelhem o presidente - ele tem várias coisas que considero estar a fazer errado, mas os resultados do futebol não lhe atribuo a ele.

Aliás, todos suportavam o José Mourinho e duvido que algo tivesse sido diferente até aqui com outro... e cá estariam os que votaram Rui Costa a dizer que andávamos a perder porque houve mudança... nada de mais absurdo.

E mais: no mercado de verão todos diziam que se tinha feito o grande mercado e contratações e eram todos maravilhosos e era o "All In" por causa das eleições... fast forward, os jogadores afinal são todos maus e a culpa é de quem os contratou... mas quando vieram eram todos bons e só tinham vindo porque havia eleições.

Será que o pessoal não entende que essa incoerência é precisamente o que acaba, na hora da verdade, por reforçar a posição de quem lá está, porque quem está de fora - por incrivel que pareça - consegue dar uma imagem pior ainda?

"Ah e então não fazemos nada?"... sim, fazemos! Mas já que não foram inteligentes os que foram a votos e ali era o momento e oportunidade certa para ter sido, que sejamos os sócios inteligentes e deixemos de fazer figuras de miúdos histéricos a disparar para todos os lados, a borrifamo-nos para o clube para poder criticar quem o lidera.

Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Eu entro cá todos os dias, por vezes até bem mais que uma vez por dia porque já me habituei a o consultar a blogoesfera benfiquista através da lista de blogs na vossa página. Os vossos posts, para ser sincero, já os deixei de ler desde que saiu o Benfica Eagle.
    Não quero ser mesquinho e maldoso cntg, BenficaBYgb, mas é penoso ler os teus posts. Não fazem sentido, a escrita é enfadonha, e o conteúdo irrelevante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica by GB15/1/26 18:15

      as coisas que tu sabes sobres os posts que não lês ;)

      Eliminar
  2. 100-35=6515/1/26 17:17

    Caríssimo, até 1990 eramos "hegemónicos" sim. Foi a chegada da aventesma do Damásio que iniciou a descida aos infernos.

    O QUE É ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL é que desde 2010 (mais ou menos) tornámo-nos numa máquina de fazer dinheiro, incomensuravelmente maiores que qualquer dos adverásrios e somos que tem no rácio investimento resultados o mais insignificante. Culpas do Vieira (o ganancioso) e do Rui (o banana - palavras do RGS, "anda para lá a fumar cigarros".
    Portanto os sócios e todos aqueles que reelegeram esta direção são OS GRANDES, ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA NOSSA SITUAÇÃO ATUAL.

    ResponderEliminar
  3. Ling Chung15/1/26 17:18

    Vou resumir o meu comentário a apenas uma constatação...

    Um POST, onde para justificar o apoio do blog a Rui Costa, se recorre à necessidade de memorizar o sucesso do Benfica na história.

    Coloca-se um quadro, que os nossos rivais adoraram, com a finalidade de dizer que afinal o Rui dos 1 campeonato em 6, e dos 18 anos como presidente e como vice com 4, até não está assim tão mal.

    Como já ouvi dizer, alguns têm o Benfica que merecem. Pena, é todos os outros.

    ResponderEliminar
  4. Tanto disparate! De certeza que foi escrito depois do almoço.......chamem o ACT!

    ResponderEliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking