O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

O Mata-Mata do Incumbente que não quer ser candidato

Sem comentários

Ontem ouvi atentamente Rui Costa no podcast Mata-Mata. A minha primeira conclusão é simples:

Rui Costa entende que é Presidente do SLBenfica e os sócios devem votar se querem mudar do que já conhecem ou manter a aposta na continuidade na trajectória que tem vindo as ser seguida.

Isso mesmo está bastante evidente no Programa Eleitoral para 25-29.

Em 3h de conversa, qualquer um pode explorar a conversa que entender (tanto entrevistador como entrevistado) e ontem ficou claro que os entrevistados queriam ENTENDER Rui Costa principalamente... Passou-se 70% do tempo a falar do que Rui Costa mais domina e onde passou com distinção: falar sobre as diferentes variáveis do futebol, calando várias perspectivas dos entrevistados e ouvindo várias vezes "isso eu não sabia" ou "se isso tivesse sido explicado antes".

Pelo caminho explicou porque certas coisas que temos ouvido são utópicas e não dependem do SLBenfica, como as questões do autocarro na rotunda Cosme Damião ou as bandeiras no Estádio etc.

Até aqui, se tivesse sido uma conversa com um Presidente de Clube estava tudo maravilhoso. Porém, o que eu esperava ter ouvido ontem eram questões concretas e objectivas para o novo mandato.

- Não sei a distribuição de pelouros, não sei - como nos demais candidatos - COMO vai implementar as medidas do seu programa. Aliás programa esse que é muitíssimo limitado, deixando bastante claro que a postura é "já sabem com o que podem contar, se gostarem é votar em mim, se preferirem outras abordagens eu nem sequer as quero tentar porque é isto que quero / sei fazer".

Discordo em absoluto desta abordagem do candidato incumbente. Posso até entender, face à situação que actual altamente extrremada: aparecer em eleições com programas quando vem de uma execução de 4 anos, iam ser todas questionadas porquê só agora. Mas ainda assim é algo que entendo que deveria fazer.

Depois há algo que fez que mais uma vez mostra o tipo de pessoa que Rui Costa é:
- Teve ontem palco para várias vezes ter "devolvido a bola" sobre provocações que tem ouvido, insultos, acusações e até situações que ele tem dados claros para desmontar... não o quis fazer e foi várias vezes claro dizendo que não o faz porque não quer.

Ia escorregando dessa postura quando disse algo (que por acaso JNL até explicou na entrevista na BTV) que é o cargo "dificil de entender" de Nuno Gomes como VP para o futebol no Clube, quando este está na SAD. Mas JNL já clarificou (finalmente) que o ex-jogador será Administrador da SAD.

Não quis explicar certas saídas, para não queimar jogadores já fora do Benfica e cujos comportamentos alegadamente podem ter justificado a saída. Não quis discutir a situação do Nuno Gomes (nem passada nem presente) etc.

Ora, a postura "não-bélica" que tem no futebol português... é a mesma que tem nas eleições. Não discute propostas dos adversários, não põe nada em causa, não tenta mostrar que o lado dele é melhor... nada! Opta por uma postura linear. Eu diria que ou Rui Costa está fartinho de ser presidente e está-se nas tintas se perde as eleições (acho pouco provável) ou tem indicadores do terreno que tem uma base de apoio (a tal maioria silenciosa que diz Vieira) que o levará a ser eleito. Caso contrário, a postura nada combativa é dificil de entender.

Dito isto, fica claro para todos a leitura que faz do processo eleitoral e a proposta que tem para os sócios:

- Ou confiar no percurso que ele diz ter sido de renovação e preparação para o futuro e apostar numa linha de continuidade que ele diz será mais bem sucedido nas modalidades e futebol. Ele não se desvia do que tem feito.

- Ou simplesmente escolher outro candidato.

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking