O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Arrancam as duas útimas semanas e podia ter começado hoje!

29 comentários

Infelizmente, o SLBenfica anda a conviver com uma campanha eleitoral há 4 meses... e chegados a duas semanas do acto eleitoral, podia ter começado hoje, que ninguém ia notar a diferença.

A campanha tem sido populista, demagoga e propagandista, no geral.

Um presidente incumente em "serviços minimos" que faz umas presenças nas televisões, eventos e casas, mas acima de tudo aposta na continuidade. Não apresentou nada novo além do corte visceral com a equipa de Luis Filipe Vieira ao juntar Fernando Tavares e Silvio Cervan às anteriores saídas de Domingos Soares Oliveira, Miguel Moreira e Lourenço Coelho - Rui Pedro Braz saiu por vontade própria.

Os demais inundam-nos diariamente com "ideias" e listas de "desejos" sem que objectivamente expliquem COMO pretendem fazer o que apregoam. Todos parecem esquecer-se da velha máxima nestas coisas de que "menos é mais" e procuram acima de tudo criar um plano de hype nas redes sociais em especial no X, onde pelo menos espero que as "surpresas-óbvias" de Carlos Moedas, Marco Almeida e Pedro Duarte tenham explicado aos "Reis da Propaganda" que o X é uma bolha muito menos relevante do que pensam...

Para este final de campanha eu sinceramente não preciso de ver os candidatos todos os dias nas televisões a "repetir a mesma casset". Não preciso que participem em 50 podcasts ou dêem 45 entrevistas a jornais.

Sinceramente, o que eu gostava era de um debate diário 1x1 até final, eventualmente com dias com dois debates e a culminar com um debate final entre todos. Infelizmente o calendário eleitoral que os sócios aprovaram nos Estatutos não permite que isto seja execuível pois da data da aceitação das listas até às eleições, com 6 candidatos isto é impossível.

Mas claro, esperar que nós, como sócios possamos assumir que metemos mais uma argolada nos estatutos é impensável, porque só somos capazes de reconhecer os erros a quem está no Clube ou quer para lá ir. Nós somos sócios e acertamos sempre tudo... 

Portanto, entendendo que, salvo as honrosas excepções de Martim Mayer (para mim a maior surpresa positiva da campanha) e João Diogo Manteigas (igual a si próprio e quase sempre dando o exemplo na campanha em termos de conteudo), ninguém quis debates realmente, ninguém fazer realmente o que apregoava... e esperam agora que eu confie neles para durante 4 anos fazerem o que dizem???

Penso que com 4 meses de campanha para praticamente todos, mesmo 2 semanas fantásticas pela frente não iriam mudar a minha primeira opinião de todo este processo: Campanha fraquissima, nivelada muitíssimo por baixo e onde o populismo e a propaganda tiveram sempre o papel principal. E pensar eu que isto era precisamente o que acusam e acusavam (e bem) quem lá está de o fazer.

Então o que esperar destas duas semanas?

- Bom, antes de mais que os candidatos parem de incentivar os seus apoiantes, mais conhecidos pelos "Fabrizios Eleitorais", a entrar em lutas na lama. Tem sido uma vergonha... ainda hoje lia um a dizer "é uma vergonha o que fizeram..." de pois arranca para uma vergonha igual ou pior. Lamentável e triste.

- Depois, já que as campanhas não quiseram nunca responder aos meus 10 mandamentos e nenhuma delas até hoje conseguiu cumprir mais que um ou dois pontos de 10, explicados aqui: Nivelar por baixo e fé na Mudança costuma correr mal. Exigência selectiva?, tambem eu vou baixar o nivel de exigência, que já vi que os candidatos (e os próprios votantes) não querem manter a exigência alta:

1. Foco na sustentabilidade financeira - expliquem quanto custa o que propõem. Entendo que são todos gestores responsáveis e sabem dizer - com números - quanto custa, como se paga, quanto se poupará com as medidas que pretendem implementar e fazem parte das listas de ideias que propõem aos sócios.

2. Expliquem porque (excepto Martim Mayer em abono da verdade) querem substituir todos os directores e contratar novos e mais do que os que existem e quanto custa isso? Parecerá “Jobs for the Boys” se não for explicado e feito sem falar com as pessoas, analisar, avaliar e só depois decidir. Será responsável despedir sem avaliar?

3. Maior foco no “COMO”.Não chega fazer uma “wishlist”. É preciso, pelo menos para as 10 medidas mais centrais do mandato, consigam detalhar e assumir COMO se vai fazer, QUANDO e QUE garantias podem dar de execução. Quais as medidas de sucesso para avaliarem o mandato?

4. Dar a palavra aos vices. Queremos conhecer o seu plano de acção, o que se comprometem, que alocação de tempo terão ao clube e quais serão as suas actividades. Irão abdicar de remuneração ou não? Nisto incluo a Comissão de Remunerações: que modelo propõem para a remuneração? Que tecto? Que Distribuição? 

5. Estrutura da SAD: tenho lido muita “baralhação” entre SAD e Clube, parece-me que há candidatos a vices que ainda não entenderam a diferença. Que modelo vai existir? Que vices serão Administradores (espero que nenhum!)? Que responsabilidades em cada cargo? Como vai funcionar o modelo de acção e decisão Profissional / Formação / Scouting?

6. Que modalidades serão aposta Europeia e como (face à disparidade de orçamentos)? E qual a abordagem à formação e infra-estruturas mas não numa óptica de desejo, mas sim de conclusões já estudadas? Haverá encerramentos? Haverão novas modalidades?

7. Qual o projecto para o capital da SAD? Vão comprar as % detidas por terceiros? Se sim, qual o máximo investimento aceite? Como vão tornar esse objectivo viável sendo que depende de outros? Se sim, qual o plano posterior e para quando? Vão abrir o capital a investidores institucionais? Com que papel e contexto financeiro?

8. Futebol Feminino será um projecto autónomo e aberto a investidores? Com uma liga fraquíssima, como será possível captar investidores e em que dimensão o querem fazer? A SAD fica na actual ou terá autonomia e com que model financeiro de curto e médio prazo?

9. Qual o plano para os direitos televisivos e que garantias podem dar, sabendo que o Benfica só tem um voto e fazer voz grossa fica bem aos sócios mas não muda nada? De que forma pretendem abordar concreta e objectivamente este tema? O mesmo para a arbitragem, onde também dependemos dos demais clubes para fazer passar mudanças: quais preconizam e como pretendem conseguir que seja viabilizadas?

10. Por fim, uma pergunta muito simples que merece uma clarificação de todos: Se perder vai colaborar com o presidente vencedor caso este queira implementar algum dos seus projectos ou modelos, fornecendo os dados necessários, colaborando ate com as suas equipas? Por outras palavras, candidata-se pelo Benfica ou pelo Poder?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Bora lá dispersar votos no Mayer (que tem como epifania principal defender Vieira, o íntegro). E no Manteigas que é excelente mas não tem hipóteses (nesta eleição específica) de ganhar contra o passado da podridão (Vieira e Costa).

    Vamos todos tirar votos a Noronha (cujo maior atestado de qualidade, é este pânico que todos têm dele), e dar a vitória ao Costa. Este que quase que defendia o Benfica abrindo processo contra Alan Varela, mas que por acaso falou, mas ficou a dormir enquanto abriam processo contra Pavlidis.

    Parece mesmo que está muita gente a tentar parar o vento com as mãos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tudo bem, desde que vieira e costa nao ganhem

      Eliminar
    2. Continuas histeria Valéria, acalma-te!

      Eliminar
    3. Temos pena que o seu dono vá perder o emprego. Quanto ao resto, podemos discutir presencialmente. Isto claro, se não estivesse escondido debaixo da mesa.

      Eliminar
    4. Foste destacado pelo "staff" do Noronha para vires para este fórum fazer propaganda pelo candidato?

      Eliminar
  2. Pelo que se ouve da grande maioria das atuais candidaturas, parece que o Benfica vai passar a ser uma escola de COZINHEIROS, tal não é a corrida desenfreada aos Tachos, Tachinhos e Tachões... Se juntarmos todas as candidaturas, parece-me a mim, que mesmo assim não seria o que o Benfica PRECISA URGENTEMENTE... MUDANÇA, infelizmente até os caixotes do lixo do Benfica precisam de ser substituidos...

    ResponderEliminar
  3. Martim Mayer é de longe o melhor candidato em praticamente todos os aspectos. Manteigas desde a assembleia tem sido um desastre, ainda cheguei a ter duvidas porque para Rui Costa e Vieira, estão excluidos nunca votei nem vitarei nessa gente, Cristovão é um ilusionario, não é para levar a serio, era o Klopp, depois queria comprar os direito televisivos de todos os clubes, agora parece que tem um vice-presidente que nem um ano de socio tem, acho que faria melhor estar quieto, tem todo o direito mas ao menos faça as coisas bem, e deixe-xe de promessas megalomanas.

    Portanto a minha duvida era entre o Manteiga, o Mayer e o Noronha, em quem votei em 2020 contra Vieira.

    Mas de Noronha não tenho gostado da campanha nem do discurso, ainda que aquilo que lhe têm feito aqui neste blog roce o surreal, nem acho que faça sentido só se for por ele ter tido 35% e o RGS 1,6%.

    Manteigas é um pequeno desastre desde a assembleia, onde esteve mal, pós assembleia onde continuou pior e depois com a rabula com a candidatura do Mayer, além de que não aprecio muito a sua postura, demasiado arrogante às vezes.

    Mayer não o conhecia mas tenho gostado do discurso, da forma como apresenta as suas propostas e como pensa coloca-las em pratico, pode não ser como o avô dele mas é bom tambem, gostei de o ver num debate contra o Manteigas, postura correcta, boas explicações e boas ideias para o clube, e representa ar puro, ar fresco.

    Os meus 50 votos já têm destino, Martim Mayer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no seu direito e a escolha parece-me racional. Discordo apenas da expressão “de longe o melhor”. Acho-o um bom candidato. E acho que há outros 2.

      Os meus 50 vão para Noronha. Gosto da lista, considero que o programa é sensato, sem medidas irreais nem promessas impossíveis. Como achei em 2020, penso que poderá trazer princípios de gestão para a direção do Benfica que são muito necessários: planeamento, rigor na execução, avaliação e mitigação de riscos.

      Noronha, parece-me, a mim, o melhor.
      Mas não acho que seja “de longe”.

      Conquanto haja mudança, ficarei contente..

      Eliminar
  4. O CARA DE PAU
    Hoje mandou ( ou o que trata da propaganda) a noticia de que não comenta os prejuízos das empresas de Noronha Lopes, que não faz críticas, sabe o que isso dói, etc, Falta de coerência, dignidade integridade, princípios valores, usou RC, para as suas campanhas, para se manter lá, depois de ter sido preso, e HOJE ataca o homem sem dó nem piedade, com razão algumas outras com falta de respeito, enfim vindo dele tudo é possível.CARA DE PAU
    Arguido, com casos em tribunal, que usou e abusou do CLUBE, sem vergonha, como é possível, acusar outros, fazer críticas, quando ele próprio fez pior, manipulou, aldrabou, e mais, TEM um julgamento que tem início a 29 OUTUBRO, é assim que está a ajudar o BENFICA,!!! Existe sempre a hipótese de ser condenado, vai dirigir o CLUBE da cadeia??? Isso sim é ajudar o GLORIOSO...
    JHG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o vieira é passado. 100 % da campanha do vieira é para enterrar o afilhado..... um velho daqueles ressabiado...

      Eliminar
  5. Não há sustentabilidade financeira enquanto os sócios não comerem pela medida grande, ou seja, aumentem as cotas.
    Talvez assim aprendam a serem mais civilizados.
    Se não forem, pelo menos pagam.

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo, respostas a perguntas concretas sobre o que pretendem os candidatos para o BENFICA, é isso que devíamos estar a discutir e a ouvir não a glorificar gestores disto e daquilo. Gerir uma grande instituição desportiva não é o mesmo, nem tem nada a ver com cadeias internacionais de fast food ou um negócio de frangos, o que precisamos de falar e discutir são os programas e as ideias e medidas que os candidatos têm para o BENFICA.
    Dizer que um candidato é um grande gestor e por isso deve ser presidente é um caminho muito perigoso pelo menos por dois motivos, primeiro não há nenhum gestor infalível, segundo há empresas falidas por todo o mundo e milhares de acionistas e clientes a arder por terem entregue as suas empresas a gestores ditos de top.
    O que nos interessa é saber e perceber o que queremos para o BENFICA e com base nisso escolher quem tenha mais experiência para o fazer e isso só pode acontecer se ouvirmos todos os candidatos a responder a muitas e variadas perguntas sobre o que se deseja e eles pensam para o futuro do BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário,
      A esmagadora maioria das perguntas estão respondidas, dentro do possível, no programa das listas que o apresentaram devidamente - Noronha, Mayer, Manteigas. De Rui Costa não sabemos nada, para além do que disse a “A Bola”. Benfica district (quer dizer… se os sócios quiserem fazer o que ele já apresentou à imprensa e à Câmara. E eu, pelo menos, não quero). E a Cidade Benfica, que apresentou há 4 anos, mas para a qual não encontrou, pasme-se, um terreno. Continuará a investir na Cidade Universitária, pelos vistos. O Estado agradece. Tudo o resto, será mais do mesmo.

      Sobre a sustentabilidade financeira, tem muita informação disponível sobre as ideias para aumento de receita e iniciativas para transparência. Muito será conseguido com boa gestão, apenas. Não será preciso, por exemplo, gastar 4 vezes mais do que gastou o FCPorto no Campeonato do Mundo de Clubes, não é? Só lá ficámos mais uma semana que eles, caso não se recorde.

      Sobre a substituição de diretores, a resposta é óbvia: claro que se terão de rodear de uma direção de confiança! Num dia critica-se não apresentarem os nomes… no dia seguinte critica-se que os nomes apresentados não deviam ser apresentados… porque já existem pessoas nas funções de Direção!

      O “Como” também está explicado… dentro do possível. Só um candidato está no poder, só um candidato domina os dossiers. “Como” se vai fazer, por exemplo, o branding do estádio?! Ninguém, sério, pode dizer. Antes terão de saber que trabalho existe já feito. Se é que existe algum.

      Seria interessante saber se os vices vão estar a trabalhar em exclusivo para o Benfica.

      Sobre a SAD e o modelo de funcionamento, não sei que mais informação é necessária! O que já foi mostrado, pelas listas que apresentaram equipas, é mais que suficiente. Querer saber mais é só mudar os postes até ao infinito.

      Sobre as modalidades também já houve imensos esclarecimentos. Novamente, mudam-se os postes… agora é preciso saber sobre “dimensão europeia”! Os candidatos deviam dizer que querem ser campeões europeus de voleibol, é isso?!

      Também sobre o capital da SAD já foram inúmeras vezes clarificados os objetivos, dentro do possível! Nenhum candidato pode afirmar certezas, nem divulgar um business case! Se o fizesse, como é óbvio, criaria um movimento especulativo sobre a SAD, que arruinaria o mesmo no segundo seguinte (fico pasmado, neste caso concreto, com o misto de exigência e iliteracia financeira!!).

      Quando ao ponto 8, também já teve candidatos a explicar que tentarão parcerias internacionais, para expandir o futebol feminino, porque a dimensão portuguesa não permite mais. Não há mais que possam dizer, sem estar em funções!

