Como seria de esperar, segue a novela sobre o sistema de votação para as Eleições no SL Benfica em 2025.
A pouco mais de 1 mês da votação, ninguém ainda tem ideia sobre como decorrerá a votação, onde e com que método.
A pressa em aprovar os novos Estatutos resultou numa trapalhada ambígua, em que o mais importante ficou por definir: como é que CADA SÓCIO pode exercer o seu DIREITO inalienável de VOTAR.
O egoísmo de alguns dos promotores destes novos Estatutos ficou visível no desprezo com que tratam os sócios que vivem fora de Portugal. Para essa elite, o direito de voto desses sócios é prescindível.
Reconheço e aprecio o trabalho realizado por alguns sócios com o intuito honesto de melhorar a “Constituição” do SL Benfica. Alguns ligados ao “Servir o Benfica” e a outros pequenos grupos de sócios, outros anónimos ou até alguns próximos da atual direcção. Todos esses merecem o nosso obrigado.
Mas aqueles que se aproveitaram da revisão de Estatutos para minar o processo infelizmente conseguiram. A sua preocupação era mesmo impedir os sócios de fora de Lisboa de votar. Têm medo das suas escolhas.
Também queriam assegurar que a próxima Direcção pudesse toda ser remunerada, daí termos o candidato alternativo do sistema já babar-se quando fala em receber bónus de gestão. Só pensam em dinheiro.
Bem tem estado o PMAG em promover reuniões e em colocar em cima da mesa uma proposta de Regulamento Eleitoral, mesmo estando ainda a lidar apenas com pré-candidaturas. Tem tido o condão de mostrar que a atual Direcção está a manter-se à parte do processo até termos candidaturas definitivas e confirmadas mas também para não ser acusada de querer influenciar as escolhas sobre a votação, embora a proposta de Regulamento Eleitoral emane da mesma.
Mas o mais esclarecedor é que, embora todos tenham a sua própria opinião sobre o tema e variem nas sugestões, quer João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer percebem que todos os sócios têm o DIREITO DE VOTAR e por isso sugerem soluções.
Já Luís Filipe Vieira e João Noronha Lopes são as 2 faces da mesma moeda. Não têm interesse em que todos os SÓCIOS VOTEM.
O Vieirismo original e o Vieirismo 2.0 de Noronha Lopes têm horror à vontade livre dos sócios. Enquanto Vieira esteve sempre confortável com o “seu” sistema de voto electrónico alegadamente controlado a partir de um gabinete e agora é que se queixa, Noronha Lopes nunca se importou com sistemas de votação durante 20 anos. E lembramos que foi o principal aliado de Vieira em 2020 contra a reforma do sistema de voto electrónico de Vieira. A sua candidatura vetou todas as alterações propostas para dar aos benfiquistas um sistema fiável, auditável e independente do poder.
Daí que hoje temos esta trapalhada.
Mas há algo que convém que Vieira e Noronha Lopes se lembrem, enquanto tentam bloquear soluções para que TODOS OS SÓCIOS votem: as eleições podem ser impugnadas por sócios cujo seu DIREITO DE VOTO seja negado por ausência de métodos de voto na sua área de residência.
Residem fora de Portugal dezenas de milhares de sócios. Levando em conta que em 2021 votaram um número recorde de 40 mil sócios, a influência dos votos do estrangeiro é decisiva para o resultado final da eleição e a sua utilidade processual em caso de impugnação é evidente.
A minha sugestão é que os pré-candidatos tenham em mente que nenhuma lei tem legitimidade para cortar o DIREITO DE VOTO.
De Vieira e de Noronha Lopes já sabemos que não têm interesse numa votação massiva. De Rui Costa também já sabemos que continuará calado.
Que João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, Martim Mayer ou qualquer outro candidato que entretanto surja, juntamente com o PMAG, continuem empenhados em dar soluções para que qualquer sócio em qualquer parte do mundo VOTE.
Pelo que se vai sabendo, a atitude do PMAG nas ultimas reuniões tb nao tem sido mt correta. Agora eliminou a proposta de JDM de voto por correspondência. Parecem, esses sim, interessados em provocar ruído e mandar para cima dos outros a responsabilidade de nao haver condições para os sócios que vivem dora do país. Perceber que mts sócios querem a continuidade disto no clube causa -me desalento. O SLB está assjm por responsabilidade dos sócios que batem palminhas a esta gente incompetente e interesseira que tem "governado" clube. Um clube com condições para ser enorme, egemonico e batem palminhas a jm título de longe a longe. Temos o que merecemos, infelizmente.
ResponderEliminarCurioso que até ao dia de hoje NINGUÉM se preocupava com: "como é que CADA SÓCIO pode exercer o seu DIREITO inalienável de VOTAR."", até aos dias de hoje a malta votava onde podia, e estava tudo bem se votassem 5 mil ou 35 mil sócios.
ResponderEliminarnão existiu pressa nenhuma em aprovar os novos estatutos o que existiu foi um enorme atraso em começar o processo da alteração dos estatutos que foi uma promessa do atual presidente mas só depois do meio do mandato é que se lembrou que lá tinha de fazer alguma coisa.
ResponderEliminarmas como começa a ser uma regra tua vamos lá alterar a realidade só porque dá jeito à narrativa e criticar os teus ódios de estimação.
mais o voto no continente vai ser voto físico em urnas como sempre disseste que devia ser, agora só estas a ser hipócrita.
a única razão que tens é no voto dos sócios fora de portugal continental, mas qual é a percentagem de sócios nessas condições, sem ela a discussão é pífia.
mas mais uma vez a ti não te interessa saber basta apenas dizer, dezenas de milhares de sócios sem números concretos nem muito menos qualquer prova factual, porque assim podes fazer do numero o que te apetecer para sustentar a tua narrativa como sempre.
realmente o pmag esta a fazer um maravilhoso trabalho tanto que até bloqueia soluções apresentadas pelos tais sócios que querem que todos votem.
continua assim que vais no bom caminho para aquele em quem votaste lá continuar, e depois os outros é que é quanto pior melhor.
Hoje apetece-me escrever sem conteúdo. Apenas um belo e genérico: "agora chola", da internet, afigura-se assaz apropriado.
ResponderEliminarNoronha, esse vilão que faz corar de vergonha o angelical Vieira e o seu aprendiz de assinatura lá, Costa.
Ó Noronha, vais ganhar as eleições com maioria de votos legais, seu malvadão. Ainda se fosse com votos de correspondência marciana e venusiana validados pelo sistema electrónico, aí sim, ganharias com justiça à Vieira.
A vida Costa, se Costa.
Ainda tenho dúvidas em quem irei votar. Mas tenho certezas em quem não votarei. São dois. Um é o dono do palheiro. Outro é este Noronha. Este faz-me lembrar um dos seus apoiantes, um tal Vilarinho. O tal do Jardel. Enoja-me a campanha deste Noronha.
ResponderEliminarA parte do Bernardo Silva é um bocado ridícula, por muito que eu gostasse de o ver no Benfica. Parece que voltámos aos anos 80 e 90, em que cada candidato prometia um craque e um treinador. Espero que a maioria dos sócios não seja assim tão básica em 2025.
EliminarCada vez que vejo e ouço a conversa do Norronha mais me convenço que a maralha vai mastigar mais um fardo de palha e estraçalhar o pouco que resta do verdadeiro Sport Lisboa e Benfica!
ResponderEliminarO pulha só lá anda para diminuir o espaço do banana.
E olhando aos media, está tudo com o "pito aos saltos" com a espectativa do hamburgers ganhar!
Esses sabem bem quem interessa à indústria/sistema!
Nas eleições de 2021 houve 4 mil e 500 sócios a votar via Internet. Ou seja, representaram 11% dos votantes.
ResponderEliminarMas agora pergunto: o Benfica não tem capacidade para criar meia dúzia de mesas de voto em cidades relevantes ? Funchal, Genebra, Paris, Londres, etc...
Tanta mentira num só texto, incrível.
ResponderEliminarO voto electrónico, no modelo proposto, não garante a fiabilidade necessária, por isso é que não é usado em clube nenhum, nem em democracia nenhuma.
O João Noronha Lopes tem feito valer a vontade dos sócios, que votaram contra este método de votação, e tem proposto várias alternativas, como a colocação de mais mesas de voto nas ilhas e no estrangeiro, para permitir que votem o maior número possível de sócios, e sejam realmente as intenções deles a prevalecer.
Sem qualquer duvida, a pessoa mais BEM preparada para liderar o Clube e SAD, que esta a construir uma equipa solida e credivel, e tem as ideias bem organizadas e concretas. MARTIM MAYER
ResponderEliminar