      Sobre os direitos televisivos, também já sabemos o que é possível saber! Que nenhum dos candidatos credíveis abdicará de receber menos que aquilo que recebem hoje, que irão pedir esclarecimentos ao Governo e à Liga… e que não ficarão no silêncio, como a atual direção ficou, durante 3 anos, nem irão sair da comissão responsável pelo processo, como esta direção, de forma irresponsável e irracional, fez! E nada mais pode ser prometido… pelas razões incluídas na pergunta!!

      A pergunta 10 é, literal e obviamente… inquestionável! Ninguém responderá a isso, porque ninguém admitirá um cenário de derrota, como acontece em qualquer ato eleitoral no universo.
      Ainda assim, a resposta pode ser induzida… do facto de haver listas com programas e medidas tornadas públicas (Noronha, Manteigas, Mayer) e outras que NÃO apresentaram nada concreto (Rui Costa, Vieira, Cristovão). Do segundo grupo, nada há para dar, porque nada existe.

      Eliminar
    2. Portanto diz que está tudo respondido e acaba sempre com “quando lá estiverem”. Quer cheques em branco este Noronhita.

      JDM2025

      Eliminar
    3. Anónimo, o que escrevi é válido para Noronha, Manteigas ou Mayer. O “cheque” que passo é igual para todos estes 3.
      Inclui, obviamente, um ato de fé. Que confio neles para a execução do projeto que apresentam, baseado na informação possível e nos detalhes de uma qualquer candidatura.

      Há imensa informação sobre o programa destes candidatos. Com Inúmeras entrevistas e respostas. Basta pesquisar.
      Se, pelo que entendo da sua assinatura, está a par do projeto de Manteigas e é nesse que confia, saído e respeito a sua decisão.

      Eliminar
  7. Um Homem muito sério foi atacado por uma autêntica máfia, num jogo sujo e deplorável que mostra bem o tipo de gente envolvida.

    JNL fez algo único:
    - apresenta em direto as suas declarações de rendimentos

    Compromisso total.

    Eu jamais faria isto, respect

    ResponderEliminar
  8. Lamento profundamente o ocorrido. Noronha podia ter tido piedade e compaixão hoje.

    Caros Vieiristas/Costistas, existe uma série sul americana que tem um chavão engraçado: "Não contavam com a minha astúcia...".

    E hoje descobriram que cada pedaço de lama lançada se transformou num tsunami de elegância e elevação em sentido contrário. Foram atropelados? Foram. É justo? É...

    Acabaram as vidas feitas à custa do Benfica. A grandeza do Glorioso vai voltar. Depois deste dia, resta a reflexão para muitos.

    Mas esqueçam o virar de casacas, ninguém vai acreditar em falsos arrependidos, depois das doses de Vale, Vieira e Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Valerian,
      Acho que o nosso sentido de vota é o mesmo e gosto da forma como se exprime… mas se me permite a sugestão: menos. :)

      Basta querer e ambicionar competência. Não espero, nem acho que sejam precisos milagres.

      A lista encabeçada por Noronha revela essa competência nas mais variadas áreas (uma delas, curiosamente, sempre ignorada pelos escribas deste blog, tão ativos nas redes sociais: as redes sociais!).
      Basta, a meu ver, competência na gestão, no planeamento e na execução, com sensatez, bom senso e transparência, alicerçada em experiência, sem agendas pessoais evidentes.

      Basta mudar para bom.

      Eliminar
  9. O GB não anda atento.
    Tem imensas respostas para as suas perguntas, nalgumas listas.
    Mas tem de as procurar.

    Se está à espera de uma campanha personalizada, com respostas específicas para a formulação exata dos seus 10 pontos… sugiro que use o ChatGPT ou semelhante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu segui o que mandaste ao gajo e fui tentar. A resposta da IA é que não há informação. Bem te fodeste com essa

      Eliminar
    2. Lamento, mas parece-me que não sabe usar o prompt devidamente.

      Se indicar o site das campanhas ou os documentos digitais dos programas como fonte, e pedir ao GenAI que sumarize as conclusões em função dos pontos indicados pelo GB, terá respostas.

      O GenAI é um assistente, não é um oráculo.
      O erro é seu. E a má educação também.

      Eliminar
  10. o que o mm tem sido é a a pior surpresa ele que poderia ser uma opção valida passou a ser o abilio rodrigues desta campanha.

    mas como sempre neste blogue adoram os abilio rodrigues porque o que realmente querem é eleger o pior candidato possível.
    é continuarem a promover abilios para depois os eleitos serem sempre os vales, sejam ladroes, sejam oportunistas ou incompetentes.

    ResponderEliminar
  11. A auditoria vai atirá-los todos ao tapete… ou à prisão

    Um a um…

    ResponderEliminar
  12. É estranho que estas notícias comecem a sair 2 dias depois de JNL anunciar que iria fazer uma auditoria aos últimos 10 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um Noronhinha a papagaiar a cartilha

      JDM2025

      Eliminar
  13. os socios sao quem mandam no clube, não os candidatos nem o presidente. os socios querem debates entre os candidatos!!! ninguem percebeu isso? nao ha tempo? em 4 meses nao houve tempo?nao houve tempo? deixem de ser analfabetos

    ResponderEliminar
  14. O hábito de Rui Costa está a espalhar-se, desde a presença de ontem de Noronha na televisão que não há publicação de comentários...

    Nada de incomum. Chama-se: controle de danos, na política comunicacional!

    Não há memória nem numa eleição política, nem desportiva de um candidato com tamanha coragem, com tamanha transparência.

    NÃO PRECISA DO DINHEIRO DO BENFICA. Não é um sanguessuga. Não é um ladrão. Não é um incompetente. Não é um preguiçoso.

    Tem currículo e não cadastro. Tem currículo e não um registo de chumbos e faltas a aulas.

    Tem lisura, educação e elegância. Não tem as mãos sujas em campanhas baixas.

    Mostra a coragem indispensável para defender o Benfica. A determinação necessária para visitar num mês mais casas do Benfica que o sonolento em 4 anos.

    Um indivíduo que pela sua capacidade de gestão na vida comum e profissional acumula só em 6 anos semelhante fortuna, gerindo um colosso adormecido e ferido como o Benfica, nos fará ENORMES de novo.


    ResponderEliminar
  15. Quando um dos candidatos – Rui Costa – contrata uma empresa de Luís Bernardo para a comunicação da sua campanha, está tudo dito sobre o interesse que tem em realmente elucidar os sócios.
    Qualquer pessoa que pesquise na internet sobre Luís Bernardo rapidamente conclui que se trata de alguém envolvido em várias polémicas, com processos e ligações a figuras como Bruno de Carvalho, José Sócrates e Luís Filipe Vieira. O objetivo é claro: entrar na “luta na lama”.

    Quando se vota numa das candidaturas, é essencial analisar toda a lista. Uma grande instituição como o Benfica deve ter os melhores profissionais nas diferentes áreas. E, nesse aspeto, a lista de João Noronha é claramente superior às restantes.

    O que peço aos restantes sócios é que analisem as propostas e os nomes de cada lista, e votem com consciência, sabendo que o que está em causa é o melhor para o Benfica — que é ganhar o mais possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dupla LFV e Rui Costa é a dupla das golpadas.
      Essa de contratar a empresa do Luís Bernardo que tanto mal fez ao país ao estar ao serviço do Pinócrates é apenas mais uma.
      Ainda a principal foi a de dar um prémio para os funcionários para comprar os votos dele.
      Também fez a golpada de correr com o Bruno Lage e contratar o Mourinho.
      Golpada atrás de golpada, as contas do Benfica estão cada vez pior.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking